questÕes para a prova de medicina ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/med... ·...

20
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PRIMEIRA ETAPA – PROVA OBJETIVA CARGO: MÉDICO – SAÚDE DA COMUNIDADE DIA: 19/10/2003 HORÁRIO: 09:00 horas às 12:00 horas DURAÇÃO: 3 horas I N S T R U Ç Õ E S Para fazer a prova você usará: a) este caderno de prova com 8 (oito) folhas; b) um CARTÃO-RESPOSTA que deve ser assinado. Confira o número de inscrição, o cargo, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado. A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais. No CARTÃO-RESPOSTA, confira o nome e o número de inscrição. Examine se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 50 (cinqüenta), está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. Para cada questão são apresentadas 4 (quatro) alternativas diferentes de respostas (A, B, C e D). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta. Questões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras não serão consideradas. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de máquinas calculadoras ou similares, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação.

Upload: duongnhu

Post on 29-Jun-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

PRIMEIRA ETAPA – PROVA OBJETIVA

CARGO: MÉDICO – SAÚDE DA COMUNIDADE

DIA: 19/10/2003HORÁRIO: 09:00 horas às 12:00 horasDURAÇÃO: 3 horas

I N S T R U Ç Õ E S

Para fazer a prova você usará:

a) este caderno de prova com 8 (oito) folhas;b) um CARTÃO-RESPOSTA que deve ser assinado.

Confira o número de inscrição, o cargo, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado.

A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais.

No CARTÃO-RESPOSTA, confira o nome e o número de inscrição. Examine se há marcações indevidas no campo destinado às suas respostas. Se houver, reclame imediatamente.

Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 50 (cinqüenta), está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

Para cada questão são apresentadas 4 (quatro) alternativas diferentes de respostas (A, B, C e D). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão.

Utilize somente caneta esferográfica com tinta preta.

Questões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras não serão consideradas.

Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de máquinas calculadoras ou similares, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação.

Ao terminar a prova, entregue o CADERNO DE PROVA COMPLETO (com exceção da última folha, a qual poderá ser destacada) e o CARTÃO-RESPOSTA.

O tempo de duração da prova 3 horas, inclui o tempo destinado ao preenchimento do CARTÃO-RESPOSTA.

_______________________________________________ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)

INSCRIÇÃO LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM C A R G O

NOME DO(A) CANDIDATO(A) No DA IDENTIDADE

Page 2: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

2

Page 3: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

Num dia no meio da semana, o paciente aguarda o momento em que será chamado. Faz uma hora que está ali, na sala de espera. Cansado, revira as páginas das revistas disponíveis (a mais recente é de dois meses atrás). Não adianta reclamar à recepcionista. Sim, ela tinha marcado na agenda o horário combinado. Mas imprevistos acontecem, responde secamente. Finalmente, o médico o atende. O paciente mostra os exames. Sem se desculpar pelo atraso, o especialista verifica os resultados, diz que tudo ficará bem, prescreve os remédios, faz meia dúzia de comentários e pede que o avise se surgir algum problema. Que não se preocupe. A secretária sempre transmite os recados. E assim o doutor dá a consulta por encerrada, despedindo-se e já convocando o paciente seguinte. O consultório está cheio.A cena descrita acima é corriqueira. E danosa. Pode colocar a perder a confiança no tratamento e, por tabela, prejudicar a saúde do doente. Para o médico, é possível que represente a perda de pacientes. Em alguns casos, esse tipo de atendimento – feito às pressas e com lapsos na comunicação – chega a ser questionado nos conselhos de Medicina.[...] Para melhorar a qualidade da relação médico-paciente, respeitadas faculdades de medicina incluíram aulas sobre esse relacionamento tão delicado. [...] De qualquer forma, a discussão do tema nas faculdades é uma boa maneira de resgatar o tratamento humanitário que notabilizou o médico de família, figura pouco comum no cotidiano das cidades. Além disso, há outras saídas. A professora Rosana sugere treinamento para os funcionários da recepção e oferta de acompanhamento psicológico na terapia de doenças mais complexas. Mas não é só. “Os médicos precisam entender que a comunicação é fundamental”, completa a pesquisadora.

