quaresma: penitência, oração, caridade ser vivente.8ora, o senhor deus tinha plantado um jardim...

135
Espiritual das Crianças • Março • 2017 Quaresma: Penitência, oração, caridade

Upload: vanthuan

Post on 21-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Espiritual das Crianças • Março • 2017

Quaresma:Penitência, oração, caridade

Queridas crianças,

Este mês começa o caminho quaresmal que terminará em16 de abril, com a celebração da Páscoa.Nosso propósito e nosso convite é realizá-lo, reforçando oamor que temos para doar, começando com a família, olugar mais humilde e de serviço quotidiano, para construiruma comunidade que se concentra em doar o própriotempo para os outros.O exforço nesta Quaresma será para irmos até as"periferias", fora de nós mesmos, redescobrindo em quemestá ao nosso lado o irmão em Cristo Jesus.Dedicamos esta quaresma para redescobrir nossahumanidade muito amada por Deus, ao ponto de sacrifcarseu próprio flho na Cruz!

"Levante seus corações: sejam ilhas de misericórdia no marda indiferença."-Papa Francisco

Paz e alegria!

Queridas crianças

COME SE FAZ O DIARINHO... ?

- Se possível juntinho com a suafamília.- Se possível reza o terço, ou pelomenos faça o sinal da cruz, reze umPai Nosso, uma Ave Maria e umGlória..

- Peça ajuda a alguém ou leia aPalavra De Deus e o comentário.- Sublinhe com uma cor aspalavras que mais te tocaram.- Divirta-se com o joguinhoproposto!

- Pensa como você pode colocar emprática a mensagem que vocêrecebeu de Jesus, com gestosconcretos no seu dia a dia.- Escreva ou desenhe o propósito doseu Diário na palma da sua mãozinha.

Mensagem de Medjugorje

Mensagem do dia 2 de fevereiro

Queridos filhos, vocês que procuram acada dia de suas vidas oferecerem-se aoMeu Filho, vocês que procuram viver comEle, vocês que rezam e se sacrificam,vocês são a esperança neste mundoinquieto, vocês são os raios de luz do MeuFilho, o Evangelho vivo, vocês são osMeus queridos apóstolos do amor. O MeuFilho está com vocês, Ele está comaqueles que pensam Nele, com aquelesque rezam, mas do mesmo modo Ele, compaciência, espera aqueles que não Oconhecem. Por isso, apóstolos do MeuAmor, rezem com o coração, mostrem comobras de amor o Amor do Meu Filho. Estaé a única esperança para vocês, este é oúnico caminho em direção à Vida Eterna.Eu como Mãe estou com vocês. Asorações de vocês até Mim são as maisbelas rosas de amor para Mim: não possonão estar ali onde sinto o perfume dasrosas. A ESPERANÇA EXISTE. Obrigada.

Mensagem de Nossa Senhora àMarija Pavlovic Lunetti em 25 defevereiro de 2017 "Queridos filhos! Hoje Eu os estou chamando aviverem profundamente a sua fé e arezar ao Todo-Poderoso parafortalecê-la, de modo que os ventos eas tempestades não possam quebrá-la. Que as raízes de sua fé sejam aoração e a esperança da Vida Eterna.Mesmo agora, filhinhos, trabalhem emsi mesmos, neste tempo de graça emque Deus lhes dá a graça - através darenúncia e o apelo à conversão - aserem homens de fé e perseverançaclara e firme.Obrigada por terem respondido aomeu chamado.

Quarta feira de Cinzas, dia 1º de Março

Vamos ler São Mateus 6,1-6.16-18

Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens,para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereisrecompensa junto de vosso Pai que está no céu.Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti,como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para seremlouvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberamsua recompensa.Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o quefez a direita.Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê oescondido, recompensar-te-á.Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam deorar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para seremvistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberamsua recompensa.Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora aoteu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto,recompensar-te-á.Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas,que mostram um semblante abatido para manifestar aoshomens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam suarecompensa.Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto.Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente ateu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê numlugar oculto, recompensar-te-á.

Reflexão:Esse dia especial que é a quarta-feira de cinzas somosconvidados a voltar nosso coração a pequenez àhumildade. Não fazer as coisas para sermos notados porninguém, não esperar recompensas nessa terra. A oraçãonão necessita de intermediários mas ela é o seurelacionamento com Deus, entrar no seu intimo, e falarcom o Senhor. Não precisa ir longe, pagar para Deusrealizar algo, ele esta perto de Ti. Nada adianta demovimentos externos para outros verem jejum, esmolas,longas orações. Mas na sua humildade e sinceridade decoração, se reclinara o Senhor. Hoje podemos buscar teratos de humildade para com as pessoas sem querer sermelhor que elas.

Vamos pintar!

VAMOS BRINCAR!

Hoje a Igreja começa um tempomuito especial: a quaresma.Encontre as seguintes palavrassugeridas, que nos apresenta omistério Pascal.

Arrependa-se e creia

no evangelho

QUARESMA

PALMA

OLIVEIRAS

QUARTA-FEIRA

RITUAL

JEJUM

PÁSCOA

EVANGELHO

PALMAMFJB

NWIPDRITUALJF

NNJEJBDJAJEJUM

IDBAQUARESIMALSP

EVANGELHOFLSKSUPS

OLIVMDJKEOAOLIVEIRAS

MSKQUETAQUARTAFEIRAJE

EVANGLOSNDPASCOAODIAKò

Quinta-feira, dia 2 de MarçoVamos ler São Lucas 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seusdiscípulos:  “O Filho do Homem deve sofrermuito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumossacerdotes e doutores da Lei, deve ser mortoe ressuscitar no terceiro dia”.Depois Jesus disse a todos: “Se alguém mequer seguir, renuncie a si mesmo, tome suacruz cada dia e siga-me.  Pois quem quisersalvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder asua vida por causa de mim, esse a salvará.Com efeito, de que adianta a um homem ganharo mundo inteiro, se se perde e se destrói a simesmo?”

Reflexão: Muitos esperavam um deus cheio de forca, masJesus vem nos ensina que na vida passamos porrejeições, sofrimentos, morte. Depois de Jesuspassar por tudo o que passamos também, Elevence e Ressuscita. Ele por primeiro passa portudo isso, mas ressuscita no terceiro dia. Jesusvence toda morte. E convida nos a carregar com Ele a sua cruz, aperder nossa vontade na sua vontade, assimencontraremos salvação. De nada adianta ganhar o mundo inteiro, se perdea si mesmo. Hoje podemos buscar viver cada sofrimento comJesus. Confiar tudo Nele.

Vamos pintar!

ATIVIDADES!Quaresma é um tempo especial de conversão, ondedesfrutamos o amor total de Deus. O que você fazpara ficar mais perto de Jesus? Escreva em formade oração.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sexta feira,dia 3 de MarçoVamos ler São Mateus 4,1-11

Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto paraser tentado pelo demônio.Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome.O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho deDeus, ordena que estas pedras se tornem pães.Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem,mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3).O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no pontomais alto do templo e disse-lhe:Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Eledeu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com asmãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em algumapedra (Sl 90,11s).Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhorteu Deus (Dt 6,16).O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto,e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe:Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, meadorares.Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito:Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13).Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-sedele para servi-lo.

