psio 1 - estressado.com portugues... · meditação (em posição sentada) atenção em repouso...

15

Upload: phungnga

Post on 13-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PSIO 1.1O PSIO é um par de óculosadaptado com um MP3 player egerador de estímulos coloridos

.

O efeito PSiOComo funciona?

3 ações operam tantosimultaneamente comoem partes

- Luz colorida

- Ritmos audiovisuais

- Vozes

RelaxamentoMeditação

PerformanceMúsica

Como Funciona?

As cores estimulam sua mente ecolocam seu pensamento em ‘pausa’.Durante sessões longas, sua atençãocoloca sua mente primeiramente em umestado flutuante e em seguida dedescanso.

Sugestão (Em posição deitada)

Me

dit

ão

(Em

po

siç

ão

sen

tad

a)

Atenção emrepouso

AltaAtenção

AtençãoNormal

Ate

ão

Flu

tua

nte

Sono semAtenção

Bem vindo ao PLANETA PSIO!

Há um novo mundo de aplicações disponíveis para os clientes PSiO. Recentemente, a Nasa comprou o PSiO paracontrolar o stress da equipe de engenharia. O PSiO é um novo dispositivo em forma de óculos cheio decomponentes de alta tecnologia que emitem luz colorida e som pulsante.

São aplicações para o seu bem-estar e um retorno ao equilíbrio em um mundo em constante mudança. Mas não ésó isso!

Há quatro famílias de aplicações do PSiO e, de certa forma, quatro estados de mente para seu uso:

- Relaxamento- Meditação- Performance- Música

A mente naturalmente segue quatro modos de operação, um pouco parecido como aqueles controlados pelosbotões de uma máquina de vídeo. O resultado é um aumento significativo das capacidades pessoais. Começandocom os quatro níveis de consciência, gerados e mantidos pelo estímulo produzido pelos óculos, existemdezenas de programas com diferentes temas:

PSiO 1.1! A partir deagora disponível naterra!

Por exemplo, gestão de stress para dores de cabeçaEste é uma das muitas aplicações do modo de relaxamento(com vozes sugestivas, música legal e sons da natureza)

Por exemplo, a indução do sonoUma das muitas possibilidades do modo de meditação(por voz, música sugestiva e relaxante)

Criação de um estado que promove a memorizaçãoUma das sete aplicações do modo de performance(com som e luzes coloridas)

Energização com música colorida de Claude ChalleUma aplicação do modo de música. Claude Challe é o criador da gravadora "BuddhaBar" (Música repleta de cores deslumbrantes).

Você deve experimentar o PSiO para entender até que ponto ele leva a mente...a um outro lugar. Em ummundo interior, onde ele interrompe completamente a ruminação mental, ele é, sem dúvida, a novaforma por excelência para se recuperar de forma inteligente e mais rapidamente, independentemente domodo selecionado. Seu único efeito colateral é o denominador comum que todos os estados mentaisgeram (!): isto é, o inegável poder ENERGIZANTE!

O PSiO se diferencia de todos os métodos químicos que eram a única forma de alcançar estes tipos deefeito até hoje. Ele não causa danos e pode ser utilizado quantas vezes forem necessárias. .Comment[PA1]:

O PSiO é resultado das pesquisas realizadas por Stéphane Dumonceau-Krsmanovic em psicologia aplicada aosesporte na Universidade de Bruxelas há 20 anos atrás. Após a concepção de diversos modelos ao longo dosanos (geralmente um console conectado a um par de óculos equipados com diodos vermelhos, um fone deouvido e um CD player), o projeto PSiO foi desenvolvido através de uma nova empresa, a PSYCHOMED.com SA,uma uma aura internacional.

Para a estimulação perfeita através de luzes, a PSYCHOMED trabalhou em conjunto com o laboratório do Prof.Habraken, um professor de Física Óptica da Universidade de Liege. Já conhecido por sua colaboração com ocentro espacial belga (que está fazendo o espelho para o famoso telescópio espacial de James Web), otrabalho do Prof. Habraken e suas muitas patentes de reflexão da luz chamou a atenção da equipe depesquisa da PSYCHOMED. Trata-se de um dispositivo revolucionário, um produto COMPLETO em forma deóculos futuristas. O resultado foi que a PSYCHOMED e a Universidade de Liege decidiram registrar, emconjunto, uma patente internacional para a nova invenção.