Cilene Pereira e Lena Castellón. Relações Delicadas. IstoÉ, 17 de setembro de 2003.

01) Observe as normas abaixo.

I. Palavras cognatas relacionadas aos verbos que têm como radicais ced, gred, prim são escritas com ss. O mesmo se dá com palavras derivadas de verbos terminados em tir.

II. Após ditongos, usa-se ç e não ss. Também ç nos sufixos (ção e ação) presentes nos substantivos formados a partir de verbos.

III. O verbo ter se relaciona com tenção, forma que aparece nos substantivos dele derivados.

IV. Os sufixos ez e eza caracterizam os substantivos abstratos femininos formados a partir de adjetivos.

Assinale a alternativa em que TODAS as palavras têm sua grafia justificada pelas orientações acima.

A ( ) Reclamação, compressa, discussão, notabilizou, retenção.B ( ) Relação, danosa, framboesa, transmissão, acesso.C ( ) Delicadeza, confiança, comunicação, recepção, agressivo.D ( ) Pesquisadora, obtenção, prejuízo, paciente, transgressor.

3

Page 4: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

02) Analise as afirmativas abaixo.

I. Apenas na expressão “questionado nos conselhos de Medicina”, a palavra medicina aparece em maiúscula. Isso se deve ao fato de a palavra referir-se à ciência considerada no seu todo.

II. A expressão “feito às pressas e com lapsos na comunicação” aparece separada por travessões. O efeito procurado é dar destaque à informação.

III. O emprego de aspas na expressão “Os médicos precisam entender que a comunicação é fundamental” assinala a fala de outrem registrada pelas autoras da reportagem.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A ( ) I e II.B ( ) II e III.C ( ) III e I.D ( ) Todas elas.

03) Assinale a alternativa em que TODOS os acentos são determinados por uma mesma norma ortográfica.

A ( ) humanitário, secretária, família, possível, saúde.B ( ) atrás, além, dá, também, é.C ( ) íntimo, previsível, ambíguo, saída, míssil.D ( ) saúde, incluíram, egoísmo, juízes, Camboriú.

04) Relacione as colunas:

A ordem CORRETA na proposição acima é:

A ( ) 3 – 4 – 1 – 2 – 3 – 5 – 4 – 1 – 6 – 2 – 4 – 3. B ( ) 4 – 3 – 1 – 6 – 4 – 5 – 3 – 1 – 2 – 6 – 3 – 4. C ( ) 3 – 4 – 1 – 5 – 4 – 6 – 4 – 1 – 5 – 2 – 4 – 3.D ( ) 4 – 3 – 1 – 2 – 4 – 5 – 3 – 1 – 6 – 2 – 3 – 4.

4

1. Os diminutivos em inho ou zinho fazem seu plural acrescentando o diminutivo plural ao plural normal sem o s final.

2. Nos compostos formados por dois substantivos, se o segundo limita o primeiro, só o primeiro vai para o plural.

3. Nos compostos formados por verbo seguido de substantivo no plural, ambos os elementos permanecem invariáveis.

4. Nos substantivos compostos, só devem ir para o plural os substantivos, adjetivos e numerais que os formam.

5. Há substantivos que, mudando o gênero, mudam o significado.

6. Os substantivos empregados como adjetivos ficam invariáveis.

( ) as obras-primas( ) os saca-rolhas( ) os coraçõezinhos( ) os comícios monstro( ) os primeiros-ministros( ) o cabeça / a cabeça( ) os lança-chamas( ) os barezinhos( ) as horas-trabalho( ) as camisas laranja( ) os porta-bandeiras( ) os bem-amados

Page 5: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

05) “Sem se desculpar pelo atraso, o especialista verifica os resultados, diz que tudo ficará bem, prescreve os remédios, faz meia dúzia de comentários e pede que o avise se surgir algum problema. Que não se preocupe. A secretária sempre transmite os recados. E assim o doutor dá a consulta por encerrada, despedindo-se e já convocando o paciente seguinte. O consultório está cheio.”