Reflexão:

Jesus nos mostra que só a confiança e aobediência amorosa ao Pai nos permitenão desviar o olhar do bem e nos faz serdeterminados em nosso "não" para o mal.

Pense agora sobre como manter o foco noPai e no que dizer não para poder ser fiéla Deus

Vamos pintar!

ATIVIDADES!Leia com atenção o evangelho de hoje e complete ahistória em quadrinhos

Sabado, dia 4 de MarçoVamos ler São Lucas 5,27-32

Naquele tempo, Jesus viu um cobrador deimpostos, chamado Levi, sentado nacoletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levideixou tudo, levantou-se e o seguiu.Depois, Levi preparou em casa um grandebanquete para Jesus. Estava aí grandenúmero de cobradores de impostos e outraspessoas sentadas à mesa com eles. Osfariseus e seus mestres da Lei murmuravame diziam aos discípulos de Jesus: “Por quevós comeis e bebeis com os cobradores deimpostos e com os pecadores?”Jesus respondeu: “Os que são sadios nãoprecisam de médico, mas sim os que estãodoentes. Eu não vim chamar os justos, massim os pecadores para a conversão”.

Reflexão:

Não é quem têm saúde que precisa dem é d i c o , m a s s i m o s d o e n t e s .Jesus hoje nos diz que chegou para tirarde nosso coração a convicção de sermuito bom, sem erros, ou de não nãotermos combinado algum erro grande ...!Jesus nos diz que precisamos sercurados, devemos ser renovados na vidaq u e s ó E l e p o d e n o s c o n c e d e r .Faça um exame dentro do seu coração: oque precisa de cura?

Vamos pintar!

VAMOS BRINCAR!Encontre as 8 diferenças

1° Domingo de Quaresma,5 de março

Vamos ler Gênesis 2,7-9; 3,1-77O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, einspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornouum ser vivente.8Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardimno Éden, do lado do oriente, e colocou nele o homem que haviacriado.9O Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte deárvores, de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; ea árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência dobem e do mal.

1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos camposque o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: Éverdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvoredo jardim?”2A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do frutodas árvores do jardim.3Mas do fruto da árvore que está nomeio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem otocareis, para que não morrais.”4“Oh, não! – tornou a serpente– vós não morrereis!5Mas Deus bem sabe que, no dia em quedele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses,conhecedores do bem e do mal.”6A mulher, vendo que o frutoda árvore era bom para comer, de agradável aspecto e muiapropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e oapresentou também ao seu marido, que comeuigualmente.7Então os seus olhos abriram-se; e, vendo queestavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas efizeram cinturas para si.

Reflexão:Esta passagem fala bem de escolhas erradas diante obem e o mal. O mal nasce no coração humano, nassuas escolhas, nas suas consequências; o mal surge apartir da recusa de seguir o plano de Deus porque sesente independente para avaliar o que é bom e o queé mau. Adão e Eva não confiaram na palavra de Deus,pensando que eles sabiam tudo perfeitamente, mas oresultado é a percepção do "estar nu", ou seja, sem apresença de Deus.Comparamos o comportamento de Adão e de Cristo eos resultados do seus comportamentos. Rebelião edesobediência do primeiro causou a separação deDeus e a morte de todos os homens, a perfeitaobediência de Cristo, no entanto, mostra-nos ocaminho para alcançar uma fidelidade a Deus, livre domal.

Vamos pintar

Segunda feira, dia 6 de MarçoVamos ler Salmo 3

Senhor, como são numerosos os meusperseguidores! É uma turba que se dirige contra

mim.Uma multidão inteira grita a meu respeito: Não,

não há mais salvação para ele em seu Deus!Mas vós sois, Senhor, para mim um escudo; vós

sois minha glória, vós me levantais a cabeça.Apenas elevei a voz para o Senhor, ele me

responde de sua montanha santa.Eu, que me tinha deitado e adormecido, levanto-

me, porque o Senhor me sustenta.Nada temo diante desta multidão de povo, que de

todos os lados se dirige contra mim.Levantai-vos, Senhor! Salvai-me, ó meu Deus!Feris no rosto todos os que me perseguem,

quebrais os dentes dos pecadores.Sim, Senhor, a salvação vem de vós. Desça a vossa

bênção sobre vosso povo.

Reflexão:Junto com esse salmo somos renovamos nossaesperança no Senhor, Ele é o escudo que nos protege.

Ele escuta nosso clamor, e responde a nós. É Ele quenos sustenta a cada dia. Podemos hoje junto com osalmista repetir diante de nossas lutas, problemas:Levanta-te Senhor! Salva-me Deus meu!

Vamos pintar!

HORA DE DESENHAR!

O Senhor nos ama e nos protege todos os dias. Eleestá sempre conosco. Faça um lindo desenhoagradecendo a Deus por tudo o que você faz paravocê.

Terça-feira, dia 7 de Março Vamos ler São Marços 6,1-6

Depois, ele partiu dali e foi para a sua pátria,seguido de seus discípulos.Quando chegou o dia de sábado, começou aensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomadosde admiração, diziam: Donde lhe vem isso? Quesabedoria é essa que lhe foi dada, e como seoperam por suas mãos tão grandes milagres?Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmãode Tiago, de José, de Judas e de Simão? Nãovivem aqui entre nós também suas irmãs? Eficaram perplexos a seu respeito.Mas Jesus disse-lhes: Um profeta só édesprezado na sua pátria, entre os seus parentese na sua própria casa.Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenasalguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.Admirava-se ele da desconfiança deles. Eensinando, percorria as aldeias circunvizinhas.

Reflexão:As vezes como os parentes de Jesus nós nãodamos tanto ouvido a Ele, deixamos sua Palavra,sua sabedoria, passar como se não tivesse valor. EJesus decide percorrer os povoados para falar aoutras pessoas, e ensinar sua Sabedoria aquelesque desejam ouvir. No dia de hoje fiquemosatentos a Deus que fala conosco a cada instantede nossa vida.

Vamos pintar!

ATIVIDADES!Quem é Jesus para você? Escreva abaixo e, emseguida, faça um desenho para demonstá-lo.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quarta feira, dia 8 de Março

Vamos ler São Marços 6,7-13

Então chamou os Doze e começou a enviá-los,dois a dois; e deu-lhes poder sobre osespíritos imundos.Ordenou-lhes que não levassem coisa algumapara o caminho, senão somente um bordão; nempão, nem mochila, nem dinheiro no cinto; comocalçado, unicamente sandálias, e que se nãorevestissem de duas túnicas.E disse-lhes: Em qualquer casa em queentrardes, ficai nela, até vos retirardes dali.Se em algum lugar não vos receberem nem vosescutarem, saí dali e sacudi o pó dos vossospés em testemunho contra ele.Eles partiram e pregaram a penitência.Expeliam numerosos demônios, ungiam comóleo a muitos enfermos e os curavam.

Reflexão:Jesus chamou os doze e os envia a missão de doisa dois, e lhes da autoridade contra os espíritosimpuros, as vezes temos medo e achamos que oOgum pode resolver tudo. Não. Jesus Ele sim jános deu o poder de vencer esses espíritos ruins.Ele Também nos convida a não levar nada, pois Eleserá a nossa forca no caminho. Os discípuloscreram e realizaram muitas obras. Podemos vivertambém isso hoje, por onde passarmos anunciar aforca de Jesus.

