psicopatologia geral

3
Faculdade da Alta Paulista Credenciada no MEC – Portaria 1377 – DOU de 13 de maio de 2002 IDOBOEC – CNPJ 72.557.721/0001–08 Rua Mandaguaris, 1010 – centro – (14) 3404-3862 – Tupã/SP – 17600-050 Plano de Ensino Disciplina: PSICOPATOLOGIA GERAL Código: Série: 3º ano Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 70 CH Prática: 10 CH Total: 80 horas Período Letivo: 2015 Obs: Objetivos Objetivo geral: Proporcionar ao aluno a compreensão acerca das determinações históricas e das transfigurações do conceito de loucura, bem como analisar suas conseqüências diagnósticas. Conhecer a Psicopatologia em Psicanálise. Objetivos específicos: Possibilitar o conhecimento acerca das classificações nosográficas e, em semiologia o exame das funções psíquicas. Viabilizar a compreensão do diagnóstico em Psicanálise: neurose, psicose e perversão, seus mecanismos psíquicos de defesa e suas respectivas formações sintomáticas. Ementa O surgimento do conceito de loucura, a atenção psicossocial. Etiologia e nosografia psiquiátricas, exame das funções psíquicas. A psicanálise e a psicopatologia, os conceitos psicanalíticos fundamentais. As neuroses, psicoses e perversões. Descrição do Programa: Unidades de Ensino Prazo Conceito de loucura seu surgimento e transformações até a Psiquiatria; O surgimento da “doença mental”. - Exame global em psicopatologia. - Nosografia e classificações psiquiátricas. - Semiologia e alterações psíquicas: consciência; atenção; emoção, afetividade e humor; pensamento; senso-percepção; 1º BM Psicanálise e psicopatologia: a concepção de psicopatológico em psicanálise; a questão do diagnóstico. - A perspectiva de cura em psicanálise. A divisão dos campos estruturais: neurose e psicose. 2º BM A Histeria (modo de subjetivação; lógica estrutural) e o diagnóstico em psicanálise; Sintomas. Mecanismos de defesa. Personalidade. Dinâmica inconsciente e conflitos psíquicos. 3º BM A neurose obsessivo-compulsiva (modo de subjetivação; lógica estrutural) e o diagnóstico em psicanálise; Sintomas. Mecanismos de defesa. Personalidade. Dinâmica inconsciente e conflitos psíquicos. 4º BM Atividades Extraclasse Prazo

Upload: fabio-constancio-almeida-dfa-silva

Post on 27-Jan-2016

7 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Proporcionar ao aluno a compreensão acerca das determinações históricas e das transfigurações do conceito de loucura, bem como analisar suas conseqüências diagnósticas

TRANSCRIPT

Page 1: Psicopatologia Geral

Faculdade da Alta Paulista Credenciada no MEC – Portaria 1377 – DOU de 13 de maio de 2002

IDOBOEC – CNPJ 72.557.721/0001–08 Rua Mandaguaris, 1010 – centro – (14) 3404-3862 – Tupã/SP – 17600-050

Plano de Ensino

Disciplina: PSICOPATOLOGIA GERAL

Código: Série: 3º ano Obrigatória ( X ) Optativa ( )

CH Teórica: 70 CH Prática: 10 CH Total: 80 horas Período Letivo: 2015

Obs:

Objetivos

Objetivo geral:

Proporcionar ao aluno a compreensão acerca das determinações históricas e das transfigurações do conceito de loucura, bem como analisar suas conseqüências diagnósticas.

Conhecer a Psicopatologia em Psicanálise.

Objetivos específicos:

Possibilitar o conhecimento acerca das classificações nosográficas e, em semiologia – o exame das funções psíquicas.

Viabilizar a compreensão do diagnóstico em Psicanálise: neurose, psicose e perversão, seus

mecanismos psíquicos de defesa e suas respectivas formações sintomáticas.

Ementa O surgimento do conceito de loucura, a atenção psicossocial. Etiologia e nosografia psiquiátricas, exame das funções psíquicas.

A psicanálise e a psicopatologia, os conceitos psicanalíticos fundamentais. As neuroses, psicoses e perversões.

Descrição do Programa: Unidades de Ensino Prazo Conceito de loucura – seu surgimento e transformações até a Psiquiatria; O surgimento da “doença mental”. - Exame global em psicopatologia. - Nosografia e classificações psiquiátricas. - Semiologia e alterações psíquicas: consciência; atenção; emoção, afetividade e humor; pensamento; senso-percepção;

1º BM

Psicanálise e psicopatologia: a concepção de psicopatológico em psicanálise; a questão do diagnóstico. - A perspectiva de cura em psicanálise. A divisão dos campos estruturais: neurose e psicose.

2º BM

A Histeria (modo de subjetivação; lógica estrutural) e o diagnóstico em psicanálise; Sintomas. Mecanismos de defesa. Personalidade. Dinâmica inconsciente e conflitos psíquicos.

3º BM

A neurose obsessivo-compulsiva (modo de subjetivação; lógica estrutural) e o diagnóstico em psicanálise; Sintomas. Mecanismos de defesa. Personalidade. Dinâmica inconsciente e conflitos psíquicos.