No trecho acima, encontramos três pronomes proclíticos e um enclítico. Pela norma culta:

A ( ) O primeiro poderia, sem perda da elegância, ser usado após o verbo.B ( ) O segundo poderia, corretamente, ser enclítico.C ( ) Os três primeiros só poderiam ser empregados na forma que se dá no texto.D ( ) O emprego da ênclise em despedindo-se está errado.

06) Observe a frase: “Mas imprevistos acontecem, responde secamente.” Estamos frente a dois verbos, empregados ambos no Presente do Indicativo.

Assinale a alternativa cujo sentido é o mesmo da frase apresentada:

A. ( ) Mas imprevistos vêm acontecendo, acrescenta secamente.B. ( ) Mas imprevistos têm acontecido ultimamente, afirma sem sorrir.C. ( ) Mas imprevistos podem acontecer, diz secamente em resposta.D. ( ) Mas temos tido imprevistos, informa secamente.

07) Estabeleça as correlações:

A resposta CORRETA é:

A ( ) 7; 6; 2; 5; 4; 1; 3.B ( ) 7; 6; 1; 5; 4; 2; 3.C ( ) 7; 6; 5; 1; 4; 2; 3.D ( ) 6; 7; 1; 5; 4; 2; 3.

08) Observe o período seguinte:

_____fazer três semanas que ele deixou de comparecer às reuniões; ________existir razões sérias para sua ausência, se não __________ ele já teria voltado.

As formas verbais que o completam com correção são:

A ( ) vai, deve, houvessemB ( ) vai, devem, houvesseC ( ) vão, deve, houvessemD ( ) vão, devem, houvesse

5

1. É preciso que se solidifique a confiança entre o paciente e seu médico.

2. Ele compreenderá3. quando observar com atenção os sinais que

lhe são dirigidos.4. Não te contentes com o possível;5. procura ir além.6. Façamos a nossa parte;7. os outros fazem a deles.

( ) 3a pessoa pl. pres. indicativo( ) 1a pessoa pl. imperativo afirmativo( ) 3a pessoa sing. pres. subjuntivo( ) 2a pessoa sing. imperativo afirmativo( ) 2a pessoa sing. imperativo negativo( ) 3a pessoa sing. futuro do presente ind.( ) 3a pessoa sing. futuro subjuntivo

Page 6: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

09) Observe:

“Para melhorar a qualidade da relação médico-paciente, respeitadas faculdades de medicina incluíram aulas sobre esse relacionamento tão delicado.”

“Respeitadas faculdades de medicina, para melhorar a qualidade da relação médico-paciente, incluíram aulas sobre esse relacionamento tão delicado.”

“Respeitadas faculdades de medicina incluíram aulas sobre esse relacionamento tão delicado, para melhorar a qualidade da relação médico-paciente.”

Sobre as estruturas acima, podemos afirmar: I) A mensagem não sofreu alteração com a mudança da ordem dos elementos que a constituem. II) O emprego das vírgulas ficou inadequado com a troca na ordem dos elementos que a constituem.III) O uso das vírgulas, na segunda estrutura, permite que se estabeleça a ligação entre os elementos

que constituem a informação central.

Estão CORRETAS:

A ( ) I e II.B ( ) II e III.C ( ) I e III.D ( ) Nenhuma delas.

10) “O artigo 25, ao dar aos médicos a prerrogativa de internar e assistir seus pacientes em hospitais privados com ou sem caráter filantrópico, ainda que não integrem seu Corpo Clínico, respeitadas as normas da instituição, está simplesmente assegurando ao médico as condições necessárias para fazer valer o inalienável direito de o paciente, enquanto cidadão, escolher livremente o profissional que irá cuidar de sua saúde.”

(José Maurício. Jornal de Medicina)

Sobre o texto acima, podemos afirmar que:

A. ( ) “respeitadas as normas da instituição” refere-se à “prerrogativa de internar e assistir seus pacientes em hospitais privados [...]”, para a qual é condição.

