questÃo 1 - seunico.com.brseunico.com.br/site/images/bolsao/2019/ef2_7ano.pdf · leia o texto e...

15
Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva Itaperuna-RJ Tel.: 3822-1819 QUESTÃO 1 Leia o texto : Breve História do tique A palavra parece nascida da linguagem dos desenhos animados. Segundo alguns, sua clara origem onomatopaica derivaria do alemão ticken, que significa “tocar ligeiramente”, ou de um termo da medicina veter inária que, já no século XVII, associava ticq e ticquet a um fenômeno no qual os cavalos sofrem uma súbita suspensão da respiração, seguida por um ruído: uma espécie de soluço que produz no animal comportamentos estranhos e sofrimento. Daí a extensão a várias manifestações que têm em comum a rapidez, o caráter repetitivo e pouco controlável e a piora em situação de stress. Agora, analise as afirmativas quanto às recomendações da norma culta sobre acentuação gráfica : I) caráter: paroxítona terminada em r. II) século: paroxítona terminada em o. III) fenômeno: proparoxítona. IV) ruído: ditongo ui. V) têm: forma da 3ª pessoa do singular de um verbo. Assinale a alternativa correta. (A) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. (B) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. (C) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. (D) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. (E) NDA QUESTÃO 2 Belo Horizonte, 28 de julho de 1942. Meu caro Mário, Estou te escrevendo rapidamente, se bem que haja muitíssima coisa que eu quero te falar (a respeito da Conferência, que acabei de ler agora). Vem-me uma vontade imensa de desabafar com você tudo o que ela me fez sentir. Mas é longo, não tenho o direito de tomar seu tempo e te chatear. Fernando Sabino. Neste trecho de uma carta de Fernando Sabino a Mário de Andrade, o emprego de linguagem informal é bem evidente em: I) “se bem que haja”. II) “que acabei de ler agora”. III) “Vem-me uma vontade”. IV) “tudo o que ela me fez sentir”. V) “tomar seu tempo e te chatear”. No texto, o conectivo “se bem que” estabelece relação de: I) conformidade. II) condição. III) concessão. IV) alternância. V) consequência. A alternativa que preenche corretamente as respostas acima é: (A) II, II (B) II, IV (C) V, III (D) II, III (E) I, V QUESTÃO 3 LEIA: |. A secretária falou DO gerente. ||. A secretária falou PELO gerente. |||. A secretária falou PARA o gerente. |V. A secretária falou JUNTO COM o gerente. As preposições maiúsculas traduzem respectivamente ideias de: (A) Companhia, direção, substituição, simultaneidade (B) Assunto, direção, substituição, companhia (C) Assunto, substituição, direção, simultaneidade (D) Assunto, substituição, companhia, direção (E) Modo, causa, direção, companhia

Upload: truongkiet

Post on 07-Feb-2019

327 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

QUESTÃO 1

Leia o texto : Breve História do tique A palavra parece nascida da linguagem dos desenhos animados. Segundo alguns, sua clara origem onomatopaica derivaria do alemão ticken, que significa “tocar ligeiramente”, ou de um termo da medicina veterinária que, já no século XVII, associava ticq e ticquet a um fenômeno no qual os cavalos sofrem uma súbita suspensão da respiração, seguida por um ruído: uma espécie de soluço que produz no animal comportamentos estranhos e sofrimento. Daí a extensão a várias manifestações que têm em comum a rapidez, o caráter repetitivo e pouco controlável e a piora em situação de stress. Agora, analise as afirmativas quanto às recomendações da norma culta sobre acentuação gráfica : I) caráter: paroxítona terminada em r. II) século: paroxítona terminada em o. III) fenômeno: proparoxítona. IV) ruído: ditongo ui. V) têm: forma da 3ª pessoa do singular de um verbo. Assinale a alternativa correta. (A) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. (B) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

(C) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. (D) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. (E) NDA

QUESTÃO 2

Belo Horizonte, 28 de julho de 1942. Meu caro Mário, Estou te escrevendo rapidamente, se bem que haja muitíssima coisa que eu quero te falar (a respeito da Conferência, que acabei de ler agora). Vem-me uma vontade imensa de desabafar com você tudo o que ela me fez sentir. Mas é longo, não tenho o direito de tomar seu tempo e te chatear.

