publicaÇÃo - cooperabaete.com.br · pelo menos, o dobro da dele e de sua esposa. o dono da casa,...

8

Upload: dodieu

Post on 28-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PUBLICAÇÃO - cooperabaete.com.br · pelo menos, o dobro da dele e de sua esposa. O dono da casa, que percebera desde o início o equívoco do amigo, entrou no quarto e brincou com
Page 2: PUBLICAÇÃO - cooperabaete.com.br · pelo menos, o dobro da dele e de sua esposa. O dono da casa, que percebera desde o início o equívoco do amigo, entrou no quarto e brincou com

12 de OutubrO a 12 de NOvembrO17PublicaçãO da cOOPerativa dOs PrOdutOres rurais de abaeté e regiãO ltda.2

CNPJ - 16.505.554/0001-80IE - 002.088.863-0042Praça Amador Álvares, 12235.620-000 - Abaeté - MGGeral: (37) [email protected]

COOPERABAETÉ

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Eustáquio Márcio de OliveiraDiretor Administrativo:José Soares dos SantosDiretor Comercial: Rogério Lage de OliveiraConselheiros Vogais: Adelson E. de Campos RamiroEugênio Antônio da Costa Filho Geraldo Magela de Carvalho Jr.Guilherme A. Pereira Mendes

CONSELHO FISCAL

Abaeté - R. Francisco Antônio Rodrigues, 90 - (37) 3541-5456

Paineiras - R. Orestes Cordeiro, 69 Fone (37) 3545-1014

Biquinhas - R. Goiás, 1015 Fone (37) 3546-1145

Morada Nova de MinasAv. Arnaldo Xavier Cordeiro, 231Fone (37) 3755-2119R. João Dayrell P. Ferreira, 518 B Fone (37) 3755-1273

FILIAIS:

Jornalista Responsável: Christiane Ribeiro - MTb 4815/MGIMPRESSÃO: Gráfica Imprima TIRAGEM: 2.800 exemplares

Publicação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e

Região Ltda.

Geraldo Fernandes DamacenaNewton de Sousa Lino FilhoSilvano Lourenço da SilvaSuplentes:José Pereira dos SantosMarcelo José Oliveira Maciel “Comecei a traba-

lhar na Cooperabaeté Biquinhas em 2006 como repositora de mercadorias.

Em 2008, fui pro-movida a operadora de caixa, sempre trabalhando com res-ponsabilidade e se-riedade, para atender bem nossos clientes.

Sou muito feliz por fazer parte desta Fa-mília Cooperabaeté e agradeço muito a oportunidade que me deram, juntamente com os diretores, ge-rente e colegas de trabalho”.

Com a palavra, a COLABORADORA

EM DESTAQUE do mês de

setembro 2017:

Cristina Maria dos Reis, operadora

de Caixa no Supermercado da

Cooperabaeté em Biquinhas

Neste mês de outubro, a mensa-gem que transmitimos aos associa-dos e clientes é de otimismo respon-sável. Em primeiro lugar, baseado na real esperança de que a crise já esteja em sua fase final e que logo o mercado interno volte a crescer, para que o nosso principal produto, o leite, recupere o seu preço justo, que pos-sibilite remunerar melhor o nosso tra-balho e o nosso investimento.

Embora ainda cedo, queremos também acreditar que a estação de chuvas dos próximos meses seja mais generosa do que as últimas vi-vidas em nossa região.

Também em outubro, estamos co-memorando o Dia das Crianças, outro motivo de otimismo e esperança para a nossa Nação, que vive, sem dúvida um momento de profundas mudanças em sua estrutura.

A Cooperativa Somos Todos Nós.

É tempo de semear e renovar esperanças!

Ana Luísa e Gabrielly Cristine, filhas de Josi Graziele e Salmo Roberto de Oliveira

CRIANÇAS DA CAPA:

Bruno Gabriel e Maria Clara, filhos de Jéssica Noronha Leite

e David da Fonseca Andrade

Maria Gabriela, filha de Joyce de Oliveira Barros e Amaro Felipe Gomes Filho

Isadora, filha de Josiana de Oliveira Barros e Renato Aparecido de Castro

Luis Otávio, filho de Juliana de Oliveira Barros e Marcelo José de Oliveira Maciel.

Ana Laura, filha de Josiana e Renato.

Os quatro últimos são netos do cooperado Antônio José de Barros Neto

(Tonho Leiteiro).

