ps2013_completa1

24
1 Processo Seletivo 2013 1. ESTA PROVA CONTÉM 90 QUESTÕES E TERÁ DURAÇÃO DE 5 HORAS. 2. PARA CADA QUESTÃO EXISTE SOMENTE UMA ALTERNATIVA CORRETA. VERIFIQUE ERROS DE IMPRESSÃO. A TROCA DESTE CADERNO SERÁ PERMITIDA APENAS NOS 30 MINUTOS INICIAIS DA PROVA. 3. DEPOIS DE ASSINALADAS TODAS AS RESPOSTAS, TRANSCREVÊ-LAS PARA A FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS. 4. O CANDIDATO SOMENTE PODERÁ ENTREGAR A FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS E DEIXAR O PRÉDIO DEPOIS DE TRASNCORRIDAS 2 HORAS E 30 MINUTOS, CONTADAS A PARTIR DO INÍCIO DA PROVA. 5. AO SAIR O CANDIDATO LEVARÁ APENAS O CADERNO DE PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS. 6. TRANSCORRIDAS 5 HORAS DE PROVA, O FISCAL RECOLHERÁ A FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS. NÃO HAVERÁ TEMPO ADICIONAL PARA O PREENCHIMENTO DO GABARITO. 7. PREENCHA OS ESPAÇOS DO GABARITO DA SEGUINTE FORMA: CORRETO ERRADO ERRADO ERRADO NOME: CARTEIRA:

Upload: natalia-farias

Post on 14-Aug-2015

86 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PS2013_COMPLETA1

1

Processo

Seletivo 2013

1. ESTA PROVA CONTÉM 90 QUESTÕES E TERÁ DURAÇÃO DE 5 HORAS. 2. PARA CADA QUESTÃO EXISTE SOMENTE UMA ALTERNATIVA CORRETA.

VERIFIQUE ERROS DE IMPRESSÃO. A TROCA DESTE CADERNO SERÁ PERMITIDA APENAS NOS 30 MINUTOS INICIAIS DA PROVA.

3. DEPOIS DE ASSINALADAS TODAS AS RESPOSTAS, TRANSCREVÊ-LAS PARA A FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS. ‘

4. O CANDIDATO SOMENTE PODERÁ ENTREGAR A FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS E DEIXAR O PRÉDIO DEPOIS DE TRASNCORRIDAS 2 HORAS E 30 MINUTOS, CONTADAS A PARTIR DO INÍCIO DA PROVA.

5. AO SAIR O CANDIDATO LEVARÁ APENAS O CADERNO DE PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS.

6. TRANSCORRIDAS 5 HORAS DE PROVA, O FISCAL RECOLHERÁ A FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS. NÃO HAVERÁ TEMPO ADICIONAL PARA O PREENCHIMENTO DO GABARITO.

7. PREENCHA OS ESPAÇOS DO GABARITO DA SEGUINTE FORMA: CORRETO ERRADO

ERRADO ERRADO

NOME: CARTEIRA:

Page 2: PS2013_COMPLETA1

2

Biologia 1. (PUC) Em aterros sanitários encontramos drenos (espaços por onde é possível deixar escapar o gás produzido pela decomposição do lixo). Esses drenos liberam gases capazes de serem queimados. Assinale a alternativa que relaciona corretamente um exemplo desses gases combustíveis e sua forma de produção. a) Metano, produzido por bactérias anaeróbias. b) Metano, produzido por bactérias aeróbias. c) Metano, produzido por reações químicas abióticas. d) Oxigênio, produzido por bactérias anaeróbias. e) Gás carbônico, produzido por reações químicas abióticas. 2. (CESGRANRIO) “Brasil é rota da sucata de chumbo.”

(Jornal do Brasil – 28/03/94)

“Poluição põe Cubatão em emergência” (Folha de São Paulo – 02/09/94)

“Redução do ozônio aumenta casos de câncer de pele”

(Jornal do Brasil – 02/09/94)

Essas e centenas de outras manchetes de jornal nos alertam sobre a gravidade dos problemas ambientais ocasionados pela atividade do próprio homem. A seguir, são feitas afirmativas relacionadas a essa problemática atual. Analise-as: I. O chumbo, como outros subprodutos de indústrias, acumula-se nas cadeias alimentares gerando um problema chamado magnificação trófica. II. Principalmente no inverno ocorre um fenômeno natural, a inversão térmica, que não traria graves problemas se não interferisse na dispersão dos poluentes. III. O aquecimento global do planeta é fruto da intensa atividade industrial e da contínua queima de combustíveis.

IV. O lançamento excessivo, na atmosfera, de gases como metano, destrói de forma irreversível a camada de ozônio. São corretas as afirmativas: a) apenas I e II. b) apenas II e III. c) apenas I, II e III. d) apenas I, III e IV. e) I, II, III e IV. 3. (ENEM – 2009) Quando uma planta de milho é iluminada na presença de gás carbônico com carbono marcado (isótopo radioativo C14), depois de 60 segundos, cerca de 90% de toda a radioatividade incorporada nas folhas é encontrada nas moléculas dos açúcares, como a glicose. Isso ocorre porque a) o gás carbônico foi utilizado na fotossíntese das células clorofiladas das folhas. b) os açúcares são transportados através do xilema da planta. c) o gás carbônico foi utilizado na respiração das células clorofiladas das folhas. d) a planta só consegue utilizar carbono radioativo. e) o gás carbônico radioativo contaminou as células clorofiladas das folhas. 4. (UFPR/2003) Um dos principais temas discutidos em conferências e seminários mundiais sobre Meio Ambiente é a destruição da biodiversidade do nosso planeta. Sobre este tema, é INCORRETO afirmar: a) Ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva na diversidade de espécies e na biomassa total. b) O desmatamento das florestas tropicais causa não somente a destruição desse ecossistema, também causa grande perda da biodiversidade do planeta. c) A criação de áreas protegidas como parques e reservas é uma das medidas a serem tomadas para salvaguardar a biodiversidade. d) Além da riqueza de espécies serem fonte potencial de produtos que podem ajudar a

Page 3: PS2013_COMPLETA1

3

espécie humana, a diversidade é importante também para garantir a estabilidade do planeta. e) Projetos de reflorestamento com poucas espécies de árvores são inúteis para a recomposição do equilíbrio original do meio ambiente. 5. Que relação entre a doença, o agente etiológico e o vetor é INCORRETA? a) Doença de Chagas - Trypanosoma cruzi – barbeiro Triatoma sp. b) Doença do sono - Trypanosoma gambiensis - mosca tsé-tsé Glossina sp. c) Disenteria - Entamoeba histolytica – molusco Biomphalaria sp. d) Malária - Plasmodium sp. - mosquito Anopheles sp. e) Úlcera de Bauru - Leishmania brasiliensis – mosquito Phlebotomus sp. 6. Analise o ciclo de vida abaixo esquematizado, com o indivíduo 2n à esquerda e o indivíduo n à direita:

