qualidade iso 9001:2008 no orca contabilidade · fornecida apenas na abertura da conta. “essa é...

4
Toledo / Casca oledo / Casca oledo / Casca oledo / Casca oledo / Cascavel - PR Junho de 20 el - PR Junho de 20 el - PR Junho de 20 el - PR Junho de 20 el - PR Junho de 2011 Ano VII - Nº 4 Ano VII - Nº 4 Ano VII - Nº 4 Ano VII - Nº 4 Ano VII - Nº 41 - CR 1 - CR 1 - CR 1 - CR 1 - CRC PR nº 004346/0-7 C PR nº 004346/0-7 C PR nº 004346/0-7 C PR nº 004346/0-7 C PR nº 004346/0-7 Um clima de alegria e descontração marcou o jantar de confraternização da direção e colaboradores do Orca Contabilidade em comemoração a recertificação da ISO 9001:2008, na sexta-feira (20), no restaurante Du Cheff em Toledo. “Este é um momento especial para nós. A recertificação é o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos no Orca. A preocupação com a satisfação dos nossos clientes e a competência da equipe formada por profissionais altamente qualificados, é de extrema importância para um sistema de gestão de qualidade. Nosso foco principal são os clientes, atendendo e superando suas expectativas”, afirma o diretor Celso Lopes da Silva, que destaca a importância da ISO 9001:2008 para o Orca. Qualidade ISO 9001:2008 no Orca Contabilidade A auditoria para a recertificação aconteceu no início do mês de maio quando o Orca Contabilidade conquistou pelo sexto ano consecutivo a recertificação da ISO 9001:2008. Durante três dias o auditor da Bureau Veritas Certi- fication (BVQI), Valter Carvalho Leopoldino, avaliou o sistema de gestão de qualidade do escritório. A auditoria de manutenção é realizada anualmente para verificar se a empresa continua nas normas exigidas pela Certificadora BVQI. O Orca conquistou a ISO 9001:2000 no ano de 2005 e em 2009 foi recertificado com a ISO 9001:2008. O auditor explica que a recertificação é a comprovação de que a qualidade obtida na certificação inicial está sendo mantida pela empresa. “Após três dias de auditoria, podemos afirmar que tudo que foi analisado está dentro dos parâmetros, atende todos os requisitos da norma da ISO 9001: 2008. O Orca Contabilidade é formado por pessoas competentes, com forte comprometimento da direção e Os diretores do Orca Contabilidade Celso Lopes da Silva, Neiva Maria Theobald, Adhemar Lascoski. Auditor da Bureau Veritas Cer- tification (BVQI), Valter Carvalho Leopoldino, durante auditoria de manutenção no Orca Contabilidade dos colaboradores, com foco no cliente, nos requisitos da norma, condições adequadas de escritório, de arquivamento de documentos”, diz o auditor. Para o diretor do Orca Contabilidade, Adhemar Lascoski, a recertificação fortalece o trabalho desenvolvido pelo escritório. “O Orca Contabilidade iniciou suas atividades há 17 anos, com o firme propósito de oferecer prestação de serviços de excelência, hoje podemos afirmar que atingimos nosso principal objetivo que é atender nossos clientes com total comprometimento de toda a nossa equipe”, Lascoski destaca ainda a seriedade, credibilidade, competência e ética que norteiam os trabalhos do escritório.

Upload: dobao

Post on 21-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Qualidade ISO 9001:2008 no Orca Contabilidade · fornecida apenas na abertura da conta. “Essa é uma medida desburocratizante, que vai ajudar ... atualizar a restituição ao consumidor

TTTTToledo / Cascaoledo / Cascaoledo / Cascaoledo / Cascaoledo / Cascavvvvvel - PR Junho de 20el - PR Junho de 20el - PR Junho de 20el - PR Junho de 20el - PR Junho de 201111111111Ano VII - Nº 4Ano VII - Nº 4Ano VII - Nº 4Ano VII - Nº 4Ano VII - Nº 41 - CR1 - CR1 - CR1 - CR1 - CRC PR nº 004346/0-7C PR nº 004346/0-7C PR nº 004346/0-7C PR nº 004346/0-7C PR nº 004346/0-7

Um clima de alegria edescontração marcou o jantar deconfraternização da direção ecolaboradores do OrcaContabilidade em comemoração arecertificação da ISO 9001:2008,na sexta-feira (20), no restauranteDu Cheff em Toledo.