Vamos pintar!

VAMOS BRINCAR?Jesus ensinou muitas coisas aos seus discípulos. Masonde ele está na cena abaixo? Pinte jesus usando suacriatividade.

Quinta feira, dia 9 de MarçoVamos ler São Mateus 7,7-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seusdiscípulos: “Pedi e vos será dado! Procurai eachareis! Batei e a porta vos será aberta!  Poistodo aquele que pede recebe; quem procuraencontra; e a quem bate a porta será aberta.Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando elepede um pão?  Ou lhe dá uma cobra, quando elepede um peixe?  Ora, se vós, que sois maus,sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quantomais vosso Pai que está nos céus dará coisasboas aos que lhe pedirem!  Tudo quanto quereisque os outros vos façam, fazei também a eles.Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

Reflexão:Assim Deus é para conosco um bom Pai, pedi e vosserá dado, hoje com confiança como uma criançaabandonada nas mãos de Deus busquemos falar aoSenhor, o que tem no nosso coração, pedir a Eleaquilo que para nos è necessidade pedir seuauxilio. E também no dia de hoje buscar fazerpara cada pessoa que esta ao nosso lado, o quegostaríamos que fizesse conosco.Nosso proposito pode ser pedir e retribuir aopróximo.

Vamos pintar!

ATIVIDADES! Coloque as letras em ordem e, em seguida, coloque aspalavras encntradas no lugar certo da frase.

RIESQEU OMHNES

EIAFZ EESL

______________________

______________________

___________

Tudo o que ____________ que os__________ vos façam, ________-o vós a__________. (Mt 7,12)

Sexta feira, dia 10 de Março Vamos ler São Mateus 17,1-9

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago eJoão, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma altamontanha.Lá se transfigurou na presença deles: seu rostobrilhou como o sol, suas vestes tornaram-seresplandecentes de brancura.E eis que apareceram Moisés e Elias conversando comele.Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, ébom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas:uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e osenvolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz quedizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus todaminha afeição; ouvi-o.Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face porterra e tiveram medo.Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo:Levantai-vos e não temais.Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém,senão unicamente Jesus.E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição:Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho doHomem ressuscite dos mortos.

Reflexão:

A experiência do paraíso que os três discípulosestão sentindo na presença de Deus, é um dom deJesus para eles, que deverão superar o momentodifícil da Paixão e da Cruz de seu Mestre.Essa experiência, durante de provação, não serásuficiente para mantê-los perto de Jesus. Masdepois da ressurreição irá ajudá-los a confirmarque Ele é o Senhor, para o ouvir e seguir semmedo!Conte-nos a sua experiência de paraíso que teajuda a seguir a Jesus

Vamos pintar!

Sábato, 11 de Março

Vamos ler o Salmo 120,1-8

Para os montes levanto os olhos: de ondeme virá socorro?2O meu socorro virá do Senhor, criador docéu e da terra.3Ele não permitirá que teus pés resvalem;não dormirá aquele que te guarda.4Não, não há de dormir, nem adormecer oguarda de Israel.5O Senhor é teu guarda, o Senhor é teuabrigo, sempre ao teu lado.6De dia, o sol não te fará mal; nem a luadurante a noite.7O Senhor te resguardará de todo o mal;ele velará sobre tua alma.8O Senhor guardará os teus passos, agorae para todo o sempre.

Reflexão:Os preceitos de Deus é necessárioconhecê-los, mas entendemos as bem-aventuranças apenas os colocando emprática.Quem quer ser sábio, medite sempre asEscrituras e se empenhe em colocar emprática.

Vamos pintar

HORA DE BRINCAR!Ligue os pontos e pinte o desenho

2°Domingo de Quaresma,12 de Março

Vamos ler Gênesis 12,1-4

1O Senhor disse a Abrão: “Deixa tuaterra, tua família e a casa de teu pai e vaipara a terra que eu te mostrar.2Farei deti uma grande nação; eu te abençoarei e

exaltarei o teu nome, e tu serás umafonte de bênçãos.3Abençoarei aqueles

que te abençoarem, e amaldiçoareiaqueles que te amaldiçoarem; todas asfamílias da terra serão benditas em

ti.”4Abrão partiu como o Senhor lhe tinhadito, e Lot foi com ele. Abrão tinha

setenta e cinco anos, quando partiu deHarã..

Reflexão:Abrão partiu. Sem oposição, sem dúvida, semoposição e, especialmente, sem saber paraonde ia, dando confiança apenas à palavra deDeus. Só quando passou pela terra de Canaãsaberá pelo Senhor que esta é a terraprometida a seus descendentes.Todos os dias nos deparamos com os desafiosdo "vai" que Deus pede a Abraão, sem sabercomo lidar com eles, confiando em Deus.Qual ato de fé você pode fazer por Jesushoje?

Vamos pintar

Segunda-feira, dia 13 de MarçoVamos ler São Marços 6,45-56

Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos paraque entrassem no barco e fossem adiante dele paraBetsaida, enquanto ele despedia a multidão.Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.Ao anoitecer, o barco estava no meio do mar, e Jesus seachava sozinho em terra.Ele viu os discípulos remando com dificuldade, porque ovento soprava contra eles. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar; e estava já a ponto depassar por eles.Quando o viram andando sobre o mar, pensaram que fosseum fantasma. Então gritaram,pois todos o tinham visto e ficaram aterrorizados.Então subiu no barco para junto deles, e o vento seacalmou; e eles ficaram atônitos,pois não tinham entendido o milagre dos pães. O coraçãodeles estava endurecido.Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré e aliamarraram o barco.Logo que desembarcaram, o povo reconheceu Jesus.Eles percorriam toda aquela região e levavam os doentesem macas para onde ouviam que ele estava.E aonde quer que ele fosse, povoados, cidades ou campos,levavam os doentes para as praças. Suplicavam-lhe quepudessem pelo menos tocar na borda do seu manto; etodos os que nele tocavam eram curados.

Reflexão:Jesus sobe ao monte para orar, nesse percurso deJesus precisamos aprender subir ao monte buscar naoração as respostas de nossa vida.Os discípulos estavam no meio do mar, remando comdificuldade e Jesus vem andando sobre as águas,assim ele também caminha pelas nossa dificuldades enos ajuda remar, as vezes não o vemos o confundimoscom um fantasma. Mas Ele vem em nosso auxilio eacalma as águas de nossa vida. Demoramos as vezespara reconhece-lo. Mas Ele sempre esta presente nobarco de nossas vidas.Hoje sem cessar clamemos a Jesus nas nossas vidas,levemos a Ele tudo que tem no nosso coração. Diga aEle sua dificuldade e Ele te ajudará

Vamos pintar!

