pura: simples o2 n2 composta: h2o...

50

Upload: votruc

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PURA: SIMPLES O2 N2COMPOSTA: H2O HCl

Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz deremoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido apartir do líquido da castanha-de-caju (LCC). A composição química do LCC é muitoparecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagemformando agregados com o petróleo. Para retirar os agregados da água, ospesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas.KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju. Disponível em: www.faperj.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles,respectivamente,a) flotação e decantação.b) decomposição e centrifugação.c) floculação e separação magnética.d) destilação fracionada e peneiração.e) dissolução fracionada e magnetização.

Para impedir a contaminação microbiana do suprimento de água, deve-se eliminaras emissões de efluentes e, quando necessário, tratá-lo com desinfetante. O ácidohipocloroso (HClO), produzido pela reação entre cloro e água, é um dos compostosmais empregados como desinfetante. Contudo, ele não atua somente comooxidante, mas também como um ativo agente de cloração. A presença de matériaorgânica dissolvida no suprimento de água clorada pode levar à formação declorofórmio (CHCl3 ) e outras espécies orgânicas cloradas tóxicas.

Visando eliminar da água o clorofórmio e outras moléculas orgânicas, o tratamentoadequado é aa) filtração, com o uso de filtros de carvão ativo.b) fluoretacão, pela adição de fluoreto de sódio.c) coagulação, pela adição de sulfato de alumínio.d) correção do pH, pela adição de carbonato de sódio.e) floculação, em tanques de concreto com a água em movimento.

FUNÇÕES INORGÂNICAS E EQUILÍBRIO QUÍMICO

● A prova de espanhol do SSA, como a maioria dos anos concentrou asquestões em interpretação de texto, em um único tipo de texto o que cansa umpouco o candidato.● Chamo a atenção para a questão que se refere a vocabulário, que o textopergunta.Ex.: significado da palavra “experto”→Com a aproximação entre as línguas (Português e Espanhol) nos favorece acompreensão do sentido da palavra.→ “experto en” para “esperto em” especialista em...● Sem esquecer das (Tiretas) Historias em quadrinhos.→ Vocábulo → “Gramática” → Heterosemánticos →InterpretaçãoEx.: En la frase “La voy a poner en práctica”, el pronombre complemento lahace referencia a

Movimento retilíneo uniforme-MRU; Movimento retilíneo uniformemente variado -

MRUV (gráficos); Movimento circular; Trabalho e potência; Conservação da energia; Quantidade de movimento e impulso; Gravitação (teoria).

Predominância de Interpretação Textual Incidência de textos jornalísticos (Notícias, Reportagens); Análise de propagandas; Charges; Gramática a partir dos textos (Tempos Verbais, Formas Nominais,

Modal Verbs).

Texto literário e não literário

Textos dados solicitando destaque aos que pertencem ou nãoliteralidade;

Não esqueça de que a principal característica do texto literário é airrealidade, apresentando apenas a verossimilhança;

Um dos textos mais citados é a carta do Descobrimento do Brasil.

Conotação e denotação

Conotação nos textos da função emotiva; Figuras de linguagem;

Gêneros literários

Trechos de cada gênero serão apresentados e das proposiçõesestarão a correlação das características de cada gênero;

O Auto da compadecida – Se o trecho apresentado é da obraprimitiva, esta se encaixa ao gênero dramático, já que é umapeça teatral. E não ao gênero dramático, referindo-se ao filmeque foi produzido baseado na produção de Ariano.

Barroco

Características desta tendência artística; Destaque às proposições que correlacione suas características.

Interpretação de texto (multimodalidade) – gênerostextuais – cada um tem seu objetivo

Gênero é diferente de tipo textual; Características que o texto dado na questão apresenta; Multimodalidade.

Tipos de discurso

Conteúdo acoplado nas questões em que o principal tema forleitura e compreensão.

Texto narrativos ou entrevistas citadas.

Coerência e coesão – figuras de linguagem

Como a prova estará apresentando a Língua apenas namodalidade escrita, o objetivo é também saber se estamosatentos aos recursos comuns à oralidade que os textos dadospodem apresentar.

“Se não é eu quem vai fazer você feliz.”

“Se não é eu quem é que vai fazer você feliz.”

Temos essenciais da oração e Concordância verbale nominal

Ordem sintática de cada termo; Devemos estar atentos às regras de concordância e não

esquecer, principalmente, que nossos termos possuem funçãosintática (Substantivo, adjetivo, verbo, adverbio, pronome...) esemântica (sujeito, objeto).