Fernando Sabino.

Neste trecho de uma carta de Fernando Sabino a Mário de Andrade, o emprego de linguagem informal é bem evidente em: I) “se bem que haja”. II) “que acabei de ler agora”. III) “Vem-me uma vontade”. IV) “tudo o que ela me fez sentir”. V) “tomar seu tempo e te chatear”.

No texto, o conectivo “se bem que” estabelece relação de: I) conformidade. II) condição. III) concessão. IV) alternância. V) consequência. A alternativa que preenche corretamente as respostas acima é: (A) II, II (B) II, IV (C) V, III

(D) II, III (E) I, V

QUESTÃO 3

LEIA: |. A secretária falou DO gerente. ||. A secretária falou PELO gerente. |||. A secretária falou PARA o gerente. |V. A secretária falou JUNTO COM o gerente. As preposições maiúsculas traduzem respectivamente ideias de: (A) Companhia, direção, substituição, simultaneidade (B) Assunto, direção, substituição, companhia (C) Assunto, substituição, direção, simultaneidade

(D) Assunto, substituição, companhia, direção (E) Modo, causa, direção, companhia

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

QUESTÃO 4

Apólogo brasileiro sem véu de alegoria

O trenzinho recebeu em Magoari o pessoal do matadouro e tocou para Belém. Já era noite. Só se sentia o cheiro doce do sangue. As manchas na roupa dos passageiros ninguém via porque não havia luz. De vez em quando passava uma fagulha que a chaminé da locomotiva botava.

(...) (Antônio de Alcântara Machado. Adaptação.) Sobre o período “As manchas na roupa dos passageiros ninguém via porque não havia luz” , assinale com V ou F, conforme as afirmações sejam verdadeiras ou falsas. ( ) Na ordem direta, teremos Porque não havia luz, ninguém via as manchas na roupa dos passageiros. ( ) O período é constituído de duas orações. ( ) O verbo ver (no período, a forma via) é pessoal e apresenta como sujeito as manchas. ( ) O verbo haver (no período, a forma havia) é impessoal e aparece acompanhado do complemento luz. ( )O verbo haver (no período, a forma havia) é pessoal e aparece acompanhado do complemento luz. Assinale a opção que contém a sequência correta: (A) F, V, F, V, F

(B) V, V, V, F, V (C) F, F, V, V, F (D) F, V, V, F, F (E) F, F, F, V, V

QUESTÃO 5

Leia o texto:

O LEÃO, O URSO E A RAPOSA Um Leão e um Urso capturam um cervo, e em feroz luta, disputavam pelo direito de posse da presa. Após terem lutado

bastante, cansados e feridos eles caíram no chão completamente exaustos. Uma raposa, que estava nas redondezas, a uma

distância segura e quieta observando a tudo, vendo ambos caídos no chão e o cervo abandonado ali perto, passou correndo entre os dois, e de um bote agarrou-o com a boca e desapareceu no meio do mato.

O Leão e o Urso vendo aquilo, mas incapazes de impedir, disseram: -Ai de nós, que nos ferimos um ao outro apenas para garantir o jantar da Raposa!

ESOPO. Fábulas Ilustradas: o Leão, o Urso e a Raposa

Os verbos em destaque são classificados ,quanto à transitividade, em: (A) Transitivo direto, transitivo indireto, de ligação, transitivo direto e indireto. (B) Transitivo direto e indireto, transitivo direto, transitivo indireto, de ligação. (C) Transitivo indireto, transitivo direto e indireto, transitivo direto, intransitivo. (D) Transitivo indireto, transitivo direto, transitivo direto e indireto, de ligação. (E) Transitivo direto, intransitivo, transitivo direto, intransitivo.