Através deles, a Cooperabaeté presta uma homenagem a todas as crianças desta

grande Família Cooperabaeté.

Page 3: PUBLICAÇÃO - cooperabaete.com.br · pelo menos, o dobro da dele e de sua esposa. O dono da casa, que percebera desde o início o equívoco do amigo, entrou no quarto e brincou com

3Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de outubro a 12 de Novembro17

Eustáquio Márcio de Oliveira

Perdido na NoiteMeu primo Marquinho, de Unaí, e seus

amigos gostam muito do jogo de truco. Costu-mam realizar rodadas desse jogo nos fins de semanas, nas residências dos integrantes do grupo. Nessas ocasiões, além de organizar verdadeiros torneios, também fazem um bom churrasco e tomam umas cervejas geladas, para ficar mais animados e intensificar as dis-putas do carteado que, pelas suas caracterís-ticas, é um evento de muita alegria e gritaria.

Ninguém daquela turma costuma exage-rar na bebida, todos bebem apenas social-mente. Meu primo nem tem uma vida social muito intensa.

Mas, no dia do acontecimento que eu vou contar aqui, quando eles estavam na casa de um amigo fazendeiro, como ninguém iria voltar para casa, já que ficariam hospedados na fazenda, o consumo da bebida foi mais in-tenso e alguns jogadores ficaram um pouco “passados”, em razão dos efeitos do álcool.

O Marquinho, que é mais sensível à bebi-da, ficou mais fragilizado, ou chapado, como se diz na gíria de boteco, e decidiu ir para a cama antes da rodada final do truco.

A casa da fazenda era muito grande, os quartos eram muitos e ficavam localizados num extenso corredor. O primo seguiu dis-cretamente à procura de sua esposa, Carina, que já se recolhera mais cedo.

Depois de fazer uma contagem rápida das portas, para localizar o seu aposento, o jovem jogador entrou, não acendeu a luz e, sem a capacidade normal de observação, em razão do estado de embriaguez, tirou os sapatos e se jogou na cama, onde a mulher estava dor-mindo.

Assim que deitou, o Marquinho procurou abraçar a mulher e, como ela se recusava a uma aproximação, ele reclamou: “Carina, por que você não quer fazer conchinha comigo hoje”?

A mulher, calmamente, respondeu: “por-que eu sou a Maria e não a Carina”. Resumo da opera: ele havia errado o quarto e deitado na cama do casal anfitrião, cuja idade era, pelo menos, o dobro da dele e de sua esposa.

O dono da casa, que percebera desde o início o equívoco do amigo, entrou no quarto e brincou com o meu primo: “Marquinho, se você não fosse meu amigo, eu até poderia aceitar essa troca com você. Mas, por causa dessa amizade, eu me recuso a fazer esse negócio. Levante e vá para o próximo quarto, onde está a sua esposa”.

O constrangimento foi tanto, que o efeito cerveja desapareceu na hora e o rapaz se le-vantou, pediu mil desculpas e foi para o seu quarto.

No dia seguinte, no café da manhã, todos da casa já sabiam do acontecimento, e a his-tória virou um grande motivo de brincadeira e gozação entre os amigos.

No último mês de setembro, tive a oportunidade de participar de uma missão técnica internacional organizada pela OCEMG, com des-taque para a participação na Space 2017, em Rennes, na França.

O evento é promovido pela En-terprise Europe Network (França), por meio da Câmara de Comércio e Industria da Bretanha, que é a região onde está situada a cidade de Rennes.

A Space é uma exposição in-ternacional de pecuária diversifi-cada, que trata, principalmente, da criação de bovinos de corte e de leite, de aves, suínos, coelhos e caprinos, além de ser também um show de agricultura profissional, com foco na produção de alimentos destinados à indústria gerada pela pecuária.

Mas a feira não é apenas a ex-posição de produtos, equipamentos e animais. São destacados também as grandes novidades tecnológicas e genéticas para fazer face às ne-cessidades e aos desafios do setor agropecuário e da agroindústria.

Em razão do rigor das exigên-cias das normas de proteção ao

meio ambiente na Europa, a Space apresenta soluções em sistemas de tratamento e destinação de efluentes da pecuária.

Nesse sentido, um destaque in-teressante é o modelo de associa-ção de pequenos produtores rurais, que se unem para a aquisição, em grupos, de equipamentos e veícu-los apropriados à coleta e distribui-ção segura dos dejetos, que são reaproveitados como fertilizantes. Isoladamente, os pequenos pro-dutores não teriam condições de adquirir nem de manter tais má-quinas, em razão do seu elevado custo.

