quando as palavras se juntam

30

Upload: editora-lexia

Post on 24-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Ao passar por estas páginas, será como entrar um pouco em meu mundo. Pequenas, mas sinceras, homenagens a pessoas importantes na minha vida, opiniões sobre temas do cotidiano e alguns fatos que marcaram. Alguns assuntos pouco convencionais, ditos através de poemas que, normalmente, só falam de amor. Mas também, para aqueles que gostam dos poemas sobre o assunto, obviamente os encontrarão. Para quem tem inspiração em casa, não podia mesmo faltá-los.

TRANSCRIPT

Page 1: Quando as palavras se juntam
Page 2: Quando as palavras se juntam
Page 3: Quando as palavras se juntam

SÃO PAULO - 2011

editora

Page 4: Quando as palavras se juntam

© Editora Lexia Ltda, 2011. São Paulo, SPCNPJ 11.605.752/0001-00

www.editoralexia.com

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação - CIP

Ao adquirir um livro você está remunerando o trabalho de escritores, diagramadores, ilustradores, revisores, livreiros e mais uma série de profissionais

responsáveis por transformar boas ideias em realidade e trazê-las até você.

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro poderá ser copiada ou reproduzida por qualquer meio impresso, eletrônico ou que venha a ser criado,

sem o prévio e expresso consentimento do autor.Impresso no Brasil. Printed in Brazil.

Editores-responsáveisFabio Aguiar

Alexandra Aguiar

Projeto gráficoFabio Aguiar

Diagramação e capaEquipe Lexia

RevisãoLuciana Basso

editora

R672q

Rocha, Ricardo de Jesus AvelarQuando as palavras se juntam / Ricardo de Jesus Avelar

Rocha. -- São Paulo: Lexia, 2011.

96 p.ISBN 978-85-63557-66-7

1. Poesia brasileira. I. Título.

CDD –B869.1

Page 5: Quando as palavras se juntam

AGRADECIMENTOS

À minha querida e amada esposa Flávia, companheira de todas as horas e fonte de inspiração constante, aos meus pais Ni-valdo e Ziléa, pelo apoio incondicional de sempre e da mesma forma aos meus irmãos Rodrigo e Danielle. A todos os meus fami-liares que, de alguma forma, sempre me incentivaram. A Deus, por permitir que todas essas pessoas estejam sempre por perto.

Um agradecimento especial aos amigos Nirlando e Ivo-ne Nascimento por me fazerem acreditar que eu seria capaz de escrever.

A todos muito obrigado.

Page 6: Quando as palavras se juntam
Page 7: Quando as palavras se juntam

PREFÁCIO

Escrever para mim sempre foi um hobby, um passatempo para quem sempre gostou de expor suas ideias em textos e poemas. Este último, descobri aos 14 anos por brincadeira, cheguei a escrever vários, mas acho que meu senso crítico aumentou muito com o passar do tempo, pois deletei a maioria deles. Os que restaram se uniram a outros recentemente escritos com o propósito de, quem sabe um dia, fazerem parte de um livro (ideia fixa depois de receber alguns incentivos). Um livro para se saber um pouco de mim, um pouco do que acredito ou admiro. Um livro para homenagear quem faz parte da minha vida. Ao amor que sinto pela minha esposa Flávia, tantas vezes citada em versos. Aos meus pais Nivaldo e Ziléa que sempre foram o meu Norte. À minha avó Inês (in memorian) pelo carinho de sempre. Aos meus avós paternos José Júlio e Maria do Céu (Bodas de Ouro) a quem também dedico este livro. Perguntado sobre a expectativa que eu teria sobre este livro, a princípio diria que trabalhei muito para que fosse um sucesso de vendas... Na família. Esse público, em geral, costuma ser fiel. Mas fiquei muito curioso para saber até onde meus poemas conseguiriam chegar. Por isso, também encaro como um desafio. Se você gostar do que ler nas próximas páginas, indique a um amigo (de preferência a todos os amigos), se não gostar, indique a um inimigo, mas não se esqueça de indicar.

OBRIGADO!BOA LEITURA.

