puraquequara recebe ubs para atendimento de mais 3,7 mil...

19
Av. Mário Ypiranga, 1695 Adrianópolis Manaus AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315 [email protected] semsa.manaus.am.gov.br Clipping Eletrônico - Quarta-feira - dia 15/06/2016 Portal Amazonas Notícias Saúde 15 de Junho de 2016 Fonte: http://www.amazonasnoticias.com.br/puraquequara-recebe-ubs- para-atendimento-de-mais-37-mil-pessoas/ Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil pessoas 14 de junho de 2016 O bairro Puraquequara, zona Leste, vai receber a Unidade Básica de Saúde Platão Araújo, a 48ª obra de saúde da atual gestão, que será inaugurada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto nesta quarta-feira, 15 de junho, às 11h. A UBS Platão Araújo tem aproximadamente 416 m2 de área construída para atendimento de 3.788 pessoas da localidade, com funcionamento de segunda a sexta das 7h às 17h e equipe de saúde compostas por Cirurgião Dentista, Farmacêutico, Médico Clínico, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Atendente de Consultório Dentário, Técnicos em Enfermagem, e Auxiliares de Serviços Gerais.

Upload: dangdang

Post on 21-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

Clipping Eletrônico - Quarta-feira - dia 15/06/2016

Portal Amazonas Notícias – Saúde – 15 de Junho de 2016

Fonte: http://www.amazonasnoticias.com.br/puraquequara-recebe-ubs-

para-atendimento-de-mais-37-mil-pessoas/

Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil

pessoas

14 de junho de 2016

O bairro Puraquequara, zona Leste, vai receber a Unidade Básica de Saúde Platão Araújo, a 48ª obra de saúde da atual gestão, que será inaugurada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto nesta quarta-feira, 15 de junho, às 11h.

A UBS Platão Araújo tem aproximadamente 416 m2 de área construída para atendimento de 3.788 pessoas da localidade, com funcionamento de segunda a sexta das 7h às 17h e equipe de saúde compostas por Cirurgião Dentista, Farmacêutico, Médico Clínico, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Atendente de Consultório Dentário, Técnicos em Enfermagem, e Auxiliares de Serviços Gerais.

Page 2: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

Portal do Zacarias – Saúde – 15 de Junho de 2016

14/06/2016

Fonte: http://portaldozacarias.com.br/site/noticia/puraquequara-recebe-

ubs-para-atendimento-de-mais-3-7-mil-pessoas/

Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil

pessoas

O bairro Puraquequara, Zona Leste, vai receber a Unidade Básica de Saúde Platão Araújo, a 48ª obra de saúde da atual gestão, que será inaugurada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto nesta quarta-feira, 15, às 11h. A UBS Platão Araújo tem aproximadamente 416 m2 de área construída para atendimento de 3.788 pessoas da localidade, com funcionamento de segunda a sexta das 7h às 17h e equipe de saúde compostas por Cirurgião Dentista, Farmacêutico Médico Clínico, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Agentes Comunitário de Saúde (ACSs), Atendente de Consultório Dentário, Técnicos em Enfermagem, e Auxiliares de Serviços Gerais.

Page 3: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

Portal do Holanda – Saúde – 15 de Junho de 2016

Fonte: http://www.portaldoholanda.com.br/amazonas/violencia-obstetrica-

e-tema-de-debate-promovido-pelo-mpf-nas-universidades-de-manaus

Violência obstétrica é tema de debate promovido pelo MPF nas

universidades de Manaus

POSTADO EM 14/06/2016 ÀS 16H11 PORTAL DO HOLANDA

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) participa, de 15 a 20 de junho, de uma série de encontros com professores e alunos dos cursos de Saúde de instituições de ensino superior da capital, com o tema 'Violência obstétrica'. Os eventos são parte da atuação da instituição no combate à violência obstétrica no Estado.

