prova oficial prova oficial ifsp psm 2016

Upload: valdiney-nardes

Post on 06-Jul-2018

838 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    1/16

     

    1

    IFSP  – INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

    PROCESSO SELETIVO  – 1o SEMESTRE 2016EDITAL No 556/2015

    Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio

    1. Todos os países signatários da Convenção sobre Mudança do Clima (Kyoto, 1997) assumiram o compromisso deelaborar e atualizar, periodicamente, inventários nacionais de emissões e remoções antrópicas de gases de efeitoestufa, classificados por suas fontes. Pelo Brasil ficou estabelecido que fizesse a contabilização dos principais gasesestufa e as providências tomadas ou previstas para programar ações relativas, elaborando um inventário da situação

    brasileira. (Modificado da Coleção Mudanças climáticas, volume 13 – MEC, MCT, et al.). 

    Sobre este inventário foram feitas algumas considerações abaixo para serem analisadas.

    I- A matriz energética brasileira é baseada de forma majoritária na fonte hidrelétrica, portanto não se configurandoem fonte de emissora de gás carbônico (CO2.).

    II- As emissões de CO2 no Brasil devem-se às mudanças do uso da terra, 75% de todas as emissões registradas noPaís, sendo as atividades ligadas ao desmatamento e às queimadas as maiores responsáveis por estesnúmeros.

    III- As emissões nacionais de metano (CH4), óxido nitroso (NO2), hidrocarbonetos (HFC), perfluorcarbonos (PFC),hexafluoretos de enxofre (SF6) e muitos outros gases de efeito estufa influenciam as reações químicas queocorrem na troposfera.

    IV- As emissões de CO2  resultantes do uso de combustíveis fósseis e também nos processos industriais daprodução de cimento, cal, amônia, alumínio e incineração de lixo, são mais elevadas nos países desenvolvidoscomparando-se às do Brasil.

    Está(ão) correto(s) o que se afirma em:

     A) apenas I e III.B) todas as considerações.C) apenas II e IV.D) apenas II e III.E) apenas II, III, IV.

    2. A figura apresenta a inclinação do eixo de rotação dos planetas do Sistema Solar relacionada à eclíptica que cadaum descreve em torno do Sol, que é responsável pela ocorrência das estações do ano.

    Fonte: São Paulo. SEE. Caderno do Professor: Ciências, Ensino fundamental – 8o ano. Volume 2 2014/2017.

    Observando os planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, nessa ordem), assinale aalternativa contendo três planetas que não apresentam estações definidas durante a duração do seu ano.

     A) Terra, Vênus e Saturno.B) Júpiter, Marte e Urano.C) Mercúrio, Urano e Netuno.D) Terra, Marte e Saturno.E) Mercúrio, Vênus e Júpiter.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    2/16

     

    2

    3. Complete o quadro a seguir que explica as principais transformações de energia que ocorre em cada tipo de usina.

    Tipos de usinas. Energia inicial Energia final

    Hidrelétrica I Elétrica.Termoelétrica II Elétrica.Termonuclear III Elétrica.

    Eólica IV Elétrica.Fotovoltaica V Elétrica.

     A alternativa correta que completa a coluna energia inicial é:

     A) I- térmica; II- térmica; III- térmica; IV- mecânica; V- luminosa.B) I- mecânica; II- mecânica; III- luminosa; IV- mecânica; V- mecânica.C) I- térmica; II- luminosa; III- luminosa; IV- mecânica; V- térmica.D) I- mecânica; II- térmica; III- térmica; IV- mecânica; V- luminosa.E) I- luminosa; II- térmica; III- mecânica; IV- mecânica; V- térmica.

    4. Na tabela abaixo estão marcadas a presença (+) ou a ausência (--) de componentes celulares (organelas)encontradas em cinco tipos de células de diferentes espécies de seres vivos (A, B, C, D, E).

    Componentes A B C D E

    mitocôndrias + - + - +

    clorofila - + + - +

    carioteca + - + - +

    Retículoendoplasmático

    + _ + _ +

    ribossomos + + + + +

    plastos - - + - -

     Assinale a alternativa com a associação INCORRETA.

     A) Um organismo eucarioto e heterótrofo está em A.B) Um organismo procarioto e autótrofo está em B.C) Um organismo eucarioto e autótrofo está em D.D) Um organismo eucarioto e autótrofo está em C.E) Um organismo eucarioto e autótrofo está em E.

    5. Sapos e rãs são anfíbios, apresentam dependência de ambientes terrestres úmidos ou aquáticos, apresentam na suapele as glândulas de muco para conservá-la úmida e favorecer trocas gasosas, além de poder exibir glândulas deveneno que eliminam substâncias para combater microrganismos e afugentar animais predadores. A explicação para

    essas características nos anfíbios, fornecida pela Teoria da Evolução de Charles Darwin é apresentada em:

     A) seleção de adaptações positivas devido à ação do meio ambiente.B) lei do uso e desuso.C) a existência de pulmão atrofiado devido à respiração cutânea.D) a transmissão de características adquiridas para os descendentes.E) a destruição dessas espécies porque estão mal adaptadas.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    3/16

     

    3

    6. Os estudos dos fósseis trazem evidências de cinco grandes extinções na história da vida no planeta. Na atualidademuitas espécies estão ameaçadas de extinção e muitas foram declaradas extintas. São consideradas algumasexplicações para esse fato.

    I- Os seres humanos estão destruindo os hábitats naturais de outras espécies de seres vivos.II- As atividades humanas lançam poluentes nas águas de rios, lagos e oceanos, solos e na atmosfera.III- Ocorrência do aumento da temperatura global e consequente aumento da temperatura das águas dos oceanos.IV- Ocorrência do aumento da acidez das águas devido à chuva ácida, provocado pelo lançamento de gases

    tóxicos.

    V- Utilização de extensões cada vez maiores de terra para monocultura.

    Estão corretas:

     A) apenas I, II e III.B) apenas II, III e IV.C) apenas I, IV e V.D) apenas III, IV e V.E) todas as afirmações.

