prova reingresso rural

12
Concurso Público/2010 1 REDAÇÃO TEXTO I Faz pouco tempo, foi lançado nos Estados Unidos um livro chamado “The dumbest generation” (“A geração mais burra”), do professor universitário de inglês Mark Bauerlein. Baseado em várias pesquisas – de órgãos do governo, consultorias e instituições educacionais –, o livro chega a uma conclusão terrível sobre a juventude americana: ela não lê, não acredita no trabalho, não visita museus e outras instituições culturais e sequer consegue explicar métodos científicos básicos ou saber algo de História.(...) Professores e pedagogos brasileiros também se preocupam com essas constatações, percebendo que a internet, se por um lado é uma fonte valiosa de informação, por outro apresenta uma desorganização intrínseca que acaba levando à dispersão e deixando de fomentar o espírito crítico.(...) O acúmulo de conhecimento, sem construção, também leva à falta de assertividade*. Que por sua vez causa uma capacidade capenga de comunicação. MACHADO, André. Informação empilhada. In: O Globo, Caderno Digital. Segunda, 14/07/08. pp. 8 e 9. Glossário Assertividade: qualidade do que é assertivo, ou seja, emitir uma afirmação, uma opinião a respeito de alguma coisa. O texto em questão apresenta uma reflexão sobre as transformações que a tecnologia trouxe para a construção do aprendizado das novas gerações. Mudanças de hábito, nova forma de aquisição de conhecimento, entre outras modificações, são atribuídas ao uso de novas tecnologias. Será que somente a evolução tecnológica é a grande responsável pela transformação cultural das novas gerações? Redija um texto dissertativo sobre o tema: A FORÇA DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO CULTURAL DA JUVENTUDE Elabore seu texto, em prosa, com aproximadamente 30 linhas, respeitando os seguintes critérios: Os textos apresentados são ilustrativos e motivadores, portanto não os transcreva como se fossem seus; Utilize a norma culta da língua portuguesa.

Upload: isabel-lima

Post on 27-Jun-2015

367 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

1

REDAÇÃO

TEXTO I

Faz pouco tempo, foi lançado nos Estados Unidos um

livro chamado “The dumbest generation” (“A geração

mais burra”), do professor universitário de inglês Mark

Bauerlein. Baseado em várias pesquisas – de órgãos do

governo, consultorias e instituições educacionais –, o

livro chega a uma conclusão terrível sobre a juventude

americana: ela não lê, não acredita no trabalho, não

visita museus e outras instituições culturais e sequer

consegue explicar métodos científicos básicos ou saber

algo de História.(...) Professores e pedagogos

brasileiros também se preocupam com essas

constatações, percebendo que a internet, se por um lado

é uma fonte valiosa de informação, por outro apresenta

uma desorganização intrínseca que acaba levando à

dispersão e deixando de fomentar o espírito crítico.(...)

O acúmulo de conhecimento, sem construção, também

leva à falta de assertividade*. Que por sua vez causa

uma capacidade capenga de comunicação.

MACHADO, André. Informação empilhada. In: O Globo, Caderno

Digital. Segunda, 14/07/08. pp. 8 e 9.

Glossário

• Assertividade: qualidade do que é assertivo, ou seja,

emitir uma afirmação, uma opinião a respeito de

alguma coisa.

O texto em questão apresenta uma reflexão sobre as

transformações que a tecnologia trouxe para a

construção do aprendizado das novas gerações.

Mudanças de hábito, nova forma de aquisição de

conhecimento, entre outras modificações, são atribuídas

ao uso de novas tecnologias. Será que somente a

evolução tecnológica é a grande responsável pela

transformação cultural das novas gerações?

Redija um texto dissertativo sobre o tema:

A FORÇA DA TECNOLOGIA NA

FORMAÇÃO CULTURAL DA

JUVENTUDE

Elabore seu texto, em prosa, com aproximadamente 30

linhas, respeitando os seguintes critérios:

• Os textos apresentados são ilustrativos e

motivadores, portanto não os transcreva como

se fossem seus;

• Utilize a norma culta da língua portuguesa.

Page 2: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

2

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto I a seguir e responda às questões 1, 2, 3 e

4.

