província são peregrino do brasil e...

5
1 Província São Peregrino do Brasil e Moçambique CAPÍTULO PROVINCIAL ANUAL São José dos Campos, 9-13 de janeiro de 2017 *** O fato marcante do mês foi o Capí- tulo Provincial celebrado na Casa de Retiros Cura D’Ars, aqui em São José dos Campos, que reuniu 23 vogais, mais 2 convidados, os nossos bispos eméritos Dom Moacyr Grechi e Dom João Messi, sendo que alguns confrades foram dispensados por motivos justificados. *** O capítulo teve quatro momentos mais importantes: um dia de retiro, pregado pelo salesiano Pe. Carlos Galhardo; dois dias de estudo dos relatórios sobre a situação da Província e sobre as atividades e a situação econômica-administrativa; uma tarde de pe- regrinação ao Santuário Nacional de Apare- cida; e as conclusões aprovadas. *** Sobre o andamento geral da Pro- víncia, foi aprovado este texto: “O capítulo constata e concorda com a leitura positiva da realidade conjuntural de nossa província feita pelo relatório provincial. Avalia que foi realmente produtiva a visita canônica do Prior Geral, o jubileu de alguns confrades e as obras realizadas como o novo convento de São José dos Campos. Avalia igualmente como positivo o governo da Província”. *** No encerramento do capítulo, o prior provincial, frei Charlie comunicou algumas transferências: frei Mário Cardiga de Rio Branco para Rio de Janeiro; frei Charles Fer- nando Gomes de Curitiba para Sena Madu- reira; frei José Flesch de São José dos Cam- pos para Sena Madureira; o professo, frei Luís André, que concluiu om curso de teolo- gia, de São Paulo para o Rio de Janeiro. O próprio frei Charlie desloca-se do Rio de Ja- neiro para Curitiba. *** O prior provincial comunicou tam- bém a mudança da cúria provincial para São José dos Campos, e confirmou para os próximos dias a transferência do arquivo da província e todo o material da secretaria e do economato. Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Upload: trinhngoc

Post on 24-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Província São Peregrino do Brasil e Moçambique

Província São Peregrino do Brasil e Moçambique

CAPÍTULO PROVINCIAL ANUAL

São José dos Campos, 9-13 de janeiro de 2017

*** O fato marcante do mês foi o Capí-

tulo Provincial celebrado na Casa de Retiros

Cura D’Ars, aqui em São José dos Campos,

que reuniu 23 vogais, mais 2 convidados, os

nossos bispos eméritos Dom Moacyr Grechi e

Dom João Messi, sendo que alguns confrades

foram dispensados por motivos justificados.

*** O capítulo teve quatro momentos

mais importantes: um dia de retiro, pregado

pelo salesiano Pe. Carlos Galhardo; dois dias

de estudo dos relatórios sobre a situação da

Província e sobre as atividades e a situação

econômica-administrativa; uma tarde de pe-

regrinação ao Santuário Nacional de Apare-

cida; e as conclusões aprovadas.

*** Sobre o andamento geral da Pro-

víncia, foi aprovado este texto: “O capítulo

constata e concorda com a leitura positiva da

realidade conjuntural de nossa província

feita pelo relatório provincial. Avalia que foi

realmente produtiva a visita canônica do

Prior Geral, o jubileu de alguns confrades e

as obras realizadas como o novo convento de

São José dos Campos. Avalia igualmente

como positivo o governo da Província”.

*** No encerramento do capítulo, o prior

provincial, frei Charlie comunicou algumas

transferências: frei Mário Cardiga de Rio

Branco para Rio de Janeiro; frei Charles Fer-

nando Gomes de Curitiba para Sena Madu-

reira; frei José Flesch de São José dos Cam-

pos para Sena Madureira; o professo, frei

Luís André, que concluiu om curso de teolo-

gia, de São Paulo para o Rio de Janeiro. O

próprio frei Charlie desloca-se do Rio de Ja-

neiro para Curitiba.

*** O prior provincial comunicou tam-

bém a mudança da cúria provincial para

São José dos Campos, e confirmou para os

próximos dias a transferência do arquivo da

província e todo o material da secretaria e do

economato.

Peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

2

SÃO PAULO-ROMA-TURVO

PROFESSOS E NOVIÇOS

*** Nossos doze PROFESSOS (10 em São Paulo e 2 em Roma) renovaram os votos religiosos em janeiro por mais um ano. Quatro deles dia 13, em São José dos Cam-pos, no encerramento do Capítulo Provin-cial (foto); seis, dia 27, na nossa igreja em São Paulo; e, no mesmo dia, os dois da Co-munidade Internacional de Formação Santo Aleixo Falconieri, em Roma. *** Ao mesmo tempo, em Turvo, dia 20, o prior pro-vincial presidiu ao rito de ingresso de qua-tro jovens no NOVICIADO (foto):

André Luiz Carvalho de Camargo Antônio Cláudio Siqueira de Oliveira Evilásio Amorim de Oliveira Moisés Valério Esteves Silva (foto).

Terão como mestre frei Marcos Huk e como vice-mestre frei Ezequiel Minatto. O pro-grama do ano canônico de noviciado prevê, entre outras atividades, seminários sobre Vida Religiosa, História e Espiritualidade da Ordem, Liturgia, Constituições e Regra de

Santo Agostinho, etc., com a ajuda de frades de outras comunidades adrede convidados.

TURVO - FREI EGÍDIO

*** Em sua recente passagem por Turvo, Dom Moacyr encontrou-se novamente com um grupo de egressos (OSMeninos de Turvo) que na última quinta-feira do mês se reúnem na capela do cemitério local, onde está se-pultado frei Egídio, para celebrar a missa em sua memória e sufrágio (foto). *** A este propósito, num pronunciamento feito du-rante o Capítulo Provincial, Dom Moacyr congratulou-se com o início, em Turvo, nos próximos dias de mais um noviciado na Pro-víncia e sugeriu que fosse chamado “Novici-ado Frei Egídio”.

SÃO JOSÈ DOS CAMPOS

Arquivo Provincial

*** Dia 26, frei Oldair e alguns professos

vieram do Rio de Janeiro com um caminhão,

trazendo a mudança do arquivo provincial.

*** E no último final de semana, volta-

ram aqui e colocaram em ordem na sala do ar-

quivo todo o material: pastas com documen-

tos, notas fiscais e correspondência expedida

e recebida, álbuns de fotos, cópias de livros

editados, fichário dos frades, material de es-

critório, etc. Com isso, fica definitivamente

transferida para este convento a cúria provin-

cial.

3

SENA MADUREIRA

*** Finalmente, FREI HEITOR realizou seu sonho: voltar ao Acre. Nem bem ter-minara o capítulo, e já estava com passagem marcada. Frei Antônio Chemim fez-lhe companhia. Lá chegando, foi logo para Sena Madureira para prestar homenagem e rezar no túmulo do frei Paulino, seu com-panheiro de tantas lutas. *** Depois, visitou a Fazenda Esperança para a recuperação de dependentes químicos, obra sua em par-ceria com frei Paulino. E encontrou-se com muitos amigos e paroquianos da cidade e depois voltou para Rio Branco, onde está tentando refazer o visto de permanência no Brasil.

CURITIBA - *** A comunidade está

em ritmo férias e alguns formandos ficarão com suas famílias até dia 5 de fevereiro. Para esta mesma data está prevista a chegada dos dois postulantes de Rio Branco. *** Após o ca-pítulo, frei Gilson tam-bém passou uma se-mana na casa de fami-liares, e frei Charles participou da forma-tura de uma sobri-nha em Belo Hori-zonte. Enquanto isso, os freis Clodovis e Octávio retornaram ao convento, garantindo o

atendimento da casa e da paróquia. *** Com a ida para Turvo dos quatro pré-noviços (Moi-sés, André, Evilásio e Cláudio), frei Clodovis aproveitou para uns dias de férias na casa de sua irmã na praia de Guaratuba, retornando dia 28. *** Dia 27 chegaram de Turvo frei Eze-quiel, trazendo o futuro postulante João e seus pais. João fará o exame vestibular para in-gresso no curso de filosofia. *** Agora esta-mos em casa os quatro frades da comunidade, mais o postulante Antônio que fará o último ano de teologia e o recém-chegado João. A to-dos enviamos nosso fraterno abraço e os votos de um novo ano repleto de muita alegria e muitas vocações (Frei Gílson).