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Bruna Menezes, conduzirá as reuniões, que contarão também com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

No dia 15 de junho, o evento será realizado no auditório da Faculdade de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), destinado aos representantes dos cursos da área de saúde da instituição. No dia 16, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o MPF se reunirá com o público interessado desta instituição. Com os participantes da Universidade Nilton Lins, o encontro será no dia 17. Um evento no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), no dia 20, reunirá representantes dos cursos de saúde da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), da UniNorte, da Universidade Paulista (Unip), da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), do Instituto de Ensino Superior Materdei, da Faculdade Estácio de Sá e da Faculdade Maurício de Nassau. Todos os encontros serão realizados às 14 horas.

Visitas às maternidades - Em maio deste ano, o MPF/AM percorreu as maternidades públicas de Manaus para verificar, in loco, as condições oferecidas às mulheres atendidas nas unidades de saúde. Com a participação de membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM) e da Defensoria Pública da União (DPU), as visitas têm contribuído para aproximar

Page 4: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

os órgãos públicos da realidade do atendimento e da estrutura das unidades de saúde.

As informações coletadas nas visitas servirão de embasamento na elaboração de um termo de cooperação a ser firmado com os diversos órgãos envolvidos na temática. O objetivo é deixar fixadas as atribuições de cada instituição envolvida para diminuir o número de casos de violência e permitir que as vítimas tenham o devido encaminhamento em casos de violação de seus direitos.

O MPF também auxiliará na promoção, no segundo semestre deste ano, de um seminário com o objetivo de esclarecer à sociedade sobre os direitos das mulheres relacionados ao parto e como as instituições no Estado do Amazonas estão trabalhando para que estes direitos sejam preservados.

Audiência pública – Em novembro de 2015, o MPF promoveu audiência pública para debater o tema da violência obstétrica, dando visibilidade a informações essenciais sobre o direito das mulheres durante a gravidez e parto e ouvindo relatos de vítimas de violação durante o parto e o pós-parto.

Durante o evento, diversas mulheres relataram ter sido vítimas de práticas abusivas durante a gravidez. Profissionais de saúde apontaram também a falta de condições adequadas para o atendimento digno nas unidades de saúde.

Page 5: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

Portal A Crítica – Saúde – 15 de Junho de 2016

Fonte: http://www.acritica.com/channels/manaus/news/preguica-nao-

ajuda-em-nada-diz-prefeito-de-manaus-ao-defender-reajustes-de-

servidores

‘Preguiça não ajuda em nada’, diz prefeito de Manaus ao

defender reajustes de servidores

Criticado por secretário de Estado por conceder aumentos salariais em período de crise econômica, Artur Neto reagiu. “Você ter experiência e ser preguiçoso não ajuda em nada”, disse. Atualizado em 14/06/2016 às 23h05min

O prefeito afirmou durante coletiva de imprensa que a crise atinge a todos e que a

experiência e a criatividade fazem a diferença nas dificuldades (Foto: Alex

Pazuello/Divulgação)

Em coletiva para falar dos reajustes concedidos às categorias da saúde, educação, transporte e trânsito, nesta terça-feira (14), o prefeito Artur Neto (PSDB) inaugurou a fala criticando o presidente da Comissão Geral de Licitação do Governo do Estado (CGL), Epitácio de Alencar e Silva Neto, que usou as redes sociais para condenar o aumento salarial dos servidores municipais em meio ao cenário de crise econômica.

“Um cidadão que é chefe de licitação do Governo do Estado – Epitácio Neto, e que eu não sabia que era uma pessoa tão versada em economia, quem sabe à altura de Adam Smith, e que eu não sei bem se dentro da função dele, que é fazer licitação limpa, honesta, sem cartas marcadas, me surpreendeu dizendo que é um absurdo nós estarmos dando reajuste salarial em época de crise. Eu considero algo horrível, alguém que cuida de licitação, falando de orçamento”, disse Artur.

