quinta-feira 10 janeiro de 2013  · quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · jornal de distribuição...

20
Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa ATUALIDADE PÁGINA 04 Receita do FMI para cortar 4 mil milhões na despesa é ajuda para Estado pesado Privados podem receber os dois subsídios por inteiro Enquanto os funcionários públicos recebem já este mês o primeiro duodécimo do subsídio de Natal, trabalhadores do setor privado vão ter cinco dias para decidir se preferem manter o sistema atual. ATUALIDADE PÁGINA 06 Águias em frente BENFICA 3-2 ACADÉMICA DESPORTO PÁGINA 08 TAÇA DA LIGA Como se esperava, Benfica e FC Porto carimbaram a passagem às meias-finais da Taça da Liga, onde vão defrontar, respetivamente, Rio Ave e Sp. Braga. Quanto ao Sporting, despediu-se da competição com uma vitória frente ao Paços de Ferreira, naquela que foi a estreia de Jesualdo Ferreira. Armstrong dá entrevista a Oprah Winfrey sem tabu FAMA & TV PÁGINA 15 Av. da Liberdade com nova mudança a partir de hoje GRANDE LISBOA PÁGINA 02 PUB ATUALIDADE PÁGINA 06 Adolescentes podem comprar facilmente substâncias iguais a LSD, cocaína ou ecstasy ATUALIDADE PÁGINA 07 Portugal é um dos países desenvolvidos com mais trabalhadores domésticos FAMA & TV PÁGINA 14 Já são conhecidos os oito concorrentes do novo programa de Manzarra DR FIM DE SEMANA Um final feliz na 7.ª arte CINEMA PÁGINA 12 Com 4 nomeações para os Globos de Ouro, ‘Guia Para Um Final Feliz’ leva ao ecrã a receita para passar crises pessoais. Termómetro em Lisboa e Porto O festival que está a medir a temperatura da música há 19 anos conta, nesta edição, com 20 bandas e 5 noites. MÚSICA PÁGINA 10 Nova produção no Teatro S. Luiz ‘Estado de Excepção’, de Rui Horta, vai juntar no mesmo palco lisboeta teatro, dança, música e instalação. SUGESTÕES PÁGINA 13 Dragão apurado FC PORTO 1-0 V. SETÚBAL Jesualdo vence SPORTING 1-0 P. FERREIRA

Upload: others

Post on 11-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira

Lisboa

ATUALIDADE PÁGINA 04

Receita do FMI para cortar 4 mil milhões na despesa é ajuda para Estado pesado

Privados podem receber os dois subsídios por inteiroEnquanto os funcionários públicos recebem já este mês o primeiro duodécimo do subsídio de Natal, trabalhadores do setor privado vão ter cinco dias para decidir se preferem manter o sistema atual.

ATUALIDADE PÁGINA 06

Águias em frente BENFICA 3-2 ACADÉMICA

DESPORTO PÁGINA 08 TAÇA DA LIGA

Como se esperava, Benfica e FC Porto carimbaram a passagem às meias-finais da Taça da Liga, onde vão defrontar, respetivamente, Rio Ave e Sp. Braga. Quanto ao Sporting, despediu-se da competição com uma vitória frente ao Paços de Ferreira, naquela que foi a estreia de Jesualdo Ferreira.

Armstrong dá entrevista a Oprah Winfrey sem tabu

FAMA & TV PÁGINA 15

Av. da Liberdade com nova mudança a partir de hoje

GRANDE LISBOA PÁGINA 02

PUB

ATUALIDADE PÁGINA 06

Adolescentes podem comprar facilmente substâncias iguais a LSD, cocaína ou ecstasy

ATUALIDADE PÁGINA 07

Portugal é um dos países desenvolvidos com mais trabalhadores domésticos

FAMA & TV PÁGINA 14

Já são conhecidos os oito concorrentes do novo programa de Manzarra

DR

F I M D E S E M A N A

Um final feliz na 7.ª arte

CINEMA PÁGINA 12

Com 4 nomeações para os Globos de Ouro, ‘Guia Para Um Final Feliz’ leva ao ecrã a receita para passar crises pessoais.

Termómetro em Lisboa e PortoO festival que está a medir a temperatura da música há 19 anos conta, nesta edição, com 20 bandas e 5 noites.

MÚSICA PÁGINA 10

Nova produção no Teatro S. Luiz‘Estado de Excepção’, de Rui Horta, vai juntar no mesmo palco lisboeta teatro, dança, música e instalação.

SUGESTÕES PÁGINA 13

Dragão apurado FC PORTO 1-0 V. SETÚBAL

Jesualdo vence SPORTING 1-0 P. FERREIRA

Page 2: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

5ª Feira · 10 de Janeiro de 201302 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

ALMADA

Kit de boas-vindas promove utilização de transportes públicos

Com o objetivo de promover o uso dos transportes públicos, a Câmara de Almada e a Agência Municipal de Energia, apoiadas pelas transportado-ras, desenvolveram o Pacote de Boas-Vindas ‘Transportes Públicos de Almada’. O pacote ‘De um lado para o outro com um sorriso’, está a ser enviado por correio aos novos residen-tes ou munícipes que tenham mudado de residência, com info e quatro viagens gratuitas.

EUROPA

Aeroporto de Lisboa em 12.º lugar no aumento de passageiros O Aeroporto de Lisboa regis-tou, no mês de novembro de 2012, o 12.º maior aumento de passageiros nos 173 aero-portos com dados publicados pelo Airports Council Interna-tional (ACI) – Europa. No período em análise, o aeroporto teve mais 77,9 mil passageiros do que no mês homólogo, segundo dados ontem divulgados.

ODIVELAS

Jovem acusado de matar menor julgado a partir de hoje Um jovem de 20 anos, acusado de coautoria no homicídio de um rapaz de 17, em armazéns abandonados no Senhor Roubado, Odivelas, começa hoje a ser julgado. O coautor, que à data dos factos não tinha 16 anos, está sujeito à Lei Tutelar Educativa. Tudo começou quando a namorada do arguido lhe disse que tinha sido assaltada, atribuindo responsabilidade à vítima. LOUSA

Incêndio numa habitação em Loures causa dois mortos

Duas pessoas morreram na manhã de ontem num incêndio numa habitação na localidade de Lousa, Loures. Segundo a GNR, o alerta do incêndio foi dado às 08h15. O neto do casal, de 85 e 83 anos, acrescentou que o alerta foi dado aos bombei-ros de Loures pela filha das vítimas. O presidente da Junta e alguns moradores de Lousa manifestaram-se chocados com a tragédia.

10 SEGUNDOS

ArteMar 2013 Até 1 de março estão abertas as candidaturas ao ArteMar

Estoril 2013, que distingue arte relacionada com o mar.

A partir das 10h00 de ho-je, a circulação em parte

da lateral nascente da Avenida da Liberdade muda de sentido. Segundo anunciou a Câmara da capital, na sequência das al-terações de circulação naquela avenida e no Marquês de Pom-bal, os carros vão ter de circu-lar, entre a R. das Pretas e o Largo da Anunciada, no senti-do norte-sul, sendo depois obri-gatória a viragem à direita no cruzamento com este largo.

Esta é mais uma medida in-cluída na experiência da autar-quia que revolucionou a circu-lação no Marquês de Pombal e na Avenida da Liberdade, com o objetivo de reduzir a elevada poluição no local. Desde o seu início em setembro do ano pas-sado, o teste ao novo modelo tem sido alvo de algumas críti-cas – sobretudo na fase inicial de adaptação.

Com as mudanças, o Mar-quês de Pombal passou a ter duas rotundas, uma interna e uma externa, e a Avenida ape-nas uma faixa central para veí-

MOBILIDADE Nova alteração na circulação do centro de Lisboa, onde autarquia quer combater a poluição

Sentido de lateral da Av. da Liberdade vai hoje mudarCâmara da capital tem referido consequências positivas de alterações, mas também partes a precisar de ajuste.

PATRÍCIA NAVES [email protected]

VÍTOR MOTA

culos particulares e outra para o transporte coletivo. As faixas laterais deixaram de ser de atravessamento e passaram para trânsito local, sendo que o sentido do trânsito foi alterado: quando se desce a avenida rumo à Baixa, a lateral é para subir e, quando se sobe em direção à rotunda, é a descer. Para vigiar agora este novo ajus-te na lateral, a Polícia Municipal e a PSP vão estar no local.

Quanto ao destino final da experiência, que estaria em ava-liação até dezembro último, ain-

da não é conhecida a posição da CML; mas ao início da semana, o vereador da mobilidade, Nu-nes da Silva, adiantou ao jornal Sol que as mudanças estão no bom caminho, referindo uma queda nos acidentes, poluição e trânsito. Na ocasião, o verea-dor admitiu no entanto partes que precisam de ajustes, como mais sinalização e soluções pa-ra algumas filas. O Destak tem tentado contactar este respon-sável para prestar mais escla-recimentos, mas ainda não ob-teve qualquer resposta.

Circulação passa a ser feita no sentido norte-sul na lateral nascente da Avenida da Liberdade

Novo esquema de circulação estava em avaliação até dezembro, mas a CML ainda não anunciou se é para manter

CML atingiu zero por cento de endividamento

A Câmara de Lisboa (CML) conseguiu atingir,

a 31 de dezembro de 2012, 0% de endividamento líquido, em par-te devido ao acordo com o Esta-do para a venda dos terrenos do aeroporto, disse ontem o pre-sidente da autarquia.

«O nosso endividamento líquido é de 0%. Recuperámos a nossa capacidade de endivi-damento», frisou António Costa numa conferência de imprensa.

ANÚNCIO

No entanto, o autarca sublinhou que «isto não quer dizer que a Câmara não tem dívidas» e esclareceu que a au-tarquia ainda tem um endivi-damento a médio e longo prazo resultante do programa de eliminação de barracas dos anos 1990.

