quinta-feira 14 abril de 2011 · estão gordos (ver gráfico). cenário optimista o estudo, que é...

32
Quinta-feira 14 Abril de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1575 · Ano 9 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa PUB GETTY Jovens traídos por imagem corporal Estudo que traça o cenário da juventude nacional, apresentado hoje em Lisboa, revela que um terço dos adolescentes diz ser gordo, quando na realidade a maioria apresenta um peso normal. A subida no consumo de haxixe é outro dos alertas feitos. ACTUALIDADE PÁGINAS 04 E 05 Abaixo as armas ACTUALIDADE PÁGINA 08 Massacre numa escola do Rio de Janeiro, que tirou a vida a 12 crianças, motivou marcação de um referendo em Outubro para discutir proibição da venda legal. PUB PUB Dias da Música voltam a Belém O CCB é o palco de três dias de música para todos. MÚSICA PÁGINA 11 FIM DE SEMANA Itália vai dar as cartas no cinema A 8 ½ Festa do Cinema Italiano vai invadir a capital. SUGESTÕES PÁGINA 12 ‘Rio’ estreia hoje nas nossas salas A história da arara Blu vai animar os mais novos. CINEMA PÁGINA 29

Upload: lamtruc

Post on 15-Oct-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quinta-feira 14 Abril de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1575 · Ano 9 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

PUB

GETTY

Jovens traídos por imagem corporalEstudo que traça o cenário da juventude nacional, apresentado hoje em Lisboa, revela que um terço dos adolescentes diz ser gordo, quando na realidade a maioria apresenta um peso normal. A subida no consumo de haxixe é outro dos alertas feitos.

ACTUALIDADE PÁGINAS 04 E 05

Abaixo as armas

ACTUALIDADE PÁGINA 08

Massacre numa escola do Rio de Janeiro, que tirou a vida a 12 crianças, motivou marcação de um referendo em Outubro para discutir proibição da venda legal.

PUB

PUB

Dias da Música voltam a BelémO CCB é o palco de três dias de música para todos.

MÚSICA PÁGINA 11

FIM DE SEMANA

Itália vai dar as cartas no cinemaA 8 ½ Festa do Cinema Italiano vai invadir a capital.

SUGESTÕES PÁGINA 12

‘Rio’ estreia hoje nas nossas salasA história da arara Blu vai animar os mais novos.

CINEMA PÁGINA 29

5ª Feira · 14 de Abril de 201102 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

CIÊNCIA

Aves e tartarugas marinhas estão hoje no ISPA, em Lisboa

O ISPA apresenta hoje as conclusões dos mais recentes projectos sobre a demogra-fia, a ecologia e o comporta-mento de predadores pelági-cos (cagarras, albatrozes, aves e tartarugas marinhas). A iniciativa insere-se no Ciclo de Conferências ‘A Ciência que por cá se faz’ e tem como objectivo divulgar e debater os trabalhos científicos.

CASCAIS

Concelho vai ter ‘site’ dedicado a projectos de voluntariado A Câmara de Cascais apre-senta hoje, às 16h, em São Pedro do Estoril, o site da Internet www.cascaisvolunta-rio.org. O novo site é exclusi-vamente dedicado a projec-tos de voluntariado, desen-volvido no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa, que se comemora durante todo o ano.

INAUGURAÇÃO

Exposição no Aljube revela vida dos antigos presos políticos A Voz das Vítimas é o nome e o tema da exposição inaugu-rada hoje, às 18h, na antiga cadeia do Aljube. A exposição é organizada pelo Movi-mento Cívico Não Apaguem a Memória, pela FCSH e pela Fundação Mário Soares, e conta com testemunhos de antigos presos, documentos e fotografias. O presidente António Costa inaugura a exposição.

JARDIM ZOOLÓGICO

Zoo de Lisboa lança campanha para proteger primatas

O Jardim Zoológico de Lisboa vai lançar uma campanha da Associação Europeia de Zoos e Aquários, com o tema ‘Um Último grito pelos Primatas!’ O porta-voz desta campanha é o actor Ricardo Carriço e o objectivo é sensibilizar e angariar fundos para a pre-servação de primatas em vias de extinção. A campanha é lançada no sábado e pro-longa-se até 2012.

10 SEGUNDOS

Homenagem a 25 de Abril A ex-deputada comunista

Odete Santos vai ser home-nageada com um espectá-

culo da Câmara de Setúbal.

A recém-constituída Associação ‘Salvem o

Largo do Rato’ anunciou ter interposto uma «acção admi-nistrativa especial contra a Câmara de Lisboa» para anu-lar o licenciamento, aprovado em Dezembro, do polémico edifício de habitação projecta-do para aquela praça.

A associação é constituída sobretudo por munícipes e foi criada na sequência de um movimento de cidadãos que tem contestado a obra e que chegou a entregar uma petição com mais de cinco mil assinaturas na Assembleia da República, explicou à Lusa Luís Marques da Silva, presi-dente da direcção.

«Na altura pensámos que tinha de facto surtido efeito, mas a Assembleia não deu provimento à questão e nós achámos que não podíamos esgotar a nossa acção cívica», disse, afirmando que a asso-ciação não tem quaisquer interesses imobiliários.

LARGO DO RATO Associação ‘Salvem o Largo do Rato’ interpõe acção em tribunal contra projecto

Associação de munícipes está contra edifício polémicoA contemporânea estrutura pensada para o Largo do Rato não conseguiu ainda gerar consenso.

MARIA JOÃO SERRA* [email protected]

CM

Nova vida no Rato Além disso, a associação defende ainda que o edifício desenhado por Manuel Aires Mateus e Frederico Valssas-sina para o gaveto formado pelas ruas do Salitre e Alexan-dre Herculano e pelo Largo do Rato vai «alterar toda a vivên-cia naquela área, que não es-tá «resolvida e desafogada»

em termos urbanísticos. A autarquia deliberou em Dezembro (com abstenções do PSD, CDS e ausência de al-guns vereadores envolvidos no processo de pedido de indemnização pelo promotor) licenciar o projecto inicial, po-lémicas, chumbos de licenças e anulações de decisões cama-rárias. *COM LUSA

Prédio que está previsto iria alterar a vida diária dos cidadãos no Largo do Rato, defende a Associação

2005 É o ano da aprovação do projecto por parte da Câmara de Lisboa

Pacto dos Autarcas hoje discutido em Lisboa

A cidade de L isboa assinala hoje a Semana

Europeia da Energia Susten-tável com uma conferência dedicada ao tema «Estratégia energética para Lisboa e o Pacto dos Autarcas».

O vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, vai apresentar os resultados das várias medidas que a autarquia lisboeta tem imple-mentado nos últimos anos com o objectivo de reduzir consumos e melhorar a efi-

SEMANA EUROPEIA DA ENERGIA SUSTENTÁVEL

ciência energética de todo o município. A conferência é gratuita e acontece no Centro de Informação Urbana de Lis-boa, no Picoas Plaza, a partir das 17h30.

Lisboa foi das primeiras cidades a assinar o Pacto de Autarcas, ainda em Feverei-ro de 2009.

O compromisso assumido pela capital, diz a autarquia em comunicado enviado ao Destak, «foi mais um esforço na procura de uma política mais eficiente e abrangente, como determinada nos objec-tivos da Estratégia Energéti-co-Ambiental para Lisboa», que está em vigor desde Dezembro de 2008.

José Sá Fernandes vai apresentar resultados

JOÃO MIGUEL RODRIGUES/CM

Open Day no Manifesto nos próximos dois dias

O Edifício Manifesto, cedido pela Câmara

de Lisboa à Associação Re-novar a Mouraria e Asso-ciação Artéria, Arquitectu-ra e Reabilitação Urbana, vai estar aberto ao público hoje e amanhã. O objectivo é mostrar ao público como se podem fazer obras de re-cuperação a preços acessí-veis mas com qualidade. Diz a Associação que este pode ser «um exemplo para todo o bairro».

REABILITAÇÃO

Objectivo é mostrar como se podem fazer recuperações

CM

Com 16 cotadas a fechar no verde, a bolsa portuguesa

teve um dia positivo e fechou a sessão de ontem a subir mais de 1% para os 7.884,90 pontos, com destaque para a subida da EDP.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 7.884,90 1,26%

SUBIDAS CONST. DESCI 16 0 4

MAIORES SUB. VAR% FECHO EDP 2,79% 2,84 JERÓNIMO MARTINS 1,94% 11,30 PORTUGAL TELECOM 1,84% 8,32

MAIORES DESC. VAR% FECHO BANIF -1,86% 0,79 SEMAPA -0,94% 8,30 ALTRI -0,36% 1,65

BOLSA

D.R.

D.R.

PUB

5ª Feira · 14 de Abril de 2011

Actualidade04 ·

ESTUDO Trabalho realizado em 44 países, Portugal incluído, faz o retrato dos jovens no nosso país e vai ser apresentado hoje, na Fundação Calouste Gulbenkian

Jovens traídos pela imagem

com a violência através de novas tecnologias... o que não invalida os excelentes resulta-dos noutras áreas. Em quatro anos, praticamente todos os miúdos têm computador em casa, a grande maioria tem acesso à net, mais de metade

Borbulhas que castigam a cara nos momentos

mais inconvenientes, paixone-tas não correspondidas, fes-tas, música, roupa, amigos... Como se estas preocupações não fossem suficientes, os jo-vens adolescentes portugue-ses afligem-se ainda com os quilos a mais – aqueles que realmente têm e os que uma imagem corporal distorcida lhes diz existir. É que, embo-ra a maioria não tenha excesso de peso, cerca de um terço considera-se «gordo».