SÃO PAULO - *** No início do mês, fomos surpreendidos com o faleci-mento de Sebastião Luís Ribeiro, pai do frei Fábio, o qual se dirigiu apressadamente à Goiás para as exéquias. A ele nossas condo-lências! *** Neste mês ainda os freis Fábio e Renã participaram da última etapa da Escola de Forma-dores e, conclu-íram o curso com a Missa de ação de graças e a formatura em nossa Paró-quia. *** Frei Di-lermando minis-trou um curso de His-tória da Igreja Moderna aos monges benedi-tinos de Ponta Grossa, como faz todos os anos nesta época. *** Dia 23, frei Oldair e alguns professos foram ao Rio de Janeiro, a fim de encaminhar a transferência do ar-quivo da Cúria Provincial para São José dos Campos. Em seguida, todos os professos passaram o último fim-de-semana em São José dos Campos para organizar o material na sala do arquivo. Nesta viagem ao Rio, os freis Cosme, Dionísio e Lafim aproveitaram para conhecer os principais pontos turísticos da “Cidade Maravilhosa”. No caminho, uma parada para trocar um olhar com a Mãe Apa-recida (Frei Anderson).

4

R O M A

*** Neste primeiro mês do ano, nossa co-munidade, depois das férias de Natal, re-encontrou-se dia 4 de Janeiro e, dia 6, cele-bramos a solenidade da Epifania do Se-nhor e o habitual “Bingo da Befana” que tradicionalmente se faz no colégio. *** De-pois recomeçamos as aulas e dia 20 encer-ramos o primeiro semestre. Agora, os alunos do triênio de Teologia e do biênio de Mariologia estamos fazendo os exames semestrais. *** Dia 27, além da renovação dos votos, festejamos os aniversariantes do mês. *** Registramos também que neste mês tivemos como hóspede o frei Bruno (Frei Jeremias).

MATOLA - *** Calor excessivo

por aqui, beirando os 40 graus. Nossa co-

munidade já está completa com o retorno

dos formandos que estavam de férias em

suas famílias. *** Dia 23, frei João Carlos

chegou de volta do Brasil, onde deu assistên-

cia à sua mãe que acabou falecendo. Depois

participou do Capítulo Provincial em São

José dos Campos. *** De 14 a 28 os postu-

lantes frequentaram um curso de formação

de catequistas. Em seguida, dia 29, a paró-

quia São Gabriel da Matola realizou a assem-

bleia paroquial e, no mesmo dia, frei Víctor

celebrou missa na comunidade de Mumemo,

em Marracuene, a convite daquela comuni-

dade (C. Souza).

T U R V O

*** Os quatro pré-noviços chegaram dia 18 e dia 19 fizeram retiro em preparação para o ingresso no noviciado. Dia seguinte, em cerimônia simples realizada na capela do seminário, foram admitidos ao noviciado pelo prior provincial, frei Charlie, e acolhidos pela comunidade formadora, tendo à frente o mestre de formação frei Marcos. A comu-nidade acolhe também alguns aspirantes que têm como formador frei Ezequiel e re-tornam das férias no início de fevereiro *** Com o fim das férias, a comunidade vai reto-mando suas atividades no convento e na pa-róquia. *** Terminado o capítulo, frei Dioní-sio, que acaba de completar 84 anos, resol-veu passar alguns dias em São Paulo para re-ver amigos e familiares. Estará de volta em meados de fevereiro. Frei Nereu está em boas condições de saúde e ajuda nas ativida-des da casa e da paróquia. *** Que Santa Maria nos proteja (Frei Cláudio).

23 de março: Frei Dionísio M. Mandaio 60 anos de Profissão Solene

5

História em Fotos

Dom Júlio Mattioli e Frei Heitor Turrini Frei Rafael M. Shraufstetter irmão austríaco falecido em Turvo

Frei Egídio M. Rovolon, arquiteto da igreja de Sena Madureira

Pensionato de Boca do Acre - Amazonas Obra de frei Agostinho M. Poli

Na Frente: Freis Bernardo Debbia, Ivo Lanzoni, Paulo Ga-brielli, Paulino Talamelli, Romeu Ribeiro Donato e Egídio Muscini. Atrás: Noviços e candidatos irmãos leigos.

Rio Branco: Igreja de São Sebastião e São Filipe construída por frei Thiago

Frei Peregrino M. Bellezze fundador da missão na Suazilândia e um dos responsáveis da construção

da nossa igreja no Rio

Dom Próspero Bernardi e os freis Miguel Lorenzini e Thiago Mattioli

no navio viajando para o Brasil