VAMOS BRINCAR!Encontre as sete diferenças

Terça-feira,dia 14 de Março Vamos ler São Marços 7,14-23

Jesus chamou novamente a multidão para junto de sie disse: "Ouçam-me todos e entendam isto:Não há nada fora do homem que, nele entrando, possatorná-lo impuro. Ao contrário, o que sai do homem éque o torna impuro.Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!"Depois de deixar a multidão e entrar em casa, osdiscípulos lhe pediram explicação da parábola."Será que vocês também não conseguem entender?",perguntou-lhes Jesus. "Não percebem que nada queentre no homem pode torná-lo impuro?Porque não entra em seu coração, mas em seuestômago, sendo depois eliminado." Ao dizer isso,Jesus declarou puros todos os alimentos.E continuou: "O que sai do homem é que o tornaimpuro.Pois do interior do coração dos homens vêm os mauspensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, oshomicídios, os adultérios,as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, ainveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.Todos esses males vêm de dentro e tornam o homemimpuro".

Reflexão:Hoje a Palavra nos convida a vigiar o coração, nãoé o que entra pela nossa boca, que nos tornaimpuro, mas aquilo que sai de nossa boca, aquiloque semeamos no coração. È no nosso interior que sai aquilo que pode deixar impura a nossa vida,nada de externo nenhum pó magico nada podeacabar com nossa vida, somente aquilo quecultivamos no nosso coração. Hoje busquemosexaminar o que há dentro de nós e ficar apenascom aquilo que é bom para nossas vidas.

Vamos pintar!

ATIVIDADES!Em cada coração, escreva um sentimento ou uma boaação que você quer fazer neste dia.

Quarta-feira, dia 15 de Março Vamos ler São Mateus 5,13-16

"Vocês são o sal da terra. Mas, se o salperder o seu sabor, como restaurá-lo?Não servirá para nada, exceto para serjogado fora e pisado pelos homens."Vocês são a luz do mundo. Não se podeesconder uma cidade construída sobreum monte.E, também, ninguém acende uma candeiae a coloca debaixo de uma vasilha. Aocontrário, coloca-a no lugar apropriado, eassim ilumina a todos os que estão nacasa.Assim brilhe a luz de vocês diante doshomens, para que vejam as suas boasobras e glorifiquem ao Pai de vocês, queestá nos céus.

Reflexão:Ser sal da terra e luz do mundo, o sal se não forpara salgar não serve e a luz para iluminar seestiver escondida de nada serve. Hoje podemosviver sendo esse sinal de Deus na vida daspessoas. Olhe ao seu redor hoje quantas pessoasnecessitam de ajuda, de orientação e não poupeesforços para ajudar.Nao omita ajuda, nossoproposito de hoje pode ser a prontidão paraajudar, pois muitos se perdem por falta de ajuda e buscam em falsas religiões a ajuda, pois naoencontra na Igreja, sejamos autênticos cristãos.

Vamos pintar!

ATIVIDADES!

Leia o evangelho de hoje e complete a frase abaixo:

Assim deixai a vossa _____ resplandecerdiante dos ______, para que ________ asvossas boas ________ e glorifiquem ovosso Pai que está nos ______(Mt 5, 16)

Quinta feira, dia 16 de Março Vamos ler São Lucas16,19-31

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus:  “Havia um homemrico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festasesplêndidas todos os dias.Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, àporta do rico.  Ele queria matar a fome com as sobras quecaíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorroslamber suas feridas.Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto deAbraão. Morreu também o rico e foi enterrado.  Na região dosmortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu delonge a Abraão, com Lázaro ao seu lado.  Então gritou: ‘PaiAbraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta dodedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestaschamas’.Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teusbens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora,porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado.  E, alémdisso, há grande abismo entre nós: por mais que alguémdesejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem osdaí poderiam atravessar até nós’.O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meupai,  porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para quenão venham também eles para este lugar de tormento’.  MasAbraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que osescutem!’O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for atéeles, certamente vão se converter’.  Mas Abraão lhe disse: ‘Senão escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão,mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

Reflexão:Ainda temos tempo para fazer o queJesus nos pede, ou seja, darprioridade aos pobres!Esta Quaresma é também dedicado aeste: aproveite!

Vamos pintar!

ATIVIDADES!Encontre as palavras

ABRAÃOPIEDADE

DEDOLINGUAFOGOVIDA

IRMÃOSBENS

ABISMOMOISÉS

RICOPOBREMESAANJOS

ANJANJOSNAMKSLOMESANDKRICONSIHDPOBREMSKDJFBSABISMONSJCIVIDAHDNBRBENSMSODIMIGOGOFOGOLDKFMFIJDEDOMSNDHDODKDJSLPIEDADEMQQPOMOISÉSJEJENSJABRAÃOLJDLINGUSFLINGUALDKFNIRMÃMSLIRMÃOSFK

Sexta-feira, dia 17 de Março Vamos ler São João 5,1-42

Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesussubiu a Jerusalém.

Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, umtanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cincopórticos.

Nestes pórticos jazia um grande número deenfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, queesperavam o movimento da água.

Pois de tempos em tempos um anjo do Senhordescia ao tanque e a água se punha em movimento. E oprimeiro que entrasse no tanque, depois da agitação daágua, ficava curado de qualquer doença que tivesse.]

Estava ali um homem enfermo havia trinta e oitoanos.

Vendo-o deitado e sabendo que já havia muitotempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: Queresficar curado?

O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenhoninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada;enquanto vou, já outro desceu antes de mim.

Ordenou-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito eanda.

No mesmo instante, aquele homem ficou curado,tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia erasábado.

E os judeus diziam ao homem curado: E sábado,não te é permitido carregar o teu leito.

Respondeu-lhes ele: Aquele que me curou disse:Toma o teu leito e anda.

Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que tedisse: Toma o teu leito e anda?

O que havia sido curado, porém, não sabia quemera, porque Jesus se havia retirado da multidão queestava naquele lugar.

Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse:Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecercoisa pior.

Aquele homem foi então contar aos judeus quefora Jesus quem o havia curado.

Por esse motivo, os judeus perseguiam Jesus,porque fazia esses milagres no dia de sábado.

Mas ele lhes disse: Meu Pai continua agindo atéagora, e eu ajo também.

Por esta razão os judeus, com maior ardor,procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava orepouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seuPai e se fazia igual a Deus.

Jesus tomou a palavra e disse-lhes: Em verdade,em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazercoisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o queo Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho.

Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz;e maiores obras do que esta lhe mostrará, para quefiqueis admirados.

Com efeito, como o Pai ressuscita os mortos e lhesdá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer.

Assim também o Pai não julga ninguém, masentregou todo o julgamento ao Filho.

Desse modo, todos honrarão o Filho, bem comohonram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra oPai, que o enviou.

Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve aminha palavra e crê naquele que me enviou tem a vidaeterna e não incorre na condenação, mas passou da mortepara a vida.

Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e jáestá aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus;e os que a ouvirem viverão.

Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assimtambém deu ao Filho o ter a vida em si mesmo,

e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho doHomem.

Não vos maravilheis disso, porque vem a hora emque todos os que se acham nos sepulcros sairão deles aosom de sua voz:

os que praticaram o bem irão para a ressurreição davida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão paraserem condenados.

De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgocomo ouço; e o meu julgamento é justo, porque não buscoa minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Se eu der testemunho de mim mesmo, não é dignode fé o meu testemunho.

Há outro que dá testemunho de mim, e sei que édigno de fé o testemunho que dá de mim.