Page 6: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

O presidente da CGL escreveu pela manhã, no Facebook, que “reajuste salarial para o setor público é difícil de entender”, no contexto de desemprego do País. “Reajuste acima da inflação, então, é incompreensível. Escrevo com sangue, minha remuneração sofreu um corte nominal de 10%”, declarou Epitácio que, segundo o Portal da Transparência do Estado - www.transparencia.am.gov.br, recebeu no mês de maio um salário de R$ 13,5 mil.

Desde que a relação com o governador José Melo (Pros) azedou, primeiramente com o atraso do Executivo Estadual em repassar sua parte dos subsídios que a prefeitura deve às empresas de transporte público, e em seguida com o fechamento de unidades de saúde do Estado na capital, esse foi o segundo episódio em que o tucano abriu coletivas à imprensa criticando o staff do governador.

No dia 16 de maio, após o secretário Afonso Lobo ter declarado que a solução dos problemas do prefeito com o transporte público de Manaus não se esgotariam com a quitação da dívida do Estado com as empresas, Artur, em coletiva, disse que, em vez de resolver o problema, o titular da Sefaz ficava fazendo comentários infelizes sobre o tema.

“Se (Afonso) entende tanto de transporte assim, eu poderia ter indicado ele para o Ministério das Cidades. Espero que o secretário leve em conta que o dever dele é pagar isso”, declarou o prefeito na ocasião.

Artur disse ainda que “a crise que bate em Chico bate em Francisco”. “O que pode acontecer é do Chico administrar com mais experiência, criatividade, gestão, com mais trabalho que Francisco. Agora, você ter experiência e ser preguiçoso não ajuda nada”, afirmou. A coletiva ocorreu na sede da Prefeitura de Manaus, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa.

Aumentos com média superior a 9%

Os reajustes, com média superior a 9%, dados aos servidores da saúde, educação, transporte e trânsito, custará aos cofres municipais, até dezembro, aproximadamente R$ 38 milhões. Aos servidores da saúde foi concedido o reajuste de 9,9%; a educação de 9,28%; transporte e trânsito de 9,38%. O aumento será pago em duas parcelas para as quatro categorias.

Page 7: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

A titular da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Schweickardt, reforçou o discurso adotado pelo prefeito Artur Neto, de que “ a crise se derrota com trabalho”.

“A gente está conseguindo mostrar como é possível fazer mais, com menos. E, de fato, mostrando à população que algo feito com honradez e foco atende aos anseios da população”, disse durante a coletiva.

O secretário Municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto, declarou que conceder um reajuste de 9,9% aos servidores da saúde em um momento em que estão “exonerando e fechando unidades de saúde” se deve ao espírito de liderança do prefeito Artur Neto.

Ulisses Tapajós, à frente da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia (Semef), classificou o reajuste às quatro categorias como “mais uma missão cumprida” e descreveu a equipe de secretários municipais como “caveira”.

“A equipe do prefeito Artur Neto é guerreira, é caveira. Enquanto uns choram, nós chegamos com os lenços. É para frente que se anda, e Deus ajuda quem trabalha”, concluiu.

Entrevista com o prefeito Artur Neto

Em entrevista ao jornal A CRÍTICA, o prefeito Artur Neto (PSDB) voltou a afirmar que o último assunto que o preocupa no momento é reeleição e política. “Eu não sou candidato ainda”, disse. Artur afirmou que sua prioridade, por enquanto, é concentrar-se na administração da cidade e não confirma candidatura. Ele também falou da relação dele com o governador José Melo (Pros).

Na semana passada, o ex-governador Amazonino Mendes (PDT) fez

algumas críticas a sua gestão e até mesmo pessoais. Como você

interpreta esses ataques?

No meio de uma crise eu não governei bajulando o governo federal, não governo bajulando ninguém. Talvez essa lua de mel que existe entre mim e Manaus seja inesgotável, e em briga de marido e mulher ninguém mete a colher. E em relação ao referido cidadão, eu não tenho nada a dizer.

