quetões simb_parn - terceirão - 3o.bim - 2010

33
1) (ITA-SP) Leia com atenção as duas estrofes abaixo e compare- as quanto ao conteúdo e à forma. I “Mas que na forma se disfarce o emprego Do esforço; e a trama viva se construa De tal modo que a imagem fique nua Rica mas sóbria, como um templo grego.” II “Do sonho as mais azuis diafaneidades Que fuljam, que na estrofe se levantem e as emoções, todas as castidades Da alma do Verso, pelos versos cantem.” Comparando as duas estrofes, conclui-se que: a) I é parnasiana e II, simbolista. b) I é simbolista e II, romântica. c) I é árcade e a II, parnasiana. d) I e II são parnasianas. e) I e II são simbolistas. 2) (UFES-ES) 1) Inserindo-se no centro da revolta da nova geração contra a ordem moral, a arte muito comportada, o romance realista, o sistema político, social e artístico vigente, _______________________ foi uma das formas dessa revolta e dessa grande negação. 2) Não restam mais dúvidas de que o ______________teve em profundidade ema extensão maior que o parnasianismo. Como também não restam dúvidas de que o melhor de nossa poesia _______________tem suas origens nos poetas _____________. 3) De qualquer modo, Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens, os mestres da primeira geração _______________________, estiveram mais ou menos presos, formalmente à estrutura _____________________. Assinale a seqüência correta que completa as afirmações acima: a) Romantismo, Simbolismo, modernista, simbolistas, simbolista, parnasiana. b) Simbolismo, Realismo, romântica, contemporâneos, simbolista, romântica. c) Naturalismo, Modernismo, simbolista, parnasianos, simbolista, romântico. d) Modernismo, Romantismo, contemporâneo, românticos, simbolista, parnasiano. e) Simbolismo, Simbolismo, modernista, simbolistas, simbolista, parnasiana. 3) (PUC-SP) Leia o fragmento do poema “Antífona” de Cruz e Souza, e responda às questões 3 e 4.

Upload: ejcosta

Post on 24-Jun-2015

12.515 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

1) (ITA-SP) Leia com atenção as duas estrofes abaixo e compare-as quanto ao conteúdo e à forma.I“Mas que na forma se disfarce o empregoDo esforço; e a trama viva se construaDe tal modo que a imagem fique nua Rica mas sóbria, como um templo grego.”II“Do sonho as mais azuis diafaneidadesQue fuljam, que na estrofe se levanteme as emoções, todas as castidadesDa alma do Verso, pelos versos cantem.”       Comparando as duas estrofes, conclui-se que:

a)       I é parnasiana e II, simbolista.b)       I é simbolista e  II, romântica.c)        I é árcade e a II, parnasiana.d)       I e II são parnasianas.e)       I e II são simbolistas.

2) (UFES-ES)1) Inserindo-se no centro da revolta da nova geração contra a ordem moral, a arte muito comportada, o romance realista, o sistema político, social e artístico vigente, _______________________ foi uma das formas dessa revolta e dessa grande negação.2) Não restam mais dúvidas de que o ______________teve em profundidade ema extensão maior que o parnasianismo. Como também não restam dúvidas de que o melhor de nossa poesia _______________tem suas origens nos poetas _____________.3) De qualquer modo, Cruz e Souza  e Alphonsus de Guimaraens, os mestres da primeira geração _______________________, estiveram mais ou menos presos, formalmente à estrutura _____________________.     Assinale a seqüência correta que completa as afirmações acima:

a)       Romantismo, Simbolismo, modernista, simbolistas, simbolista, parnasiana.b)       Simbolismo, Realismo, romântica, contemporâneos, simbolista, romântica.c)        Naturalismo, Modernismo, simbolista, parnasianos, simbolista, romântico.d)       Modernismo, Romantismo, contemporâneo, românticos, simbolista,

parnasiano.e)       Simbolismo, Simbolismo, modernista, simbolistas, simbolista, parnasiana.

3) (PUC-SP) Leia o fragmento do poema “Antífona” de Cruz e Souza, e responda às questões 3 e 4.Ó Formas alvas, brancas, Formas clarasDe luares, de neves, de neblinas!...Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...Incensos dos turíbulos das aras... Formas do Amor, constelarmente puras,De Virgens e de Santas vaporosas...Brilhos errantes, mádicas frescurasE dolências de lírios e de rosas... Indefiníveis músicas supremas,Harmonias da Cor e do Perfume...Horas do Ocaso, trêmulas, extremas,Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...                Esse trecho do poema, que abre o livro Broquéis é considerado uma espécie de profissão de fé simbolista. Reflita sobre as afirmações abaixo:

Page 2: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

I – O fragmento revela a preocupação do eu lírico pelas formas caracterizadas pela cor branca, pelas cintilações, pela vaguidade, pelo diáfano e pelo transparente.II – O fragmento apresenta uma construção apoiada na justaposição de frases nominais, com o intuito de descrever os objetos com clareza.III – O fragmento mostra alguns procedimentos estilísticos do Simbolismo, como por exemplo, a musicalidade das palavras, o uso das reticências, o emprego de letras maiúsculas e a indefinição do referente.                Conforme se verifica, está correto o que se afirma:

a)        Apenas em I e II.b)        Apenas em I e III.c)        Apenas em II e III.d)        Apenas em I.e)        Em I, II e III.