Vós enviastes mensageiros a João, e ele deutestemunho da verdade.

Não invoco, porém, o testemunho de homem algum.Digo-vos essas coisas, a fim de que sejais salvos.

João era uma lâmpada que arde e ilumina; vós,porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sualuz.

Mas tenho maior testemunho do que o de João,porque as obras que meu Pai me deu para executar -essas mesmas obras que faço - testemunham a meurespeito que o Pai me enviou.

E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunhode mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes a suaface...

38.e não tendes a sua palavra permanente em vós,pois não credes naquele que ele enviou.

Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrarnelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dãotestemunho de mim.

E vós não quereis vir a mim para que tenhais avida...

Não espero a minha glória dos homens,mas sei que não tendes em vós o amor de Deus.

Reflexão:¨Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo

também...o Filho de si mesmo não pode fazer coisaalguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o queo Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho.¨

As obras de Jesus chegam e manifestam oamor do Pai. Por isso é eficaz e não segue alógica dos homens. É o assunto do momento:.Lealdade e confiança na Palavra de Deus.Nalealdade e confiança tudo o que fazemos é bome eficaz, porquevem de Deus.Seus atos, onde te levam?

A tutto colore!

VAMOS BRINCAR?Encontre as 8 diferenças.

Sabado, dia 18 de MarçoVamos ler São Lucas 15,1-3.11-32

Naquele tempo,  os publi canos e pecadores aproximaram-se de Jesus para oescutar.  Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Estehomem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.Então Jesus contou-lhes esta parábola:  “Um homem tinha dois filhos.  Ofilho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. Eo pai dividiu os bens entre eles.  Poucos dias depois, o filho mais novo juntouo que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vidadesenfreada.Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquelaregião, e ele começou a passar necessidade.  Então foi pedir trabalho a umhomem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos.  O rapazqueira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhedavam.Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão comfartura, e eu aqui, morrendo de fome’.  Vou-me embora, vou voltar para meupai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti;  já não mereço serchamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai oavistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o debeijos.  O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já nãomereço ser chamado teu filho’.Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestirmeu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés.  Trazei umnovilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete.  Porque este meu filhoestava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começarama festa.O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu músicae barulho de dança.  Então chamou um dos criados e perguntou o que estavaacontecendo.  O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou onovilho gordo, porque o recuperou com saúde’.Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele.Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamaisdesobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eufestejar com meus amigos.  Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teusbens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu éteu.  Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estavamorto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.

Reflexão:

Esta parábola poderia ser o símbolo da Quaresma,em que vemos nossa condição de crianças e doamor do Pai. Só uma verdadeira conversão podenos levar de volta ao abraço do Pai, que sejamosfilhos menores ou maiores.Em que ponto está a sua conversão nestaQuaresma?

Vamos pintar!

Atividade!O Pai misericordioso está esperando que seu filhovolte para casa. Ajude este filho a voltar pelocaminho certo.

Domingo, dia 19 de Março3º Domingo da Quaresma

Vamos ler São João4,5-15.19b-26.39a.40-42

Naquele tempo,  Jesus chegou a uma cidade da Samaria,chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seufilho José.  Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado daviagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta de meio-dia.  Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhedisse: “Dá-me de beber”. Os discípulos tinham ido à cidadepara comprar alimentos.  A mulher samaritana disse então aJesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim,que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não sedão com os samaritanos. Respondeu-lhe Jesus: “Se tuconhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: ‘Dá-me debeber’, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva”.A mulher disse a Jesus: “Senhor, nem sequer tens balde e opoço é fundo. De onde vais tirar água viva?  Por acaso, ésmaior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu,como também seus filhos e seus animais?” Respondeu Jesus:“Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo.  Masquem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terásede.

E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água quejorra para a vida eterna”. A mulher disse a Jesus: “Senhor,dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nemtenha de vir aqui para tirá-la”.  “Senhor, vejo que és umprofeta!”  Os nossos pais adoraram neste monte, mas vósdizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”. Disse-lheJesus: “Acredita-me, mulher: está chegando a hora em quenem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.  Vósadorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos,pois a salvação vem dos judeus. Mas está chegando a hora, e éagora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai emespírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Paiprocura.  Deus é espírito, e aqueles que o adoram devemadorá-lo em espírito e verdade”. A mulher disse a Jesus: “Seique o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando elevier, vai nos fazer conhecer todas as coisas”.  Disse-lhe Jesus: “Sou eu, que estou falando contigo”.aMuitos samaritanos daquela cidade abraçaram a féem Jesus.  Por isso, os samaritanos vieram aoencontro de Jesus e pediram que permanecesse comeles. Jesus permaneceu aí dois dias.  E muitos outroscreram por causa da sua palavra.  E disseram àmulher: “Já não cremos por causa das tuas palavras,pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este éverdadeiramente o salvador do mundo”.

Reflexão:Jesus, que pede um poucode água para beber a uma mulher,por volta do meio-dia, quando o sol está quente e quando é eleque dá a água de verdade, que é a graça da conversão, dapurificação e da reconciliação.Neste poço Jesus encontrou a mulher sozinha: é apenas em umdiálogo sincero, face a face com o Senhor, que a nossa almaexperimenta a alegria da misericórdia. Essa circunstância particular torna-se uma oportunidade, paraque esta mulher, que vivia e vive em pecado, pudesse mudar oseu caminho tornando-se a primeira testemunha de Jesus emseu ambiente.Vamos orar e pedir para receber como a samaritana averdadeira água que vem de Jesus e que nos dá a verdadeiraalegria do coração, porque nos coloca a paz dentro e fora denós mesmos.

Vamos pintar!

Atividade!Caça-palavras.

NazaréBelémMariaPaiEgitoPobresMesaCarpinteiroPãoJesus

Segunda feira, dia 20 de Março São José, esposo da Virgem Maria

Vamos ler São Mateus 1,16.18-21.24a

Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qualnasceu Jesus, que é chamado o Cristo.  A origemde Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estavaprometida em casamento a José, e, antes deviverem juntos, ela ficou grávida pela ação doEspírito Santo.  José, seu marido, era justo e, nãoquerendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria,em segredo.  Enquanto José pensava nisso, eis queo anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhedisse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo dereceber Maria como tua esposa, porque elaconcebeu pela ação do Espírito Santo.  Ela dará àluz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, poisele vai salvar o seu povo dos seus pecados".Quando acordou, José fez conforme o anjo doSenhor havia mandado.

Reflexão:José é um modelo de fé no Senhor, acolhe aobra do Senhor realizada em Maria e estápronta para acolher Cristo em sua vida, umdom de Deus.Ainda lealdade e confiança: em sua vida, o queaconteceu fora do comum quando você foi fiele confiou em Deus?

Pinte e faça um quadro bem bonito!

Jogo dos 10 erros!

Terça-feira, dia 21 de MarçoVamos ler São Mateus 4,1-11

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para sertentado pelo Diabo.Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, tevefome.O tentador aproximou-se dele e disse: "Se és o Filho deDeus, manda que estas pedras se transformem em pães".Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá ohomem, mas de toda palavra que procede da boca deDeus'".Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na partemais alta do templo e lhe disse:"Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Poisestá escrito:" 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito,e com as mãos eles o segurarão,para que você não tropeceem alguma pedra'".Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não ponhaà prova o Senhor, o seu Deus'".Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.E disse-lhe: "Tudo isto te darei se te prostrares e meadorares".Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito:'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'".Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.