“Este é um momentoespecial para nós. Arecertificação é oreconhecimento do trabalho quedesenvolvemos no Orca. Apreocupação com a satisfaçãodos nossos clientes e acompetência da equipe formadapor profissionais altamentequalificados, é de extremaimportância para um sistema degestão de qualidade. Nosso focoprincipal são os clientes,atendendo e superando suasexpectativas”, afirma o diretorCelso Lopes da Silva, quedestaca a importância da ISO9001:2008 para o Orca.

Qualidade ISO 9001:2008no Orca Contabilidade

A auditoria para a recertificaçãoaconteceu no início do mês demaio quando o OrcaContabilidade conquistou pelosexto ano consecutivo arecertificação da ISO9001:2008. Durante três dias oauditor da Bureau Veritas Certi-fication (BVQI), Valter Carvalho

Leopoldino, avaliou o sistema degestão de qualidade doescritório.

A auditoria demanutenção é realizadaanualmente para verificar se aempresa continua nas normasexigidas pela Certificadora BVQI.O Orca conquistou a ISO9001:2000 no ano de 2005 eem 2009 foi recertificado coma ISO 9001:2008. O auditorexplica que a recertificação é acomprovação de que aqualidade obtida na certificaçãoinicial está sendo mantida pelaempresa. “Após trêsdias de auditoria, podemosafirmar que tudo que foianalisado está dentro dosparâmetros, atende todos osrequisitos da norma da ISO9001: 2008. O OrcaContabilidade é formado porpessoas competentes, com fortecomprometimento da direção e

Os diretores do Orca ContabilidadeCelso Lopes da Silva, Neiva MariaTheobald, Adhemar Lascoski.

Auditor da Bureau Veritas Cer-tification (BVQI), ValterCarvalho Leopoldino, duranteauditoria de manutenção noOrca Contabilidade

dos colaboradores, com foco nocliente, nos requisitos da norma,condições adequadas deescritório, de arquivamento dedocumentos”, diz o auditor.

Para o diretor do OrcaContabilidade, AdhemarLascoski, a recertificaçãofortalece o trabalho desenvolvidopelo escritório. “O OrcaContabilidade iniciou suasatividades há 17 anos, com ofirme propósito de oferecerprestação de serviços deexcelência, hoje podemosafirmar que atingimos nossoprincipal objetivo que é atendernossos clientes com totalcomprometimento de toda anossa equipe”, Lascoski destacaainda a seriedade, credibilidade,competência e ética quenorteiam os trabalhos doescritório.

Page 2: Qualidade ISO 9001:2008 no Orca Contabilidade · fornecida apenas na abertura da conta. “Essa é uma medida desburocratizante, que vai ajudar ... atualizar a restituição ao consumidor

Bem Vindos- CVMax S/S Ltda- Queiroz Comercio deRodas Esportivas Ltda- MF Materiais Reciclaveis- M Ebbres Passagens- Const Monumento- Eletromecanica- W S Soares transportes

O governo federalpublicou, na terça-feira (24/5), oDecreto 7.487, que altera trêsprocedimentos relativos àcobrança do Imposto sobreOperações Financeiras (IOF)previstas no Decreto 6.306, de2007. O primeiro deles facilita arenegociação de dívidas, tantopor pessoas físicas, como porpessoas jurídicas, tomadas apartir do credito rotativo, como ocheque especial.

Dessa forma, a partirde agora, o banco só fará acobrança do imposto no prazomáximo de 365 dias, a partir domomento em que o devedor forconsiderado inadimplente (deacordo com os requisitos doConselho Monetário Nacional).

Consultor Hugo Armando Cerón “A recertificação representa ocompromisso do Orca com seus clientesem sempre focar e atingir seus objetivos,atender os requisitos e prestar ummelhor serviço. É um compromisso delealdade e parceria. Representa chegarpara o cliente e dizer: estamos aqui parate atender e ser um diferencial,solucionar seus problemas, superar osdesafios, direcionar e ser o melhorparceiro para sua empresa”.

Marcieli Isabel Munaro - Orca To-ledo“A recertificação da ISO é umagrande conquista para oescritório, colaboradores eclientes. Mostra a qualidade dosserviços que o Orca vemprestando aos clientes. Hoje é umdia especial, para todos nós” .