4) No poema “Antífona” de Cruz e Souza, ocorre o predomínio das seguintes características:a) Invocações, simultaneidades de traços, dinamicidade, ausência de seqüência temporal e descritor observador.b) Explicações, seqüência de traços, estaticidade, seqüência temporal e narrador personagem.c) Explicações, seqüência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.d) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.e) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, seqüência temporal e descritor observador.5) (CEAP-AP)  “Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas,Vagam nos velhos vórtices velozesDos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”                                            Cruz e Souza                Nesta famosa estrofe do simbolista Cruz e Souza, a musicalidade se expressa pelas:

a)       metáforas .b)       sinestesias.c)       aliterações .d)       metonímias .e)       repetição da palavras vozes e violões.

6) (UEPA – PA) Preencha corretamente a lacuna existente no excerto com uma das palavras constantes nas alternativas abaixo.“Os_________________________conservam vários hábitos de versificação dos parnasianos. Mas, de acordo com seu desejo de mistério e fluidez,,buscaram ritmos mais musicais e insinuantes [...]

Presença da Literatura Brasileira. Vol. II.a)       românticos.b)       naturalistas.c)        simbolistas.d)       árcades.e)       modernistas.

7) (UNIP-SP) A negação do positivismo, do materialismo e das estéticas nele fundamentadas, a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e idéias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são características do:a) Realismo;b) Simbolismo;

Page 3: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

c) Naturalismo;d) Romantismo;e) Parnasianismo.8) (FUVEST) “E fria, fluente, frouxa claridadeFlutua como as brumas de                                    [um letargo”Nestes versos de Cruz e Souza encontra-se um dos traços característicos do estilo simbolista:

a)       Utilização do valor sugestivo da música e cor;b)       Rima aproximativa: uso das aliterações;c)       Presença de onomatopéia;d)       Uso de antinomia.e)       Emprego de expressões arcaicas.

9) (UFPA) Na última década do século XIX surge no Brasil, a  manifestação de um estilo de época que é o: a) Parnasianismo, que reagiu violentamente contra o estilo então vigente: o simbolismo.b) Romantismo, que se ajustou perfeitamente à alma do brasileiro, cujos anseios de liberdade política e literária passou a exprimir.c) Impressionismo, que pregava a volta à rigidez formal dos clássicos.d) Arcadismo, que pregava seu ideal de felicidade decorrente da vida em contato com a natureza.e) Simbolismo, que encontrou uma posição hostil por parte dos parnasianos, ao ponto de quase passar despercebido.10) (PUCCAMP-SP) Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artístico cujas características são:a) o jogo de contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticas.b) a busca da transcendência, a preponderância, a do simbolismo entre as figuras e o cultivo de um vocabulário ligado às sensações.c) A espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre.d) O perfeccionismo formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário preciso.e) o jogo dos sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na adjetivação.11) (FUVEST)I “Longe do estéril turbilhão da ruaBeneditino, escreve! No aconchegoDo claustro, na paciência e no                                          [sossegoTrabalha, e teima, e sofre, e sua!” II“Ó Formas alvas, brancas, Formas clarasDe luares, de neves, de neblinas!...Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...Incensos dos turíbulos das aras...”                As estrofes acima são, respectivamente, dos poetas:

a)        Manuel Bandeira e Olavo Bilac;b)        Vinícius de Moraes e Cruz e Souza;c)        Olavo Bilac e Cruz e Souza;d)        Cruz e Souza e Castro Alves;e)        Castro Alves e Alphonsus de Guimaraens.

12) (PUC-RS)

Page 4: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

“Hão de chorar por ela os                             [cinamomos,Murchando as flores ao tomar                                           [do dia Dos laranjais hão de cair os pomosLembrando-se daquela que os                                           [colhia.”Uma das linhas temáticas da poesia de Alphonsus de Guimaraens, como se observa no exemplo, é a:a)       Amada morta;b)       Religiosidade profunda;c)       Transfiguração do amor;d)       Atmosfera litúrgica;e)       Paisagem mariana.13) (UFSCAR-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:a) Romantismo, sobretudo na obra de Castro Alves,b) Barroco, principalmente em Gregório de Matos.c) Simbolismo, representado pelas obras de Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.d) Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira.e) Pré-modernista, principalmente em Jorge de Lima.14) (FEM-PA) Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de  uma linguagem rica em adjetivos semanticamente  vagos e imprecisos. Trata-se de ____________ que escreveu_____________________ como poeta vinculado ao_____________________.a) Vinícius de Moraes/ Sonetos e Baladas/ Modernismo.b) Álvares de Azevedo/ Lira dos Vinte Anos/ Romantismo.c) Cruz e Souza/ Faróis/ Simbolismo.d) Olavo Bilac/ O Caçador de esmeraldas/ Parnasianismo.e) Cecília Meireles/ Vaga Música/ Modernismo.15) (MACK-SP) “Dentre as atitudes mais comuns à sua poesia, no plano temático, destacam-se: a transcendência espiritual, a integração cósmica, o mistério, o sagrado, o conflito entre matéria e espírito, a angustia e a sublimação sexual, a escravidão e uma verdadeira obsessão por brilhos e pela cor branca. E, no plano específico da expressão, têm destaque as sinestesias, as imagens insólitas, a sonoridade das palavras, a predominância de substantivos e a utilização de maiúsculas, com a finalidade de dar valor absoluto a certos termos”.O trecho acima se refere a:

a) Cruz e Souza.b) Cecília Meireles.c) Alphonsus de Guimaraens.d) Gregório de Matos.e) Augusto dos Anjos.

01.  a) Uso freqüente de aliterações e assonâncias.

b) Musicalidade dos versos.

c) Uso de rimas pobres.

d) Presença de assonâncias.

e) Apreensão dos modelos greco-romanos.