TEXTO I

A força da literatura No texto que abre o seu livro A Linguagem da Paixão, o escritor peruano Mario Vargas Llosa diz que a mais comovedora prova dos poderes da ficção, essa enganosa mentira, é que mais dia menos dia ela se converte em verdade. O livro é uma seleção de ensaios publicados entre 1992 e 2000 no jornal El País, de Madrid, onde assinava a coluna “Piedra de Toque”. Segundo Llosa, o livro é uma homenagem ao poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz. A homenagem não apenas é merecida, como nos possibilita ter contato com um conjunto de textos sobre o cotidiano, as artes, os imigrantes, a história, a política e a cultura do continente latino-americano. (...) O livro é uma reverência ao papel que a literatura pode desempenhar na sociedade como uma das mais candentes formas de representação do imaginário de suas gentes e de seus povos. Em um texto de 1983, intitulado América Latina y la Democracia, Octavio Paz fala da importância da literatura para o entendimento de uma sociedade em suas mais complexas dimensões políticas, econômicas, religiosas, étnicas, culturais. Enfim, ele procura ensinar como a literatura pode mostrar, e em muitos casos mostra, as contradições, os paradoxos e as semelhanças entre as sociedades, bem como faz uma reflexão sobre as formas como isso se dá internamente. A força da literatura e, portanto, a importância do escritor na sociedade estão ligadas ao fato de este não falar em nome do Estado Nacional, de nenhuma classe em especial, de nenhum partido, religião, minorias étnicas, etc. A força da palavra do escritor reside no fato de brotar de uma situação de não-força. (...) É dessa forma que a literatura pode “desmascarar” o poder escondido atrás dos chefes, dos ditadores. É esse um dos motivos pelos quais o diálogo entre a sociedade e a literatura jamais pode ser entendido por meio de uma representação do tipo causa e efeito. Isso mutilaria a complexidade dessa relação, bem como não nos deixaria perceber aquilo que existe de mais rico no processo sociedade/literatura/sociedade: os mecanismos de imprevisibilidade e de contradição. Vista dessa forma, pode-se dizer que a literatura se constitui em uma resposta às perguntas que determinada sociedade faz sobre si mesma. Sobre seu passado, seu presente e sobre seu futuro. Para Octavio Paz, o grande desafio é entender o caráter imprevisível dessas respostas. Em geral, a resposta dada pela literatura às perguntas que lhe faz a sociedade é uma resposta inesperada. Nesse inesperado reside, a meu ver, aquilo que disse Llosa no início de A Linguagem da Paixão: ficção e realidade são muitas vezes as duas faces de uma mesma moeda,

constituindo-se, assim, no sonhado e no vivido, na relação entre o imaginado e o experimentado que compõe o humano.

BARCELOS, Valdo. In: Invisível cotidiano. Porto Alegre: AGE, 2006, p. 50-1.

Questão 1 – Com base no que foi exposto no Texto I, explique, em uma frase completa, o significado do trecho abaixo destacado: “A força da palavra do escritor reside no fato de brotar de uma situação de não-força.” (linhas 30 e 31) Questão 2 – “Enfim, ele procura ensinar como a literatura pode mostrar, e em muitos casos mostra, as contradições, os paradoxos e as semelhanças entre as sociedades, (...)” Faça a análise morfossintática da palavra em negrito. Questão 3 – “A força da literatura e, portanto, a importância do escritor na sociedade estão ligadas ao fato de este não falar em nome do Estado Nacional, de nenhuma classe em especial, de nenhum partido, religião, minorias étnicas, etc.” (linhas 25 a 30) Desenvolva a oração subordinada sublinhada na passagem acima. Questão 4 – Considerando as seis funções de linguagem que podem participar da organização de um texto, informe o nome da função que predomina no texto I.

Leia o texto II a seguir e responda à questão 5.

TEXTO III

A realidade e a imagem

O arranha-céu sobe no ar puro lavado pela chuva E desce refletido na poça de lama do pátio. Entre a realidade e a imagem, no chão seco que as separa, Quatro pombas passeiam.

BANDEIRA, Manuel. In: Vou-me embora pra Pasárgada e outros poemas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997, p. 79.

Questão 5 – No verso 03, o pronome “as” caracteriza-se como um elemento anafórico, ou seja, como uma palavra ou expressão que retoma um termo já mencionado no texto. Identifique os elementos retomados por esse pronome.

5

10

15

20

25

30

35

40

45

50

Page 3: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

3

Leia o texto III a seguir e responda às questões 6, 7 e 8.

TEXTO III

Bom Conselho

Ouça um bom conselho Que eu lhe dou de graça Inútil dormir que a dor não passa Espere sentado Ou você se cansa Está provado, quem espera nunca alcança Venha, meu amigo, Deixe esse regaço Brinque com meu fogo Venha se queimar Faça como eu digo Faça como eu faço Aja duas vezes antes de pensar Corro atrás do tempo Vim de não sei onde Devagar é que não se vai longe Eu semeio vento na minha cidade Vou pra rua e bebo a tempestade

Chico Buarque de Hollanda Questão 6 – O texto oferece ao leitor um jogo intertextual, estabelecido entre famosos provérbios e ditados populares (cujas formas originais são de conhecimento público) e a letra da canção de Chico Buarque. Em que consiste esse processo de intertextualidade?

Questão 7 – As formas verbais “ouça”, “espere”, “venha”, “deixe”, “brinque” foram empregadas em que modo verbal? Estabeleça relação entre a escolha desse modo e o objetivo do “eu lírico” da canção. Questão 8 – “Inútil dormir que a dor não passa”. Reescreva esse verso, substituindo a palavra em destaque por uma outra, sem alterar-lhe o sentido.

Leia o texto IV a seguir e responda às questões 9 e 10.

TEXTO IV

Soneto Ó caos confuso, labirinto horrendo, Onde não topo luz, nem fio amando, Lugar de glória, aonde estou penando, Casa da morte, aonde estou vivendo!