Page 8: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

Como está a sua relação com o governador José Melo (Pros) após

oreordenamento na saúde?

Olha, nunca mais falei com ele, não. O que é reordenamento? Dá para chamar o que ele fez de reordenamento? Não é reordenamento, não. Eu sou contra o que foi feito. Lamento não ter podido opinar e hoje ainda achei estranho um funcionário dele (Epitácio Neto) dizer que é um absurdo se dar reajuste em época de crise. De onde que se tira uma figura dessa, que aparece do nada. Cada um dá o que tem. Eu espero que o governador esteja gozando de saúde e espero que ele esteja muito feliz, pessoalmente, mas estou sem notícias.

O senhor já confirma que é candidato à reeleição para a Prefeitura de

Manaus?

Não. Não posso pensar nisso. Agora seria uma leviandade. O que é mais importante? Eu ficar na futrica (intriga), recebendo presidentes de partidos, líderes comunitários que dizem que tem muito voto ou eu trabalhar como tenho trabalhado? Tenho que sair da fofoca, não posso ficar nessa.

O rompimento com o governador inviabiliza a chapa Artur/Josué

(presidente da ALE-AM)?

Mas se não tem candidato aqui, como que vai ter vice? Eu não sou candidato ainda, vou ver isso na hora própria. Se eu resolver não pedir essa renovação de confiança, vou prestar conta dizendo que governei os quatro anos e vivendo numa conjuntura de crise, mantendo a cabeça erguida. Política está em quinto plano para mim, quinto plano mesmo. Pode parecer que é jogo, mas eu estou sendo muito sincero - eu não saberia governar Manaus numa crise dessa se eu fosse mais um candidato.

Vão ser implementadas as propostas de governo do Serafim que o senhor

acatou para receber o apoio dele no 2° turno em 2012, como a tarifa

domingueira e um computador por aluno?

Domingueira não será possível agora, pois só tornaria mais precária a condição financeira do sistema de transporte, que não está numa posição tão confortável porque eles (empresários) vão jogar o conforto deles nas costas dos empregados e não posso aceitar uma coisa dessas. A domingueira foi uma sugestão muito bonita do prefeito Serafim Correa, mas as condições presentes não a fazem possível.

Page 9: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

O senhor anunciou que fez uma série de solicitações de recursos

dogoverno interino, como estão as negociações?

O Brasil está quebrado. Nós temos uma boa capacidade para tomar empréstimos, porque nós temos contratos com bancos internacionais que estão sendo pagos por nós, e isso tudo diminui a nossa capacidade de ingressar com mais empréstimos.

Esse ano, poderíamos R$ 480 milhões, no ano que vem podemos ingressar com um empréstimo de R$ 300 milhões junto ao Banco do Brasil. O importante é que Manaus está podendo ser administrada com a ajuda de recursos federais. Quanto aos projetos que estou solicitando recursos junto ao governo federal são bem pequenos, tipo de R$ 2 milhões, R$ 3 milhões para calçadas.

Blog da Floresta – 15 de Junho de 2016

Fonte: http://www.blogdafloresta.com.br/reajustes-salariais-do-municipio-

contemplam-mais-de-27-mil-servidores/

Reajustes salariais do Município contemplam mais de 27 mil

servidores

BY MARIO DANTAS - JUNHO, 15TH 2016

A Prefeitura de Manaus vai investir, aproximadamente, R$ 38 milhões até dezembro deste ano para custear os reajustes salariais concedidos às categorias da Saúde, Educação, Trânsito e Transporte, com média superior a 9%. Os reajustes serão pagos em duas parcelas, sendo a primeira agora em

Page 10: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

junho, retroativa a maio (abril para servidores da saúde), e a segunda em janeiro de 2017.