QUESTÃO 6

Observe as orações abaixo e considere as classificações dos predicados. 1- Durante o carnaval, fico feliz. (predicado verbal)

2-Durante o carnaval, fico em casa. (predicado nominal)

3-Durante o carnaval, fico vendo o movimento das ruas. (predicado nominal)

Assinale a RESPOSTA CERTA :

(A) 1 e 2 estão corretas (B) 2 e 3 estão corretas (C) 1 e 3 estão corretas (D) Todas as alternativas estão corretas. (E) Todas as alternativas estão erradas.

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

QUESTÃO 7

I. Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços abaixo:

________ você não resolveu todas as questões da prova? Creio que é__________ você não sabe o __________ das regas. Talvez seja essa a causa, __________ você não conseguiu sucesso.

(A) Por que, porque, porquê, por que

(B) Porque, porque, por quê, porque (C) Por que, por que, porquê, por que (D) Porque, por quê, por que, porque (E) Por que, por que, porque, por que

QUESTÃO 8

A fala dos personagens possui em sua estrutura uma correspondência entre os tempos: (A) Pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro do pretérito do indicativo. (B) Presente do indicativo e presente do subjuntivo.

(C) Futuro do subjuntivo e futuro do presente do indicativo. (D) Pretérito imperfeito do subjuntivo e pretérito imperfeito do indicativo. (E) Futuro do subjuntivo e presente do indicativo.

QUESTÃO 9

Leia o texto e responda o que se pede: Um leão dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Veio um rato e começou a passear no corpo daquele poderoso animal. O felino não tardou a despertar e pegou o ratinho com uma de suas patas. Assustado, o pequeno roedor implorou: - Ó, por favor, não me mate. Peço-lhe que me deixe ir. Se o fizer, um dia poderei ajudá-lo de alguma maneira. O leão desistiu de esmagar o animalzinho e deixou que fosse embora. Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Nisso apareceu o ratinho, roeu as cordas e o soltou. 1. Representa a moral da história:

(A) Uma boa ação ganha outra. (B) O feitiço virou contra o feiticeiro. (C) Quem tem boca vai a Roma. (D) O silêncio é a melhor arma. 2. Todas as palavras são verbos :

(A) tardou, implorou, somente. (B) desistiu, deixou, embora. (C) passear, despertar, esmagar. (D) dormia, começou, poderoso.

3. Na frase “Nisso apareceu o ratinho, roeu as cordas e o soltou”, tem...

(A) Dois dígrafos. (B) Seis encontros consonantais. (C) Um substantivo próprio. (D) Quatro verbos.

A alternativa que preenche corretamente as respostas acima é: (A) A, C, A

(B) B, C, B (C) A, B, C (D) C, B, A (E) A, A, B

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

QUESTÃO 10

Leia o texto: A MÁQUINA Morreu uma tia minha. Ela morava sozinha, não tinha filhos. A família toda foi até lá, num final de semana, separar e dividir as coisas dela para esvaziar a casa. Móvel, roupa de cama, louça, quadro, livro, tudo espalhado pelo chão, uma tremenda confusão. Foi quando ouvi meus filhos me chamarem. – Mãe! Maiê! – Faaala. Eles apareceram, esbaforidos. – Mãe. A gente achou uma coisa incrííível. Se ninguém quiser, essa coisa pode ficar para a gente? Hein? – Depende. Que é? Eles falavam juntos, animadíssimos. – Ééé... uma máquina, mãe. – É só uma máquina meio velha. – É, mas funciona, está ótima! Minha filha interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor. – Deixa que eu falo: é assim, é uma máquina, tipo um... teclado de computador, sabe só o teclado? Só o lugar que escreve? – Sei. – Então. Essa máquina tem assim, tipo... uma impressora, ligada nesse teclado, mas assim, ligada direto. Sem fio. Bem, a gente vai, digita, digita... Ela ia se animando, os olhos brilhando. – ...e a máquina imprime direto na folha de papel que a gente coloca ali mesmo! É muuuito legal! Direto, na mesma hora, eu juro! Ela jurava? Fiquei muda. Eu que jurava que não sabia o que falar diante dessa explicação de uma máquina de escrever, dada por uma menina de 12 anos. Ela nem aí comigo. Continuava. – ...entendeu como é, ô mãe? A gente, zupt, escreve e imprime, até dá para ver a impressão tipo na hora, e não precisa essa coisa chatérrima de entrar no computador, ligaaar, esperar hóóóras, entrar no world, de escrever olhando na tela e sóóó depois mandar para a impressora, não tem esse monte de máquina tuuudo ligada uma na outra, não tem que ter até estabilizador, não precisa comprar cartucho caro, nada, nada, mãe! É muuuito legal. E nem precisa de colocar na tomada! Funciona sem energia e escreve direto na folha da impressora! – Nossa, filha...