Ó voz sem distinção, Babel tremendo, Pesada fantasia, sono brando, Onde o mesmo, que toco, estou sonhando, Onde o próprio, que escuto, não entendo! Sempre és certeza, nunca desengano, E a ambas propensões, com igualdade Não bem te não penetro, nem no dano. És ciúme martírio da vontade, Verdadeiro tormento para engano, E cega presunção para verdade.

GUERRA, Gregório de Matos. Literatura Comentada. São Paulo: Abril Educação, 1981, pág.60.

Questão 9 – Retire um par de versos que exemplifique o recurso linguístico denominado paralelismo sintático. Questão 10 – Em que escola literária se insere o poema? Identifique no texto duas características desse período literário que justifique sua resposta.

MATEMÁTICA Questão 1 – O cozinheiro da figura é um “timer”, despertador próprio para cozinha, que é programado para medir o tempo de preparo dos alimentos. Existe uma grande variedade de relógios desse tipo. Numa fábrica desses despertadores, o lucro L obtido pela venda de x peças é dado, em reais, pela expressão

100010 )x800(log)x(L += .

Quantas peças devem ser vendidas para que o lucro seja de R$ 4.000,00?

Questão 2 – Um recipiente em forma de prisma hexagonal reto regular, cuja aresta da base mede 5 m, e a altura, 18 m, estava completamente cheio, mas foi esvaziando progressivamente por causa de um furo na base. O vazamento parou, quando o recipiente foi virado e colocado sobre um apoio, com duas faces laterais na vertical, como se pode ver na figura.

http://www.qgbrindes.com.br/catalogo/ima

5

10

15

5 10

Page 4: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

4

Determine a altura do líquido no recipiente, no momento em que o prisma foi virado. Questão 3 – O tempo de duração de um ano bissexto é 366 dias. A palavra bissexto é em relação aos dois algarismos seis, e cada ano bissexto ocorre de 4 em 4 anos, nos anos múltiplos de 4. Determine quantos anos bissextos teremos do ano de 2007 até o ano de 2099. Questão 4 – A Fortaleza de Santa Cruz, localizada em Niterói, e a Fortaleza São João, no Rio de Janeiro, desempenharam um papel importante na defesa do Rio de Janeiro na época em que a Coroa transferiu-se para o local. Uma corrente era atirada ao mar, de uma fortaleza até a outra, para impedir a entrada de navios na Baía de Guanabara. Entretanto, o governador Castro Caldas mandou retirar a corrente e, em 1710, o corsário Dugay Trouin entrou na Baía de Guanabara. Observe o mapa da região à esquerda e a ampliação da região destacada à direita:

Na ampliação temos indicados, de maneira aproximada, os eixos coordenados, o ponto A(19, 15) , representando a Fortaleza Santa Cruz, e o ponto B(4, 7), representando a Fortaleza São João. Sabendo que a unidade dos eixos coordenados é dada em quilômetros, determine o tamanho mínimo da corrente utilizada para impedir a entrada na Baía de Guanabara.

Questão 5 – Duas empresas fazem transporte no estado do Rio de Janeiro desde 1950, com tarifas diferenciadas. Chamando de x a distância, em quilômetros, as Transportadoras 1 e 2 cobram preços, em reais, de acordo com as funções P1(x), em que o gráfico é uma reta paralela ao eixo x, e P2(x) =

175400

x2 + ,

respectivamente, como podemos observar no gráfico.

A partir de quantos quilômetros, a Transportadora 1 passa a ser vantajosa em relação à Transportadora 2? Questão 6 – Através da fórmula

rr

106F

3

35

∆×=,

podemos calcular, de maneira aproximada, a força das marés num ponto P da superfície da Terra, situado a uma distância r da Lua.

Na figura, R é o raio da Terra, d é a distância da Terra à Lua e ∆r é a projeção de R sobre d. Considerando d = 4×107 m, R = 6×106 m e cos θ = 0,4, encontre os valores de ∆r e r. Questão 7 – Gustave Coriolis foi um engenheiro francês conhecido pela descoberta de que toda partícula em movimento no hemisfério norte é desviada para sua direita. É a chamada força de Coriolis, descrita matematicamente pela expressão:

Page 5: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

5

( )wvm2Fc ×= ,

sendo m a massa do corpo, em quilogramas, v é a

velocidade, w é a velocidade angular e wv × é

o produto vetorial entre os vetores v e w .

Determine cF quando m = 3 kg, ( )1,1,1v = e

−−= 1,2

1,

2

1w .

Questão 8 – Uma mina de minerais tem uma forte produção e sua extração, em milhares de toneladas, é dada pela função E(t) = 10kt, onde k é uma constante e t é o tempo, em meses, contado a partir de t = 0. O lucro desta mina é calculado pela função

L(t) = log(kt), sendo L dado em milhões de reais.