De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, a medida obedece à Lei de Responsabilidade Fiscal e o impacto mensal dos reajustes é superior R$ 5 milhões, beneficiando, aproximadamente, 27 mil servidores municipais. “Essa medida tem um peso simbólico muito grande para nós, porque sabemos das dificuldades enfrentadas em outras capitais para manter seus compromissos financeiros e, a exemplo do que fizemos em todos os anos da nossa gestão, conseguimos honrar o nosso compromisso com os servidores”, destacou.

Ainda segundo Arthur, esses investimentos vão se refletir em melhorias reais na qualidade do serviço oferecido para a população, pois um servidor valorizado tende a ser mais dedicado em suas atribuições. “Um exemplo disso é quando percebemos melhorias no índice educacional de alunos que ainda frequentam escolas inadequadas. Além do reforço pedagógico, sem dúvida, a dedicação do educador é fundamental para esse resultado”, exemplificou o prefeito.

Page 11: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

Portal do Holanda – Saúde – 15 de Junho de 2016

Fonte: http://www.portaldoholanda.com.br/amazonas-manaus/manaus-

investira-r-38-milhoes-com-reajustes-para-servidores

Manaus investirá R$ 38 milhões com reajustes para servidores

POSTADO EM 15/06/2016 ÀS 7H24 PORTAL DO HOLANDA

Manaus - A Prefeitura de Manaus vai destinar R$ 38 milhões até dezembro deste ano para custear os reajustes salariais concedidos às categorias da Saúde, Educação, Trânsito e Transporte, com média superior a 9%. Os reajustes serão pagos em duas parcelas, sendo a primeira agora em junho, retroativa a maio, e a segunda em janeiro de 2017. Os gastos, de acordo com Arthur, estão dentro dos limites determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O impacto mensal dos reajustes será superior R$ 5 milhões, beneficiando 27 mil servidores municipais. Ele diz que os investimentos resultarão em melhorias reais na qualidade do serviço oferecido para a população.

Page 12: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

Portal A Crítica - Saúde – 15 de Junho de 2016

Fonte:http://www.acritica.com/channels/manaus/news/manifestantes-

ocupam-sede-da-susam-em-protesto-contra-reordenamento-na-saude

Manifestantes ocupam sede da Susam em protesto contra

reordenamento na Saúde

Cerca de 20 pessoas foram ao local cobrar uma reunião com a direção do órgão. Eles seguravam faixas com críticas à reforma e prometiam só sair após uma conversa. Atualizado em 14/06/2016 às 18h40min

O grupo era formado por integrantes de movimentos estudantis, coletivo de mulheres e

de moradias (Foto: Clóvis Miranda)

Cerca de 20 manifestantes ocuparam a sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em Manaus, na tarde desta terça-feira (14), em protesto contra o reordenamento na rede pública de saúde, anunciado pelo Governo do Estado no mês passado. Os manifestantes cobravam uma reunião com o governador José Melo (Pros).

Segurando faixas com críticas à reforma, eles ocuparam a sede desde as 14h e prometiam ficar permanentemente no prédio caso não fossem ouvidos. Os manifestantes também pediam a saída do presidente interino do Brasil Michel Temer (PMDB). A Polícia Militar do Amazonas acompanhou a manifestação.

O grupo era formado por diversos membros da sociedade civil organizada, entre eles integrantes de movimentos estudantis, coletivo de mulheres e de moradias. O estudante de Gestão Pública, Ruan Octávio, criticou o reajuste na Saúde. Ele acredita que a proposta apresentada pelo governo não vai suportar a demanda da capital.

Page 13: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

“A forma como governador está apresentando de fechar unidades, fechar maternidades, fechar SPAs, não vai suportar a demanda da capital. Não somos contra o reajuste das contas públicas, mas é preciso rever contrato dos comissionados que estão no Estado só pra cumprir cota de apoio ao governador. É assim que se faz um enxugamento do estado, e não tirando os direitos da saúde”, declarou.