Os dados são do estudo ‘Health Behaviour in School-aged Children’, um trabalho da Organização Mundial de Saúde que visa estudar os es-tilos de vida dos adolescentes, realizado também em Portu-gal e apresentado hoje, na Fundação Caloust Gulben-kian, em Lisboa. Inquiridos mais de cinco mil alunos dos 6º, 8º e 10º anos, concluiu-se que apesar de 66,7% apresen-tarem um peso normal, 35,4% não hesitam em dizer que estão gordos (ver gráfico).

Cenário optimista O estudo, que é realizado pela quarta vez no nosso país, permite traçar o retrato dos jovens que, no geral, «estão bem, obrigada», confirmou ao

Um terço dos adolescentes diz ser gordo, quando de facto a maioria tem peso normal.

CARLA MARINA MENDES e ISABEL STILWELL

tem net em casa.... Isto tira- -nos aquele ar acinzentado de antigamente, onde o atraso era crónico em várias áreas.»

Haxixe a subir Se é um facto, confirmado pe-los números, que o consumo

de tabaco diminuiu entre os mais jovens, assim como o consumo de bebidas destila-das, tendo aumentado o uso do preservativo, indicativo de que as políticas de prevenção estão a surtir o efeito deseja-do, os mesmo dados revelam,

no entanto, uma subida no número dos que experimen-taram haxixe – de 8,2% em 2009 para 8,8% no ano passado. «Precisamos de indagar a razão desta subida, ligeira mas significativa, e que se torna padrão em todos os

Destak Margarida Gaspar de Matos, psicóloga e coorde-nadora da equipa que levou a cabo a tarefa de inquirir os adolescentes nacionais.

«Nestes novos dados fomos dar com o excesso de peso, com a violência autodirigida,

COMO ESTÃO

NORMAL EXCESSO DE PESO MAGREZA OBESIDADE

COMO SE VÊEM

IDEAL GORDO MAGRO

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

5ª Feira · 14 de Abril de 2011 · 05

Prática de actividade física três vezes ou mais por semana

48,2 %

A evolução das atitudes de risco

–Excesso de Peso

18,5 %Uso do computador três horas ou mais por dia (dia de semana)

48,2 %

Não fuma

88,1 % Experimentação de haxixe

8,8 %

Tiveram relações sexuais

21,8 % –Uso do preservativo na última relação sexual

82,5 %Embriaguez quatro vezes ou mais por semana

2,4 % ––

A subir Diferença não significativa

A descer

PUB

corporal‘boas práticas’ há um ou dois anos... E a resposta parece ter sido ‘se está bem, vamos inves-tir noutra área’. Este é um erro técnico-táctico... As polí-ticas de proximidade abran-dam, os técnicos desmorali-zam e baixam a capacidade interventiva e a população sofre», refere ainda.

Ainda de acordo com a especialista, para além do ha-xixe, há outros exemplos que causam apreensão, como a escolaridade dos portugue-ses. «Em quatro anos subiu dramaticamente a escolari-dade dos pais dos adolescen-tes [um dos melhores indica-dores da saúde dos filhos]. Com a situação de Portugal na Europa, este resultado devia animar os portugueses e levar a uma continuidade das medidas, mas temo que não seja assim.»

Rotina vs acções fortuitas Na realidade, defende, o que se passa com os temas «quen-tes» de saúde é que «deixa de haver dinheiro, motivação, investimento», o que leva a que as «coisas comecem a es-tagnar [leia-se retroceder]».

Surge então a questão: o que pode ou deve ser feito? A resposta é simples: «A verda-deira mudança tem de passar a incorporar o funciona-mento de rotina e não dever-se apenas a acções fortuitas.» Ou seja, perante os casos de sucesso, há que manter as energias e não virá--las para outro lado, o que, segundo a es-pecialista, acaba por ser «um erro típico da intervenção em saúde pública e não tanto tipicamente português».

E confessa que o seu maior pesadelo é que os resultados destes estudos possam levar a concluir que está tudo bem, reduzindo a pressão pública para que as boas práticas se mantenham. «Ouvi uma vez um político inglês, que era também investigador, dizer que o maior pesadelo é que os seus dados pudessem servir para ‘validar’ políticas de edu-cação para a saúde baseadas em estratégias economicis-tas.»

123RF

Apenas 3,4% dos inquiridos sofria efectivamente de obesidade

123RF

outros produtos», avança a psicóloga.

«Pode ser ‘um pico’, mas a verdade é que a política do Ins-tituto da Droga e Toxicode-pendência foi uma política efi-caz, uma política que ganhou um prémio internacional de

NOITES SEM DORMIR

Mais de um terço dos jovens refere dormir menos de oito horas durante a semana, releva ainda o inquérito. Ao todo, 8,1% falam em dificuldades em adormecer mais do que uma vez por semana e 11,9% em cansaço.

SEXUALMENTE ACTIVOS

Tendo em conta a amostra dos 8.º e 10.º anos, 21,8% dos adolescentes referem já ter tido relações sexuais. Mas quando questionados sobre a percepção face ao comportamento sexual dos jovens da sua idade, estimam que os que já tive-ram sexo chegue aos 43,3%.

OUTROS NÚMEROS

SEXO SEGURO

Cerca de um terço dos adolescentes refere não estar à vontade, ou não saber – ou não se sentir capaz – recu-sar ter relações sexuais sem preservativo. Ao todo, 37,8% consideram ainda ser desagra-dável comprar preservativos

numa loja ou adquiri-los num centro de saúde (27,4%).

NOVAS TECNOLOGIAS

Dos jovens que admitiram ter estado envolvidos em situações de provocação através das novas tecnologias, o chamado cyberbullying, 13,5% referem ter tido alguma dificuldade em lidar com as consequências.

PROVOCAÇÕES ESCOLARES

Mais de metade dos adoles-centes referiu ter assistido a situações de provocação na escola. E, destes, mais de metade localizaram essas mesmas situações no recreio escolar. Ainda de acordo com o estudo, cerca de dois terços refere não ter feito nada.

5ª Feira · 14 de Abril de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 06

Vários especialistas defen-dem que não há melhor do que o original, ou seja, que a melhor fonte de Ómega 3 são os alimentos ricos nele e não os suplementos ou os alimentos enriquecidos. Concorda? Tudo o que é de origem é muito melhor absorvido, o que não quer dizer que não possa haver benefícios nos alimentos enriquecidos.

Estão os portugueses, na sua opinião, familiarizados com os benefícios destes ácidos? Os portugueses já conhecem o Ómega 3, mas quando se fala nesta temática, a ideia é de que está presente no peixe. Quais os problemas mais frequentes na alimentação dos jovens? Falta muitas vezes o peixe, que se come pouco, faltam alimentos de origem vegetal, abusam-se dos fritos. Sobretudo o que fazem é uma alimentação monótona.

não vão regressar e que o mais provável é que haja outros apoios a sofrerem cortes.

Na área do imobiliário, a compra de casas deve manter a tendência decrescente, as-sim como o valor das rendas. Já no que respeita ao crédito, o especialista acredita que este será mais caro. Por exem-plo, numa prestação de crédi-to à habitação, isso reflecte-se num spread mais alto e numa taxa de referência (a Euribor) que deve continuar a subir.

Já a carga fiscal deve começar a baixar a partir de 2013, com impostos mais sim-ples e menos taxas de IVA.

Se a intervenção do Fun-do Monetário Interna-

cional resultar no nosso país e conseguir ajudar a pagar a dívida, reduzir o desequilíbrio externo e das contas públicas, desendividar o sistema finan-ceiro e tornar a economia mais competitiva, como será a vida e o trabalho em Portugal?

O director do Jornal de Negócios garante que haverá mais empregos, mas só mes-mo depois de a intervenção externa ser bem sucedida. No entanto, será mais fácil contratar e despedir e a re-lação contratual ‘para o resto da vida’ já não existirá. Nem sequer no Estado.

No que respeita a salários, o especialista acredita que estes serão certamente mais baixos nos próximos anos, quer nos novos empregos quer nos da função pública. A mesma tendência devem seguir as pensões, que além de mais reduzidas podem ainda implicar que os portugueses trabalhem mais tempo para se reformarem.

Já no sector dos apoios so-ciais, Pedro Santos Guerreiro acredita que as antigas ajudas

Como será viver em Portugal no pós-FMI

123RF

Mobilidade no mercado de trabalho será maior, mesno no Estado

Quando Fernando Nobre dizia que o PSD era o Diabo

Fernando Nobre defen-de o fim dos offshores e

das zonas francas; o PSD não. Ele abomina guerras preven-tivas; o PSD já as apoiou. É radicalmente contra os despe-dimentos; oPSD não. Defende a criação de um novo escalão de IRS (55%) para os mais ricos; o PSD não. No entanto, ele poderá ser o próximo presidente da Assembleia da República a convite do PSD.

POLÍTICA

Reportagem na área de exclusão de Fukushima

As autoridades japo- nesas admitem que o

acidente na central nuclear de Fukushima está ao nível de Chernobil e avisaram a po-pulação para evacuar a zona. No entanto, a SÁBADO foi em reportagem ao local e relata o cenário que se vive perto de Fukushima. Segundo os jornalistas, os cenários lem-bram a série A 5ª Dimensão e o filme O Dia Seguinte.

JAPÃO

Aeroporto de Beja com voo inaugural Realiza-se hoje o voo inaugural do aeroporto de Beja, tendo como destino Cabo Verde. O terminal do aeroporto está operacional, apesar de ainda não ter sido certificado.

CLICKNUNO VEIGA/LUSA

O FMI já está em Portugal e o director do ‘Jornal de Negócios’ revela à SÁBADO como será trabalhar e viver no País após a regularização das contas públicas.