A meiose ocorreu na passagem: a) I b) II c) III d) IV e) V 7. Considere os seguintes hormônios: glucacon, adrenalina, hormônio do crescimento, noradrenalina, insulina. As glândulas responsáveis pela secreção desses são, respectivamente:

a) Pâncreas, supra-renais, hipófise, pâncreas, supra-renais. b) Supra-renais, pâncreas, hipófise, supra-renais, pâncreas. c) Pâncreas, hipófise, supra-renais, supra-renais, pâncreas. d) Pâncreas, supra-renais, hipófise, supra-renais, pâncreas. e) Pâncreas, supra-renais, supra-renais, pâncreas, hipófise. 8. O sistema circulatório dos vertebrados mostra uma evolução ocorrida entre os grandes grupos. Na maioria das espécies de cada grupo, há um padrão na divisão das cavidades do coração. Isto pode ser confirmado na frase: a) O coração dos peixes tem dois átrios e um ventrículo, ocorrendo a mistura do sangue venoso com o sangue arterial nos primeiros. b) O coração dos anfíbios tem dois átrios e um ventrículo, ocorrendo a mistura de sangue venoso com o sangue arterial neste último. c) O coração dos répteis tem dois átrios e um ventrículo, não ocorrendo mistura do sangue venoso com o sangue arterial. d) O coração dos répteis é igual ao das aves, ocorrendo em ambos mistura do sangue venoso com sangue arterial. e) O coração dos mamíferos apresenta dois átrios e dois ventrículos, parcialmente separados, ocorrendo mistura do sangue venoso com o sangue arterial em pequena escala. 9. (PUCCAMP) As técnicas de manipulação genética, utilizadas para a obtenção de seres transgênicos, permitiram a criação do primeiro produto transgênico de grande impacto na agricultura: a soja resistente a um potente herbicida, o "round-up". Com o uso dessa variedade, as técnicas de controle de pragas nas culturas de soja sofreram mudanças e os custos de produção diminuíram. A transferência de genes bacterianos para o genoma de uma planta amplamente cultivada e usada na alimentação animal e humana vem gerando,

Page 4: PS2013_COMPLETA1

4

porém, questionamentos de cunho político, científico e filosófico. Esses questionamentos justificam-se porque: a) o custo dos transgênicos será certamente maior do que o dos produtos convencionais. b) todos os países passarão a produzir soja, prejudicando os atuais exportadores. c) não se conhecem os efeitos que os transgênicos podem ter na saúde das pessoas. d) eliminando-se as pragas da lavoura, muitas cadeias alimentares desaparecerão, beneficiando o meio ambiente. e) os transgênicos simplificarão muitas cadeias alimentares, eliminando todos os competidores do homem e dos animais que ele cria. Texto para as questões 10 e 11.

O processo de clonagem reprodutiva

A grande notícia da ovelha Dolly foi justamente a descoberta de que uma célula somática¹ de mamífero, já diferenciada, poderia ser reprogramada ao estágio inicial e voltar a ser totipotente². Isto foi conseguido através da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária da ovelha que originou Dolly para um óvulo enucleado³. Surpreendentemente, este começou a comportar-se como um óvulo recém-fecundado por um espermatozoide. Isto provavelmente ocorreu porque o óvulo, quando fecundado, tem mecanismos, para nós ainda desconhecidos, para reprogramar o DNA de modo a tornar todos os seus genes novamente ativos, o que ocorre no processo normal de fertilização. Para a obtenção de um clone, este óvulo enucleado para qual foi transferido o núcleo da célula somática foi inserido em um útero de outra ovelha. No caso da clonagem humana reprodutiva, a proposta seria retirar-se o núcleo de uma célula somática, que teoricamente poderia ser de qualquer tecido de uma criança ou adulto, inserir este núcleo em um óvulo e implantá-lo em um útero (que funcionaria como uma barriga de aluguel). Se este óvulo se desenvolver, teremos um novo ser com as mesmas características físicas da

criança ou adulto de quem foi retirada a célula somática. Seria como um gêmeo idêntico nascido posteriormente.

(Fonte: Mayana Zatz. Clonagem e células-tronco. Estudos Avançados, jun. 2004, vol. 51, nº 18, p. 249.)

¹ Célula somática: célula que faz parte do corpo, sem função de reprodução. ² Célula totipotente: capaz de se diferenciar em qualquer tipo de célula e tecido. ³ Óvulo enucleado: óvulo do qual foi retirado seu núcleo, ou seja, seu material genético.

10. Para criar a ovelha Dolly, três ovelhas adultas participaram da gestação: Bellinda, que doou uma célula mamária; Fluffy, doadora do óvulo; e Lassie, que foi a “mãe de aluguel”. Dolly nasceu com as características de qual ovelha? a) Fluffy b) Bellinda c) Lassie d) Algumas de Fluffy e outras de Bellinda. e) Características das três ovelhas. 11. No processo de clonagem, são criadas células totipotentes, isto é, que podem se diferenciar em qualquer tecido. Qual seria uma aplicação para essas células? a) Permitir a casais inférteis ter filhos. b) Criação de organismos transgênicos. c) Produção de vacinas. d) Aumento da produção de alimentos. e) Substituição de tecidos doentes ou lesionados. 12. (ENEM - 2006) As características dos vinhos dependem do grau de maturação das uvas nas parreiras, porque as concentrações de diversas substâncias da composição das uvas variam a medida que as uvas vão

Page 5: PS2013_COMPLETA1

5

amadurecendo. O gráfico a seguir mostra a variação das concentrações de três substâncias presentes em uvas, em função do tempo.

O teor alcoólico do vinho deve-se a fermentação dos açúcares do suco da uva. Por sua vez, a acidez do vinho produzido é proporcional às concentrações dos ácidos tartárico e málico. Considerando-se as diferentes características desejadas, as uvas podem ser colhidas: a) mais tarde, para a obtenção de vinhos mais alcoólicos e menos ácidos. b) mais cedo, para a obtenção de vinhos menos ácidos e menos alcoólicos. c) mais cedo, para a obtenção de vinhos mais ácidos e mais alcoólicos. d) mais cedo e ser fermentadas por mais tempo, para a obtenção de vinhos mais alcoólicos. e) mais tarde e ser fermentadas por menos tempo, para a obtenção de vinhos menos alcoólicos.

Química

13. (FUVEST-2008) O glicerol é um subproduto do biodiesel, preparado pela transesterificação de óleos vegetais. Recentemente, foi desenvolvido um processo para aproveitar esse subproduto:

Tal processo pode ser considerado adequado ao desenvolvimento sustentável por que:

I. Permite gerar metanol, que pode ser reciclado na produção de biodiesel.

II. Pode gerar gasolina a partir de uma fonte renovável, em substituição ao petróleo, não renovável.

III. Tem impacto social, pois gera gás de síntese, não tóxico, que alimenta fogões domésticos.

É verdadeiro apenas o que se afirma em:

a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III.

14. (FUVEST-2008) O seguinte fragmento (adaptado) do livro Estação Carandiru, de Dráuzio Varella refere-se à produção clandestina de bebida no presídio:

“O líquido é transferido para uma lata grande com um furo na parte superior, no qual é introduzida uma mangueirinha conectada a uma serpentina de cobre. A lata vai para o fogareiro até levantar fervura. O vapor sobe pela mangueira e passa pela serpentina, que Ezequiel esfria constantemente com uma caneca de água fria. Na saída da serpentina, emborcada numa garrafa, gota a gota, pinga a maria-louca (aguardente). “Cinco quilos de milho ou arroz e dez de açúcar permitem a obtenção de nove litros da bebida.” Na produção da maria-louca, o amido do milho ou do arroz é transformado em glicose. A sacarose do açúcar é transformada em glicose e frutose, que dão origem a dióxido de carbono e etanol.

Dado: C6H12O6 = glicose ou frutose Dentre as equações químicas,

I) (C6H10O5)n + n H2O � n C6H12O6,

II) -[--CH2CH2O--]- + n H2O � n CH2(OH)—CH2(OH),

III) C12H22O11 + H2O � 2C6H12O6 ,

IV) C6H12O6 + H2� C6H14O6,

Page 6: PS2013_COMPLETA1

6

V) C6H12O6 � 2 CH3CH2OH + 2 CO2,

as que representam as transformações

químicas citadas são:

a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, III e V. d) II, III e V. e) III, IV e V.

15. (UNESP 2006) Uma pastilha contendo 500 mg de ácido ascórbico (vitamina C) foi dissolvida em um copo contendo 200 mL de água.