A Feira recebe expositores de toda Europa e visitantes de todos os continentes, porque é um dos mais importantes eventos dessa natureza no mundo.

Além da participação nessa grande mostra do agronegócio eu-ropeu, tivemos oportunidade de re-alizar uma visita de negócios a uma central de cooperativas, em Paris. Trata-se a In Vivo, que é a união de 223 cooperativas agrícolas, que re-únem 300.000 agricultores.

Em 2016, o grupo In Vivo mo-

vimentou mais de cinco bilhões de euros, nos trinta países em que está presente, inclusive, no Brasil, onde trabalha, principalmente, na produção de sementes de soja e no ramo de alimentação animal.

A origem dessa gigantesca central está baseada na união de duas cooperativas agropecuárias do ramo leite. Atualmente, o leite e produtos lácteos em geral repre-sentam apenas 20% dos negócios do grupo.

A grande arma dessa corpora-ção é a diversificação de seus pro-dutos e a sua vocação para expan-dir os seus negócios pelo mundo, seja pela aquisição de empresas e plantas industriais, seja pela asso-ciação a outros grupos.

O grande aprendizado nessas duas visitas é a reafirmação da constante necessidade da busca de novas tecnologias, da impor-tância do conhecimento de outras realidades do nosso ramo de ne-gócio e, principalmente, no caso das cooperativas agropecuárias, as vantagens da diversificação dos ramos de atuação, como forma de garantir a sustentabilidade.

Cooperabaeté participa de MISSÃO TÉCNICA INTERNACIONAL

Eustáquio Márcio de Oliveira

Page 4: PUBLICAÇÃO - cooperabaete.com.br · pelo menos, o dobro da dele e de sua esposa. O dono da casa, que percebera desde o início o equívoco do amigo, entrou no quarto e brincou com

12 de OutubrO a 12 de NOvembrO17PublicaçãO da cOOPerativa dOs PrOdutOres rurais de abaeté e regiãO ltda.4

A Cooperabaeté, em parce-ria com a empresa Supra, parti-cipou ativamente do 1º Festival da Tilápia em Morada Nova de Minas, realizado entre os dias 07 a 09 de setembro.

Com vários shows, pratos à base de tilápia e estandes de vários fornecedores, o evento, realizado numa parceria entre o setor público e privado, foi um sucesso total.

Morada Nova já se destaca como a maior produtora de tilá-pia do estado de Minas Gerais, a quarta do Brasil e tem pers-pectivas de crescer ainda mais nos próximos anos.

Fechando com chave de Ouro o Dia de Cooperar 2017, dias 15 e 16 de setembro, fo-ram realizados mais dois ca-samentos comunitários, numa parceria entre o Cartório Vilhe-na de Registro Civil, Coopera-

baeté, Sicoob Credioeste, Sa-colão Catalão, Rotary e Lions Clube de Abaeté.

Desde 2008, 420 casais do município já foram beneficia-dos por esta ação social, em 17 eventos liderados pelo Cartório

Vilhena. Muitos desses casais já moravam juntos há anos, com filhos e até netos, mas não tinham condições financeiras para oficializar a união.

Este ano, a Cooperabae-té foi uma das patrocinadoras

dos dois jantares oferecidos para cerca de 800 pessoas, no Rotary e no Lions Clube de Abaeté, para a celebração e comemoração de 27 casa-mentos comunitários. Esse investimento ilustra um pouco

do trabalho desenvolvido pe-las cooperativas em prol do desenvolvimento sustentado das suas comunidades, o bem--estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas nas suas áreas de atuação.

Desde o início do ano, o veterinário Sérgio Augusto da Costa Oliveira participa de um treinamento promovido pela Embrapa Gado de leite em Co-ronel Pacheco e Juiz de Fora, representando a Cooperabae-té. “Agradeço por esta oportu-nidade única e muito rica. Foi muito bacana conhecer pesso-as novas, tecnologias diferen-tes e estar junto da Embrapa, a maior empresa de pesquisas do Brasil, que promove um apren-dizado espetacular”, define.