A médica Cristiani Fachinello trabalha em uma unidade de saúde da capital. Segundo ela, além da população, os próprios profissionais são afetados. “Nós não podemos ser penalizados e muito menos a população. Se tem que haver reordenamento, tem que haver de cima pra baixo. A população não pode ser penalizada com falta de medicamentos, com falta de esparadrapos e até falta de luvas”, disse ela.

Segundo a assessoria de imprensa da Susam, o grupo foi recebido para uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, “embora não tenha (sido) agendada previamente nenhuma conversa com a direção do órgão”. Após a reunião, os manifestantes deixaram o local.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a Susam “está à disposição de todos os segmentos da sociedade interessados em entender as medidas de reordenamento que estão em fase de implementação” na Rede de Atenção em Saúde.

Por meio de nota, a Susam reiterou que tem o papel de “adotar políticas públicas na área da saúde que busquem manter a qualidade dos serviços oferecidos, otimizando a utilização dos recursos, principalmente neste momento de crise econômica em todo o país”.

Page 14: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

Portal D24 AM – Saúde – 15 de Junho de 2016

Fonte: http://new.d24am.com/noticias/amazonas/numero-doadores-

amazonas-esta-abaixo-recomendado-pela/153580

Número de doadores no Amazonas está abaixo do

recomendado pela OMS

Considerando os dados negativos, as doações ainda conseguem atender a demanda dos pacientes do Estado, segundo Hemoam.

terça-feira 14 de junho de 2016 - 9:06 AM

Amanda Guimarães / [email protected]

As coletas de sangue são feitas em Manaus, no Hemoam e na Maternidade Ana Braga.

Foto: Amanda Guimarães

Manaus – Em média, 1,54% da população Amazonas doa sangue atualmente. Os números ficam abaixo da média internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 5%, estipulado caso ocorra catástrofes. As informações são da médica chefe do Departamento do Ciclo de Sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Socorro Viga Yurtsever. Segundo ela, no Estado, existem, aproximadamente, 451. 051 doadores registrados.

Mesmo considerando os dados negativos, a coordenadora do departamento informou que os números ainda conseguem atender a demanda dos pacientes do Estado. De acordo com ela, durante os primeiros cinco meses de 2016 foram coletados cerca de 25.643 bolsas de sangue, beneficiando 76. 929 mil pessoas.

“Pela Organização Mundial de Saúde, doadores devem ser 5% da população, para manter o estoque de sangue. Os números do Amazonas chegam apenas a 1,54%. Apenas países como Japão e Estados Unidos atendem esse critério,

Page 15: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

pois eles defendem que, se caso aconteça alguma catástrofe, esta quantidade será suficiente. No entanto, com esses números temos atendido a demanda dos pacientes do Amazonas, mas ainda encontramos dificuldade de encontrar algum tipos de sangue, aqueles de Rh negativo, por exemplo,", destacou Socorro.

Por dia, segundo Socorro, uma média de 200 pessoas se inscreve para doar sangue, mas 40% não consegue passar pelos critérios impostos pelo Hemoam. Segundo o órgão, qualquer pessoa com saúde pode doar, mas quem teve hepatite depois dos dez anos de idade; se possui comportamento sexual de risco; usa drogas; teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses; teve febre nos últimos trinta dias, não pode realizar a doação.

“Hoje a população está mais sensibilizada para doar sangue. Toda vez que convocamos as pessoas, elas se mostram muito interessadas com a causa, pois cada bolsa doada vai ajudar quatro pessoas, para qualquer tipo de doença", informou a médica.

No Amazonas, entre os seis primeiros meses de 2015, o mês de fevereiro teve o maior índice, chegando a 5.854. bolsas de sangue.

“A média vem sendo mantida, porque, na realidade, teve aumento 26,2%, de 2010 até 2015, no número de doações. A população está mais sensibilizada. A média é que esses números aumentem 5% ao ano, porque temos dois tipos de coleta. Um que é feita de maneira externa, nas universidades ou instituições públicas. A outra é feita conosco, quando a pessoa vem aqui e mostra o interesse de doar”, explicou Socorro.

