psicologia social ii - w3.ualg.ptw3.ualg.pt/~jfarinha/activ_docente/psi_social/projec/ps2_4... ·...

13
1 Copyright, 2006 © José Farinha Psicologia Social II Psicologia Social II Atitudes (3) Medida das atitudes Escalas de atitudes Medidas fisiológicas Observação do comportamento Mar-06 Psicologia Social I 2 Medida das atitudes Medida das atitudes 3 categorias de procedimentos de avaliação das atitudes: Técnicas de papel e lápis (Escalas de atitudes) Técnicas psicofisiológicas (Medidas coporais) Técnicas de observação do comportamento (Medidas comportamentais)

Upload: buihanh

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Copyright, 2006 © José Farinha

Psicologia Social IIPsicologia Social II

Atitudes (3)Medida das atitudes

Escalas de atitudes

Medidas fisiológicas

Observação do comportamento

Mar-06Psicologia Social I 2

Medida das atitudesMedida das atitudes

3 categorias de procedimentos de avaliação das atitudes:Técnicas de papel e lápis(Escalas de atitudes)Técnicas psicofisiológicas(Medidas coporais)Técnicas de observação do comportamento(Medidas comportamentais)

2

Mar-06Psicologia Social I 3

TTéécnicas de papel e lcnicas de papel e láápispis(Escalas de Atitudes)(Escalas de Atitudes)

Esta técnica parte de dois princípios:

podemos medir as atitudes através das crenças, opiniões e avaliações dos sujeitos acerca de um determinado objecto;

a forma mais directa de acedermos a esses conteúdos cognitivos é a auto-descrição do posicionamento individual.

Mar-06Psicologia Social I 4

Escala de Intervalos de Escala de Intervalos de ThurstoneThurstone (1928)(1928)Características

caracteriza a atitude do sujeito através do posicionamento face a um conjunto itemsque expressam opiniões favoráveis e desfavoráveis face a um determinado objecto.os items da escala são previamente cotados com um valor que expressa grau da qualidade positiva ou negativa face ao objecto da atitude (valor de escala).o valor individual da atitude é calculado através da média dos valores de escala dos items assinalados pelos sujeitos.

3

Mar-06Psicologia Social I 5

Passos na construção de uma escala de thurstone

1. Obter (através dos meios de comunicação social, da literatura, etc.) um conjunto de cerca de 100 frases que manifestem opiniões acerca do objecto de atitude e que tenham as seguintes características: sejam curtas e claras e que, no seu conjunto, manifestem todos os posicionamentos possíveis face ao objecto de atitude, desde o muito favorável até ao muito desfavorável;

Mar-06Psicologia Social I 6

2.Proceder à avaliação de cada uma destas frases por um conjunto de sujeitos (100 ou uma amostra representativa da população àqual vai ser aplicada a escala), numa escala de 11 pontos. Os sujeitos, designados por juízes, deverão esquecer a sua posição pessoal e indicar, para cada frase, se ela representa uma atitude favorável ou desfavorável face ao objecto de atitude, lembrando-se sempre que a distância entre cada ponto da escala é igual (1 = posição completamente desfavorável; 11 = posição completamente favorável);

4

Mar-06Psicologia Social I 7

3. Calcular o valor de escala de cada item através do cálculo de uma medida de tendência central (média ou mediana) a partir das pontuações dadas pelos juízes;

4. Seleccionar as frases que constituirão a futura escala de atitudes (normalmente entre 20 e 30 frases) de acordo com os seguintes critérios:

Critério de ambiguidade: devem ser excluídos os itens com maior variância, isto é, aqueles em que há menor consenso entre os juízes quanto á sua classificação;

Mar-06Psicologia Social I 8

Critério de irrelevância: devem ser excluídos os itens que não apresentem variação entre sujeitos com atitudes diferenciadas, o que quererá dizer que não é um item opinativo ou que é um item irrelevante para o objecto de atitude que estamos a medir;Critério de sensibilidade: os itens finais da escala deverão situar-se entre o 1 e o 11, cobrindo igualmente toda a gama de atitudes possíveis face ao objecto.

5. Apresentar aos sujeitos as frases constantes da versão final da escala, pedindo que assinalem aquelas com que estão completamente de acordo.

5

Mar-06Psicologia Social I 9

6. Calcular o valor individual da atitude através da média dos valores de escala dos itens assinalados pelo sujeito.

VantagensConstituiu a primeira proposta de objectivação da medida das atitudes através de:

Combinação do carácter subjectivo da opinião: - a percepção dos juízes face aos enunciados iniciais eo carácter objectivo da quantificação do valor da atitude dos sujeitos: - média dos valores de escala dos itemsassinalados pelo sujeito.

Mar-06Psicologia Social I 10

6

Mar-06Psicologia Social I 11

Desvantagensde ordem prática:

morosidade de construção da escala;necessidade frequente de aferição.

de ordem metodológicapode contestar-se a capacidade dos juízes para situarem as frases numa escala de intervalos iguais.

de ordem científicaimpossibilidade dos juizes se abstraírem da sua própria posição na avaliação dos items.

