psicologia positiva

5
Psicologia Positiva Minhas forças Creativity, ingenuity, and originality Pensar em formas novas de fazer as coisas é uma parte crucial do teu ser. Não te sentes nunca satisfeito em fazer as coisas de forma convencional se existir formas melhores possíveis. Curiosity and interest in the world És curioso sobre tudo. Estás sempre a levantar questões, e consideras todos os tópicos interessantes. Gostas de explorar e descobrir. Love of learning Gostas de aprender coisas novas, seja na escola ou sozinho. Sempre amas-te a escola, museus e todos os lugares e momentos aonde há uma oportunidade de aprender. Esta introdução, resultado do meu teste “VIA (Values In Action) Signature strenghts”, disponível grátis para qualquer um no site http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu é uma introdução sobre um tema muito interessante que é o da Psicologia Positiva. O VIA Signature strenghts, é um questionário sobre o nosso carácter que pode ser feito por qualquer um no Web site em cima. O objectivo é de descobrir as nossas forças. Pára de tentar agradar aos outros e sê ti mesmo

Upload: nuno-levy

Post on 30-Jun-2015

5.075 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

A psicologia positiva é uma área nova na psicologia que diz que devemos nos concentrar nas nossas forças em vez de estarmos a corrigir aquilo que não sabemos fazer.

TRANSCRIPT

Page 1: Psicologia Positiva

Psicologia Positiva

Minhas forças

Creativity, ingenuity, and originalityPensar em formas novas de fazer as coisas é uma parte crucial do teu ser. Não te sentes nunca satisfeito em fazer as coisas de forma convencional se existir formas melhores possíveis.

Curiosity and interest in the worldÉs curioso sobre tudo. Estás sempre a levantar questões, e consideras todos os tópicos interessantes. Gostas de explorar e descobrir.

Love of learningGostas de aprender coisas novas, seja na escola ou sozinho. Sempre amas-te a escola, museus e todos os lugares e momentos aonde há uma oportunidade de aprender.

Esta introdução, resultado do meu teste “VIA (Values In Action) Signature strenghts”, disponível grátis para qualquer um no site http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu é uma introdução sobre um tema muito interessante que é o da Psicologia Positiva.

O VIA Signature strenghts, é um questionário sobre o nosso carácter que pode ser feito por qualquer um no Web site em cima. O objectivo é de descobrir as nossas forças.

Pára de tentar agradar aos outros e sê ti mesmo

Page 2: Psicologia Positiva

A psicologia positiva é um novo campo da psicologia que em prática nos diz: “não te preocupes em corrigir as tuas fracas qualidades mas, sim mete o foco nas tuas forças”.

Já passei muitos momentos difíceis na minha vida e um dos grandes erros que cometi é o de pretender ser aquilo que não sou para agradar a outros.

È preciso às vezes saber admitir e conviver com o facto que ninguém é perfeito, e de nada serve esforçar-se continuamente em corrigir o que temos de errado transcurando muitas vezes as nossas forças naturais.

Todos possuímos forças, só que muitas vezes o enfoque vai para as nossas fraquezas. Quando o pensamento concentra-se demais nas fraquezas temos dificuldade em ser felizes.

A psicologia positiva tem como objectivo catalisar uma mudança no enfoque da psicologia clássica de reparar coisas erradas no construir (incentivar) qualidades positivas (Positive Psychology An Introduction Martin Seligman, Csikszentmihalyi, University of Pensylvania, Claremont Graduate University).

Psicologia clássica é remediar

Não é minha intenção e nem seria capaz de dar uma definição científica da psicologia, o que pretendo é intuitivamente exemplificar o que entendi da psicologia positiva em relação à clássica.

A psicologia clássica é entendida como uma necessidade de consertar algo errado. Esse algo podem ser distúrbios psíquicos ou comportamentos socialmente reprováveis.

Então, a psicologia clássica pressupõe que existe um mal-estar que deve ser consertado (remediado).

A psicologia positiva é praticada muito e sobretudo “antes da queda”. Incentivando a busca da felicidade de cada um, a psicologia positiva funciona como um preventivo.

Para que serve?

Países avançados como os EUA ou mesmo alguns da União Europeia já fazem promoção e uso dessa nova disciplina científica.

Entre alguns dos campos em que é usada destacam-se:

Carreira – Ao concentrar-nos nas nossas forças podemos tomar decisões melhores nas nossas carreiras. Isto aplica-se na escolha dos trabalhos a que concorremos, mas também serve ao empregador conhecer as forças daquele que se candidata para perceber se o perfil adequa-se à sua procura.

Page 3: Psicologia Positiva

Família – O enfoque nas nossas forças é também salutar para a nossa vida familiar. Na verdade sem uma vida familiar satisfatória fica difícil ter sucessos profissionais. Assim como enfrentamos desafios no trabalho, também em casa constantemente os temos e devemos procurar a felicidade em casa ou com os familiares.

Comunidade – Programas de prevenção nas escolas e no trabalho podem servir para promover sentimentos positivos e ajudar as pessoas a viver a sua vida na comunidade com maior felicidade.

Imagem homem feliz - http://www.lifehack.org

Na prática

1. Não te vendas barato. Concentra as tuas energias nas tuas forças, tu és muito melhor do que pensas.

2. Usa um vocabulário grande com palavras bonitas. Usa palavras que prometem vitória, esperança, felicidade, prazer; evita palavras que criem imagens negativas de derrota ou falhanço.

3. Tenta ver também aquilo que pode ser, não somente aquilo que é. Pratica dar valor às coisas, às pessoas e a ti mesmo.

4. Pensa realmente que o teu trabalho seja importante, a tua próxima promoção depende muito de como pensas em relação ao teu trabalho actual.

5. Pensa para além das coisas triviais. Foca a tua atenção em grandes objectivos. Antes de te envolveres em coisas pouco importantes pensa: “vale mesmo a pena?”.

Um feliz natal.

Nuno