“Ouviram do Ipiranga às margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante.”

Orações coordenadas e subordinadas (uso dosconectivos de subordinação)Coordenadas: assindéticas e sindéticas ->

Subordinadas:substantivas, adjetivas e adverbiais

Aditiva ( e )Adversativa (mas)Alternativa (ou)Explicativa (pois)Conclusiva (porque)

SubjetivaPredicativa

Completiva NominalObjetiva Direta

Objetiva IndiretaApositiva

ExplicativaRestritiva

CausalComparativaConcessivaCondicionalConformativaConsecutivaFinalTemporalProporcional

Não esqueça que os conectivos são peças fundamentais desubordinação e que quando estes não parecem temos a vírgulacomo indicação.

“O meu cupido é gari Só me traz lixo”

porque

Crase

“A gente fica À VONTADESe embala e começa a dançar.”

Facultativo: “Casos facultativos vou dizer como éque é: antes do nome e pronome, depois da palavra‘até’”.

Na prova do ssa1 temos algumas questões que sempre aparecem:Operações com números Reais, Porcentagem, Regra de três,Estatística, Relações Trigonométricas (seno, cosseno e tangente),planificação de objetos, entre outros.Estatística:Tratamento de informações: tabelas e gráficos.Média, mediana e moda.

(SSA1 2016) Um professor de matemática costuma aplicar, durante oano letivo, quatro provas para seus alunos, sendo uma prova com umpeso por cada bimestre. A tabela abaixo representa as notas com seusrespectivos pesos, obtidas por um determinado aluno nos quatrobimestres. Se o aluno foi aprovado com média anual final igual a7,0(sete), a nota obtida por esse aluno na prova do I bimestre foi de:

a) 5,3 b) 5,9 c) 6,2 d) 6,7 e) 7,0

(SSA1 2016) “Obesidade é definida como excesso de gordura corporal”. Apessoa obesa corre o risco em adquirir doenças como diabetes, pressão alta ouníveis elevados de colesterol. O cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) deuma pessoa permite situá-la em diferentes categorias de “peso”, segundo atabela a seguir.Lucas mede 1,60 m de altura e está com 28 kg/m2 de IMC e, portanto,enquadrando-se, assim, na categoria sobrepeso. Aproximadamente quantosquilogramas, no mínimo, ele deverá perder para passar à categoria “pesonormal”?a) 8 kgb) 10 Kgc) 12 kgd) 14 kge) 16 kg

Condição Humana

Ser biológico produzido pela natureza;Ser cultural que modifica o estado da natureza, isto é, o modo de ser,a condição natural das coisas;O homem é um ser sócio histórico;A única aptidão inata no homem é aptidão para formação de outrasaptidões;A linguagem é um dos traços mais característicos da humanidade. Écapacidade que permite aos homens comunicarem-se uns com osoutros por meio de um código.

O PENSAMENTO MÍTICO

Etimologicamente, a palavra MITO vem do grego MYTHOS e significa FÁBULA;NARRATIVA; PALAVRA. Na crença grega, o mito era um fato narrado pelopoeta-rapsodo, um escolhido dos deuses, para quem era revelada a origem detodas as coisas e seres, ficando ele incumbido de transmiti-la aos ouvintes;Em nossa sociedade, as estruturas míticas estão fortemente presentes nasimagens e nos comportamentos que são impostos às pessoas através damídia;Esse fenômeno é mais perceptível principalmente na sociedade dos EstadosUnidos. As personagens das histórias em quadrinhos trazem presentes emseus desenhos e em seus diálogos os heróis mitológicos ou folclóricos.

O CONHECIMENTO FILOSÓFICO.

Surgimento

Viagens marítimas; A invenção do calendário; A invenção da moeda; O surgimento da vida urbana (comércio, artesanato etc...); A invenção da escrita alfabética; A invenção da política, direito, etc...

Pré-socrática

Os principais filósofos pré-socráticos foram:

Estudo sobre a cosmologia

Filósofos da Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso;

Filósofos da Escola Itálica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas de Tarento;

Filósofos da Escola Eleata: Parmênides de Eléia e Zenão de Eléia; Filósofos da Escola da Pluralidade: Empédocles de Agrigento, Anaxágoras

de Clazômena, Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera.

Período Socrático Sócrates – método socrático/ Maiêutica/ Argumentação; Platão – Teoria das formas/ Ideias/ Pai dos geômetra; Aristóteles – Ética Moral / Política.

