quero que deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · quero que...

20

Upload: others

Post on 27-Jul-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para
Page 2: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para
Page 3: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

1

01Quero que Deus me ajudeCom a inspiração nataDo poeta popularQue canta o rio e a mataPara contar a históriaDe um grande diplomata.

02Falo de Augusto SchmidtQue foi um grande escritor,Foi jornalista e poeta,Um grande empreendedorE no mundo da política,Exímio articulador.

03Nasceu no Rio de Janeiro,Mil novecentos e seis,Nasceu em berço de ouro,Filho de um casal burguês,Mas sempre sonhou por fimÀ pobreza, de uma vez.

04Gozou na primeira infânciaPaz, amor, felicidade,Curtindo os prazeres daMaravilhosa cidadeNão cedendo nem ao pesoDo peso da obesidade.

Page 4: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

2

05

Não foi muito de estudarMas foi muito de aprenderAté mesmo reprovadoSchmidt chegou a serNão gostou de ler cartilhasMas ao mundo soube ler!

06Mas logo com oito anosO contratempo chegouPra Lausanne, na Suíça,A família se mudouE logo veio a doençaQue aos seus pais atacou.

07Internos em sanatóriosSeus pais cumpriram um destinoDuro, sofrido, cruelMarcado por desatinoE não puderam ampararOs destinos do menino.

08Quando completou dez anosViu o seu pai falecer;Ficou sem rumo e sem prumoVeio embora sem saberO que faria da vidaSem ter seu pai pra dizer.

Page 5: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

3

09

Pra o Rio voltou tangidoPela guerra mundial;Voltou banhado de lágrimasPra sua pátria natal,Sem pai, sem paz, mãe doente,Num desamparo total.

10No Rio peregrinouSem se enturmar, sem ter vez,No Colégio São José,Também no Liceu FrancêsE no Colégio São Bento,Saindo de todos três.

11Sua mãe tuberculosaSe foi dois anos depoisMorar no céu com o maridoE ele, longe dos dois,Teve que pintar sozinhoO quadro que se compôs!

12E eis que a mente se elevaPor sobre o peito que choraNão pode pagar colégiosCaros no Rio em que moraVai prosseguir seus estudosDistante, em Juiz de Fora.

Page 6: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

4

13Sem ter por quem esperarErgue o peito, segue avante,Arranja logo um empregoDe caixeiro-viajante;Depois, de comerciário,Passa a ser comerciante.

14E em meio a talões de notasPedidos e encomendasSchmidt foi cultivandoDo saber todas as prendas,Logo surgiram poemasEm meio às notas de vendas!

15Trabalhava numa casaOnde vendia tecidosE artigos de armarinho.Entre os estoques sortidosDe botões, pentes e panos,Tinha livros escondidos!

16Em meio às vendas frenéticasParava sempre pra lerNa Rua do OuvidorLivraria GarnierE brechava atrás da lojaA Livraria Briguier".

Page 7: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

5

17O seu patrão portuguêsBaixava dele o conceitoDizia: com tantos livrosPara ler, esse sujeitoJamais dará pra o comércio,"Esse gajo não tem jeito..."

18Mas Schmidt deu o foraFugiu do patrão beócio,Sua energia em excessoNão lhe permitia o ócioE ele partiu buscandoMontar seu próprio negócio.

19Logo montou um engenhoPra fabricar aguardenteCom isso foi conseguindoDinheiro rapidamenteAté que se transformouNum empresário influente.

20Instalou uma editoraMostrando capacidadeE assim ficou junto daIntelectualidade;Tornou-se o ponto de encontroDa cultura da cidade!

Page 8: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

6

21Empreendedor pé-quenteSabia calcular riscoCompetente, juntou granaLigeiro igual um coriscoMontou um supermercado,Embrião da rede Disco.

22Entrosou-se rapidinhoCom a turma modernistaOswald e Mário de AndradeE muito nacionalistaE até com Plínio Salgado,Mas não foi integralista!

