quem é o professor marcelo ferreira da silva? · dece por tudo que deus fez em sua vida. É feliz...

6
Quem é o professor Marcelo Ferreira da Silva? Sua trajetória... Em poucas palavras, podemos dizer que o Marcelo é o Marcelo. Sempre com um sorriso cavante no rosto. Sempre atento. Atende e escuta a todos que o procuram. Tem uma memória boa. Um jeito pró- prio de trabalhar. É fácil perceber que gosta do que faz. Casado, ama sua esposa mais que tudo neste mundo. Após tantas dificuldades, hoje são mais fortes e mais apaixonados, possuem três filhos. As dificuldades encontradas têm sido muitas, mas sempre agra- dece por tudo que Deus fez em sua vida. É feliz pelas mudanças, feliz pela profissão, pelos amigos e pela família. A cada dia está se realizando, como homem, como profissional, como amigo, esposo, filho e pai! Nasceu na vizinha cidade de Londrina. De família simples, foi criado com mais cinco irmãos. O pai, já falecido, trabalhou por toda sua vida como pedreiro. A mãe, Dona Pê, connua dando a ele o carinho e a companhia. Marcelo Ferreira da Silva, 43 anos, escolheu Apucarana para trabalhar e viver. Licenciado e bacharel em Física pela UEL, mestre e doutor em Física pela USP-São Carlos e pós-dou- tor pela USP-São Paulo. Foi docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde sua dedicação à vida acadêmica o levou a parcipar de diversos projetos, funções administravas e comissões. Na UNIR, ajudou a implantar os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Física. Parcipou na elaboração e execução de projetos tais como: CT-IN- FRA, CT-Amazônia, PRODOCÊNCIA, PIBID, PET e Programa INCLUIR. Em 2010, foi redistribuído para o Câmpus Apucarana da UTFPR, onde parcipou das comissões res- ponsáveis pela elaboração das propostas de abertura dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia da Computação (já aprovado na Instuição e aguardando a liberação de recursos do Governo Federal), além de inúmeras outras comissões. Foi presidente do NPPD, Assessor de Pós-Graduação Stricto Sensu, Assessor da Direção-Geral, Vice Chefe do Departamento de Física, Responsável pela Assessoria de Assuntos Estudans, Diretor de Graduação e Educação Profissional e, atualmente, é professor Associado III e ocupa o cargo de Diretor-Geral Interino.

Upload: others

Post on 18-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quem é o professor Marcelo Ferreira da Silva? · dece por tudo que Deus fez em sua vida. É feliz pelas mudanças, feliz pela profissão, pelos amigos e pela família. A cada dia

Quem é o professor Marcelo Ferreira da Silva?

Sua trajetória...

Em poucas palavras, podemos dizer que o Marcelo é o Marcelo. Sempre com um sorriso cativante no rosto. Sempre atento. Atende e escuta a todos que o procuram. Tem uma memória boa. Um jeito pró-prio de trabalhar. É fácil perceber que gosta do que faz.

Casado, ama sua esposa mais que tudo neste mundo. Após tantas dificuldades, hoje são mais fortes e mais apaixonados, possuem três filhos. As dificuldades encontradas têm sido muitas, mas sempre agra-dece por tudo que Deus fez em sua vida. É feliz pelas mudanças, feliz pela profissão, pelos amigos e pela família. A cada dia está se realizando, como homem, como profissional, como amigo, esposo, filho e pai!

Nasceu na vizinha cidade de Londrina. De família simples, foi criado com mais cinco irmãos. O pai, já falecido, trabalhou por toda sua vida como pedreiro. A mãe, Dona Pê, continua dando a ele o carinho e a companhia. Marcelo Ferreira da Silva, 43 anos, escolheu Apucarana para trabalhar e viver.