Único representante de Aba-eté e da região no treinamen-to que reuniu 23 pessoas de Minas Gerais, Rio de Janeiro,

Cooperabaeté patrocina Casamento Comunitário

Parceria Cooperabaeté & Embrapa Gado de Leite, na formação de cooperados e técnicos

Marcando presença no 1º Festival de Tilápias de Morada Nova

A Cooperabaeté entrou no mercado de piscicultura há aproximadamente um ano e

hoje atua com vendas de ra-ções da empresa Supra, me-dicamentos, arames para tan-

ques e outros acessórios. A Cooperativa aproveita

este espaço para parabenizar

Morada Nova de Minas pelos seus 165 anos, comemorados no dia 17 de setembro.

Paraná e Espírito Santo, Sérgio já concluiu sua formação nas aulas presenciais e agora com-plementa o curso com palestras on line semanais.

A grade curricular do curso, que alia teoria e prática, inclui disciplinas como qualidade do leite e boas práticas de or-denha; manejo de solo, água,

planta e pastagens; produção de milho para silagem; nutrição animal; suplementação volu-mosa na seca; melhoramento genético animal; manejo repro-

dutivo e sanitário do rebanho; controle de endo e ecto parasi-tas; gerenciamento econômico e planejamento da propriedade, dentre outras.

Sérgio, na formatura, entre William Fernandes e Paulo Martins, da Embrapa Gado de Leite, Renato Nobile e Fernando Pinheiro, da OCB.

Ao lado dos pais, João Carlos e Adriana, na Fazenda Vai-Vem, onde já coloca em prática o que aprendeu no treinamento.

Fotos Cine Foto Centenário

Fotos Vantage Drones

Page 5: PUBLICAÇÃO - cooperabaete.com.br · pelo menos, o dobro da dele e de sua esposa. O dono da casa, que percebera desde o início o equívoco do amigo, entrou no quarto e brincou com

5Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de outubro a 12 de Novembro17

PÃO RECHEADO Amasse 1 colher de fermento de padaria com 1 colher de açúcar refinado.

Acrescente: . 3 ovos. 3/4 copo (americano) óleo. 1 copo de leite. sal . farinha de trigo até o ponto de enrolar (mais ou menos 700 grs)Amasse com as mãos até soltar da mão.

Divida a massa em 3 partes. Abra com um rolo e recheie com presunto ralado e mus-sarela ralada, milho, passas, azeitonas ou frango desfiado com um bom molho. Enrole como pão ou use sua imaginação.

BOLO DE IOGURTEBata no liquidificador:. 1 copo de iogurte natural (200ml). 1/2 copo de óleo. 4 ovos. 2 copos rasos de açúcar. 2 copos de farinha de trigo. 1 colher de pó royal. 1 pitada de sal

Asse no forno médio por, mais ou menos, 30 minutos.

Para os diabéticos ou que fazem regime, pode substituir por ingredientes diet. PS: As medidas são no copo de iogurte.

SUFLÊ DE ALHO PORÓ. Coloque numa panela 1 colher cheia de manteiga e 3 dentes de alho. Leve ao fogo e deixe dourar um pouco. Acrescente 1 litro de leite e engrosse com 6 colheres cheias de farinha de trigo (dissolvida no leite e passada na peneirinha). Coloque o sal.

. À parte, faça um refogado com 2 talos de alho poró. Deixe esfriar.

. Depois de frio, coloque no creme refogado de alho poró, 1 xícara de queijo ralado e 2 gemas. Mexa bem.

. Por último, coloque 2 claras em neve e meia xícara de queijo ralado por cima.

. Leve para assar (mais ou menos 25 minutos).

Confira as receitas de D. Zélia de Sousa Lino

A paixão pelo meio rural surgiu na infância. Desde então, o cooperado Elmo Alves Neto, da Fazenda Ex-trema, em Biquinhas, dedi-ca-se à atividade que, hoje, além de quase todos os fi-lhos, começa a conquistar a terceira geração da família.

Aos 69 anos de idade, ele ainda levanta, todo dia, às 3 horas da manhã, não importa se é sábado, domin-go ou feriado. “E tem dias que a gente só para às 8 ou 9 da noite”, ressalta.

O trabalho como pro-dutor de leite teve início há cerca de 40 anos e registra um crescimento exponen-cial. Atualmente, a Fazenda Extrema produz 4.500 litros de leite/dia, média bem di-ferente daquela de quando tudo começou. “Tirava 5 litros, com umas 10 vaqui-nhas. Sabe como eu man-dava leite pra Cooperativa? Nessas latinhas de tinta pra pintar casa, de 5 litros. Meu pai que levava pra mim. Foi muito tempo assim. E o gado nem era meu, era de socie-dade”, recorda.