Professeur Habraken Stéphane DumonceauConcepteur

Brain TechLeopoldo Kneit

Com 20 anos de experiência clínica em hospitais universitários e quatro anos de pesquisa edesenvolvimento, a PSYCHOMED iniciou o lançamento internacional do PSiO, com Player de MP3Colorido, para uso privado.

O mundo do relaxamento através de som e cor está chegando em nossas casas... !

Estimulação por hormônios e luz

A Adrenalina, a Serotonina e o Cortisol são gerados por meio da estimulação por luz quando está inibindo aMelatonina, Adenosina e Orexina (hormônios do sono e do repouso fisiológico). A partir dessas observações, agoraexistem diversas linhas de relógios de luz substituindo os clássicos relógios por sons. Além disso, desde a década deoitenta, o pesquisador percebeu que a falta de luz era uma possível explicação para os problemas de humor.

Inibição da melatonina e espectro de luz

Espectro ideal para a inibição da melatoninaNos anos 2000, o Dr. Brainard estabeleceu com precisão que o espectro de ação ideal da luz para a inibição damelatonina foi entre 460 nm e 485 nm ( = luz azul).

Finalmente, a equipe de Georges Brainard da Thomas Jefferson University, descobriu que entre a luz do espectrocompleto havia a luz azul de 470 nm, a qual possui a mais potente eficácia para a inibição da melatonina, o hormônio dosono. Enquanto o vermelho, laranja e amarelo não tiveram influência sobre essa secreção.

Os ritmos circadianos se elevam e se reduzem como uma ondadurante um dia de 24 horas. Os ritmos desalinhados (exibidos emroxo) podem provocar no relógio corporal uma regulageminadequada dos hormônios nos horários inadequados do dia.

Descoberta do sistema não visual dos olhos para a regulação do ciclo circadiano

Célulasfotorreceptoras daretina humana

A estrutura de detecção de luzdos fotorreceptores aparece emverde brilhante (Vann BennettLab)

Em 2001, o Dr. Brainard e colegas identificaram o espectro deação das luzes como mais eficiente entre 447 e 476 nm. Osestudos subsequentes atualizaram esta região em 460 – 485.

Comprimento da Onda (nm)

Menos Eficiente

Mais Eficiente

Não Efetivo

Sen

sib

ilid

ad

eR

ela

tiva

do

Qu

an

tum

Em 2002, David Berson da Brown Univeristy descobriu o pigmento MELANOPSINA no tecido da retina, bem em frenteàs rods e cons. Esse pigmento era sensível, especificamente, à luz azul. Este pigmento fotossensível, então, transmite aluz para o cérebro por meio de um sistema não visual (oposto ao sistema visual de rods e cons). Esta equipe científicatambém descobriu que este sistema não visual era responsável, ainda, pela regulação do relógio biológico, bem comopelo nível de vigilância e pelo sistema de alerta. Memória, atenção, tempo de reação, prontidão, capacidade deaprendizagem e processos cognitivos todos obtiveram melhor desempenho sob a luz azul. De fato, um estudorealizado pelo Dr. Lehrl e seus colegas na Alemanha mostrou uma melhora imediata no processo de aprendizagem,equivalente a um aumento de 5 pontos no Q.I.

Comprimento de onda dominante do diodo emissor de luz azul do Psio (Osram)

Para conhecimento, os díodos que equipam o PSIO possuem uma luz azul com um comprimento de onda dominante de470nm.

Parâmetro

Símbolo

Valores Unidade

Comprimento da onda em emissões de pico

Comprimento dominante da onda4 (Página 22)

Traduções,para este context, nãoencotradas. Favor verificar.