    7. Um estudante colocou vinte sementes de feijão em uma vasilha com água para que ocorresse o processo deembebição. Após 24 horas retirou as sementes e colocou-as em dois frascos, um deles contendo terra e outroalgodão, colocando em cada um deles dez sementes. Ambos foram mantidos úmidos colocando-se pouca água. Deum até dois dias após, as sementes começaram o processo de germinação, em ambientes diferentes. As estruturas

    que continham reservas nutritivas e que garantiram a germinação das sementes nos dois frascos, é denominada: A) brácteas.B) hilos.C) catafilos.D) cotilédones.E) acúleos.

    8. Observando um refrigerador, a geladeira comum de sua casa, um aluno escreveu as seguintes afirmações:

    I- A energia na forma de calor que sai dos alimentos chega ao congelador pelo processo de convecção na maiorproporção e muito pouco por radiação.

    II- O congelador está situado na parte superior para receber o ar aquecido pelo calor dos alimentos.III- As camadas que formam as paredes da geladeira são intercaladas por material isolante para evitar a entrada de

    calor por condução.

    IV- Os espaços internos são divididos por grades vazadas que facilitam o movimento por convecção das massas doar quente e frio.

     As afirmativas corretas são:

     A) I, II, III e IV.B) I, II e III, apenas.C) II e IV, apenas.D) II, III e IV, apenas.E) III e IV, apenas.

    9. A cadeia alimentar de um ecossistema aquático está representado abaixo.

     Algas microcrustáceos moluscos peixes mergulhões

    O nível trófico ocupado por microcrustáceos é:

     A) consumidor primário.B) consumidor secundário.C) produtores.D) decompositores.E) consumidor terciário.

    10. Um atleta participou de uma corrida em sua cidade com um percurso de 12 quilômetros completando a prova em 40minutos. A velocidade média desenvolvida pelo atleta foi de:

     A) 15 km/h.B) 13 km/h.C) 18 km/h.D) 10 km/h.E) 9 km/h.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    4/16

     

    4

    11. As vitaminas formam um grupo de substâncias importantes nos processos dos metabolismos de um organismo. Asnecessidades diárias deverão ser supridas através de uma alimentação variada. A falta de vitaminas pode causardoenças chamadas avitaminoses e sua ingestão muito além das doses recomendadas pode ser prejudicial,ocorrendo as hipervitaminoses. A vitamina _____________ é necessária para a manutenção da integridade da pele edos epitélios, tanto o respiratório, como o intestinal e urinário e atua na síntese de pigmentos da retina. Suadeficiência pode causar pele escamosa e seca e problemas de visão, entre estas a cegueira noturna.

    O espaço existente acima deve ser completado com:

     A) B1 (Tiamina)B) A (Retinol)C) C (Ácido ascórbico)D) D (Calciferol)E) E (Tocoferol)

    12. Colocamos um pedaço de palha de aço em cima de uma pia e a seu lado um prego de mesma massa. Notamos quea palha de aço enferruja com relativa rapidez enquanto que o prego, nas mesmas condições, enferrujará maislentamente. Os dois materiais têm praticamente a mesma composição, mas enferrujam com velocidades diferentes.Isso ocorre devido a um fator que influencia na velocidade dessa reação, que é:

     A) temperatura.B) concentração dos reagentes.C) pressão no sistema.

    D) superfície de contato.E) presença de catalisadores.

    13. Um pesquisador tem a disposição quatro frascos com a mesma substância. No frasco I, há um quarto de litro dessasubstância; no frasco II, há um quinto de litro dessa substância; no III, há um oitavo de litro dessa substância; e nofrasco IV há um décimo de litro da substância. Se ele utilizar os dois frascos que mais contêm dessa substância, eleterá utilizado, ao todo:

     A) dois nonos de litro.B) dois dezoito avos de litro.C) nove vinte avos de litro.D) nove quarenta avos de litro.E) um nono de litro.

    14. O gráfico abaixo apresenta informações sobre a relação entre a quantidade comprada (x) e o valor total pago (y) para

    um determinado produto que é comercializado para revendedores.

    Um comerciante que pretende comprar 2.350 unidades desse produto para revender pagará, nessa compra, o valortotal de:

     A) R$ 4.700,00.B) R$ 2.700,00.C) R$ 3.175,00.D) R$ 8.000,00.E) R$ 1.175,00.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    5/16

     

    5

    15. Ana estava participando de uma gincana na escola em que estuda e uma das questões que ela tinha de responderera “quanto vale a soma das medidas dos ângulos internos do polígono regular da figura?”  

    Para responder a essa pergunta, ela lembrou que seu professor ensinou que a soma das medidas dos ângulosinternos de um triângulo é igual a 180º, e que todo polígono pode ser decomposto em um número mínimo detriângulos. Sendo assim, Ana respondeu corretamente à pergunta dizendo:

     A) 720º.B) 900º.C) 540º.D) 1.080º.E) 630º.

    Utilize as informações do gráfico abaixo para responder às duas próximas questões.

    O gráfico apresenta informações referentes aos candidatos que se inscreveram para fazer uma prova. Na ficha deinscrição os candidatos informaram se tinham ou não irmãos.

    0

    20

    40

    60

    80

    100

    120

    140

    160

    Homens Muheres

       N    ú   m   e   r   o    d   e   c   a   n    d   i    d   a   t   o   s

    Sem irmãos

    Com irmãos

     16. Com base nas informações do gráfico, é correto afirmar que, do total de candidatos, a porcentagem dos que tinham

    irmãos correspondia a:

     A) 45%B) 22%C) 32%D) 55%E) 60%

    17. Analisando as informações apresentadas no gráfico, pode-se afirmar corretamente que o número de homens comirmãos corresponde, do número de mulheres com irmãos, a:

     A) seis sétimos.B) três quartos.C) cinco sextos.D) dois terços.E) quatro quintos.