Suponha que, após 10 meses, essa mina tenha um lucro de R$ 3.000.000,00. Determine sua extração em toneladas. Questão 9 – Um comerciante fez um empréstimo de R$ 5.000,00 para ser pago em três meses a uma taxa de juros compostos de 5% ao mês. Ocorre que, por motivos de força maior, ele não conseguiu pagar a primeira prestação. Entretanto, no final do segundo mês, teve um aquecimento de vendas, e conseguiu abater R$ 3.000,50 em sua dívida. Qual o valor que o comerciante deverá pagar na última prestação para quitar sua dívida no tempo previsto? Questão 10 – Na década de 1980, os vestibulares eram divididos em exatamente três áreas de conhecimento: Biomédica, Humana e Tecnológica, com provas específicas que caracterizavam cada grupo. Num grupo de 300 pessoas, cada uma delas prestou vestibular em 1985 e 1986, uma única vez em cada ano. 130 pessoas prestaram para área Biomédica e 105 para Humana. Sabe-se ainda que 200 pessoas prestaram vestibular em 1986, dentre as quais 40% para a área Biomédica e 25% para a Tecnológica. Sorteando-se uma pessoa desse grupo, qual a probabilidade de ela ter prestado vestibular para a área Humana, em 1985 ou 1986, ou para a área Tecnológica, só em 1985?

FÍSICA Questão 1 – “Nenhum método preciso de medir pequenos intervalos de tempo era conhecido até 1581, quando Galileu, comparando os tempos de oscilações de um candelabro da Catedral de Pisa com o ritmo de seu pulso, descobriu o isocronismo das oscilações do pêndulo, ou seja que o período das oscilações permanecia o mesmo, embora sua amplitude fosse diminuindo...”

NUSSENZVEIG, Herch Moisés. Curso de Física Básica, Vol. I – Mecânica. São Paulo: Edgard Blücher, 1981, pág. 27.

O período de oscilação de um pêndulo é dado pela seguinte relação:

LT 2

g= π

Considerando g = 10 m/s2 e π = 3, determine a ordem de grandeza do período de oscilação de um pêndulo cujo fio possui comprimento de 8,41 mm. Questão 2 – Potência é a grandeza que expressa a quantidade de energia transferida em um determinado intervalo de tempo. Observe o gráfico abaixo que representa a curva característica de um gerador real, isto é, a tensão elétrica nos seus terminais em função da corrente elétrica que o percorre.

a) Calcule a potência máxima que esse gerador pode

fornecer a um circuito externo. Questão 3 – “Intrigados com o fato de que as pirâmides eram construídas a mando dos faraós para servir-lhes de túmulo, os cientistas dividiram o tempo de vida de um determinado faraó pelo número de blocos de pedra de sua pirâmide e obtiveram como resultado que, a cada 30 minutos, um bloco deveria ser colocado em seu lugar para que a obra fosse completada a tempo.”

CABRAL, Fernando & LAGO, Alexandre. Física. 4ª edição.

Volume 1. São Paulo, Harbra. 2004, pág. 402.

Page 6: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

6

Suponha que cada bloco tem massa igual a 900 kg. Nesse caso, determine a potência média necessária para elevar um bloco a uma altura de 1 m. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2. Questão 4 – Uma torneira, de vazão constante igual a 40 mL/s, enche um recipiente que possui altura e área da base iguais a 50 cm e 20 cm2, respectivamente. Quando o processo é iniciado, coloca-se um diapasão de frequência 440 Hz, para vibrar repetidas vezes acima do recipiente.

Determine em quanto tempo ocorrerá o primeiro reforço do som, sabendo que a velocidade do som no ar é igual a 352 m/s. Questão 5 – Desprezando-se a resistência do ar e considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, qualquer corpo, em queda livre, percorre 5 m no primeiro segundo de queda, independente de sua massa. Observe a tabela abaixo que ilustra as proporções que Galileu obteve estudando a queda dos corpos.

Um corpo em queda livre, no último segundo de sua queda, percorre 55 m. Determine o tempo que esse corpo leva para atingir o solo. Questão 6 – Você quer construir um ebulidor com um fio de níquel-cromo de área transversal A, para que dissipe uma potência P, quando submetido a uma tensão

igual U. O que ocorreria com o tempo de aquecimento para se obter uma mesma variação de temperatura conseguida com o primeiro ebulidor, se você reduzisse pela metade tanto a área do fio quanto a tensão elétrica? Justifique sua resposta. Questão 7 – No dias atuais, economizar energia elétrica tornou-se um hábito comum entre as famílias, devido ao custo e aos problemas energéticos e ambientais. O relógio de luz registra o consumo de eletricidade de nossas residências. Esse consumo abrange um período de tempo determinado de 30 dias, e é expresso em quilowatt-hora. a) Suponha que em um quarto de 9 m², tenha um

aparelho condicionador de ar de potência elétrica 750 W. O usuário regula a temperatura do aparelho, de modo que, em 40% do tempo fique somente na ventilação, cuja potência é de 125 W. Se o aparelho for ligado todos os dias de 21:00 horas até 7:00 horas do dia seguinte, qual será a energia elétrica total consumida durante 30 dias?

b) Sabendo que a concessionária local cobra R$ 0,42 por cada kWh de energia elétrica utilizada, quanto pagará o proprietário por cada dia de aparelho utilizado?