Licenciado e bacharel em Física pela UEL, mestre e doutor em Física pela USP-São Carlos e pós-dou-tor pela USP-São Paulo. Foi docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde sua dedicação à vida acadêmica o levou a participar de diversos projetos, funções administrativas e comissões. Na UNIR, ajudou a implantar os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Física. Participou na elaboração e execução de projetos tais como: CT-IN-FRA, CT-Amazônia, PRODOCÊNCIA, PIBID, PET e Programa INCLUIR.

Em 2010, foi redistribuído para o Câmpus Apucarana da UTFPR, onde participou das comissões res-ponsáveis pela elaboração das propostas de abertura dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia da Computação (já aprovado na Instituição e aguardando a liberação de recursos do Governo Federal), além de inúmeras outras comissões. Foi presidente do NPPD, Assessor de Pós-Graduação Stricto Sensu, Assessor da Direção-Geral, Vice Chefe do Departamento de Física, Responsável pela Assessoria de Assuntos Estudantis, Diretor de Graduação e Educação Profissional e, atualmente, é professor Associado III e ocupa o cargo de Diretor-Geral Interino.

Page 2: Quem é o professor Marcelo Ferreira da Silva? · dece por tudo que Deus fez em sua vida. É feliz pelas mudanças, feliz pela profissão, pelos amigos e pela família. A cada dia

O Câmpus que podemos construir

Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento Humano

Desenvolvimento Científico - Tecnológico

Desenvolvimento Social

Almejamos uma Universidade pública de qualidade, capaz de enfrentar os desafios que se apresen-tam no processo de construção de uma Instituição voltada para o futuro, rumo à internacionalização. Por meio de ações agregadoras, pretendemos realizar as bases de uma sólida, consistente e próspera Univer-sidade pública e de qualidade.

Um Câmpus moderno, autônomo, dinâmico, brasileiro, paranaense, apucaranense e humano em suas múltiplas formas de atuação junto à sociedade. Defendemos uma gestão universitária humana, de-mocrática e participativa, que entende e defende os princípios básicos, sejam eles econômicos, sociais, ambientais ou tecnológicos. Para que esse projeto para o Câmpus possa prosperar, é preciso dar continui-dade a sua construção!

A nossa plataforma leva em conta características institucionais, culturais e sociais no crescimento da economia de Apucarana. Defendemos que o Câmpus participe do desenvolvimento de Apucarana. Temos plena convicção que a universidade é o instrumento para a melhoria da distribuição das riquezas e renda do País.

Defendemos um Câmpus que fertilize ideias, forme cidadãos capazes de transformá-las em projetos de valor e de qualidade, que possam abarcar as mais profundas necessidades da sociedade, tais como: saúde, moradia, educação, artes e cultura, alimentação, saneamento básico, lazer, respeito às diversida-des e outras.

Defendemos um Câmpus que valorize a produção científica e tecnológica, como forma de incremen-to de projetos que vislumbrem, em primeiro plano, o ser humano e suas necessidades básicas. Um Câm-pus que possibilite criar, recriar, inventar e reinventar. Um Câmpus como espaço de inclusão permanente. O capital humano dá suporte a ações que determinam o desenvolvimento tecnológico e cuja conquista é resultante das atividades técnicas, científicas e artísticas, e não somente nas forças do mercado produtivo.

Entretanto, tal desenvolvimento é alcançado quando a ciência e a tecnologia se maturam e se ino-vam, associadas aos benefícios à sociedade. Ciência e tecnologia são eventos contínuos, resultantes de pesquisas, fomento, busca de recursos para ao desenvolvimento e projetos voltados à região, formula-ções de ideias, estudos e propagação do conhecimento.

Defendemos um Câmpus que gere oportunidades aos seus estudantes para serem agentes capazes de transformar e melhorar a sociedade.

