questoes do manual

7
Questoes do manual (pág. 8 á pág. 77) 1. O Sistema Mundial Contemporâneo - O reforço da globalização - A aceleração do processo de globalização Actividades 1. A globalização é um processo complexo que deverá ser analisado de diferentes perspectivas. 1.1.Caracterize o processo histórico de globalização. 1.2.Identifique as principais causas da globalização. - As dimensões do processo de globalização Actividades 1. A globalização afecta todo o sistema-mundo. 1.1.Identifique as dimensões que constituem a globalização. 1.2.Mencione quatro características dominantes do processo de globalização. 1.3.Justifique a seguinte afirmação “ O capitalismo transnacional domina a economia mundial”. Actividades 1. A globalização assenta numa fortíssima dimensão económica que teve a origem no processo de transnacionalização. 1.1.Caracterize os fluxos do comercio de mercadorias. 2. Os fluxos migratórios têm sido responsáveis pela intensificação da globalização 2.1.Explique as principais consequências da intensificação dos fluxos migratórios internacionais para as regiões de chegada. - Os actores da globalização Actividades 1. Mencione as razões que levam as ETN a ter um elevado poder junto dos Estados. 2. Explique de que forma as características das ETN contribuem para terem uma grande influência na economia mundial.

Upload: joana

Post on 25-Jun-2015

995 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Questoes do manual (pág. 8 á pág. 77)

1. O Sistema Mundial Contemporâneo - O reforço da globalização - A aceleração do processo de globalização

Actividades1. A globalização é um processo complexo que deverá ser analisado de diferentes perspectivas.

1.1.Caracterize o processo histórico de globalização.1.2.Identifique as principais causas da globalização.

- As dimensões do processo de globalização

Actividades1. A globalização afecta todo o sistema-mundo.

1.1.Identifique as dimensões que constituem a globalização.1.2.Mencione quatro características dominantes do processo de globalização.1.3.Justifique a seguinte afirmação “ O capitalismo transnacional domina a economia mundial”.

Actividades1. A globalização assenta numa fortíssima dimensão económica que teve a origem no processo de transnacionalização.

1.1.Caracterize os fluxos do comercio de mercadorias.2. Os fluxos migratórios têm sido responsáveis pela intensificação da globalização 2.1.Explique as principais consequências da intensificação dos fluxos migratórios internacionais para as regiões de chegada.

- Os actores da globalização

Actividades1. Mencione as razões que levam as ETN a ter um elevado poder junto dos Estados.2. Explique de que forma as características das ETN contribuem para terem uma grande influência na economia mundial.

- As novas dinâmicas espaciais - O aumento da interdependência entre lugares e regiões

Actividades1. As trocas comerciais têm-se intensificado à escala mundial.

1.1.Mencione os factores que estiveram na origem da expansão do comércio mundial.1.2.Explique o significado da expressão “multipolaridade do sistema-mundo”.1.3.Comente a seguinte afirmação tendo em conta a importância crescente dos pactos regionais: “As evoluções em curso no mundo desenham um planeta disperso em conjuntos distintos. Um verdadeiro arquipélago-mundo”.

3. As cidades globais são os verdadeiros centros de globalização. 3.2. Explique o papel das cidades globais como centros impulsionadores da globalização.

- A emergência de novas dinâmicas espaciais

Actividades3. As ETN são um dos principais actores da globalização que contribuem para novas dinâmicas espaciais a nível mundial.

3.1. Identifique os principais objectivos das ETN ao promoverem a deslocalização de segmentos da produção.3.2. Explique de que forma as ETN podem contribuir para um desenvolvimento pouco sustentado dos territórios onde se localizam.

- Globalização e desenvolvimento: a hierarquização do espaço mundial

Actividades1.Comente a frase: “ A Internet é um meio de exclusão para muitas sociedades”.2.A distribuição de utilizadores é muito desigual.

2.2.Explique as razões que levam África a ter um número insignificante de utilizadores de internet.

3.Globalização e desenvolvimento nem sempre têm caminhado a par. 3.1.Apresente alguns reflexos negativos do processo de globalização em curso. 3.2.Caracterize o modelo centro-periferia nos planos geográfico, económico e social.

- A reivindicação do local num mundo global - A massificarão cultural

Actividades1.Comente a seguinte afirmação: “Uma das consequências que resultam da massificarão cultural tem a ver com as pressões da despesa competitiva e do consumo ostentativo que estão a transformar a abundância de alguns na exclusão social de muitos. Esta situação é potencialmente geradora de conflitos e tensões sociais. ”.

- Os fenómenos de resistência à uniformização cultural

Actividades1.A língua é um dos elementos que mais individualiza os povos. 1.4.Explique a importância da existência de uma língua universal que facilite a comunicação entre povos.2.Cada vez mais, os padrões de consumo são homogéneos. 2.1. Explique de que forma a difusão de um único modelo de cultura poderá condicional a pluralidade de culturas regionais/locais.