Page 8: Quando as palavras se juntam

SUMÁRIO

À MINHA QUERIDA VÓ INÊSACREDITO NA “TUA” FORÇAA VIDA ENSINAAMIZADEANJOS, SEGUNDO EU MESMOBODAS DE OURO CÃO, ESTIMAÇÃO, PAIXÃOCARTASCEDO DEMAISESSE É DEUSDE FILHO PRA MÃEEVERESTFORÇA PARA RECOMEÇAR“FELIZ” DIA DAS MÃES MAIS FORTES QUE O TEMPOMENSAGEM CURTA PARA VOCÊMEUS CINCO SENTIDOS POR VOCÊO ATAQUE FOI REALO ATAQUE FOI REAL, OS CULPADOS EU NÃO SEIO MAL DO SÉCULOO MELHOR E MAIS FIELO QUE É FELICIDADE?O RIOOBRIGADO SENHOR

111215171921232527293033353638414245474951535557

Page 9: Quando as palavras se juntam

OTIMISMO SEMPREPERDOAR, DE FATOPERSPECTIVAPOR PERTOQUATRO ELEMENTOSREFLEXÃOS.O.S VERDESAUDADESENHOR DA GUERRASINCEROS E ESPECIAIS LAÇOS DE AMIZADESINTO SUA FALTASÓ POR HOJESOMENTE DEUS COMO TESTEMUNHASONHO REALSUPERAÇÃOTE AMO, TE AMO, TE AMOVAZIOVALEU SENNA!

596163656769717375767981828587899192

Page 10: Quando as palavras se juntam
Page 11: Quando as palavras se juntam

h11 g

À MINHA QUERIDA VÓ INÊS

Aqui, para nós, o tempo passa...Não se sabe se é assim aí também.Às vezes tão depressa, às vezes lento demais...Mas por mais que ele tente, ainda sim, no fundo da genteA saudade permanece e só faz crescer ainda mais.

Se o vento sopra e leva a poeira,Quer se acreditar que tudo vai com elaE o que fica é o conforto de que tudo está em paz.Dias felizes, momentos inesquecíveis...Lembranças de tempos que não voltam mais.

Ainda ontem nasceram floresE o jardim até parece bonito.E então a gente entende e até tenta sorrir,Porque isso nos mostra que a vida continua, e tenho comigo lembranças suas...E se você se foi, tantas não precisam ir.

A dor é forte e ainda existe,E insiste pela sua infinita grandeza.É assim quando se cala uma grande voz.Que você esteja bem, e que os anjos digam amémE que possa olhar agora, por cada um de nós.

Page 12: Quando as palavras se juntam

h12 g

ACREDITO NA “TUA” FORÇA

Quando eu era pequenino,Fui deixado por meus pais.Sempre fui um bom menino,Mas eles não me quiseram mais.

Eu não conseguia entenderPorque eles tinham ido emboraSó sei que não tinha mais vontade de viver,Pois eu estava sozinho agora. O mundo aqui fora é complicadoNinguém se importa com os problemas meusE se ainda levo minha vida adiante,É porque acredito na força de Deus.

Page 13: Quando as palavras se juntam

h13 g

O sustento sempre foi difícilÀs vezes pão, às vezes não...Eu também não trabalhava,Mas emprego, ninguém me dava.

Dificilmente serei alguémDificilmente serei respeitadoUm país tão lindo como o nossoTambém é a nação do menor abandonado.

E como tal nada posso fazerVou dormir e esperar o próximo dia chegarAo lado dessa pequena fogueiraEssa noite parece que vai esfriar...

Page 14: Quando as palavras se juntam
Page 15: Quando as palavras se juntam

h15 g

A VIDA ENSINA

Há momentos em que duvidamos da própria capacidadeLembro-me sempre do que diz meu avô“Vou rir de você quando tiver minha idade”Referindo-se às marcas do tempo, com humor.

Mas a mente trabalha pelo corpoE isso só a experiência te ensinaQuem é jovem sabe um poucoMas tem muito que aprender ainda.

Melhor dar atenção ao que dizemSábias são suas palavras, quase sempreFarão uso de tantas, acreditemOuvi-los é uma opção inteligente.

No fim, o que importa realmenteRespeitar a quem a vida muito ensinouOuvir... Falar nem sempreAprender com quem por muito já passou.

Page 16: Quando as palavras se juntam
Page 17: Quando as palavras se juntam

h17 g

AMIZADE

Como é bom acordarE saber que você tem amigos ao seu redorSaber que sempre terá ajudaQuando encarar seu problema maior.

É bom ter com quem conversarQuando aperta o peito que chega causar dorAí chega seu amigoPara te fazer mais um favor.

Esse é o verdadeiro amigoQue para as respostas encontra a luzAgradeça com carinhoA quem ao bom caminho te conduz.

E para retribuir tanto favorVocê só o faz tambémAo seu verdadeiro amigoQue o merece como ninguém.

Page 18: Quando as palavras se juntam
Page 19: Quando as palavras se juntam

h19 g

ANJOS, SEGUNDO EU MESMO

Anjos, enviados de Deus, proteção...Acredito que estejam por aí, em quase todo lugarTem gente que crê, tem gente que sente, tem gente que vêE onde estão, o mal não pode chegar.