    18. Anderson pagou R$ 30,90 por 0,750 quilograma de um produto. Se ele tivesse comprado 1,250 quilogramas desseproduto, ele teria pago o valor de:

     A) R$ 52,40.B) R$ 50,60.C) R$ 51,50.D) R$ 53,70.E) R$ 49,80.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    6/16

     

    6

    19. Em uma sala residencial será construído um jardim de inverno com formato retangular. Esse jardim de inverno terácomprimento igual ao dobro da sua largura e perímetro de 15 metros. Após a construção desse jardim sobrará, dasala residencial, uma área útil de 45,5 metros quadrados. Sendo assim, a área total útil da sala residencial, antes daconstrução desse jardim, é:

     A) 58 metros quadrados.B) 55 metros quadrados.C) 52 metros quadrados.D) 61 metros quadrados.

    E) 49 metros quadrados.

    20. Na tabela abaixo constam informações sobre as notas em uma prova de Matemática de uma turma.

    Nota Nº de alunos5,0 26,0 77,0 178,0 79,0 5

    10,0 2

    Sabendo que todos os alunos dessa turma fizeram a prova e que na tabela todas as notas estão relacionadas, pode-se concluir de forma correta que a nota média dessa prova, para essa turma, foi:

     A) 7,20.B) 7,10.C) 7,40.D) 7,50.E) 7,30.

    21. Em uma sala de aula com 40 alunos, o dobro do número de meninas excede o triplo do número de meninos em 5unidades. Sendo assim, nessa sala, o número de meninas supera o número de meninos em:

     A) 11 unidades.B) 12 unidades.C) 10 unidades.D) 13 unidades.

    E) 14 unidades.22. Maria foi com seu carro, de São Paulo a Campinas, e marcou o horário de saída de São Paulo, o horário de chegada

    em Campinas, e quantos quilômetros ela percorreu nesse percurso. Com essas informações, ela chegou à conclusãode que fez esse percurso a uma velocidade média de 100 quilômetros por hora. Se ela percorreu exatos 93quilômetros e saiu de São Paulo às 10 horas e 15 minutos, a alternativa que apresenta o horário que mais seaproxima daquele em que ela chegou a Campinas é:

     A) 11 horas e 13 minutos.B) 11 horas e 11 minutos.C) 11 horas e 09 minutos.D) 11 horas e 07 minutos.E) 11 horas e 05 minutos.

    23. No dia 11 de novembro de 2015, o site do Banco Central do Brasil indicava que a taxa de câmbio para a compra do

    dólar era de R$ 3,7409. Nesse dia, Carlos precisou comprar dólares e pagou a taxa de câmbio indicada pelo BancoCentral. Se ele tinha, ao todo, R$ 1.500,00 para realizar essa compra e comprou a maior quantidade inteira dedólares que foi possível, então é verdade que do valor que ele tinha disponível lhe sobrou:

     A) R$ 0,26.B) R$ 3,48.C) R$ 0,10.D) R$ 2,45.E) R$ 3,64.

    24. Mário sabe que sua caixa d’água está com problemas. Para a realização do reparo, foi dito a ele que a caixa d’águadeveria estar, no máximo, com 625 mil centímetros cúbicos de água, o que representa um volume máximo de:

     A) 62,5 litros.

    B) 6,25 litros.C) 0,625 litros.D) 625 litros.E) 6.250 litros.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    7/16

     

    7

    Considere o texto abaixo para responder às questões 25 a 28.

    Quantos seres humanos a Terra seria capaz de suportar?

    O número ideal seria entre 1,5 a 3 bilhões de pessoas. Atualmente, porém, a população é de 7 bilhões. Ou seja, já somosmais do que o dobro do que a Terra conseguiria abrigar de forma sustentável. De acordo com o Fundo de População dasNações Unidas (UNFPA), três fatores devem ser considerados para o cálculo: disponibilidade de comida, água e terra;padrão de consumo e capacidade do planeta de absorver a poluição; e número de pessoas. Para o pesquisador AlanWeisman, autor de “Contagem Regressiva - A Nossa Última e Melhor Esperança para um Futuro na Terra”, há um

    paradoxo. Não adianta aumentar a nossa capacidade de alimentar e manter bilhões de pessoas vivas se cada vez maispessoas continuarem nascendo. "No início do século 20 éramos 2 bilhões e tínhamos vastas florestas, qualidade de vida,comida para todo mundo e pouca emissão de combustíveis fósseis. Ou seja, tínhamos um planeta saudável", afirmaWeisman.SACO SEM FUNDOCom o avanço da tecnologia e da medicina, mais gente vive por mais tempo. Também produzimos mais grãos utilizando omesmo espaço - atualmente, nos EUA, cerca de 70% dos grãos alimentam gado (que geram alimento para o homem).Porém, quanto mais comida produzimos, mais pessoas surgem para serem alimentadas. ALÍVIO TEMPORÁRIO A taxa de natalidade mundial está diminuindo. Atualmente muitas pessoas vivem nas cidades e as famílias não precisamter tantas crianças (antigamente, os filhos eram importante força de trabalho na lavoura). Além disso, os lares estão cadavez menores e o custo de vida maior. Por tudo isso, pessoas urbanas têm cada vez menos filhos.SOMOS EXAGERADOSDesenvolvimento também não é garantia de abundância. Se toda a população consumisse como os americanos, a Terra

    não suportaria - precisaríamos do triplo de recursos existentes atualmente. Mas nem precisamos ir tão longe: com oconsumo médio atual, já exploramos pelo menos duas vezes mais do que o planeta oferece.PLANEJAMENTO FAMILIARDe acordo com Alan Weisman, podemos reduzir a quantidade de pessoas que vivem na Terra ao longo de três geraçõessem tomar medidas extremas. "Há países que reduziram o número de habitantes apenas com distribuição decontraceptivos, educação e planejamento familiar, sem precisar obrigar as famílias a ter menos filhos".

    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quantos-seres-humanos-a-terra-seria-capaz-de-suportar

    25. Tomando-se por base o texto “Quantos seres humanos a Terra seria capaz de suportar?”, assinale a alternativaINCORRETA.

     A) Atualmente, já somos mais do que o dobro do que a Terra conseguiria abrigar de forma sustentável.B) A taxa de natalidade mundial está diminuindo. Atualmente muitas pessoas vivem nas cidades e as famílias não

    precisam ter tantas crianças (antigamente, os filhos eram importante força de trabalho na lavoura).C) Com o avanço da tecnologia e da medicina, mais gente vive por mais tempo.