(Lúcia Carvalho. Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2007. Coleção Novo diálogo.) Analise as afirmações abaixo: I. A história gira em torno da descoberta de uma antiga máquina de escrever pelas crianças. II. A cronista explora o lado engraçado da situação: o que é antigo (a máquina de escrever) parece moderno; e o que é moderno (o computador) parece ultrapassado. III. A autora reproduz o jeito como a menina fala ao explicar como era a máquina de escrever. I. É correto o que se afirma em :

a) I apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) I e II apenas. e) I, II e III. II. Encontramos registro da linguagem informal típica de adolescentes em:

a) “Morreu uma tia minha”. b) “Eles apareceram, esbaforidos”. c) “Essa máquina tem assim, tipo... uma impressora...”. d) “Ela ia se animando, os olhos brilhando”. e) “...funciona sem energia e escreve direto na folha da impressora”. III. Nos trechos:

1. “– É, mas funciona, está ótima!” 2. “Minha filha interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor.”

As palavras “mas” e “mais” indicam, respectivamente, ideia de a) oposição e intensidade. b) oposição e finalidade. c) intensidade e oposição. d) intensidade e proposição. e) adição e adversidade.

A alternativa que preenche corretamente as respostas acima é: (A) E, B, A (B) A, B, C (C) B, C, A (D) E, C, A

(E) C, E, A

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

QUESTÃO 11

Os produtos de uma empresa são embalados em caixas cúbicas, com 20 cm de aresta. Para transporte, essas embalagens são agrupadas, formando um bloco retangular, conforme mostrado na figura. Sabe-se que 60 desses blocos preenchem totalmente o compartimento de carga do veículo utilizado para o seu transporte. Pode-se concluir, então, que o volume máximo, em metros cúbicos, transportado por esse veículo é: (A) 4,96 m

3

(B) 5,76 m3

(C) 7,25 m3

(D) 8,76 m3

(E) 9,60 m3

QUESTÃO 12

Um reservatório contém água até 2/3 de seu volume. O reservatório é em forma de um bloco retangular com as seguintes dimensões: 2 m, 15 dm e 90 cm. Nesse reservatório contém quantos litros de água? (A) 1 800 l

(B) 2 700 l (C) 2,7 l (D) 1 000 l (E) 2 000 l

QUESTÃO 13

Um festival de música eletrônica foi realizado em um espaço ao ar livre de 240 m por 45 m. Sabe-se que em cada 2 m2 havia,

em média, 7 pessoas. Determine o número de pessoas que prestigiaram o festival. (A) 42 007 pessoas (B) 41 932 pessoas (C) 37 800 pessoas

(D) 24 045 pessoas (E) 10 000 pessoas

QUESTÃO 14

Os triângulos podem ser classificados com relação aos seus ângulos ou com relação aos seus lados. Dois triângulos colocados lado a lado possuem as seguintes características: o primeiro possui um ângulo de 91º e o segundo possui três lados iguais. As classificações respectivamente corretas para esses triângulos são: (A) Retângulo e isósceles (B) Retângulo e escaleno (C) Retângulo e equilátero (D) Obtusângulo e escaleno (E) Obtusângulo e equilátero

QUESTÃO 15

A planta a seguir revela como será a nova residência da Liz.