Seu Elmo conta que co-meçou a trabalhar na roça ainda na infância, juntamen-te com os irmãos, para aju-dar o pai, José Alves Neto, que tinha problemas de saú-de. Quando se casou com a grande companheira Alacy, o casal alugou um pedaço de terra, onde cultivou la-vouras por três anos. “Ven-di a safra e comprei um bar em Biquinhas. Ficamos na

cidade por nove anos, mas depois voltamos e estamos na fazenda até hoje, sem intenção de sair. Fiquei mais um tempo plantando arroz, milho e algodão, mas estava difícil arrumar mão-de-obra e eu passei só para o leite. Tem umas fases boas, ou-tras mais ou menos, outras muito ruins, mas assim vai”, ressalta o produtor que, em 1979, passou a produzir o próprio gado, com insemi-nação artificial. “Hoje, é tudo cria daqui”, orgulha-se, apontando para o rebanho de aproximadamente 500 cabeças, sendo 200 vacas em lactação.

A parceria com a esposa Alacy foi sempre essencial. “Antes, só eu e a mulher que tirávamos o leite. Tem pouco tempo que arrumei peão. Ela levantava comigo duas horas da manhã e ia para o curral. Depois que acaba-va de tirar o leite, ela trata-va dos bezerros e ia fazer o almoço. Mas foi pesando demais, porque não dava nem prazo de fazer comida”, recorda. “Foi assim, em fa-mília, por uns 20 a 30 anos. Já tiramos 4 mil litros por dia, só nós dois”, completa

Os quatro filhos, Idemar, Charles, Keyla e Cleidinei, cresceram trabalhando na fazenda e somente o ca-çula não quis continuar na lida na roça. “O Cleidinei já formou em Enfermagem e está estudando Medicina. A Keyla mora em Biquinhas, é casada e tem os meninos

A trajetória de um cooperado modelo de disposição, coragem e união familiar.

dela, mas sempre vem ajudar a mãe, principalmente nos trabalhos de casa. O Charles comprou caminhão, retroesca-vadeira, tem o trabalho dele, mas sempre ajuda nos inter-valos. E o Idemar fica direto aqui, chega todo dia às 3 ou 4 da manhã”, conta.

Dos cinco netos, pelo me-nos um deles já compartilha a paixão do avô pelo campo. “Os outros estão pequenos, mas o Bruno, de 17 anos, gosta de-mais. Ele opera as máquinas, dirige trator, faz tudo rapidão. A avó morre de medo dele largar a escola por causa do serviço aqui. Ele vem, traba-lha um pouco, vai pra escola e de tarde volta pra ajudar mais. O pai dele, Idemar, também era assim. Desde pequeno, ajudava a mãe a cortar capim, passava o motor e ia correndo pra escola. Tinha dia que não tinha nem prazo pra almoçar. De tarde, voltava e ajudava a arrumar tudo, enquanto eu fi-cava na roça”, compara.

Atualmente, cinco pessoas estão envolvidas no trabalho de produção de leite, duas na ordenha, duas no trato e a esposa, que sempre dá um suporte.

A lavoura de milho, em fase de plantio, totaliza 67

hectares. “Fazemos duas sa-fras, porque, quando eu planto a roça, jogo semente de bra-quiária. Estamos colhendo em média de 45 toneladas para silagem. Quando corto o milho, planto mombaça. Ela fica grande e a gente corta de novo, são sempre duas colhei-tas”, explica o produtor.

Em todo esse processo, ele conta com assistência técnica da Cooperabaeté, através do engenheiro agrônomo Eduar-do Póvoa, responsável pela análise de solo, regulação de plantadeira e toda a tecnolo-gia da chamada agricultura de precisão. Para o próximo ano, Seu Elmo espera aumentar a área da lavoura. Acaba de ad-quirir um novo terreno na beira da represa, onde vai instalar pivôs de irrigação.

Associado da Cooperaba-eté há cerca de 40 anos, Seu Elmo viu de perto o cresci-mento da cooperativa, aliado também a seu desenvolvi-mento como produtor. “Do jei-to que era antes pra hoje, nem tem jeito de comparar. É uma diferença muito grande! Nós crescemos juntos. E eu bata-lhei, viu? Trabalhei muito. Se Deus quiser, quero continuar associado por muitos anos mais”, finaliza.

Na foto, tirada há 20 anos, Seu Elmo e D. Alacy ao lado dos quatro filhos, todos companheiros de trabalho na fazenda

cuja produção de leite subiu de 5 para 4.500 litros dia.