PROBLEMAS DA IDADE Cólicas, dentes, primeiro dia de aulas, problemas na adolescên-cia, faculdade e divórcio são al-guns dos problemas típicos de cada idade. A SÁBADO revela- -lhe em que consiste a mais longa e cansativa tarefa da vida adulta: ser pai ou mãe. Respire fundo e prepare-se para saber o que cada idade lhe reserva. CAVALLI ESCREVE MEMÓRIAS Considerado o rei da extrava-gância, Roberto Cavalli é odia-do pelos seus pares, mas ado-rado pelas maiores celebrida-des, que não falham uma das suas grandes festas. Madonna e Shakira são duas das celebri-dades que assumem a sua pre-ferência por Cavalli e Bono só usa mesmo óculos da marca. O estilista italiano está agora a escrever as suas memórias. PRIMEIRO FUTEBOLISTA ‘GAY’ O sueco Anton Hysén assumiu em Março que era homosse-xual. Antes dele, só houve ou-tro a fazê-lo: Justin Fashanu, do Manchester City, que foi abandonado pelo irmão, evi-tado pelos colegas e que aca-bou por se suicidar. A SÁBADO dá-lhe a conhecer a história do primeiro futebolista a confes-sar a sua homossexualidade.

OUTROS TEMAS

Pensões e salários serão mais baixos, mas impostos mais simples e haverá maior criação de emprego.

Nem todas as gorduras prejudicam a saúdeQuais os benefícios da inclusão do Ómega 3 na nossa alimen-tação? Os benefícios são vários. A nível cardiovascular, por exemplo, estes ácidos gordos têm efeitos benéficos sobre os ventrículos e ainda desempenha um papel muito importante na parede dos vasos sanguíneos, que ajudam a não ficar tão dura – endurecida facilita a acumu-lação de depósitos que impe-dem o sangue de circular. Há ainda evidência de que os concentrados de Ómega 3 ajudam ao desenvolvimento e crescimento das crianças. Onde podemos encontrar estes ácidos gordos? Eles estão presentes nos alimen-tos de origem vegetal. Depois, podemos encontrar outro tipo nos peixes. Em que alimentos vegetais? Nos óleos e cremes vegetais para barrar, nas margarinas, nas nozes, em muitas sementes, como as de linhaça ou ainda as de girassol. Ou seja, em todos os alimentos que contêm gordura vegetal. Mas quando pensamos no Ómega 3, somos de imediato remetidos para o peixe. Não é esta a principal fonte? Há Ómega 3 presente no peixe, mas os ácidos gordos essenciais, que são assim designados por-que o nosso organismo é inca-paz de os produzir, estão nos alimentos de origem vegetal.

CONVERSA RÁPIDA

HELENA CID A nutricionista explica ao Destak como a monotonia, que caracteriza a alimentação dos jovens, faz com que deixem de ingerir nutrientes essenciais, como o Ómega 3.

O Ómega 3 tem efei-tos benéficos sobre os ventrículos e as paredes dos vasos

Quanto mais angustiadas e preocupadas andam as pessoas, mais

dificuldade têm em ouvir os outros e em acei-tar que talvez falem com mais experiência, mais sensi-bilidade ou mais conheci-mentos do que elas. No fundo, no fundo, estão cheias de medo de que ponham em causa a sua estratégia de vida, de gestão ou de chefia (de uma família ou de uma empresa), roubando-lhes a segurança que encontraram nas rotinas conhecidas, ou a esperança que depositam na bóia de salvação a que se agarram em desespero de causa. E quanto mais assus-tadas estão, mais reagem à defesa, com prepotência até, procurando quase por ins-tinto calar (ou não ouvir) aqueles que suspeitam não têm outra missão senão o de desestabilizar e semear dúvi-das nas cabeças alheias. «É assim, porque é assim, e quem pensa o contrário é contra mim», diz o pai, o chefe e o político inseguro. E se pre-ciso for puxará dos galões ou da ameaça para fugir a ser confrontado com uma opo-sição que o incomoda.

Dizer que o rei vai nu nunca é uma tarefa fácil, mas em tempos como aqueles que atravessamos tornou-se, de facto, num gesto heróico. Afinal, quem é que paga a chatice de abrir a boca, pensa o subordinado (ou o filho), quando pensa nas represálias que vai sofrer por tentar ‘vender’ o seu ponto de vista a quem decidida-mente não o quer ouvir. Mas como dizia Einstein, o mundo não é um lugar peri-goso por causa dos maus, mas porque ficamos a ver e não fazemos, nem dizemos, nada. Por isso é também em tempos de crise, em que per-dido por um pode equivaler a perdidos por mil, que temos de encontrar a determinação (e a paciência!) de ouvir e nos fazermos ouvir. Não temos dinheiro, mas que pelo menos não falte a coragem.

A coragem de dizer o que pensamos

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Actualidade · www.Destak.pt · 075ª Feira · 14 de Abril de 2011

As taxas de Justiça vão poder passar a ser pagas

em duas prestações e terão um desconto de 10% para quem entregar os documen-tos via electrónica, revela o novo Regulamento das Custas Processuais, que foi publica-do ontem e que entra em vigor dentro de 30 dias.

Com a chamada troika (BCE, FMI e Comissão

Europeia) em Portugal a analisar as contas do Estado, o presidente da Comissão Europeia apelou ao «maior sentido de responsabilidade» de todos os decisores políticos portugueses para resolver uma situação «delicada e ex-tremamente urgente». Durão Barroso afastou a hipótese de um financiamento intercalar.

ECONOMIA

É preciso entendimento em tempos de recessão

Pedro Silva Pereira negoceia acordo com toda a oposição

JOÃO RELVAS/EPA

JUSTIÇA

Custas judiciais pagas a prestações e com desconto

O decreto-lei acrescen-ta que a consulta da base de dados em acções execu-tivas será paga e que os juí-zes podem passar a aplicar sanções que permitam, efectivamente, combater o uso reprovável dos meios processuais. Para os legis-ladores, o valor reduzido das multas processuais estava a ser «insuficiente para dissuadir comporta-mentos maliciosos ou ma-nifestamente dilatórios».

do Protocolo de Quioto, preci-sa de crescimento económico e tanto se fala em aumentar os impostos sobre o trabalho e o consumo, o poder político deve analisar estes dados e pensar nas vantagens de um instrumento que aumenta a receita fiscal e ao mesmo tem-po reduz as emissões de CO2», afirma Francisco Ferreira.

Declarações consubstan-ciadas nos dados do relatório, segundo o qual «os impostos sobre os combustíveis rodo-viários na Europa caíram, em média, cerca de 10 cêntimos por litro desde 1999». No caso nacional, observou-se «uma quebra real do valor de Impos-to sobre os Produtos Petrolí-feros e Energéticos [ISP] co-brado de cerca de 30%, face

O provedor de Justiça defende que só a Autoridade Nacional

de Segurança Rodoviária pode processar contra-ordenações rodoviárias e multas por esta-cionamento ilegal, não tendo as autarquias competência para aplicar coimas por este tipo de estacionamento.

Afinal, parece que não são os impostos que en-

carecem o preço dos combus-tíveis. E porque, segundo um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, pagamos menos do que a média da União Europeia (UE), a Quercus defende uma subida destes impostos.

«Numa altura em que o País tem de cumprir as metas

CONSUMO Carga fiscal no nosso país está abaixo da média europeia

Quercus sugere um aumento de impostos sobre os combustíveis

Autarquias não podem passar multa

Apesar da quebra do imposto nos últimos anos, portugueses pagam preços acima da média europeia.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

123RF

aos valores registados no iní-cio da década de 90». Aliás, os «valores médios de ISP cobra-do em Portugal estão abaixo da média praticada na União Europeia», o que não é acom-panhado pelo preço pago pe-los consumidores.

Abastecer o carro implica hoje menos 30% de receita para o Estado do que no início da década de 90

Mas o entendimento que as instâncias internacionais re-clamam será difícil de atingir. O ministro da Presidência, nomeado pelo Governo para conduzir as negociações com a Oposição, já alertou que é esperado um acordo de longa duração. Mas os restantes partidos insistem numa solução que só comprometa o País até às legislativas.

Também ontem foram di-vulgadas as previsões econó-micas da Universidade Cató-lica: o PIB caiu 0,2% no primei-ro trimestre deste ano e a re-cessão vai prolongar-se até ao fim do próximo ano.

PUB

Os profissionais de saú-de ligados à assistência

de doentes do fígado identifi-cam a crise e a sua repercus-são ao nível do desemprego co-mo factores que condicionam e promovem o consumo de álcool, defendendo, por isso, a necessidade de medidas contra a exclusão social.

SAÚDE

Crise e desemprego podem potenciar consumo de álcool

5ª Feira · 14 de Abril de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 08

realizou um referendo que deu vitória à manutenção da lega-lidade do seu comércio com 64% dos votos. No entanto, o recente massacre numa es-cola do Rio de Janeiro, que ter-minou com 12 crianças mor-tas, reacendeu a discussão em torno do tema e levou o presi-dente do Congresso brasilei-ro a apresentar a proposta de um novo referendo a 2 de Ou-tubro deste ano. José Sarney defende ainda que a lei das

A legalidade da venda de armas de fogo no Brasil

não é um tema novo naquele país, sendo que em 2005 se

BRASIL Após massacre em escola do Rio, lei das armas é posta em causa

Referendo sobre venda de armas de fogo em Outubro

Legalidade da venda de armas ganhou no último referendo sobre o tema com 64%.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

D.R.armas seja alterada após ser conhecida a opinião do povo.

Contudo, a proposta não reúne consenso, sendo que alguns jornalistas brasileiros acusam Sarney de oportunis-mo e o líder do maior partido conservador/liberal do país diz mesmo que o referendo é um erro. «A questão não é ti-rar a arma do homem de bem, mas impedir que ela chegue às mãos do marginal.»

