quadrinhos na sala de aula

28
Histórias em Histórias em quadrinhos e ensino: quadrinhos e ensino: uma parceria possível uma parceria possível Natania Nogueira Natania Nogueira [email protected] [email protected] www.gibitecacom.blogspot. www.gibitecacom.blogspot. com com

Upload: terc-cre

Post on 16-Dec-2014

4.006 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Quadrinhos na Sala de Aula

Histórias em quadrinhos e Histórias em quadrinhos e ensino: uma parceria ensino: uma parceria

possívelpossível

Natania NogueiraNatania Nogueira

[email protected]@gmail.com

www.gibitecacom.blogspot.cowww.gibitecacom.blogspot.comm

Page 2: Quadrinhos na Sala de Aula

O que são Histórias em O que são Histórias em Quadrinhos?Quadrinhos?

Histórias em quadrinhos são Histórias em quadrinhos são um ramo da arte um ramo da arte seqüencial, na qual seqüencial, na qual podemos incluir também o podemos incluir também o cinema. cinema.

Page 3: Quadrinhos na Sala de Aula

Onde e quando surgiram as Onde e quando surgiram as HQ?HQ?

As HQ surgiram, oficialmente, As HQ surgiram, oficialmente, nos Estados Unidos, em nos Estados Unidos, em 1895, com o 1895, com o MeninoMenino AmareloAmarelo (Yellow Kid) criado (Yellow Kid) criado por por Richard OutcaultRichard Outcault..

Page 4: Quadrinhos na Sala de Aula

No Brasil, o italiano Angelo Agostini é No Brasil, o italiano Angelo Agostini é considerado o pioneiro das HQ brasileirasconsiderado o pioneiro das HQ brasileiras..

Page 5: Quadrinhos na Sala de Aula

As aventuras do Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à CorteAs aventuras do Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte(Angelo Agostini)(Angelo Agostini)

Page 6: Quadrinhos na Sala de Aula

O primeiro grande O primeiro grande herói dos comics de herói dos comics de aventura foi aventura foi TarzanTarzan, , criado por criado por EdgarEdgar RiceRice BurroughsBurroughs, em , em 1912. Tarzan 1912. Tarzan estreou em tiras estreou em tiras dominicais de dominicais de jornal, desenhado jornal, desenhado por por HalHal FosterFoster, em , em 1929. 1929.

Page 7: Quadrinhos na Sala de Aula

O primeiro super-herói O primeiro super-herói foi o Super-Homem, foi o Super-Homem, criado em 1933, poe criado em 1933, poe Jerry Siegel e Joe Jerry Siegel e Joe Schuster.Schuster.

Superman apareceu Superman apareceu oficialmente no primeiro oficialmente no primeiro número da revista número da revista Action Comics em 1938.Action Comics em 1938.

Page 8: Quadrinhos na Sala de Aula

William M. Marston, em 1941, criou a William M. Marston, em 1941, criou a primeira super-heroína dos quadrinhos: primeira super-heroína dos quadrinhos: Mulher Maravilha. Marston era psicólogo Mulher Maravilha. Marston era psicólogo especializado em teoria do gênero. especializado em teoria do gênero.

Page 9: Quadrinhos na Sala de Aula

No Brasil (1905), surgiu No Brasil (1905), surgiu a primeira publicação a primeira publicação voltada para os voltada para os quadrinhos: “O Tico-quadrinhos: “O Tico-Tico”, criado por Tico”, criado por Renato de Castro e Renato de Castro e Manuel Bonfin e Manuel Bonfin e publicado pela publicado pela editora S.A.O. Malho.editora S.A.O. Malho.

Page 10: Quadrinhos na Sala de Aula

A Editora Brasil-América A Editora Brasil-América (EBAL), fundada em (EBAL), fundada em 1945 por 1945 por Adolfo AizenAdolfo Aizen, , foi um dos pioneiros na foi um dos pioneiros na produção e edição de produção e edição de histórias em quadrinhos histórias em quadrinhos dedicadas a temas dedicadas a temas relacionados à relacionados à educação e, educação e, especialmente, à especialmente, à História.História.