Questão 8 – O arremesso do martelo, uma das modalidades do atletismo, consiste no lançamento de uma esfera de ferro com 7,2 kg de massa, presa por uma alça a um cabo de aço de 120 centímetros de comprimento. O atleta inicia o arremesso girando o peso o mais rápido que pode, depois solta-o, com uma velocidade aproximadamente igual a 54 km/h. Determine quantos quilogramas o atleta poderia carregar com as mãos, equivalente à força exercida pelo equipamento sobre os seus braços. (Use G = 10 m/s²)

Dados extraídos do Manual de Aferição da IAAF. Questão 9 – Campeão de longas distâncias, o bobo-escuro (Puffinus griséus), parente do albatroz, é a ave que mais voa no mundo. Após ser acompanhada de forma eletrônica no ano passado, os pesquisadores descobriram que a espécie percorreu 70.000 quilômetros em apenas 200 dias. Ou seja: o pássaro voou em média quase 350 quilômetros por dia. De acordo com a pesquisa, o bobo-escuro saiu do Havaí, passou pela Nova Zelândia, Polinésia e Japão, e depois retornou ao seu ponto de origem. CAVALCANTE, Rodrigo. Como os pássaros migram. SP: Ed. Abril.

Superinteressante-240-A, pag 39, junho de 2007.

Page 7: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

7

Determine: a) a velocidade escalar média com base no

deslocamento diário do pássaro, em m/s; b) a velocidade vetorial média durante todo o percurso

mencionado em m/s. Questão 10 – Nas construções das primeiras pontes e viadutos, as seções de concreto se dilatavam, provocando rachaduras, devido à ausência de juntas de separação. Hoje em dia, para estas obras da engenharia, sempre são deixadas algumas juntas de separação, a cada 20 metros aproximadamente. Sua finalidade é acomodar as variações de comprimento dos materiais conforme a variação da temperatura durante as estações do ano, de modo que a ponte (ou o viaduto) não se estrague. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do concreto é igual a 12.10-6 ºC-1, e que, em uma madrugada de inverno de uma determinada região, a temperatura alcance 5 ºC, e, em um dia de verão, 42,5 ºC, e considerando que as extremidades do viaduto estejam fixas (só existe dilatação para o centro), determine o menor espaço, em centímetros, deixado nas juntas de dilatação 1, 2 e 3.

QUÍMICA

Questão 1 – Um não-metal (ametal) X reage com o magnésio formando um composto de fórmula MgX2 , sendo X o elemento de maior eletronegatividade da tabela periódica. Em função do fato descrito, pede-se: a) a fórmula do composto formado pelo elemento X

com o metal alcalino de maior potencial de ionização.

b) o elemento de menor afinidade eletrônica do quinto período.

Questão 2 – O petróleo formou-se na Terra há milhões de anos, a partir da decomposição de pequenos animais marinhos, plâncton e vegetação típica de regiões alagadiças. Ele é constituído principalmente de hidrocarbonetos, sendo os seus principais constituintes os alcanos. Considerando aqueles que possuem fórmula molecular C5H12, pede-se colocá-los em ordem crescente de pontos de ebulição, justificando sua resposta com base no tipo de cadeia carbônica. Questão 3 – Pilhas são dispositivos fabricados para gerar energia elétrica a partir de uma reação química. As

pilhas comerciais foram inventadas entre 1865-1866, por George Leclanché, sendo imprescindíveis nos dias atuais. A força eletromotriz (fem) ou diferença de potencial (ddp) de uma pilha é medida por um aparelho denominado voltímetro. Nas pilhas comuns, este valor aparece indicado na embalagem. Considerando-se uma pilha formada por eletrodos de alumínio e cobre, pede-se determinar a sua força eletromotriz.

Dados os potenciais de redução ( Eº red ) a 25 º C.

Al 3+ + 3e- → Al (s) E º = -1,68v

Cu 2+ + 2e- → Cu(s) Eº = + 0,34v Questão 4 – Uma certa reação química é representada pela equação e são fornecidas as variações das concentrações dos reagentes e as velocidades em função do tempo. Observe os dados experimentais relacionados abaixo, a uma dada temperatura.

Experimento Concentração Inicial (mol/L) Velocidade

(mol.L -1.s-1) A B

I 4x10-4 2x10-4 1x10-4 II 4x10-4 4x10-4 4x10-4 III 2x10-4 4x10-4 2x10-4

Com base nos dados experimentais observados, responda: a) Qual a expressão da velocidade? b) Qual o valor da constante de velocidade? Questão 5 – A tabela abaixo relaciona alguns ácidos graxos conhecidos.

Oliveira Flavia C.Anna. Biodiesel: Possibilidades e Desafios. Revista Química Nova Na Escola, n0 28, maio, 2008

Observe a tabela e atenda às seguintes solicitações: a) Construa a fórmula estrutural dos ácidos com maior

peso molecular. b) Justifique a diferença apresentada nos pontos de

fusão dos ácidos Palmítico e Palmitoleico.

Page 8: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

8

Questão 6 – A solubilidade de uma substância é uma propriedade física importante e depende, dentre outros parâmetros, da natureza do soluto, do solvente e da temperatura. No gráfico abaixo, estão representadas as curvas de solubilidade para o fosfato de sódio (Na3PO4) e o dióxido de enxofre (SO2).