Franciele Redolfi - Orca Cascavel“Essa é uma grande conquistamostrando que realmente osserviços do Orca tem bastantequalidade, está tudo muito bemorganizado e para os nossosclientes representa maisconfiança, responsabilidade equalidade com quedesenvolvemos nossosserviços”.

Elisane Machado da Silva – Orca Toledo“A ISO representa o diferencial dosserviços que oferece, o OrcaContabilidade é um dos poucosescritórios do Paraná que conta com aISO 9001 com a recertificação 2008.Mostra a responsabilidade e aseriedade do escritório. Buscamosinovar sempre para a satisfação dosclientes”.

ISO 9001:2008

IOF - RENDA FIXAOu seja, caracterizada aimpossibilidade de o devedorpagar sua dívida, o banco apenasdebitará IOF no período de atéum ano. Com a mudança, asregras de tributação do IOF docrédito fixo para o crédito rotativose igualam.

Antes da publicaçãodesse decreto, a cobrança de IOFera feita por tempo indefinido,até a quitação da dívida. Deacordo com o subsecretário deTributação da Receita Federal,Sandro Serpa, isso acabavadificultando o pagamento dadívida, pois a cobrança do IOFdiário (0,0041% para pessoajurídica e 0,0082% para pessoafísica) acabava se tornandomaior que o valor devido ao

banco.“Isso permite uma facilitação darenegociação da dívida”, explicouSerpa. A Receita acredita, ainda,que a medida estimula o retornodesse devedor ao mercado decrédito, uma vez quitada a dívida.O retorno da cobrança do IOFpara aplicações de até 30 diasem renda fixa, consideradas decurto prazo, é outra alteraçãofeita no decreto. Desde janeiro de2011, a cobrança do impostosobre operações fixas de curtoprazo em títulos privados estavasuspensa.

Permanecem comalíquota zero, no entanto,debêntures, Certificados deRecebíveis Imobiliários e asLetras Financeiras. “O governoentende, também, que ainda éinteressante que o mercadosecundário de alguns títulos con-tinue com alíquota zero paraestimular a liquidez e umarenegociação mais simples”,afirmou Serpa.

A última mudança

simplifica a cobrança do IOF parapequenas empresas inscritas noSimples Nacional, que têm direitoa alíquota 0,5% ao ano. Agora,não será mais precisocomprovar, em cada operação decrédito, a inscrição nesse regime.Essa informação deverá serfornecida apenas na abertura daconta. “Essa é uma medidadesburocratizante, que vai ajudarbastante no trato das empresasdo Simples Nacional com osbancos”, disse o subsecretárioda Receita. (Fonte: ConteúdoMultimídia – Receita Federal)

Page 3: Qualidade ISO 9001:2008 no Orca Contabilidade · fornecida apenas na abertura da conta. “Essa é uma medida desburocratizante, que vai ajudar ... atualizar a restituição ao consumidor

O Ministério daFazenda publicou, no DiárioOficial da União, portarianúmero 260, que simplificaa devolução dos créditos dePIS e da Contribuição paraFinanciamento daSeguridade Social (Cofins)para os exportadores. Asregras anteriores eramdefinidas pela portaria 348,de 16 de junho de 2010.Com a mudança, as empresasque tiverem 10% de seufaturamento bruto oriundos deexportação terão direito àdevolução dos créditos. Pelalegislação anterior, o

IOF em negociações detítulos de renda fixaAs administradoras deconsórcios voltarão a pagarImposto sobre OperaçõesFinanceiras (IOF) quandovenderem títulos de renda fixamenos de 30 dias depois deterem comprado os papéis.Decreto publicado no DiárioOficial da União anulou benefícioconcedido no final do anopassado que zerava a alíquotapara esse tipo de instituiçãofinanceira.De acordo com o Ministério daFazenda, não faz parte daatribuição dos consórciosnegociar títulos. Dessa forma,eles não podiam desfrutar domesmo benefício que os bancos,que compram e vendem papéisa toda hora e seriam