Não que cada um tenha o seu,Mas estão nas ruas, casas ou onde possamos estarE se algo acontece e Ele “aparece”, tudo bem...A proteção de um Anjo nunca haverá de falhar.

Para quem acredita, reze...Nunca se sabe por onde estão ao certoSão partes de Deus pelo mundo, posso sentir lá no fundoPeça para que sempre estejam por perto.

Os Anjos, às vezes, podem ser vistosE, algumas vezes, viverem como simples mortaisExemplos que a vida ensina, são pelos outros de forma divinaE deixam aqui, marcas de atitudes reais.

Pode ser que vocês nunca os vejamPode até ser que nem acreditem em AnjosFaz pensar o que digo, por muitas vezes já foi protegidoEu sei que sozinhos, realmente não estamos.

Page 20: Quando as palavras se juntam
Page 21: Quando as palavras se juntam

h21 g

BODAS DE OURO

Então se vão 50...Para trás tantas histórias, tanta vidaVida que ainda há tanta, ao lado de quem sempre se amaAssim é o berço de onde nasce uma grande família.

Então se vão 50...E que depois venham tantos outrosPara que seja esse o exemplo do verdadeiro casamentoE se dar ao luxo de serem felizes como poucos.

Então se vão 50...E destes, todos nós nos orgulhamos.Somos parte desta história, estamos em lances de suas memóriasSão pai e mãe, avô e avó que amamos.

Então se vão 50...E deixa esse relógio da vida que nunca para.Recebam esse carinho da gente, felicidades hoje e semprePorque o que Deus uniu, o homem não separa.

*Aos meus avós José Júlio e Maria do Céu.

Page 22: Quando as palavras se juntam
Page 23: Quando as palavras se juntam

h23 g

CÃO, ESTIMAÇÃO, PAIXÃO

Carinha de anjo, olhar que conquistaSe algo lhe chama a atençãoUm passo curto, franzido de testaNum segundo observaçãoNo outro, em busca do que interessa.

Se ele está só, a vida é um marasmoAo deitar, quanta preguiça...Então você chega e ele despertaE como desperta! O rabo se agitaAo seu encontro, se joga mais que depressa.

Enquanto você tiver força, ele teráPronto a exibir os truques que souberA recompensa? Seu carinhoMas também irá desejá-lo enquanto você puderSeja ele muito ou só um pouquinho.

Seu maior desejo? Passar todo o tempo com vocêAinda que de raça, ainda que não sejaTalvez a melhor companhia que poderá terE mesmo que não, apaixonar-se é uma certeza.

Page 24: Quando as palavras se juntam
Page 25: Quando as palavras se juntam

h25 g

CARTAS

Linhas que já contaram tantoAgora, raramenteFrases escritas escondidas num cantoTais que não se dizia frente a frente.

Distância, ou talvez só faltasse coragemPalavras certas não saem da bocaNo papel, elas pedem passagemCartas que uniram, e não foram poucas.

Também foram de despedidasFalaram de saudade e tristezaChegaram com pedido de perdão, arrependidasContaram alegrias e surpresas.

Agora, raras cartasFala-se delas em tom irônicoSaudoso tempo foram fartasHoje prático e chato correio eletrônico.

Page 26: Quando as palavras se juntam
Page 27: Quando as palavras se juntam

h27 g

CEDO DEMAIS

E esse é só mais um momentoEntre tantos em que sempre será lembrada.De uma pontinha lá no fundo à uma lágrima de um dia inteiro,Dor de ver o brilho de uma chama agora apagada

Da alegria de te ter por tanto tempoÀ tristeza de te ter perdido tão cedoÉ quando vem, então, o desconhecidoQuisera fosse embora tanto medo.

Medo de que tudo é passageiro,Medo de sentir tantas vezes a falta sua,A nosso favor as palavras do “Mensageiro”E a fé de que a vida continua.

Mas ainda que a vida continue,E que para tantos, as coisas continuem sempre iguais,Para a gente será sempre diferenteQuem a gente ama sempre se vai cedo demais.

Page 28: Quando as palavras se juntam
Page 29: Quando as palavras se juntam

h29 g

ESSE É DEUS

Às vezes você se pergunta,Quase sempre quando inconformado e triste,Nessa vida que precisa tanta lutaSerá mesmo que Deus existe?

Quando se sofre, o quanto se sofre!Perde-se a trilha que a gente seguia,É um caminho aberto que agora se cobreVai-se a alegria que a gente sentia.

Mas é nesse caminho que você se encontraE encontra o “conforto” que se precisava,E se vê luz onde enxergava sombraEsse é o Deus que você questionava.

Porque infinita é a sua grandezaE não há escrita que não faça sentido.E se era grande a sua tristezaNão há homem que não tenha sofrido.

Page 30: Quando as palavras se juntam

h30 g