Solubilidade

0

5

10

15

20

25

30

35

40

45

50

0 20 40 60

Temperatura ( oC)

Sol

ubili

dade

(g/

100m

L de

águ

a)

Dióxido de Enxofre

Fosfato de Sódio

Com base no gráfico, responda: a) Qual a solubilidade do Na3PO4 a 40ºC? b) Determine o volume (mL) de água necessária para

solubilizar 90g de fosfato de sódio a 40ºC. Questão 7 – O odor de muitos vegetais, como menta, louro, cedro, pinho, rosas, e a cor de outros, como cenouras, tomates, pimentões vermelhos, se devem a uma grande classe de substâncias naturais denominadas terpenos. O mentol (óleo de menta), presente na hortelã comum, usado há anos como medicamento, creme de barbear e doces, entre outros, afeta os sensores responsáveis pela indicação de frio, tornando-os ativos a uma temperatura superior à normal. Por esse motivo, um local morno, como a boca, pode ser sentido como frio. O nome oficial do mentol é 2-isopropil-5-metilciclohexan-1-ol. a) Escreva a fórmula estrutural plana do mentol. b) Calcule sua massa molar. Dados: massas molares em

g/mol: C = 12; H = 1; O = 16. Questão 8 – O acetato de etila, um éster, é o principal componente do Jasmim. Com propriedades odoríferas, é obtido sinteticamente, com baixo custo de produção, e é utilizado na indústria como flavorizante, substância que confere ou intensifica o sabor e o aroma dos alimentos. a) Escreva a equação química de obtenção do acetato de

etila.

b) Forneça a nomenclatura oficial dos reagentes da reação.

Questão 9 – A reação abaixo representa a obtenção de um poderoso explosivo de emprego militar. Em 2005, no quartel do Exército Brasileiro localizado na zona oeste do município do Rio de Janeiro, houve um acidente com vítimas fatais no manuseio deste explosivo representado pela letra A, através da trinitração total do tolueno (metil benzeno). CH3

+ 3 HNO3 → A + 3 H2O

Com base na equação, a) represente a fórmula estrutural do composto A e dê a

sua nomenclatura oficial. b) classifique o tipo de reação ocorrida. Questão 10 – Na ingestão de alimentos, os animais absorvem energia que são utilizadas nas atividades cotidianas. As reações químicas, relacionadas à intensidade e ao tempo de permanência da atividade, podem absorver ou liberar calor, o que denominamos por entalpia. Calcule, no exemplo dado, a variação da entalpia(∆H) na reação 2 HBr(g) + Cℓ2 (g) → 2 HCℓ(g) + Br2 (g), conhecendo as seguintes energias de ligação, todas nas mesmas condições de pressão e temperatura dadas na tabela abaixo:

Ligação Energia de ligação (kcal/mol) H — Br 87,4 Cℓ — Cℓ 57,9 H — Cℓ 103,1 Br — Br 46,1

BIOLOGIA Questão 1 – As plantas conhecidas como pteridófitas (exemplo a samambaia), as gimnospermas (exemplo os pinheiros) e as angiospermas (exemplo a mangueira), apresentam um sistema de vasos que transporta por toda a planta a seiva bruta (inorgânica) e seiva elaborada (orgânica). A seiva bruta é empurrada para cima pelos vasos lenhosos, enquanto a seiva elaborada é distribuída das regiões produtoras para as regiões consumidoras da planta. Explique como uma planta de grande porte como um eucalipto consegue fazer com que a seiva bruta se desloque no sentido contrário ao da força da gravidade.

H2SO4

Page 9: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

9

Questão 2 – Leonardo, que pertence ao grupo sanguíneo A Rh +(positivo), é filho de pai B Rh- (negativo), casa com Fabrícia, que pertence ao grupo sanguíneo B Rh + (positivo) e é filha de mãe A Rh – (negativo). O casal tem uma menina chamada Giovana. Eles não sabem o grupo sanguíneo da filha. Demonstre, através de um heredograma e/ou cruzamento, a probabilidade de essa menina pertencer ao grupo sanguíneo O Rh- (negativo). Questão 3 – Um professor de Biologia pediu, aos seus alunos, que fizessem a seguinte experiência: Num vaso não muito grande com uma planta viva, cheia de ramos com folhas, amarrassem um saco plástico, incolor e sem furos em volta de um dos ramos da planta. O vaso deveria ser colocado perto de uma janela. Após 4h, o interior do saco deveria ser observado pelos alunos. O que os alunos deveriam observar dentro do saco? Justifique sua resposta. Questão 4 – O pão, alimento de que o homem faz uso há séculos, símbolo de alguns rituais religiosos e presente diariamente no café da manhã, requer algumas técnicas no seu preparo, que incluem reações químicas através da ação de micro-organismos. Explique, objetivamente, o processo de crescimento da massa do pão através da ação desses micro-organismos. Questão 5 – Nos alvéolos pulmonares, ocorre o fenômeno-chave da respiração: a hematose. Nesse processo, o gás oxigênio presente no ar dos alvéolos difunde-se para os capilares, enquanto as moléculas de gás carbônico originadas na respiração celular difundem-se para o líquido que banha os tecidos e são absorvidos pelos capilares. Esses vasos transportam os gases pelo corpo o tempo todo, sem parar, possibilitando assim a nossa sobrevivência. Explique como o oxigênio e o gás carbônico são transportados pelo sangue. Questão 6 – O sistema urinário humano tem duas funções básicas: eliminar os resíduos metabólicos e controlar a quantidade de líquidos e sais do corpo. Quando ingerimos bebida alcóolica, há um aumento na produção de urina, o que nos faz sentir vontade de urinar pouco tempo depois de ingeri-la.