Dadas as massas molares C = 12 g·mol–1, H = 1 g·mol–1 e O = 16 g·mol–1 e a fórmula molecular da vitamina C, C6H8O6, a concentração da solução obtida é:

a) 0,0042 mol·L–1. b) 0,0142 mol·L–1. c) 2,5 mol·L–1. d) 0,5 g·L–1. e) 5,0 g·L–1. 16. (UNESP 2008) Os exoesqueletos de muitos corais e moluscos são formados em grande parte por carbonato de cálcio. Uma maneira de determinar o teor de cálcio em amostras de conchas consiste em solubilizá-las e separar o cálcio das demais substâncias por precipitação. O precipitado formado é separado por filtração, determinando-se sua massa e encontrando-se seu teor através de cálculos estequiométricos. As equações que descrevem as reações desse processo são:

a) CaCO3 + 2 HCl → CaCl2 + H2O + CO2 CaCl2 + 2 NaOH → Ca(OH)2 + 2 NaCl b) CaCO3 → CaO + CO2

CO2 + H2O → H2CO3 c) CaCO3 + 2 HCl → CaCl2 + H2O + CO2

CO2 + H2O → H2CO3 d)Ca(HCO3)2 + 2 HCl → CaCl2 + 2 H2O

+2CO2 →CaCl2 + 2 NaOH → Ca(OH)2 + 2 NaCl

e)Ca(HCO3)2 → CaO + 2 CO2 + H2O CO2 + H2O → H2CO3

17. O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com o seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam. Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?

a) O lixo é recolhido e incinerado pela combustão a altas temperaturas. b) O lixo hospitalar é separado para ser enterrado e sobre ele, colocada cal virgem. c) O lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado. d) O lixo orgânico é completamente separado do lixo inorgânico, evitando a formação de chorume. e) O lixo industrial é separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de resíduos.

18. O crescimento da produção de energia elétrica ao longo do tempo tem influenciado decisivamente o progresso da humanidade, mas também tem criado uma séria preocupação: o prejuízo ao meio ambiente. Nos próximos anos, uma nova tecnologia de geração de energia elétrica deverá ganhar espaço: as células a combustível hidrogênio/oxigênio. Com base no texto e na figura, a produção de energia elétrica por meio da célula a combustível hidrogênio/oxigênio diferencia-se dos processos convencionais por que:

a) Transforma energia química em energia elétrica, sem causar danos ao meio ambiente, porque o principal subproduto formado é a água. b) Converte a energia química contida nas moléculas dos componentes em energia

Page 7: PS2013_COMPLETA1

7

térmica, sem que ocorra a produção de gases poluentes nocivos ao meio ambiente. c) Transforma energia química em energia elétrica, porém emite gases poluentes da mesma forma que a produção de energia a partir dos combustíveis fósseis. d) Converte energia elétrica proveniente dos combustíveis fósseis em energia química, retendo os gases poluentes produzidos no processo sem alterar a qualidade do meio ambiente. e) Converte a energia potencial acumulada nas moléculas de água contidas no sistema em energia química, sem que ocorra a produção de gases poluentes nocivos ao meio ambiente.

19. O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficiência. A energia solar é a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado da superfície terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia é difícil porque ela é diluída (distribuída por uma área muito extensa) e oscila com o horário e as condições climáticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para uso posterior. Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reação: CH4(g) + H2O(v) + calor → CO(g) + 3 H2(g) e analisando-a como potencial mecanismo para o aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia:

a) insatisfatória, pois a reação apresentada não permite que a energia presente no meio

externo seja absorvida pelo sistema para ser utilizada posteriormente. b) insatisfatória, uma vez que há formação de gases poluentes e com potencial poder explosivo, tornando-a uma reação perigosa e de difícil controle. c) insatisfatória, uma vez que há formação de gás CO que não possui conteúdo energético passível de ser aproveitado posteriormente e é considerado um gás poluente. d) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com absorção de calor e promove a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil. e) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com liberação de calor havendo ainda a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.

20. As misturas efervescentes, em pó ou em comprimidos, são comuns para a administração de vitamina C ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacêutica sólida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substâncias e, quando em solução, acelerar a absorção do fármaco pelo organismo. As matérias-primas que atuam na efervescência são, em geral, o ácido tartárico ou o ácido cítrico que reagem com um sal de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3), quando em contato com a água. A partir do contato da mistura efervescente com a água, ocorre uma série de reações químicas simultâneas: liberação de íons, formação de ácido e liberação do gás carbônico — gerando a efervescência.

As equações a seguir representam as etapas da reação da mistura efervescente na água, em que foram omitidos os estados de agregação dos reagentes, e H3A representa o ácido cítrico.

Page 8: PS2013_COMPLETA1

8

I- NaHCO3 → Na+ + HCO3

II- H2CO3 ⇋ H2O + CO2

III- + H+ ⇋ H2CO3

IV- H3A ⇋ 3H+ + A- A ionização, a dissociação iônica, a

formação do ácido e a liberação do gás ocorrem, respectivamente, nas seguintes etapas: a) IV, I, II e III b) I, IV, III e II c) IV, III, I e II d) I, IV, II e III e) IV, I, III e II

21. O dióxido de nitrogênio (NO2) é um gás vermelho-marrom, frequentemente visível durante períodos de elevada poluição sobre as grandes cidades. O referido gás é formado pela reação entre o monóxido de nitrogênio, emitido como resíduo de processos industriais, e o oxigênio atmosférico: 2 NO( g ) + O2( g ) � 2 NO2 ( g ) Considerando as possíveis interpretações da equação química dada, assinale a alternativa correta: a) Duas moléculas de NO reagem com um átomo de O2 para fornecer duas moléculas de NO2. b) O coeficiente 2, em 2 NO, indica a participação de duas moléculas de nitrogênio e duas de oxigênio. c) A equação balanceada indica que há uma correlação de dois mols de átomos de N para quatro mols de átomos de O nos reagentes. d) A ausência de coeficiente para o O2 indica que o mesmo não participa efetivamente da reação. e) A equação não está balanceada, pois existem duas moléculas de O2 nos produtos e somente uma nos reagentes. 22. (FUVEST-2002) As figuras abaixo representam, esquematicamente, estruturas

de diferentes substâncias, à temperatura ambiente. Sendo assim, as figuras I, II e III podem representar, respectivamente:

a) cloreto de sódio, dióxido de carbono e ferro. b) cloreto de sódio, ferro e dióxido de carbono. c) dióxido de carbono, ferro e cloreto de sódio. d) ferro, cloreto de sódio e dióxido de carbono. e) ferro, dióxido de carbono e cloreto de sódio.

23. (Mack-2002) Na tabela abaixo, X, Y, V, T e R representam símbolos de elementos químicos. Sobre os átomos desses elementos, é correto afirmar que:

a) X é um metal-alcalino. b) V tem 8 elétrons na camada de valência. c) Y forma íon monovalente positivo. d) R é um sólido à temperatura ambiente. e) T é metal de transição.

24. (Mack-2002) A combustão de carvão e de derivados de petróleo aumenta a concentração de um gás na atmosfera, provocando o efeito estufa. O gás em questão é:

a) Cl2 b) O3

Page 9: PS2013_COMPLETA1

9

c) H2 d) CO2 e) O2

Física 25. Um macaco que pula de galho em galho em um zoológico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12 metros. Qual a velocidade média dele? (Dados: )

a) 12 m/s b) 6 m/s c) 0,5 m/s d) 2 m/s e) 12m 26. Um goleiro chuta uma bola, com o máximo de força que lhe é possível, em direção ao campo adversário. Quais das seguintes forças estão sendo exercidas sobre a bola, desde o momento em que perdeu o contato com o goleiro até antes de bater em qualquer obstáculo? I – A força da gravidade. II – Uma força quem o impulsiona horizontalmente. III – A força da resistência do ar. a) Apenas I b) Apenas I e II c) Apenas I e III d) Apenas II e III e) I, II e III 27. Considere a seguinte situação: um ônibus movendo-se por uma estrada e duas pessoas, uma A, sentada no ônibus, e outra B, parada na estrada, ambas observando uma lâmpada fixa no teto do ônibus. A diz “A lâmpada não se move em relação a mim”. B diz: “A lâmpada esta se movimentando uma vez que ela esta se afastando de mim”. a) A está errada e B está certa. b) A está certa e B esta errada. c) Ambas estão erradas. d) Cada uma, dentro do seu ponto de vista, está certa. e) N.D.A.