    D) Também produzimos mais grãos utilizando o mesmo espaço - atualmente, nos EUA, cerca de 70% dos grãosalimentam gado (que geram alimento para o homem).E) Não existem estimativas ou cálculos a respeito do número ideal de pessoas para viver na Terra de maneira

    sustentável.

    26. Considere o seguinte trecho: “Desenvolvimento também não é garantia de abundância.” A palavra grifada encontra-se acentuada porque: 

     A) é uma palavra paroxítona, terminada em ditongo oral.B) é uma palavra paroxítona terminada em ditongo decrescente nasal.C) é uma palavra oxítona terminada em a.D) é uma palavra em que há um hiato oral.E) é uma palavra oxítona terminada em hiato.

    27. Considere o trecho: “No início do século 20 éramos 2 bilhões e tínhamos vastas  florestas, qualidade de vida, comidapara todo mundo e pouca emissão de combustíveis fósseis”. O uso da vírgula se justifica porque separa:  

     A) um adjunto adverbial deslocado.B) elementos de uma enumeração.C) um vocativo.D) um aposto.E) sujeito de predicado.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    8/16

     

    8

    28. Considere o trecho: “Mas nem precisamos ir tão longe: com o consumo médio atual, já exploramos pelo menos duasvezes mais do que o planeta oferece”. A conjunção destacada pode ser substituída, sem perda significativa dosentido, por:

     A) Além disso nem precisamos ir tão longe: com o consumo médio atual, já exploramos pelo menos duas vezesmais do que o planeta oferece.

    B) Como, nem precisamos ir tão longe: com o consumo médio atual, já exploramos pelo menos duas vezes mais doque o planeta oferece.

    C) Assim nem precisamos ir tão longe: com o consumo médio atual, já exploramos pelo menos duas vezes mais do

    que o planeta oferece.D) Conquanto nem precisamos ir tão longe: com o consumo médio atual, já exploramos pelo menos duas vezesmais do que o planeta oferece.

    E) Entretanto nem precisamos ir tão longe: com o consumo médio atual, já exploramos pelo menos duas vezesmais do que o planeta oferece.

    Considere o texto abaixo para responder às questões 29 a 32:

    Pesquisadores querem colocar carne artificial à venda em até 5 anos

    Os cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, montaram uma nova companhia para transformar a carneartificial em um hambúrguer que seja, segundo eles, mais saboroso e barato.Dois anos atrás, a equipe de pesquisadores mostrou um protótipo em Londres. Mas o custo para a produção dessehambúrguer era altíssimo: cerca de 215 mil libras (mais de R$ 1,2 milhão).

    "Estou confiante que, quando for oferecido como uma alternativa à carne, um número cada vez maior de pessoas vaiachar difícil não comprar nosso produto por razões éticas", disse à BBC o diretor da nova empresa, Peter Verstrate."Acredito que vamos colocar (o produto) no mercado em cinco anos", disse o professor Mark Post, que desenvolveu acarne artificial nos laboratórios da Universidade de Maastricht.Post acrescentou que, inicialmente, o produto estaria disponível apenas sob encomenda, mas, quando a demanda pelacarne artificial se estabelecer e o preço cair, deve chegar às prateleiras de supermercados.Células-troncoO hambúrguer artificial é feito a partir de células-tronco, aquelas que podem se desenvolver em tecidos em diversasformas, tais como nervos e pele. A maioria dos pesquisadores que trabalham com células-tronco tenta cultivar tecido humano para transplantes ou parasubstituir tecido muscular doente, células nervosas ou cartilagem.Mark Post, no entanto, usa essas células para cultivar músculo e gordura para a fabricação dos hambúrgueres artificiais.O processo começa com células-tronco retiradas do músculo de uma vaca. No laboratório, essas células são colocadasem uma cultura  –  uma solução  –  com nutrientes e elementos químicos que promovem seu aumento para ajudá-las acrescerem e se multiplicarem.

    Três semanas depois os cientistas já estão com mais de um milhão de células-tronco, que são divididas e colocadas emrecipientes menores. As células já crescidas se transformam em pequenas tiras de músculo de aproximadamente umcentímetro de comprimento e apenas alguns milímetros de espessura. As pequenas tiras são então coletadas e juntadas em pequenos montes, coloridas e misturadas com gordura.O hambúrguer resultante deste processo foi preparado e provado em uma entrevista coletiva em Londres, há dois anos.Um especialista gastronômico que provou a iguaria disse que o gosto estava "próximo da carne, mas não era tãosuculento", mas outro disse que tinha gosto de um hambúrguer de verdade.Peter Verstrate disse à BBC que o hambúrguer servido em 2013 ainda não era o produto finalizado."Era proteína, fibra muscular. Mas carne é muito mais que isso – é sangue, é gordura, tecido de ligação, e tudo isso somaao gosto e à textura.""Se você quer imitar a carne, precisa fazer todas estas coisas também – e você pode usar tecnologias de engenharia detecido –, mas ainda não tínhamos feito isso naquele momento", acrescentou.Mosa Meat, a empresa que Verstrate estabeleceu com Post e a Universidade de Maastricht, quer sintetizar carne moídano laboratório de forma que ela seja tão saborosa quanto a carne real e a um custo igual ao da carne moída vendida hoje.

    Nos últimos dois anos, Post e sua equipe progrediram nas pesquisas, mas o cientista percebeu que, para colocar oproduto no mercado em um prazo de cinco anos, terá que acelerar os estudos. A Mosa Meat vai empregar 25 cientistas, técnicos de laboratórios e gerentes. Um dos objetivos principais é descobrircomo iniciar a produção em massa dessa carne.Os pesquisadores também vão analisar formas de fazer costeletas usando impressoras 3D. Mas vai demorar um poucomais para comercializar esses produtos.

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151017_carne_artificial_mercado_fn

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    9/16

     

    9

    29. Considerando o texto “Pesquisadores querem colocar carne artificial à venda em até 5 anos”, marque (V) paraverdadeiro ou (F) para falso e em seguida assinale a alternativa correta. 