Pós- socrático Ceticismo acreditava que a dúvida deveria ser constante; Epicuristas, defendiam a virtude como geradora do bem; Estoicismo, a razão era defendida.

Sociologia

Surgimento da Sociologia O nome “Sociologia” foi criado por Auguste Comte, também considerado o pai do

positivismo; É assim que surge, no século XIX, a Sociologia, enquanto campo de estudos da

sociedade e suas dinâmicas; A sociologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos grupos sociais (conjunto

de indivíduos que convivem agrupados em diversos tipos de associações); No Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, estudiosos se debruçaram em busca do

entendimento da formação da sociedade brasileira, analisando temas comoabolição da escravatura, êxodos e estudos sobre índios e negros;

Dentre os autores mais significativos, temos: Sérgio Buarque de Holanda (Raízesdo Brasil-1936), Gilberto Freyre (Casa Grande & Senzala-1933) e Caio Prado Júnior(Formação do Brasil Contemporâneo-1942).

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA

É a sociabilidade que capacita naturalmente o ser humano para aconvivência em sociedade, desenvolvendo-se pelo meio dasocialização;

É por meio da socialização que a espécie humana se integra entre si aogrupo em que nasceu, absorvendo o conjunto de hábitos, costumes eregras característicos de seu grupo;

Comunicação. A relação social diz respeito à conduta de múltiplos agentes que se

orientam reciprocamente em conformidade com um conteúdoespecífico do próprio sentido das suas ações;

Interação Social: Aspecto mais importante da interação social é queela provoca uma modificação de comportamento nos indivíduosenvolvidos, como resultado do contato e da comunicação que seestabelece entre eles;

Comunidade: Pode-se conceituar como um grupo específico depessoas que reside em uma área geográfica determinadacompartilhando uma cultura comum;

O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividadeconjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente.

Tipos de sociedade: Segundo Comte;

O conceito de instituição social. Entende-se por instituição social o conjunto deregras e procedimentos padronizados, reconhecidos, sancionados e aceitos pelasociedade, e que possui um enorme valor social;

Heranças indígenas: Na alimentação, por exemplo, a mandioca, milho, guaraná,palmito e derivados como o preparo da farinha, a tapioca e o beiju. Nas técnicas,o trabalho com a cerâmica, o artesanato em geral. Nos objetos, as redes, canoas,jangadas, armadilhas de caça e pesca;

Matriz Africana: No período colonial, os escravos vindos da África para trabalhara produção do açúcar trouxeram os costumes para cá. Antigamente, muitasdessas movimentações aconteciam às escondidas ou na senzala. Com o passardos anos e a liberdade dos negros, a cultura foi incorporada como um todo. Ehoje é um dos nossos destaques. E entre as cidades, Nazaré da Mata despontacomo uma das que mais concentra maracatus.

Bioquímica Celular Histologia Animal Divisão Celular Teoria de Origem da Vida Citologia

História, fontes e Historiadores; As relações de saber e poder na antiguidade; As Relações de Poder na Idade Média Ocidental e Oriental; A modernidade com projeto Histórico da sociedade europeia.

Estrutura Interna do Planeta: Camadas internas e suas composições; Agentes endógenos.

Introdução à ciência geográfica: Espaço, Lugar, Paisagem, Território e Região; Homem x Natureza e suas implicações; Escolas.

1- Possibilista – Paul Vidal de La Blache.2- Determinista – Friedrich Ratzel.

Vamos analisar os princípios...

Princípios geográficos(Solteiro de Novo)

Paródia – Hedy França

Eu comecei a estudarOs princípios vou decifrarTitio Hedy vai me ensinar

O espaço geográfico tem que analisar

Ritter com AnalogiaLá Blache quem comparava

Causalidade, HumboldtO fato ele explicava

Ratzel meu amigoEstuda Extensão

Atividade é de BrunhesTem também Conexão

Os princípios eu já seiEu tava ficando doido

Bora aprenderPara não errar de novo

Os princípios eu já seiEu tava Ficando doido

Bora aprenderPara não errar de novo (2x)

A extensão vou mapearAnalogia compararConexão interligar

Na causalidade, vou analisar

Ritter com AnalogiaLá Blache quem comparava

Causalidade, HumboldtO fato ele explicava

Ratzel meu amigoEstuda Extensão

Atividade é de BrunhesTem também Conexão

Refrão!! (bis) (4x)