questão de bom sensor

1
Questão de bom sensor ecoclics.com.br /2012/10/30/questao-de-bom-sensor/ Lá se foram os tempos do filme fotográfico, embora seja provável que, numa caixa em um fundo de armário, você ainda tenha algumas tiras de negativos de 35mm, com pequeninos quadros, comparáveis em tamanho a uma moeda de R$1,00. Pode-se relacionar o tamanho de um negativo com o do sensor de uma câmera digital, que é o dispositivo responsável pela transformação da luz em elétrons. Embora nos tempos do filme (poucos anos atrás) muitas câmeras adotassem o “padrão” 35mm, atualmente somente as melhores dSLR tem sensores desse tamanho (24x36mm ou full-frame). Assim, temos hoje sensores com várias dimensões, dependendo da marca e do modelo da máquina. O esquema ao lado permite comparar proporcionalmente (dimensões não reais) dos sensores de câmeras compactas (amarelo), reflex (azul) e dSLR profissional (35mm). Cada um deles, naturalmente, possibilita imagem ampliada com qualidade diferenciada. Quanto menor o sensor, como ocorre na maioria das câmeras compactas, mais a imagem se deteriora ao se tentar a desejada ampliação, pois já se começou pequeno. Consequentemente não basta levar em consideração a quantidade de megapixels, ou resolução, ao se comprar uma câmera, devendo-se optar por aquelas com os sensores de maiores dimensões. Na realidade os níveis de resolução já atingiram patamares mínimos bem elevados, que na pratica servem mais como identificadores do avanço tecnológico da máquina. Há dois tipos de sensores. CCD (charge-coupled device) e CMOS (complementary metal-oxide semiconductor). Em ambos fotodiodos convertem luz em impulsos eletrônicos. No primeiro a luz é convertida em valores de carga eletrônica, e esses valores são transferidos, não digitalmente, para fora do sensor, onde cálculos digitais são realizados. Já no tipo CMOS cada valor é calculado digitalmente perto do ponto emissor do eletron gerado pela luz . Sensores CCD são mais caros que os CMOS por causa do processo de produção, mas apresentam a vantagem de aproveitarem melhor a luz, por não apresentarem aparatos para o cálculo necessário no próprio sensor. Os estudiosos do assunto garantem que o CCD é tecnicamente superior ao CMOS. Forte abraço,

Upload: pedro-trindade

Post on 27-Jul-2015

23 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Questão de bom sensor

Questão de bom sensorecoclics.com.br /2012/10/30/questao-de-bom-sensor/

Lá se foram os tempos do filme fotográfico, embora seja provável que, numa caixa em um fundo de armário, vocêainda tenha algumas tiras de negativos de 35mm, com pequeninos quadros, comparáveis em tamanho a umamoeda de R$1,00.

Pode-se relacionar o tamanho de um negativo com o do sensor de uma câmera digital, que é o dispositivoresponsável pela transformação da luz em elétrons. Embora nos tempos do filme (poucos anos atrás) muitascâmeras adotassem o “padrão” 35mm, atualmente somente as melhores dSLR tem sensores desse tamanho(24x36mm ou full-frame).

Assim, temos hoje sensores com várias dimensões,dependendo da marca e do modelo da máquina. O esquemaao lado permite comparar proporcionalmente (dimensões nãoreais) dos sensores de câmeras compactas (amarelo), reflex(azul) e dSLR profissional (35mm). Cada um deles,naturalmente, possibilita imagem ampliada com qualidadediferenciada. Quanto menor o sensor, como ocorre na maioriadas câmeras compactas, mais a imagem se deteriora ao setentar a desejada ampliação, pois já se começou pequeno.

Consequentemente não basta levar em consideração aquantidade de megapixels, ou resolução, ao se comprar umacâmera, devendo-se optar por aquelas com os sensores demaiores dimensões. Na realidade os níveis de resolução jáatingiram patamares mínimos bem elevados, que na praticaservem mais como identificadores do avanço tecnológico da máquina.

Há dois tipos de sensores. CCD (charge-coupled device) e CMOS (complementary metal-oxide semiconductor).Em ambos fotodiodos convertem luz em impulsos eletrônicos. No primeiro a luz é convertida em valores de cargaeletrônica, e esses valores são transferidos, não digitalmente, para fora do sensor, onde cálculos digitais sãorealizados. Já no tipo CMOS cada valor é calculado digitalmente perto do ponto emissor do eletron gerado pelaluz .

Sensores CCD são mais caros que os CMOS por causa do processo de produção, mas apresentam a vantagemde aproveitarem melhor a luz , por não apresentarem aparatos para o cálculo necessário no próprio sensor. Osestudiosos do assunto garantem que o CCD é tecnicamente superior ao CMOS.

Forte abraço,