questoes provão história - veronica

4
1 - O que é Imperialismo? a) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente. b) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos. c) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima. d) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. e) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. 2 - "Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora das epidemias [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano". Nicolau Sevcenko. A revolta da vacina. De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como MOVIMENTOS: a) provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição. b) retrógrados, pois as agitações provocadas por estes movimentos populares dificultavam a modernização do país. c) decorrentes da política sanitarista de Oswaldo Cruz. d) indícios de que a escravidão e o império chegavam ao fim para dar lugar ao trabalho livre e à república. e) conservadores, porque ameaçavam o avanço do capital norte-americano no Brasil. 3 - O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:

Upload: lucas-lug

Post on 17-Feb-2015

74 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Questoes Provão História - Veronica

1 - O que é Imperialismo?

a) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.

b) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.

c) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.

d) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

e) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.

2 - "Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora das epidemias [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano". Nicolau Sevcenko. A revolta da vacina.De acordo com o texto, a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado foram vistos internacionalmente como MOVIMENTOS:

a) provocados pelo êxodo maciço de populações saídas do campo rumo às cidades logo após a abolição.

b) retrógrados, pois as agitações provocadas por estes movimentos populares dificultavam a modernização do país.

c) decorrentes da política sanitarista de Oswaldo Cruz.d) indícios de que a escravidão e o império chegavam ao fim para dar lugar ao

trabalho livre e à república.e) conservadores, porque ameaçavam o avanço do capital norte-americano no

Brasil.

3 - O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:

a) Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.

b) Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.

c) Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.

d) Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.

e) Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.

Page 2: Questoes Provão História - Veronica

4 - (UFES) O movimento operário no Brasil iniciou-se em fins do século XIX e tinha como principal objetivo colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade. Na década de 10 do século seguinte, viveu anos de fortalecimento, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves, sendo uma das mais importantes a de 1917, em São Paulo, em que 70 mil trabalhadores cruzaram os braços, exigindo melhores condições de trabalho e aumentos salariais. Os anos 20, apesar de alguns avanços em termos de legislação social, foram difíceis para o movimento operário, que foi obrigado a enfrentar grandes desafios, entre os quais o recrudescimento da repressão por parte do governo. Apesar disso, não se pode deixar de reconhecer que foi nessa década que o movimento operário brasileiro ganhou maior legitimidade entre os próprios trabalhadores e a sociedade mais ampla, transformando-se em um ator político que iria atuar com maior desenvoltura nas décadas seguintes.

Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que:

a. A classe operária assumiu a liderança de articulação sindical nacional, e sua principal

conquista obtida pela greve de 1917 foi a criação do Ministério do Trabalho, cujo objetivo

era enfrentar a questão social dos baixos salários.

b. Os operários imigrantes tiveram participação expressiva na organização política do país e na

criação de jornais, defendendo princípios oligárquicos e difundindo ideais vinculados ao

totalitarismo, principalmente o nazismo e o comunismo.

c. O movimento operário no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, recebeu forte

influência do anarquismo e do anarco-sindicalismo, que fomentaram a criação, em 1932, do

Partido Comunista Brasileiro, ligado à III Internacional.

d. A proibição do trabalho infantil até os 12 anos e a fixação de jornada de trabalho

diária de oito horas agitavam as principais bandeiras da classe operária, no início da

organização sindical no Brasil.

e. O sindicalismo brasileiro surgiu no ABC paulista, por meio da organização de greves nas

grandes montadoras de automóveis e da superação das diretorias sindicais pelegas, apesar da

grande resistência imposta pelos governos da Primeira República.

5 - Durante o período da República Velha iniciou-se o processo de industrialização de algumas regiões brasileiras, mudando o cenário urbano e social dessas localidades. Um dos principais atores surgidos nesse processo de industrialização foi à classe operária, que faziam com que a produção crescesse facilitando o lucro dos patrões. Devido as grandes dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores das fábricas eles passaram a se impor politicamente acarretando a repressão dos governos do período. Sobre a classe operária brasileira do final do século XIX e início do XX é correto afirmar que:

a. Na primeira década do século XX, o Brasil já tinha um contingente operário com mais

de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria concentrada nos estados da Bahia e

Pernambuco.

b. Frente ao crescimento das manifestações operárias, o governo promulgou uma lei que

garantia a permanência dos estrangeiros, mesmo que fossem considerados uma ameaça

à ordem.

Page 3: Questoes Provão História - Veronica

c. Os operários se sentiam aprisionados nas fabricas, pois funcionavam em galpões

fechados, vigiados por guardas armados, e eram revistados constantemente. Além

disso, os salários eram muito baixos e as jornadas chegavam a 18 horas diárias.

d. No início da formação dessa classe de trabalhadores houve o predomínio de imigrantes

asiáticos fortemente influenciados pelos princípios confucionistas e hinduístas.

e. Os trabalhadores fabris se uniram inicialmente em círculos religiosos que, futuramente,

seriam determinantes para o surgimento dos primeiros partidos políticos.