Comment[PA2]:

.Comment[PA3]:

Potência ideal de luz azul (lux)

Em relação à potência necessária da luz, descobriu-se que níveis muito baixos de luz azul possuem efeito semelhantedo que 50 vezes a intensidade de um espectro de luz completo! A intensidade da luz azul ideal vai de 15 a 18 lux.Um exemplo de supressão de melatonina foi realizado com metade do resultado para uma intensidade de lux 25 vezesmenor:

Potência da azul luz do PSIO (lux)

A medição da luz azul a 470 nm emitida pelo PSIO 1.1 é de 16,2 lux, o que é uma iluminaçãomuito boa para o sistema NV dos receptores fotossensíveis de melanopsina.

Na primeira ilustração, os níveis baixos de azul produzidos aproximadamente duas aresposta ao relógio corporal em comparação a níveis mais altos de luz branca. Asegunda ilustração exibe um aumento dramático na sensação de prontidão quando osistema não visual e azul é estimulado vs. o sistema visual.

Supressão de Melatonina Resposta do Alerta

Medição da iluminação

Resultados medidos Medição do comprimento de onda

Distância de medição: Distância entre asuperfície 2 (olho próximo) do medidor lux e dalente

Nível

Comprimentoda Onda

Dominante

Iluminação(lux)

Instrumento

Condições deMedição Distância da Medição

Modo: Modo de Teste – Azul –Nível 1~4

Aquecimento do LED:

Esfera Integrada

Alargada

Análise do Espectro

Sessões de luz colorida e PSIO

Sessões para despertar, de concentração e criatividade são, portanto, elaboradas com determinado comprimento deonda quando programas de sugestão estão usando cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) que, por um lado, nãopossuem influência na inibição da melatonina e, por outro lado, são as melhores cores que atravessam as pálpebras(sendo admitido que, durante longas sessões de sugestão, após vários exercícios de relaxamento e indução de“esquecimento” da atenção, as pálpebras se fecham automaticamente).

A maioria das sessões de aplicações de "performance" do PSiO pode, assim, ser uma ajuda significativa para estudantesou pessoas de negócios durante um período intelectual intensivo, uma vez que o nível de vigilância pode serestimulado, assim como a criatividade, atenção e concentração. A sessão será realizada durante a manhã, mesmo queainda na cama, antes de acordar totalmente ou depois do almoço, em um profundo cochilo.

Complementarmente, as sessões de “desapego” e as de sugestões de repouso (quando o cérebro cortical estádescansado) propostas na seção "Equilíbrio" podem ser utilizadas como uma solução de recuperação, bem como umestado ideal para melhoria da memorização e do processamento de dados. As sessões serão feitas à tarde ou antes danoite, como uma sessão de relaxamento antes de dormir.

A maioria das luzes artificiais contém muito pouca ou NENHUMA cor azul com comprimento de onda de 470nm. Issoexplica por que as pessoas que trabalham em ambientes fechados e que estão mais expostas à luz artificial podem terdistúrbios do sono e jet lag. O ciclo circadiano é completamente deslocado devido a uma mudança drástica no estilode vida de pessoas que mudaram de uma vida ao ar livre para uma existência interior, fazendo que com que aquantidade média de luz solar recebida em um dia chegue a um nível insuficiente. A Fundação Nacional do Sonodescobriu que 50% dos adultos são incapazes de despertar naturalmente sem um despertador (muitas vezesprogramados para despertar várias vezes).

Os estudos vem mostrando que, para voltar a ressincronizar o relógio biológico, é necessário ser exposto à luz azul por,em média, 15 minutos por dia (de manhã ou à tarde) com sessões de exposição mais longas (15-30 min), ousimplesmente duas sessões por dia, no início. Embora o relógio biológico seja ligeiramente variável de uma pessoa paraoutra, é aconselhável proceder à estimulação pela luz da manhã (por volta das 6 às 8) ou à tarde.