16 milhões de armas Segundo o último relatório da ONG ‘Sou da Paz’, em 2010 existiam 16 milhões de armas no Brasil, sendo que apenas dois milhões estavam nas mãos da polícia, oito milhões eram ilegais e os restantes seis milhões estavam na posse de civis. Recorde-se que no último massacre foi usada uma arma civil que tinha sido roubada numa residência há mais de uma década.

Com o objectivo de incen-tivar o desarmamento, a ONG avançou recentemente com uma campanha escolar que já permitiu a troca de mais de 1130 ‘armas’ e jogos violentos pelo mesmo número de brin-quedos só em São Paulo.

Dos 16 milhões de armas que existem no Brasil, apenas dois milhões estão nas mãos das forças policiais

LÍBIA

NATO admite não existir uma solução militar

O secretário-geral da NATO admitiu ontem

que «não há solução militar» para o conflito líbio. Segundo Anders Fogh Rasmussen, «devemos lançar um processo político». No mesmo dia, a Itá-lia defendeu o fornecimento de armas aos rebeldes líbios. Até porque, acrescentou, a resolução da ONU «não proíbe prover armas aos rebeldes».

TIMOR-LESTE

Timorenses vão receber roupas e livros da PSP

Uma dúzia de instituições timorenses que acolhem

crianças vão receber roupa, livros e brinquedos recolhidos em Portugal nas esquadras da PSP, anunciou fonte do contin-gente da polícia lusa que integra a Missão da ONU.

UNIÃO EUROPEIA

Multinacionais multadas em 315 milhões de euros

A Comissão Europeia decidiu multar a Unilever

e a Procter & Gamble em 315 milhões de euros por concer-tação dos preços dos detergen-tes para a roupa em oito países, Portugal incluído.

SÍRIA

Associações denunciam centenas de detidos

As associações de defesa dos direitos humanos

voltaram ontem a denunciar a detenção de centenas de pessoas em Baida, uma aldeia do Noroeste da Síria, e na cidade vizinha de Banias. De acordo com a France Press, o dedo é apontado às autoridades sírias, acusadas de prosseguir com detenções arbitrárias de líderes oposicionistas ao regime.

NO

GLOBOEx-presidente egípcio detido por 15 dias

O estado de saúde de Hosni Mubarak era instável, depois do ataque cardíaco de que foi vítima durante um interro-

gatório, avançava a AFP. Mubarak e os dois filhos vão ficar detidos durante 15 dias, avançou a mesma fonte.

MÉDIO ORIENTE

ONU pronuncia-se sobre o Estado palestiniano

É já em Setembro que a ONU se vai pronunciar

sobre se reconhece ou não o Estado da Palestina. Mas antes disso, a Autoridade Palestiniana vai apresentar aos doadores a factura do Estado: cinco mil milhões de dólares em três anos.

EUA

Professor levou três ‘strippers’ para uma aula

Um professor da Univer-sity La Salle, nos EUA, foi

suspenso depois de ter levado três strippers para uma sala de aula. O objectivo era cativar os alunos, revelou o jornal The Philadelphia City Paper.

MUNDO

Alimentação deve ser prioridade no Mundo

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoel-

lick, pediu aos países ricos e aos emergentes do G20 para colocarem a alimentação no topo das prioridades, numa altura em que a comida está cada vez mais cara. «Os po-bres sofrem cada vez mais e ainda há muito mais para sofrer», acrescentou Zoellick.

Laurent Gbagbo vai ser levado a julgamento Laurent Gbagbo, o ex-líder da Costa do Marfim, vai ser jul-gado, garantiu ontem o novo presidente. Em conferência de imprensa, Alassane Ouattara confirmou que Gbagbo tinha sido transportado para destino desconhecido.

Relatório de ONG revela que há mais de oito milhões de armas ilegais no Brasil

Grupo separatista basco tinha 850 kg de explosivos

As autoridades es-panholas encontra-

ram um armazém que con-tinha mais de 850 quilos de explosivos que a ETA mantinha numa localidade basca, o maior arsenal descoberto em Espanha na última década. De acordo com a Lusa, fontes da luta antiterrorista confirmaram que o armazém, encontra-do numa localidade na re-gião de Guipuzcoa, era «um armazém intermédio da ETA», ou seja, um primei-ro ponto onde os terroris-tas guardavam material explosivo antes de o distri-buírem. As autoridades confirmam que o arsenal foi apreendido na sequên-cia da detenção, na terça- -feira, de dois etarras, ale-gados responsáveis pela distribuição de explosivos, armas e materiais aos co-mandos da ETA.

ESPANHAEPA

Polícia encontra um dos maiores arsenais da ETA

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO naohaalmocosgratis @fcee.ucp.pt

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Portugal está em crise e em crise grave. Já está assim há uns anos. Em

particular o ano de 2009 foi de recessão séria, que retirou 2,5% ao nosso pro-duto e fez subir o desem-prego acima dos 10%, lançando muitas famílias em sérias dificuldades. O único indicador que parece insensível é a percentagem de pessoas em situação de miséria. A União Europeia publicou os números para 2009, que dão uma pequena descida da taxa de pobreza para 17,9%. Esse valor, que tinha sido 18,5% em 2006, reduzira-se para 18,1% em 2007, voltando aos 18,5% no ano seguin-te. Agora, durante a maior recessão dos últimos 20 anos, caiu para o valor histórico mais baixo. Muita gente, sobretudo em instituições de apoio aos necessitados, ao ver isto rejeita a estatística como inútil: a realidade é alheia à ficção numérica. Essa opinião não é razoá-vel. Aquilo que a Europa mede é a pobreza relativa. Ou seja, são consideradas pobres as pessoas que vivem com receitas abaixo do limite de 60% do rendimento disponível mediano do respectivo país. É evidente que, quando se verifica uma recessão, o rendimento mediano reduz-se, tal como as receitas das classes mais desfavoreci-das. Ou seja, na crise a pobreza absoluta agrava- -se muito, mas a desigual-dade, medida pelos indi-cadores de pobreza rela-tiva, até pode melhorar. A situação é irónica, porque foram as organiza-ções de combate à pobre-za que exigiram que se usassem medidas relati-vas, quando nas épocas de crescimento a incidên-cia de pobreza descia muito. Agora, na crise, são as mesmas a despre-zar aquilo que antes advogavam.

Pobreza

5ª Feira · 14 de Abril de 2011 · 09

Destak.pt www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Estrada da Outurela, 118, Parque Holanda -

Edifício Holanda, 2790-114 Carnaxide (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

PUB

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

Robbie, o pintor. Robbie Williams, músico, dançarino e enter-tainer, é agora também conhecido pela sua habilidade na pin-tura. Conheça o blogue de Robbie e saiba tudo em www.des-tak.pt e no facebook destak, onde somos quase 13 mil!

Intervalo na democracia Num simples momento de des-compressão e humor, em que a maioria percebeu o sentido e a minoria se apressou a empolar, Manuela Ferreira Leite sugeriu um intervalo de seis meses na democracia para acerto de contas. Na altura, e já lá vão dois anos, o alerta tímido foi a forma tímida encontrada para nos aler-tar para um calote que não era de tostões, mas sim de milhões.

Pois é Dr.ª Manuela, à distân-cia de dois anos o erro é grosso na previsão do intervalo neces-sário para correcção de contas. E bem podia fazer história, se no tal momento de descompressão recomendasse um intervalo ‘Ad

eternum’. [...] Parece ser esse o ‘tempinho’ que o país precisa...

Fernando Marques MOITA

A entrada do FMI Pela terceira vez em dois séculos (XX/XXI), num estreito período de três décadas (1983/2011), o FMI – Fundo para Mentes Incapazes de somar um mais um – entrou de chancas em Portugal, a fim de viabilizar economicamente este país à beira da bancarrota [...]. Um país com uma situação geo-gráfica das mais invejáveis e pa-radisíacas do mundo, o que lhe falta para ser e ter uma socieda-de consciente e feliz? Temos

tantos batalhões de economistas, que dizem ser autênticos ‘crânios’ e pagos para lá do admissível, afinal, para que nos têm servido?

E os políticos que nos têm re-presentado não se terão servido em proveito próprio [...]? E os eleitores, que fazem para inver-ter este ciclo tão vicioso, que até raia o crime organizado, deitam as culpas uns aos outros, e não formam uma verdadeira união de salvação nacional, correndo com todos os vendilhões de ilusões, ou quererão perpetuar estes ciclos de pedida de ajuda externa, porque não se sabem governar, roubando-se uns aos outros?

José Amaral VILA NOVA DE GAIA

BRAGAAMANHÃ 10º MÍNIMA 28º MÁXIMA

HOJE 10º MÍNIMA 28º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 13º MÍNIMA 28º MÁXIMA

HOJE 13º MÍNIMA 26º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 12º MÍNIMA 30º MÁXIMA

HOJE 11º MÍNIMA 29º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 14º MÍNIMA 23º MÁXIMA

HOJE 14º MÍNIMA 24º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 15º MÍNIMA 28º MÁXIMA

HOJE 16º MÍNIMA 27º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 11º MÍNIMA 27º MÁXIMA

HOJE 11º MÍNIMA 25º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sou-sa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Luís Miguel

Mota (estagiário), Maria João Serra (estagiária), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Susano Ferreira, Rui Alexandre Coelho (estagiário), Vera Esteves (estagiária), Vera Valadas Ferreira; Revisão: Sílvia Lobo; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Mafalda van Uden; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Joana Túlio, Rita Alves, Sérgio Costa; Marketing: Luís Rebola, Alexandra Cayolla, Rui Gonçalves, Catarina Bernardo (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tavares; Administração/Redacção/Publicidade: Estrada da Outurela 118, Parque Holanda – Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide; Te-lefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Rui Nunes; AGÊNCIAS: Ana Silveira, Gonçalo Figueiredo, Paula Tavares, Ruben Casimiro; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Nuno Ferraz; Maria da Luz Veiga (planeamento), Marta Brigham (assistente); Telefone: 21 416 92 11/Fax: 21 416 92 26; DEPARTAMENTO ON LINE: Ruben Casimiro; Porto AGÊNCIAS: Tiago Medeiros; DIRECTOS: Rui Saraiva, Vitor Machado; Susana Matias (assistente) Telefone: 22 532 23 10/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Impressão Norte: Unipress – Centro Gráfico, Lda, Travessa Anselmo Braancamp, 220 Arcozelo, Vila Nova de Gaia; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 10/Fax: 22 618 40 66.