O primeiro passo é calcular o volume de cada caixa. Como as respostas estão apresentadas em metros cúbicos, vamos considerar que cada aresta mede 0,2 m (20 cm). Vc = a³ Vc = 0,2³ Vc = 0,008 m³

Pela figura, percebe-se que um bloco retangular contém 12 caixas. Vamos calcular o volume de cada bloco: Vb = 12 . 0,008 = 0,096 m³ Para finalizar, cabem 60 blocos no caminhão. Calculando o volume total: Vt = 60 . 0,096 = 5,76 m³

Em primeiro lugar: transformar os valores apresentados para a mesma unidade de medida 15 dm = 1,5 m 90 cm = 0,9 m Calcular o volume = 1,5 x 2x 0,9 = 2,7 m

3

Transformar o m

3 em litro = 1 m

3 = 1 000 l, então 2,7 m

3 = 2

700 l 2/3 de 2 700 l = 1 800 l

Calcular a área do espaço = 240 x 45 = 10 800 Descobrir quantos 2m

2 há nesse espaço= 10 800 : 2 = 5 400.

Total de pessoa = 5 400 x 7 = 37 800

Ângulo maior que 90º = obtusângulo e triângulo de lados iguais: equilátero.

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

Liz e seu pai escolheram o mesmo porcelanato para colocar nos dois dormitórios e na suíte do casal. Quantas peças de porcelanato medindo 50 cm de lado serão necessárias para cobrir o piso desses três cômodos? (A) Aproximadamente 100 peças. (B) Aproximadamente 109 peças.

(C) Aproximadamente 543 peças. (D) Aproximadamente 500 peças. (E) Aproximadamente 200 peças.

QUESTÃO 16

Os amigos Pedro e Lucas estavam conversando logo após uma prova de Matemática. Observe o diálogo entre eles.

Durante o ano, estudamos o real significado de M.D.C. na Matemática. Mostre que você aprendeu direitinho, encontre a resposta correta para Pedro. Qual é o M.D.C. entre os números 320, 180 e 75? (A) 20 (B) 575 (C) 15 (D) 10 (E) 5

Área da suíte = 3 x 3,20 = 9,6 m2 Área do dormitório 1 = 3 x 3,1 = 9,3 m2 Área do dormitório 2 = 3,1 x 2,65 = 8, 215 m2 Área total construída = 27, 115 m2 Área do porcelanato = 50 x 50 = 2 500 cm2 27, 115 m2 = 271 150 cm2

271 150 : 2 500 = 108, 46 = aproximadamente 109

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

QUESTÃO 17

O dono de um pet shop sempre se preocupa com dois clientes especiais, eles possuem cachorros muito grandes: Alberico tem um dog alemão que de 8 em 8 dias leva para o pet shop e Frank tem um rottweiler e o leva para o banho a cada 6 dias. Quando os dois animais se encontram, fazem uma bagunça imensa, e o dono do pet shop tem que chamar um faxineiro. Se hoje os dois se encontraram, após quantos dias será preciso chamar o faxineiro de novo? (A) 14 dias (B) 2 dias (C) 24 dias

(D) 28 dias (E) 7 dias

QUESTÃO 18

Observe essas informações dentro das imagens abaixo. Elas representam expressões numéricas! Monte-as e resolva-as corretamente.

Considerando os resultados das expressões acima, marque a opção que representa corretamente a soma dos três resultados. (A) 350 (B) 300 (C) 384

(D) 306 (E) 450

Total 306 + 47 + 31 = 384

QUESTÃO 19

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), da água utilizada diariamente,

25% são para tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes.

33% são utilizados em descarga de banheiro.

27% são para cozinhar e beber.

15% são para as demais atividades. No Brasil, o consumo de água por pessoa chega, em média, a 200 litros por dia. O quadro a seguir mostra sugestões de consumo moderado de água por pessoa, por dia, em algumas atividades.