Page 3: Quem é o professor Marcelo Ferreira da Silva? · dece por tudo que Deus fez em sua vida. É feliz pelas mudanças, feliz pela profissão, pelos amigos e pela família. A cada dia

Compromissos do professor Marcelo para o Câmpus ApucaranaAs evidentes mudanças estruturais universitárias ocorridas no âmbito do nosso Câmpus nos últimos

anos, orientadas, principalmente pelo Projeto REUNI (Reestruturação, Consolidação e Expansão das Uni-versidades Públicas Federais) e apoio incondicional da Reitoria, são fortes e condizentes às reais deman-das da nossa população: ampliação de vagas no ensino público superior; aberturas de novos cursos, que intensificaram e alargaram os horizontes profissionais e tecnológicos; a contratação de novos docentes; e a modernização de alguns setores administrativos.

As mudanças deram lugar ao surgimento de novas necessidades que, atualizadas e consolidadas, causarão grandes impactos socioeconômicos, culturais e ambientais na consolidação da região do Vale do Ivaí. É isso que almejamos: um Câmpus da UTFPR expressivo, atuante, transparente e difusor de conheci-mento, para a região e para todo o Brasil. Diante disso, propomos:

Graduação• Incentivar e aprimorar continuamente a qualidade de ensino, dando continuidade aos avanços inicia-

dos com o projeto REUNI;• Incentivar a atualização contínua dos Projetos Político Pedagógicos dos cursos do Câmpus;• Implantar Projetos de Apoio Pedagógicos: projetos voltados à formação inicial dos discentes na elabo-

ração de projetos de pesquisa, de experiências pedagógicas e extensão universitária;• Ofertar cursos de formação básica nas áreas de Química, Física, Matemática, Língua Portuguesa e Lín-

gua Inglesa para alunos ingressantes nos cursos ofertados pelo Câmpus;• Apoiar e incentivar a instalação de Empresas Juniores;• Promover e realizar estudos de viabilidade da implantação de novos cursos;• Promover ações, em articulação com a Reitoria, que assegurem ao estudante a inclusão, a permanên-

cia e a conclusão dos cursos;• Fortalecimento do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM), de modo que o es-

tudante tenha a oportunidade de qualificação no próprio Câmpus;• Apoio ao Ensino à Distância (EAD), fortalecendo a Coordenação de Tecnologia na Educação;• Promover discussões de questões didático-pedagógicas, de forma a permitir a melhoria da qualidade

do ensino e valorização das ações desenvolvidas no Câmpus;• Articular, junto aos órgãos competentes, recursos para aquisição de equipamentos para os laborató-

rios didáticos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, recém implantados, bem como para os demais cursos já consolidados;

• Ampliar o uso das novas tecnologias de informação no processo educativo, que favoreçam o ensino--aprendizagem;

• Promover e intensificar intercâmbios nacionais e internacionais dos alunos durante o curso;• Implantar os Programas de Dupla-Diplomação;• Articular, junto à Reitoria, a viabilização para a implantação do curso de Engenharia de Computação;• Construir uma quadra poliesportiva para as aulas de educação física e lazer;• Ampliar a participação do DCE nas decisões relacionadas aos estudantes;• Assegurar a conclusão da ampliação do Restaurante Universitário - RU.• Ampliar as áreas de lazer e reflexão no Câmpus;• Desenvolver, de forma articulada com o SESI e com os professores de educação física do Câmpus, pro-

gramas de condicionamento físico direcionados à comunidade acadêmica;• Incentivar o incremento da produção e participação em atividades artísticas e culturais, tal como a

manutenção do Coral da UTFPR-AP, e a institucionalização do eCULT e do Cineclube UTFPR Apucarana.

Page 4: Quem é o professor Marcelo Ferreira da Silva? · dece por tudo que Deus fez em sua vida. É feliz pelas mudanças, feliz pela profissão, pelos amigos e pela família. A cada dia

• Estabelecer novas parcerias para a qualificação do corpo docente e técnico-administrativo por meio dos programas de Mestrado Interinstitucional - MINTER e Doutorado Interinstitucional - DINTER;

• Incentivar o Mestrado Profissional para atender a demanda da região• Viabilizar a criação de novos cursos Stricto Sensu e Lato Sensu;• Consolidar a formação do quadro docente de mestres e doutores do Câmpus;• Ampliar o acervo bibliográfico para atender as necessidades dos futuros Programas de Pós-Graduação;• Incentivar a produção científica dos docentes nas Revistas Indexadas pela CAPES e/ou com alto fator

de impacto nas avaliações JCR;• Criar um canal de comunicação efetivo da DIRPPG com a comunidade acadêmica.