Reflexão:Jesus foi levado ao deserto para ser tentado,assim como cada um de nós Jesus sofreu na suapele as nossas lutas, tentações, angústias. Jesusse preparou para cada momento com jejuns,orações tendo os pensamentos certos para cadaocasião. O diabo tenta confundir Jesus com ascoisas desse mundo, para Ele adora-lo. Aquitambém ele vem ligeiramente querendo tirarnossos olhos de Jesus para ficar com essas coisaspassageiras desta terra. Hoje podemos ter comopropósito não adorar o diabo nem as coisas, queele pode dar nesse mundo.

Vamos pintar!

Atividade!Leia com atenção a passagem de hoje, observe osdesenhos e depois conte com suas palavras o que vocêentendeu.

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quarta feira , dia 22 de Março Vamos ler Salmo 51, 13-19

Então ensinarei os teus caminhosaos transgressores,para que os pecadores se voltem para ti.Livra-me da culpa dos crimes de sangue,ó Deus, Deus da minha salvação!E a minha língua aclamará a tua justiça.Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios,e a minha boca anunciará o teu louvor.Não te deleitas em sacrifíciosnem te agradas em holocaustos,senão eu os traria.Os sacrifícios que agradam a Deussão um espírito quebrantado;um coração quebrantado e contrito,ó Deus, não desprezarás.Por tua boa vontade faze Sião prosperar;ergue os muros de Jerusalém.Então te agradarás dos sacrifícios sinceros,das ofertas queimadas e dos holocaustos;e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.

Reflexão:Muitos falsos deuses pedem holocaustos humanos,pedem sacrifícios de bichos para que se realizealgo. Mas Jesus pede o verdadeiro sacrifício queé o nosso coração contraído, nosso espiritoquebrantado, esse sim agrada a Deus, e assim Elepode transformar nossas vidas. Podemos hojebuscar esse exame de consciência, essa buscainterior de ver o que passa em nosso coração eoferecer a Jesus, essa busca de santidade.

Vamos pintar!

Atividade!Coloque a frase em ordem

ÓH SENHOR

MINHA

O TEU

LOUVOR

LÁBIOS

E

A

PALAVRAS

MEUS

BOCA

AOS

ANUNCIARÁ

_ _ _ _ _ _ _ _, _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __ _ _ _ _ _ _ _ _ .

Quinta feira, dia 23 de MarçoVamos ler São Lucas 11,14-23

  Naquele tempo,  Jesus estava expulsando umdemônio que era mudo. Quando o demônio saiu, omudo começou a falar, e as multidões ficaramadmiradas.  Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, opríncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.'Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal docéu.  Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesusdisse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo serádestruído; e cairá uma casa por cima da outra.  Ora,se até Satanás está dividido contra si mesmo, comopoderá sobreviver o seu reino?Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso osdemônios.  Se é por meio de Belzebu que eu expulsodemônios, vossos filhos os expulsam por meio dequem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso osdemônios, então chegou para vós o Reino de Deus.Quando um homem forte e bem armado guarda aprópria casa, seus bens estão seguros.  Mas, quandochega um homem mais forte do que ele, vence-o,arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, ereparte o que roubou.  Quem não está comigo, estácontra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.

Reflexão: Quem não está comigo, está contramim. E quem não recolhe comigo,dispersa.Jesus é muito claro: que ama está comele, quem nçao ama divide.De que lado você está?

Vamos pintar!

Atividades!Complete o desenho, unindo os pontinhos, depoispinte usando sua criatividade.

Sexta feira, dia 24 de Março Vamos ler São João 9,1-41

Caminhando, viu Jesus um cego de nascença.Os seus discípulos indagaram dele: Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, paraque nascesse cego?Jesus respondeu: Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele semanifestem as obras de Deus.Enquanto for dia, cumpre-me terminar as obras daquele que me enviou. Virá a noite, naqual já ninguém pode trabalhar.Por isso, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.Dito isso, cuspiu no chão, fez um pouco de lodo com a saliva e com o lodo ungiu os olhosdo cego.Depois lhe disse: Vai, lava-te na piscina de Siloé (esta palavra significa emissário). Ocego foi, lavou-se e voltou vendo.Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto mendigar perguntavam: Não é esteaquele que, sentado, mendigava?Respondiam alguns: É ele. Outros contestavam: De nenhum modo, é um parecido comele. Ele, porém, dizia: Sou eu mesmo.Perguntaram-lhe, então: Como te foram abertos os olhos?Respondeu ele: Aquele homem que se chama Jesus fez lodo, ungiu-me os olhos e disse-me: Vai à piscina de Siloé e lava-te. Fui, lavei-me e vejo.Interrogaram-no: Onde está esse homem? Respondeu: Não o sei.Levaram então o que fora cego aos fariseus.Ora, era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.Os fariseus indagaram dele novamente de que modo ficara vendo. Respondeu-lhes: Pôs-me lodo nos olhos, lavei-me e vejo.Diziam alguns dos fariseus: Este homem não é o enviado de Deus, pois não guardasábado. Outros replicavam: Como pode um pecador fazer tais prodígios? E haviadesacordo entre eles.Perguntaram ainda ao cego: Que dizes tu daquele que te abriu os olhos? É um profeta,respondeu ele.Mas os judeus não quiseram admitir que aquele homem tivesse sido cego e que tivesserecobrado a vista, até que chamaram seus pais.E os interrogaram: É este o vosso filho? Afirmais que ele nasceu cego? Pois como é queagora vê?Seus pais responderam: Sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego.Mas não sabemos como agora ficou vendo, nem quem lhe abriu os olhos. Perguntai-o aele. Tem idade. Que ele mesmo explique.Seus pais disseram isso porque temiam os judeus, pois os judeus tinham ameaçadoexpulsar da sinagoga todo aquele que reconhecesse Jesus como o Cristo.Por isso é que seus pais responderam: Ele tem idade, perguntai-lho.Tornaram a chamar o homem que fora cego, dizendo-lhe: Dá glória a Deus! Nós sabemosque este homem é pecador.Disse-lhes ele: Se esse homem é pecador, não o sei... Sei apenas isto: sendo eu antescego, agora vejo.Perguntaram-lhe ainda uma vez: Que foi que ele te fez? Como te abriu os olhos?Respondeu-lhes: Eu já vo-lo disse e não me destes ouvidos. Por que quereis tornar aouvir? Quereis vós, porventura, tornar-vos também seus discípulos?...Então eles o cobriram de injúrias e lhe disseram: Tu que és discípulo dele! Nós somosdiscípulos de Moisés.Sabemos que Deus falou a Moisés, mas deste não sabemos de onde ele é.Respondeu aquele homem: O que é de admirar em tudo isso é que não saibais de ondeele é, e entretanto ele me abriu os olhos.Sabemos, porém, que Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem lhe presta culto efaz a sua vontade.Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada.Responderam-lhe eles: Tu nasceste todo em pecado e nos ensinas?... E expulsaram-no.Jesus soube que o tinham expulsado e, havendo-o encontrado, perguntou-lhe: Crês noFilho do Homem?Respondeu ele: Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele?Disse-lhe Jesus: Tu o vês, é o mesmo que fala contigo!Creio, Senhor, disse ele. E, prostrando-se, o adorou.Jesus então disse: Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêemvejam, e os que vêem se tornem cegos.Alguns dos fariseus, que estavam com ele, ouviram-no e perguntaram-lhe: Também nóssomos, acaso, cegos?...Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado, mas agora pretendeis ver,e o vosso pecado subsiste..