Dog Alemão Rottweiler

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

Se cada brasileiro adotar o consumo de água indicado no quadro, mantendo o mesmo consumo nas demais atividades, então economizará diariamente, em média, em litros de água: (A) 130,4 litros

(B) 30,0 litros (C) 230,4 litros (D) 200 litros (E) 300 litros

QUESTÃO 20

O valor correto da expressão abaixo é:

(A) 25 30 (B) 72 = 18

(C) 10 5 (D) 9 4 (E) 1 30

QUESTÃO 21

Leia as afirmativas abaixo relativas às cadeias alimentares: I. As cadeias alimentares podem ocorrer isoladamente em um ecossistema. II. Podemos definir cadeias alimentares como sendo uma sequência de organismos que dependem uns dos outros para se alimentarem. III. Em alguns casos, encontramos organismos produtores no primeiro trófico de uma cadeia alimentar. IV. Os decompositores são fungos e bactérias que também participam da cadeia alimentar e são eles os responsáveis por devolverem à natureza os nutrientes que retiram da matéria orgânica. Estão corretas as afirmativas: (A) I e II (B) III e IV (C) Somente IV (D) II e IV

(E) I e III

QUESTÃO 22

Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.

(A) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o

magma. (B) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e

sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.

(C) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas. (D) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas. (E) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.

24,0 + 18,0 + 3,2 + 2,4 + 22,0 = 69,6 200 – 69,6 = 130,04

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

QUESTÃO 23

Às vezes, quando está frio, logo de manhã vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraças e outros objetos que estão no ar livre ficam cobertos de gotas de água, sem que tenha chovido: é o orvalho. O orvalho se forma quando o vapor de água presente no ar se condensa ao entrar em contato com superfícies que estão mais frias que o ar. Se a temperatura estiver muito baixa, a água pode congelar sobre as superfícies frias, formando uma camada de gelo: é a geada, que pode causar prejuízos às plantações, já que o frio pode destruir folhas e frutos. A mudança de fase que ocorre na formação da geada chama-se: (A) Ebulição. (B) Fusão. (C) Solidificação.

(D) Evaporação. (E) Condensação.

QUESTÃO 24

Observe o esquema a seguir:

A alternativa que corresponde aos fenômenos expressos em A e B, respectivamente, é: (A) Evaporação e precipitação (B) Diluição e pluviosidade (C) Evapotranspiração e condensação

(D) Transpiração orgânica e formação de nuvens (E) Bioatividade e umidificação.

QUESTÃO 25

Processo natural de aquecimento e manutenção das temperaturas da Terra e que pode ser intensificado pelas atividades humanas. Sua dinâmica realiza-se por meio da reflexão e absorção dos raios solares, como em um sistema semifechado, propiciando um fenômeno que, sem o qual, as temperaturas do planeta seriam muito baixas. A descrição acima se refere: (A) Ao Aquecimento Global (B) À Camada de Ozônio (C) Às Ilhas de calor (D) À Glaciação Climática (E) Ao Efeito Estufa.

QUESTÃO 26

História é a ciência que: (A) Estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra; (B) Se fundamenta unicamente em documentos escritos, confirmando a ideia que o homem primitivo

não “produzia” História; (C) Estuda os acontecimentos do passado e do presente dos homens, utilizando-se dos

vestígios que a humanidade deixou;

(D) Estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade; (E) Estuda a causa dos fenômenos físicos e sociais com base apenas no relato das populações.

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

QUESTÃO 27

As afirmativas abaixo apresentam características dos seres humanos que viviam na pré-história. Assinale (P) para aqueles que se referem ao período Paleolítico e (N) para aqueles que se referem ao Neolítico. ( ) Tornaram-se sedentários, geralmente às margens de rios. ( ) Viviam em bandos, sem constituírem famílias. ( ) Eram nômades e sobreviviam da pesca, coleta e caça de pequenos animais. ( ) Passaram a domesticar animais que forneciam couro, leite e carne. ( ) Desenvolveram técnicas agrícolas que permitiram o aumento da produção. ( ) Produziam instrumentos rústicos de madeira, ossos e pedras lascadas.