BRUNO SIMÃO

Arguidos recusaram prestar declarações

Os arguidos do caso Bragaparques, entre

eles, os ex-autarcas Carmo-na Rodrigues, Fontão de Carvalho e Eduarda Napo-leão, recusaram prestar de-clarações na primeira sessão do reinício do julgamento do caso da permuta do Parque Mayer e da Feira Popular, que ocorreu ontem. Os ad-vogados de defesa conside-raram que a acusação do Mi-nistério Público – de que os

BRAGAPARQUES

arguidos «agiram consciente e deliberadamente» em benefício da entidade privada (empresa Bragaparques, que detinha o Parque Mayer) em prejuízo da autarquia (que detinha a Feira Popular) – a ser provada esta-ria no campo administrativo e não criminal. Os causídicos falavam na primeira sessão do reinício do julgamento do caso da permuta do Parque Mayer e Feira Popular a seis arguidos (quatro por prevaricação de titular de cargo político e dois por abuso de poder). O advoga-do da ex-vereadora Eduarda Napoleão, afirmou crer que a repetição do julgamento vai resultar em absolvição.

Três ex-responsáveis da CML podem ter penas até oito anos

MÁRIO CRUZ/LUSA

DR

LUSA

«Recuperámos a nossa capacidade de endividamento» ANTÓNIO COSTA PRESIDENTE CML

Page 3: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

PUB

Page 4: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

5ª Feira · 10 de Janeiro de 201304 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptAtualidade

pem» na construção de «um Estado que não pese tanto aos cidadãos e aos impostos que têm de pagar».

As explicações de Carlos Moedas surgiram após o minis-tro da Solidariedade Social ter dito que várias medidas conti-das neste relatório «partem de pressupostos errados» e que ou-tras «não têm» a sua concordân-cia. E o largo consenso pedido pelo FMI será difícil de atingir: o PS já disse estar indisponível para os cortes propostos.

Tal como avisara, o Go-verno pretende discutir

publicamente a refundação do Estado Social, processo que se iniciará desde logo com um cor-te definitivo de 4 mil milhões de euros na despesa pública. E o primeiro passo para essa dis-cussão foi dado ontem, com a divulgação do relatório prelimi-nar do Fundo Monetário Inter-nacional (FMI) sobre o tema.

Um estudo que suscitou muitas críticas dos setores em que o FMI propõe cortar (ver quadro ao lado), levando o Go-verno a recordar que este «é um contributo, entre outros, que vamos solicitar à socieda-de civil». O secretário de Esta-do Adjunto do primeiro-minis-tro recusou-se a avançar que sugestões serão ou não levadas à prática, mas deixou claro o ob-jetivo a alcançar.

«O Estado que temos não é o que queremos para um país que realmente desejamos.» Por isso «esperamos que o debate seja sereno» e que «todas as for-ças sociais e políticas partici-

ECONOMIA Organização concluiu estudo para cortar 4 mil milhões na despesa

FMI dá a dieta para que Estado não pese tantoGoverno não explica, por enquanto, quais as medidas que vai aplicar entre várias sugestões feitas.

JOÃO MONIZ [email protected]

MIGUEL A. LOPES

Carlos Moedas falou em novo do Governo sobre o relatório do FMI

Ministro da Solidarie-dade Social criticou algumas das medidas propostas pelo FMI

Governo anuncia linha de crédito de 2 mil milhões

O ministro da Econo-mia anunciou ontem

a abertura de uma nova linha de crédito de dois mil milhões de euros para Pe-quenas e Médias Empresas (PME) e o alargamento do prazo para amortizações de capital no programa PME Investe. Álvaro Santos Pereira referiu ainda a importância do «combate total» à burocracia, que considera «fundamental».

PME

Os grupos parlamenta-res do PSD e do CDS-PP

querem que a CP alargue o transporte de bicicletas aos comboios intercidades por con-siderarem que tem de existir uma melhor articulação entre os utilizadores de bicicleta e o transporte público.

Os dois partidos sugerem também que sejam criadas «condições de programação in-dividual desse transporte, atra-vés de emissão prévia de títu-lo de transporte associado ao bilhete do passageiro, ou outro CDS e PSD querem incrementar o uso de bicicletas nas cidades

COMBOIOS

Bicicletas transportadas no Intercidades de efeito idêntico, com divul-gação da disponibilidade de transporte existente para ca-da comboio».

Para PSD e CDS-PP é pre-ciso alterar comportamentos e promover formas de mobili-dade alternativa mais eficazes, mais saudáveis e ambiental-mente mais sustentáveis. Fri-sando que o uso da bicicleta contribui para o combate às al-terações climáticas, defendem ainda que a sua promoção na cidade passa por um «reforço da segurança dos ciclistas».

DIOGO PINTO

Procuradoria quer deputada sem imunidade

O Ministério Público vai pedir à Assembleia

da República o levantamen-to da imunidade da deputa-da socialista Glória Araújo, detida sexta-feira por con-dução com excesso de álcool no sangue, para que o pro-cesso-crime prossiga. Isto apesar de nos casos em que a moldura penal do crime é inferior a três anos de prisão o levantamento da imunida-de não ser obrigatório.

EXCESSO DE ÁLCOOL

Sugestões do FMI por setoresEMPREGO Apesar de todos os cortes feitos no subsídio de desemprego, o FMI defende que se devia ir mais longe, baixando o teto máximo do valor atribuído, pois os 1.045 euros desincentivam a procura de trabalho. Além disso, o Estado pouparia 600 milhões de euros se ao fim de 10 meses os desempregados passassem a receber o valor do subsídio social: 419,22 euros). O FMI também critica a fraca cobertura desta prestação social, uma vez que deixa os jovens de fora. EDUCAÇÃO Relembrando o ranking das 50 melhores escolas (em que só duas são públicas), o FMI propõe que o Estado delegue nos priva-dos a competência do ensino. E com isso poupava 400 euros por aluno: 580 milhões por ano. O FMI também defende a dispensa de 30 a 50 mil funcionários, entre professores (uma classe privilegiada) e pessoal auxiliar. Para FENPROF e FNE, estas medidas «impossibilitariam manter o atual sistema educa-tivo» e a sua qualidade.

SAÚDE O FMI sugere que o Governo aumente as taxas moderado-ras, até porque o limite consti-tucional de os cidadãos paga-rem um terço do custo total ainda não foi atingido. Também o leque mínimo de cuidados prestados poderia diminuir, como noutros países. Do mesmo modo é preciso cortar nas horas extraordinárias dos médicos e solucionar a falta de enfermeiros. O Movimento de Utentes reagiu com «revolta e indignação» e os médicos rejei-tam um sistema à americana.

PENSÕES O sistema de pensões portu-guês é «injusto» e «insustentá-vel». Por isso, o FMI sugere três ‘remédios’, cada um mais ‘forte’ consoante se queira ‘tratar a doença’: manter os cortes nos moldes atuais, não pagando 13.º e 14.º meses e impondo novo corte a pensões acima de x valor; mudar as regras para a reforma a partir de 2014, au-mentando a idade mínima para os 66 anos; cortar 20% nas pensões de quem já está refor-mado na Caixa Geral.

SEGURANÇA E DEFESA O FMI não poupa nas palavras quando fala dos polícias e mili-tares: o número de efetivos é excessivo, bem como as rega-lias recebidas. Só Espanha e Chipre têm mais polícias que Portugal e a despesa com segu-rança excede a média da UE. Também o número de militares excede o rácio europeu. Para a Associação de Oficiais das Forças Armadas e para a Asso-ciação Sindical dos Profissionais de Polícia as medidas propostas são «estúpidas». FUNÇÃO PÚBLICA Nenhum funcionário público está em risco de pobreza, daí que os cortes pontuais em vigor devam ser permanentes a par-tir de 2014, mediante uma revisão das tabelas salariais que diminua o vencimento base entre 3 e 7%. O FMI também alerta que a colocação de fun-cionários no quadro de exce-dentários deve ser temporária. Ao fim de dois anos sem recolo-cação, deve avançar-se para o despedimento, até porque há um excesso de 70 mil a 140 mil funcionários. Os sindicatos rejeitam estas medidas.

MARILINE ALVES

SÉRGIO FREITAS/CM

DUARTE RORIZ/CM

Page 5: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

PUB

Page 6: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

5ª Feira · 10 de Janeiro de 2013Atualidade · www.Destak.pt · 06

e que só tem por objetivo miti-gar os efeitos do aumento da carga fiscal, mas a esquerda política teme que a lei se torne numa espécie de teste-piloto.

Do lado das certezas, é im-portante o setor privado saber que tem cinco dias após a en-trada em vigor da lei para de-cidir se recebe os subsídios mensalmente ou em junho e dezembro como até agora. De salientar que se optar pelo sistema de duodécimos, este valor será tributado à parte para evitar uma possível subi-da do seu escalão de IRS.

A votação final global da lei está agendada para amanhã e conta com os votos favoráveis do PS, PSD e CDS-PP.

Cortes nas indemnizações No que respeita à intenção de o Governo reduzir o número

O Governo aprovou uma por-taria que incentiva as empre-

sas e as instituições sociais a contratarem desempregados com mais de 45 anos, anunciou o ministro da Solidariedade e da Segurança Social. Na práti-ca, estas empresas vão benefi-ciar de dispensa de 100% da Taxa Social Única durante o 1.º ano de contratação de desem-pregados com mais de 45 anos.

As certezas em relação ao pagamento de meta-

de dos subsídios de Natal e fé-rias em duodécimos ainda não são muitas e apesar de o Go-verno garantir que o setor pú-blico já vai receber desta for-ma em janeiro, muitos são os que duvidam do cumprimen-to do prazo. As incertezas tam-bém surgem quando se tenta perceber se a medida irá vigo-rar apenas em 2013. O Execu-tivo garante que é transitória

SUBSÍDIOS Cada funcionário tem de optar entre duodécimos e sistema atual

Trabalhador privado tem cinco dias para decidir como receber

Contratação de desempregados

Setor público recebe duodécimo já este mês. Indemnizações por despedimento podem baixar até 90%.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

JOÃO CORTESÃO/CM

de dias de indemnização por despedimento para 12 por ca-da ano de trabalho, a CGTP estima que o montante a rece-ber pelos trabalhadores que forem despedidos deve dimi-nuir entre 64 e 90%.

Subsídio pago todos os meses será taxado à parte do vencimento para evitar a subida de escalão no IRS

O plano de Bruxelas para a criação de empresasA Europa precisa de mais empresários, defen-

de a Comissão Europeia (CE), até porque as empresas, sobre-tudo as pequenas e médias, são responsáveis pela criação de milhões de novos empregos to-dos os anos. Por isso, o vice-pre-sidente da CE, Antonio Tajani,

UNIÃO EUROPEIA

apresentou ontem um plano destinado a apoiar os empre-sários e a revolucionar a cultu-ra empresarial na Europa.