Page 5: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

 

RESPOSTA: E

 

02.  a) Procurou instalar um credo estético com base no subjetivismo.

      b) Não precisar as coisas, antes sugeri-las.

      c) Racionalismo absoluto.

      d) Expressão indireta e simbólica.

      e) Transcendentalismo

 

RESPOSTA: C

 

03.  a) Evocar os objetos pouco a pouco, através de um processo encantatório que

caracteriza o Simbolismo.

      b) Correspondência e inter-relações de sentidos, sinestesias.

      c) Vida literária marcada pela excentricidade, artifício, insânia.

      d) Vida introspectiva, o homem voltado para dentro de si mesmo, levando-o à

duvida, as perguntas 

           angustiantes.

      e) Arte poética como fruto do consciente.

 

RESPOSTA: E

 

04.  a) Descoberta da metáfora como célula germinal da poesia, daí a riqueza

imagística.

      b) Poesia surgida do espírito irracional, não conceitual da linguagem.

      c) objetividade no encarar a vida.

      d) os estado d’alma são importantes, a religião do “eu”, daí a forte nota

individualista.

      e) explora a realidade situada além do real e da razão.

 

RESPOSTA: C

 

05.  a) Conflito eu X mundo.

      b) Correspondência entre o mundo material e o mundo espiritual.

      c) Ânsia do absoluto, do eterno e do mundo ideal.

      d) Distanciamento entre literatura e música.

      e) Impressões sensoriais apuradas.

Page 6: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

 

RESPOSTA: D

 

06.  Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo: a)      Procura evocar a realidade e não descrevê-la minuciosamente.b)     O poeta evita que os sentimentos interfiram na abordagem da realidade.c)      O valor musical dos signos lingüísticos é um efeito procurado pelos poetas.d)     O simbolismo mantém ligações com a poética romântica.e)      O tema da morte é valorizado pelos simbolistas.

 

RESPOSTA: B

 

07. (UEPG) Assinale a única afirmação coerente com as características do movimento simbolista: a)      Algumas obras são bastante herméticas, justificando a referencia a um estilo “nefelibata”, pela obscuridade nebulosa, consistindo não poucas vezes em uma linguagem de compreensão extremamente difícil.b)      Evita radicalmente a abordagem de paisagens desoladamente esfumaçada, de visões esgarçadas, de um estilo etéreo e de um penumbrismo no ambiente.c)      Nas obras há um predomínio dos fatos fisiológicos, que não de fatos de ordem espiritual e transcendente, mas apenas manifestações da matéria.d)      Preferência pelos assuntos da época, marcadamente as questões sociais, como a abolição da escravatura.e)      Exacerbado sentimento da natureza, que se revela especialmente quanto à apresentação do indígena e das riquezas naturais, como florestas, rios e fauna.

 

RESPOSTA: A

  

08. (PUC) No poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomínio das seguintes

características:

 

a)      inovações, simultaneidade de traços, dinamicidade, ausência de seqüência

temporal e descritor-observador.

b)      Explicações, seqüência de traços, estaticidade, seqüência temporal e

narrador-personagem.

c)      Explicações, seqüência de traços, dinamicidade, ausência de conflito

narrativo e ausência de narrador.

d)      Invocações, concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito

narrativo e ausência de narrador.

e)      Invocações, concomitância de traços, estaticidade, seqüência  temporal e

descritor-observador.

Page 7: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

 

RESPOSTA: A

 

09. Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:            Visões, salmos e cânticos serenos,      Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...      Dormências de volúpicos venenos       Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...       Infinitos espíritos dispersos      Inefáveis, edênicos, aéreos,       Fecundai o Mistério destes versos      Com a chama ideal de todos os mistérios. a)      Valores fonêmicos como elemento estrutural.b)      O emprego adequado de símbolos.c)      Alucinações sinestésicas.d)      Exatidão descritiva.e)      Um código novo e requintado.

 

RESPOSTA: D

 

10. O simbolismo caracterizou-se por ser: a)      positivista, naturalista, cientificista;b)      antipositivista, antinaturalista, anticientificista;c)      objetivo – racional;d)      uma volta aos modelos greco-latinos;e)      subjetivista – materialista.

 

RESPOSTA: B

 

PARNASIANISMO

01.(FUND. UNIV. RIOGRANDE) Marque a afirmativa correta:

 

a)      O Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal

na poesia.

b)      O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente

coloquial.

c)      O Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre.

d)      O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal.

Page 8: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

e)      O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter

sugestivo e musical.

 

RESPOSTA: A

 

02. Assinale a alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo:

 

a)      culto da forma; objetivismo; predomínio dos elementos da natureza;

b)      preocupação com a forma, com a técnica e com a métrica; presença de

rimas ricas, raras, preciosas;

c)      predomínio do sentimentalismo; vocabulário precioso; descrições de objetos;

d)      teoria da arte pela arte; métrica perfeita; busca do nacionalismo;

e)      sexualidade; hereditariedade; meio ambiente.

 

RESPOSTA: B

 

03.(MACKENZIE) Não caracteriza a estética parnasiana:

 

a)      a oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos

realistas.

b)      A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma.

c)      A obsessão pelo adorno e contenção lírica.

d)      A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos.

e)      A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente.

 

RESPOSTA: E

 

04. (CEFET-PAR) 

      E sobre mim, silenciosa e triste,

      A Via-Láctea se desenrola

      Como um jarro de lágrimas ardentes. (Olavo Bilac)

 

      Sobre o fragmento poético não é correto afirmar:

 

a)      A “Via-Láctea” sofre um processo de personificação.

b)      A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do

eu-poético.