A Comissão de Constituição eJustiça e de Cidadania aprovou dia24, em caráter conclusivo, oProjeto de Lei 11111838/0838/0838/0838/0838/077777, que de-fine a data da compra comoparâmetro para a correçãomonetária da restituição devida aocliente que comprou um produtocom defeito. A proposta, do deputadoChico Lopes (PCdoB-CE), seráenviada ao Senado, a não ser quehaja recurso para votação noplenário da Câmara. Atualmente, o Código de Defesado Consumidor (Lei 8.08.08.08.08.078/9078/9078/9078/9078/90) nãoespecifica a data a ser consideradapara o cálculo da correção, apenasdetermina que cabe restituição dovalor corrigido do produto quando osdefeitos não forem reparados noprazo de 30 dias. Segundo o autor, como não háparâmetro, as empresas costumamatualizar a restituição aoconsumidor a partir da data em quefoi feito o acordo entre as partes,desconsiderando o tempo em queo cliente permaneceu sem utilizaro produto. (Fonte: Agência Câmara).

A rede bancária de todo o paíscomeçou a operar a compensaçãode cheques por meio de imagemdigitalizada em atendimento àdeterminação do ConselhoMonetário Nacional (CMN).Aprovada pelo CMN no mês de abrile regulamentada pelo Banco Cen-tral na segunda-feira (16), a medidaestabelece prazo de 60 dias para aadequação das agências bancáriasde cidades mais distantes e seminfraestrutura informatizada. Acompensação digital vai permitir odesbloqueio do cheque em, nomáximo, dois dias, em qualquerlugar do país, ao passo que acompensação física, como é feitahoje, pode levar até 20 dias nasregiões mais distantes. (Fonte:Agência Brasil)

prejudicados se o imposto nãofosse zerado.No fim do ano passado, ogoverno editou uma série deincentivos para a emissão detítulos privados de longo prazono mercado brasileiro. O pacoteteve como objetivo estimular apoupança interna e tornar as

empresas menos dependentesdo Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico eSocial (BNDES) e deempréstimos concedidos no ex-terior nos financiamentos delongo prazo.Na época, todas as instituiçõesfinanceiras, inclusive osconsórcios, t iveram o IOFzerado nas negociações de trêstipos de títulos privados emmenos de 30 dias: letrasfinanceiras, cer tif icado derecebíveis imobiliários (CRI) edebêntures. Com o decreto, asadministradoras de consórciospara a aquisição de bens (comocarros e imóveis) perderam obenefício. (Fonte: AgênciaBrasil)

Correçãomonetáriade produtodevolvido

Governo vai simplificar devolução decréditos do PIS e Cofins

faturamento bruto era de 15% nosúltimos dois anos. Segundo o ministro da

Fazenda, GuidoMantega, ogoverno estápreparando umm e c a n i s m oautomático deressarcimentode crédito, quedeve começar a

ser implantado entre junho edezembro deste ano. “Oscréditos serão liberados em 60dias, de forma quase automática.Isso é um alívio para oexportador, que tradicionalmente

ficava muitos anos para ter adevolução do crédito”, disse oministro ao chegar ao edifício-sede do ministério nestamanhã. Ouça a entrevista doministro aqui.

Mantega ressaltou,ainda, que os empresáriospoderão resgatar o estoque decréditos acumulados desde2009. Antes, os exportadoresestavam limitados a resgates apartir de abril de 2010. Segundoele, o fluxo atual de créditospedidos pelas empresas estáem torno de R$ 2 bilhões.(Fonte: Agência Sebrae – Ascon:Ministério da Fazenda)

Compensaçãodigital decheques

A taxa de juroscobrada pelo uso do cheque es-pecial subiu 3,5 pontospercentuais de março para abril,segundo dados do Banco Cen-tral (BC), divulgados dia 30. Ataxa média anual chegou a178,1% no mês passado, ante174,6,% de março e 161,3% de

Juros do cheque especialabril de 2010.

No caso do créditopessoal, incluídas operaçõesconsignadas em folha, a taxa ébem menor do que a do chequeespecial. Os juros ficaram em49,9% ao ano em abril, aumentode 2,6 pontos percentuais emrelação a março e de 7 pontos

percentuais na comparaçãocom o mesmo mês de 2010.