Além das medidas específi-cas para apoiar potenciais em-presários entre os jovens, as mulheres, os idosos, os migran-tes e os desempregados, estão

ainda previstas medidas desti-nadas a apoiar as empresas em fase de arranque, aumentar as possibilidades de sucesso das transferências de propriedade, melhorar o acesso ao financia-mento e dar uma segunda oportunidade aos empresários honestos após uma falência.

A SÁBADO foi às lojas onde os adolescentes adquirem facilmente substâncias iguais a LSD, cocaína e ecstasy.

São baratas e vendidas em lojas. A SÁBADO

comprou algumas substâncias iguais à cocaína, LSD e ecstasy e falou com miúdos, entre os 14 e os 17 anos. Uns fumam, outros inalam, vários têm se-mentes alucinogénias em ca-sa. Detalhe: nada disto é ilegal.

A lista de produtos disponí-vel é extensa: cogumelos má-gicos, sementes de LSA, salvia divinorum, calmantes e rela-xantes, afrodisíacos, energéti-cos, cachimbos e bongos, mor-talhas, chás e infusões. Tam-bém há os «fertilizantes para plantas», «sais de banho» e «in-censos de ervas» de que tanto se tem falado nos últimos dias, desde que o Governo anunciou a intenção de dar seguimento ao projeto apresentado pelo PSD para fechar, pelo menos

As drogas que se vendem aos jovensSegundo dados mais recentes, 40% dos consumidores deste tipo de drogas têm menos de 17 anos.

temporariamente, as cerca de 40 smartshops do País.

Na verdade, esses «fer-tilizantes» e «incensos», vendidos a preços que vão dos 4,5 euros aos 40 euros ou mais, não alimentam a terra nem perfumam a casa: são substitutos quí-micos – e perfeitamente le-gais – de drogas ilegais co-mo cocaína, ecstasy, LSD e canábis. E causam danos.

De acordo com núme-ros divulgados recente-mente pelo Ministério da Saúde, 40% dos consumi-dores deste tipo de drogas legais terão menos de 17 anos. Só nos últimos dois meses, segundo este rela-tório, foram registados nos hospitais 34 casos de com-plicações por consumo de substâncias adquiridas em smartshops; 16 pessoas fo-ram internadas; e duas che-garam às urgências em es-tado de coma. Só 20% dos socorridos tinham mais de 30 anos, enquanto 40% eram menores de 17.

OS JUÍZES DO TC Ganham 5.516,97 euros bru-tos mensais, têm passaporte diplomático e são quase todos escolhidos pelo PS e pelo PSD. São 13 os juízes do Tribunal Constitucional, que a SÁBADO dá a conhe-cer, que têm nas mãos o poder de criar um enorme problema ao Governo, depois dos muitos pedidos de fiscalização do Orça-mento do Estado para 2013.

NA HORA DE MUDAR Com a tarifa bihorária na eletricidade pode gastar menos 40 euros por ano; baixar a potência do conta-dor permite poupar 60 euros por mês. Mas há mais tru-ques e dicas para saber antes de mudar para o mer-cado livre, que permitem gastar menos no mercado da luz e do gás. A SÁBADO dá- -lhe várias dicas para esco-lher o melhor fornecedor.

OUTROS TEMAS

Vendem-se mesmo «fertilizantes para plantas» e «sais de banho»

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Em Portugal apenas um partido cos-tuma habitual-mente invocar

a Constituição: o PCP. Mais ninguém cita a lei funda-mental, excepto nas tenta-tivas sempre falhadas de a rever. A razão é evidente: o texto concebido em 1976 é estruturalmente comu-nista. Apesar de sete revisões (1982, 1989, 1992, 1997, 2001, 2004 e 2005) no século XXI ela continua a pretender «abrir caminho para uma sociedade socialista» (preâmbulo) e quer o «planeamento democrá-tico do desenvolvimento económico e social» (art. 80 e). Por isso os marxis-tas são os únicos satisfei-tos com ela. Todos os ou-tros a querem mudar, mas, como nenhum deixa que os outros a mudem, ficamos na situação cari-cata de ter uma lei básica a que afinal ninguém liga. Prova disso é a (falta de) atenção dada ao Tribunal Constitucional. Desde que começou a trabalhar, a 31 de maio de 1983, essa meritíssima instituição já emitiu 17.609 acórdãos, uma média de quase 2 por dia (incluindo domingos e feriados). Praticamente nenhum interessou ao País, que ignora alegre-mente esta frenética ativi-dade jurisprudencial. Tudo mudou a 5 de julho de 2012, abrindo-se uma nova era na democracia. Com o Acórdão n.º 353/12 o referido Tribunal surgiu como uma força decisiva da República, intervindo politicamente para modifi-car o Orçamento do Esta-do. A partir de então todos os que anseiam blo-quear as reformas estru-turais centram aí as suas esperanças. E, como a Constituição é marxista, as hipóteses de paralisar o País são excelentes. Assim a nossa lei básica, que não resolve nenhum problema, ainda pode estragar tudo.

Constituição

PEDRO CATARINO/CM

Page 7: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

Atualidade · www.Destak.pt · 075ª Feira · 10 de Janeiro de 2013

Chávez não vai tomar posse É oficial: Hugo Chávez não vai

hoje tomar posse, como estava marcado. Deve fazê-lo assim que estiverem reunidas as condições.

Meia centena de feridos em acidente de ferry Um acidente com um ferry, que embateu contra as docas em Manhattan, Nova Iorque, causou pelo menos 57 feridos. Segundo as autoridades, o acidente deveu-se ao excesso de velocidade.

0,1% foi o valor da queda do Pro-duto Interno Bruto da econo-mia da Zona Euro no terceiro trimestre de 2012.

4 crianças da mesma família morreram ontem numa aldeia junto à cidade síria de Homs, na sequência de um ataque.

NO

GLOBO

UNIÃO EUROPEIA

Os cidadãos europeus estão a perder 1,5 mil

milhões de euros todos os anos na sequência de esque-mas fraudulentos que recor-rem ao uso dos seus cartões de crédito e débito. Os dados foram avançados por um rela-tório divulgado pela Europol, que revela que a maioria dos casos tem lugar nos EUA.

ESTADOS UNIDOS

Barack Obama pensa retirar as tropas norte-

-americanas no Afeganistão em 2014, isto apesar de o Pen-tágono ter aconselhado que milhares de tropas perma-neçam naquele território além dessa data. Recorde-se que será em 2014 que se dará a transferência de segurança para as autoridades afegãs.

REINO UNIDO

Empresários britâni-cos pedem a Cameron

que evite a saída do seu país da União Europeia, que dizem não ser uma solução para resolver os problemas. Numa carta publicada no Financial Times, destacam os danos para a economia britânica.

NEPAL

Portuguesa vai conti-nuar detida no Nepal,

onde se encontra acusada de tráfico de droga, depois de recusado o pedido de liber-tação. Dulcineia Fernandes, portuguesa de origem ango-lana, está detida desde maio de 2010, quando foi apanhada no aeroporto de Katmandu com 317 gramas de heroína.

CAXEMIRA

A Índia denunciou o tratamento «desu-

mano» de que têm sido vítima soldados do seu país às mãos das forças armadas do Paquistão, que acusa de ter decapitado um dos dois solda-dos mortos em Caxemira. Segundo o ministro indiano dos Negócios Estrangeiros, a tensão pode aumentar.

SRI LANKA

A execução de uma empregada doméstica

teve ontem lugar, no Sri Lanka. Rizana Nafeek foi acusada da morte de um bebé de quatro meses que tinha ao seu cui-dado, morte que ocorreu em 2005. Naffek reclamou sempre a sua inocência.

Lula da Silva na mira da justiça A Procuradoria Geral da Repú-

blica brasileira pensa investigar o ex-presidente Lula da Silva por

envolvimento no mensalão.

EPA

de alguma forma excluída da le-gislação laboral – apenas 10%, ou seja, 5,3 milhões, estão ao abrigo das leis nacionais do tra-ba-lho. O que tem consequên-cias, como o maior número de horas de trabalho. De facto, pa-ra mais de metade de todos os trabalhadores domésticos não há limites ao número de horas semanais a laborar, com 45% privados de uma pausa sema-nal para descanso.

Depois, há ainda a questão dos salários, mais baixos, é cer-to, porque mais reduzidas são também as qualificações ne-cessárias para realizar este ti-po de tarefas, mas muito por culpa da falta de valorização profissional. Por isso, a OIT de-fende um olhar mais atento pa-ra este setor e a definição de sa-lários mínimos como forma de proteger da exploração.

Trabalham atrás de por-tas fechadas, em muitos

casos escudados das leis que os podiam proteger. No mundo, segundo um relatório da Orga-nização Internacional do Tra-balho (OIT), em 2010 conta-vam-se 52,6 milhões de traba-lhadores domésticos. Por cá, mais de 7% das mulheres em-pregadas (175,5 mil) faziam o mesmo, o que nos torna o ter-ceiro país, entre 26 desenvolvi-

dos, com maior percentagem de trabalhadores domésticos.

Uma força que tem vindo a crescer. Segundo os dados on-tem divulgados, recolhidos em 117 estados, assistiu-se, desde 1995, a um aumento de 19 milhões entre os que se dedi-cam às atividades domésticas. E embora se contem muitos homens – sobretudo jardi- neiros, motoristas ou mordo-mos –, a realidade confirma que se trata de uma área qua-se exclusivamente feminina: mais de 80% do setor é com-posto por mulheres.

Maioria excluída da lei O relatório chama a atenção pa-ra um aspeto que, segundo a OIT, urge alterar. O facto de a esmagadora maioria dos tra-balhadores domésticos estar Desde 1995 que o número de trabalhadores aumentou 19 milhões

TRABALHO DOMÉSTICO Por cá, 7% das mulheres empregadas trabalham no setor

Portugal é o 3.º entre países desenvolvidosHá 52,6 milhões de trabalhadores domésticos no mundo, e a esmagadora maioria são mulheres.

123RF

CARLA MARINA MENDES [email protected]

Ao todo, 35%, o mesmo é dizer, 15,6 milhões de todas

as trabalhadoras domésticas estão privadas de qualquer direito à licença de materni-dade ou a benefícios (39,5%) decorrentes do facto de serem mães. A estes dados juntam-se ainda outros: 42,6% (22,4 milhões) não têm acesso ao ordenado mínimo.