Page 9: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

c)      A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes”visa a

presentificar o movimento dos astros.

d)      Há predomínio da linguagem figurada e descritiva.

e)      A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o

objeto poetizado.

 

RESPOSTA: B

  

05. Enfocando os temas e as atitudes parnasianos:

 

a)      a poesia parnasiana é alienada, no sentido de que ignora as questões que

não sejam essencialmente estéticas;

b)      há um acentuado desprezo pela plebe e pelas aspirações populares;

c)      o artesanato poético é sua principal preocupação;

d)      os parnasianos diferem da atitude impassível e anti-sentimental dos realistas;

e)      é uma poesia de elaboração, fruto do “esforço intelectual”.

 

RESPOSTA: D

 

06. Ainda quanto a estes temas e atitudes:

 

a)      existe uma preferência pelos temas universais, objetivos;

b)      ao fazer a fixação da cenas históricas, o poeta coloca-se ao lado dos anseios

de sua época;

c)      a mitologia é revalorizada;

d)      filosoficamente, os parnasianos são pessimistas;

e)      a descrição de fenômenos naturais é freqüente em seus versos.

 

RESPOSTA: B

 

07. Leia os versos:

 

      Esta, de áureos relevos, trabalhada

      De divas mãos, brilhantes copa, um dia,

      Já de  aos deuses servir como cansada,

      Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

 

Page 10: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

      Era o poeta de Teos que a suspendia.

      Então e, ora repleta ora esvaziada,

      A taça amiga aos dedos seus tinia

      Todas de roxas pétalas colmada.  (Alberto de Oliveira)

 

       Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no

poema:

 

a)      busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e subjetivismo;

b)      versos impecáveis, misturando mitologia clássica com sentimentalismo

amoroso;

c)      revalorização das idéias iluministas e descrição do passado;

d)      descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema ligado à Grécia

antiga;

e)      vocabulário preciosista, de forte ardor sensual.

 

RESPOSTA: D

 

Texto para as questões 08 a 10

      Vila Rica

      1                    O ouro fulvo do ocaso as velhas casas cobre;

      2                    Sangram, em laivos de outro, as minas, que ambição

      3                    Na torturada entranha abriu da terra nobre;

      4                    E cada cicatriz brilha como um brasão.

 

      5                    O ângelus plange ao longe em doloroso dobre.

      6                    O último ouro do sol morre na cerração.

      7                    E, austero, amortalhando a urbe gloriosa e pobre,

      8                    O crepúsculo cai como uma extrema-unção.

 

      9                    Agora, para além do cerro, o céu parece

      10                Feito de um ouro ancião que o tempo enegreceu

      11                A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.

 

      12                Como uma procissão espectral que se move...

      13                Dobra o sino... Soluça um verso de Dirceu...

      14                Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove. (Olavo Bilac)

Page 11: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

  

08. Sobressai no poema:

 

a)      a descrição de um ambiente fictício;

b)      a visão do homem infeliz;

c)      um retrato valorizador da fé humana;

d)      um aprofundamento do mistério humano;

e)      O aspecto descritivo e a lembrança de um passado histórico.

 

RESPOSTA: E

 

09. Predominam no texto:

 

a)      imagens gustativas e auditivas;

b)      imagens acústicas e tácteis;

c)      imagens  acústicas e olfativas;

d)      imagens visuais e tácteis;

e)      imagens acústicas e visuais.

 

RESPOSTA: E

 

10. Assinale o par que melhor se aplica ao poema:

 

a)      manhã / tarde

b)      religião / ateísmo

c)      dor / felicidade

d)      mistério / solução

e)      opulência / decadência

 

RESPOSTA: E

 

1. (Unesp-SP) Os textos a seguir referem-se à próxima questão e à de número 2.

Tercetos

"Noite ainda, quando ela me pediaEntre dois beijos que me fosse embora,Eu, com os olhos em lágrimas, dizia:

Page 12: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

'Espera ao menos que desponte a aurora!tua alcova é cheirosa como um ninho... e olha que escuridão há lá fora!

Como queres que eu vá, triste e sozinho,Casando a treva e o frio de meu peito!Ao frio e à treva que há pelo caminho?!

Ouves? é o vento! é um temporal desfeito!Não me arrojes à chuva e à tempestade!Não me exiles do vale do teu leito!

Morrerei de aflição e de saudade...Espera! até que o dia resplandeça,Aquece-me com a tua mocidade!

Sobre o teu colo deixa-me a cabeçaRepousar, como há pouco repousava...Espera um pouco! deixa que amanheça!'

— E ela abria-me os braços. E eu ficava."

Em Bilac, Olavo. Alma inquieta: poesias. 13. ed. São Paulo:Francisco Alvez, 1928, p. 171-172.

Ela disse-me assim

"Ela disse-me assimTenha pena de mim, vá embora!Vais me prejudicarEle pode chegar, está na hora!

E eu não tinha motivo nenhumPara me recusar,Mas aos beijos caí em seus braçosE pedi pra ficar.

Sabe o que se passouEle nos encontrou, e agora?Ela sofre somente porquefoi fazer o que eu quis.

E o remorso está me torturandoPor ter feito a loucura que fiz.Por um simples prazer, fui fazerMeu amor infeliz."

Lupicínio RodriguesSamba-canção gravado por José Bispo dos Santos, o Jamelão.

Continental, 1959.