(O site da PHILLIPS ‘www.lighttherapy.com’ oferece um teste para aprimorar o conhecimento sobre o nosso própriorelógio biológico e, consequentemente, entender qual a melhor hora para uma sessão de estimulação por luz)

Parte MédicaNossa tecnologia é tão relaxante que pode ser utilizada para substituir ou reduzir analgésicos e sedativos, que sãonormalmente administrados juntamente com anestesia local ou loco regional para combater o estresse durante umacirurgia. A série de RELAXAMENTO é ideal para as pessoas que irão se submeter a exames dolorosos com diagnósticoincerto, gestantes, pessoas que sofrem de distúrbios do sono, ansiedade e pessoas com problemas de coração,gástricos ou respiratórios. E esta lista não é de modo algum exaustiva!Clínicas de medicina preventiva emMinistérios belgas já adicionaram nossas técnicas ao seu protocolo terapêutico.

Desde 1990, a tecnologia utilizada no PSiO tem sido amplamente utilizada em hospitais na Europa e no exterior (Ásia,EUA, América Latina, etc).

Exemplos de resultados em ambientes hospitalares:

Quartos de recuperação

Em Julho de 1994, nossa tecnologia foi utilizada na sala de recuperação de um hospitaluniversitário, em Bruxelas. 94% dos pacientes pediram mais! Dados os excelentesresultados, os gastos com equipamentos de relaxamento dobrou em dezembro de 1994,apenas seis meses após a compra inicial. "Parte da dor pós-operatória e das complicaçõessão diretamente causadas por ansiedade", relata o médico-chefe! A taxa de vômito, quecostumava ser de, em média, 35% a 40%, caiu para 12%! As complicações cardíacaspassaram de 14,4% para 2,3% e as complicações respiratórias caíram de 6% para 0,3%!Considerando tudo, 25% dos pacientes sofrem menos!"(Le Vif l'Express, edição de 4 de Novembro de 1994)

Laboratório do Sono

A estimulação audiovisual foi utilizada para tratar distúrbios do sono. É umaexcelente ferramenta para laboratórios do sono, pois permite que os pacientesesvaziem suas mentes e adormeçam suavemente.(Laboratório do Sono, Dr. H., Hospital Universitário de Bruxelas)

Anestesia loco regional

"Em 1989, o Dr. Diebold (cirurgião) e o Dr. Litchinko (anestesista) foram os primeiros a introduzir anossa tecnologia antiestresse em cirurgias. A experiência deles abrangeram mais de 10 miloperações, nas quais 96% dos pacientes abraçaram, de maneira entusiástica, a técnica. Comoresultado, as doses de analgésicos e sedativos passaram a serem menores na anestesia. Em algunscasos, sequer foram necessários!" (RTL TOP SANTE, Fevereiro de 1994). O Dr. Lisoir e o Dr. Litchinkoprojetaram três gravações de RELAXAMENTO para serem ouvidas antes, durante e após a operação."Houve um nível geral de satisfação:- Pacientes sentiram-se bem antes, durante e após a operação.

- Os cirurgiões puderam operar sem serem perturbados por movimentos bruscos causados pelodesconforto do paciente.- O anestesista contribuiu para o bem-estar do paciente por meio da redução das doses defármacos tóxicos. Ele enriquece a relação terapêutica, antes e durante a operação.- As estadas em hospital são mais curtas, pois os pacientes passam por menos complicações pós-operatórias.(Dr. Litchinko " SAVOIR PLUS SANTE", um programa de TV por André Decloset, France2, 1995)

Odontologia

"Com a estimulação audiovisual, a atenção do paciente é desviada do procedimento bucal. O tempoparece passar mais rápido e há menos ansiedade e dor. O dentista pode trabalhar sem se preocuparcom exame minucioso do paciente."(Dentista L., Bruxelas (Relatório sobre 55 pacientes, Maio de 1995)

Medicina preventiva

- A estimulação audiovisual é uma excelente ferramenta antiestresse. Os pacientes estãosatisfeitos e regularmente praticam este tipo de relaxamento para aliviar o stress crônico".(Dr. G. chefe da clínica de medicina preventiva do Ministério Belga, Portuguese Radio Television, Abril de 1995)