5ª Feira · 14 de Abril de 201110 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Portugal está prestes a voltar a fazer história na

edição deste ano da Liga Eu-ropa: as três equipas portu-guesas são favoritas a estarem nas meias-finais da prova. Nu-ma altura em que a rivalidade entre FC Porto e Benfica está ao rubro – entre jogos, comu-nicados, declarações polémi-cas (ver caixa) e violência –, o certo é que ambos os clubes li-deram a ofensiva portuguesa na Europa, seguidos de perto pelo brilhante Sp. Braga – a equipa de Domingos é mesmo a equipa lusa que mais dinhei-ro já amealhou, com 12,6 milhões de euros, num total de 26,8 milhões para os lusos (o Benfica é 2º com 9,7 milhões).

LIGA EUROPA Todas as equipas portuguesas estão em vantagem, especialmente FC Porto e Benfica, para chegar às meias-finais

Favoritos para as ‘meias’

Cautelas e confiança marcam discursos dos três técnicos perto de fazerem história.

JOÃO TOMÉ [email protected]

EPA

Villas-Boas e as cautelas O FC Porto chega à 2ª mão dos quartos-de-final da prova, em Moscovo, com uma vanta-gem impressionante de 5-1 frente ao Spartak. André Villas-Boas, ainda assim, quer manter a equipa concentrada para evitar surpresas e, por isso, afirmou ontem que «vai ser um desafio muito difícil e exigente», acreditando que o Spartak «tem potencial para se transcender».

Apesar da vantagem, o técnico portista explicou no Estádio Luzhniki que a sua equipa vai tentar vencer e des-mentiu ainda notícias vindas de Itália, que dão o seu nome certo no Liverpool. «Não é verdade. Se fico lisonjeado? Nasci no Porto e sou um adep-to apaixonado do meu clube», explicou Villas-Boas.

Jesus lembra falta de títulos O Benfica enfrenta hoje na Ho-landa o PSV em circunstân-cias semelhantes aos portis-tas. As águias venceram o

PSV por 4-1 e têm o caminho das meias-finais aberto – só a derrota por 3-0 eliminaria a equipa da Luz.

Jorge Jesus admitiu que a vantagem «dá alguma garan-tia», mas acredita que o con-junto holandês «é muito mais forte do que o que foi em Lis-boa» e que o futebol «surpre-ende todos os dias», até por-que não é garantido que FC Porto (deve defrontar o Villar-real nas ‘meias’) ou Benfica (deve defrontar Sp. Braga ou Dínamo Kiev) cheguem à final.

Domingos não quer o 0-0 Depois do suado empate 1-1 em Kiev, o Sp. Braga recebe o Dínamo em vantagem – o em-pate a zero coloca os minho-tos nas meias-finais, provavel-mente frente às águias . Domingos garantiu que a sua equipa «não vai jogar para o 0-0» e espera que os ares do Minho inspirem os jogadores. O Sp. Braga está com proble-mas na defesa e Vandinho pode mesmo ser central.

Jesus alerta que PSV é melhor do que mostrou em Lisboa

«Qualquer desvanta-gem pode ser recupe-rada, respeitamos o imprevisível» ANDRÉ VILLAS-BOAS TREINADOR DO FC PORTO

Portugal sobe mais um lugar no ‘ranking’ FIFA

Portugal subiu uma posição no ranking

da FIFA, na actualização de Abril, ocupando agora o oitavo posto da tabela que foi ontem divulgada. Depois dos particulares com Chi-le e Finlândia, disputados em Março, Portugal amea-lhou 552 pontos, que per-mite ficar à frente de Itália e Croácia. A liderar a tabe-la continua Espanha, se-guindo-se a Holanda e, em 3º o Brasil (que subiu duas posições). Alemanha e Ar-gentina ocupam, respecti-vamente, a quarta e a quin-ta posição da lista da FIFA.

SELECÇÕES

Particulares ajudaram a que Selecção subisse um patamar

LUSA

Ténis luso bateu número 35 do ‘ranking’ em duas partidas

O português Frederi-co Gil derrotou ontem

o alemão Florian Mayer (nº 35 do ranking) e apurou-se para os oitavos-de-final em Monte Carlo, onde vai defrontar o francês Gael Monfils (nº 10). O segundo triunfo na prova de Gil tor-na-o no primeiro português a atingir os ‘oitavos’ de um Masters 1000. O tenista venceu o alemão ao fim de dois sets, com os parciais de 7-5 e 6-1, e deve permi-tir-lhe subir no ranking (onde é 82º).

TÉNIS

D.R.

Gil é o 1.º luso nos ‘oitavos’ de um Masters

E o que o mundo do fu-tebol tanto ambicionava

confirmou-se: Real Madrid e Barcelona vão encontrar-se nas meias-finais da Liga dos Campeões, disputando assim um total de quatro jogos no es-paço de apenas 18 dias. Depois de na época passada ter elimi-nado os catalães na caminha-da triunfal do Inter de Milão, José Mourinho volta a ter o Barça no caminho para o jogo Português voltou ontem a marcar aos ingleses e já conta seis golos

LIGA DOS CAMPEÕES

Mourinho e Ronaldo contra Barça mais ambicionado do ano: a final da Liga dos Campeões.

Como se esperava, os me-rengues confirmaram ontem o apuramento para a próxima fase com uma vitória no terre-no do Tottenham. Mas mais do que o resultado Mourinho terá gostado da exibição. O Real foi uma equipa madura, sempre senhora do jogo, co-mo que a mostrar que está pronta para as dificuldades das partidas que se avizinham. E para isso Mourinho conta com um Ronaldo em forma.

EPA

EPA

Villas-Boas desmentiu ter um pré-acordo com o Liverpool

HUGO DELGADO/LUSA

Domingos está com problemas para formar a defesa

«Ainda não é garanti-do que FC Porto ou Benfica cheguem à final neste momento» JORGE JESUS TREINADOR DO BENFICA

«Vamos jogar em casa e sabemos que é possível passar esta eliminatória» DOMINGOS PACIÊNCIA TREINADOR DO SP. BRAGA

2.ª MÃO QUARTOS-DE-FINAL 2.ª MÃO 1.ª MÃO SPARTAK MOS. • FC PORTO 18H00* 1-5 PSV • BENFICA 20H05+ 1-4 TWENTE • VILLARREAL 20H05 1-5 SP. BRAGA • DÍNAMO K. 20H05- 1-1 * SPORTTV1 + SIC - SPORTTV2

RESULTADOS 2.ª MÃO 1.ª MÃO SHAKHTAR • BARCELONA 0-1 1-5 MAN. UNITED • CHELSEA 2-1 1-0 SCHALKE 04 • INTER 2-1 5-2 TOTTENHAM • REAL MADRID 0-1 0-4

Ontem voltou a ser o portu-guês a resolver, com um rema-te de longe, que contou com a ajuda preciosa de Gomes, num autêntico frango.

No outro jogo, o Schalke confirmou que vai disputar a ida à final com o Man. United.

O Benfica mantém a intenção de não activar os bilhetes

enviados para o FC Porto para o encontro da 2.ª mão da Taça de Portugal, garantiu fonte do clube da Luz à Lusa, dando como motivo uma dívida de 24 500 euros dos portistas (17 mil por danos no autocarro e 7500 por direitos de for-mação de Pelé). O FC Porto reagiu, indicando tratar-se de «um embuste», visto ser o Ben-fica a dever dinheiro ao clube. Entretanto, Artur Soares Dias foi o escolhido para arbitrar domingo o FC Porto-Sporting.

Dívidas deixam FCP sem bilhetes na Luz

www.Destak.pt · 115ª Feira · 14 de Abril de 2011

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 ( 2*) Aurea / Aurea 2 ( 1*) Explode / The Gift 3 ( 13*) Alone in iz World / Israel Kamakawiwo’ole 4 ( 6*) Para, Escuta e Olha / André Sardet 5 ( 7*) The Cherry on my Cake / Luísa Sobral 6 ( 3*) The Unfor-giving / Within Temptation 7 ( 5*) Fado Tra-dicional / Mariza 8 ( 10*) As Tuas Músicas Favoritas / Barbie 9 ( 11*) Sale el Sol / Shakira 10 ( 8*) O Mesmo de Sempre / Tony Carreira * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA POR-TUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

cedência e leve a numeração já preparada para ser mais fácil a compra dos bilhetes.

Os mais novos também não ficam esquecidos, no sábado e domingo, com concertos nar-rados, clube de jazz, oficinas de criação musical e movi-

É já a partir de amanhã que o Centro Cultural de

Belém recebe 65 concertos em sete salas. À semelhança dos anos anteriores, há vários itinerários que traçam várias viagens pela música.

