prova fisica m dica 2011 final - instituto nacional de câncer · inercial no qual é calculado. É...

9
Este Caderno contém 40 questões de múltipla escolha, sendo 32 questões de Conhecimentos Específico: Física geral - 24 questões e Matemática – 08 questões; 04 questões de Inglês e 04 questões do Sistema Único de Saúde – SUS. Confira se este Caderno de Questões corresponde ao curso para o qual você se inscreveu; em caso contrário comunique, imediatamente, ao fiscal de sala. Além deste Caderno de Questões, você recebeu um Cartão-Resposta, onde deverá registrar as suas respostas utilizando caneta esferográfica azul ou preta. A duração desta prova é de 3 (três) horas. Não será permitido portar, durante a prova, qualquer tipo de aparelho que permita a intercomunicação de mensagens e nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações. O candidato ao curso de especialização em Física Médica (Áreas de Radioterapia e Radiodiagnóstico) poderá utilizar na prova calculadora científica e caso seja identificado algum aparelho que não seja permitido, o mesmo será recolhido e devolvido somente ao término da mesma, conforme item 6.11. do Edital. O gabarito será divulgado a partir de 14 horas do dia 29 de novembro de 2010, através do site do www.inca.gov.br . Para recursos, você deverá seguir as orientações contidas no item 7 do Edital. Você deverá permanecer no local de realização da prova por, no mínimo, sessenta minutos. Os três últimos candidatos serão retidos em sala até que o último deles entregue a prova ou o tempo esteja esgotado, o que acontecer primeiro. O candidato deverá entregar no dia da prova, a documentação exigida ao fiscal, em envelope devidamente identificado com o seu nome, a sua inscrição e o curso no qual está inscrito. Você só poderá levar o próprio Caderno de Questões caso permaneça na sala até 1 (uma) hora antes do término da prova. Certifique-se de ter assinado a lista de presença. AGUARDE O AVISO PARA INICIAR SUA PROVA 2011 Especialização em Física Médica Área de Radioterapia Área de Radiodiagnóstico Curso de Pós-Graduação em Lato Sensu INSTITUTO NAC IONAL DO CÂNCER

Upload: dangcong

Post on 11-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Este Caderno contém 40 questões de múltipla escolha, sendo 32 questões de Conhecimentos Específico: Física geral - 24 questões e Matemática – 08 questões; 04 questões de Inglês e 04 questões do Sistema Único de Saúde – SUS.

♦ Confira se este Caderno de Questões corresponde ao curso para o qual você se inscreveu; em caso contrário comunique, imediatamente, ao fiscal de sala.

♦ Além deste Caderno de Questões, você recebeu um Cartão-Resposta, onde deverá registrar as suas respostas utilizando caneta esferográfica azul ou preta.

♦ A duração desta prova é de 3 (três) horas .

♦ Não será permitido portar, durante a prova, qualquer tipo de aparelho que permita a intercomunicação de mensagens e nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações.

♦ O candidato ao curso de especialização em Física Médica (Áreas de Radioterapia e Radiodiagnóstico) poderá utilizar na prova calculadora científica e caso seja identificado algum aparelho que não seja permitido, o mesmo será recolhido e devolvido somente ao término da mesma, conforme item 6.11. do Edital.

♦ O gabarito será divulgado a partir de 14 horas do dia 29 de novembro de 2010, através do site do www.inca.gov.br.

♦ Para recursos, você deverá seguir as orientações contidas no item 7 do Edital.

♦ Você deverá permanecer no local de realização da prova por, no mínimo, sessenta minutos. Os três últimos candidatos serão retidos em sala até que o último deles entregue a prova ou o tempo esteja esgotado, o que acontecer primeiro.

♦ O candidato deverá entregar no dia da prova, a documentação exigida ao fiscal, em envelope devidamente identificado com o seu nome, a sua inscrição e o curso no qual está inscrito.

♦ Você só poderá levar o próprio Caderno de Questões caso permaneça na sala até 1 (uma) hora antes do término da prova.

♦ Certifique-se de ter assinado a lista de presença.

AGUARDE O AVISO PARA INICIAR SUA PROVA

2011

Especialização em Física Médica • Área de Radioterapia • Área de Radiodiagnóstico

Curso de Pós-Graduação em Lato Sensu

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER

2

3

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - FÍSICA GERAL 01 A energia de repouso E de um elétron pode ser obtida através da equação de Einstein. Supondo-se que a sua massa seja m = 9,11 x 10-31 kg, a velocidade da luz no vácuo c = 2,99792548 x 108 m/s e levando-se em conta conceitos de unidades e algarismos significativos, podemos dizer que o valor da energia de repouso E em unidades do Sistema Internacional (SI) será:

(A) 8,19 x 10-14 kg.m2.s-2

(B) 8,19 x 10-14 J

(C) 8,187659678 x 10-14 kg.m2.s-2

(D) 8,187659678 x 10-14 J 02 Considere as afirmações: I Em um movimento unidimensional, qualquer força

( )F F x i=ur

$ , que seja função apenas da posição x

do corpo, é uma força conservativa. II Uma força de módulo constante pode ser

conservativa.

III O trabalho realizado por uma força Fur

sobre uma partícula, enquanto esta se desloca de um ponto A a um ponto B no espaço, depende do referencial inercial no qual é calculado.

É correto dizer que:

(A) apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

(B) apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

(C) apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

(D) todas as afirmações são verdadeiras. 03 Um automóvel parte do repouso e acelera em uma estrada reta. Pouco tempo depois, o carro desacelera até parar e, então, retorna à sua posição original da mesma forma (aumentando e depois diminuindo sua velocidade até parar). Qual dos quatro gráficos melhor descreve o seu movimento?

