que ouça aquele que tem ouvidos para ouvir. - cvdee.org.br · esta levantará e erguerá um cartaz...

4
Oficina das Parábolas Parábola do Semeador Trabalhadores Mirins e Juventude – Dôra, Érika e Márcia Proposta para a apresentação: As crianças farão uma fila do lado de fora do salão, no corredor, do mais alto ao mais baixo. Começaremos com as crianças se posicionando no palco, o qual será previamente demarcado com fita crepe no chão para que todos fiquem bem posicionados. Todas deverão ficar abaixadas, bem enroladinhas com a cabeça pra baixo representando uma semente. Todos posicionados, o Sr° Carvalho fala a parábola do semeador decorada, com voz pausada e empostada. Parábola do semeador: “Aquele que semeia, saiu a semear; e, enquanto semeava, uma parte da semente caiu ao longo do caminho , e vindo os pássaros do céu a comeram. Outra caiu nos lugares pedregosos , onde não havia muita terra; e logo nasceu porque onde estava não tinha profundidade. Mas o sol tendo se erguido, em seguida, a queimou; e, como não tinha raízes, secou. Outra caiu nos espinheiros , e os espinhos, vindo a crescer, a sufocaram. Outra, enfim, caiu na boa terra , e deu frutos, alguns grãos rendendo cento por um, outros sessenta e outros trinta. Que ouça aquele que tem ouvidos para ouvir. Explicação da Parábola: Érika pergunta: - QUEM É O SEMEADOR? Criança 1: Esta levantará e erguerá um cartaz com a imagem de Jesus ou na falta um cartaz com a palavra “JESUS”. E dirá com voz clara e bem alto: - JESUS. E continua em pé, com o cartaz erguido, mas sem cobrir o rosto. Érika pergunta: - O QUE REPRESENTA AS SEMENTES? Criança 2: Levantará e erguerá um cartaz com o desenho do Evangelho Segundo o Espiritismo e dirá com voz clara e bem alto:

Upload: nguyenkien

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Oficina das Parábolas

Parábola do Semeador

Trabalhadores Mirins e Juventude – Dôra, Érika e Márcia

 

Proposta para a apresentação:

 

As c rianças farão uma fila do lado de fora do salão, no c orredor, do mais alto ao mais baixo.

Começaremos c om as c rianças se posic ionando no palc o, o qual será previamente demarcado c om fita c repe nochão para que todos fiquem bem posic ionados. T odas deverão fic ar abaixadas, bem enroladinhas c om a c abeç a prabaixo representando uma semente.

 

T odos posic ionados, o Sr° Carvalho fala a parábola do semeador dec orada, c om voz pausada e empostada.

 

Parábola do semeador:

“Aquele que semeia, saiu a semear; e, enquanto semeava, uma parte da semente caiu ao longo docaminho, e vindo os pássaros do céu a comeram.

Outra caiu nos lugares pedregosos, onde não havia muita terra; e logo nasceu porque onde estava nãotinha profundidade. Mas o sol tendo se erguido, em seguida, a queimou; e, como não tinha raízes, secou.

Outra caiu nos espinheiros, e os espinhos, vindo a crescer, a sufocaram.

Outra, enfim, caiu na boa terra, e deu frutos, alguns grãos rendendo cento por um, outros sessenta eoutros trinta.

Que ouça aquele que tem ouvidos para ouvir.

 

Explicação da Parábola:

 

Érika pergunta:

- QUEM É O SEMEADOR?

 

Criança 1:

Esta levantará e erguerá um cartaz c om a imagem de Jesus ou na falta um cartaz c om a palavra “JESUS”. E dirácom voz c lara e bem alto:

- JESUS.

E continua em pé, c om o c artaz erguido, mas sem cobrir o rosto.

 

Érika pergunta:

- O QUE REPRESENTA AS SEMENTES?

 

Criança 2:

Levantará e erguerá um cartaz c om o desenho do Evangelho Segundo o Espiritismo e dirá c om voz c lara e bem alto:

- OS ENSINAMENTOS DE JESUS.

E continua em pé, c om o c artaz erguido, mas sem cobrir o rosto.

 

Érika pergunta:

- OS SOLOS CITADOS NA PARÁBOLA, REPRESENTAM O QUE?

 

Criança 3:

Levantará e erguerá um cartaz c om a imagem do planeta T erra ou c om um coraç ão desenhado.

 

Todas as crianças:

Levantarão c om os braç os erguidos e dirão: de forma sinc ronizada e pausada.

SOMOS TODOS NÓS, OS NOSSOS CORAÇÕES.

Coreografia:

Levantar e erguer os dois braç os para c ima da c abeç a. Quando dissermos “Os” levar a mão direita até o c oraç ão equando dissermos “CO” (de c oraç ões) levar a mão esquerda até o c oraç ão.

Ensaiarmos bastante para que c onsigamos gestos e vozes sinc ronizadas.

 

Após, este momento de forma sinc ronizada, todos abaixam- se e c oloc am- se novamente em posiç ão de sementes,bem enroladinhos.

 

Dôra:

- AO LONGO DO CAMINHO...

 

Érika:

- REPRESENTAM TODOS AQUELES QUE ESCUTAM A PALAVRA DO REINO E NÃO LHE DÁ ATENÇÃO, PORQUE OCORAÇÃO ESTÁ DURO COMO A TERRA DA ESTRADA.