Para escolher os concertos a que quer assistir, debruce- -se sobre os seis itinerários. O do ‘Novo Mundo’ privilegia a música das Américas, e o da ‘Europa’ dá prioridade à mú-sica da tradição erudita euro-peia. No ‘Espírito Livre’ pode ver sobretudo géneros não- -eruditos, como ragtime, blues, jazz, tango, gamelão, e na ‘Diversidade’ há um pouco de todos os outros itinerários. Por fim, há o percurso dos ‘Mal- -amados’, com compositores cuja música foi rejeitada durante muito tempo, e o dos ‘Modernistas’, com composi-tores cuja linguagem é origi-nal para o período em questão.

A numeração dos concer-tos é antecedida de uma letra (A corresponde a sexta-feira, B a sábado e C ao domingo). Faça a sua escolha com ante-

CONCERTOS A festa regressa ao Centro Cultural de Belém a partir de hoje

Os dias vão ter mais música‘Da Europa ao Novo Mundo (1883-1945)’ é o tema desta edição dos Dias da Música em Belém.

FILIPA ESTRELA [email protected]

D.R.

mento, conversas com músi-cos e outras actividades. – – TOME NOTA Horários 15 Abril, a partir das 21h; 16 e 17 Abril, a partir das 11h Preços desde 3,5 euros Telefone 213 612 555

Pedro Jóia e Mário Laginha são duas das inúmeras presenças

A noite de hoje, às 20h30, é dedicada ao reggae e

ao hip-hop, no Pavilhão Atlân-tico, em Lisboa. Os responsá-veis são Nas e Damian ‘Jr. Gong’ Marley, que vão apre-sentar pela primeira vez em Portugal o disco Distant Rela-tives, que editaram em conjun-to este ano. O concerto conta ainda com temas das suas carreiras a solo e músicas do incontornável Bob Marley. A noite começa com os portu-gueses Orelha Negra e Richie Campbell, na primeira parte. Preço 28 a 40 euros

ESPECTÁCULO

Os êxitos de Bob Marley Noite de rock na LxFactory

O Lx Casting Club, situado na dinâmica

LxFactory, recebe uma grande noite de rock, com três bandas e três DJ. Amanhã, a partir das 22h e até às 6h, prepare-se para assistir aos concertos de Fast Eddie & Riverside Monkeys, Tracy Lee Sum-mer e Uruguai. Para agitar a noite, estão os DJ Tommy Vercetti, The Tramps e Da-vid aka No, I’m Not a DJ. Preço 5 euros

AO VIVO

LX Capital no Musicbox

‘L isboa, Capital , República, Popular’

regressa ao Musicbox, pa-ra a 3ª edição. O evento usa a canção como arma para a reflexão, com os ideais de Abril como pano de fundo. Este ano, actuam Aldina Duarte, Social Smokers com JP Simões e Dealema (hoje); Zeca Medeiros, Ca-cique 97 e Velha Gaiteira (amanhã); Golpes com Rui Pregal da Cunha, Manuel Freire e Rádio Macau (16).

FESTIVAL

Pianista no Olga Cadaval

O c o m p o s i t o r e pianista Ludovico

Einaudi vai amanhã, às 22h, ao Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, para apresenta o seu novo es-pectáculo a solo. Na baga-gem traz o mais recente disco The Royal Albert Hall Concert. Trata-se de um duplo álbum com DVD, que capta um dos mais excitan-tes momentos da digressão de Nightbook. Preço de 25 a 30 euros.

LUDOVICO EINAUDI

O filho mais novo do imortal Bob Marley actua esta noite

D.R.

Nada como uns dias lá fora para regressar com outro ânimo e enfrentar as greves do Metro e os preços do eléctrico de Lisboa de outra forma. O nosso Metro (quando funciona) tem ar condicionado, é espaçoso, tem lugares sentados, pode não chegar a todos os lados da cidade, mas é respirável. Temos um Cartão Viva para os transportes que dá cabo da cabeça aos que vivem em Lisboa, mas funciona linda-mente para quem nos visita. O eléctrico custa 2,50€, mas é lindo e geralmente pode-mos pôr o braço de fora para apanhar sol e não chuva! Não há casamento real que

«LEVANTAR A CABEÇA E PROCURAR COISAS FANTÁSTICAS»

Nós vivemos todos num país mesmo fantástico!

feche as nossas lojas, nem raios de sol que levem toda a gente a tirar a roupa e a estender-se na relva do parque. Conduzir aqui é como em quase todas as cidades europeias e embora haja quem não ligue aos semáforos, ninguém se engana com o lado para onde deve olhar quando quer atravessar. Mesmo com FMI, a crise instalada e uma onda de desânimo, há que levantar a cabeça e procurar as coisas fantásticas que ainda se encontram neste país, que vale, acima de tudo, pelas pessoas como tu, que ouves a RFM, a rádio das grandes músicas!

ANA COLAÇO sáb. e dom. 13h-18h e 80s RFM (webrádio) [email protected]

VOZES DA RÁDIO

Dos realizadores do sucesso das séries Ice Age,

Rio conta-nos as aventuras de uma arara azul de regresso ao Rio de Janeiro. Rio é um filme de animação

‘Rio’ chega aos cinemas com a RFM

a 3D, que te leva a voar pelas belezas do Rio ao som do samba, da energia do futebol e do sonho. A não perder com os miúdos, nestas férias da Páscoa.

BERNARDO SASSETTI

5ª Feira · 14 de Abril de 2011www.Destak.pt · 12

‘A Mãe’ vai à Trindade

Depois de ter esgota-do as temporadas no

Teatro Municipal de Alma-da e no Teatro Nacional São João, A Mãe, de Brecht e Gorki, sobe ao palco lisboeta. Com encenação de Joaquim Benite, a peça apresenta-se no Teatro da Trindade, a partir de hoje e até 30 de Abril, e pode ser vista de quarta a sábado, às 21h, e ao domingo, às 16h. Die Mutter foi escrita em 1931 a partir de adaptação teatral de Günther Weisen-born do romance A Mãe.

TEATRO

Tchekhov no TNDM II

Com encenação de Nuno Cardoso , a

peça As Três Irmãs, de Anton Tchekhov sobe a partir de hoje à Sala Gar-rett do Teatro Nacional D. Matia II. As Três Irmãs, de Anton Tchekhov, é uma das três peças que, em con-junto com A Gaivota e O Cerejal consagraram o au-tor como grande drama-turgo. Um clássico da obra de Tchekhov, considerado um dos melhores exemplos do chamado teatro moder-no.

ESTREIA

O evento apresenta várias secções, nas salas do Monu-mental, Nimas e Cinemateca Portuguesa, sendo os desta-ques ‘Competição’ (novos rea-lizadores com selecção de um vencedor), ‘Panorama’ (obras representativas da próxima

Comecemos por hoje. Hoje é dia de festa. A

partir das 19h30, o Conserva-tório Nacional é palco de uma conversa entre Bernardo Sas-setti e Ludovico Einaudi, que partilham com o público a experiência em composição de música para cinema. A partir das 21h, o bar Portas do Sol acolhe a festa de abertura para preparar o arranque de amanhã da 8 ½ – Festa do Cinema Italiano.

Sexta, o festival começa às 21h30 no Monumental, com La Prima Cosa Bella, filme selec-cionado para os Óscares 2011.

EVENTO A 4.ª edição traz a Lisboa muito mais do que filmes

Festa do Cinema ItalianoDe regresso à capital, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano prepara-se para animar vários espaços.

FILIPA ESTRELA [email protected]

D.R.

Da comédia à competição, muitas são as exibições deste evento

temporada) e ‘Amarcord’ (comédia all’italiana).

Catarina Wallenstein é a imagem do festival que vai a Lisboa (14 a 21 Abril), Coimbra (27 a 29 Abril), Porto (29 Abril a 1 Maio) e Funchal (5 a 8 Maio).

Uma produção da Companhia de Teatro de Almada

D.R

A obra-prima da dramaturgia mundial em cena

VICTOR HUGO PONTES

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

SEXTA 15 ABRIL

Preservar o ambiente De 15 de Abril a 15 de Maio, o Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal recebe a persona-gem Docinho de Morango, que vai sensibilizar os mais novos para a importância da preservação do meio ambiente.

SEXTA 15

Guitarra para os mais novos De 15 e 21 de Abril, a licenciatura em Música do Campus Universitário de Almada leva a cabo a 7.ª edição do Guitarmania e pretende despertar nos mais novos o apetite pela guitar-ra clássica. Há ate-liers, concursos e cursos.

‘Vamos al Tiroteo, Ver-siones de un Tiempo Pa-

sado’ é inspirado e construído sobre o disco ‘Canciones Po-pulares’ (1931), onde é reunido um conjunto de canções popu-lares seleccionadas por Fede-rico Garcia Lorca. Os temas são acompanhados ao piano pela mítica cantora, bailarina e coreógrafa, Argentinita.

Os temas foram transpos-tos por Rafaela Carrasco pa-ra os dias de hoje, com um en-tendimento musical, cénico e coreográfico muito diferente do que existia naquele tempo.

O espectáculo conta por-tanto com uma linguagem co-reográfica actualizada do fla-

FLAMENCO

Dança na Culturgestmenco, mas com o espírito de sempre. O objectivo é fazer chegar ao público letras e mú-sicas que pertencem ao povo.

‘Vamos al Tiroteo, Cancio-nes de um Tiempo Pasado’ es-treou em 2008 na XV Bienal de Flamenco de Sevilha, onde arrebatou os prémios de mel-hor coreografia. Desde então tem sido apresentado em Es-panha, Inglaterra, Finlândia, França, com enorme sucesso. Amanhã, às 21h30, é a vez de o espectáculo, interpretado pela Compañia Rafaela Ca-rrasco subir ao Grande Audi-tório Culturgest, em Lisboa.