    ( ) “Os cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, montaram uma nova companhia para transformar acarne artificial em um hambúrguer que seja, segundo eles, mais saboroso e barato. Dois anos atrás, a equipe depesquisadores mostrou um protótipo em Londres. Mas o custo para a produção desse hambúrguer era altíssimo:cerca de 215 mil libras (mais de R$ 1,2 milhão)”. Os termos grifados recuperam “os cientistas da Universidade deMaastricht”. A função desse tipo de substituição é garantir a coesão textual, evitando a repetição.

    ( ) “Post acrescentou que, inicialmente, o produto estaria disponível apenas sob encomenda, mas, quando a

    demanda pela carne artificial se estabelecer e o preço cair, deve chegar às prateleiras de supermercados”. “Oproduto” refere-se ao hambúrguer de carne bovina natural, normalmente vendido em supermercados.( ) “O hambúrguer artificial é feito a partir de células -tronco, aquelas que podem se desenvolver em tecidos em

    diversas formas, tais como nervos e pele”. “Aquelas” retoma “células-tronco”. ( ) “Nos últimos dois anos, Post e sua equipe progrediram nas pesquisas, mas o cientista percebeu que, para

    colocar o produto no mercado em um prazo de cinco anos, terá que acelerar os estudos”. “O cientista” retoma otermo “equipe”. 

     A) F, V, V, V.B) F, V, F, F.C) V, F, V, F.D) V, V, F, V.E) V, F, F, V.

    30. Considerando o texto “Pesquisadores querem colocar carne artificial à venda em até 5 anos”, bem como a normapadrão da Língua Portuguesa, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso e em seguida assinale a alternativacorreta. 

    ( ) “Dois anos atrás, a equipe de pesquisadores mostrou um protótipo em Londres”. O verbo grifado está conjugadono pretérito imperfeito e se trata de uma ação que se iniciou no passado, mas que continua no presente.

    ( ) “Dois anos atrás, a equipe de pesquisadores mostrou um protótipo em Londres”. O verbo grifado está conjugadono pretérito perfeito e se trata de uma ação terminada.

    ( ) “Nos últimos dois anos, Post e sua equipe progrediram nas pesquisas, mas o cientista percebeu que, paracolocar o produto no mercado em um prazo de cinco anos, terá que acelerar os estudos”. O verbo grifado estáconjugado no futuro do presente e se refere a uma ação futura.

    ( ) “Nos últimos dois anos, Post e sua equipe progrediram nas pesquisas, mas o cientista perce beu que, paracolocar o produto no mercado em um prazo de cinco anos, terá que acelerar os estudos”. O verbo grifado estáconjugado no futuro do pretérito e se refere a uma possibilidade.

     A) F, V, V, F.B) F, V, V, V.C) F, V, F, F.D) V, V, F, V.E) V, F, F, V.

    31. De acordo com o texto “Pesquisadores querem colocar carne artificial à venda em até 5 anos ”, assinale a alternativaINCORRETA. 

     A) O hambúrguer artificial é feito a partir de células-tronco, aquelas que podem se desenvolver em tecidos emdiversas formas, tais como nervos e pele.

    B) Os cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, montaram uma nova companhia para transformar acarne artificial em um hambúrguer. Hoje o hambúrguer de carne sintética é mais barato e saboroso que o decarne natural.

    C) O processo começa com células-tronco retiradas do músculo de uma vaca. No laboratório, essas células sãocolocadas em uma cultura – uma solução – com nutrientes e elementos químicos que promovem seu aumentopara ajudá-las a crescerem e se multiplicarem.

    D) Nos últimos dois anos, Post e sua equipe progrediram nas pesquisas, mas o cientista percebeu que, para colocaro produto no mercado em um prazo de cinco anos, terá que acelerar os estudos.

    E) Perter Verstrate está confiante que, quando for oferecido como uma alternativa à carne, um número cada vezmaior de pessoas vai achar difícil não comprar nosso produto por razões éticas.

    32. Considere o recorte: “Um especialista gastronômico que provou a iguaria disse que o gosto estava ‘próximo da carne,mas não era tão suculento’, mas outro disse que tinha gosto de um hambúrguer de verdade”. O trecho em destaque,de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, exerce a função sintática de:  

     A) objeto direto.B) objeto indireto.C) sujeito.D) predicativo do sujeito.E) adjunto adnominal.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    10/16

     

    10

    33. Concordância é o mecanismo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se adequarem harmonicamentena frase. Considerando o conceito de concordância e a norma padrão da Língua Portuguesa, associe as colunasindicando a alternativa que ordena corretamente as frases e a avaliação dos eventos de concordância: 

    I- Haviam muitos problemas. ( ) a concordância verbal está correta.II- Existiam muitos problemas. ( ) há um erro de concordância verbal.III- A garota e o menino simpáticas. ( ) há um erro de concordância nominal.IV- A garota e o menino bonitos. ( ) a concordância nominal está correta.

     A) I, II, III, IV.B) II, III, I, IV.C) IV, III, II, I.D) II, I, III, IV.E) III, IV, I, II.

    34. Analise o texto abaixo.

    O pai da Fernanda virá _________ mais cedo hoje. Devo ________ a respeito da nota em sua última avaliação? Émelhor que ____ informemos o quanto antes, para que haja tempo hábil para _______.

    Levando em consideração o uso e a colocação pronominal, de acordo norma padrão da Língua Portuguesa, ostermos que melhor preenchem, respectivamente, as lacunas são:

     A) buscar-lhe  –  conta-lo  –  o  –  ajudá-laB) buscar-lhe  –  contar-lhe  –  lhe  –  ajudar-lheC) buscá-lhe  –  conta-lhe  –  lhe  –  ajuda-lheD) buscar-lhe  –  conta-lo  –  o  –  ajuda-lheE) buscá-la  –  contar-lhe  –  o  –  ajudá-la

    35. Considerando a norma padrão da Língua Portuguesa e a correta ortografia das palavras, assinale alternativaINCORRETA.

     A) A adolescência é um período de grande transição.B) O asservo da biblioteca não possuía obras do Trovadorismo.C) Os estudantes foram convidados para participar de um importante concerto no teatro municipal.D) O jogador de xadrez avisou: xeque-mate em três jogadas.E) O pesquisador procurava a ascendência de Einstein.