Actividades1.Comente a seguinte afirmação: “Há provas de que os jovens têm mais êxito quando aprendem na sua própria língua. Porém, num determinado momento da vida, a falta de proficiência em línguas nacionais ou internacionais mais usadas pode prejudicar gravemente as oportunidades de emprego. ”

Actividades1.A diversidade cultural tem grande importância, na medida em que permite preservar as identidades locais. 1.1.Explique a dificuldade do povo curdo em afirmar a sua identidade. 1.2.Refira os factores que têm contribuído para a perda das identidades locais.

1.3.Explique as principais consequências políticas e sociodemográficas da imposição de uma cultura global.

Actividades2.Existem numerosos locais em todo o mundo considerados pela UNESCO como Património da Humanidade. 2.1 Justifique a localização geográfica predominante do património da mundial da humanidade considerado em perigo. 2.2. Apresente três argumentos favoráveis à defesa do património mundial da humanidade.

- As novas ameaças e riscos.

Actividades1.O mundo enfrenta novos desafios. 1.1. Exponha algumas das ameaças e riscos que as sociedades contemporâneas enfrentam.

2. Um Mundo Policêntrico - Os antecedentes geopolíticos e geoestratégicos - A partilha do mundo no final da Segunda Guerra Mundial

Actividades1.Cada um (EUA e URSS) acredita que o outro preparava a guerra contra si. Apesar de se coleccionarem de ambos os lados da “cortina de ferro” enormes arsenais convencionais e nucleares, o “equilíbrio do terror” garantia, paradoxalmente ou não, a desactivação permanente das máquinas de guerra, isto é, a paz. 1.2.Explique as razões que levaram os EUA e a URSS a transformarem-se nas duas principais potencias mundiais. 1.3. Explique a afirmação: “Ialta representou a esperança da construção de um mundo livre e em paz. Todavia, rapidamente esta esperança se revelou ilusória. ” 1.4. Mencione os factores que ajudaram a potencializar o clima da Guerra Fria e a bipolarização do mundo. 1.5. Justifique a resposta da pergunta anterior.

Actividades1.”A aliança da OTAN fez militarmente o que o Plano Marshall fez economicamente, aprofundou a divisão de 1945 da Europa em dois campos. (…) Teria como resposta, a seu tempo, o Pacto de Varsóvia, dominado pelos soviéticos.” 1.1 Comente o texto, tendo em atenção os objectivos das duas organizações militares e a contribuição do Plano Marshall para a definição da ordem geopolítica europeia.

Actividades1.Os aspectos politico-militares da coexistência pacifica revelaram-se nas questões do desarmamento e da não proliferação de armas nucleares, sendo fundamentais para a criação de um clima mais favorável nas relações entre os EUA e a URSS. 1.1. Mencione os factores que contribuíram para a instauração de um clima de desanuviamento nas relações entre os EUA e a URSS.

Actividades1.A queda do Muro de Berlim marca, de forma simbólica, o fim da “Guerra Fria”. 1.1. Mencione as principais consequências politicas e económicas do fim da Guerra Fria.

Actividades1.”Desde a conferência de Bandung até à actualidade, o percurso do MNA saldou-se por alguns êxitos, mas também por alguns insucessos.” 1.1.Explique a importância da Conferência de Bandung e do Movimento dos Não Alinhados na afirmação do Terceiro Mundo. 1.3. Apresente duas razões que conduziram ao fracasso da MNA.

Actividades1.”Até 1989, data da Queda do Muro de Berlim, a ordem que vigorou na área da segurança foi a dos Pactos Militares. O fim dessa ordem implicou um movimento de regresso á ONU”. 1.1. Explique três dos factores responsáveis pela actual crise das Nações Unidas, apesar do ‘movimento de regresso à ONU.’que o texto refere. 1.2. Exponha dois desafios que se colocam presentemente ás Nações Unidas.

Actividades1.Mencione algumas das propostas defendidas para ultrapassar a crise.

- A reafirmação da Europa e a consolidação do Japão

Actividades1.”Os sucessivos alargamentos permitiram à Europa reafirmar-se como potência mundial.” 1.1. Refira os países candidatos à UE em 2009. 1.2. Mencione os países candidatos à EU, mas sem data de adesão definitiva.

Actividades1.Mencione os principais condicionalismos geográficos do território japonês.2. Muitos analistas consideram que o ressurgimento da economia japonesa após a Segunda Guerra Mundial teve com pilar as características culturais. 2.1. Caracterize o nível sociocultural da população japonesa.

Actividades1.Enuncie as medidas adoptadas pelo governo japonês para controlar a natalidade.2. A ajuda norte-americana foi essencial para apoiar o esforço de desenvolvimento levado a cabo pelo Japão. 2.1. Justifique a necessidade da ajuda dos EUA 2.2. Mencione duas medidas de carácter politico-militar no âmbito da ajuda norte-americana.

Actividades1.A afirmação do poderio económico e financeiro do Japão só foi possível pela conjugação da acção do Estado com outros factores que actuaram em simultâneo. 1.1. Refira esses factores. 1.2. Justifique as alterações observadas na estrutura da população activa e do PIB. 1.3. Explique o papel desempenhado pelo Estado na afirmação do Japão.