Preço 20 euros (normal); 5 euros (até aos 30 anos)

A companhia Rafaela Carrasco sobe amanhã ao palco

JESUS VALLINAS

A partir de hoje e até 17 de Abril, a Sala

Principal do São Luiz apre-senta A Lua de Maria Sem, um projecto de João Mon-ge, criado a partir dos fa-dos de Alfredo Marcenei-ro. O espectáculo junta em palco a actriz Maria João Luís e a cantora Manuela Azevedo e pode ser visto de quinta a sábado, às 21h

e domingo às 17h30. Este pro-jecto fica completo com a gra-vação do CD homónimo, que será editado na apresentação deste concerto encenado.

ESPECTÁCULO NO SÃO LUIZ

‘A Lua de Maria Sem’

Iniciar-se nos vinhos

No âmbito da Rota dos Vinhos de Buce-

las, Carcavelos e Colares, realiza-se o 1º Curso de Ini-ciação à Prova dos Vinhos, seguido de um jantar víni-co. O evento decorre hoje, a partir das 17h30, no La-goas Park Hotel e no Res-taurante Treinta y Tres, em Porto Salvo, Oeiras.

Preço 55 euros (curso + jantar); 30 euros (só jantar).

[email protected].

CURSO

Em Abril, palavras mil

Todas as quintas- -feiras de Abril, às

22h30, o Frágil abre as por-tas à poesia. Com a inicia-tiva Abril, Palavras Mil, as palavras ganham vida e in-vadem o Bairro Alto. Hoje, Rui Morrison lê poemas de Alberto Caeiro, e as músi-cas de Rodrigo Leão são acompanhadas por Bruno Silva, Carlos Tony Gomes, Celina da Piedade e Vivie-na Tupikova. O DJ de ser-viço é Jorge Caiado.

POESIA

Maria João Luís e Manuela Azevedo partilham o palco

MÁRIO GALIANO

FESTIVAL

Glamour na 15.ª edição Tuna M’Isto Realiza-se no próximo sábado a 15.ª edição consecutiva do Tuna M’isto - Festival de Tunas Mistas da escstunis. É um dos eventos deste género mais antigo em Lisboa e realiza-se este ano, na Aula Magna da Universi-dade de Lisboa, com o tema dos Óscares.

AO VIVO

Soulbizness no Glória Live Music Já passaram pelo palco Sunset do Rock in Rio, Sudoeste, Marés vivas e Lux. Chamam-se Soulbiz-ness e vão mostrar mais uma vez ao vivo o que valem os dois EP editados (Collectables e o mais recente 2nd Shake). O concerto é já esta noite, no Glória Live Music (Rua do Ferragial - 36 A, a primeira rua à direita, quando se sobe do Cais do Sodré para o Chiado pela Rua do Alecrim).

TOME

NOTA

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

5ª Feira · 14 de Abril de 2011 21

5ª Feira · 14 de Abril de 201122

5ª Feira · 14 de Abril de 2011 23

5ª Feira · 14 de Abril de 201124

5ª Feira · 14 de Abril de 2011 25

5ª Feira · 14 de Abril de 201126

5ª Feira · 14 de Abril de 2011 27

PUB

www.Destak.pt · 295ª Feira · 14 de Abril de 2011

Esta história cheia de cor vem com versão em 3D em algu-

mas salas (a um preço acres-cido) e repleta daquilo pelo que o Rio de Janeiro é conhecido: os assaltos, raparigas de biquí-ni, o samba e a diversão. Conta ainda com as vozes de Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Jamie Foxx, Rodrigo Santoro,

Will.i.am e Tracy Morgan – na versão origi-nal. A versão portuguesa

conta com Jorge Paupério,

Pedro Frias e Rui Oliveira.

Quando descobrem que no Rio de Janeiro existe a última arara fêmea, aventuram-se para a terra distante e é lá que Blu descobre Jewel, a sua ‘arara metade’. Os dois acabam raptados e Blu terá de aprender a voar se quer vol-tar à sua vida antiga. Selva, praias, Sambódromo, favelas, nada falta para retratar com o estilo Rio esta história pecu-liar.

Mesmo antes de estrear nos Estados Unidos, pa-

ís responsável pela produção desta animação, Rio já bateu recordes no Brasil e no mun-do – algo muito raro hoje em dia. O filme foi pensado e realizado pelo brasileiro, há muito radicado nos Estados Unidos e responsável pela sa-ga de Idade do Gelo, Carlos Saldanha. Os recordes sucedem-se: foi o maior

lançamento na história cine-matográfica do Brasil (estreou em 1008 salas), teve a melhor estreia de uma animação e conseguiu, no fim de semana passado, a melhor abertura no mundo (em 72 países) em 2011.

Recordes à parte, nesta aventura animada, tal como em Idade do Gelo, os protago-nistas voltam a ser os animais. Acompanhamos Blu, uma arara domesticada que nunca aprendeu a voar, já que os desafios na vida confortável que vive com o seu dono e a sua ami-ga Linda, no Min-nesota, são muito ligeiros.

ESTREIA DA SEMANA Brasileiro Carlos Saldanha traz-nos a história de Blu, em ‘Rio’

Há amor e araras no ‘Rio’

Criadores de ‘Idade no Gelo’ trazem a cor e alegria do Rio de Janeiro em 3D para o grande ecrã.

JOÃO TOMÉ [email protected]

D.R.

Pelo meio da colorida «cidade maravilhosa, cheia de encantos mil» uma arara americana procura a última fêmea da sua espécie

O luso-franco-brasileiro Sérgio Tréfaut tornou-

-se conhecido não só pelo seu papel em festivais de cinema, mas essencialmente por ter idealizado e realizado uma verdadeira pérola sobre a imi-gração, chamada Lisboetas. Este ex-jornalista volta agora com um novo documentário, A Cidade dos Mortos, sobre a maior necrópole do mundo, no Cairo, onde um milhão de pessoas vive dentro de um ce-mitério – em casas tumulares ou nos edifícios que cresceram em redor.

Especialista em contar ‘es-tórias’, pela forma intimista como se envolve com o am-

DOCUMENTÁRIO

Tréfaut na ‘Cidade dos Mortos’ Tréfaut mostra como viver num cemitério se tornou em algo natural para os habitan-tes – muitos nasceram lá. Pa-darias, cafés, teatros e escolas não faltam num local que con-vive diariamente com a vida e a morte como poucos lugares no mundo.

A Cidade dos Mortos estende-se assim por mais de dez quilómetros ao longo de uma auto-estrada. O realiza-dor lembra que não deixa de ser uma aldeia, com mães em busca de um bom partido pa-ra as filhas, amores e disputas entre vizinhos. Antes do docu-mentário será possível ver a curta-metragem de Tréfaut: Waiting for Paradise, no mes-mo cenário. O realizador está agora a acabar a sua 1ª ficção, com Maria de Medeiros.

Viver dentro de um cemitério, no Cairo, com um milhão de pessoas

biente que o circunda, Tréfaut passou cinco anos a preparar e filmar este cemitério-cida-de, sem nunca conseguir au-

torizações do Estado egípcio, apesar da insistência de em-baixadores e produtores locais – é proibido filmar lá.

D.R.

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

‘O Mágico’ na Escócia Esta adaptação do argumento inédito de Jacques Tati, feita por Sylvian Chomet, conta a história de um má-gico francês, um dos últimos sobreviventes de uma classe de entertainers de palco e cuja vida vai mudar num espectáculo na Escócia, quando co-nhece a jovem Alice. Um conto mágico sobre amizade.

LANÇAMENTOS DVD

FILME

‘Os Miúdos Estão Bem’ Uma das surpresas dos Óscares – esteve nomeado para Melhor Filme, contra todas as previsões – conta a história de um casal lésbico (Annette Bening e Julianne Moore) que vive com os filhos adoles-centes. Tudo muda quando um deles quer conhecer o pai seu biológico (Mark Ruffalo).

FILME

OUTRAS ESTREIAS

‘London Boulevard – Crime e Redenção’

De William Monahan Crime/Thriller

Neste filme londrino do argumentista multipre-miado William Monahan, Colin Farrell é um homem que saiu da prisão e tenta evitar a tentação de vol-tar à vida de crime que levava. Torna-se segu-rança de uma actriz que vive quase em reclusão, mas o seu passado apanha-o e ele vai ter de voltar a ser o ‘durão’ que sempre foi.

‘A Rapariga do Capuz Vermelho’

De Catherine Hardwicke Fantasia/Mistério

Esta fábula adolescente sobre lobisomens e uma donzela de capuz ver-melho, disputada por dois homens, é da realizadora de Twilight, Catherine Hardwicke. Valerie (Aman-da Seyfried) está apaixo-nada por um forasteiro mas está prometida ao rico Henry (Max Irons) e terá de lidar com um lobisomem misterioso que causa o pânico na sua aldeia.

‘O Código Base’

De Duncan Jones Thriller

Jake Gyllenhaal é o conde-corado soldado Colter Stevens, que acorda no corpo de um homem desconhecido e descobre que está envolvido numa missão para encontrar o bombista do comboio de Chicago, num projecto secreto do governo. Colter terá de reviver o mesmo incidente vezes sem conta para evitar o próximo ata-que. Com Vera Farmiga.

Vozes variadas num filme em 3D

5ª Feira · 14 de Abril de 201130 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

REVISTA ‘PEOPLE’

Jennifer Lopez eleita a mais bonita de 2010 A cantora, actriz e jurada do programa American Idol, Jennifer Lopez, foi eleita pela revista People como a pessoa mais bonita do mundo. Capa da mais recente edição da revista, Lopez, 41 anos, assume o rótulo de diva. «Até gosto. Acho que alguém como eu já o merece» disse, para logo ressalvar que rejeita o típico ‘comportamento de diva’ – «algo que há muito tempo me andam a tentar associar», lamentou. Zac Efron e Reese Witherspoon foram 2.º e 3.º classificados.