28. (U.E. Londrina-PR) Da base de um plano inclunado de ângulo α com a horizontal, um corpo é lançado para cima, escorregando sobre o plano. O valor da aceleração da gravidade local é igual a g. Despreze o atrito e considere que o movimento se da segundo a reta de maior declive do plano. A aceleração do movimento retardado do corpo tem em módulo: a) g b) g/sen α c) g/cos α d) g.cos α e) g.sen α 29. Uma geladeira tem uma potência “P” de 330 W (Watts), e é conectada a uma tensão “U” de 220 V (Volts). Se a geladeira for usada corretamente, mesmo ligada na tomada 24 horas por dia, ela só consome energia elétrica durante um total de 8 horas por dia. Dessa forma, qual é a corrente “I” puxada pela geladeira quando ela está ligada, e qual o consumo de energia “E” mensal (tendo um mês 30 dias) da geladeira, se ela for usada corretamente?

Dados: I = P/U , sendo I dado em Ampéres (A); E = P.T(HORAS), sendo E dado em kilowatt.hora (kW.h)

a) I = 1,5 A e E = 158,4 kW.h b) I = 3,0 A e E = 79,2 kW.h c) I = 1,5 A e E = 79,2 kW.h d) I = 1,5 A e E = 237,6 kW.h e) I = 3,5 A e E = 79,2 kW.h 30. Considere a afirmação a seguir: “Metais são bons condutores de eletricidade. Borracha, madeira e o ar são isolantes, e portanto não conduzem eletricidade”. Qual das alternativas demonstra um fenômeno ou acontecimento natural que torna a afirmativa em questão falsa? (Todas as alternativas são verdadeiras, mas somente uma torna a afirmação feita inicialmente falsa)

a) Os fios da rede elétrica são feitos de cobre, pois este metal é um bom condutor de eletricidade.

Page 10: PS2013_COMPLETA1

10

b) O trovão é uma descarga elétrica que percorre o ar, do céu até a terra. c) Equipamentos de segurança para trabalhar com rede elétrica são geralmente feitos de borracha. d) Uma maçaneta de metal que esteja carregada pode te dar um choque estático ao tocá-la, mas uma de madeira não o fará. e) Fios de eletrodomésticos são encapados com plástico para que os usuários não tomem choques ao tocá-los. 31. Considere as seguintes afirmações: "A Terra possui um campo magnético que circula por toda ela, indo do Pólo Sul ao Pólo Norte; Ímãs são materiais capazes de gerar campos magnéticos em volta de si mesmos; Bússolas possuem pequenos ímãs capazes de se alinhar com o campo magnético da Terra, apontando na direção dos pólos; Correntes elétricas são capazes de gerar campos magnéticos". Qual das altenativas seguir está de desacordo com tais afirmações?

a) Fenômenos elétricos e fenômenos magnéticos estão relacionados. b) Eletroímãs são ímãs criados a partir de correntes elétricas. c) O campo magnético da bússola não interfere com o campo magnético da Terra. d) Bússolas podem ser afetadas pela corrente da rede elétrica. e) A eletricidade e o magnetismo não possuem qualquer tipo de ligação entre si.

32. Uma família estava com os seguintes eletrodomésticos ligados em uma noite (com seus respectivos consumos de corrente elétrica entre parênteses): TV (0,5 A), ferro elétrico (3,5 A), chuveiro elétrico (6 A), secador de cabelo (4 A), máquina de lavar roupa (4 A), lâmpadas (3 A no total). Se toda a corrente elétrica da casa passa por um disjuntor que desarma quando a corrente é maior ou igual a 25 A, o disjuntor disarmará? Se ele não disarmar, quanto falta de corrente para disarmar o disjuntor?

a) Sim. b) Não. Faltam 2 A. c) Não. Faltam 3 A. d) Não. Faltam 4 A.

e) Não. Faltam 5 A.

33. (FEI-SP) Quando dois corpos de tamanhos diferentes estão em contato e em equilíbrio térmico isolados do meio ambiente:

a) o corpo maior é o mais quente. b) o corpo menor é o mais quente. c) não há troca de calor entre eles. d) o maior cede calor para o menor. e) o menor cede calor para o maior.

34. (PUC-RJ/2001) Ondas sonoras e luminosas emitidas por fontes em movimento em relação a um observador são recebidas por este com freqüência diferente da original. Este fenômeno, que permite saber, por exemplo, se uma estrela se afasta ou se aproxima da Terra, é denominado de efeito:

a) Joule. b) Oersted. c) Doppler. d) Volta. e) Faraday.

35. A cor mostrada por um objeto corresponde ao comprimento de onda da luz por ela refletida. Um objeto vermelho à luz solar, quando iluminado apenas por luz monocromática azul parecerá:

a) preto. b) multicolorido. c) branco. d) vermelho. e) azul.

36. (ITA-SP) Um edifício iluminado pelos raios solares projeta uma sombra de comprimento 72 m. Simultaneamente, uma vara vertical de 2,50 m de altura, colocada ao lado do edifício, projeta uma sombra de comprimento 3,00 m. Qual a altura do edifício?

a) 90 metros. b) 86 metros. c) 45 metros. d) 60 metros. e) Nenhuma das anteriores.

Page 11: PS2013_COMPLETA1

11

Matemática

37. (FATEC) Em certa região árida prevê-se construir um açude, cuja superfície tem aproximadamente a forma de um losango, conforme a vista superior apresentada.

A capacidade do açude em litros pode ser estimada multiplicando-se a área de sua superfície pela profundidade, lembrando que 1 m³ corresponde a 10³ litros. Se a profundidade média do açude é 2 m e ele estiver completamente cheio, aproximadamente quantas famílias com consumo mensal de 2 x litros de água cada uma poderiam ser atendidas em um mês? A resposta correta é: a) 640 b) 1600 c) 6400 d) 16000 e) 64000 38. (ENEM) O aquífero Guarani localiza-se no subterrâneo dos territórios da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com extensão total de 1.200.000 quilômetros quadrados, dos quais 840.000 quilômetros quadrados estão no Brasil. O aquífero armazena cerca de 30 mil quilômetros cúbicos de água e é considerado um dos maiores do mundo. Na maioria das vezes em que são feitas referências à água, são usadas as unidades metro cúbico e litro, e não as unidades já descritas. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) divulgou, por exemplo, um novo reservatório capacidade de armazenagem é de 20 milhões de litros.

Disponível em: HTTP:/noticias.terra.com.br. Acesso em: 10 jul. 2009. (adaptado).

Comparando as capacidades do aquífero Guarani e desse novo reservatório da SABESP, a capacidade do aquífero Guarani é:

a) 1,5 x 10² vezes a capacidade do reservatório novo. b) 1,5 x 10³ vezes a capacidade do reservatório novo c) 1,5 x vezes a capacidade do reservatório novo. d) 1,5 x vezes a capacidade do reservatório novo. e) 1,5 x vezes a capacidade do reservatório novo. 39. (PASUSP) As telas dos aparelhos de televisão têm formatos distintos. Um aparelho de televisão com tela do tipo letterbox tem lados na proporção 4:3. As televisões com telas widescreen têm lados na proporção 16:9. As telas dos dois aparelhos de televisão abaixo medem a mesma altura h.

Assinale a alternativa que mostra a largura das duas telas, de tipo letterbox e widescreen, respectivamente. a) e

b) e

c) e

d) e

e) e

40. (UNESP) Um artifício praticado pelas indústrias brasileiras para aumentar seus lucros é diminuir a massa ou o volume de seus produtos, juntamente com alguma alteração nos preços. Um exemplo é um certo tipo de bolacha em cuja embalagem constava conteúdo com 200 g e custava

Page 12: PS2013_COMPLETA1

12

R$1,00. Com a nova embalagem, o sue conteúdo passou para 165 g e seu custo para R$1,65. Qual foi a porcentagem do reajuste realizado por unidade de massa? a) 2,0% b) 17,5% c) 55,0% d) 82,5% e) 100%

41. A figura representa um trapézio retângulo em que a medida de AB é k centímetros, o lado AD mede 2k centímetros e o ângulo DÂE mede 30°.