• Consolidar a política de integração de grupos de pesquisa e de extensão com vistas a viabilizar o siste-ma de redes;

• Promover fóruns que possibilitem a instrumentalização e desempenho gerencial para a ampliação da capacidade competitiva junto aos Editais;

• Promover Ciclos de Colóquios e/ou Workshop nas Semanas de Planejamento, para que os pesquisado-res do Câmpus divulguem e debatam suas pesquisas junto à comunidade acadêmica;

• Fomentar e incentivar a diversidade da pesquisa científica do Câmpus;• Viabilizar, junto à Reitoria, o apoio para a publicação em revistas indexadas e participação em eventos

científicos;• Buscar e garantir parcerias com grupos de pesquisas de outras instituições, tanto em nível nacional

quanto internacional;• Apoiar as atividades que contribuam para a pesquisa no desenvolvimento sustentável local e regional;• Rediscutir e ampliar os espaços físicos destinados aos grupos e pesquisadores do Câmpus;• Ampliar a divulgação dos projetos e trabalhos científicos desenvolvidos no Câmpus Apucarana; • Desenvolver ações visando à divulgação das apresentações de trabalhos científicos e eventos locais

por meio do portal institucional do Câmpus.

• Ampliar ações sociais, com a participação dos setores de Serviço Social, Saúde e Psicologia do Câmpus;• Ampliar as campanhas de vacinação, palestras e cursos de prevenção para a comunidade interna e

externa, por meio da equipe de profissionais do NUAPE;• Ampliar a atuação do Câmpus no apoio à comunidade;• Fortalecer e ampliar os projetos e programas de extensão;• Incentivar e manter ações de extensão e cultura, tal como o eCULT;• Incentivar e manter o incentivo à projetos de extensão e cultura, tais como: Museu da Moda e Astro-

nomia para Todos;• Desburocratizar os processos de registro e emissão de certificados do DEPEX;• Estabelecer mecanismos para participação de docentes, técnico-administrativos e discentes em ativi-

dades de extensão;• Atender às demandas locais e regionais, de acordo com as competências internas;• Incentivar a interação dos Grupos de Pesquisa com a comunidade, buscando o desenvolvimento de

projetos que atendam às necessidades regionais da sociedade ,de acordo com a realidade do Câmpus;

Pós-Graduação

Pesquisa

Extensão e Cultura

Page 5: Quem é o professor Marcelo Ferreira da Silva? · dece por tudo que Deus fez em sua vida. É feliz pelas mudanças, feliz pela profissão, pelos amigos e pela família. A cada dia

• Ampliar e rediscutir espaços para sala de professores;• Estreitar as relações da gestão com o Sindicato (SINDUTFPR-PR);• Apoio à pesquisa, pós-graduação e extensão;• Implementar melhorias ergonômicas no âmbito do trabalho, com o objetivo de atender, satisfatoria-

mente, a produção, o ambiente saudável e prazeroso;• Gestionar, junto aos órgãos competentes, a contratação de pessoal técnico para atender aos laborató-

rios de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento;• Propor um Plano para Licença Capacitação, nos moldes do PLANCAP.

• Gestionar, junto aos órgãos competentes, a posição da Direção de manutenção das 30 horas;• Estreitar as relações da gestão com o Sindicato dos Técnicos (SINDITEST-PR);• Apoiar e consolidar a Coordenação de Estação Experimental - COEXT, recém-criada no Câmpus;• Viabilizar, junto à Reitoria, recursos para os servidores técnico-administrativos participarem de cursos

e/ou eventos científicos de capacitação;• Executar projetos que possam garantir a qualidade de vida dos servidores;• Gestionar, junto aos órgãos competentes, a contratação de pessoal técnico para atender aos laborató-

rios nas diversas áreas do conhecimento;• Contratar pessoal técnico-administrativo, conforme projeto de consolidação pactuado pelo Governo