Page 13: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

Separados pela distância do tempo, o texto do compositor Lupicínio Rodrigues (1914-1974) mantém relações de semelhança e de dessemelhança com o poema de Olvao Bilac (1865-1918). Releia-os com atenção e, a seguir:

a) Responda em que sentido o samba-canção de Lupicínio poderia representar uma continuidade ou mobilização do tema enfocado pelo poeta parnasiano.

b) Do ponto de vista formal da versificação, aponte pelo menos um procedimento de Lupicínio que o distancia do poema de Bilac.

2. (Unesp) Embora seja considerado um dos mais típicos representantes do Parnasianismo brasileiro, cuja estética defendeu explicitamente no célebre poema Profissão de Fé, Olavo Bilac revela em boa parcela de seus poemas alguns ingredientes que o afastam da rigidez característica da escola parnasiana e o aproximam da romântica. Partindo desta consideração:

a) Identifique duas características formais do poema de Bilac que sejam tipicamente parnasianas.

b) Aponte um aspecto do mesmo poema que o aproxima da estética romântica.

Resposta

3. (UEL-PR) Olavo Bilac e Alberto de Oliveira representam um estilo de época de acordo com o qual:

a) O valor estético deve resultar da linguagem subjetiva e espontânea que brota diretamente das emoções.

b) A forma literária não pode afastar-se das tradições e das crenças populares, sem as quais não se enraíza culturalmente.

c) A poesia deve sustentar-se enquanto forma bem lapidada, cuja matéria-prima é um vocabulário raro, numa sintaxe elaborada.

d) Devem ser rejeitados os valores do antigo classicismo, em nome da busca de formas renovadas de expressão.

e) Os versos devem fluir segundo o ritmo irregular das impressões, para melhor atender ao ímpeto da inspiração.

Resposta

4. (UnB-DF)

Música brasileira

Page 14: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

"Tens, às vezes, o fogo soberanoDo amor: encerras na cadência, acesaEm requebros e encantos de impureza, Todo o feitiço do pecado humano.

Mas, sobre essa volúpia, erra a tristezaDos desertos, das matas e do oceano:Bárbara poracé, banzo africano, E soluços de trova portuguesa.

És samba e jongo, xiba e fado, cujosAcordes são desejos e orfandadesDe selvagens, cativos e marujos:

E em nostalgias e paixões consistes,Lasciva dor, beijo de três saudades, Flor amorosa de três raças tristes."

BILAC, Olavo. Obra reunida. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.

Com base na leitura do poema e sabendo que Olavo Bilac é um dos maiores expoentes da poesia parnasiana no Brasil, julgue os itens que se seguem.

(I) São características do Parnasianismo, presentes no poema: a arte pela arte, a impassibilidade, a economia vocabular, a poesia descritiva, a revalorização da mitologia.

(II) "Música brasileira" é um exemplo de poema de forma fixa.

(III) Em "o fogo soberano/Do amor" (v. 1-2), tem-se um exemplo de metáfora.

(IV) O ritmo do verso 3 é binário, em uma alusão ao movimento dos quadris femininos.

(V) A rima entre "cujos" (v. 9) e "marujos" (v. 11) classifica-se como rica.

Resposta

5. (Ufal) As afirmações seguintes referem-se ao Parnasianismo no Brasil:

I. Para bem definir como entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o ao de um joalheiro, ou seja: escrever poesia assemelha-se à perfeita lapidação de uma matéria preciosa.

II. Pelas convicções que lhe são próprias, esse movimento se distancia da espontaneidade e do sentimentalismo que muitos românticos valorizavam.

III. Por se identificarem com os ideais da antigüidade clássica, é comum que os poetas mais representativos desse estilo aludam aos mitos daquela época.

Está correto o que se afirma em:

Page 15: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

a) II, apenas. b) I e II, apenas.c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

Resposta

6. (UFPE) O Arcadismo (no século XVIII) e o Parnasianismo (em fins do século XIX) apresentam, em sua caracterização, pontos em comum. São eles:

a) Bucolismo e busca da simplicidade de expressão.

b) Amor galante e temas pastoris.

c) Ausência de subjetividade e presença da temática e da mitologia greco-latina.

d) Preferência pelas formas poéticas fixas, como o soneto, e pelas rimas ricas.

e) A arte pela arte e o retorno à natureza.

Resposta

7. (F. Carlos Chagas-SP) Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam:

a) O engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloqüente.

b) A idéia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponde à expressão direta das emoções mais profundas.

c) A simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses.

d) O abandono das formas fixas, criando, portanto, as condições para o posterior surgimento dos poemas em verso livre do Modernismo.

e) A disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.

Resposta

8. (PUC-Campinas-SP) É incorreto afirmar que no Parnasianismo:

a) A natureza é apresentada objetivamente.

Page 16: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

b) A disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica.

c) A valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema.

d) A natureza despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários.

e) As inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.

Resposta

9. (UNESP/SP) Tercetos

"Noite ainda, quando ela me pediaEntre dois beijos que me fosse embora, Eu, com os olhos em lágrimas, dizia: ‘Espera ao menos que desponte a aurora! Tua alcova é cheirosa como um ninho... E olha que escuridão há lá fora! Como queres que eu vá, triste e sozinho, Casando a treva e o frio de meu peito! Ao frio e à treva que há pelo caminho?! Ouves? é o vento! é um temporal desfeito! Não me arrojes à chuva e à tempestade!Não me exiles do vale do teu leito! Morrerei de aflição e de saudade... Espera! até que o dia resplandeça,Aquece-me com a tua mocidade! Sobre o teu colo deixa-me a cabeça Repousar, como há pouco repousava... Espera um pouco! deixa que amanheça!' — E ela abria-me os braços. E eu ficava.”