B. ( ) “respeitadas as normas da instituição” refere-se às “condições necessárias para fazer valer o inalienável direito de o paciente escolher livremente o profissional”.

C. ( ) a organização textual não deixa claro a que se refere a ressalva “respeitadas as normas da instituição”.

D. ( ) a expressão “assistir seus pacientes” está incorreta e compromete o todo da organização do parágrafo.

6

Page 7: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11) São indicadores maiores para o diagnóstico de depressão:

A. ( ) ideação suicida, episódios maníacos, sensação de culpa.B. ( ) ideação suicida, insônia inicial, lentificação do pensamento.C. ( ) episódios maníacos, insônia inicial, concentração diminuída.D. ( ) insônia terminal, idéias de culpa, lentificação do pensamento.

12) Assinale a alternativa CORRETA, sobre o tratamento do alcoolismo.

A. ( ) É eminentemente medicamentoso. B. ( ) Processa-se melhor com trabalho multidisciplinar.C. ( ) Sempre deverá envolver a família.D. ( ) O atendimento clínico é feito pelos Alcoólicos Anônimos (AA).

13) Assinale a alternativa CORRETA, sobre a fluoxetina.

A. ( ) Tem indicação preferencial em todos os casos de transtornos depressivos.B. ( ) Tem amplo espectro de aplicação, podendo ser usada por pacientes psicóticos.C. ( ) Uma de suas vantagens é não apresentar efeitos colaterais.D. ( ) Deve sempre ser associada á medicação indutora do sono, devido a seu efeito excitante do

sistema nervoso central.

14) Assinale a alternativa CORRETA, sobre os benzodiazepínicos.

A. ( ) Só podem ser prescritos em receituário controlado (azul), emitido por serviços psiquiátricos. B. ( ) Apresentam, entre os riscos por efeitos secundários, os transtornos ao sistema circulatório.C. ( ) São recomendados somente para transtornos neuróticos e relacionados ao estresse.D. ( ) Não apresentam efeito miorelaxante.

15) A criação do SUS implica:

A. ( ) extinção gradual dos serviços de saúde privados.B. ( ) separação completa dos serviços públicos e privados.C. ( ) estabelecimento da saúde como direito constitucional do cidadão.D. ( ) estabelecimento de ausência de jurisdição pública no controle dos sistemas e serviços privados

de saúde.

16) O termo “atenção primária” significa:

A. ( ) o mesmo que prevenção primária.B. ( ) parte da hierarquia dos serviços que lida com problemas de natureza simples e que se procura

estabelecer como “porta de entrada” do sistema de saúde.C. ( ) qualquer serviço básico de saúde.D. ( ) A atenção que se deve dar ao usuário do sistema, quando ele inicia o uso do sistema.

7

Page 8: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

17) É correto dizer que:

A. ( ) um hospital geral caracteriza o nível terciário de atenção e deve atender a uma grande região, ou populações de cerca de um milhão ou mais de habitantes.

B. ( ) o hospital regional caracteriza o nível primário de atendimento, oferecendo ambulatórios especializados e oferecendo serviços para populações entre 50 e 500 mil habitantes.

C. ( ) os postos de saúde dispõem obrigatoriamente de atendimento de médicos, em caráter permanente.

D. ( ) as internações de curta ou longa permanência devem ser feitas somente em hospitais gerais.

18) Há uma variedade de concepções de saúde, mas pode-se dizer que as bases da concepção de saúde do SUS encontram-se, principalmente:

A. ( ) na Constituição Federal de 1986 e na Conferência de Alma-Ata de 1978.B. ( ) na Constituição Federal de 1988 e na VIII Conferência Nacional de Saúde de 1986C. ( ) na Constituição Federal de 1988 e no Relatório Lalonde de 1948.D. ( ) na constituição da Organização Mundial de Saúde de 1948 e na Conferência Nacional de Saúde

de 1988.

19) Estão incluídos, entre os cuidados primários de saúde, pelo menos: A. ( ) educação de saúde.B. ( ) cuidados de saúde materno-infantil.C. ( ) planejamento familiar, por meio de uso de pílula anti-concepcional para mulheres e camisinha

para homens.D. ( ) promoção de saúde mental.