Nestas condições, a área do trapézio, em função de k, é dada por:

a)

b)

c)

d)

e)

42. Quando colocou 46,2 litros de gasolina no tanque de seu carro, Horácio observou que o ponteiro do marcador, que antes indicava 1/5 da capacidade do tanque, passou a indicar 3/4. Nessas condições, é correto afirmar que a capacidade total desse tanque, em litros, é:

a) 70 b) 84 c) 90

d) 96 e) 120

43. Considere que o material usado na confecção de certo tipo de tapete tem um custo de R$40,00. O fabricante pretende colocar cada tapete à venda por x reais e, assim, conseguir vender (100 – x) tapetes por mês. Nessas condições, para que, mensalmente, seja obtido um lucro máximo, cada tapete deverá ser vendido por:

a) R$ 55,00 b) R$ 60,00 c) R$ 70,00 d) R$ 75,00 e) R$ 80,00

44. Uma loja colocou o seguinte anúncio na vitrine:

“O preço de qualquer camisa colorida é o dobro do preço de qualquer camisa branca.” Lineu foi a essa loja e comprou 4 camisas coloridas e algumas brancas. Quando foi efetuar o pagamento, notou um acréscimo de 50% no valor da compra e, então, viu que, na nota fiscal, as camisas estavam com suas quantidades trocadas. Nessas condições, quantas camisas brancas foram compradas por Lineu?

a) 12 b) 13 c) 15 d) 16 e) 18

45. (UFRJ-2003) A figura mostra um pacote em forma de um prisma retangular reto de dimensões 10 cm, 20 cm e 40 cm, amarrado com barbante. Sendo reservados 20 cm para o laço, a quantidade mínima de metros de barbante necessária para amarrar este pacote é de:

a) 1,10 m. b) 1,30 m. c) 2,00 m. d) 2,20 m. e) 2,40 m.

Page 13: PS2013_COMPLETA1

13

46. (FATEC-2003) No início de uma temporada de calor, já havia em certo lago uma formação de algas. Observações anteriores indicam que, persistindo o calor, a área ocupada pelas algas cresce 5% a cada dia, em relação à área do dia anterior. Nessas condições, se, em certo dia denominado dia zero, as algas ocupam 1000 m2, aproximadamente em quantos dias elas cobririam toda a superfície de 16 000 m2 do lago? (Use em seus cálculos: log 1,05=0,02 e log 2=0,30.)

a) 20 b) 60 c) 80 d) 100 e) 120

47. (UECE-2008) A sequencia de triângulos equiláteros, ilustrada na figura abaixo, apresenta certo números de pontos assinalados em cada triângulo.

a) 65 b) 54 c) 45 d) 56 e) 61

48. (UFMG-1999) A expressão L = 0,004t + 79,8 fornece o comprimento L, em centímetros, de uma barra de metal em função de sua temperatura t, em graus Celsius (ºC). Essa barra, inicialmente à temperatura de 50 ºC sofre um aquecimento e sua temperatura é, então aumentada em 20%. O aumento percentual correspondente, no comprimento da barra, é de:

a) 0,04% b) 0,08%

c) 0,02% d) 0,05% e) 0,01%

História

49. (FATEC – 2012) "Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda." (ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil.

Belo horizonte: Itatiaia, 1982, p. 89.) No trecho citado, parte de uma obra publicada em 1711, o jesuíta Antonil: a) torna evidente que o trabalho escravo constituiu a base da exploração econômica em setores essenciais da economia colonial. b) fornece argumentos para o combate movido pela igreja contra a escravização de indígenas e africanos nos domínios coloniais portugueses. c) explica por que a escravidão foi importante no empreendimento açucareiro, mas teve papel secundário e marginal na exploração mineradora. d) justifica a brandura da escravidão no Brasil e sugere uma explicação para a “democracia racial” predominante na sociedade colonial brasileira. e) condena as tentativas de introduzir trabalhadores livres, trazidos da Europa, para substituir a mão de obra escrava nas lavouras de café.

50. (ENEM – 2011) Em geral, ao ver os franceses e os outros

dos países longínquos terem tanto trabalho para buscar o seu arabotã, isto é, pau-brasil, houve uma vez um ancião da tribo que me fez esta pergunta: “Por que vindes vós outros, mairs e perós (franceses e portugueses), buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?”

LÉRY, J. Viagem à Terra do Brasil. In: FERNANDES, F.

Mudanças Sociais no Brasil. São Paulo: Difel, 1974.

O viajante francês Jean de Léry (1534-1611) reproduz um diálogo travado, em 1557, com um ancião tupinambá, o qual demonstra uma

Page 14: PS2013_COMPLETA1

14

diferença entre a sociedade europeia e a indígena no sentido: a) do destino dado ao produto do trabalho nos seus sistemas culturais. b) da preocupação com a preservação dos recursos ambientais. c) do interesse de ambas em uma exploração comercial mais lucrativa do pau-brasil. d) da curiosidade, reverência e abertura cultural recíprocas. e) da preocupação com o armazenamento de madeira para os períodos de inverno.

51. (Unesp – 2010) A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar cabana, e vinha, Não sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. (...) Estupendas usuras nos mercados, Todos, os que não furtam, muito pobres, E eis aqui a Cidade da Bahia.

(Gregório de Matos. “Descreve o que era realmente naquelle tempo

a cidade da Bahia de mais enredada por menos confusa”, in Obra

poética (org. James Amado), 1990.) O poema, escrito por Gregório de Matos no século XVII, a) representa, de maneira satírica, os governantes e a desonestidade na Bahia colonial. b) critica a colonização portuguesa e defende, de forma nativista, a independência brasileira. c) tem inspiração neoclássica e denuncia os problemas de moradia na capital baiana. d) revela a identidade brasileira, preocupação constante do modernismo literário. e) valoriza os aspectos formais da construção poética parnasiana e aproveita para criticar o governo.

52. (Unesp – 2011) (...) “Confeitaria do Custódio”. Muita gente certamente lhe não conhecia a casa por outra designação. Um nome, o próprio nome do dono, não tinha significação política ou figuração histórica, ódio nem amor, nada que chamasse a atenção dos dois regimes, e conseguintemente que pusesse em perigo os

seus pastéis de Santa Clara, menos ainda a vida do proprietário e dos empregados. Por que é que não adotava esse alvitre? Gastava alguma coisa com a troca de uma palavra por outra, Custódio em vez de Império, mas as revoluções trazem sempre despesas. (Machado de Assis. Esaú e Jacó. Obra completa, 1904.) O fragmento, extraído do romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, narra a desventura de Custódio, dono de uma confeitaria no Rio de Janeiro, que, às vésperas da proclamação da República, mandou fazer uma placa com o nome “Confeitaria do Império” e agora temia desagradar ao novo regime. A ironia com que as dúvidas de Custódio são narradas representa o a) desconsolo popular com o fim da monarquia e a queda do imperador, uma personagem política idolatrada. b) respaldo da sociedade com que a proclamação da República contou e que a transformou numa revolução social. c) alheamento de parte da sociedade brasileira diante do conteúdo ideológico da mudança política. d) reconhecimento, pelos cidadãos brasileiros, da ampliação dos direitos de cidadania trazidos pela República. e) impacto profundo da transformação política no cotidiano da população, que imediatamente apoiou o novo regime.

53. (FATEC – 2010) Considere a charge para responder à questão.