23Entrou mesmo de cabeçaNa cultura e no seu climaLendo, escrevendo em jornaisCultivando prosa e rimaCom Jackson de FigueiredoE Alceu Amoroso Lima.

24Chegou mesmo a editarNomes que viraram heróisUm Graciliano Ramos,Uma Raquel de QueirozE até um Jorge AmadoQue não tinha vez nem voz.

Page 9: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

7

25Editou Gilberto FreyreUm crítico da realezaDa Casa Grande & Senzala,Lúcio Cardoso, a surpresa;E um Otávio de FariaCom a "Tragédia Burguesa".

26Com Carlos Drumonnd de AndradeComeçou a se entrosarFoi amigo de Bandeira,Nosso poeta exemplarSchmidt ia visitá-loNa Avenida Beira-Mar!

27Envolveu-se na políticaSem nunca ser candidatoCom direita e com esquerdaSempre conseguiu bom tratoE achava que pra servirNão precisava mandato.

28Foi dele a última conversaCom Getúlio no Catete;Enquanto a oposiçãoBaixava nele o cacete,Getúlio traçava o planoDe fugir do tirinete!

Page 10: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

8

29Getúlio calmo demaisEm meio ao mar do despeito,A lama golpista entrandoNo Palácio sem respeitoE o velho pronto pra o gestoDe explodir o próprio peito!

30Conversavam sobre a fomeQue empanava nossa glória...No outro dia, GetúlioDeu a resposta à escóriaPulando fora da vidaE entrando firme na História.

31Schmidt então se aliouAo mineiro Juscelino,Jogou suas esperançasNo médico diamantinoNo desejo que o BrasilAchasse um novo destino.

32Apoiou sua campanhaDefendeu-lhe com afinco,Das portas de uma vitóriaDeu-lhe a chave, abriu o trinco,Criando até o slogan"50 anos em 5"

Page 11: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

9

33Pra Juscelino, Schmidt,Resolveu muitos problemasArticulava os apoiosEnquanto armava os poemasTodo dia os dois trocavamDois ou três telefonemas!

34Teve que aplacar a sanhaDe alguns eternos golpistasPor JK receberApoio dos comunistasNum tempo de guerra friaE militares fascistas.

35Elaborava os discursosQue JK proferia.A fama de orador bomPra o presidente cresciaMas seus discursos poéticosSchmidt era quem fazia.

36Algumas frases de efeitoQue JK citou cedo,Eram lavra do poetaQue escondia o segredo,Como aquela: "Deus poupou-meDo sentimento do medo"

Page 12: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

10

37E na área diplomáticaO poeta destacou-seRepresentava o BrasilCom brilho, fosse onde fosse,Á causa de um Brasil GrandeEle sempre dedicou-se.

38Idealizou a OPATentando unir as Américas,Aplainando as divisõesGeopolíticas hemisféricasE pondo um freio no fogoDas ameaças histéricas.

39Dos direitistas raivososEle explorava com afãO medo de uma revoltaOcidental e cristãQue tirasse o continenteDas garras do Tio Sam!

40Depois que a Segunda guerraLevou Marx à Polônia,Tchecos, búlgaros e alemãesEle explorava a insôniaDos yanques que o temiamDo México pra Patagônia.

Page 13: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

11

41Depois que a China com MaoDerrubou seus mandarins,Implantando o comunismo,Derrubando espadachinsHavia o pânico que eleChegasse aos nossos confins.

42Logo naquele momentoQue Coréia e VietnanSe inspirando em China e RússiaPisavam os pés do titãFazendo bolhas de sangueNos calos do Tio Sam.

43Quando Cuba já mostravaQue ia brigar tambémPra derrubar um sargentoQue dizia só "Amém".Não ia mais ser bordelNem quintal de "Sêo Ninguém"

44Schmidt por cá mostravaQue evitar revoluçãoSe evita com mais progresso,Terra, emprego, paz e pão,Justiça e democraciaSaúde e educação.