BILAC, Olavo. Alma inquieta. In: Poesias. 13 a ed. São Paulo: Francisco Alves, 1928, pp. 171-72.

Ela disse-me assim

"Ela disse-me assim Tenha pena de mim, vá embora! Vais me prejudicar Ele pode chegar, está na hora! E eu não tinha motivo nenhum Para me recusar, Mas aos beijos caí em seus braçosE pedi pra ficar. Sabe o que se passouEle nos encontrou, e agora?Ela sofre somente porque

Page 17: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

Foi fazer o que eu quis. E o remorso está me torturando Por ter feito a loucura que fiz. Por um simples prazer, fui fazer Meu amor infeliz.”

Lupicínio Rodrigues. Samba-canção gravado por José Bispo dos Santos, o Jamelão. Continental, 1959.

Separados pela distância do tempo, o texto do compositor Lupicínio Rodrigues (1914-1974) mantém relações de semelhança e de dessemelhança com o poema de Olavo Bilac (1865-1918). Releia-os com atenção e, a seguir:

a) Responda em que sentido o samba-canção de Lupicínio poderia representar uma continuidade ou mobilização do tema enfocado pelo poeta parnasiano.

b) Do ponto de vista formal da versificação, aponte pelo menos um procedimento de Lupicínio que o distancia do poema de Bilac.

Resposta

10. (UFSCar)XII

"Sonhei que me esperavas. E, sonhando, Saí, ansioso por te ver: corria...E tudo, ao ver-me tão depressa andando,Soube logo o lugar para onde eu ia. E tudo me falou, tudo! Escutando Meus passos, através da ramaria, Dos despertados pássaros o bando: ‘Vai mais depressa! Parabéns!' dizia.Disse o luar: ‘Espera! Que eu te sigo:Quero também beijar as faces dela!'E disse o aroma: ‘Vai que eu vou contigo!' E cheguei. E, ao chegar, disse uma estrela: "‘Como és feliz! como és feliz, amigo,Que de tão perto vais ouvi-la e vê-la!'"

XIII

"‘Ora (direis) ouvir estrelas! CertoPerdeste o senso!' E eu vos direi, no entanto,Que, para ouvi-las, muita vez despertoE abro as janelas, pálido de espanto...E conversamos toda a noite, enquantoA via láctea, como um pálio aberto,Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,Inda as procuro pelo céu deserto.Direis agora: ‘Tresloucado amigo!Que conversas com elas? Que sentidoTem o que dizem, quando estão contigo?' E eu vos direi: ‘Amai para entendê-las!

Page 18: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas'.”

Leia os dois sonetos de Olavo Bilac, que fazem parte de um conjunto de poemas chamado Via Láctea e responda.

a) A que movimento literário pertencem esses poemas?

b) Quais são as principais características desse movimento?

Resposta

11. (UFRS) "É na convergência de ideais anti-românticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo. O nome da escola vinha de Paris e remontava a antologias publicadas [...] sob o título de Parnasse Contemporain, que incluíam poemas de Gautier, Banville e Lecomte de Lisle. Seus traços de relevo: o gosto da descrição nítida, concepções tradicionalistas sobre o metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal de impessoalidade que partilhavam com os realistas do tempo."

Alfredo Bosi

Com base no texto acima, referente ao Parnasianismo brasileiro, são feitas as seguintes inferências:

I. O Parnasianismo opôs-se a principios românticos como a subjetividade e a relativa liberdade do verso.

II. Tendo seu nome calcado num termo criado na França, o Parnasianismo brasileiro seguiu um caminho estético próprio, independente e original.

III. Parnasianismo e Realismo são correntes literárias com ideais e princípios estéticos totalmente diferenciados.

Quais são corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

Resposta

Instrução: (Unifesp/SP) Leia os versos de Olavo Bilac e responda às questões de números 12 e 13.

Page 19: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

“Não se mostre na fábrica o suplícioDo mestre. E, natural, o efeito agrade,Sem lembrar os andaimes do edifício:Porque a Beleza, gêmea da Verdade,Arte pura, inimiga do artifício,É a força e a graça na simplicidade.”

12. (Unifesp/SP) Nos versos, apresenta-se uma concepção de arte baseada ____________, própria dos poetas _____________ .

Na frase, os espaços devem ser preenchidos por

a) Na expressão dos sentimentos ... românticos.

b) Na sugestão de sons e imagens ... parnasianos.

c) na contestação dos valores sociais ... simbolistas.

d) No extremo rigor formal ... parnasianos.

e) Na expressão dos conflitos humanos ... simbolistas.

13. (Unifesp/SP) Os versos denunciam

a) Vocabulário simples e pouca preocupação com as qualidades técnicas do poema, já que as sugestões sonoras não estão neles presentes.

b) Emoção expressa racionalmente, embora seja bastante evidente o caráter subjetivo na construção das imagens.

c) A busca da perfeição na expressão, visando ao universalismo, como exemplificam os termos Beleza e Verdade, grafados com maiúsculas.

d) O afastamento da realidade social, decorrente de uma visão idealizada do mundo, descrito por metáforas pouco objetivas.

e) A forma de expressão pouco idealizada, resultante de uma concepção de mundo marcada pela complexidade que, nos versos, se manifesta em vocabulário seleto.