35% sem licença de maternidade

Salários são mais baixos, fruto da falta de qualificação e de reconhecimento

Organismo defende importância do «grande investimento» feito

INÁCIO ROSA/LUSA

300 jovens portugueses vão realizar estágios em 43 países

Trezentos jovens portu-gueses vão integrar cer-

ca de duzentas empresas, enti-dades e missões de 43 países no âmbito do programa de está-gios internacional INOV Con-tacto, promovido pela AICEP e pelo Turismo de Portugal. O projeto implica um investimen-to de 3,6 milhões de euros, sen-do que cada estágio custa 12 mil euros – 52% financiado por fun-dos comunitários e 48% pelas duas entidades promotoras.

«É um grande investimen-to do Estado português, mas não tenho dúvidas nenhumas

INOV CONTACTO

que é um investimento bem aplicado, porque estamos a aplicar no melhor que nós te-mos que são as nossas futuras gerações», sustentou o presi-dente da AICEP, Pedro Reis.

AICEP preocupada com exportações

O presidente da Agência para o Investimento e

Comércio Externo de Portugal (AICEP) está particularmente preocupado com a queda das exportações para a União Eu-ropeia, que requer vigilância e precaução em 2013. Segundo estatísticas do INE, houve uma diminuição de 3,2% nas expor-tações em novembro de 2012.

ECONOMIA

Há mais hotéis a fechar portas

Segundo um inquéri-to da Associação de

Hotelaria de Portugal, este inverno há mais 3% de hotéis que vão fechar por-tas devido à quebra na pro-cura. Outro fator que está a prejudicar é o valor mé-dio por quarto (€40,40), in-suficiente para a hotelaria ser rentável no País.

INVERNO

123RF

Page 8: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

5ª Feira · 10 de Janeiro de 201308 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Num jogo só para cumprir calendário, o Sporting venceu ao cair do pano. O golo de Wolfswinkel deu a vitória na estreia a Jesualdo Ferreira, algo que Domingos, Sá Pinto e Vercauteren não conseguiram. A derrota em Alvalade afasta o Paços de Ferreira das meias-finais da prova e coloca

o RIo Ave no caminho do FC Porto, que venceu pela margem mínima no Dragão o Setúbal, graças a um penálti de Moutinho. Já o o Benfica venceu a Académica na Luz, após nova reviravolta, e defronta nas ‘meias’ o Sp. Braga, que goleou o Beira-Mar. POR JOÃO TOMÉ E JOÃO MONIZ

Sem Jackson (poupado para o clássico com o

Benfica de domingo), mas com muita juventude a querer mostrar serviço, o FC Porto cumpriu e venceu sem gran-de brilho no Dragão – o empa-te chegava. Os portistas seguem assim para as meias-finais da Taça da Liga, onde recebem a 27 de fevereiro o Rio Ave, que venceu na Ma-deira e ultrapassou assim na última jornada o Paços de Fe-rreira graças ao goal average.

Perante 12 mil adeptos, Ví-tor Pereira deu oportunidades

TAÇA DA LIGA Com a vitória dos leões não se verificaram surpresas na última jornada da competição

Jesualdo vence e quebra enguiço

a Sebá (brasileiro empresta-do pelo Cruzeiro) no ataque, Fabiano na baliza e a Kelvin, Abdoulaye e Castro.

Os portistas começaram melhor, com Sebá a obrigar Kieszek (um dos melhores) a trabalhos esforçados. O Se-túbal respondeu por Bru-ninho, mas Fabiano desviou para canto. O jogo foi perden-do fulgor mas, já perto do in-tervalo, um penálti que deixou muitas dúvidas de Pedroso so-bre Sebá permitiu a Moutinho inaugurar o marcador.

Na 2ª parte, e com os reforços Izmailov e Caballero na bancada a verem o jogo, Kierszek venceu o duelo com Sebá, Varela e Castro e o re-sultado não se alterou.

ESTELA SILVA/LUSA

Kelvin teve a sua oportunidade, mas foi Sebá quem mais rematou

5 Golos Rabiola, do Desp. Aves, é o melhor mar-

cador da prova (4 deles são penáltis)

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Wolfswinkel deu o triunfo de cabeça depois de uma boa 2.ª parte

Marcelo Boeck Cédric Soares Xandão Boulahrouz Pranjic Fito Rinaudo Adrien Silva (Zézinho , 58’) Jeffrén (Labyad, 57’) Diego Capel Carrillo (Viola, 68’) Wolfswinkel Técnico: Jesualdo Ferreira

Cássio Tiago Valente Nuno Santos Ricardo Tony Vítor André Leão Luíz Carlos Caetano (Josué, 70’) Jaime Poulson (Cícero, 80’) Paolo Hurtado Técnico: Paulo Fonseca

Disciplina: Amarelos: Caetano (43’), Capel (50’), Cédric (65’), Zézinho (69’), Tony (71’), Rinaudo (81’) e Cássio (86’). Golos: Wolfswinkel (89’)

SPORTING 1 - 0 P. FERREIRA Estádio de Alvalade, Lisboa

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)

Com o FC Porto no hori-zonte, Jorge Jesus geriu

o plantel e só manteve um dos titulares do jogo com o Estoril. Com Aimar a jogar ligeiramen-te atrás de Lima e com Bruno César à frente do ‘trinco’ An-dré Gomes, o Benfica demorou a assimilar a nova estrutura tá-tica, mas com o tempo assumiu as rédeas da partida e começou a chegar-se à baliza coimbrã.

A excelente passe de Bruno César, Lima inaugurou o mar-cador, já depois de ele próprio e Nolito terem falhado boas oportunidades. Mais eficaz es-

Paulo Lopes Maxi Pereira Roderick Jardel Luisinho André Gomes B. César (Carlos Martins, 57’ ) Nolito (Salvio, 63’) Ola John Aimar (Kardec, 57’) Lima Técnico: Jorge Jesus

Peiser Rodrigo Galo João Real Flávio Ferreira Reiner Ferreira Makelele Keita M. Paulo (Wilson Eduardo, 25’) Salim Cissé (Marinho, 63’) Cleyton (João Dias, 73’) Saleiro Técnico: Pedro Emanuel

Disciplina: Amarelos: Reiner Ferreira (53’ e 69’), Makelele (70’), Carlos Martins (90’) e Keita (90’) Golos: Lima (40’ e 66’), Makelele (45+1’), Saleiro (50’), Kardec (62’)

BENFICA 3 - 2 ACADÉMICAEstádio da Luz, Lisboa

Árbitro: Manuel Mota (Braga)

teve a Académica, que mar-cou antes do intervalo no pri-meiro remate à baliza (Ma-kelele aproveitou um mau atraso de Bruno César). E no segundo (já na 2ª parte) colocou-se em vantagem.

Provisoriamente elimi-nado da Taça da Liga, Jesus colocou em campo Carlos Martins (regresso após lesão) e Kardec e depois Sal-vio. A entrada do brasileiro, em particular, foi preponde-rante. Com dois avançados na área, o Benfica materia-lizou o seu ascendente, com Kardec a marcar o 2-2 e a assistir Lima para o 3-2, con-cretizando assim a sétima reriravolta no marcador dos encarnados esta época.

3.ª JORNADA GRUPO A FC PORTO 1-0 V. SETÚBAL NACIONAL 1-0 ESTORIL JOGOS PONTOS

FC PORTO 3 7 V. SETÚBAL 3 4 NACIONAL 3 3 ESTORIL 3 2

GRUPO B SP. BRAGA 3-0 BEIRA-MAR V. GUIMARÃES 2-0 NAVAL JOGOS PONTOS

SP. BRAGA 3 7 V. GUIMARÃES 3 5 BEIRA-MAR 3 2 NAVAL 3 1

GRUPO C SPORTING 1-0 P. FERREIRA MARÍTIMO 0-1 RIO AVE JOGOS PONTOS

RIO AVE 3 6 P. FERREIRA 3 6 SPORTING 3 4 MARÍTIMO 3 1

GRUPO D BENFICA 3-2 ACADÉMICA OLHANENSE 0-0 MOREIRENSE JOGOS PONTOS

BENFICA 3 7 MOREIRENSE 3 3 ACADÉMICA 3 2 OLHANENSE 3 2

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Entrada de Kardec foi marcante: marcou e assistiu Lima (bisou)

Jesualdo Ferreira pediu vitórias. A equipa demo-

rou mas, já ao cair do pano, correspondeu e permitiu ao treinador entrar a ganhar. Os leões conseguiram a 5ª vitória da época em 25 jogos – o últi-mo triunfo foi na Liga Europa a 7 de dezembro – e “vinga-ram-se” da derrota sofrida quatro dias antes, com o mes-mo Paços. A equipa nortenha foi eliminada da prova, já que o Rio Ave venceu o Marítimo.

Jesualdo consegue algo que os seus antecessores recentes não conseguiram. Domingos

Fabiano Danilo Maicon (Alex Sandro, 45+2’) Abdoulaye Mangala Fernando (Lucho, 45’+2) André Castro João Moutinho Kelvin Defour (Varela, 60’) Sebá Técnico: Vítor Pereira

Kieszek Jorge Luiz Amoreirinha Pedroso (Cristiano, 52’) Pedro Queirós Bruno Turco Bruno Gallo (Meyong, 52’) Bruno Amaro Pedro Santos Bruninho Jorginho (Paulo Tavares, 73’) Técnico: José Mota

Disciplina: Amarelos: Kelvin (31’), Mangala (37’), Cristiano (63’), Pedro Santos (83’), Pedro Queirós (85’) e Paulo Tavares (90+3’) Golos: João Moutinho (44’, g.p.)

FC PORTO 1 - 0 V. SETÚBALEstádio do Dragão, Porto

Árbitro: João Capela, Lisboa

estreou-se com um empa-te com a Olhanense, Sá Pin-to com um empate frente ao Legia e Vercauteren com uma derrota em Setúbal.

Jesualdo ‘deu’ a baliza a Boeck e utilizou o seu já fa-moso 4x3x3, com Adrien, o capitão Rinaudo e Jeffrén no meio, e Wolfswinkel, Ca-pel e Carrillo à frente. O Paços foi a 1ª equipa a criar perigo, por Caetano. Jef-frén respondeu, ao atirar ao poste. Os leões melhora-ram na 2ª parte, Pranjic, Labyad e o jovem Zézinho podiam ter marcado, mas foi Wolfswinkel a dar a vi-tória, de cabeça, após um cruzamento de Capel. Uma vitória justa pela 2ª parte.