Page 14: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

12

45Na verdade ele tentouCriar um Plano MarshalConseguiu a AliançaPara o Progresso, afinal,Dos países atrasadosDa América do Sul e Central.

46Uma ação que veio antes,Fruto do seu argumento:Banco InteramericanoPara o Desenvolvimento;O BID que continuaNos trazendo investimento!

47O grupo dos 21Articulou e fez planos.Este grupo reuniaGovernantes veteranosDe todos os 21Estados americanos.

48Até mesmo a OEAFoi fruto desse trabalhoPra que todo o continenteVestisse um mesmo agasalhoE um Estado não fosseNo outro meter o malho.

Page 15: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

13

49Porém na diplomaciaNão ficou só na estréiaFoi nosso representanteCom firmeza e boa idéiaNa grande ComunidadeEconômica Européia.

50Se entrosou pela direitaCom Castelo, militar,Junto a Raquel de QueirozAjudou a derrubarO governo e escreveuContra Brizola e Goulart.

51Fundador do InstitutoDe Pesquisas SociaisE Econômicas tambémDefendendo a todo gásO sistema baseadoNas idéias liberais.

52Amou com força a políticaNos bastidores foi forte,À labuta literáriaEntregou-se até à morteMas ele também gostavaDe incentivar o esporte.

Page 16: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

14

53Presidiu o BotafogoDe Futebol e Regatas,Levando a ganharTroféus de ouros e pratasFoi cartola e não meteu-seEm trambiques e mamatas.

54Havia dois botafogosCada qual pela metadeJuntou os dois em um só,Cresceu-lhe a capacidadeE botou na presidênciaEduardo Góis Trindade!

55É este o homem que tragoÀ memória brasileira;Um homem que batalhouPelo bem a vida inteiraTanto dentro do PaísQuanto na terra estrangeira.

56Em meio às atribuladasVidas de comerciante,De político e diplomata,De editor e viajanteNunca deixou de botarA poesia pra diante.

Page 17: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

15

57No ano de 28Lançou seu livro primeiroQue trazia o grande títuloO "Canto do brasileiro,O Augusto FredericoSchmidt", tão verdadeiro.

58Depois "Canto do Liberto"Tendo seu nome seguido;Já no ano 29Lançou "Navio Perdido"E em 30, o "Pássaro Cego",Um livro reconhecido.

59A "Estrela Solitária"Lançou com glória e com brio"Mensagem aos Poetas Novos"Foi um grande desafio;"Galo Branco" e "As Florestas"Depois, "Caminho do Frio".

60Lançou "Paisagens e Seres","Babilônia", uma canção...Também belíssimos "DiscursosAos Jovens" desta nação,"Antologia de Prosa"E "Prelúdio à Revolução".

Page 18: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para

16

61Seus mais famosos trabalhosNo campo da poesiaForam "Soneto Cigano","Quando", "Lembrança", "Elegia","Noiva", "Soneto a Camões",Foi tudo pra Antologia!

62"Retrato do Desconhecido","Quando eu Morrer" e "Vazio",Sonetos, "Ouço uma Fonte"...Fonte perdida no frio.Encheu de poemas quentesAs brisas doces do Rio.

63Casou com Yedda Ovalle,Grande amor da sua vida,Pra ela lavrou poemas,E ela foi dele a queridaAté em 65Quando fez a despedida...

64Por fim, foi esse o Schmidt,Um autêntico brasileiro,Articulador giganteEmpreendedor pioneiro,Augusto, doce, valente,Diplomata competente.Poeta de corpo inteiro!

Page 19: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para
Page 20: Quero que Deus me ajudefunag.gov.br/biblioteca/download/cordel-augusto-frederico.pdf · Quero que Deus me ajude Com a inspiração nata Do poeta popular Que canta o rio e a mata Para