(http://humbertodealmeida.com.br/wp-content/uploads/2008/07/jpg, acessado em 02.09.2009)

Page 15: PS2013_COMPLETA1

15

A charge é uma alusão ao voto a) secreto, uma conquista dos sindicatos operários durante a era Vargas. b) censitário, em que havia a exigência de uma renda anual para votar e para se candidatar a cargos públicos. c) da mulher, fruto da luta feminina nos anos 30. d) da mandioca, em que votar era permitido apenas para homens livres e com uma renda igual ou superior ao valor de 1,5 toneladas de mandioca. e) do cabresto, uma característica do coronelismo.

54. (Mackenzie-SP) A historiografia tradicional atribui ao bandeirismo o alargamento do território brasileiro para além de Tordesilhas. Sobre esta atividade é correto afirmar que: a) jamais se converteu em elemento repressor atacando quilombos ou aldeias indígenas. b) as Missões do Sul foram preservadas dos ataques paulistas, devido à presença dos jesuítas espanhóis. c) na verdade, o bandeirismo era a forma de sobrevivência para mestiços vicentinos, rudes e pobres, e a expansão territorial ocorreu de forma inconsciente como subproduto de sua atividade. d) eram empresas totalmente financiadas pelo governo colonial, tendo por objetivo alargar o território para além de Tordesilhas. e) era exercida exclusivamente pelo espírito de aventura de brancos vinculados à elite proprietária vicentina, cujas lavouras de cana apresentavam grande prosperidade.

55. (Enem 2007) Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa

daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França. Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. "Revolução Chinesa". São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações). Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta. a) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos. b) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido. c) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana. d) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana. e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América. 56. (Enem 2001) O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: "Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios"

Page 16: PS2013_COMPLETA1

16

(apud. BRAUDEL, Fernand. “Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3”.). Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as idéias de Roger Bacon. a) inseriam-se plenamente no espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o principal meio para antecipar as descobertas da humanidade. b) estavam em atraso com relação ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela Igreja para o avanço científico da humanidade. c) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do método experimental nas invenções industriais. d) eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavam-se na tradição e na teologia. e) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções. 57. (Enem 2001) O texto foi extraído da peça "Tróilo e Créssida" de William Shakespeare, escrita provavelmente, em 1601. "Os próprios céus, os planetas, e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constância, marcha, distância, estação, forma, função e regularidade, sempre iguais; eis porque o glorioso astro Sol está em nobre eminência entronizado e centralizado no meio dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus." (personagem Ulysses, Ato I, cena III). SHAKESPEARE, W. "Tróilo e Créssida". Porto: Lello & Irmão, 1948.

A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria a) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu. b) da reflexão da luz do árabe Alhazen. c) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico. d) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei. e) da gravitação universal do inglês Isaac Newton. 58. (Enem 99) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS. (HOBSBAWM, Eric J. " Era dos Extremos". São Paulo: Cia das Letras, 1996) O período citado no texto e conhecido por "Guerra Fria" pode ser definido como aquele momento histórico em que houve a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial. b) domínio dos países socialistas do sul do globo pelos países capitalistas do Norte. c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 30. d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e Japão. e) constante confronto das duas superpotências que emergiam da Segunda Guerra Mundial.

59. (Enem 2003) Jean de Léry viveu na França na segunda metade do século XVI, época em que as chamadas guerras de religião opuseram católicos e protestantes. No texto a seguir, ele relata o cerco da cidade de Sancerre por tropas católicas. (...) desde que os canhões começaram a atirar sobre nós com maior freqüência,

Page 17: PS2013_COMPLETA1

17

tornou-se necessário que todos dormissem nas casernas. Eu logo providenciei para mim um leito feito de um lençol atado pelas suas duas pontas e assim fiquei suspenso no ar, à maneira dos selvagens americanos (entre os quais eu estive durante dez meses) o que foi imediatamente imitado por todos os nossos soldados. De tal maneira que a caserna logo ficou cheia deles. Aqueles que dormiram assim puderam confirmar o quanto esta maneira é apropriada tanto para evitar os vermes quanto para manter as roupas limpas (...). Neste texto, Jean de Léry a) despreza a cultura e rejeita o patrimônio dos indígenas americanos. b) revela-se constrangido por ter de recorrer a um invento de "selvagens". c) reconhece a superioridade das sociedades indígenas americanas com relação aos europeus. d) valoriza o patrimônio cultural dos indígenas americanos, adaptando-o às suas necessidades. e) valoriza os costumes dos indígenas americanos porque eles também eram perseguidos pelos católicos. 60. (Enem 2006) O que chamamos de corte principesca era, essencialmente, o palácio do príncipe. Os músicos eram tão indispensáveis nesses grandes palácios quanto os pasteleiros, os cozinheiros e os criados. Eles eram o que se chamava, um tanto pejorativamente, de criados de libré. A maior parte dos músicos ficava satisfeita quando tinha garantida a subsistência, como acontecia com as outras pessoas de "classe média" na corte; entre os que não se satisfaziam, estava o pai de Mozart. Mas ele também se curvou às circunstâncias a que não podia escapar. Norbert Elias. "Mozart: sociologia de um gênio". Ed. Jorge Zahar, 1995, p. 18 (com adaptações). Considerando-se que a sociedade do Antigo Regime dividia-se tradicionalmente em estamentos: nobreza, clero e 3º Estado, é correto afirmar que o autor do texto, ao fazer

referência a "classe média", descreve a sociedade utilizando a noção posterior de classe social a fim de a) aproximar da nobreza cortesã a condição de classe dos músicos, que pertenciam ao 3º Estado. b) destacar a consciência de classe que possuíam os músicos, ao contrário dos demais trabalhadores manuais. c) indicar que os músicos se encontravam na mesma situação que os demais membros do 3º Estado. d) distinguir, dentro do 3º Estado, as condições em que viviam os "criados de libré" e os camponeses. e) comprovar a existência, no interior da corte, de uma luta de classes entre os trabalhadores manuais.

Geografia

61. (FUVEST) A região da Ásia conhecida por Mesopotâmia foi importante área agrícola, hoje reduzida às zonas ribeirinhas irrigáveis. Constitui uma planície drenada pelos rios:

a) Tigre e Eufrates, no Iraque; b) Indo e Ganges, no Paquistão e na Índia; c) Ganges e Bramaputra, na Índia e Bangladesh; d) Hoang-Ho e Yang-Tsé, na China; e) Amu-Daria e Syr-Daria, no Uzbequistão.

62. A bipolarização das nações do globo, após a Segunda Grande Guerra, sob o ponto de vista político e principalmente militar, deu origem ao fenômeno denominado: a) Mercado Comum Europeu e Conselho de Assistência Econômica Mútua; b) Guerra Fria; c) Detente; d) Guerra de Posição; e) Nova Política Econômica (NEP).

63. Em 1949 foi fundada em Washington uma organização militar que atualmente congrega países de três continentes. Esta organização militar fez oposição a uma outra que foi criada em 1955 na Polônia e que congregava países socialistas como URSS,

Page 18: PS2013_COMPLETA1

18

Polônia, RDA, Bulgária, Hungria, Romênia e Tchecoslováquia. As organizações militares referidas nos textos são, respectivamente:

a) Pacto de Varsóvia e Comecon b) Otan e MCC c) Associação Européia do Livre Comércio e Comecon d) Otan e Pacto de Varsóvia e) Organização das Nações Unidas e Cortina de Ferro . 64. (MACK) No mapa-múndi, estão assinalados:

a) Os desertos b) As regiões de grandes altitudes c) As regiões florestais d) Os grandes adensamentos populacionais e) As regiões carboníferas

65. Os cereais constituem as mais importantes culturas agrícolas da China. Entre os principais, destacam-se:

a) O arroz e o milho b) O arroz e o trigo c) O arroz e a cevada d) O arroz e a aveia e) A cevada e o girassol

66. (PUC) A principal área industrial da Europa Ocidental é a região:

a) De Lille, no norte da França; b) Do Ruhr, na República Alemã; c) Da Sicília, no Sul da Itália; d) De Manchester, na Inglaterra; e) Da "mesetas", na Espanha.