Resposta

14. (IBMEC/SP) Vaso Chinês

“Estranho mimo, aquele vaso! Vi-oCasualmente, uma vez, de um perfumadoContador sobre o mármor luzidio,Entre um leque e o começo de um bordado. Fino artista chinês, enamorado,Nele pusera o coração doentio

Page 20: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

Em rubras flores de um sutil lavrado,Na tinta ardente, de um calor sombrio.Mas, talvez por contraste à desventura— Quem sabe? — de um velho mandarimTambém lá estava a singular figura: Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-aSentia um não-sei-quê com aquele chimDe olhos cortados à feição de amêndoa.”

Alberto de Oliveira TUFANO, Douglas. Estudos de Literatura Brasileira.

5. ed. São Paulo: Moderna, 1997. p. 177

Considerando o texto, não é correto afirmar que:

a) É um soneto descritivo, característico da produção literária parnasiana.

b) O poeta assume uma postura impessoal diante do objeto descrito.

c) A perfeição da linguagem é superada pelo enriquecimento no plano do conteúdo.

d) A linguagem e as rimas são ricas e bem trabalhadas.

e) A métrica é perfeita — versos decassílabos.

Resposta

Instrução: (Unifesp/SP) O poema a seguir, de Raimundo Correia, é a base para as questões de números 15 a 17. As pombas

“Vai-se a primeira pomba despertada...Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenasDe pombas vão-se dos pombais, apenasRaia sangüínea e fresca a madrugada...E à tarde, quando a rígida nortadaSopra, aos pombais de novo elas, serenas, Ruflando as asas, sacudindo as penas, Voltam todas em bando e em revoada...Também dos corações onde abotoam,Os sonhos, um por um, céleres voam, Como voam as pombas dos pombais; No azul da adolescência as asas soltam, Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam,E eles aos corações não voltam mais...”

15. (Unifesp/SP) O poema de Raimundo Correia ilustra o Parnasianismo brasileiro. Dele, podem-se depreender as seguintes características desse movimento literário:

a) Soneto em versos decassílabos, com predominância de descrição e vocabulário seleto.

Page 21: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

b) Versos livres, com predominância de narração e ênfase nos aspectos sonoros.

c) Versos sem rima, liberdade na expressão dos sentimentos e recorrência às imagens.

d) Soneto com versos livres, exploração do plano imagético e sonoro.

e) Soneto com rimas raras, com descrição e presença da mitologia.

16. (Unifesp/SP) Há uma equivalência entre os dois quartetos e os dois tercetos do poema. Assim, é correto afirmar que pombas, metaforicamente, representa

a) A adolescência.

b) Os sonhos.

c) Os corações.

d) O envelhecimento.

e) A desilusão.

17. (Unifesp/SP) Os dois últimos versos do poema revelam

a) Um enobrecimento da velhice após a realização dos sonhos de juventude.

b) Uma mentalidade conformista em relação ao amor e às desilusões vividas na juventude.

c) Uma irritação com a dificuldade de se realizarem os sonhos.

d) Um relativo menosprezo para com os sentimentos humanos vividos na juventude.

e) Uma visão pessimista da condição humana em relação à vida e ao tempo.

Resposta

18. (PUC-RS) Na esteira da busca ________, o Parnasianismo tende ao ________. Dessa forma, ________ a possibilidade de vínculo com a realidade.

a) Da impessoalidade dogmatismo estabelece.

b) Da perfeição formal esteticismo rejeita.

c) Da perfeição formal ilogismo estabelece.

d) Do psicologismo ilogismo refuta.

e) Da impassibilidade descritivismo recupera.

Page 22: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

Resposta

Para responder às questões 19 e 20, ler o texto que segue. Jéssica

"Breve, a púrpura em flor dessa pudica.Boca, a beijá-la algum Romeu se atreve, E o pudor, desse rosto sobre a neve. E a dupla rosa, rosas multiplica [...] Ontem – criança ainda era Jessica, Hoje – é moça; o não tarda que lhe enleve. A alma um feitiço novo e estranho; e, breve,Seu ninho virginal deserto fica [...]Ao princípio – criança, enche-lhe a vida. Toda um sentir diverso; depois – ama; Ama, eis tudo: adejou, vai-se em seguida [...]– Ave, que voa de uma flórea rama. Para outra rama flórea, seduzida. Pelo cantar do pássaro que a chama."

Para responder à questão 19, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmativas sobre o poema.

( ) Jessica em breve perderá sua pureza.

( ) Ela se tornou mulher muito rapidamente.

( ) A moça está enlevada pela idéia de amar.

( ) A moça já conquistou o coração de “um Romeu”.

( ) O amor a fará viver novas experiências – idéia sugerida pela imagem da ave.

19. (PUC-RS) A seqüência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é.

a) V – F – V – F – F.

b) V – V – F – F – V.

c) F – V – F – V – F.

d) V – F – V – V – V.

e) F – F – V – F – V.

Resposta

20. (PUC-RS) O poema em questão, de Raimundo Correia, apresenta um tom ________, diferente, portanto, da tendência geral de sua poesia de caráter ________ e ________.

Page 23: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

a) Resignado/edificante/altruísta.

b) Sentimental/irreverente/melancólico.

c) Amoroso/melancólico/pessimista.

d) Irônico/político/panfletário.

e) Melancólico/inovador/edificante.

Resposta

21. (PUC-RS) Raimundo Correia, Olavo Bilac e Alberto de Oliveira associam-se ao Parnasianismo. Todas as afirmativas que seguem estão relacionadas a essa tendência literária, EXCETO:

a) A objetividade e a impessoalidade do poeta.

b) O culto à forma em detrimento do conteúdo.

c) A busca do belo através da palavra.

d) A recorrência aos mitos greco-latinos.

e) A mitificação do país natal.