(A) N – P – P – N – N - P

(B) P – P – N – N – P - N (C) N – N – N – N – P - P (D) P -N – N – N – P – N (E) N – N – P – N – N – P

QUESTÃO 28

"Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem." * O trecho acima celebra: (A) O Egito, região quente e seca como o Saara; (B) A crença numa vida de além-túmulo; (C) O relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da

Arábia e da Líbia; (D) As nascentes desconhecidas do Rio Nilo; (E) O poder criador do regime das cheias e das vazantes do

rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.

QUESTÃO 29

Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram muito grandes. Coloque a letra (E) se referir a Esparta. Coloque a letra (A) se referir a Atenas.

( ) Havia uma preocupação com o desenvolvimento do físico, mas principalmente com o desenvolvimento intelectual dos cidadãos: “ a mente sã em corpo são”. ( ) Na organização oligárquica desta cidade-estado, a Ápela era a assembleia política da cidade e a Gerúsia era a assembleia dos anciãos, responsável pela elaboração das leis. ( ) a educação era a mais rígida de todas as pólis, pois aos 7 anos, os meninos já eram submetidos as mais duras provas nos quartéis. Era uma pólis guerreira. ( ) Situada na região da Ática, essa pólis desenvolveu um modelo de governo aristocrático, que elegiam, entre si, magistrados que comandavam o exército e faziam cumprir as leis. Foi nesse espaço que nasceu a democracia, baseada na noção de cidadania, que permitia a participação de uma pessoa nas decisões da pólis. *A sequência correta é: (A) A E E E (B) E E A A (C) A E A E (D) A E A A (E) A E E A

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

QUESTÃO 30

No contexto social da Roma Antiga, os escravos poderiam ser: (A) Patrícios sem posses de terras. (B) Prisioneiros de guerra ou escravos por dívida.

(C) Somente do continente africano. (D) Somente gregos. (E) Trocados com os nativos da América do Sul.

QUESTÃO 31

Observe o planisfério.

As coordenadas geográficas (latitudes e longitudes) dos pontos 1 e 2, indicados no planisfério, são, respectivamente, (A) 30° L e 0°; 0° e 40° O. (B) 30° N e 0°; 0° e 60° O.

(C) 0° e 30° N; 60° S e 0°. (D) 30° N e 30° O; 60° S e 60° O. (E) 30° S e 30° O; 60° N e 60° L.

QUESTÃO 32

Leia o texto a seguir.

Montes Claros (MG) registrou uma sequência de tremores nos últimos três anos. O mais forte deles – de 4,2 de magnitude na escala Richter, ocorrido em 19 de maio de 2012 – motivou a instalação de estações sismográficas na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade de São Paulo (USP), que passaram a monitorar os fenômenos em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).(Adaptado de: . Acesso em: 30 abr. 2014.)

Considerando que o Brasil encontra-se na placa tectônica Sul-Americana, o que gerou o abalo sísmico no estado de Minas Gerais, em abril de 2014, foi: (A) As acomodações da falha geológica, de aproximadamente 3 km de extensão.

(B) A colisão da placa de nazca com a placa sul-americana. (C) O constante choque entre as placas sul-americana e africana. (D) Os sentidos divergentes entre as placas sul-mericana e de nazca. (E) Os sentidos convergentes das falhas geológicas que limitam as placas sul-americana e africana.

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

QUESTÃO 33

Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura.

Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br. Acesso em: 22 nov. 2013 (adaptado).

Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada? (A) Clone. (B) Híbrida. (C) Mutante. (D) Adaptada. (E) Transgênica.

QUESTÃO 34

Conforme a análise do documento cartográfico, a área de concentração das usinas de dessalinização é explicada pelo(a): (A) Pioneirismo tecnológico. (B) Condição hidropedológica. (C) Escassez de água potável.

