prova literatura 1° ano médio

3
1. (ENEM) – Eu começaria dizendo que poesia é uma questão de linguagem. A importância do poeta é que ele torna mais viva a linguagem. Carlos Drummond de Andrade escreveu um dos mais belos versos da língua portuguesa com duas palavras comuns: cão e cheirando: “Um cão cheirando o futuro”. (Entrevista com Mário Carvalho. Folha de S.Paulo, 24/5/1988. Adaptação) O que deu ao verso de Drummond o caráter de inovador da língua foi... a) o modo raro como foi tratado o futuro. b) a referência ao cão como animal de estimação. c) a flexão pouco comum do verbo cheirar (gerúndio). d) a aproximação não usual do agente citado e a ação de cheirar. e) o emprego do artigo indefinido “um” e do artigo definido “o” na mesma frase. 2. (MODELO ENEM) – Poesia é ficção porque nela o poeta finge. Mas não é só a emoção expressa pelo poeta que é fictícia: a do leitor também não é a emoção vivida. Pode-se dizer, então, que o leitor... a) é elemento estranho ao fingimento encenado no poema. b) só se emociona se perder o uso da razão. c) é parte integrante da “brincadeira” estabelecida no poema. d) tem o seu coração iludido pelo poeta. e) não deve permitir que sua razão seja iludida. De acordo com os estudos realizados nas aulas sobre o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente: 3. Qual é o primeiro entrelocutor do Auto da Barca do Inferno e como se dá o seu enredo? ____________________________________________________________________ __ (Instituição de Ensino) Aluno (a): _____________________________________________________________ N°: _____________ Turma: _______________ Data:

Upload: geo-honorio

Post on 17-Jun-2015

1.010 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova literatura 1° ano médio

1. (ENEM) – Eu começaria dizendo que poesia é uma questão de linguagem. A importância do poeta é que ele torna mais viva a linguagem. Carlos Drummond de Andrade escreveu um dos mais belos versos da língua portuguesa com duas palavras comuns: cão e cheirando: “Um cão cheirando o futuro”. (Entrevista com Mário Carvalho. Folha de S.Paulo, 24/5/1988. Adaptação) O que deu ao verso de Drummond o caráter de inovador da língua foi...

a) o modo raro como foi tratado o futuro.b) a referência ao cão como animal de estimação.c) a flexão pouco comum do verbo cheirar (gerúndio).d) a aproximação não usual do agente citado e a ação de cheirar.e) o emprego do artigo indefinido “um” e do artigo definido “o” na mesma frase.

2. (MODELO ENEM) – Poesia é ficção porque nela o poeta finge. Mas não é só a emoção expressa pelo poeta que é fictícia: a do leitor também não é a emoção vivida. Pode-se dizer, então, que o leitor...

a) é elemento estranho ao fingimento encenado no poema.b) só se emociona se perder o uso da razão.c) é parte integrante da “brincadeira” estabelecida no poema.d) tem o seu coração iludido pelo poeta.e) não deve permitir que sua razão seja iludida.

De acordo com os estudos realizados nas aulas sobre o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente:

3. Qual é o primeiro entrelocutor do Auto da Barca do Inferno e como se dá o seu enredo?

4. Esse interlocutor chega acompanhado de um pajem. Nesse momento, de que tarefa se incumbe esse acompanhante?

5. Explique porque essa personagem é alegórica?

______________________________________________________________________(Instituição de Ensino)

Aluno (a): _____________________________________________________________

N°: _____________ Turma: _______________ Data: ________/_______/_________.

PROVA DE LITERATURA

Page 2: Prova literatura 1° ano médio

6. (MODELO ENEM) – Os vícios representados na figura aristocrática do Fidalgo consistem, em nossos dias, antes em traços de personalidade que em características de classes sociais. Quais são esses vícios?

a) A arrogância e o autoritarismo.b) A vaidade e o fanatismo religioso.c) O consumismo e a inveja.d) O materialismo e o pragmatismo.e) A alienação e o comodismo.

7. No Dicionário Houaiss, para o verbete ética, tem-se:– substantivo feminino1 parte da Filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social2 Derivação: por extensão de sentido. Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedadeRelacione o comportamento do Fidalgo ao conceito acima e responda: há incoerência entre a conduta do Fidalgo e a ética cristã? Atualmente há indivíduos como o Fidalgo? Explique.

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

8. (MODELO ENEM) – A literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época, ou ainda como o conjunto da produção escrita sobre um determinado assunto ou questão.

Assinale a alternativa cujo termo não está implicado na definição de literatura apresentada.

a) Autor. b) Linguagem.c) Inspiração. d) Cultura.e) Sociedade.

9. Observe a trama de palavras que a professora criou e tente compor a sua.Observe na composição, estrutura e cor das palavras.

SUBI SUBAE E

DESCI DESÇA

MAS JAMAIS ME ESQUEÇA.