SÉTIMO FILHO

Angelina e Brad adoptam menina

O casal de actores Angelina Jolie e Brad Pitt adoptou mais uma criança. Desta vez, uma menina mexicana. A imprensa internacional diz que o casal deverá apresentar a filha no próximo Festival de Cinema de Cannes. Diz a Nowmagazine, citando fontes próximas da actriz, que Angelina sempre quis adoptar uma rapariga da América Latina. «Ela visitou

orfanatos no Brasil e no Peru, mas finalmente lá se decidiu pelo México.» O falatório começou quando a actriz acrescentou uma sétima linha às tatuagens com as coordenadas dos locais de nascimento dos seus (actualmente seis) filhos.

EX-SENHORA STALLONE

Brigitte Nielsen lança biografia polémica

Brigitte Nielsen participou recentemente numa feira literária em Londres, onde promover a sua biografia You Only Get One Life. A obra narra a sua história desde a infância na Dina-marca. Brigitte também revela, pela primeira vez, o caso que teve com Arnold Schwarzenegger. Brigitte foi casada com Silvester Sta-llone, de quem se separou depois de ter sido apanhada na cama com outra mulher.

DENGUE

Jardel teve de desistir de ‘Perdidos na Tribo’

O futebolista brasileiro Mário Jardel esteve para participar em Perdidos na Tribo, o novo reality show da TVI, mas foi obrigado a desistir por ter contraído dengue.

NAS

ESTRELASHomicídio de Lana Clarkson Os advogados de Phil Spec-

tor avançaram com um novo recurso contra a con-

denação do produtor.

«Sou mais feliz agora do que quando tinha

20 anos» MARISA CRUZ

MANEQUIM

A 19 de Abril estreia na Fox o drama médico

Miami Medical, uma série que mostra um dos três únicos serviços de traumatologia dos EUA, o Miami Trauma One. A nova série da Fox conta com uma equipa de médicos que praticam medicina em casos de grande risco, isto é, que ac-tuam nos 60 minutos após um um grave ferimento e duran-te os quais a vida ou morte do paciente fica em suspenso. Durante esta hora decisiva, a rapidez, a confiança e o traba-lho em equipa são elementos- -chave. Desta equipa de ‘sal-vadores’ fazem parte a cirur-giã Eva Zambrano (Lana Par-

SERVIÇO DE TRAUMATOLOGIA

Drama ‘Miami Medical’ estreia na Fox no dia 19

rilla), o sarcástico Proctor (Je-remy Northam), a recém-fir-mada Serena Warren (Elisa-beth Harnois), o enfermeiro- -chefe, Tuck Brody (Omar Gooding) e o playboy Chris-topher Deleo (Mike Vogel).

A 26 de Abril arranca a derradeira fase da

sétima edição do CC Casting, uma iniciativa da SIC Radical e da produtora SIGMA 3, que visa encontrar novos talentos na vertente da apresentação televisiva, com carisma suficiente para conduzir o célebre formato da estação, o Curto Circuito.

Eis mais uma odisseia na procura de um novo par mas-culino/feminino de apresen-tadores para um dos progra-mas mais carismáticos da

SIC RADICAL A 26 de Abril são anunciados os 24 finalistas do 7.º ‘CC Casting’

O casal vencedor assume o programa no Outono. Foram recebidas cerca de 1100 candidaturas.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

televisão nacional. Doze ra-pazes e 12 raparigas dispu-tarão o lugar na bancada Cur-to Circuito, por onde já pas-saram rostos como Rui Unas, Rui Maria Pêgo ou Rui Porto Nunes. Posto assim no papel parece condição obrigatória para assumir o cargo de apre-sentador ter Rui no nome...

Nesta 7ª edição do CC Cas-ting foram recebidas 1100 can-didaturas, que resultaram em cerca de 200 entrevistas de pré-casting em Lisboa e no Porto. Deste lote sairão os 24 finalistas cujo nome ficaremos a conhe-cer a 26 de Abril, em directo , às 16h30. O CC Cas-ting avançará depois até 29 de Julho. A dupla vencedora apresen-tará o CC a partir deste Outono.

Katherine Heigl está de regresso à televisão

Katherine Heigl está de regresso à tele-

visão naquele que será o primeiro papel depois de Anatomia de Grey. De acordo com o site de entre-tenimento norte-america-no TV Line, a Izzie Stevens do Seattle Grace Hospital assume a produção e o papel de protagonista de um telefilme do canal HBO intitulado The Kni-ting Circle. A película gira em torno de uma mulher que tenta superar a morte da filha mais nova e neutra-lizar as consequências da tragédia na sua vida, no-meadamente no seu casa-

TELEFILME DA HBO

mento. O argumento deverá levar assinatura de Craig Wright, criador de Dirty Sexy Money. O projecto marca o seu regresso à HBO desde os tempos de guionista da série Sete Palmos de Terra.

Rui Pedro Nunes

é um dos rostos associados ao

programa

A série acompanha um dos três serviços do género nos EUA

Será o 1.º papel no pequeno ecrã após ‘Anatomia de Grey’

D.R.D.R.

‘Curto Circuito’ procura novos talentos em par

Fama & TV · www.Destak.pt · 315ª Feira · 14 de Abril de 2011

Anúncios de um milhão

Os anunciantes vão ter de abrir os

cordões à bolsa se quise-rem um espaço no último programa Oprah Winfrey Show , que irá para o ar já a 25 de Maio. Mas não se pense que 1 milhão é conta certa – dependendo do mo-mento em que for para o ar, o anúncio pode sair mais caro. Em 1998, um anúncio no episódio final de Seinfeld foi vendido por 1,42 milhões.

NO ÚLTIMO ‘OPRAH’

PUB

Boucherie Mendes aventura-se na escrita

Esta noite, pelas 21h00, decorre no Bar Skones,

em Lisboa, a apresentação ofi-cial de Cemitério do Prazeres, a estreia literária de Pedro Boucherie Mendes, director dos canais temáticos da SIC e um dos terríveis jurados do concurso de talentos Ídolos.

«Fruto do olhar corrosivo de Pedro Boucherie Mendes, que regista desde há anos as manias dos seus compatrio-tas, Cemitério dos Prazeres é um livro onde qualquer portu-guês poderá encontrar alguns dos traços mais dispensáveis da sua personalidade. Um re-trato magistral do nosso povo que, a brincar, a brincar, irá despertar as consciências mais abertas à mudança», avança a Oficina do Livro. «Os portugueses gastam de-masiado tempo em coisas que não interessam para nada, en-quanto fogem dos problemas que importa resolver depres-

EX-JÚRI DOS ‘ÍDOLOS’

Apresentação oficial de ‘Cemitério dos Prazeres’ hoje

CM

Contra a escravidão

Ashton Kutcher gravou um

vídeo para a campanha Real Men Don’t Buy

Girls

sa. Estamos cheios de manias, tiques e hábitos que, além de parvos, prejudicam o próximo. Qualquer povo é assim, pode-mos pensar. E pensamos mes-mo, porque chutar para o la-do é uma das características dos portugueses», dita a obra.

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: É na voz silenciosa da sua consciência que você vai encontrar a voz de Deus! Saúde: Tente manter a calma, pois o seu sistema nervoso anda frágil. Dinheiro: Momento favorável.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: Por muitos erros que os outros possam cometer, dê-lhes a oportunidade de os corrigirem! Saúde: Sentir-se-á bem. Dinheiro: Aja com calma em relação a um desacato com um superior.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Fuja dos remorsos, não prepare para si um futuro doloroso! Saúde: Procure dedicar-se a actividades lúdicas. Dinheiro: Seja generoso com a famí-lia e surpreenda-a com um presente.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Não crie fantasias, para que a sua consciência permaneça tranquila! Saúde: Esforce-se por fazer exercício físico. Dinheiro: Provável descida do seu poder de compra.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: A sua capacidade de entrega e sensualidade estarão melhores do que habitualmente. Saúde: Sentir-se-á muito dinâmico. Dinheiro: A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido. Seja tolerante!

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Os conselhos ajudam, mas não se esqueça de que a resolução dos seus problemas está dentro de si! Saúde: Cuide melhor da alimentação. Dinheiro: Pode ter uma nova proposta de trabalho.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Nem tudo o que parece mal na verdade o é! Saúde: Andará um pouco em baixo, faça ginástica. Dinheiro: Se pretende comprar casa, esta é uma boa altura.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Através da ternura poderá conseguir o que deseja do seu par. Saúde: Expulse a sua enfermidade, confiando na sua cura! Dinheiro: Presenteie alguém muito querido para revitalizar a relação.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Todos temos as nossas lutas, mas só quem sabe superá-las pode ser considerado vencedor! Saúde: Faça mais exercício físico. Dinheiro: Preocupe-se mais com as suas tarefas.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Irá viver momentos escaldantes com a pessoa que ama. Saúde: Não coma demasiados doces. Dinheiro: Dedique-se com afinco e determinação ao seu emprego, por-que pode ter uma excelente surpresa.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Esteja atento a tudo o que o rodeia. Faça da leitura um hábito. Saúde: Tenha mais atenção com a sua saúde espiritual. Dinheiro: Poderão surgir alguns imprevistos no ambiente de trabalho.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Quem é corajoso não foge das batalhas que a vida lhe oferece! Saúde: Poderá sofrer de algumas dores de pernas. Dinheiro: Cuide do seu bolso, se não for você a cuidar ninguém cuidará.

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

PUB