20) A respeito do SUS, é errado dizer que:

A. ( ) o princípio do acesso a ele lida com questões geográficas, culturais e funcionais.B. ( ) a totalidade das propostas do SUS ainda não estão plenamente em vigor.C. ( ) a municipalização é um componente estratégico do sistema.D. ( ) o princípio da eqüidade mostra que, para o sistema, todos os brasileiros são iguais.

21) Assinale a afirmativa CORRETA, quanto ao Programa Saúde da Família.

A. ( ) Caracteriza-se como Programa por ter previstos seu princípio, continuidade e término, em um tempo pré-estabelecido

B. ( ) Como uma de suas características, deve ter um território ou área definido sob sua responsabilidade.

C. ( ) Trabalha com adscrição de famílias, recomendando-se que em cada área de responsabilidade cadastrem-se pelo menos 2.000 famílias.

D. ( ) Deve ter uma equipe básica, composta minimamente por médico generalista ou médico de família, pediatra, ginecologista-obstetra, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

8

Page 9: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

22) Quanto ao programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), é ERRADO dizer:

A. ( ) O agente comunitário de saúde deve estar atento e propor soluções, junto com a comunidade, para problemas que afetam o meio-ambiente.

B. ( ) É um programa criado pelo governo federal.C. ( ) São atribuições do agente comunitário de saúde: pesar e medir, mensalmente, as crianças

menores de dois anos e orientar acerca de métodos de planejamento familiar.D. ( ) De preferência, os agentes não devem residir na própria comunidade em que trabalham,

evitando-se assim interferências pessoais no trato profissional.

23) Você coordena um centro de saúde localizado em uma comunidade com população de 38.000 pessoas, das quais 40% são menores de 18 anos e 15% maiores de 70 anos. Os gastos financeiros montam a R$ 340.000,00 por ano. Em seu planejamento, você prevê avaliações semestrais, sobre as quais você diria que:

A. ( ) No primeiro ano deve-se fazer apenas avaliação dos recursos financeiros, pois o investimento é alto e a prioridade é garantir a continuidade de apoio por parte dos agentes financiadores.

B. ( ) Sendo o serviço governamental, não há necessidade de avaliação de custos, pois as decisões de financiamento são essencialmente políticas.

C. ( ) No primeiro ano deve-se fazer apenas avaliação financeira e de resultados, pois é o que conta para se saber se o centro está atuando de maneira adequada.

D. ( ) Deve-se fazer, sempre, avaliação de custos, de resultados e de processos, pois só assim se conhece o funcionamento do centro e poderemos garantir seu bom funcionamento.

24) Uma gestante chega ao Centro de Saúde com quadro clínico e laboratorial de vaginose bacteriana. O tratamento farmacológico indicado e disponível no CS é o metronidazol. Assinale a resposta CORRETA sobre o uso desse medicamento.

A. ( ) Pode ser usado a partir do 2ª trimestre da gestação.B. ( ) Não pode ser usado durante a gestação.C. ( ) Pode ser usado em todo período da gestação.D. ( ) Pode ser usado só no 3º trimestre da gestação.

25) Verifique a validade das seguintes afirmações sobre os transtornos do pânico.

- É uma síndrome caracterizada pela recorrência de ataques de ansiedade (ou angústia), com manifestações corporais intensas: crises súbitas, espontâneas, de grande mal-estar e sensação de morte iminente, com sinais e sintomas autonômicos (palpitações, falta de ar, tonturas, parestesias, sudorese, etc.), medo e sensações de irrealidade.

- As afecções cardíacas encontram-se entre os diagnósticos diferenciais importantes das crises de pânico.

- O tratamento farmacológico pode ser realizado com inibidores seletivos da recaptação de serotonina, tricíclicos, benzodiazepínicos, ou inibidores da monoaminoxidase.

- Eventualmente os pacientes podem ser tratados de forma eficaz pelo médico generalista, pois não é sempre que o paciente necessita de encaminhamento ao psiquiatra.

A. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.B. ( ) Todas as afirmativas são falsas.C. ( ) Apenas três afirmativas são verdadeiras.D. ( ) Apenas uma afirmativa é verdadeira.

9

Page 10: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

26) Assinale a afirmação INCORRETA.

A. ( ) O captopril pertence ao grupo de medicamentos de escolha para o tratamento da hipertensão arterial nos pacientes diabéticos e nas gestantes.

B. ( ) O início do acompanhamento do pré-natal de baixo risco deve ocorrer antes da 12a. semana de gravidez, sendo que a última consulta agendada no centro de Saúde acontece na 40a. semana.

C. ( ) A coleta de material para exame colpocitológico na gestante deve ser dupla: no fundo de saco vaginal e na ectocérvice.

D. ( ) A posição sentada é a posição correta para a aferição da pressão arterial nas gestantes.

27) Assinale a afirmativa CORRETA.

A. ( ) Para crianças sadias, no primeiro ano de vida, recomenda-se uma consulta neonatal precoce e consultas mensais, até completar um ano de idade.

B. ( ) Em crianças de dois meses a cinco anos de idade, define-se como “respiração rápida” a freqüência de 50 ou mais respirações por minuto.

C. ( ) Uma criança de 2 anos de idade é atendida no Centro de Saúde com diarréia, apresentando sinal da prega, inquietude e irritabilidade. O quadro caracteriza desidratação grave, devendo a criança ser encaminhada urgentemente ao hospital.

D. ( ) A associação etinilestradiol/levonogestrel é o contraceptivo oral indicado para as puérperas fazendo uso de aleitamento materno exclusivo

28) Assinale a alternativa INCORRETA.

A. ( ) A responsabilidade do gerenciamento do primeiro nível de atenção à saúde cabe à Secretaria Estadual de Saúde.

B. ( ) Quanto ao atendimento da população, o SUS é formado por um sistema de complexidade crescente, sendo o 1º nível (atenção primária de saúde) executado pelos Centros de Saúde.

C. ( ) O SUS é uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações de saúde, estabelecida pela Constituição de 1988.

D. ( ) O SUS tem, entre suas diretrizes baseadas no artigo 198 da Constituição Federal, a descentralização, o atendimento integral e a participação da população.

29) A freqüência normal de BCF situa-se entre:

A. ( ) 100 – 200 bpm.B. ( ) 100 – 140 bpm.C. ( ) 120 – 160 bpm.D. ( ) 140 – 200 bpm.

30) A conduta para paciente com medida de P.A. de 140/90, sem outras queixas é, além do controle freqüente de PA.:

A. ( ) hidroclorotiazida.B. ( ) hidroclorotiazida + captopril.C. ( ) orientação sobre hábitos saudáveis.D. ( ) furosemida + captopril.

10

Page 11: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

31) Das plantas abaixo, qual é contra-indicada para uso oral?

A. ( ) Melissa officinalis L. (LAMIACEAE) – erva cidreiraB. ( ) Matricaria recutita L. (ASTERACEAE) – camomila ou maçanilhaC. ( ) Symphytum officinale L. (BORAGINACEAE) - confrei D. ( ) Lippia citriodora HBK (VERBENACEAE) – cidrão

32) O parasita intestinal implicado em corrimento vaginal é:

A. ( ) strongyloides stercoralis.B. ( ) ancilostomo duodenale.C. ( ) ascaris lumbricoides.D. ( ) enterobius vermicularis.

33) Paciente sem queixas, tendo familiar com diabete, tem medida de glicemia capilar de 150mg/dl. A conduta mais apropriada para ele é, além do acompanhamento regular:

A. ( ) Glibenclamida.B. ( ) Clorpropramida.C. ( ) Orientação sobre hábitos saudáveis.D. ( ) Metformin.

34) Uma medida de AFU menor do que o percentil 10 sugere:

A. ( ) Polidrâmnio.B. ( ) Oligodrâmnio.C. ( ) Gemelaridade.D. ( ) mola hidatiforme.

35) Uma criança de sete anos apresenta diarréia e febre de 38ºC, com início há um dia. Qual a conduta INADEQUADA para o tratamento dessa criança?