Explique por que a ingestão de bebida alcóolica resulta no aumento da produção de urina.

Questão 7 – Ao longo do tempo, os seres vivos foram sofrendo modificações. Presume-se que aqueles animais que se adequaram melhor ao convívio humano, ganharam o que os biólogos chamam de vantagem adaptativa: tinham mais chances de sobreviver e gerar descendência que os demais. As idéias propostas acima estão de acordo com o pensamento de Lamarck ou Darwin? Justifique sua resposta, citando as ideias principais do cientista em questão. Questão 8 – As células eucarióticas atuais têm organelas I e II, as quais os cientistas acreditam que descendem de bactérias primitivas e, em um passado distante, associaram-se às primitivas células eucarióticas. Essa é a idéia central da hipótese endossimbiótica. A organela I é responsável pela respiração celular e a organela II é responsável pela fotossíntese. Com base nas informações acima, cite o nome das organelas I e II, listando as evidências que confirmam a hipótese da endossimbiose e mencionando o tipo de célula eucariota na qual cada organela é encontrada. Questão 9 – As barreiras que impedem o cruzamento entre as populações são muito variadas. Podem ser representadas, por exemplo, por obstáculos geográficos, como um rio, uma cadeia de montanhas ou até mesmo uma grande distância. Considere a seguinte situação: Em consequência do surgimento de uma barreira geográfica, duas populações oriundas da fragmentação de uma mesma população ficaram isoladas geograficamente por um longo período de tempo. Explique as duas situações que podem ocorrer se essas duas populações voltarem a conviver em função do desaparecimento da barreira geográfica. Questão 10 – O avanço tecnológico que nos oferece comodidade também nos impõe a cultura dos bens pouco duráveis e descartáveis. O consumo desenfreado, estímulo à individualidade excessiva, e o crescimento desordenado das cidades aparecem como significativos fatores de degradação ambiental. A civilização urbano-industrial tem como reflexo a grande produção de lixo.

Imagem disponível em http://bp2.blogger.com (acesso em 19/08/2008).

Explique qual a vantagem da reciclagem como tentativa de solucionar o problema do acúmulo de lixo no ambiente.

Page 10: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

10

HISTÓRIA Questão 1 – A partir da industrialização inglesa, o homem é arrancado da lógica do tempo da natureza, onde os dias tinham a duração variada conforme as tarefas a serem executadas, para ser introduzido o tempo do patrão, o tempo abstrato e produtivo, o único concebido como capaz de gerar abundância e riqueza e, mais importante ainda, o único capaz de constituir uma sociedade disciplinada de ponta a ponta.

BRESCIANI, Maria Stella Martins - Londres e Paris no Séc. XIX – O espetáculo da pobreza. SP. Brasiliense. Coleção Tudo é história.

O texto mostra como a industrialização modificou a rotina diária na vida dos trabalhadores, o que foi fundamental para o sucesso da sociedade capitalista industrial. Sobre a industrialização do séc. XVIII, apresente 3 (três) fatores que permitiram o pioneirismo inglês nesse processo. Questão 2

A Guerra do Paraguai aumentou o prestígio popular do imperador. Mas, depois do fim do conflito, no primeiro semestre de 1870, tudo começou a dar errado para D. Pedro II: uma sucessão quase conspiratória de acontecimentos que só cessaria com a sua destituição em 1889.

BUENO, Eduardo – Brasil: Uma História – A Incrível Saga de um País, 2ª edição revista, SP, Ática, 2003, p. 202.

Aponte dois acontecimentos que contribuíram para a queda da Monarquia em 1889. Questão 3 – Leia os textos sobre o liberalismo e o neoliberalismo e responda o que se pede. “O liberalismo econômico se opôs inicialmente à intervenção do poder do rei nos negócios, que se dava por meio de procedimentos típicos da economia mercantilista, tais como a concessão de monopólios e privilégios.” “Os neoliberais retomam o ideal do Estado minimalista, cuja ação se restringe ao policiamento, justiça e defesa nacional. O que, segundo eles, não implica

enfraquecimento do Estado, mas, ao contrário, o seu fortalecimento, já que se pretende reduzir os seus encargos.”

ARANHA, M. L. de A. e MARTINS, M. H. P. Filosofando – introdução à filosofia.

São Paulo: Moderna, 1995, pp. 217 e 261. a) No que se refere à atuação do Estado, o que há de

comum nos dois textos? b) Cite duas medidas consideradas geralmente como

neoliberais que marcaram a atuação dos últimos governantes brasileiros.