    36. Considerando a norma padrão da Língua Portuguesa, marque (VP), para voz passiva, (VA), para voz ativa e assinalea alternativa correta.

    I- O jogador marcou um belo gol na última semana. ( )II- O ônibus atrasou bastante na tarde de ontem. ( )III- A bola foi atrasada de modo muito forte pelo zagueiro. ( )IV- O computador foi desligado inadequadamente na última vez. ( )

     A) VA, VP, VP, VA.B) VP, VA, VA, VP.C) VA, VA, VP, VP.D) VP, VP, VA, VA.E) VP, VA, VP, VA.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    11/16

     

    11

    37. Considere o texto a seguir.

    “A essência de medir a passagem do tempo é comparar durações: o tempo de uma gestação, o tempo de umacolheita, o tempo de uma vida. Dentre os instrumentos de medidas mais conhecidos da antiguidade encontram-se ognômon, ou relógio de Sol, para medir as frações do dia e a clepsidra, um relógio de fluxo de água usadoprincipalmente para medir as frações da noite. A evolução dos medidores prosseguiu com a invenção, na idademédia, da ampulheta, um relógio de fluxo de areia fina pelo orifício que separa duas câmaras de um recipiente devidro”. 

    (Fonte: RODRIGUES, Flavio Napole. A Física na Medição do Tempo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012, p 01 e 02.Disponível em: ).

    Fonte: Disponível em: Acesso em 20 out. 2015.

    Identifique as afirmações com (V) para verdadeiro ou (F) para falso, sendo a sequência de cima para baixo, e marque

    a alternativa correta.( ) O autor sugere que existe uma limitação no tempo histórico.( ) A cronologia apontada pelo autor não é suficiente para medir o tempo e não soluciona totalmente a problemática

    do calendário histórico em questão.( ) O homem optou por medir o tempo e criou inúmeros instrumentos ao longo da História para esse fim.( ) O autor demonstra que o homem passou a medir o tempo não somente com instrumentos, mas também se

    apoiou nos efeitos da natureza.( ) Segundo o autor, a medição do tempo foi revolucionária ao longo da Idade Média após a invenção da ampulheta

    e do relógio de pulso.( ) O calendário explicitado pelo autor soluciona toda a problemática humana no que se refere à medição do tempo

    histórico.

     A) V, V, F, V, F, V.B) V, F, V, V, V, F.

    C) F, F, V, V, V, V.D) F, F, V, V, F, F.E) F, V, V, V, V, V.

    38. Segundo o historiador Guglielmo, “o período mais longo e a mais antiga era da pré-história é chamada de Paleolítico.Iniciou-se há pelo menos 2,5 milhões de anos, como atestam os instrumentos [...] encontrados no sítio de Hadar,Etiópia, e pode ser estendido há cerca de 10.000 anos”.

    (Fonte: GUGLIELMO, Antonio Roberto. A Pré-História. São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 35 e 36).

    Fonte: Disponível em: Acesso em 20 out. 2015.

    Considerando a Pré-história e a passagem do texto, é correto o que se afirma em:

     A) Durante o Paleolítico Inferior ocorreu a produção dos primeiros instrumentos de pedra.B) Durante o Paleolítico Superior foi produzido os primeiros instrumentos de pedra.C) No decorrer da transição do Mesolítico para o Médio Paleolítico, ocorreu a produção dos primeiros instrumentos

    de pedra.D) Foi durante o Paleolítico Inferior que houve a produção dos primeiros instrumentos de ossos e chifres.E) Durante o Paleolítico Inferior houve a produção de lâminas e agulhas, que possibilitou o surgimento da Idade dos

    Metais.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    12/16

     

    12

    39. Considere o texto a seguir e marque a alternativa correta adiante.

    Os meios utilizados para a consecução do objetivo é variado, indo de negociações à anexação ou conquista deterritórios, da obtenção de protetorados à concessão de monopólios e controle de mercados. A história tem fornecidoinumeráveis exemplos [...] desde a antiguidade, passando pela extensão ultramarina dos tempos modernos até osdias atuais. Inicialmente [...] baseava-se no conceito de que as civilizações atrasadas deveriam submeter-se às maisadiantadas. As sociedades dos séculos XVI, XVII e XVIII consideravam-no [...] como uma verdadeira bênção aospaíses colonizados que poderiam, então, usufruir do progresso político, econômico e cultural. Já no século XIX, no

    entanto, [...] foi bastante praticado na África e na Ásia  – assumindo conotação negativa [...]”.(AZEVEDO, Antônio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p. 248 e 249).

    Com base nas afirmações do texto e no período descrito, existe um termo empregado pelos historiadores que nomeiacorretamente a situação contida nele, este que é denominado por:

     A) Revolução.B) Imperialismo.C) Desenvolvimentismo.D) Autocracia.E) Condado.

    40. Considere a imagem e o texto a seguir:

    Fonte: Disponível em: < http://image.slidesharecdn.com/o-antigo-egipto-1226595004503192-9/95/o-antigo-egipto-17-728.jpg?cb=1226568045> Acesso em 20 out. 2015.

     A imagem demonstra um julgamento. Nele o objetivo era pesar o coração do morto que deveria ser mais leve que apluma para provar que sua conduta em vida era irrepreensível, pautada na verdade, justiça e boas ações, que dariama ele a imortalidade e paz se houvesse êxito no julgamento. Com base na História do Antigo Egito, é correto concluirque a imagem se refere ao:

     A) Tribunal de Osíris.B) Tribunal de Hórus.C) Tribunal de Tutankhamon.D) Tribunal de Ísis.E) Tribunal de Hator.

    41. Em 1933 na Alemanha, o então presidente Hindenburg adoece e vem a falecer. Assim, Hitler utilizou sua influênciacomo chanceler para ativação de um novo ato: Conseguiu a aprovação pela maioria do parlamento da “Lei dosPlenos Poderes” (Ermächtigungsgesetz ). Como essa nova lei, Hitler:

     A) tornou-se um ditador poderoso, mas ainda dependia do parlamento para aprovar determinadas leis, pois nãonecessariamente obteve o direito de legislar, tendo em vista que foi considerado como mais uma de suasmanobras ilegais.

