questões para ateus

11
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões “eu creio que” e “sou da opinião que” têm o mesmo significado? (9 slides) 04. “Deus existe”: é uma questão de fé ou de razão? (10 slides) 05. A existência de um Interlocutor Índice: 09. A entrega total só pode ser mútua (8 slides) 10. É lógico que Deus se revele (10slides) 11. Deus não está “fora” do mundo (8 slides) 12. Deus não apareceu “antes” do mundo (8 slides) 13. Criatividade e Criação (9 slides) 14. Deus está no íntimo, e em cada detalhe Índice: Questões para ateus 16 16 E os males e dores naturais? E os males e dores naturais?

Upload: prafsalbergaria

Post on 25-Jul-2015

94 views

Category:

Spiritual


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Questões para Ateus

01. A Origem do Universo (8 slides)02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides)

03. As expressões “eu creio que” e “sou da opinião que” têm o

mesmo significado? (9 slides)04.“Deus existe”: é uma questão de fé ou de razão? (10 slides)05.A existência de um Interlocutor Absoluto (8 slides)

06. Matéria e casualidade? No mundo há mais…( 8 slides)07. Porquê meter-se na “complicação” de criar? ( 11 slides )08. Ser (pessoa): amar e ser amado (10 slides)

Índice:

09. A entrega total só pode ser mútua (8 slides)10. É lógico que Deus se revele (10slides)11. Deus não está “fora” do mundo (8 slides)12. Deus não apareceu “antes” do mundo (8 slides)13. Criatividade e Criação (9 slides)

14. Deus está no íntimo, e em cada detalhe (10 slides)

15. Se Deus está em cada detalhe, por que há mal? (9 slides)16.E os males e dores naturais? (10 slides)

Índice:

Questões para ateus1616

E os males e dores naturais?E os males e dores naturais?

Page 2: Questões para Ateus

2/10Parece difícil entender os males e dores naturais

Vimos que Deus, que nos criou livres, tem que respeitar a nossa liberdade, inclusivamente quando fazemos mal. Se não, seríamos marionetas, não pessoas livres. Mas o que se passa com a dor, com a enfermidade, com os terramotos e furacões, com as malformações genéticas?

●●●

Page 3: Questões para Ateus

3/10

Porque é que Deus fez um mundo onde isto é possível? Parece um erro incompreensível. Mais ainda quando sabemos que Ele sente na primeira pessoa as dores daqueles que, se existem, é porque Ele está a pôr o coração neles. Parece que, num mundo bem feito, não deveria existir a possibilidade destes desastres que tanto nos fazem sofrer, a nós e a Ele.

Parece difícil entender os males e dores naturais●●●

Page 4: Questões para Ateus

4/10

Deus quer-nos a ti e a mim, que somos pessoas de carne

Eu passei muitos anos desconcertado com este problema. Parece que Deus fez mal este mundo. Até que entendi que Deus não quer e cria mundos ou pessoas em geral, mas cada pessoa concreta, a ti e a mim. Tu e eu não somos anjos sem corpo: não seríamos tu ou eu.

●●●

Page 5: Questões para Ateus

5/10

Deus quer-nos a ti e a mim, que somos pessoas de carne

O meu corpo faz parte da minha identidade pessoal. A minha liberdade é a de uma pessoa de carne, cuja alma espiritual é a forma organizadora deste meu corpo, que tem um código genético concreto. Eu não sou pessoa, nem sou eu, à margem do meu corpo. E para poder exercer a minha liberdade, a matéria do mundo há-de ter indeterminação, há-de ser flexível, não rígida.

●●●

Page 6: Questões para Ateus

6/10A liberdade requer indeterminação nas leis da matéria

Para poder actuar com liberdade num mundo material, tanto o meu corpo como o mundo em que vivo têm que ser, digamos, moles, como “plasticina”, para permitir que eu possa decidir fazer isto ou aquilo, mover-me desta maneira ou daquela.

●●●

Page 7: Questões para Ateus

7/10A liberdade requer indeterminação nas leis da matéria

Se o mundo fosse rígido, se o seu comportamento físico e químico estivesse exactamente determinado pelas leis na- turais, como um relógio, não haveria inde- terminação interna, não haveria flexibilidade. Não haveria “acidentes” como os furacões e os terramotos. Mas eu não poderia actuar com liberdade. Cada movimento do meu cor- po estaria determinado pelas leis da natureza, como pensa- vam muitos físicos antes de Heisenberg.

●●●

Page 8: Questões para Ateus

8/10

Os males naturais, preço da minha existência e liberdade

Quando Deus nos quer a ti ou a mim, pessoas de carne, quer um mundo material no qual possamos desenvolver a nossa liberdade. E isso exige essa flexibilidade, essa indeterminação que inclui furacões, terramotos e enfermida- des. Se me posso mover no ar é porque o ar não é rígido, porque as suas moléculas têm relações flexíveis, não rigida- mente determinadas. E por isso mesmo há furacões.

●●●

Page 9: Questões para Ateus

9/10

Os males naturais, preço da minha existência e liberdade

Se o ar fosse tão rígido como um bloco de pedra não haveria furacões, mas eu não me poderia mover através dele. É a indeterminação e flexibilidade da ma- téria que permite a minha liberdade de carne. É necessária para que eu exista, e Deus me quer a mim. É incrível, mas é assim: Deus não quer pessoas em geral, me quer a mim, quer-te a ti. E por isso quer um mundo material como este. Às vezes, não nos damos tanta importância como para pagar o preço da nossa existência,

●●●

●●●

Page 10: Questões para Ateus

10/10

Os males naturais, preço da minha existência e liberdade

Mas Deus sim, dá-nos essa importância. Deus, que sente to- das as minhas dores em primeira pessoa, pensa que lhe vale a pena pagar esse preço, para que eu pos- sa existir e ser eternamente feliz com Ele no Céu. Deus toma a sério a minha carne, e toma a sério a minha liberdade. Quer-me a mim, se a joga comigo, e assume a dor que custa a minha carne, e a dor que custa a minha liber- dade..

●●●

Page 11: Questões para Ateus

11/10Ficha técnica

Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com