Resposta

22. (UFPE)

O Parnasianismo teve como principais características o princípio da arte pela arte, o rigor formal, a objetividade (eliminação do eu), o descritivismo e o retorno à temática greco-romana. Entre os versos abaixo, do poeta parnasiano mais conhecido - Olavo Bilac - assinale a única alternativa que reafirma a regra de eliminação da subjetividade do Parnasianismo.

a) "Invejo o ourives quando escrevo/ Imito o amor/ Com que ele, em ouro, o alto–relevo/ Faz de uma flor."

b) "E eu vos direi:Amai para entendê-las /pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de amar e entender estrelas."

c) "Fernão Dias Paes Leme agoniza/Um lamento chora longo a rolar na longa voz do vento. Mugem soturnamente as águas, o céu fulge."

d) "Não quero o Zeus Capitolino hercúleo e belo,Talhar no mármore divino com o camartelo.Que outro - não eu - a pedra corte. Para brutal, erguer de Atene o altivo porte, Descomunal."

Page 24: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

e) "Nunca morrer assim! Nunca morrer num dia/Assim!De um sol assim! Tu, desgrenhada e fria./Fria, postos nos meus os teus olhos molhados/E apertando nos teus os meus dedos gelados!"

Resposta

23. (UFPA) Rio abaixo

"Treme o rio, a rolar, de vaga em vaga [...]Quase a noite. Ao sabor do curso lento.Da água, que as margens em redor alaga,Seguimos. Curva os bambuais o vento.

Vivo há pouco, de púrpura sangrento,Desmaia agora o Ocaso. A noite apaga.A derradeira luz do firmamento[...]Rola o rio, a tremer, de vaga em vaga.

Um silêncio tristíssimo por tudo.Se espalha. Mas a lua lentamente.Surge na fímbria do horizonte mudo:

E o seu reflexo pálido, embebido.Como um gládio de prata na corrente,Rasga o seio do rio adormecido."

BILAC, Olavo. Poesias. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, s/d. p. 98.

Sobre o poema e seu autor, é correto afirmar:

• O poema descreve uma paisagem, num procedimento típico do Parnasianismo: sem transbordamento afetivo, explorando os efeitos plásticos e sonoros que impressionam os sentidos.

• O poema foge aos padrões da objetividade parnasiana, uma vez que aparece nele a palavra ‘tristíssimo', evidência do empréstimo do sentimento do eu lírico à paisagem retratada por ele.

• Olavo Bilac destacou-se no cenário parnasiano brasileiro uma vez que cultivou a objetividade e o formalismo parnasiano, mesclados com uma visão profunda do homem enquanto ser humano.

• O poema descreve uma paisagem ao luar, aproximando-se da temática romântica de descrever a natureza brasileira em seus traços característicos.

• O recurso ao soneto e à personificação do rio indicam a estética parnasiana do poema, que pregava o apuro formal e o retrato de objetos e de coisas, para não haver extravasamentos sentimentais humanos.

Resposta

Page 25: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

24. (Ufam) Todas as características de estilo abaixo relacionadas pertencem ao Parnasianismo, exceto:

a) O apuro quanto à parte formal.

b) A reserva nas efusões pessoais.

c) A procura de rimas ricas.

d) A imaginação criadora.

e) O uso de descrições.

Resposta

25. (Ufam) Assinale a alternativa que relaciona corretamente autor e obra: a) Alberto de Oliveira – Um de seus mais famosos poemas é Banzo, o qual trata das saudades que os escravos sentiam de sua terra natal. b) Olavo Bilac – Os sonetos de Via Láctea expressam um dos motivos maiores de sua obra: o amor sensual, vivido com exaltação apaixonada. c) Alphonsus de Guimaraens – O rigor formal, o descritivismo e a ausência de emoção tornam sua poesia uma das grandes expressões parnasianas. d) Cruz e Sousa – O evolucionismo, a dimensão cósmica e o vocabulário científico da época constituem os tópicos mais importantes de sua lírica. e) Augusto dos Anjos – A busca de palavras musicais e a reflexão religiosa criam a atmosfera suave que envolve seus poemas.

Resposta

26. (FURG-2006) Assinale a alternativa correta: a) A poesia parnasiana caracterizou- se, no Brasil, pelo extremo sentimentalismo de suas imagens.b) O Parnasianismo brasileiro trabalhou pela fixação de uma linguagem simples e de caráter nacionalista.c) A poesia parnasiana brasileira investiu mais no caráter plástico de suas imagens do que na musicalidade dos versos.d) O Parnasianismo brasileiro foi o responsável pela afirmação, no País, de uma poesia comprometida com as questões de ordem social.e) A poesia parnasiana brasileira, por seu extremo experimentalismo, foi tributária da vanguarda européia dos anos iniciais do século passado.

Resposta

27. (UNIFESP-2007) O Parnasianismo é contemporâneo ao Naturalismo e ao Realismo. No entanto, há grandes diferenças entre esses movimentos. Assinale a única alternativa incorreta.

Page 26: quetões SIMB_PARN - terceirão - 3o.bim - 2010

a) Olavo Bilac é o autor de Profissão de fé, poema que exemplifica as propostas parnasianas.b) Raimundo Correia, Olavo Bilac e Alberto de Oliveira formam a tríade dos mais significativos poetas parnasianos.c) A arte pela arte é uma das características mais importantes do Parnasianismo.d) O Parnasianismo, assim como o Realismo, apresentava proposta de crítica à sociedade.e) O Parnasianismo é um movimento fundamentalmente poético, enquanto o Naturalismo e o Realismo são movimentos que ocorreram, principalmente, na prosa.

Resposta