    B) acumulou o cargo de chanceler e de presidente ao mesmo tempo, tornou-se um ditador com uma liderançaimbatível, mas não obteve o direito de legislar, pois não era o único que podia fazê-lo, foi uma manobra ilegal.

    C) tornou-se um ditador poderoso politicamente que não dependia do parlamento para aprovar determinadas leis,obteve o direito de legislar, mas somente em conjunto com o vice-presidente, tendo em vista que foi consideradauma manobra legal.

    D) tornou-se um ditador poderoso politicamente que não dependia do parlamento para aprovar determinadas leis,obteve o direito de legislar sozinho, assumiu o comando do exército e venceu a Rússia após ter declarado guerracontra o ditador Stalin.

    E) acumulou o cargo de chanceler e de presidente ao mesmo tempo, tornou-se um ditador com uma liderançaimbatível e obteve o direito de legislar.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    13/16

     

    13

    42. Considere a imagem e o texto a seguir.

    Fonte: Disponível em: Acesso em 22 out. 2015.

     A imagem refere-se ao sepultamento do ex-presidente do Brasil João Goulart (1919-1976), realizada em 14 deNovembro de 2013. Seus restos mortais foram recebidos com uma cerimônia oficial e honras militares, comum a

    chefes ou ex-chefes de Estado e com a presença da então presidenta da república Dilma Rousseff. Contou tambémcom a presença de ex-presidentes, como Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor de Melo. Porsolicitação da Comissão Nacional da Verdade (CNV), os restos mortais de João Goulart foram exumados eanalisados pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Suspeita-se que a causa de sua morte tenhasido por envenenamento, esta que se contrapõe a versão oficial, em que ele teria sofrido um ataque cardíaco. Naocasião de sua morte não foi feito autopsia.

    ( ) João Goulart também era conhecido e chamado por Jango.( ) João Goulart iniciou seu mandato após a renúncia do ex-presidente Jânio Quadros (1917-1992).( ) João Goulart iniciou seu mandato presidencial em 1961 e foi deposto pelo Golpe Militar de 31 de Março de 1964,

    ocasião em que forçosamente deixou de ser presidente da república.( ) João Goulart foi exilado devido ao golpe militar que o destituiu de seu cargo e mais tarde faleceu fora do Brasil.( ) João Goulart renunciou ao seu mandato em 1963 e quem assumiu seu lugar foi Jânio Quadros.( ) João Goulart faleceu em 1976, em seu primeiro sepultamento não houve honras militares comum a chefes e ex-

    chefes de Estado, assim como foi feito na ocasião da imagem.

    Identifique as afirmações com (V) para verdadeiro e (F) para falso, sendo a sequência de cima para baixo, e marquea alternativa correta.

     A) V, V, F, V, F, V.B) V, V, V, V, F, V.C) V, F, V, V, V, F.D) F, F, V, V, V, V.E) F, V, V, V, V, F.

    43. Segundo o historiador Marvin Perry, a partir de 27 a.C “a brilhante habilidade política de Otávio Augusto deu início àmaior era romana. Nos duzentos anos seguintes o mundo mediterrâneo desfrutou as bênçãos da”:

    (PERRY, Marvin. Civilização Ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 104).

     A) ação política do Triunvirato que elegeu três governantes para o Império.

    B) riqueza do Império Romano viabilizada por meio de guerras e conquistas.C) Pax Romana que gerou um longo período de paz. D) reforma agrária promovida pelos irmãos Tibério e Caio Graco.E) aprovação do Édito de Milão que colocou fim as perseguições aos cristãos.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    14/16

     

    14

    44. Com relação à cartografia, a projeção utilizada na imagem a seguir é classificada como:

    Fonte: Disponível em: Acesso em 28 out. 2015.

     A) Cônica transversal.B) Cilíndrica transversal.C) Alifática, pois reduz as distorções.D) Plana ou Azimutal.E) Tangente e redutiva.

    45. Sobre as “Placas Tectônicas”, considere o texto a seguir e marque a alternativa correta adiante.

    Um forte terremoto ocorreu na noite desta quarta-feira (16.09.15) ao norte de Santiago, perto da região de Coquimbo,no Chile. Por volta das 00h30 desta quinta, o subsecretário do Interior do Chile, Mahmud Aleuy, disse que há cincomortos confirmados por causa do terremoto, que deixou ainda 1 milhão de pessoas evacuadas. “É o sexto terremotomais forte da história do país”, afirmou. Entre os mortos estão duas mulheres e três homens; uma pessoa éconsiderada desaparecida e dezenas ficaram feridas. “Estamos em um processo de continuar o monitoramento dasregiões afetadas. É uma análise que está se completando”, disse a presidente Michelle Bachelet. Segundo ela, o

    governo do Chile ainda está analisando se é preciso declarar estado de exceção. A magnitude do tremor foi 8,3segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) – o serviço sismológico chileno informou 8,4. Um alerta detsunami  foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira. As autoridades locais determinaram a evacuaçãodas áreas litorâneas, enquanto as emissoras de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas.

    (Fonte: Disponível em: Acesso em 28 out. 2015).

    Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as Placas Tectônicas que atuaram nos fatos ocorridossão:

     A) Placa Sul Americana e Australiana.B) Placa de Nazca e Sul Americana.C) Placa Africana e Caribenha.D) Placa de Nazca e Africana.E) Placa da Oceania e Caribenha.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    15/16

     

    15

    46. Considere o texto e a imagem a seguir.

    Para Suertegaray, “pr aias são depósitos, geralmente, lineares de sedimentos acumulados por agentes de transportemarinho ao longo do litoral. Normalmente o sedimento predominante das praias são as areias, o que não significaque não haja praias formadas de cascalhos, seixos e outros sedimentos finos além das areias. A largura dessa feiçãotem relação direta com as marés que são responsáveis pelo seu constante movimento e retrabalhamento”.

    (Fonte: SUERTEGARAY, Dirce Antunes Maria. Terra feições ilustradas. Porto Alegre: UFRGS, 2008, p. 188.)

    Fonte: Disponível em: Acesso em 02 set. 2015.