A tradição familiar continua especialmente com o neto Bruno, em parceria com a Cooperabaeté.

Page 6: PUBLICAÇÃO - cooperabaete.com.br · pelo menos, o dobro da dele e de sua esposa. O dono da casa, que percebera desde o início o equívoco do amigo, entrou no quarto e brincou com

12 de OutubrO a 12 de NOvembrO17PublicaçãO da cOOPerativa dOs PrOdutOres rurais de abaeté e regiãO ltda.6

SERVIÇO DE COLETA DE AMOSTRAS CLINICALOG

COMUNICADO

Agora você já conta com mais uma opção para enviar suas amostras para a Clínica do Leite, o serviço de coleta de amostras “ClinicaLog”.

A COOPERABAETÉ é o seu ponto de apoio em Abaeté, onde você poderá deixar as suas amostras para serem coletadas.

As próximas coletas já estão agendadas:

Observações:

As amostras deverão ser entregues no dia anterior à data agendada para coleta das amostras pelo serviço ClinicaLog.

O serviço de transporte de amostras é gratuito.

Mês Dia

OUTUBRO13/10/2017

20/10/2017

NOVEMBRO13/11/2017

20/11/2017

VENDEM-SE:- UMA FAZENDA para aluguel de gado, a ne-gociar, de 155 hc, for-mada. Beira de repre-sa. 10 km de Paineiras. 10 km dos Patos do Abaeté.- UMA ORDENHA 3 conjuntos da delaval- UM TANQUINHO de expansão de 1000L Frigomor.Tratar: (31) 99641-6432 (Ricardo Morato)

VENDEM-SE 90 HEC-TARES na beira do Rio São Francisco: (31) 3396-9372 / 98606-1518 / (31) 97186-7030 (Nicolau)

VENDE-SE UM TER-RENO de 44 hectares: (37) 99952-3388

VENDEM-SE DOIS R E P R O D U T O R E S registrados: um Ta-bapuã (4 anos) e um Guzerá (3 anos): (37) 99969.3100 (Luiz)

VENDE-SE UM BOI GUZERÁ de 3 anos registrado, provenien-te Faz. Santa Helena, Bom Despacho e um TOURINHO HOLAN-DES 24 meses: (37) 99967-4109 (Guilher-me Mendes)

VENDEM-SE 15 NO-VILHAS Girol de 12 a 24 meses e 01 ENSI-LADEIRA Pinheiro PP-47 e motor 7.5 CV: (37) 99968-3057 (Pereba)

VENDEM-SE 60 VA-CAS girolando 3/4 e 7/8: (37) 99906-4667 (Elmo)

VENDEM-SE OR-DENHA desmontada 3 conjuntos delaval, TANQUE 1000L Frigo-mor e 4 HA DE SILO DE SORGO em Painei-ras: (31) 99641-6432.

VENDE-SE SILAGEM de Milho - Fazenda Jataí: (37) 99969-5063 (Nengo)

VENDE-SE CARRETA de 1 eixo para trans-porte de equinos: (37) 99837-9529 (Luciano)

VENDE-SE CANA for-rageira: (37) 99946-0993

VENDO LOTE de 420 m, na Rua Padre Vital, Bairro Amazonas: (37) 99969-3092 / 99931-3267

VENDO OU ALUGO CASA na Praça Frei Mario, 78: (37) 99969-3092

VENDO LOTE 12/30 m2, no bairro Simão da Cunha: (37) 99988-326

VENDE-SE APARTA-MENTO em BH, Bairro Lourdes: (37) 99906-4556 (Valdir)

VENDO DOIS LOTES juntos área total 780 m2: (37) 99988-3260

VENDE-SE CASA no Bairro Amazonas: (31) 986112954 ou (37) 999346426 (Dora)

VENDE-SE IMÓVEL no Bairro São Pedro com dois salões de comércio. OU TROCA--SE POR SÍTIO: (37) 99955-1497 (Dila)

VENDE-SE APARTA-MENTO em BH, Bairro Coração Eucarístico, 3 quartos, suíte 2 va-gas na garagem: (31) 99919-2408 / (37) 99953-3358

VENDO LOTE de 360 m2 rua Oscar Viana: (37) 98800-1292 / 998661292

VENDE-SE APARTA-MENTO de 4 quartos, em frente a Isavel Veículos: (37) 99955-8127 / 99857-7412

Vendo lote 360 metros na rua Oscar Viana: (37) 99982-6679 (Tar-cisio)

MEDIÇÕES E DIVI-SÕES de fazendas, loteamentos e geor-referenciamento: (37) 99965-9027 Pereira Engenheiro

CALÇAMENTOS em fazendas, ruas e estra-das, venda e plantação de grama baiana: (37) 99956-4848 / 98814-8544 (Vando Pedra Azul).