As coletas de sangue são feitas em Manaus, no Hemoam e na Maternidade Ana Braga. Já nos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé as atividades são feitas em Hemonúcleos.

“Esses meios coletam o sangue nos municípios, manda a amostra do sangue para o Hemoam e, após a gente enviar o resultado, as bolsas são liberadas. Os hemonúcleos atendem as comunidades mais próximas deles, que tem rede hospitalar, por exemplo,”, destacou.

Ainda segundo Socorro, o sexo que mais doa no Amazonas é o masculino. Já a faixa etária que mais realiza as ações fica entre 18 e 39 anos. “Não existe motivo específico de homem doar mais, muitas das vezes é porque a mulher

Page 16: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

tem mais anemia. Elas fazem mais dieta e possuem o hematópico mais baixo”, explicou.

O vendedor Raimundo Daumassio, 25, contou como começou a doar sangue no Hemoam. Segundo ele, o sentimento é de felicidade por contribuir com a saúde e a felicidade das pessoas.

“É uma experiência muito boa. A gente se sente feliz em contribuir com a felicidade das pessoas. Decidi começar a doar com ajuda de um amigo, porque um meu colega estava precisando e decidi ajudar a ele e a mim também, pois não tem preço”, comentou Raimundo.

Já o ajudante de entrega Harleison Costa, 28, afirmou que seu desejo é que mais pessoas comecem a doar sangue. “Eu sinto que estou ajudando alguém. Comecei a doar desde do final do ano passado. Essa experiência tem sido incrível e gratificante. Espero que mais pessoas comecem a doar, porque quem ajuda uma pessoa, é abençoado por Deus”, destacou.

Outra que relata do sentimento de doar sangue é a doméstica Gilmara Souza, de 31 anos. Ela começou a doar dede que o seu sobrinho precisou de ajuda. “A experiência é maravilhosa, porque estamos colaborando para salvar vidas”, finalizou a doméstica.

Doações

Os interessados em doar sangue devem portar documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação); ter entre 18 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos; pesar acima de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; estar alimentado, porém, tendo evitado refeições pesadas.

Segundo o Hemoam, os homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses. Já as mulheres podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses. As coletas podem ser feitas no Hemoam, localizado na Avenida Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus.

Campanha

Hoje e amanhã, no lançamento oficial da campanha do Dia do Doador, intitulada ‘Estenda o braço para a vida, doe sangue’, o Vampirão, unidade móvel usada para a coleta itinerante, estará nas dependências do Manauara shopping, atendendo aos doadores. O veículo ficará estacionado na entrada do centro de compras que fica pela avenida Umberto Calderaro, das 10h às 21h.

Page 17: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

Portal D24 AM – Saúde – 15 de Junho de 2016

Fonte:http://new.d24am.com/noticias/amazonas/analise-encontra-

coliformes-fecais-bacterias-agua-tabatinga/153605

Análise da FVS encontra coliformes fecais e bactérias na água

de Tabatinga

Município foi atingido por surto de doenças diarréicas, com 2,5 mil casos registrados.

terça-feira 14 de junho de 2016 - 6:43 PM

Da Redação / [email protected]

Manaus - Uma análise de amostras de água do município de Tabatinga, cujo resultado foi divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) por meio de nota, nesta terça-feira (14), registrou a presença de coliformes fecais e bactérias. As amostras foram colhidas há uma semana, após um surto de doenças diarréicas, com mais de 2,5 mil casos registrados entre o fim de maio e o início de junho, no município.