REFLEXÃO:Você também está convencido de que a doença é um castigo deDeus contra o pecado? Jesus diz: Deus não faz essas coisas!Deus não envia o mal!O cego curado é um modelo para aqueles que aceitaram Cristoem suas vidas e assumem o compromisso de anunciar oEvangelho, mesmo que isso signifique sacrificar algo.Verdadeiro cego não é quem não nos vê, mas quem estáconvencido que vê!

Para pintar!

Atividade!Pinte os espaços com a cor conforme o número. E vaiencontrar o nome do Nosso Salvador.

1 – azul2 – vermelho3 – verde4 – laranja5 – amarelo

Sábado , dia 25 de MarçoAnunciação do Senhor

Vamos ler São Lucas1,26-38

Naquele tempo,  o anjo Gabriel foi enviado por Deus auma cidade da Galileia, chamada Nazaré,  a umavirgem, prometida em casamento a um homem chamadoJosé. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgemera Maria.  O anjo entrou onde ela estava e disse:“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”Maria ficou perturbada com estas palavras e começoua pensar qual seria o significado da saudação.  O anjo,então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porqueencontraste graça diante de Deus.  Eis que conceberáse darás à luz um filho, a quem porás o nome deJesus.  Ele será grande, será chamado Filho doAltíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu paiDavi.  Ele reinará para sempre sobre os descendentesde Jacó, e o seu reino não terá fim”.Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eunão conheço homem algum?”  O anjo respondeu: “OEspírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo tecobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vainascer será chamado Santo, Filho de Deus.  TambémIsabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice.Este já é o sexto mês daquela que era consideradaestéril,  porque para Deus nada é impossível”.  Maria,então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se emmim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Reflexão:O "Sim" de Maria permitiu a Deus de seencarnar no mundo, tornando-se homem. Mariatorna-se disponível com todo o seu ser à açãoeficaz da Palavra de Deus, para que seja apalavra a moldar sua vida. Ela é o modelo dequem escuta a Palavra e de obediência da fé.Uma atitude que também somos convidados atomar nesta Quaresma.Deus antes de entrar em nossa história bate àporta do nosso coração e nos deixa livres paraconfiar ou não em seu projeto.

Vamos pintar!

Atividades!Ajuda o anjo Gabriel a encontrar Maria.

4° Domenica di Quaresima,26 Marzo

Leggiamo dalla lettera agli Efesini 5,8-14

Fratelli, un tempo eravate tenebra, ora siete lucenel Signore. Comportatevi perciò come figli dellaluce; ora il frutto della luce consiste in ognibontà, giustizia e verità. Cercate di capire ciò che è gradito al Signore.Non partecipate alle opere delle tenebre, che nondanno frutto, ma piuttosto condannateleapertamente. Di quanto viene fatto in segreto da[coloro che disobbediscono a Dio] è vergognosoperf ino par lare , mentre tutte le coseapertamente condannate sono rivelate dalla luce:tutto quello che si manifesta è luce. Per questo èdetto:«Svégliati, tu che dormi,risorgi dai mortie Cristo ti illuminerà».

Reflexão:

Esta passagem de São Paulo nos mostra o modo de vida de umcristão: deve ter a sabedoria, dar graças a Deus por tudo eser guiado pelo Espírito.É importante fazer um balanço do caminho em que estamosrealizando em nossas vidas. Para o fazer, a melhor maneira é aconfissão. Confissão é colocar tudo o que temos aos olhos deDeus. Isso significa sentir em seu coração a Sua ternura e oSeu perdão. E nos revestir de luz!

Vamos pintar!

atividade!Jogo dos oito erros.

Segunda feira, dia 27 de Março Vamos ler São Mateus 5, 20-26

"Vocês ouviram o que foi dito aos seusantepassados: 'Não matarás', e 'quem matar estarásujeito a julgamento'.Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contraseu irmão estará sujeito a julgamento. Também,qualquer que disser a seu irmão: 'Racá', será levadoao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', corre orisco de ir para o fogo do inferno."Portanto, se você estiver apresentando sua ofertadiante do altar e ali se lembrar de que seu irmão temalgo contra você,deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiroreconciliar-se com seu irmão; depois volte eapresente sua oferta."Entre em acordo depressa com seu adversário quepretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto aindaestiver com ele a caminho, pois, caso contrário, elepoderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e vocêpoderá ser jogado na prisão.Eu garanto que você não sairá de lá enquanto nãopagar o último centavo.

Reflexão:Jesus quer nosso coração livre de tudo, limpo demágoas para poder ser uma bela oferta. Ele não quer nosso dinheiro, apenas uma ofertamaterial, mas Ele quer o nosso coração limpo elivre de tudo para poder ama-lo.Enquanto muitos se preocupam com apenas emreceber dinheiro, ofertas de bichos, atosexteriores. Jesus quer o nosso interior. Por isso o nosso proposito de hoje pode serbuscar a reconciliação com as pessoas que temos algo que esta nos incomodando.

Vamos pintar!

Atividade!O que é o perdão? Para cada letra escreva umapalavra .

PERDÃO

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

Terça-feira,dia 28 de MarçoVamos ler São Mateus 23, 1-12

Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos:"Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeirade Moisés.Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles dizem a vocês.Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o quepregam.Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombrosdos homens, mas eles mesmos não estão dispostos alevantar um só dedo para movê-los."Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens.Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas desuas vestes bem longas;gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentosmais importantes nas sinagogas,de serem saudados nas praças e de serem chamadosmestres."Mas vocês não devem ser chamados mestres; um só é oMestre de vocês, e todos vocês são irmãos.A ninguém na terra chamem 'pai', porque vocês só têmum Pai, aquele que está nos céus.Tampouco vocês devem ser chamados 'chefes', porquantovocês têm um só Chefe, o Cristo.O maior entre vocês deverá ser servo.Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar seráhumilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar seráexaltado.

Reflexão:Jesus não é como os mestres da Lei que colocamfardos pesados nas costas de outros e Ele mesmonão pratica. Só desejam ser bem vistos peloshomens, estarem em bons lugares, terem boascomidas. Mas Jesus vem e nos ensina a servidão,aquele que deseja ser o maior que seja o menor nomeio de vós. Não estamos aqui para vivermos apenas deaparências mas para sermos servos de nossosirmãos, nos colocarmos para amar e servir. Assimvencendo nosso orgulho e o desejo de ser melhorque o outro.Nosso propósito de hoje pode ser servir meuirmão.

Vamos pintar!