Produtor Itambé,

Algumas das principais causas que podem levar aocorrência de resíduos de antibióticos no leite :

• Não observação do período de carência do antibiótico; • Falha na identificação de animais tratados • Descarte de leite de apenas um quarto tratado• Uso de produtos de vacas secas para tratamento de vacas em

lactação• Falta de registros precisos dos tratamentos• Utilização dos medicamentos em desacordo com as

recomendações de bula e do médico veterinário

Produtor, não corra risco!

Quer saber como garantir a qualidade do leite produzido na sua fazenda? Confira o artigo da seção Qualidade em Foco na Revista Produtor Itambé desse mês!

Talita RibeiroSupervisora de Projetos e

Qualidade da CCPR/Itambé

SERVIÇO DE COLETA DE AMOSTRAS CLINICALOG

COMUNICADO

Agora você já conta com mais uma opção para enviar suas amostras para a Clínica do Leite, o serviço de coleta de amostras “ClinicaLog”.

A COOPERABAETÉ é o seu ponto de apoio em Abaeté, onde você poderá deixar as suas amostras para serem coletadas.

As próximas coletas já estão agendadas:

Observações:

As amostras deverão ser entregues no dia anterior à data agendada para coleta das amostras pelo serviço ClinicaLog.

O serviço de transporte de amostras é gratuito.

Mês Dia

OUTUBRO13/10/2017

20/10/2017

NOVEMBRO13/11/2017

20/11/2017

Page 7: PUBLICAÇÃO - cooperabaete.com.br · pelo menos, o dobro da dele e de sua esposa. O dono da casa, que percebera desde o início o equívoco do amigo, entrou no quarto e brincou com

7Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de outubro a 12 de Novembro17

Contagem de Células SomáticasPRODUTOR (MATRÍCULA) CCS

Contagem BacterianaPRODUTOR (MATRÍCULA) CBT PRODUTOR (MATRÍCULA) % PROTEÍNA

Porcentagem de Proteína Total Porcentagem de Matéria GordaPRODUTOR (MATRÍCULA) % GORDURA

Geraldo Donizete Mendes (4638)Geraldo Magela de Noronha (173)Geraldo Evando Pereira (242)Lacerdino Barbosa da Silva (3559)João Carlos de Oliveira (670)Elismar Noronha Lima (3459)Geraldo Magela de Carvalho Jr (3592)Paulo Roberto F Andrade (2066)José Nazareno Soares (3007)José Soares dos Santos (4054)Sebastiao José de Freitas (3573)Ismênia de Oliveira Martins (190)Antônio do Carmo Fróes (301)Antônio Carlos da Costa (218)Antônio Oliveira da Costa (2412)Antônio Olímpio M Sousa (4496)Luiz Alberto de Oliveira (811)Maria José de Sousa (4540)Fabio Eugênio Lemos Costa ( 441)Ildeu José Ferreira (235)Alexandre de Souza Valadares (276)Oscar Ferreira Maia (3579)Luiz Carlos de Araújo (683)Newton de Sousa Lino Filho (1700)Antônio Noronha de Lima (4447)Douglas Marques de Lima (397)José Paulino Nunes (2194)Atamir Ramiro de Campos (3452)Luiz Antônio Arruda Filho (1725)João César da Cunha Sobrinho (1574)

2.0003.4643.8734.0004.5834.6904.6904.8995.0005.4775.9166.3256.9287.0007.0007.4837.4837.4837.9378.4858.7758.7759.4879.950

10.19810.19810.24710.39210.39210.583

78.486105.717112.872119.950120.175123.972133.966134.633135.455138.892140.414144.586149.345161.861164.463164.964174.000175.716177.279184.418187.419207.123209.399212.238212.238221.982223.405225.858226.738228.808