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, informou que as amostras foram colhidas no rio e na entrada dos reservatórios da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), na última terça-feira (7). Segundo ele, antes do tratamento, as amostras mostraram a presença de coliformes e bactérias como a 'e.coli'.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação, as amostras foram tratadas pela Cosama, com uma boa concentração de cloro. Após o procedimento, não foi detectado a presença de bactérias, segundo Bernardino. "A Cosama é responsável pelo abastecimento de 50% das residências do município, sendo o restante, coberto por outras fontes como, rio, poços e cacimbas", disse, informando que as outras fontes também estão sendo mapeadas.

Durante as inspeções em busca da causa do surto, também foram coletadas amostras biológicas dos pacientes. Como resultado, Bernardino informou que foi encontrado a presença do rotavírus, bactérias como o 'e.coli' e protozoários intestinais, como giárdia e ameba. De acordo com o diretor-presidente, os agentes infecciosos encontrados podem causar diarréia e vômito em crianças e adultos.

O número de casos teve uma diminuição significativa e a situação do município de Tabatinga está sob controle, apesar de ainda não ter atingido o nível de

Page 18: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

normalidade, segundo Bernardino. "A FVS recomenda à população local que deve continuar o uso do hipoclorito de sódio para purificar a água", aconselhou.

Entenda o caso

No fim do mês de maio, a Secretaria de Saúde de Tabatinga notificou mais de dois mil casos de doença diarréica entre os moradores do município. Uma equipe composta por técnicos da vigilância Sanitária, Epidemiológico e Laboratorial da FVS foi enviada à cidade há duas semanas para o trabalho de investigação.

Os técnicos fizeram o levantamento de casos suspeitos, investigação epidemiológica, atualização técnica da equipe de saúde local, coletaram amostra de água e material biológico de pacientes internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para as análises.

Portal Amazonas Notícias – Saúde – 15 de Junho de 2016

Fonte:http://www.amazonasnoticias.com.br/dia-2106-programa-de-

capacitacao-em-projetos-para-a-saude-pcps-da-fhaj-realiza-2o-workshop/

DIA 21/06 – Programa de Capacitação em Projetos para a

Saúde (PCPS) da FHAJ realiza 2º Workshop

15 de junho de 2016

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), realiza na próxima terça-feira (21), o 2ºWorkshop “Capacitação de Recursos para a Saúde: SICONV, PRONON e PRONAS/PCD”. O evento integra o Programa de Capacitação em Projetos para a Saúde (PCPS) da Fundação e será realizado das 8 às 17 horas, no Auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto, sede da FHAJ, localizada na Avenida Carvalho Leal, 1778, Cachoeirinha, zona sul.

A inscrição para o workshop é da PCPS/FHAJ é gratuita, sendo efetivada com a entrega de 1 quilo de alimento não perecível no dia do evento. Mais informações podem ser obtidas no telefone (92) 3612-2242 e 2441 ou pelo email depes@ fhaj.am.gov.br ou aindadepes.fhaj@ gmail.com. Estão sendo ofertadas 80 vagas.

O workshop tem como meta oferecer aos participantes o conhecimento necessário para pesquisar fontes de recursos disponibilizadas no Sistema de

Page 19: Puraquequara recebe UBS para atendimento de mais 3,7 mil ...semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/Clipping-Eletr... · Batista do Amazonas (Esbam), da Universidade Luterana

Av. Mário Ypiranga, 1695 – Adrianópolis – Manaus – AM CEP 69057-002 | Tel.: 3236-8315

[email protected] semsa.manaus.am.gov.br

Convênios (SICONV) do Governo Federal e pelas leis de incentivos às ações e projetos em saúde (Programa Nacional de Atenção Oncológica – PRONON e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD).

O PCPS é destinado aos servidores de órgãos públicos, prioritariamente àqueles que atuam na área da saúde. É uma ação estratégica da FHAJ, objetivando ampliar a elaboração de projetos para captação de recursos nacionais e internacionais, de agentes fomentadores e patrocinadores de ações voltadas às melhorias das condições de saúde da população.

Clipping realizado por Luana Abecassis

Departamento de Comunicação – Semsa PMM