 

Crianças:

Fic am abaixadas, de forma sinc ronizada erguem a c abeça e tapam os ouvidos e depois os olhos. E depois retornampara a posiç ão inic ial, bem enroladinhas. (Idéia: solo duro a semente não penetra)

 

Dôra:

- LUGARES PEDREGOSOS.

 

Érika:

- SÃO OS QUE RECEBEM A PALAVRA DE DEUS ATÉ COM ALEGRIA. PORÉM, DIANTE DE QUALQUERDIFICULDADE, ACABAM SE ESQUECENDO DELA PORQUE O CORAÇÃO ESTÁ SECO COMO O SOLO CHEIO DEPEDRAS. NELE AS SEMENTES DA PALAVRA DE DEUS MAL ACABAM DE BROTAR, MORREM POR FALTA DE FÉPARA AS ALIMENTAR.

 

Crianças:

Erguem a c abeça, imitando uma semente brotando, c omeçam a erguer os braços mas no meio do movimento,despencam, c omo se a semente que estava brotando morresse. E retornam para a posiç ão inic ial. Bem enroladinhas.(Idéia: semente: brota, mas sem raiz forte morre)

 

Dôra:

- ESPINHEIROS.

 

Érika:

- SÃO AS PESSOAS QUE SE ENCANTAM COM A PALAVRA DE DEUS. ISSO PORÉM DURA POUCO. O EGOÍSMO E AVAIDADE LOGO DESTROEM TODO O ENTUSIAMO.

 

Crianças:

Erguem a c abeça, e seguidamente c omeçam a erguer o c orpo só um pouco imitando uma semente brotando,etambém erguem os braç os estendo as mãos e virando as mãos c om os dedos em garras imitando os espinhos, sobreas c abeç as, abafando a semente e abaixando novamente para a posiç ão inic ial. (Idéia: semente: brota e ésufoc ada pelos espinhos).

 

Dôra:

- TERRA BOA.

 

Érika:

- SÃO OS QUE PRESTAM ATENÇÃO E SEGUEM A PALAVRA DE DEUS. AÍ ENTÃO ENCONTRAM A VERDADEIRAFELICIDADE PORQUE O CORAÇÃO ESTÁ COMO A TERRA BEM PREPARADA. NELE AS SEMENTES BROTAM ETRANSFORMAM-SE EM BELAS ÁRVORES CARREGADAS DE FRUTOS E DÃO NOVAS SEMENTES E PASSAMTAMBÉM A SEMEAR.

 

Crianças:

Pegam uma flor de c artolina que estará posic ionado ao lado de c ada c rianç a e c omeçam novamente a brotar, ac resc er até estarem totalmente levantadas e estic am sobre suas c abeças as flores de c artolina. E fic am assimnesta posiç ão.(Idéia: semente: brota, c resc e e frutif ic a e dão novas sementes).

 

TERMINAR AQUI, COM AS CRIANÇAS DIZENDO: SEJAMOS SOLOS FÉRTEIS.

 

OU PODEMOS CONTINUAR: Daí as c rianças não falam  a última frase “sejamos solos férteis”.

 

Continuando...

Érika:

PRATIQUEMOS O ENSINAMENTO DO CRISTO.

 

Crianças:

Na posiç ão em que elas estão c om as flores estendidas dizem:

- “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”

 

Após esta fala as c rianç as em ordem previamente c ombinada vão pegando um c artaz e saindo do palc o e seposic ionando em fila c om o c orpo na diagonal no c orredor c entral do salão, c om os c artazem e as flores estendidas.Quando todas estiverem posic ionadas dirão:

 

Crianças:

TRABALHEMOS. SEJAMOS SOLOS FÉRTEIS.

 

Érika:

As informações mais detalhadas de todas essas atividades assistencias estão no mural na entrada dosalão.

 

OBS.: Os cartazes conterão os nomes dos trabalhos assistenciais, o dia e o horário:

·        1° cartaz - Sopa – Sábado – 8:00

·        2° cartaz – Postos de Assistência – Sábado - 13:30

·        3° cartaz – TAF – 1° e 3° Sábado – 17:30

·        4° cartaz – Berço – 1° Sábado – 8:00

·        5° cartaz – Campanha – Domingo – 8:00

·        6° cartaz – Confecção de enxoval - qual o dia e horário?...............

·        Esqueci de algum?

 

Procurarmos fazer os ensaios de forma que as falas e as ações das crianças aconteçam de formasincronizada e bem clara.

 

·        Todas as crianças deverão estar se possível, de calça jeans e camiseta branca.

Dividir as tarefas:

·        Ver com as crianças para que cada uma confeccione um cartaz.

·        Érika, Dôra e Márcia confeccionar o mural sintetizando os trabalhos da Assistência Social, mostrando osobjetivos de cada um.

·         Confeccionar os cartazes iniciais, um com a imagem de Jesus, outro com o desenho do evangelho eoutro com desenho do planeta Terra ou de um coração.

Confecionar flores de cartolina. (Tem alguns prontos no armário dos contadores de histórias)

(recebemos sem menção da fonte , ou Casa Espírita ou grupo espírita)