A taxa de juros para acompra de veículos subiu 1ponto percentual de março paraabril, ao ficar em 30,9% ao ano.Em abril de 2010, essa taxaestava em 23,5% ao ano. (Fonte:Agência Brasil)

Page 4: Qualidade ISO 9001:2008 no Orca Contabilidade · fornecida apenas na abertura da conta. “Essa é uma medida desburocratizante, que vai ajudar ... atualizar a restituição ao consumidor

Salário de contribuição R$

Até 1.106,90 8.00

De 1.106,90 até 1.844,83 9.00

De 1.944,84 até 3.689,66 11.00

AlíqAlíqAlíqAlíqAlíquououououotas para ftas para ftas para ftas para ftas para fins de recebimentins de recebimentins de recebimentins de recebimentins de recebimento do INSS (%)o do INSS (%)o do INSS (%)o do INSS (%)o do INSS (%)

Salário – FSalário – FSalário – FSalário – FSalário – Família/a paramília/a paramília/a paramília/a paramília/a partir da comtir da comtir da comtir da comtir da compepepepepetência 02/20tência 02/20tência 02/20tência 02/20tência 02/201111111111

Remuneração R$ Cota de Salário-Família R$

Remuneração até 573,58 29.41

Remuneração de 533,59 até 862,11 20.73

Base de cálculo R$ AlíqBase de cálculo R$ AlíqBase de cálculo R$ AlíqBase de cálculo R$ AlíqBase de cálculo R$ Alíquououououota % ta % ta % ta % ta % PPPPParararararcela a deduzir do IR (R$)cela a deduzir do IR (R$)cela a deduzir do IR (R$)cela a deduzir do IR (R$)cela a deduzir do IR (R$)

Até 1596,07 - -

De 1.596,08 até 2.392,01 7,50 112,43

De 2.392,02 até 3.198,38 15,00 280,94

De 3.189,39 até 3.985,19 22,50 505,62

Acima de 3.985,19 27,50 692,78

Tabela progressiva mensal

Salário Mínimo de 1Salário Mínimo de 1Salário Mínimo de 1Salário Mínimo de 1Salário Mínimo de 199999999994 a 204 a 204 a 204 a 204 a 201111111111Ano Vigência Valor R$ Base Legal (Lei nº) Data1994 01.07.94 64,79 9.069 29.06.951994 01.09.94 70,00 9.063 14.06.951995 01.05.95 100,00 9.032 28.04.951996 01.05.96 112,00 9.971 18.05.001997 01.05.97 120,00 9.971 18.05.001998 01.05.98 130,00 9.971 18.05.001999 01.05.99 136,00 9.971 18.05.002000 03.04.00 151,00 9.971 18.05.002001 01.04.01 160,00 MP nº 2194-6 24.08.012002 01.04.02 200,00 10.525 07.08.022003 01.04.03 240,00 10.699 10.07.032004 01.05.04 260,00 10.888 25.06.042005 01.05.05 300,00 MP nº 248 22.04.052006 01.04.06 350,00 MP nº 288 14.04.062007 01.04.07 380,00 MP nº 362 29.03.072008 01.03.08 415,00 MP mº 421 29.02.082009 01.02.09 465,00 - -2010 01.01.10 510,00 - -2011 01.01.11 540,00 - -2011 01.03.11 545,00 - -

FONTE Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr No ano 12 meses

IPC / FIPE 0,39 0,22 0,04 0,17 0,17 0,53 1,04 0,72 0,54 1,15 0,60 0,35 0,70 2,82 6,40

IGP / DI 0,72 1,57 0,34 0,22 1,10 1,10 1,03 1,58 0,38 0,98 0,96 0,61 0,50 3,08 10,86

IGP / M 0,77 1,19 0,85 0,15 0,77 1,15 1,01 1,45 0,69 0,79 1,00 0,62 0,45 2,89 10,59

IPCA 0,57 0,43 0,00 0,01 0,04 0,45 0,75 0,83 0,63 0,83 0,80 0,79 0,77 3,22 6,51

INPC/IBGE 0,73 0,43 -0,11 0,07 0,07 0,54 0,92 1,03 6,10 0,94 0,54 0,66 0,72 2,89 6,29

TAXA SELIC 0,69 0,77 0,78 0,84 0,87 0,85 0,84 0,84 0,87 0,88 0,94 0,94 0,96 11,98 4,63

e c o n ô m i c o sIndicadores de Inflação (Variações Percentuais) - 2010/2011 Fonte: FGV, IBGE, FIPE, DIEESE.