quem estÁ na chuva É para se molhar

4
GÊNERO NARRATIVO A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura. Esquematizando, temos: - Apresentação; - Complicação ou desenvolvimento; - Clímax; - Desfecho.. Elementos da Narrativa: Narrador: O narrador não é o autor da história, é uma voz fictícia que conta os fatos. O foco pode estar na 1ª pessoa do verbo, quando o narrador é um dos personagens e relata suas impressões sobre a história, ou na 3ª pessoa, quando o narrador é uma espécie de expectador junto com o leitor. O narrador quando expresso na 3ª pessoa, pode apresentar a capacidade onisciente de enxergar e perceber fatos e pensamentos dos personagens. Enredo: É o conjunto de fatos que se sucedem, todo enredo desencadeia-se em conflitos. A ordem início, meio e fim pode ser alterada para impressionar o leitor. Personagens: Seres ficcionais que vivem enquanto a obra está sendo lida, o personagem pode incorporar na forma humana, animal, vegetal, objetos e coisas abstratas.

Upload: adriana-bordinhao-vicioli

Post on 03-Jan-2016

26 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: QUEM ESTÁ NA CHUVA É PARA SE MOLHAR

GÊNERO NARRATIVO

A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.

O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.

Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura. Esquematizando, temos:

- Apresentação;

- Complicação ou desenvolvimento;

- Clímax;

- Desfecho..

Elementos da Narrativa:

Narrador: O narrador não é o autor da história, é uma voz fictícia que conta os fatos. O foco pode estar na 1ª pessoa do verbo, quando o narrador é um dos personagens e relata suas impressões sobre a história, ou na 3ª pessoa, quando o narrador é uma espécie de expectador junto com o leitor. O narrador quando expresso na 3ª pessoa, pode apresentar a capacidade onisciente de enxergar e perceber fatos e pensamentos dos personagens.

Enredo: É o conjunto de fatos que se sucedem, todo enredo desencadeia-se em conflitos. A ordem início, meio e fim pode ser alterada para impressionar o leitor.

Personagens: Seres ficcionais que vivem enquanto a obra está sendo lida, o personagem pode incorporar na forma humana, animal, vegetal, objetos e coisas abstratas.

As personagens têm muita importância na construção de um texto narrativo, são elementos vitais.

As personagens são principais ou secundárias, conforme o papel que desempenham no enredo, podem ser apresentadas direta ou indiretamente.

Page 2: QUEM ESTÁ NA CHUVA É PARA SE MOLHAR

A apresentação direta é quando o personagem aparece de forma clara no texto, retratando suas características físicas e/ou psicológicas, já a apresentação indireta se dá quando os personagens aparecem aos poucos e o leitor vai construindo a sua imagem com o desenrolar do enredo, ou seja, a partir de suas ações, do que ela vai fazendo e do modo como vai fazendo.

Espaço: É o lugar onde é dado o acontecimento da história, onde é construído o cenário.

Tempo: Momento ou instante em que acontece a história narrada, pode ser cronológico ou psicológico.

Clímax: Ponto no desenrolar da história que expressa tensão,suspense e expectativas sobre acontecimentos desencadeados, ponto de decisão da história.

Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

A narrativa pode apresentar um conto, novela, romance, epopeia e crônica - (literatura com jornalismo).

OBS: um elemento muito importante na narrativa é o clímax , ou seja, o ponto alto de tensão do drama.

o clímax ocorre a partir do desenvolvimento de um conflito, imediatamente antes do desfecho. É o momento mais perigoso do herói, a crise mais iminente do protagonista, o mais delicado ponto do conflito, onde não se sabe para que lado a história penderá.

Em O vermelho e o Negro, por exemplo, o clímax pode ser visto como o momento em que Julien descobre que a Sra. de Rênal escreveu uma carta ao Marquês de La Mole e, furioso, atira na mulher. As cenas seguintes serão o desfecho, a prisão, a condenação, a morte.

Já em Romeu e Julieta o clímax está mais próximo do final da história, quando Julieta decide se fingir de morta, causando o trágico e conhecido desfecho.

Na tragédia clássica, como Édipo Rei, de Sófocles, o clímax ideal se dá junto com a peripécia e o reconhecimento, ou seja, quando o herói passa da ignorância para a ciência e isso muda o seu destino. No caso de Édipo o clímax, então, é quando ele percebe que fora assassino de seu pai e está casado com sua mãe.

Page 3: QUEM ESTÁ NA CHUVA É PARA SE MOLHAR

QUEM ESTÁ NA CHUVA É PARA SE MOLHAR...

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A expressão popular “Quem está na chuva é para se molhar" seria o mesmo que: "Quando alguém opta por uma determinada experiência, deve assumir todas as regras e consequências decorrentes dessa experiência.

Elabore m texto narrativo, de acordo com suas características, de , no mínimo, uma página digitada, para justificar a expressão acima.