Carlos Pereira Bueno (3169)José Gonçalves Rios (2062)Geraldo Mendes Morato Filho (0452)Douglas Marques de Lima (0397)Ildeu José Ferreira (0235)Aluísio Pereira Dayrell (0356)José Maria da Silva (3522)Newton de Sousa Lino Filho (1700)Célio Rodrigues César (0214)Carlos Antônio de Andrade (3125)Elismar Noronha Lima (3459)Geraldo Magela de Carvalho Jr (3592)Enivaldo M de Sousa e Outra (4464)Geraldo Donizete Mendes (4638)Luiz Carlos de Araújo (0683)Fábio Eugênio Lemos Costa (0441)José Ronaldo Pereira (3560)José Teófilo Pereira (2059)Ricardo Teófilo Pereira (3174)Luiz Antônio Arruda Filho (1725)Valdir Vicente de Sousa (3078)Pedro Francisco Neto (4523)Evandir Ferreira (1556)Atamir Ramiro de Campos (3452)José Lino da Cunha (1577)Francisco e Valadares (3764)Ricardo Macedo Valadares (0406)Carlos Eloi Gomes Ferreira (0486)Eloi Dias Ferreira (0621)José Júlio de Faria (0266)

3,743,703,653,623,593,593,553,543,533,513,493,493,493,463,463,453,443,443,443,443,433,423,423,423,423,413,413,413,413,41

Douglas Marques de Lima (0397)Célio Rodrigues César (0214)Carlos Pereira Bueno (3169)Geraldo Mendes Morato Filho (0452)Guilherme A. Pereira Mendes (0962)João Carlos de Oliveira (0670)José Gonçalves Rios (2062)Saulo Aparecido de Faria (0436)Ari José da Cunha (1530)Pedro Francisco Neto (4523)Alexandre de Souza Valadares (0276)Agroville Agricultura e Empr (4641)João Eustáquio de Lima (3130)Carlos Antônio de Andrade (3125)José Maria da Silva (3522)José Edivaldo de Faria (0439)Agroville Agricultura e Empr (4641)Helena Maria de Oliveira Alves (0181)Ildeu José Ferreira (0235)Vilma Cândida de Oliveira (3509)José Paulino Nunes (2194)Cerenita Cézar da Cunha (0402)Antônio Noronha de Lima (4447)Antônio Olímpio M Sousa (4496)Maria José de Sousa (4540)Elismar Noronha Lima (3459)Geraldo Magela de Carvalho Jr (3592)Edvar Morato (4018)Arlete Lemos da Costa (0213)Diany Alves Mendonça (0430)

4,454,434,394,384,384,344,304,304,304,284,284,284,264,254,244,234,234,224,194,194,184,174,144,124,124,104,104,104,084,08

Aloísio Antônio Cunha (3429)Altamir José T Sousa (3216)Isaelmon César Damasceno (4110)Altivo Rodrigues Pereira (4234)Geraldo Magela de Noronha (0173)Valdir Ferreira de Andrade (2003)José Maria da Silva (3522)João César da Cunha Sobrinho (1574)Júlio Ricardo Ferrão (2117)Antônio do Carmo Fróes (0301)Geraldo Donizete Mendes (4638)Célio Rodrigues Cesar (0214)Marco Antônio Arruda (0677)Cerenita Cezar da Cunha (0402)Geraldo Evando Pereira (0242)Edvar Antônio Eloi (2522)Valdemar Pereira da Silva (3520)Valdir Vicente de Sousa (3078)José Vieira de Moura (3657)José Ezequiel de Oliveira (2112)Adelson e Campos Ramiro (3157)João Carlos de Oliviera (0670)Celcino José Ribeiro (4441)Ismênia de Oliveira Martins (0190)Ildeu Alves de Sousa (0002)José Romeiro de Menezes (0093)Luciano Gonçalves de Oliveira (0550)Pedro Francisco Neto (4523)Hélio Augusto Botelho Vilas (3422)José Soares dos Santos (4054)

DESTAQUES NA QUALIDADE DO LEITE SETEMBRO 17

Parabéns aos Campeões em Qualidade

Pela terceira vez este ano, o cooperado Geraldo Donizete Mendes foi o campeão na Contagem Bacteriana em setembro, com 2.000 ufc/ml.

Ele foi o destaque na qualidade do leite em junho e agosto.

Repetindo os bons resultados de fevereiro, abril e maio, o cooperado Aloísio Antônio Cunha ficou em primeiro lugar na

Contagem de Células Somáticas, com 78.486 ccs/ml.

0

Page 8: PUBLICAÇÃO - cooperabaete.com.br · pelo menos, o dobro da dele e de sua esposa. O dono da casa, que percebera desde o início o equívoco do amigo, entrou no quarto e brincou com

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia

Melhor desempenho

Maior eficiência alimentar

Ótimo custo benefício

Alta energia