A. ( ) Observação + reidratante oral + antitérmicoB. ( ) Observação + reidratante oral + antitérmico + chá preto (Camellia sinensis) C. ( ) Observação + reidratante oral + antibiótico + antitérmicoD. ( ) Observação + reidratante oral + antitérmico + água de arroz

36) Quando é pedido o teste de Coombs para uma gestante com fator rh(-)?

A. ( ) Na 1a. consulta pré-natalB. ( ) Na 28a. semanaC. ( ) Na 32a. semanaD. ( ) Na 36a. semana

11

Page 12: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

37) Assinale a resposta CORRETA.

A. ( ) O aleitamento materno deve ser mantido exclusivamente até dois anos de idade.B. ( ) O aleitamento materno deve ser mantido exclusivamente até seis meses de idade.C. ( ) O aleitamento materno deve ser complementado a partir de quatro meses de idade.D. ( ) O aleitamento materno deve ser complementado em crianças prematuras.

38) Para lactantes NÃO se devem recomendar os seguintes métodos de anticoncepção:

A. ( ) uso de condon e geléia espermaticida.B. ( ) uso de DIU.C. ( ) uso de pílulas com associação de levonorgestrel + etinilestradiol.D. ( ) uso de pílulas microprogestacionais.

39) Paciente de 18 anos procura o CS relatando rompimento do condon durante relação sexual, na noite anterior. Informa, também, que estaria em seu período ovulatório e seu parceiro é portador do vírus HIV. Pede ajuda à equipe de saúde. Assinale os procedimentos CORRETOS, nessa situação.

A. ( ) Acolhê-la e prescrever etinilestradiol 30mcg + levonorgestrel 0,15mg, quatro cps no momento e quatro cps em 12 hs; pedir teste de HIV, repetindo em três meses; reforçar o uso correto do condon e marcar retorno para avaliação.

B. ( ) Acolhê-la e pedir teste de HIV.C. ( ) Acolhê-la e agendar consulta para avaliação em um mês.D. ( ) Acolhê-la e referenciá-la ao serviço de DST.

40) Pré-escolar apresenta-se com febre alta, odinofagia, vômitos, adenomegalia cervical dolorosa unilateral e exsudato purulento sobre amígdalas hipertrofiadas. Seu hemograma revela 15.000 leucócitos com 8% de bastões e 72% de segmentados. Não há possibilidade de fazer exame microbiológico. O tratamento melhor indicado para ele, considerando a eficácia e efetividade é:

A. ( ) Penicilina benzatina.B. ( ) azitromicina.C. ( ) lincomicina.D. ( ) amoxacilina.

41) A causa mais comum associada à dor abdominal crônica na adolescência é:

A. ( ) origem funcional.B. ( ) endometriose.C. ( ) enfermidade crônica inflamatória pélvica.D. ( ) discite.

12

Page 13: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

42) Uma jovem chega ao CS com queixa de disúria e polaciúria há um dia. Nega febre e no exame físico só se encontra de positivo dor à palpação, no baixo ventre. Qual a melhor conduta a seguir, nesse caso?

A. ( ) Orientação geral quanto à hidratação, esvaziamento vesical e iniciar com SMX-TMP 800/160mg de 12/12hrs por 3 dias; pedir parcial de urina-urocultura e tsa pós-término do tratamento e retorno.

B. ( ) Iniciar Ciproflaxacin 250mg de 12/12hrs por 3 dias.C. ( ) Solicitar parcial de urina -urocultura e fazer o paciente retornar com os exames prontos.D. ( ) Oferecer orientação geral quanto à hidratação e esvaziamento vesical e retorno em 3 dias.

43) A avaliação laboratorial básica preconizada para paciente com PA=140x90mmHg em 4 medidas semanais, e com dieta hipossódica, é:

A. ( ) hemograma, VHS, creatinina, uréia e glicemia. B. ( ) creatinina, glicemia, potássio, colesterol total, parcial de urina, Ecg de repouso.C. ( ) parcial de urina, glicemia, ácido úrico, potássio.D. ( ) creatinina, potássio, glicemia, Ecg de repouso.