Page 11: Quadrinhos na Sala de Aula

Os primeiros inimigos dos Os primeiros inimigos dos quadrinhos no Brasil foram quadrinhos no Brasil foram os padres. Classificavam os os padres. Classificavam os quadrinhos como “imorais” quadrinhos como “imorais” e “desnacionalizantes”. e “desnacionalizantes”.

Page 12: Quadrinhos na Sala de Aula

GilbertoGilberto FreyreFreyre , foi um dos maiores , foi um dos maiores defensores dos quadrinhos no Brasil, que defensores dos quadrinhos no Brasil, que classificava como sendo uma “ponte para classificava como sendo uma “ponte para a literatura”. a literatura”.

Page 13: Quadrinhos na Sala de Aula

AS HQ NAS ESCOLASAS HQ NAS ESCOLAS

As HQ são indicadas pelos PCNs As HQ são indicadas pelos PCNs como material que pode e deve ser como material que pode e deve ser usado nas escolas. usado nas escolas.

O MEC, através do Programa O MEC, através do Programa Nacional Biblioteca da Escola, está Nacional Biblioteca da Escola, está levando HQ para as bibliotecas das levando HQ para as bibliotecas das escolas. escolas.

Page 14: Quadrinhos na Sala de Aula

Observe que entre o segundo e o terceiro quadro há um Observe que entre o segundo e o terceiro quadro há um “vazio” que deve ser preenchido pelo leitor para entender “vazio” que deve ser preenchido pelo leitor para entender a tirinha. Nesta atividade o professor está trabalhando a tirinha. Nesta atividade o professor está trabalhando com o recurso da metalinguagem e intertexto.com o recurso da metalinguagem e intertexto.

Usando quadrinhos na Usando quadrinhos na alfabetizaçãoalfabetização

Page 15: Quadrinhos na Sala de Aula

Outra atividade muito usada nesta Outra atividade muito usada nesta fase é a de estimular a produção de fase é a de estimular a produção de textos preenchendo balões. textos preenchendo balões.

Page 16: Quadrinhos na Sala de Aula

Nas aulas de língua Nas aulas de língua portuguesaportuguesa

O professor pode trabalhar a leitura O professor pode trabalhar a leitura crítica e interpretação de texto;crítica e interpretação de texto;

A criatividade;A criatividade; Caracterização de personagens, Caracterização de personagens,

regionalização, ortografia;regionalização, ortografia; Concisão e coesão do texto;Concisão e coesão do texto; Metáforas visuais.Metáforas visuais.

Page 17: Quadrinhos na Sala de Aula

Quadrinhos e literaturaQuadrinhos e literatura

Page 18: Quadrinhos na Sala de Aula

Usar tirinhas para ilustrar uma atividade.Usar tirinhas para ilustrar uma atividade.

Nas aulas de matemáticaNas aulas de matemática

Page 19: Quadrinhos na Sala de Aula

Considere que o leão da história acima tenha repetido o convite por Considere que o leão da história acima tenha repetido o convite por várias semanas. Na primeira, convidou a Lana para sair 19 vezes; várias semanas. Na primeira, convidou a Lana para sair 19 vezes; na segunda semana, convidou 23 vezes; na terceira, 27 vezes e na segunda semana, convidou 23 vezes; na terceira, 27 vezes e assim sucessivamente, sempre aumentando em 4 unidades o assim sucessivamente, sempre aumentando em 4 unidades o número de convites feitos na semana anterior. Imediatamente número de convites feitos na semana anterior. Imediatamente após ter sido feito o último dos 492 convites, o número de após ter sido feito o último dos 492 convites, o número de semanas já decorridas desde o primeiro convite era igual a:semanas já decorridas desde o primeiro convite era igual a:(A) 10(A) 10(B) 12(B) 12(C) 14(C) 14(D) 16 (D) 16

Fonte: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/questoes/questoes_uerj_ciencia_natureza_e_matem.htmFonte: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/questoes/questoes_uerj_ciencia_natureza_e_matem.htm

Page 20: Quadrinhos na Sala de Aula

Nas aulas de FísicaNas aulas de Física A criação de tirinhas de física é uma A criação de tirinhas de física é uma

forma de fixar o conteúdo apreendido.forma de fixar o conteúdo apreendido.