Atividades!Como você quer colocar em prática o que Jesus nos ensinoupela passagem de hoje? Faça o seu propósito e escreva, emseguida, desenhe para ilustrar isso.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quarta-feira, dia 29 de MarçoVamos ler São Mateus 5, 43-48

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximoe odeie o seu inimigo'.Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem poraqueles que os perseguem,para que vocês venham a ser filhos de seu Pai queestá nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobremaus e bons e derrama chuva sobre justos einjustos.Se vocês amarem aqueles que os amam, querecompensa vocês receberão? Até os publicanosfazem isso!E, se saudarem apenas os seus irmãos, o queestarão fazendo de mais? Até os pagãos fazemisso!Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Paicelestial de vocês.

Reflexão:Jesus nos faz um novo convite Ele nos convida aum amor maios amar também os nossos inimigos.Jesus não faz distinção de ninguém Ele faz o diapara os bons e para os maus também. É fácilamar a quem quer nosso bem, mas aquele que pisano nosso calo é mais difícil. Ele nos chama a serperfeito com Ele a amar, acima de qualquer coisa. Esse é o amor de Deus, que não vai fazertrabalhos para incomodar a vida do outro, roubarsua mulher, ou engana-lo.Busque hoje fazer pelo menos um pequeno gestode amor, para quem você esta tendo como inimigo.

Vamos pintar

Atividade!Pinte somente o desenho que exprime gesto deamor.

Quinta-feira, dia 30 de MarçoVamos ler Evangelho de São João 5,31-47

31Se eu der testemunho de mim mesmo, não é digno de fé omeu testemunho.32Há outro que dá testemunho de mim, e seique é digno de fé o testemunho que dá de mim.33Vós enviastesmensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.34Nãoinvoco, porém, o testemunho de homem algum. Digo-vos essascoisas, a fim de que sejais salvos.35João era uma lâmpada quearde e ilumina; vós, porém, só por uma hora quisestes alegrar-vos com a sua luz.36Mas tenho maior testemunho do que o deJoão, porque as obras que meu Pai me deu para executar -essas mesmas obras que faço - testemunham a meu respeitoque o Pai me enviou.37E o Pai que me enviou, ele mesmo deutestemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes asua face...38e não tendes a sua palavra permanente em vós, poisnão credes naquele que ele enviou.39Vós perscrutais asEscrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem!São elas mesmas que dão testemunho de mim.40E vós nãoquereis vir a mim para que tenhais a vida...41Não espero aminha glória dos homens,42mas sei que não tendes em vós oamor de Deus.43Vim em nome de meu Pai, mas não me recebeis.Se vier outro em seu próprio nome, haveis de recebê-lo...44Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dosoutros, e não buscais a glória que é só de Deus?45Não julgueisque vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa:Moisés, no qual colocais a vossa esperança.46Pois se crêsseisem Moisés, certamente creríeis em mim, porque ele escreveua meu respeito.47

Reflexão:

A Palavra repete que se não houverabertura para o Senhor não se entende asua palavra, não se vê os milagres, não sereconhece seus servos ... não tem vida.

Verifique bem o seu coração: estáaberto?

Vamos pintar

Atividades!Ajude a menina a encontrar Jesus !

Sexta feira,dia 31 de MarçoVamos ler São Mateus 6,24-34

24Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a ume amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro.Não podeis servir a Deus e à riqueza.25Portanto, eis que vosdigo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis,nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais doque o alimento e o corpo não é mais que as vestes?26Olhai asaves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nosceleiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muitomais que elas?27Qual de vós, por mais que se esforce, podeacrescentar um só côvado à duração de sua vida?28E por quevos inquietais com as vestes? Considerai como crescem oslírios do campo; não trabalham nem fiam.29Entretanto, eu vosdigo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiucomo um deles.30Se Deus veste assim a erva dos campos, quehoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós,homens de pouca fé?31Não vos aflijais, nem digais: Quecomeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?32Sãoos pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Paiceleste sabe que necessitais de tudo isso.33Buscai em primeirolugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vosserão dadas em acréscimo.34Não vos preocupeis, pois, com odia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupaçõespróprias. A cada dia basta o seu cuidado.

Reflexão:Este Salmo é muito tranquilizador. O Senhor quer que vocêviva, saudável e feliz.Vamos agradecê-lo por seu cuidado com você e seus irmãos.

Vamos pintar!

Atividades!Você conhece alguém que precisa ser curado por Jesus?Escreva o nome deste ou destas pessoas sob a forma deoração. Quando pedimos a bênção do Senhor para os nossosirmãos nós também recebemos.

S e n h o r J e s u s , t e p e ç o p o r_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. Conceda a eles o SeuAmor, a Sua Paz e a Sua Benção. Amén.

Santo do MêsSIMEÃO

São Simeão nasceu em Sils, na Cilícia agora Turquia em 380. Sua família era de pastores, e ele também ainda menino levavaovelhas para o pasto. Mas um dia por causa de uma forte nevasca,os animais foram forçados a permanecer no seu lugar e Simeãoteve a oportunidade de ir à igreja. Eles liam a passagem do Evangelho que diz: "Bem-aventurados os pobres, os puros de coração, os mansos ...". Simeão entendeu que essas palavras foram dirigidas para ele.

Naquela noite ele teve um sonho estranho: ele cavavapara colocar as fundações de um edifício e uma voz pedia-lhe parair para baixo e para baixo; então, finalmente, a voz disse: "Bem,agora você pode ir com a construção do edifício a altura que vocêquer." O que Deus queria dele? Talvez você vai ser Monge? Simeãochegou a um mosteiro nas proximidades e ficou lá dois anos; masesse não era o seu lugar, porque não tinha penitência suficiente. Os monges se alimentavam a cada dois dias: demais para ele, quese alimentava apenas uma vez por semana.

Ele decidiu setornar um eremita,para viver longe detodos, jejuando eorando o tempotodo. Mas, mesmo namontanha onde elehavia se retirado, elenão poderia estarsozinho, porque suafama de um homemsanto atraia muitaspessoas.

Simeão se lembrou do sonho que ele teve algunsanos antes. Ele cavou um buraco profundo e colocouuma pilastra com dois metros. Ela esperava que lhedeixassem em paz, finalmente e assim um pouco maisperto do céu. Inútil. As pessoas reuniram-se mais doque antes para pedir-lhe conselhos e orações e ele nãoconseguia se concentrar. O que fazer? Substituiu acoluna por uma coluna duas vezes mais alta, e, emseguida, com uma outra ainda, elevada dezoito metros.

No topo havia uma plataforma, tão pequena que paradormir o Santo tinha que ficar todo enrolado; no entanto, elepassava a maior parte de seu tempo em pé com os braçoserguidos para o céu.

Ele viveu assim durante vinte anos. De vez em quando ele jogavauma cesta e colocavam um pouco de alimentos; mas naQuaresma ele tomava apenas água. Lá de cima porém desciamboas palavras e conselhos sábios, que suavizavam as discussõese faziam o triunfar a verdade e a justiça: até mesmo o imperadorfoi até ele.

E muitos doentes, que estavam voltando para casa curados.Simeão morreu em 459 e antes do final do século em Antioquia jáhavia construído uma grande igreja em sua honra. São Simeão édito "Estilista" para lembrar o modo particular pelo qual eleganhou a santidade: em cima de uma coluna, que em grego sediz stylos..