«Ganhámos com mérito, gerimos a equipa e assim estamos na próxima fase» VÍTOR PEREIRA TREINADOR DO FC PORTO

MEIAS-FINAIS 27 DE FEVEREIRO

«O valor individual dos jogadores fez a diferença nos momentos certos» JORGE JESUS TREINADOR DO BENFICA

«À medida que formos ganhando jogos, a equipa vai ser mais equipa» JESUALDO FERREIRA TREINADOR DO SPORTING

SP. BRAGA BENFICA

FC PORTO RIO AVE

FINAL 14 DE ABRIL

Page 9: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

Desporto · www.Destak.pt · 095ª Feira · 10 de Janeiro de 2013

A saída de Godinho Lo-pes da presidência do

Sporting parece ter cada vez mais “pernas para andar”, de-pois de o vice-presidente da Assembleia-Geral do clube ter garantido que a reunião ex-traordinária deverá mesmo realizar-se em fevereiro.

Candidato derrotado nas últimas eleições (chegou a ser anunciado como vencedor), Bruno de Carvalho assumiu disponibilidade para pagar a verba necessária para a reali-zação da assembleia-geral para uma eventual destituição de Godinho Lopes. «Decidi dar

PUB

SPORTING Bruno de Carvalho está disponível para pagar assembleia geral

Bruno paga assembleiaSousa Cintra está contra destituição de Godinho Lopes. Médio Elias deverá sair para o Flamengo.

JOÃO TOMÉ [email protected]

DR

a cara dizendo um basta. Se até à próxima quinta-feira a mesa não fizer a marcação da assembleia geral extraordiná-ria por ela própria, e se a questão for a verba, colocarei a verba necessária para que se realize», disse.

Entretanto, o ex-presiden-te Sousa Cintra disse ontem estar contra a destituição de Godinho Lopes e confia que Je-sualdo vai tirar o clube da cri-se. No Brasil surgem notícias de que Elias vai ser empresta-do por um ano ao Flamengo.

Ex-candidato quer que Godinho Lopes seja destituído em assembleia

Pirlo elogia Lampard «Serão loucos se deixarem Lampard sair do Chelsea»,

disse o médio da Juve que diz que ele «é um dos melhores».

RALI DAKAR

Hélder Rodrigues ficou em 5.º lugar na 5.ª etapa num dia em que a caravana entrou em solo chileno. O português, motard principal da Honda, é agora 9.º, a 25 minutos do líder. Já Ruben Faria ficou em 5.º e sobe para o 4.º lugar da geral. Nos carros, Carlos Sousa foi 10.º na etapa e mantém o 11.º lugar. Stephane Peter-hansel é o líder da geral.

FÓRMULA 1

GP da Europa é apagado do mapa por Ecclestone. O responsável anunciou que este ano o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 terá 19 Grandes Prémios e não 20, como estava inicialmente previsto. Em declarações ao jornal austríaco Krone Zei-tung, Bernie Ecclestone disse que o 21 de julho referente ao GP da Europa ficará livre.

10 SEGUNDOS

MERCADO

Nolito quer sair do Benfica por empréstimo já em janeiro, disse ontem o seu empresário. O objetivo é jogar mais do que aquilo que tem feito nas águias, disse Oscar Font à agência espanhola EFE, revelando que há vários clubes espanhóis interessados.

MERCADO

Beckham com 12 propos-tas de trabalho para conti-nuar a jogar futebol. Aos 37 anos, são vários os clubes que o pretendem, da Amé-rica do Norte e Sul à Europa, passando por África do Sul, Rússia, China e Médio Oriente.

INGLATERRA

Alex Ferguson elogia nível «completo» de Ronaldo e diz que está mais «maduro» desde que trocou a Liga inglesa pela espanhola.

José Mourinho foi eleito pela 4ª vez o

melhor treinador do ano pela Federação Internacio-nal de História e Estatísti-ca do Futebol (IFFHS). O português aumenta o seu recorde no organismo e re-pete em 2012 os sucessos de 2004, 2005 e 2010, isto dois dias depois de ter perdido para Del Bosque o mesmo prémio, mas da FIFA. No pódio (só de técnicos de clubes) fica Di Matteo (Chelsea) e Si-meone (Atl. Madrid). En-tretanto, Mourinho viu on-tem o Real Madrid apurar--se para os quartos de final da Taça do Rei, depois de vencer o Celta de Vigo em casa por 4-0 (primeira-mão tinha perdido por 2-1). Cris-tiano Ronaldo fez um hat- -trick e Khedira fechou o re-sultado, quando Sergio Ra-mos já tinha sido expulso.

IFFHS

Mourinho eleito o melhor mundial pela quarta vez

Page 10: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

5ª Feira · 10 de Janeiro de 2013www.Destak.pt · 10

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

Faithful e Alfayate. No dia seguinte, é a vez de o Plano B acolher os grupos FFORDD, Tiger Picnic, First Breath Af-ter Coma, Rosemary Baby e The Ballard Pond.

A final está marcada para o Ritz Clube, no dia 2 de feve-

Um ano depois de atin-gir a maioridade, o Fes-

tival Termómetro regressa para a 19ª edição, que volta a dividir-se por Lisboa e pelo Porto. Sempre com o cunho criativo do organizador Fer-nando Alvim, o evento vai re-ceber as 20 bandas que já fo-ram selecionadas. De entre os escolhidos, contamos com 15 participantes nacionais e 5 internacionais (3 formações de Espanha e 2 de França).

As eliminatórias da edição de 2013 começam já este fim de semana na capital. Amanhã, sobem ao Primeiro Andar, em Lisboa, as bandas Max Suba, Birkii, Tio Rex, Terceiro Direi-to e Flume. Para sábado estão marcadas eliminatórias na Casa Independente, com Ciclo Preparatório, Elektra Zagreb, Berlinist, Equateur e Quelle Dead Gazelle.

O Norte vai receber os con-certos no próximo fim de se-mana. No dia 18, esperam-se no Armazém do Chá as ban-das Fuckin’ Bollocks, Olavo Lupia, O Abominável, Lazy

FESTIVAL Foram selecionadas 20 bandas para as eliminatórias desta edição

Música com alta temperatura O esperado Festival Termómetro volta a medir a temperatura da música em Lisboa e no Porto.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

reiro, e o vencedor será cabeça de cartaz do dia 0 do Festival Paredes de Coura.

As eliminatórias começam todas às 23h e têm um preço de entrada de 3 euros, com ex-ceção do dia de amanhã, que será livre.

O Termómetro é um festival criado por Fernando Alvim em 1994

Por Medo (em dueto com Tim dos Xutos &

Pontapés) é o primeiro single do novo álbum de Sir Scratch, e vai ser sem dúvida um dos temas ouvidos amanhã, no Musicbox, em Lisboa. O mú-sico que continua a marcar o panorama do hip hop portu-guês prepara-se para subir ao palco, com o objetivo de apre-sentar o novo trabalho Em Nosso Nome. Para 25 de janei-ro, está marcada a atuação no Hard Club, no Porto. Ambos os concertos contam com al-gumas surpresas.

CONCERTO

Sir Scratch no Musicbox Noite de boa música e DJ

Amanhã, a discoteca Lux, em Lisboa, vai

ser palco de mais uma noi-te de boa música. A alinhar vão estar James Holden & Ivan Smagghe, Switchst (D)Ance, Leonaldo de Al-meida e Dexter. Fica a pro-messa de uma noite per-feita para os amantes de eletrónica, que junta Ja-mes Holden – considerado “menino prodígio” aos 19 anos – e Ivan Smagghe “Le Terrible”.

LUX

Um concerto lírico ao vivo

Esta noite, às 21h, o São Jorge recebe um

concerto lírico, promovido pela Assembleia Portugue-sa da Ordem Soberana Mi-litar de Malta. O espetácu-lo conta com a Orquestra Sinfónica da GNR, as so-pranos Conceição Seabra Galante e Joana Siqueira, o tenor Bruno de Menezes Ribeiro e o barítono Nuno Vilallonga, que vão inter-pretar árias de varias ópe-ras. Preço desde 5 euros

CINEMA SÃO JORGE

Secret Lie em Sintra

Formados em 2011, os Secret Lie prepa-

ram-se para um concerto amanhã, às 22h, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Este projeto de Pe-dro Teixeira Silva (Corvos), em que é compositor e vio-linista conta ainda com Nu-no Correia, Tiago Ramos, Adelino Duarte, Cláudio Nunes (Corvos) e Sara Ma-deira, uma jovem cantora de 17 anos com um talento natural fora do comum.

C.C. OLGA CADAVAL

O artista vai apresentar ao vivo o álbum ‘Em Nosso Nome’

DR

Ao todo são 365 dias para aproveitar! Desde as neuras aos dias de sorriso fácil, desde a maior trovoada até ao dia mais quente de sol. Um ano dá para tudo e… eu que o diga! Um ano bastou- -me para conhecer o homem por quem me apaixonei, com quem passei a viver e com quem tive 2 filhos que nasce-ram nesse mesmo ano! Foi um ano em cheio porque os gémeos nasceram 3 meses antes do previsto e em pleno dia de Natal. E porque é que te estou a contar tudo isto?

«UM ANO DÁ PARA TUDO E… EU QUE O DIGA!»

Um ano novinho em folha para viver!

Porque quando esse ano começou eu estava, tal como estou hoje, a pensar que nada de muito extraordinário me iria acontecer… imagina! Um dos caminhos é fazeres o que eu já faço: sorri quando disseres “Bom dia”, acres-centa o nome da pessoa a quem te estás a dirigir e… olha para todas as dificulda-des como se fossem um desafio que tens de ultrapas-sar! Se fizeres isto, o mais certo é que este venha a ser… o Melhor Ano da Tua Vida!!

VOZES DA RÁDIO

Um acidente aéreo, um piloto extraordi-

nário, um salvamento e… uma grande polé-mica à volta do piloto que se calhar, não é tão herói quanto isso! Denzel Washington já está nomeado para o Globo de Ouro pelo grande papel que desempenha neste filme de Robert Zemekis, junto a John Goodman, Don Cheadle e Melissa Leo. Uma his-tória que vai prender- -te do princípio ao fim, mesmo sem cinto de segurança!