67. De acordo com o climograma de 2011 abaixo podemos afirmar que Sorocaba teve:

a) A estação da primavera foi a mais chuvosa do ano b) Estações bem definidas com chuvas no verão e seca no inverno c) Irregularidades no seu clima, com chuvas variando de 150 a 200 mm d) o período de inverno chuvoso e) Teve a menor precipitação em julho 68. A cidade de Manaus sofreu em maio do ano passado com uma de suas maiores enchentes da história. O principal motivo direto foi: a) Aumento das chuvas nos rios a montante da cidade, principalmente no rio negro. b) A rede de esgotos se mostrou entupida em inúmeros pontos da cidade que causaram as enchentes. c) Apesar dos canais de esgotos estarem limpos, os bueiros foram entupidos pela grande quantidade de material jogado na rua. d) As áreas alagadas foram recém-construídas onde antigamente eram regiões naturais de alagamento. e) Por conta do aumento do nível do mar, a cidade costeira de Manaus sofre com este resultado do aquecimento global. 69. "Não se trata de colocar um preço sobre o valor da natureza, até porque a abelha não passa um recibo quando produz o mel, mas ampliar a consciência dos agentes econômicos para o custo dos impactos sobre o capital natural e social" Pavan Sukhdev. De acordo com a citação a respeito do Rio+20, o encontro realizado em junho de 2012 tinha como objetivo:

Page 19: PS2013_COMPLETA1

19

a) O aumento da produção agrícola e de apicultura (produção de mel). b) Discutir e aprimorar a renovação do código florestal nacional com países desenvolvidos. c) Renovar o compromisso político e legislativo internacional com o desenvolvimento sustentável. d) Aumentar a multa para desmatamentos para dar lugar a monocultura e) Elaborar um plano sustentável para a Copa de 2014, se tornando uma referência internacional na área ambiental.

70. Em 2011, o bom desempenho agrícola refletiu no aumento do PIB do Brasil. Entre os destaques de crescimento de produtividade, podem-se citar: a mandioca, com alta de 7,3% da sua produção; o feijão, com 6,1%; e a laranja, com 3,1%. Os dois produtos agrícolas mais produzidos em solos brasileiros são: a) Mandioca e Feijão. b) Laranja e Feijão. c) Mandioca e Cana de Açúcar. d) Feijão e Cana de Açúcar. e) Soja e Cana de Açúcar. 71. De acordo com o Censo de 2010, a população urbana do Brasil representa 84,4% do total. A taxa é a maior da série histórica, iniciada em 1960 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Desde 2000, houve aumento de 23 milhões de pessoas vivendo nas cidades do país, fora da zona rural. A população rural brasileira encolheu em 2 milhões de pessoas no período. Esse grande trânsito de pessoas da zona rural para zona urbana pode ser chamado de: a) Imigração Urbana b) Imigração Rural c) Êxodo Rural d) Êxodo Urbano e) Emigração Urbana

72. Segundo Ronaldo Valiño, sócio e líder de mineração da consultoria PwCBrasil, o volume de recursos para pesquisa mineral no país é bem abaixo da média mundial. Assim, pode-se afirmar que: a) O Brasil não tem um mercado de exportação de minérios. b) A exportação de minérios brasileiros é abaixo da média mundial. c) O volume de minérios existentes no Brasil é pequeno. d) Um aumento nos recursos para pesquisa poderia aumentar a produção já existente de minérios brasileiros. e) Um aumento nos recursos para pesquisa poderia iniciar a produção de minérios brasileiros.

Português

73. É fácil errar quando uma empresa ou seus dirigentes não tem clareza sobre o que de fato significam as bonitas palavras que estarão em suas missões e valores ou em seus relatórios e peças de marketing. Infelizmente, não passa um dia sem vermos claros sintomas de confusão. O que dizer de uma de uma empresa que mal começou a praticar coleta seletiva e já sai por aí se intitulando “sustentável”? Ou da que anuncia sua responsabilidade social “divulgando em caros anúncios os trocados que doou a uma creche ou a uma campanha de solidariedade”? Na melhor das hipóteses, elas não entenderam o significado desses conceitos. Ou, se formos pouco mais críticos, diremos tratar-se de oportunismo irresponsável, que não só prejudica a imagem da empresa, mas – principalmente- mina a credibilidade de algo muito sério e importante. Banaliza conceitos vitais para humanidade, reduzindo-os a expressões efêmeras, vazias. Guia exame- Sustentabilidade, outubro/2008

O texto faz uma crítica ao:

Page 20: PS2013_COMPLETA1

20

a) Uso inexpressivo de expressões efêmeras e vazias, o que coíbe a prática do oportunismo irresponsável. b) Trabalho social das empresas, que priorizam ações sociais sem utilizarem um marketing adequado. c) Discurso irresponsável das empresas que, na verdade, destoa das práticas daqueles que o proferem. d) Excesso de discurso sobre sustentabilidade e responsabilidade em empresas engajadas em assuntos de natureza social. e) Uso indiscriminado de marketing na divulgação da responsabilidade social das empresas. 74. No contexto, as palavras mina e efêmeras assumem, respectivamente, o sentido de: a) Abala e passageiras b) Reduz e mensuráveis c) Altera e transitórias d) Atenua e perenes e) Reforça e duradouras 75. Considerando o ponto de vista do autor, a frase – O que dizer de uma empresa que mal começou a praticar coleta seletiva e já sai por aí se intitulando “sustentável”? – deixa evidente que uma empresa: a) Pode prescindir do real sentido do termo “sustentável”. b) Já é sustentável, quando começa a fazer coleta seletiva. c) Deve fazer seu marketing desatrelado de sua prática. d) Deve consolidar suas práticas antes de defini-las. e) Começa ma, caso se dedique à coleta seletiva. Leia a tirinha a seguir e responda à questão 76.

76. O humor presente na tirinha decorre do fato de que Mafalda:

a) Atribui, no primeiro quadrinho, um poder ilimitado ao dedo indicador. b) Considera seu dedo indicador tão importante quando o dos patrões. c) Usa corretamente a expressão “indicador de desemprego” mesmo sendo uma criança. d) Atribui, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões. e) Atribui, no primeiro e último quadrinhos, o mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.

77. (UNIFESP-adaptada) Leia a propaganda abaixo e responda:

(Fonte: http://www.etapa.com.br/) A leitura da propaganda permite concluir que a mãe: a) Sente saudade do filho porque não consegue interagir com os avanços tecnológicos. b) Não gosta de se comunicar com o filho pelo celular. c) Exige constante atenção do filho, embora sinta menos saudades. d) Sente saudades do filho, apesar de ouvir sua voz e ver seu rosto. e) Deixa de sentir saudades do filho quando vê seu rosto. 78. A última frase da propaganda “Fácil agradar sua mãe, não é” – sugere a ideia de que:

Page 21: PS2013_COMPLETA1

21

a) As saudades das mães são apenas truques sentimentais. b) As mães não querem que seus filhos se

afastem e sejam independentes. c) As mães visam ao controle total dos filhos

distantes. d) Os filhos que agradam suas mães deixam-

se controlar por elas. e) A saudade é um sentimento de difícil

controle pelas mães. (UFSCAR) Leia o texto abaixo e responda ás questões 3 e 4: Na minha opinião, existe no Brasil, em permanente funcionamento, não fechando nem para o almoço, uma Central Geral de Maracutaia, ou CGM. Não é possível que não exista. E, com toda a certeza, é uma das organizações mais perfeitas já constituídas, uma contribuição inestimável do nosso país ao patrimônio da raça humana. Nada de novo é implantado sem que surja no mesmo instante, às vezes sem intervalo visível, imediatamente mesmo, um esquema bem montado para fraudar o que lá seja que tenha sido criado. [...] Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, mas podia ser em qualquer outra cidade do país, porque a CGM é onipresente, não deixa passar nada, nem discrimina ninguém. Segundo me contam aqui, a prefeitura de São Paulo agora fornece caixão e enterro gratuitos para os doadores de órgãos, certamente os mais pobres. Basta que a família do morto prove que ele doou pelo menos um órgão, para receber o benefício. Mas claro, é isso mesmo, você adivinhou, ser brasileiro é meramente uma questão de prática. Surgiram indivíduos ou organizações que, mediante uma módica1 contraprestação pecuniária2, fornecem documentação falsa, “provando” que o defunto doou órgãos, para que o caixão e o enterro sejam pagos com dinheiro público. 1módica = modesta 2pecuniária = refente á dinheiro

(João Ubaldo Ribeiro. O Estado de S.Paulo, 18.09.2005.)