4º BM

Atividades Extraclasse Prazo

Page 2: Psicopatologia Geral

Faculdade da Alta Paulista Credenciada no MEC – Portaria 1377 – DOU de 13 de maio de 2002

IDOBOEC – CNPJ 72.557.721/0001–08 Rua Mandaguaris, 1010 – centro – (14) 3404-3862 – Tupã/SP – 17600-050

Leitura complementar sobre “o normal e o patológico” – perspectiva crítica epistemológica.

1º BM

Leitura complementar sobre a noção de Pathos, na concepção grega. 2º BM Leitura complementar sobre a 1ª e 2ª teoria de Freud sobre a histeria. 3º BM Leitura complementar: atos obsessivos e práticas religiosas (Freud). 4º BM

Atividades de Nivelamento Prazo Leitura de texto com produção de fichamento sobre “a produção da doença mental”.

1º BM

Leitura de texto com produção de fichamento sobre conceito de Pathos e cura em psicanálise; e a neurose e a psicose (Freud).

2º BM

Leitura de texto com produção de fichamento sobre a histeria: sintomas e personalidade; 1ª e 2ª teoria de Freud sobre a histeria.

3º BM

Leitura de texto com produção de fichamento sobre a neurose obsessivo-compulsiva: sintomas e personalidade; Atos obsessivos e práticas religiosas (Freud)

4º BM

Atividades Práticas de Estudo e Pesquisa Prazo Pesquisa sobre a relatividade do diagnóstico psicológico. 1º BM Pesquisa de artigos sobre o psicopatológico em psicanálise. 2º BM Leitura de artigos científicos acerca do que é a histeria em Freud. 3º BM Debate a partir de artigos científicos sobre a neurose na perspectiva da psicanálise

4º BM

Procedimentos de Ensino e Aprendizagem Prazo Aulas expositivas, discussões dirigidas em sala de aula, estudos de casos clínicos, paralelos entre psicopatologia e arte.

1º BM

Aulas expositivas, discussões dirigidas em sala de aula, estudos de casos clínicos, paralelos entre psicopatologia e os modos de subjetivação na atualidade.

2º BM

Aulas expositivas, discussões dirigidas em sala de aula, estudos de casos clínicos, paralelos entre psicopatologia e os modos de subjetivação na atualidade, utilização de noticiários de relevância social.

3º BM

Aulas expositivas, discussões dirigidas em sala de aula, estudos de casos clínicos, paralelos entre psicopatologia e os modos de subjetivação na atualidade, utilização de noticiários de relevância social.

4º BM

Atividades Avaliativas Nos termos regimentais – Capítulo VI, por meio de provas bimestrais, produção de fichamentos e atividades complementares, de forma constante e reflexiva.

Temas dos trabalhos para gestantes por bimestre Prazo Resenha sobre o texto trabalhado em sala: Convite à filosofia – Introdução (Marilena Chauí)

1º BM

Texto dissertativo sobre o conceito de amor na visão filosófica platônica 2º BM Texto explicativo sobre os conceitos de existencialismo na filosofia 3º BM Resenha do texto trabalhado em sala: Ética 4º BM

Temas dos trabalhos para alunos adventistas por bimestre Prazo

Loucura e exclusão: perspectiva histórica do surgimento da “doença mental”.

1º BM

A psicopatologia em psicanálise: conceito e pathos; diferenciação 2º BM

Page 3: Psicopatologia Geral

Faculdade da Alta Paulista Credenciada no MEC – Portaria 1377 – DOU de 13 de maio de 2002

IDOBOEC – CNPJ 72.557.721/0001–08 Rua Mandaguaris, 1010 – centro – (14) 3404-3862 – Tupã/SP – 17600-050

entre os campos da neurose e da psicose, mecanismos psíquicos de defesa característicos (psicanálise).

A Histeria enquanto modo de subjetivação (psicanálise) 3º BM

A neurose obsessivo-compulsiva como modo de subjetivação (psicanálise).

4º BM

Monitoria

Grupo de Iniciação Científica

Bibliografia Básica BERLINK, M. T. Psicopatologia Fundamental. São Paulo: Escuta, 2008.

FREUD, S. Obras Psicológicas Completas. RJ: Imago Editora, 1996.

KAPLAN, H., SADOCK, B.J., GREBB, J.A. Compêndio de psiquiatria: ciências do

comportamento e psiquiatria clínica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Bibliografia Complementar COSTA, G. P. A clínica psicanalítica das psicopatologias contemporâneas. Editora Artmed,

2010

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre:

Artes Médicas, 2000.

DELOUYA, D. Depressão. (Col. Clínica Psicanalítica). SP: Casa do Psicólogo, 2000.

FERRAZ, F. C. Perversão. Editora: Casa do Psicólogo, 2010. (Col. Clinica psicanalítica)

FOUCAULT, M. Doença mental e Psicologia. Rio de janeiro: Tempo brasileiro, 1994

GAZZOLA, L. R. Estratégias na neurose obsessiva. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

(Coleção Campo Freudiano).

NASIO, J-D. A Histeria: teoria e clínica psicanalítica. Rio de janeiro: Jorge zahar Editor, 1991.

Aprovação

Prof. Dr. Leandro A. Todesqui Tavares. -------------/------------/-------------- ________________________

Carimbo e assinatura do Professor da disciplina

-------/----------/--------------- ____________________

Carimbo e assinatura do Coordenador do

Curso