‘Flight – Decisão de Risco’ – estreia hoje

ANA COLAÇO sáb. 13h-18h; dom. 14h-18h

e 80s RFM [email protected]

RODRIGO LEÃO

Novo single já tem videoclipe Rodrigo Leão já revelou o video-clipe do novo single Incomplete, incluído no recente álbum Songs (2004-2012), dispo-nível em formato físico e digital. Depois do primeiro single The Long Run (com Joan as Police Woman), este tema conta com a participação de Scott Matthew.

COLETÂNEA

Bodyspace com 1.º vídeo Em novembro, a Optimus Discos editou a coletânea 10 Anos de Body-space. Agora chega--nos o 1.º video-clipe, para o tema que The Astroboy e Old Jerusalem desenharam em conjunto, You Can Find a Will in me to Stay.

Page 11: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

PUB

Page 12: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

5ª Feira · 10 de Janeiro de 2013www.Destak.pt · 12

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

MOSTRA

Hong Kong por Lisboa O Cinema City Alva-lade, em Lisboa, recebe oito filmes da região chinesa até dia 13. As sessões começam às 21h45 e custam €4. Sugerimos o policial típico do cinema de Hong Kong Overheard 2 e ainda The Great Magician.

NOMEAÇÕES

‘Twilight’ lidera Razzies A saga Twilight continua a ser desprezada pelos votantes dos pré-mios Razzies. Ama-nhecer Parte 2 lidera as nomea- ções dos prémios que distinguem os piores do ano com 11 indicações, de Pior Filme a Ator, Atriz e Elenco.

Sob o lema de que todos temos o direito de ser fe-

lizes, chega-nos um filme pron-to para nos ensinar a ultrapas-sar uma crise pessoal. O reali-zador David O. Russell usa em Guia para um Final Feliz a sua experiência em filmes tão dife-rentes, mas com uma certa do-se existencial, como The Figh-ter - Último Round (2010), Os

Psico-Detetives (2004) ou Três Reis (1999).

O resultado é esta história inspirada no romance homóni-mo de Matthew Quick que po-de não falar da crise económi-ca, mas aborda a ansiedade hu-mana e crise pessoal que afeta tantos hoje em dia. Tudo isto, a juntar a um elenco notável, deu ao filme quatro nomeações nos Globos de Ouro decididos na ga-la de domingo – além das atuações surpreendentes de Bradley Cooper e Jennifer Law-rence, o filme e guião estão no-meados.

Ninguém é perfeito A vida nem sempre corre como a planeamos. E para Pat (Coo-per) não podia ter corrido pior:

ESTREIA DA SEMANA Filme de David O. Russell junta Bradley Cooper a De Niro

‘Guia Para um Final Feliz’ traz amor e redenção

Quatro nomeações nos Globos de Ouro para este romance peculiar entre Cooper e Jennifer Lawrence.

JOÃO TOMÉ [email protected]

DR

De duas pessoas atormentadas, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence passam a ser um casal apaixonado

perdeu a casa, o trabalho e a mulher. A viver agora com a mãe e o pai (Robert De Niro e Jacki Weaver) depois de oito meses numa instituição psiquiá-trica, Pat tenta vencer a de-pressão, reconstruir a sua vida e reaproximar-se da ex-mulher. Mas só começa a ter sucesso quando conhece Tiffany (Law-rence), uma rapariga misterio-sa com problemas tal como ele. A desequilibrada e imperfeita Tiffany mostra ser perfeita pa-ra Pat, para que ambos voltem a ter gosto pela vida. – – GUIA PARA UM FINAL FELIZ

De David O. Russell Com Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro; EUA, 2012; 122 minutos. Comédia/Romance

Esta é a história de Manolete, um toureiro espanhol dos anos 40

DR

Da paixão pelos touros ao amor por Penélope

A incrível história de Manuel Rodríguez,

um dos maiores toureiros espanhóis da década de 40 que ficou conhecido como Manolete, chega agora ao cinema. Menno Meyjes (conhecido como guionista de A Cor Púrpura e India-na Jones e a Grande Cru-zada) escreve e realiza es-ta história de amor. O nor-

DRAMA/THRILLER

te-americano Adrien Brody faz do espanhol toureiro. Ma-nolete decorre entre as gran-des praças de touros de todo o país, a estrada e os hotéis. Este homem tímido, de rosto trágico, parco em palavras apaixona-se por Lupe Sino (Penélope Cruz), uma mulher bela, descarada, orgulhosa e, ao mesmo tempo, doce. As prioridades dele irão mudar.

DR

A paixão proibida de BloomEm Perto de Mim, de Lance Daly, Orlando

Bloom é Martin Blake, um jovem médico cheio de an-siedades e inseguranças que ambiciona provar o seu valor. Até ao dia em que conhece Diane, uma pacien-te de 18 anos com proble-mas renais, com quem cria uma relação especial. Com medo que a recuperação da rapariga signifique o afas-tamento entre os dois, de-cide prolongar o interna-

DRAMA/THRILLER

mento de todas as maneiras possíveis. Só que tudo irá sair do seu controlo e é então que, encurralado e sem opções, o médico acaba por encobrir crimes com outros crimes.

‘Lincoln’ lidera nos BAFTAO filme de Steven Spielberg, Lincoln,

continua a destacar-se nos favoritos para os Óscares. Ontem foram anunciados os nomeados dos prémios britânicos de cinema, os BAFTA, e o filme sobre o 16º presi-dente dos Esta-dos Unidos está nomeado em dez categorias. Os Miseráveis e A Vida de Pi têm nove indicações cada, enquanto Ar-go e Anna Karenina

NOMEAÇÕES

têm seis. Lincoln chega às sa-las portuguesas a 31 de janei-ro e é também o mais nomea-do nos Globos de Ouro, cuja gala se realiza já no próximo domingo, em Hollywood.

Já as nomeações para os Óscares são anuncia-das esta manhã, com a presença iné-dita do apresenta-dor, que este ano será Seth MacFarla-ne – o criador e pro-tagonista de Family

Guy ou do filme Ted. A ele, junta-se no anún-

cio Emma Stone.

DRAMA

Denzel com ‘Decisão de Risco’Robert Zemeckis é sinó-nimo de imaginação, his-

tórias cheias de valores e que costumam apaixonar milhões. O autor de Regresso ao Futu-ro, Forrest Gump, O Náufra-go e Polar Express está de vol-ta com este drama, Decisão de Risco. Denzel Washington é Whip Whitaker, um experien-te piloto que, quando o avião onde segue perde a direção, consegue evitar o pior, pou-pando duas centenas de pas-sageiros ao que parecia uma morte certa. Após o acidente, Whip é internado num hospi-

tal e recebido como um herói pelas suas capacidades ex-traordinárias para evitar uma catástrofe.

Só que depois de análises de rotina, descobre-se que no momento do acidente ele tinha, além de álcool, níveis elevados de cocaína. Com uma nação chocada e indignada, Whip e o seu passado são ana-lisados à lupa por jornalistas ansiosos por um escândalo. Deprimido, entrega-se ao ál-cool e às drogas e vai ter de en-frentar os seus problemas pa-ra conseguir reerguer-se.

Denzel Washington é um herói que é posto em causa

DR

Page 13: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

www.Destak.pt · 135ª Feira · 10 de Janeiro de 2013

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

12 E 26 JANEIRO

Pequenos Arqueólogos Que tesouros estão debaixo dos nossos pés? Jovens dos 8 aos 12 anos podem descobrir tudo, no atelier Entre Colhe-rins & artefactos: À Descoberta da Arqueologia, no Museu Arqueoló-gico do Carmo, das 14h30 às 17h. Tel. 21 347 86 29

A PARTIR DE 12

Nova estreia de Babar O Teatrinho do Conservatório Nacional recebe Babar, o Pequeno Elefante, aos sába-dos, às 16h e aos domingos, às 11h. Trata-se de uma adaptação de L’His-toire de Babar, musicada pelo compositor francês Francis Poulenc.

‘M-Show’ no D. Maria II

Onde termina então a realidade e começa

a ficção? Seremos capazes de discernir a fronteira que nos separa do imaginário mediático ou já fazemos também parte deste uni-verso ficcional? Estas inter-rogações vão ter resposta no espetáculo M-Show, que sobe a partir de hoje ao D. Maria II. M-Show é um talk-show apresentado pelo protagonista da peça. Preço de 6 a 13,50 euros

ESTREIA

365 dias no Maria Matos

Quando a sua filha nasceu, a atriz Ra-

quel Castro começou a fazer um diário em vídeo de 365 dias, para poder mos-trar-lhe mais tarde o seu primeiro ano de vida. O re-sultado desse projeto pri-vado e documental vai ser apresentado no Teatro Ma-ria Matos, na peça Os Dias são Connosco. Um retrato de uma pessoa e do mundo que a rodeia, em cena a partir de hoje e até dia 16.

ESPETÁCULO

lhor forma o futuro. «Co-mecemos o espetáculo com um grito. Terminá-lo-emos quando o conseguirmos transformar em canção.» Esta é uma co-produção do São Luiz com Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, O Espaço do Tem-po e AnaPereira.Pedro Gil. – – TOME NOTA Local Sala Principal do São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa Horário de 10 a 12 de janeiro, às 21h e no dia 13 de janeiro, às 17h30 Preço 15 euros

Estado de Excepção é o nome do espetáculo de

Rui Horta, que vai estar a par-tir de hoje, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa. O cria-dor assina também a direção artística, o espaço cénico e o desenho de luz desta pro-dução. No fundo serve-se de formas de arte como o teatro, a dança, a instalação e músi-ca para criar, o que vamos po-der ver até domingo.

«Estado de Excepção é o fracasso olhado como sucesso, é a poética do fracasso que su-

‘ESTADO DE EXCEPÇÃO’ Nova produção estreia no São Luiz já esta noite

Espetáculo junta em palco o teatro, a dança e a música

FILIPA ESTRELA [email protected]

Em cena vão estar os atores Anton Skrzypiciel, Miguel Borges, Pedro Gil e Teresa Alves da Silva

MARIANA SILVA

PUB

TOME

NOTALITERATURA

Realiza-se hoje, às 18h30, mais um ‘Ler no Chiado’. A livraria Bertrand recebe David Dinis, um dos autores de Resga-

tados e Clara Ferreira Alves, autora de Estado de Guerra. Anabela Mota Ribeiro é a mode-radora deste debate sobre o estado do País e da política.