Federal; • Efetivar o Plano de Desenvolvimento de Pessoal de acordo com seus programas de capacitação, ava-

liação e dimensionamento;• Oportunizar cursos de capacitação para os técnicos de laboratório, conforme demanda e condições

operacionais do Câmpus• Incentivar a qualificação do corpo técnico-administrativo (especialização, mestrados e doutorados

profissionais);• Melhorar as condições de trabalho do corpo técnico-administrativo;• Implementar melhorias ergonômicas no âmbito do trabalho, com o objetivo de atender, satisfatoria-

mente, a produção, o ambiente saudável e prazeroso;• Elaborar e/ou implementar manual de procedimentos de cada setor;• Estabelecer novas parcerias para a qualificação do corpo técnico-administrativo, por meio dos progra-

mas de Mestrado Interinstitucional - MINTER e Doutorado Interinstitucional - DINTER.

• Ampliar a participação nos Arranjos Produtivos Locais - APLs e na estruturação dos Parques Tecnoló-gicos regionais;

• Ampliar Políticas de Inclusão Social no Câmpus Apucarana;• Desenvolver ações visando uma cultura empreendedora entre servidores e discentes;• Incentivar a participação do Câmpus em projetos de cunho cultural, educacional, econômico e am-

biental, em nível municipal, estadual e nacional;• Apoiar a consolidação do “Cineclube UTFPR Apucarana” e torná-lo um projeto permanente;• Incentivo às atividades desportivas, socioculturais e recreativas, envolvendo servidores e estudantes

do Câmpus;• Articular, junto aos órgãos competentes, a construção de um espaço físico para abrigar o Hotel Tecno-

lógico e a Incubadora de Empresas.

Corpo Docente

Corpo Técnico-administrativo

Page 6: Quem é o professor Marcelo Ferreira da Silva? · dece por tudo que Deus fez em sua vida. É feliz pelas mudanças, feliz pela profissão, pelos amigos e pela família. A cada dia

• Adequar a estruturação da biblioteca, visando um atendimento adequado aos cursos ofertados e à sociedade externa;

• Ampliar e atualizar, periodicamente, o acervo bibliográfico; • Melhorar a infraestrutura física e adquirir equipamentos de auto empréstimo, entre outros;• Ampliar o quadro de recursos humanos para viabilizar a oferta de novos serviços e um melhor atendi-

mento à comunidade acadêmica; • Criar uma exposição de obras de artistas regionais.

• Gestão participativa e transparente;• Criação de um Conselho Consultivo no Câmpus;• Implantação de procedimentos para melhoria dos processos de gestão;• Implantação de um Plano de Gestão de Pessoas;• Descentralização dos recursos, com maior autonomia para os departamentos;• Aprimorar e ampliar os mecanismos de gestão da informação e comunicação;• Ampliação das atividades de comunicação interna e externa, por meio de mídias impressas e digitais;• Capacitar coordenadores e chefes de departamento para Comunicação Assertiva;• Avaliação Anual do Plano de Gestão.

• Buscar recursos para a ampliação do auditório do Câmpus;• Renegociar a utilização do ônibus adquirido para uso comum dos Câmpus Apucarana, Londrina e Cor-

nélio Procópio;• Viabilizar espaços e infraestrutura para os docentes;• Estudar a viabilidade de adequação do espaço físico do NUAPE;• Implantação de uma Oficina de Manutenção e Reparos;• Buscar recursos para a construção de passarelas entre os novos blocos;• Instalar os portões e catracas de acesso;• Melhorar os acessos e estacionamentos;• Melhorar a segurança no Câmpus;• Construir uma quadra poliesportiva;• Implantar a academia ao ar-livre;• Gestionar, junto à Reitoria e ao Governo Federal, os recursos pactuados para a expansão e duplicação

do Câmpus.

Biblioteca

Gestão

Infraestrutura