(D) Efeito das mudanças climáticas. (E) Busca da sustentabilidade ambiental.

QUESTÃO 35

Um agricultor adquiriu dez hectares de terra para práticas agrícolas. A propriedade, atravessada por um rio perene, apresenta solos de boa fertilidade. Todavia, predomina um relevo de médias altitudes com declividade acentuada. Preocupado com a conservação do solo, o agricultor consultou um engenheiro agrônomo. Este recomendou arar e semear o solo seguindo as cotas altimétricas do relevo, o que reduz a velocidade do escoamento superficial da água, os processos erosivos e a perda de solo agricultável.

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

A técnica de conservação do solo recomendada pelo engenheiro agrônomo denomina-se: (A) Curvas de nível.

(B) Terraceamento. (C) Associação de culturas. (D) Reflorestamento. (E) Rotação de culturas

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A seguir, será apresentado um trecho do conto Contos de suspense, do escritor H. G. Wells (1866-1946). Nessa história, os personagens estão em uma floresta em busca de um tesouro e estão dispostos a enfrentar todos os perigos. Leia o trecho em eles estão em um barco, tentando decifrar um mapa.

O tesouro na floresta

A canoa agora se aproximava da terra. A baía descortinava-se diante deles e, nos recifes, uma passagem interrompia a espuma branca da arrebentação, assinalando o ponto onde um riacho desaguava no mar. Numa colina distante, o curso do rio era revelado, encosta abaixo, pelo verde mais espesso e profundo da mata virgem. Neste local, a floresta chegava perto da praia. O céu era luminoso. O homem como remo entalhado deteve-se. - Devia estar em algum lugar por aqui – disse. Ele recolheu o remo para bordo e esticou os braços diante de si. O outro homem tinha sobre o joelho um pedaço de papel amarelo. O papel tinha a aparência de um mapa grosseiro. De tanto ser dobrado estava amarrotado, tão gasto que se rasgava nas dobras, e o outro homem o segurava de modo a manter juntos os fragmentos onde eles se separavam. (...)

H. G. Wells. Contos de suspense: histórias para congelar seu sangue. São Paulo: Farol literário, 2014. – Fragmento.

Leia as orientações a seguir para produzir uma narrativa de aventura baseada nos fatos apresentados.

Imagine como os personagens foram parar nesse barco e como conseguiram o misterioso

mapa.

Descreva detalhadamente a floresta e os personagens.

Conte o que acontece depois do ponto em que o texto é interrompido.

Crie um clímax emocionante para a narrativa.

Empregue o discurso indireto nos diálogos dos personagens. Narre a história na 3ª

pessoa (narrador-observador). Utilize a linguagem formal e escolha um título bem

sugestivo.

Seu texto deve ter entre 20 e 30 linhas.

Receberá nota zero a redação que não respeitar o tema e o foco narrativo exigido.

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

RASCUNHO DA REDAÇÃO.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

Rua Dr. Edgar Pinheiro Dias, 70, Presidente Costa e Silva – Itaperuna-RJ – Tel.: 3822-1819

Número de Inscrição

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO E AVALIAÇÃO

ESTÉTICA MODALIDADE

ESCRITA ORGANIZAÇÃO

TEXTUAL TIPOLOGIA TEXTUAL

CONHECIMENTO DE MUNDO

Rasuras

1 2 3 4

Caligrafia

1 2 3 4

Margens

1 2 3 4

Ortografia/acentuação

1 2 3 4

Pontuação

1 2 3 4

Concordância/regência

1 2 3 4

Vocabulário

1 2 3 4

Coerência

1 2 3 4

Coesão

1 2 3 4

Gênero textual

1 2 3 4

Paragrafação

1 2 3 4

Interpretação do tema

1 2 3 4

Originalidade

1 2 3 4

Conhecimentos escolares

1 2 3 4

Leituras/culturas geral

1 2 3 4