ESPETÁCULO

O CCB recebe amanhã e sábado, mais uma Boxnova, com Someone Else Ago, de Bruno Duarte. O espetáculo

toma como inspiração princi-pal a obra cinematográfica de Xavier Dolan, em especial os filmes J’ai Tué Ma Mére e Les Amours Imaginaires.

Exposição interativa

Fantasias Mecânicas, de Diego Gilardi é o

nome da exposição intera-tiva que pode ser vista a partir de hoje e até dia 20, no Museu da Marioneta. Este especialista em bone-cos para teatro, cinema e televisão apresenta cerca de 20 construções mecâni-cas de dragões, dinossau-ros, mosquitos, robôs ou até mãos e olhos. Quem vi-sitar a mostra, pode mes-mo manipular as obras.

MUSEU DA MARIONETA

blima a crise e se entrega à re-belião e à luta», assume.

Em palco, os atores Anton Skrzypiciel, Miguel Borges, Pedro Gil e Teresa Alves da Silva entrelaçam toda essa his-tória com instalações, com as imagens de vídeo de Francis-co Venâncio e com a música original com direito a interpre-tação ao vivo de David Santos (Noiserv).

Este espectáulo tem assu-midamente uma natureza muito transdisciplinar, e não é mais do que uma tentativa de compreender o mundo, de tentar processar o passado para poder repensar da me-

Page 14: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

5ª Feira · 10 de Janeiro de 201314 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

SYFY

‘Guerra dos Tronos 3’ estreia a 8 de abril A 8 de abril as espadas vol-tarão a ser desembainhadas em busca do poder do Trono de Ferro em exclusivo no Syfy. A tão esperada estreia da 3.ª temporada da série A Guerra dos Tronos chegará aos ecrãs portugueses com novos per-sonagens, ódios renovados e um rol de intrigas e aventuras por desvendar. A guerra entre gelo e fogo está mais acesa que nunca e vai dar um novo sentido aos serões de segunda-feira, uma semana após a estreia mundial. Esta produção épica baseia-se na saga de 10 títulos do escritor George RR Martin.

COLEÇÃO ALL STAR

Cláudio Ramos vende ténis no Facebook

«Tenho uma coleção imensa de All Star da Converse. Andei em arrumações e cheguei à conclusão que já não vou usar uma data deles. Que os vou vender! Estão, muitos, como novos, que sou poupado em tudo e alguns usei uma vez na vida. Aposto que isto me vai correr bem... É que, como já

não os vou usar, estão ali a ocupar um espaço que me faz falta. Não sou o 1.º a aderir à moda da venda direta», explicou no Face-book Cláudio Ramos.

MEO

Joaquim de Almeida dá voz à nova CM TV

O ator Joaquim de Almeida será a voz oficial do novo canal do jornal Correio da Manhã, o CM TV, cuja estreia deverá acontecer em março, em exclusivo no Meo. O canal exibirá 24 horas por dia, sob direção de Fran-cisco Penim. Joaquim de Almeida está em Portugal para as gravações dos seg-mentos de locução, mas regressa aos EUA no dia 14, a tempo da ‘pilot season’, quando são gravados os episódios-piloto das séries.

SÉRIE

Michael J. Fox faz de doente com Parkinson

Michael J. Fox regressará à TV, numa série na qual será um jornalista doente com Parkinson, maleita da qual o próprio ator padece. Este é o seu primeiro papel prota-gonista em 12 anos. A série, ainda sem título, estreia na segunda metade do ano.

NAS

ESTRELASBruni regressa à música

Ex-primeira-dama francesa regressa aos discos já na

primavera. O 4.º álbum inti-tula-se Little French Songs.

«Estou-me a sentir velho»

PRÍNCIPE CARLOS

(Sobre gravidez da nora Kate Middleton)

É que em estúdio, neste formato que se espera diver-tido, o jovem apresentador contará com um naipe de oi-to concorrentes, todos gente bastante conhecida na nossa praça, conforme o Destak es-tá em condições de anunciar. Custódia Gallego, Joaquim Horta, Inês Castel-Branco, Rui Unas, César Mourão, João Ricardo, Filomena Cau-tela e Luciana Abreu são os nomes já confirmados no pro-grama com estreia no próxi-mo domingo, quando forem 21h30. «O formato é bastante dinâmico e com situações muito caricatas. O programa

Em Vale Tudo, a grande aposta da SIC para en-

frentar o “tsunami” que pro-mete ser a 3ª temporada do concurso de imitações A Tua Cara Não Me é Estranha (TVI), João Manzarra só esta-rá sozinho na apresentação.

SIC Já são conhecidos os 8 concorrentes do novo concurso de João Manzarra

Mais vale só?

‘Vale Tudo’ é a aposta de Carnaxide para os serões de domingo. Formato promete ser «dinâmico e caricato».

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

tem tudo para ser um su-cesso! Estou bastante motiva-da com este regresso», con-tou já à revista TV7Dias a ou-trora Floribella.

«Se encontrar mais diver-tido noutro canal, devolvemos o seu dinheiro», avisa o teaser do programa. O mesmo pen-sará Manzarra que, sem me-dos, já manifestou a sua cer-teza de vencer Goucha e Cris-tina neste duelo domingueiro a solo. «Acho que resultará melhor assim. Sozinho tem- -se mais liberdade. Quando corre mal, a culpa é a 100%, mas os louros também.» As audiências logo decidirão.

1. Luciana Abreu está animada com este regresso à televisão 2. Rui Unas promete ser um dos concorrentes mais divertidos 3. A atriz Custódia Gallego aceitou o convite 4. A apresentadora Filomena Cautela também entra 5. Ator João Ricardo alinha no painel de concorrentes 6. A atriz Inês Castel-Branco também se reencontra com os telespetadores 7. O comediante César Mourão deverá fazer das suas 8. O ator Joaquim Horta é o nome mais discreto.

SIMPSON E HUDSON

As cantoras Jessica Simpson e Jennifer Hudson protagonizam neste arranque de ano um inspirador anúncio de TV em nome da Weight Watchers, graças a cujos programas de emagrecimento exibem agora silhuetas invejáveis. «Fui obesa a vida inteira», diz Jessica. «De forma natural tornei-me mais saudável», diz Jennifer.

NEGÓCIOS

CLÁUDIA VIEIRA

Cláudia Vieira é a embaixadora da «Make- -a-Wish», organização responsável pela concretização de milhares de desejos em todo o mundo. «Estou muito entusiasmada e pronta para pôr “mãos à obra”», garante a atriz da SIC que assim junta o seu nome ao de celebridades internacionais como Bieber, Beyoncé ou Miley Cyrus.

CRISTIANO RONALDO

A Nike celebra a espetacular temporada do craque com a bota CR Mercurial IX personalizada. Os recordes conseguidos refletem-se nos elementos gráficos da bota. A parte lateral apresenta 7 números com a inscrição “CR7” ao centro. Os números correspondem ao recorde de golos do avançado e aos êxitos conseguidos na temporada 2011-2012.

DR

DR

DR

1 2 3 4

5 6 7 8

DR

SIC

Page 15: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

Fama & TV · www.Destak.pt · 155ª Feira · 10 de Janeiro de 2013

A novidade foi comunicada pela própria apresentadora e confirmada 15 minutos depois pelo atleta

Afastado do pequeno ecrã há largos meses,

Nuno Homem de Sá prepa-ra-se para se reencontrar com os espetadores nacio-nais naquele que será mais um vilão no seu currículo televisivo. O ator é uma das estrelas de Destinos Cru-zados, a nova novela do premiado autor António Barreira para a TVI. Na trama, cuja estreia foi adia-da do dia 14 para o final do mês ou início de fevereiro, Nuno Homem de Sá será Humberto, personagem casada com Sílvia, uma das duas gémeas interpretadas pela atriz veterana Alexan-dra Lencastre.

‘DESTINOS CRUZADOS’

âmbito do qual já perdeu/ab-dicou do recorde das 7 vitó-rias no Tour de France, sur-ge confirmada a entrevista ex-clusiva cedida pelo atleta de 41 anos à comunicadora Oprah Winfrey.

A conversa de 90 minutos será exibida no canal OWN – iniciais de Oprah Winfrey Net-work – no dia 17 de janeiro. A novidade foi ontem anuncia-

Oprah Winfrey pode es-tar prestes a conquistar

mais um exclusivo. É que no momento em que a imprensa internacional especula que o ciclista Lance Armstrong es-tá a considerar assumir publi-camente anos e anos de do-ping, no célebre escândalo no

EUA Ciclista célebre cede entrevista exclusiva a Oprah Winfrey a 17 de janeiro

O que dizem os teus olhos, Lance?Comunicadora anuncia no Twitter conversa de 90 minutos, na semana em que se especula que o atleta poderá assumir caso de doping.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR

PUB

da pela própria atriz do fil-me A Cor Púrpura na sua conta na rede social Twit-ter. A confirmação, se ain-da fosse necessário, surgiu 15 minutos depois, quando Armstrong “retwittou” a missiva. Trata-se da pri-meira entrevista de Lance desde que o caso instaura-do pela Agência Antido-ping norte-americana veio a público, um processo com mais de mil páginas. «Lan-ce terá que falar por ele mesmo», diz misteriosa-mente o seu advogado.

Mariah Carey perde 30 kgs desde gravidez Levou cerca de 2 anos, mas conseguiu. Em fotos agora publicadas no Twitter, a cantora Mariah Carey (42 anos) mostra que já emagreceu 30 kgs desde a gravidez dos seus filhos gémeos.