79. No trecho — uma contribuição inestimável do nosso país ao patrimônio da raça humana. —, tal contribuição refere-se á: a) o Brasil, em geral. b) fechamento para o almoço. c) Central Geral de Maracutaia. d) a opinião do autor. e) a Prefeitura de São Paulo 80. Assinale a alternativa em que a substituição das palavras grifadas mantém o mesmo sentido original do trecho: Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, mas podia ser em qualquer outra cidade do país, porque a CGM é onipresente. a) Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, no entanto podia ser em qualquer outra cidade do país, uma vez que a CGM é onipresente. b) Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, pois podia ser em qualquer outra cidade do país, já que a CGM é onipresente. c) Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, podia, pois, ser em qualquer outra cidade do país, visto que a CGM é onipresente. d) Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, apesar disso podia ser em qualquer outra cidade do país, assim que a CGM é onipresente. e) Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, já que podia ser em qualquer outra cidade do país, à medida que a CGM é onipresente.

81. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a: a) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas). b) Romances e contos dos primeiros colonizadores. c) Poesia épica e prosa de ficção. d) Obras de estilo clássico, renascentista. e) Poemas românticos indianistas.

Page 22: PS2013_COMPLETA1

22

82. Qual a alternativa que apresenta uma associação errada? a) Barroco / Contra-Reforma. b) Arcadismo / Iluminismo c) Romantismo / Revolução Industrial. d) Arcadismo / Anti-Classicismo e) Arcadismo / Racionalismo

83. (CEFET-PAR) E sobre mim, silenciosa e triste, A Via-Láctea se desenrola Como um jarro de lágrimas ardentes. (Olavo Bilac) Sobre o fragmento poético não é correto afirmar: a) A “Via-Láctea” sofre um processo de personificação. b) A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético. c) A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes”visa a presentificar o movimento dos astros. d) Há predomínio da linguagem figurada e descritiva. e) A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.

84. (UEL) Identifique a afirmação que se refere a Gregório de Matos: a) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX. b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas. c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem

dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa. d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época. e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso.

Inglês

Instrução: Leia a história em quadrinhos

de Archie, What goes up, para responder as questões de números 85 e 86.

(Tales from…Riverdale. Archie Comic Publications, dezembro de 2006.)

85. Qual a alternativa correta? a) O pai de Archie está nervoso porque recebeu uma longa carta de Bill Going

Page 23: PS2013_COMPLETA1

23

contendo notícias desagradáveis sobre Archie. b) O pai de Archie, que é motorista de táxi, está furioso porque o conserto de seu carro custou muito caro. c) O pai de Archie está nervoso porque as contas que ele tem que pagar estão ficando muito caras. d) O pai de Archie pediu para ver as notas escolares do filho e descobriu que Archie obteve notas baixas. e) O pai de Archie gostaria de não tomar conhecimento sobre uma reportagem que Archie escreveu. 86. Qual o significado, na história, dos termos cable bill, a good time e report card, respectivamente ? a) Cabo elétrico, uma boa hora e cartão de repórter. b) Conta da televisão a cabo, uma boa hora e cartão de repórter. c) Cabo elétrico, um bom tempo e cartão de repórter. d) Conta da televisão a cabo, uma boa hora e boletim escolar. e) Cabo elétrico, um bom tempo e boletim escolar. Instrução: Leia o texto a seguir para responder as questões de números 87 a 88. Two of the greatest obstacles that comics have in reaching readers are exposure and cost. Fortunately, the internet has provided remedies for both. Many comic book creators and publishers have put their comics online, available as full issues and at absolutely no cost to the reader. And unlike torrents or scanned files, these comics are completely legal. Here I have endeavored to collect as many of these as possible, now totalling over 300 full issues and stories, in one place. Whether you have been meaning to try a new title, or if you’ve never read a comic in your life, there’s still something here for everyone. Follow a link or two or three. Some comics that I especially recommend carry an asterisk, but I haven’t come close to reading everything here. Maybe you’ll find something you enjoy.

( _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ )

(www.lorencollins.net/freecomic. Adaptado.) 87. Qual o melhor título para o texto? a) My costly comic book collection b) Remedy obstacles in comic books c) 300 recommended funny stories d) Enjoy funny books online e) Free online comic books 88. De acordo com o texto, dois obstáculos ao acesso dos leitores às histórias em quadrinhos são: a) a divulgação e o material escaneado da internet. b) o custo da internet e a legalidade de material escaneado. c) a legalidade de material escaneado e de edições completas. d) o desconhecimento e o desinteresse por histórias em quadrinhos. e) o custo e a divulgação das histórias ao público. Instrução: Leia o texto Status of same-sex marriage para responder as questões de números 89 e 90. Status of same-sex marriage South America Argentina The Autonomous City of Buenos Aires (a federal district and capital city of the republic) allows same-sex civil unions. The province of Rio Negro allows same-sex civil unions, too. Legislation to enact same-sex marriage across all of Argentina was approved on July 15, 2010. Brazil A law that would allow same-sex civil unions throughout the nation has been debated. Until the end of the first semester of 2010 the Supremo Tribunal Federal had not decided about it.

Page 24: PS2013_COMPLETA1

24

Colombia The Colombian Constitutional Court ruled in February 2007 that same-sex couples are entitled to the same inheritance rights as heterosexuals in common-law marriages. This ruling made Colombia the first South American nation to legally recognize gay couples. Furthermore, in January 2009, the Court ruled that same-sex couples must be extended all of the rights offered to cohabitating heterosexual couples. Ecuador The Ecuadorian new constitution has made Ecuador stand out in the region. Ecuador has become the first country in South America where same sex civil union couples are legally recognized as a family and share the same rights of married heterosexual couples. Uruguay Uruguay became the first country in South America to allow civil unions (for both opposite-sex and same-sexcouples) in a national platform on January 1, 2008. Children can be adopted by same-sex couples since 2009.

(http://en.wikipedia.org/. Adaptado.) 89. Assinale a alternativa correta. a) Segundo o texto, os países nos quais os direitos de casais heterossexuais e de casais homossexuais são os mesmos são o Equador e a Colômbia. b) De acordo com as informações do texto, entende-se que uniões civis entre pessoas do mesmo sexo são legais em todos os países da América do Sul. c) De acordo com o texto, entende-se que, dentre os países da América do Sul, somente no Brasil ainda não se permitem uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. d) O país da América do Sul onde as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo demoraram mais para ser legalizadas é o Uruguai.

e) As uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, válidas em todo o território brasileiro, foram aprovadas em 2010 pelo Supremo Tribunal Federal. 90. Assinale a alternativa correta. a) A Colômbia foi a última nação sul-americana a aprovar a união civil de casais hétero ou homossexuais. b) A Argentina foi a segunda nação sul-americana a reconhecer os direitos dos casais do mesmo sexo. c) O Equador foi o país sul-americano que menos se empenhou para reconhecer os direitos dos homossexuais. d) O Uruguai foi o primeiro país sul-americano a aprovar uniões civis de casais hétero e homossexuais. e) O Brasil não tem demonstrado nenhum interesse no reconhecimento dos direitos dos casais homossexuais.