Mar-06Psicologia Social I 12

Escala de Escala de LikertLikert (1932)(1932)Características

A selecção das frases é feita pelo investigador;Pretende obter-se enunciados claramente favoráveis ou desfavoráveis face ao objecto em causa.A medição da atitude do sujeito éfeita através do seu posicionamento frase ao conjunto dos enunciados radicais.

7

Mar-06Psicologia Social I 13

Passos na construção de uma escala de likert

1. Obter (através dos meios de comunicação social, da literatura, etc.) um conjunto de frases que manifestem opiniões acerca do objecto de atitude, e seleccionar aquelas que manifestem claramente uma posição favorável ou desfavorável face ao objecto de atitude;

Mar-06Psicologia Social I 14

2. Pedir a uma amostra representativa da população àqual vai ser aplicada a escala para se posicionar face a cada uma das frases escolhidas, numa escala com cinco posições:

«Concordo em absoluto»«Concordo parcialmente»«Não concordo nem discordo»«Discordo em parte»«Discordo em absoluto».

3. Eliminar as frases sem variação, ou em que o posicionamento da amostra não se assemelhe a uma distribuição normal;

8

Mar-06Psicologia Social I 15

4. Cotar as respostas às frases favoráveis atribuindo o valor 5 àresposta «concordo em absoluto» e o valor 1 à resposta «discordo em absoluto». Cotar as frases desfavoráveis relativamente ao objecto de atitude da forma invertida: atribuir o valor 1 àresposta «concordo em absoluto» e o valor 5 à resposta «discordo em absoluto». A cotação final éencontrada através da soma dos valores atribuídos às respostas a todos as frases seleccionadas;

Mar-06Psicologia Social I 16

5. Proceder a uma análise de consistência interna da escala através da correlação entre cada item e o score final;

6. Eliminar os itens que apresentem fracas correlações, uma vez que mediriam aspectos marginais da atitude que procuramos avaliar;

7. Sujeitar a versão final da escala a um teste de fiabilidade psicométrico. O mais comum é o coeficiente Alfa de Cronbach(Nunnally, 1978);

8. Calcular o valor individual da atitude através da soma dos valores dos itens que a constituem.

9

Mar-06Psicologia Social I 17

Mar-06Psicologia Social I 18

VantagensMais económica na construção ;Mais rápida aplicação.

DesvantagensNão garante a medição numa escala intervalar;Os items, pelo seu radicalismo podem tornar-se rapidamente desactualizados ou mesmo inaceitáveis em contextos sociais diferentes.

10

Mar-06Psicologia Social I 19

Escala de Distância Social Escala de Distância Social ((BorgadussBorgaduss, 1933), 1933)Características

A selecção das frases é feita pelo investigador;Pretende obter-se enunciados organizados hierarquicamente em função do seu carácter favorável ou desfavorável face a um determinado objecto, de tal forma que aceitar um item na escala implica a aceitação de todos os seus items inferiores.

Mar-06Psicologia Social I 20

11

Mar-06Psicologia Social I 21

VantagensVantagensRápida aplicação.

DesvantagensNão garante a medição numa escala intervalar;

Dificuldade em obter uma ordenação perfeita dos items por grau.

Mar-06Psicologia Social I 22

Problemas na utilizaProblemas na utilizaçção de ão de Escalas de AtitudesEscalas de AtitudesSaber se a resposta do sujeito corresponde à sua atitude real;Problema da centralidade da atitude para o sujeito - estárelacionado com a estabilidade da atitude;Problema da compreensão dos enunciados.

12

Mar-06Psicologia Social I 23

TTéécnicas cnicas psicofisiolpsicofisiolóógicasgicas

4 tipos de técnicas de avaliação das atitudes através de sinais corporais:

Respostas naturaismanifestas

as atitudes são inferidas através de sinais posturais, expressões faciais dos interlocutores, contacto visual, etc..

Mar-06Psicologia Social I 24

escondidasas atitudes são inferidas através de alterações corporais de nível fisiológico, dificilmente observáveis a olho nu e não estão ao alcance do controle voluntário do sujeito• RGP - resposta galvânica da pele:

mudança da condutibilidade eléctrica da pele devida à actividade das glândulas suporíferas.

• Resposta pupilar: a) alarga – resposta postitiva b) estreita – resposta negativa;

• Actividade electromiográfica facial: atitudes ligadas às emoções –expressões faciais, contracção de músculos específicos.

13

Mar-06Psicologia Social I 25

Respostas condicionadas as atitudes são obtidas através de respostas previamente condicionadas.

Falsas respostas fisiológicasas atitudes são avaliadas num contexto em que o sujeito éconvencido que uma máquina pode prever as suas respostas.

Mar-06Psicologia Social I 26

TTéécnicas de observacnicas de observaçção ão do comportamentodo comportamento

Medidas comportamentaisAs atitudes são inferidas a partir da observação do comportamento dos sujeitos em meio natural, sendo que essa observação passa despercebida ao sujeito.