Questão 4 – “Deve ser uma liga verdadeiramente americana, formada apenas dentro dos princípios de uma aliança ordinária para ser ofensiva e defensiva. Deve ser mais rigorosa que a liga formada recentemente na Europa contra as liberdades populares [a chamada Santa Aliança entre Áustria, Rússia e Prússia] (...) Nossa sociedade deve ser de nações irmãs, unidas, fortes e capazes de suportar a agressão das potências externas.”

Simon Bolívar

“Julgamos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia.”

Trecho da Mensagem de James Monroe, em 02 de dezembro de 1823.

Passados quase duzentos anos do início dos processos de independência dos países da América Latina, as manifestações a favor do pan-americanismo, seja por um viés mais econômico (ALCA), ou político (REVOLUÇÃO BOLIVARIANA), continuam gerando debates apaixonados e até mesmo problemas diplomáticos entre as nações. Observe as propostas de união dos povos americanos sugeridas por Bolívar e Monroe e apresente sua diferença mais marcante. Questão 5 – A conquista da Índia custou aos ingleses mais de cem anos de guerras (...). A conquista da Argélia custou aos franceses quarenta anos de guerras, que exigiram a presença de um exército permanente de 100 mil soldados. Isso custou ao povo argelino 1 milhão e meio de mortos. A conquista de Madagascar pelos franceses vitimou 100 mil pessoas(...) O Imperialismo não deixou por menos: usou e abusou da violência mais cruel para reprimir e intimidar(...).

BRUIT, Hector H - O Imperialismo, 12ª edição, SP, Atual, 1994, pp. 67 – 69.

Page 11: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

11

Apesar do discurso imperialista (levar a civilização aos povos afroasiáticos), a conquista de novos territórios se impôs pela força econômica e militar. Identifique dois fatores econômicos que levaram a esta ação imperialista nos dois continentes. Questão 6

(...) Ele não é um herói para melhorar a reputação dos morcegos nem porque veio de outro planeta predestinado a ser bom, ou porque gosta de usar malha justa. O que a sua legenda nos diz, e talvez por isso dure tanto, é que o ser humano é cheio de imperfeições e maus impulsos, limitado pela biologia e condicionado por mitos e tradições, mas é livre para escolher o que quer ser. E decidir ser justo. Está aí, um super-herói do Iluminismo.

VERISSIMO, Luis Fernando – Poderes, publicado no Jornal O Globo, 30/07/2008, p.7.

A eterna luta entre as “forças do mal” e as “forças do bem” moveu o ser humano na criação de mitos e super-heróis. Segundo o autor, Batman seria o herói do Iluminismo. Apresente duas características do Iluminismo que comprovem essa idéia. Questão 7 – Se os Bálcãs podem ser chamados de “umbigo do mundo”, Serajevo, a capital Bósnia, merece o rótulo de “umbigo do umbigo do mundo”. Essa bela cidade medieval teve a duvidosa honra de derramar a gota d’água que deu início a Primeira Guerra Mundial.

BRENER, Jayme – Os Bálcãs – História e Crise, SP, Ática, 1996, p.34.

Há 90 anos, terminava o primeiro grande conflito mundial do século XX, deixando um rastro de destruição e mortes sem proporção até então. Aponte duas causas que levaram o mundo a esta guerra. Questão 8 – “A década de 30 (1931-1940)... foi a década do rádio...Possuir um rádio era estar em contato com o mundo. O próprio governo de Getúlio Vargas

criou, em 1934, com objetivos políticos, o programa Hora do Brasil...”

SIEBERT, Célia. História do Estado do Rio de Janeiro. São Paulo, FTD, 2005, p.18, 19 e 20.

Getúlio Vargas pretendia aproximar-se cada vez mais das massas populares, através da radiodifusão. Com o rádio era possível estar perto do povo, sem mesmo ter contato físico com o mesmo. Ciente disso, em 1937, Vargas cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Justifique a importância do Departamento de Imprensa (DIP) na consolidação da ditadura de Vargas (1937-45). Questão 9 – As lutas de libertação nas diversas colônias portuguesas obrigaram o governo de Portugal a mobilizar um exército de milhares de homens que, de 1961 a 1974, sustentando uma guerra sem solução, conduzia o próprio país a uma dependência crescente. Basta dizer que cerca de 43% de seu orçamento nacional era consagrado ao esforço de guerra.

SERRANO, Carlos e KABENGELE, Munanga – A Revolta dos Colonizados – O Processo de Descolonização e as Independências

da África e da Ásia, SP, Atual, 1995, p. 67. O texto se refere aos processos de independência das colônias portuguesas na Ásia e África e à resistência de Portugal a este processo. Cite uma região africana ou asiática que foi colônia portuguesa e aponte a consequência política para Portugal desta resistência. Questão 10

Fonte: www.jblog.com.br A atual Constituição brasileira consolidou politicamente e juridicamente a chamada transição democrática com o fim da Ditadura Militar em 1985. Cite duas características desta Carta.

Page 12: Prova Reingresso Rural

Concurso Público/2010

12