CLICKDR Homem de Sá

é vilão em nova novela da TVI

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 71

Amor: Procure não ser demasiado autoritário. Saúde: Aproveite as suas energias. Saiba canalizá-las da melhor maneira. Dinheiro: Ponha de parte uma peque-na quantia do seu ordenado.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 72

Amor: Vá devagar e não se entregue ao amor de uma forma tão intensa. Saúde: Cuide melhor da sua saúde. Dinheiro: Perante colegas ambiciosos não deixe transparecer as suas fragili-dades.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 73

Amor: Os seus amigos gostam de si pelo que você é. Não tente agradar a toda a gente. Saúde: Coma mais fruta e verduras. Dinheiro: Dia de grande satisfação profissional.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 74

Amor: Não seja tão exigente com os seus amigos, pois corre o risco de eles o acharem demasiado intolerante. Saúde: Sentir-se-á muito febril. Dinheiro: Evite dar um passo maior do que a perna.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 75

Amor: Poderão surgir mudanças bas-tante positivas no seio da sua família. Saúde: Seja mais consciente das limi-tações do seu organismo. Dinheiro: Confie na sua intuição em relação ao investimento num projeto.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 76

Amor: Os nativos que mantêm um relacionamento sério podem receber um convite de casamento. Saúde: Evite o consumo de álcool. Dinheiro: Organize o dia de modo a que consiga cumprir os compromissos.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 77

Amor: Demonstre o seu carinho aos familiares mais chegados. Saúde: Pratique um desporto coletivo que lhe permita aliviar o stress. Dinheiro: Delimite aquilo que tem para fazer e defina as suas prioridades.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 78

Amor: Dia de grande alegria. Saúde: Sentir-se-á muito bem-humo-rado e cheio de energia para enfrentar todos os problemas. Dinheiro: Poderá sentir que no em-prego não lhe dão o valor que merece.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 79

Amor: A falta de diálogo pode ser pre-judicial para o bom ambiente familiar. Saúde: Deixe as preocupações do tra-balho à porta. Aproveite para relaxar. Dinheiro: Poderá conseguir melhorar um pouco a sua situação financeira.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 80

Amor: A resolução de uma crise conju-gal poderá fazer com que a sua relação saia reforçada. Saúde: Dia marcado pela alegria. Dinheiro: Concentre-se nos planos que traçou para o dia de hoje.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 81

Amor: A felicidade na sua casa depen-de da educação que der aos seus filhos. Atenção à formação que lhes dá. Saúde: Controle as suas mudanças súbitas de humor. Dinheiro: Dia marcado pela vitalidade.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 82

Amor: Conseguirá fazer algumas alte-rações importantes para melhorar o bem-estar de toda a família. Saúde: Procure não ultrapassar os limites do seu organismo. Dinheiro: Terá ideias muito criativas.

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

PENSE NA SUA PERGUNTA! O TAROT RESPONDE! QUER SABER AS RESPOSTAS ÀS SUAS DÚVIDAS? LIGUE 760 10 77 70 (0,60€ + IVA)

Page 16: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa
Page 17: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

Classificados · www.Destak.pt · 175ª Feira · 10 de Janeiro de 2013

Page 18: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

Classificados · www.Destak.pt · 18 5ª Feira · 10 de Janeiro de 2013

Page 19: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

5ª Feira · 10 de Janeiro de 2013 · 19

Leitor www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

Decadência Nunca estivemos como estamos desde o esperançado Abril de 74. Através da mensagem (pouco) na-talícia dum primeiro-ministro com ar e palavras funéreas, o ano que entrou ameaça tornar-se ainda mais insuportável. «Este não foi o Natal que merecíamos» escreveu o Pedro no Facebook. Grande pou-ca vergonha! Esta é a mesma figu-ra que disse que emigrar é uma oportunidade; que não fossemos piegas; [...] que... Este é o mesmo Pedro Passos que impôs sacrifícios sobre humanos e que apostou num programa além troika, geran-do uma cifra de desempregados medalhados com “bronze” na Zona Euro.

Quando esta gente do (des)-Governo fala sobre Sócrates (que perdeu as eleições por não ter pin-go de socialismo), devia de se lhes encher a boca de... pimenta! O dis-curso foi um arrazoado de inver-dades, hipocrisias. Agora, vamos «todos» recuperar lá para os final-mente de 2013, disse o coveiro. O Sr. PM arrasta o meu Amado País para o fundo do fundo do poço e o pior é que já nem uns euros temos para comprar uma corda para nos içarmos e salvarmos. Exigimos ser governados por gente que sirva sem interesses a causa pública, ja-mais por cangalheiros que prepa-ram os aprestos para um enterro.

Vítor Colaço Santos

Serviço público Venho prestar a minha simples, mas sincera e justa homenagem às estações de televisão SIC e TVI, pelo excelente serviço público que prestam aos portugueses, sem quaisquer custos. A prová-lo estão as elevadas audiências que estas estações vão obtendo.

Quanto às estações estatais, face às fracas audiências e aos sa-lários milionários que todos temos que suportar, não tem qualquer razão de existir. Por este motivo as mesmas devem ser privatizadas o mais urgente possível, nem que seja por 1€, pois mesmo por esta ridícula importância o Estado en-caixaria no fim de cada ano um lucro de 365 milhões de Euros.

Queria também dizer que não tem qualquer razão de ser a defe-sa dos presidentes do Conselho de Administração da SIC e TVI ao não concordarem com a privatização da estação do Estado, pois en-quanto pagarem ordenados cho-rudos e obtiverem lucros fabulo-sos, haverá sempre lugar para mais uma privatização.

António Alves CAXIAS

Grande lata

A comentadora do Destak da colu-na “Instantes” veio no dia 8 defen-der a política do primeiro-ministro com a justificação que o mesmo tinha avisado um ano e meio antes

que era preciso pedir ajuda inter-nacional.

Será o mesmo Passos que fez cair o governo PS na votação do PEC IV porque, segundo ele e cito, “põe o país a pão e água”, será o mesmo Passos que na campanha eleitoral prometeu aos portugue-ses não subir impostos, nem me-xer em subsídios, remunerações e evitar despedimentos?? Como vê, pode ficar descansada, ainda há quem se lembre do que foi dito pelo nosso primeiro-ministro.

João Simões QT. DO ANJO

O Forte de Elvas

Passei pelo Forte de Elvas. Com-pletamente abandonado, em ruí-nas. No refeitório, frases emble-máticas, programas de vida, ca-minhos a trilhar, rotas a sulcar, ar e céus a voar, iluminados pelo fazer pensar, assinalados por ícones su-gestivos – alguns ilegíveis. Um for-te que mostra bem a fraqueza dum povo, a incúria, a irresponsa-bilidade das instituições referen-tes, a falta de respeito pelo legado dos que nos precederam. Como há a ousadia de convidar ou a cora-gem de aceitar ou de se propor a cargos cujo desempenho é apenas a “glória de mandar ou a cobiça…” – que neste caso não é vã, nem simplesmente vaidade e fama? [...] “A inação é a ferrugem da coragem”.

Serafim Falcão

BRAGA

AMANHÃ 4º MÍNIMA

14º MÁXIMA

HOJE 10º MÍNIMA

16º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 11º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

14º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 11º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

14º MÁXIMA

FARO

HOJE 10º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

17º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 13º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 8º MÍNIMA

15º MÁXIMA

PORTO

HOJE 11º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 5º MÍNIMA

13º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE****

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Abertura para esgoto de águas superficiais. Cheiro agradável. 2. O espaço aéreo. Flor da roseira. Escudei-ro. 3. Possui. Superiora de um convento. 4. Perfume. Discutir em altas vozes. 5. Parte do perianto da flor constituída pelas pétalas. Designa várias relações tais como causa, modo, tem-po, meio (prep.). 6. Fruto da amendoeira. 7. Fruto da ateira. Constranger. 8. O m. q. ozono. Mamífero cervídeo de grande porte, que vive nas regiões frias do hemisfério norte e que é domesticável. 9. Tratamento dado às freiras. Senão, dificulda-de. 10. Desloca-se para fora. Parente por afinidade. Forma antiga de mim. 11. Verbal. Desonesto Verticais: 1. Barranco. Qualquer parte do esqueleto dos ver-tebrados. 2. Prurido. Atordoar. 3. Dilação de prazo para paga-mento de uma dívida. 4. Caminhar. Relativo à antiga Roma. 5. Relação. Interpreta por meio de leitura. Cólera. 6. Aqueles. Móvel, com ou sem encosto, para servir de assento. 21.ª letra do alfabeto grego. 7. Deseje. Contr. da prep. de com o art. def. o. Termo. 8. Prender, fisgar com arpão. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o. 9. Malta de ladrões. 10. Ter ton-turas. Certo benefício de que gozam as comunidades indianas. 11. Cortar e triturar com os dentes. Planta leguminosa que dá o pau-brasil

CRUZADAS Horizontais: 1. Bueiro, Olor. 2. Ar, Rosa,

Aio. 3. Tem, Madre. 4. Odor, Berrar. 5. Corola, Por. 6. Amêndoa. 7. Ata, Coagir.

8. Ozónio, Rena. 9. Soror, Mas. 10. Sai, Afim, Mi. 11. Oral, Imoral

Verticais: 1. Batoco, Osso. 2. Uredo, Azoar. 3. Moratória. 4. Ir, Romano. 5. Rol, Lê, Ira. 6. Os, Banco, Fi. 7. Ame, Do, Fim. 8. Arpoar, Mo. 9. Ladroagem. 10. Oirar,

Inama. 11. Roer, Brasil

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

Tomada de posse de Obama De novo Beyoncé foi convidada para atuar a 21 de janeiro, na tomada de posse do presidente dos EUA, ou não fosse ela a cantora preferida do clã Obama. Desta feita interpretará o hino nacional, mas já em 2009 fizera história ao cantar At Last, de Etta James. Saiba mais em destak.pt.

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícu-la n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Acionistas: Cofina, SGPS, SA, Antó-nio Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Adminis-tração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pin-to Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá; Nome da Publicação: Des-tak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Editora Executiva: Pa-trícia Naves; Redação: Ana Rodrigues (assis-tente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madu-reira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Cata-rina Poderoso; Colunistas: J. L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projeto Gráfico: Carles Durán – Gru-po CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamen-to Criativo: António Garcia, Rui Gonçalves; Mar-keting: João Aleixo; Sofia Graça (Estagiária) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Ativações e Eventos: Alexandra Ca-yolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Redação/Publicidade: Arrua-mento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIRE-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Coordenadora); AGÊNCIAS: Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso; Maria da Luz Veiga (planeamento); Te-lefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; Por-to: Tiago Medeiros (Coordenador e AGÊNCIAS); DIRETOS: Vitor Machado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lis-gráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopol-dina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Le-gal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Ma-nuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

DR

Page 20: Quinta-feira 10 janeiro de 2013  · Quinta-feira 10 janeiro de 2013 · · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1946 · Ano 10 · Diretor: Diogo Torgal Ferreira Lisboa

PUB