44) Na profilaxia do tétano, por ocasião de um ferimento suspeito:

A. ( ) a aplicação do anatox tetânico só não deve ser recomendada se o paciente tiver recebido pelo menos 3 doses da vacina, sendo a ultima dose há menos de 5 anos.

B. ( ) as imunoglobulinas homólogas ou heterólogas são indicadas apenas para os pacientes que nunca foram vacinados.

C. ( ) a penicilina benzatina, além de prevenir o tétano, é eficaz na prevenção e tratamento de infecções secundárias.

D. ( ) consideramos protegidos os pacientes que já tiveram tétano.

45) Em relação à profilaxia da raiva, por ocasião de mordeduras por animais, NÃO é correto afirmar:

A. ( ) A presença do vírus entre morcegos, felinos e caninos silvestres dificulta a erradicação do vírus.B. ( ) O período de transmissibilidade em cães e gatos é de três a cinco dias antes do aparecimento

dos sintomas, e durante a doença.C. ( ) A profilaxia de infecções secundárias nas mordeduras por gatos sempre é indicada, porque elas

ocorrem em mais de 70% dos casos.D. ( ) O vírus atinge o SNC, principalmente por via nervosa.

46) Quanto à sífilis, podemos afirmar:

A. ( ) O cancro caracteriza-se por ser lesão dura, muito dolorosa.B. ( ) A principal lesão contaminante da doença é o cancro.C. ( ) Nas fases secundária e terciária da doença, as lesões de mucosas contaminam bem menos que

as de pele.D. ( ) O VDRL é o principal exame para a confirmação da doença, na fase primária

13

Page 14: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

47) Qual dos itens abaixo relacionados têm maior importância na formação da ateroesclerose?

A. ( ) Níveis de triglicerídeos de 350 mg/dlB. ( ) Colesterol total de 280 mg/dlC. ( ) Colesterol LDL de 145 mg/dLD. ( ) Colesterol HDL de 75 mg/dL

48) Qual dos elementos relacionados abaixo é melhor para estabelecimento do prognóstico da hepatite C?

A. ( ) Níveis séricos de ALT/GPTB. ( ) Genótipo do vírusC. ( ) Níveis séricos do HCVD. ( ) Biópsia hepática

49) Em relação à exposição ocupacional ao HIV em instituições de saúde, é CORRETO afirmar:

A. ( ) Cerca de 99,7% dos expostos ao HIV não soroconvertem.B. ( ) Baixos inóculos excluem a chance de transmissão viral. C. ( ) A utilização de Zidovudine reduz o risco de transmissão, em cerca de 40% dos casos.D. ( ) O risco de transmissão, quando há exposição do vírus às membranas mucosas, até o momento,

é de cerca de 0,9 %.

50) Assinale a situação em que a quimioprofilaxia da tuberculose é indicada em um paciente com infecção pelo HIV.

A. ( ) Presença de consolidação pulmonar alveolar ocupando um lobo inteiro.B. ( ) PPD maior ou igual a 5 mm, com radiografia de tórax normal e CD4 < 500 células por mm3 .C. ( ) PPD negativo.D. ( ) Tosse seca, com 2 meses de evolução.

14

Page 15: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

GRADE DE RESPOSTAS

CARGO: MÉDICO – SAÚDE DA COMUNIDADE

QUESTÕES ALTERNATIVAS QUESTÕES ALTERNATIVASA B C D A B C D

01 2602 2703 2804 2905 3006 3107 3208 3309 3410 3511 3612 3713 3814 3915 4016 4117 4218 4319 4420 4521 4622 4723 4824 4925 50

ESTA FOLHA NÃO SERÁ CORRIGIDA,

MAS PODERÁ SER DESTACADA PARA VOCÊ LEVAR E

CONFERIR O SEU GABARITO

15

Page 16: QUESTÕES PARA A PROVA DE MEDICINA ...antiga.coperve.ufsc.br/concursos/hu/2003/provas-hu/MED... · Web viewQuestões em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou

16