Page 21: Quadrinhos na Sala de Aula

Resposta :Por ter esta trajetória podemos dizer que a bolinha tem

uma componente vertical (fornecida pela Terra) e outra componente Horizontal que foi fornecida pela cozinheira. A componente horizontal que faz um Movimento Retilíneo Uniforme MRU e a componente vertical faz um Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado MRUA. Este movimento é o mesmo de uma bala de canhão ou tiro de espingarda. E Chamamos este movimento de Movimento de Projétil.

Como foi lançado o bolinho?

Page 22: Quadrinhos na Sala de Aula

Quadrinhos e Quadrinhos e GeografiaGeografia

Page 23: Quadrinhos na Sala de Aula

Quadrinhos nas aulas de Quadrinhos nas aulas de HistóriaHistória

Há muitos quadrinhos paradidáticos que Há muitos quadrinhos paradidáticos que podem se usados para complementar os podem se usados para complementar os conteúdo das aulas.conteúdo das aulas.

Page 24: Quadrinhos na Sala de Aula

Quadrinhos comuns Quadrinhos comuns podem ser usados podem ser usados para ilustrar a forma para ilustrar a forma de agir e pensar da de agir e pensar da sociedade em sociedade em determinado contexto determinado contexto histórico.histórico.

Page 25: Quadrinhos na Sala de Aula

Oficinas de quadrinhosOficinas de quadrinhos As oficinas de quadrinhos (produção de As oficinas de quadrinhos (produção de

quadrinhos por alunos) é um recurso que quadrinhos por alunos) é um recurso que pode ser usado em todos os conteúdos.pode ser usado em todos os conteúdos.

Page 26: Quadrinhos na Sala de Aula

Gibitecas nas escolasGibitecas nas escolas

Page 27: Quadrinhos na Sala de Aula

Sugestões de leituraSugestões de leitura RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro

(orgs.) (orgs.) Como usar histórias em Como usar histórias em quadrinhos na sala de aulaquadrinhos na sala de aula. São Paulo: . São Paulo: Contexto, 2004. .Contexto, 2004. .

CALAZANS, Flavio Mario de Alcântara. CALAZANS, Flavio Mario de Alcântara. História em quadrinhos na escolaHistória em quadrinhos na escola. São . São Paulo: Paulus, 2004.Paulo: Paulus, 2004.

CARVALHOCARVALHO, , DJDJ. A educação está no . A educação está no gibigibi. Campinas/SP: Papirus, 2006.. Campinas/SP: Papirus, 2006.

MENDOÇAMENDOÇA, , João marcos Parreira. João marcos Parreira. Traça Traça traço quadro a quadro: a produção de traço quadro a quadro: a produção de histórias em quadrinhos no ensino de histórias em quadrinhos no ensino de ArteArte. Belo Horizonte: C/Arte, 2008.. Belo Horizonte: C/Arte, 2008.

Page 28: Quadrinhos na Sala de Aula

Sugestão de linksSugestão de links Gibiteca.com Gibiteca.com www.www.gibitecacomgibitecacom..blogspotblogspot.com.com Quadrinhos de Física Quadrinhos de Física

http://www.fisica.unifei.edu.br/quadrinhosdefisica/http://www.fisica.unifei.edu.br/quadrinhosdefisica/inicio.htminicio.htm

Universo HQ http://www.universohq.com/Universo HQ http://www.universohq.com/ EDUHQ http://www.cbpf.br/~eduhq/EDUHQ http://www.cbpf.br/~eduhq/ Observatório de Histórias em Quadrinhos Observatório de Histórias em Quadrinhos

http://www.eca.usp.br/gibiusp/home.asphttp://www.eca.usp.br/gibiusp/home.asp Marca Fantasia Marca Fantasia

http://www.marcadefantasia.com.br/editora.htmhttp://www.marcadefantasia.com.br/editora.htm Hagaquê http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/Hagaquê http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ Gibiteca UCDB Gibiteca UCDB

http://www.ucdb.br/gibiteca/index.phphttp://www.ucdb.br/gibiteca/index.php A Turma do Xaxado http://www.xaxado.com.br/A Turma do Xaxado http://www.xaxado.com.br/ A Turma da Mônica http://www.monica.com.br/A Turma da Mônica http://www.monica.com.br/