    ( ) Os tipos de depósito recebidos pelas praias dependem das marés.( ) Uma praia pode conter sedimentos como areia, cascalho e outros.( ) O acúmulo de sedimentos no litoral forma a praia.( ) Maré e sedimentos estão associados e juntos contribuem para a formação da praia.( ) O transporte de sedimentos marinhos não é responsável pela formação da praia.( ) As marés dificultam a formação da praia e o transporte de sedimentos marinhos.

    Identifique as afirmações com (V) para verdadeiro ou (F) para falso, sendo a sequência de cima para baixo, e marquea alternativa correta.

     A) V, V, F, V, F, V.B) V, F, V, V, V, F.C) V, V, V, V, F, F.D) F, F, V, V, V, V.E) F, V, V, V, V, F.

    47. Sobre Greenwich e os fusos horários, é correto o que se afirma em:

    I- Os fusos horários estão estabelecidos no planeta com base em uma linha longitudinal de referência que é a domeridiano de Greenwich.

    II- Ao todo são vinte e quatro fusos horários ao todo.III- Ao todo são vinte e seis fusos horários ao todo.IV- Greenwich é o meridiano que divide o globo terrestre em dois hemisférios: oriental e ocidental.V- Greenwich é o meridiano que divide o globo terrestre em dois hemisférios: norte e sul.VI- Greenwich é o nome de uma cidade que está localizada na Inglaterra e no meio do planeta.

     A) Somente II, III e VI são corretas.B) Somente I, II e V são corretas.

    C) Somente I, III, IV e V são corretas.D) Somente II, IV e V são corretas.E) Somente I, II, IV e VI são corretas.

    48. Para Almeida, “considerando que o foco geográfico principal da Guerra Fria era a Europa central e partes da Ásia eque, no plano estratégico global, o que estava em causa era, essencialmente, uma”:

    (Fonte: ALMEIDA, Paulo Roberto. O Brasil e as relações internacionais no Pós-Guerra Fria.In: ____. Vinte Anos da Queda do Muro de Berlim. Palhoça: Unisul, 2009, p. 23 e 24).

     A) competição pela hegemonia mundial entre as duas superpotências.B) crise entre todas as potências mundiais, exceto União Soviética, Estados Unidos e China.C) disputa pelo Oriente Médio e posterior aproximação diplomática entre todas as potências.D) ideia de superioridade Interglobal ameaçada.E) destruição nuclear inevitável entre as potências.

  • 8/17/2019 Prova Oficial Prova Oficial IFSP PSM 2016

    16/16

     

    16

    49. Considere a imagem e o texto a seguir.

    Em visita ao Brasil, Pato Donald experimenta a cachaça oferecida pelo seu novo amigo Zé Carioca.

    Fonte: Disponível em: Acesso em 28 out. 2015.

    De acordo com Tota, “Berente Friele, amigo de Nelson Rckefeller e diretor da Brazilian Division [...], cuidou de levarpessoalmente para o Palácio Guanabara a primeira cópia de Saludo, amigos ou, em português americanizado,  Alô,amigos. Disney havia idealizado esse filme quando de sua viagem ao Brasil, no ano anterior. O filme mostrava pelaprimeira vez o personagem Zé Carioca, que foi apresentado a Vargas (presidente do Brasil) e toda sua família”.

    (TOTA, Antonio Pedro. O Imperialismo Sedutor. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 135).

    De acordo com a imagem e o contexto descrito, é correto o que se afirma em:

     A) A política da Boa Vizinhança do presidente Roosevelt, foi o instrumento ideal para execução do plano deamericanização do Brasil, pois Vargas permitiu que o imperialismo se desenvolvesse totalmente no país. Aamericanização da sociedade brasileira foi plenamente conquistada pelos Estados Unidos, pois Vargas foiconivente e financiou inúmeros filmes da Disney, desde que eles exaltassem a imagem do país.

    B) Plena americanização da sociedade brasileira sem resistência e com fácil aproximação política entre os EstadosUnidos e o Brasil. A política da Boa Vizinhança do presidente Roosevelt executou seu plano de americanização e

    imperialismo em todo o continente latino-americano, inclusive no Brasil, mesmo após a morte do presidenteVargas, os filmes continuaram sendo encaminhados aos presidentes posteriores.

    C) Vargas reage e resiste à tentativa de suposta americanização da sociedade brasileira, mas optou por aproximar-se politicamente dos Estados Unidos. Mesmo assim, a política da Boa Vizinhança do presidente Rooseveltfracassou, pois Vargas era um ditador e não se adequou ao estilo norte americano e o plano de americanizaçãoimperialista não obteve nenhum êxito no Brasil, exceto pelos filmes produzidos que exaltavam o país e opersonagem Zé Carioca.

    D) A suposta americanização da sociedade brasileira quebraria possíveis resistências à aproximação política entreos Estados Unidos e o Brasil. A política da Boa Vizinhança do presidente Roosevelt era o instrumento, de amploespectro, para execução do plano de americanização e imperialismo em todo o continente latino-americano tãodiversificado culturalmente.

    E) Vargas jamais reagiu à tentativa de uma suposta americanização da sociedade brasileira e também nunca fez aopção de aproximar-se politicamente dos Estados Unidos. Mesmo assim, a política da Boa Vizinhança dopresidente Roosevelt, foi um sucesso e se apoiou largamente nos filmes da Disney, pois todos eles foram

    comprados pelo governo brasileiro, embora Vargas fosse um ditador, adequou-se plenamente ao estilo norteamericano, ao ideal da Disney, ao plano de americanização e a imposição imperialista no Brasil.

    50. De acordo com o geógrafo Jurandyr Ross, “[...] consolidam-se na parte externa da superfície da Terra e por issopassam por um processo de esfriamento rápido. Entre os exemplos mais comuns estão o basalto, o riolito, o fonolitoe as obsidianas”.

    (Fonte: ROSS, Jurandyr L. Sanches (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008, p. 40).

    Com base na descrição, o autor se refere a:

     A) rochas ígneas efusivas ou vulcânicas.B) rochas magmáticas.C) rochas sílex.D) rochas puri-sedimentares.E) rochas metamórficas.