04 Um sistema é formado por 5 partículas de massas iguais. No instante de tempo t = 0, elas estão distribuídas ao longo do eixo x, de forma que a primeira partícula se encontra em x1 = 1,0 m, a segunda em x2 = 2,0 m e, assim por diante, até que a quinta partícula se encontra em x5 = 5,0 m. As velocidades da primeira, da terceira e da quinta partícula são

$1 3 5 (1, 0 / )m s jv v v= = =r r r

, enquanto que as

velocidades da segunda e da quarta partícula são

$42 ( 1,0 / )m s jv v= = −rr

. No sistema SI, a equação horária

do movimento do centro de massa do sistema é:

(A) $( ) 3,0 (0,20 )R t i t j= +ur

$

(B) $( ) 3,0 (1,0 )R t i t j= +ur

$

(C) $( ) 2,5 (1,0 )R t i t j= +ur

$

(D) ( ) 2,5R t i=ur

$

05 Um bloco de madeira é arrastado em duas

situações distintas por uma força Fur

ao longo de uma superfície áspera, conforme mostrado nas ilustrações (i)

e (ii). A magnitude da força Fur

é a mesma em ambos os casos. A força normal em (ii), quando comparada com a força normal em (i), é:

(A) a mesma. (B) maior. (C) menor. (D) menor para alguns ângulos de inclinação e maior

para outros. 06 De acordo com a figura abaixo, um bloco de massa de 1,0 kg parte do repouso, do ponto A (localizado a uma altura h=7,0 m da base) sobre uma rampa lisa sem atrito e desloca-se em direção a uma mola de constante elástica k=20 N/m. Na base da rampa há uma superfície horizontal áspera BC, cujo coeficiente de atrito com o bloco vale 0,40. A distância BC vale 10 m. No trecho CD, onde há uma mola, não há atrito.

A posição final do bloco em repouso com relação ao ponto B é:

(A) 0,0 m.

(B) 2,5 m.

(C) 5,0 m.

(D) 7,5 m.

(A)

(D) (C)

(B)

4

07 A e B são dois cilindros maciços compostos do mesmo material (alumínio). Suas dimensões são mostradas na figura abaixo. A razão entre as inércias rotacionais de B e A em torno do eixo comum X - X' é:

(A) 4 (B) 8 (C) 16 (D) 32 08 Uma amostra de gás, constituída de 0,11 mol, é comprimida desde um volume de 4,0 m3 até 1,0 m3, enquanto sua pressão aumenta de 10 a 40 Pa. De acordo com um diagrama PV (figura abaixo), esse processo pode ser realizado por três trajetos diferentes.

O trabalho realizado para o trajeto 1, 2 e 3 é, respectivamente:

(A) 30J; 30J; 30J.

(B) 55J; 30J; 120J.

(C) 30J; 55J; 120J.

(D) 120J; 30J; 55J. 09 Qual das seguintes afirmações sobre o princípio de Pascal é verdadeira?

(A) Só é válido para fluidos incompressíveis.

(B) Explica por que objetos leves flutuam.

(C) Explica por que a pressão é maior no fundo de um lago do que na superfície.

(D) Nenhuma das alternativas acima é verdadeira.

10 A figura abaixo representa o estudo da teoria cinética de duas funções A e B, que descrevem duas distribuições de partículas.

Considerando-se os efeitos descritos pelas teorias clássicas e quânticas, pode-se afirmar que as funções A e B representam, respectivamente, as distribuições de:

(A) Fermi-Dirac e Maxwell-Boltzmann.

(B) Maxwell-Boltzmann e Bose-Einstein.

(C) Bose-Einstein e Maxwell-Boltzmann.

(D) Fermi-Dirac e Bose-Einstein. 11 Um objeto quente e um objeto frio são colocados em contato térmico, formando um conjunto isolado. Eles transferem energia entre si até atingir uma temperatura comum. A variação na entropia do objeto quente ∆Sq, a variação na entropia do objeto frio ∆Sf e a variação na entropia do conjunto ∆Stotal são, respectivamente:

(A) ∆Sq < 0; ∆Sf > 0; ∆Stotal > 0

(B) ∆Sq > 0; ∆Sf > 0; ∆Stotal > 0

(C) ∆Sq < 0; ∆Sf > 0; ∆Stotal < 0

(D) ∆Sq > 0; ∆Sf < 0; ∆Stotal > 0

12 A equação de uma onda transversal progressiva numa corda é 40 [ (0,05 2,00 )]y sen x tπ= − , na qual

x e y são medidos em centímetros e t em segundos. Nessa situação, a amplitude A, o comprimento de onda λ e a frequência f da onda valem, respectivamente:

(A) A = 20 cm; λ = 20 cm; f = 2 Hz.

(B) A = 20 cm; λ = 40 cm; f = 1 Hz.

(C) A = 40 cm; λ = 40 cm; f = 1 Hz.

(D) A = 40 cm; λ = 40 cm; f = 2 Hz.

13 A luz de comprimento de onda λ atinge em incidência normal um objeto óptico plano. A distribuição de intensidades é observada sobre uma tela (θ é o ângulo medido a partir da normal do objeto). O objeto poderia possuir:

(A) uma fenda única de largura W.

(B) uma fenda única de largura 2W.

(C) duas fendas estreitas W.

(D) duas fendas estreitas com uma separação 2W.

5

14 O diagrama abaixo ilustra as linhas do campo elétrico devido a duas placas metálicas paralelas carregadas. Conclui-se que:

(A) a placa superior é positiva e a placa inferior é

negativa. (B) um próton em X sentiria a mesma força se fosse

colocado em Y. (C) um próton em X sentiria uma força maior do que se

fosse colocado em Z. (D) um próton em X sentiria uma força menor do que se

fosse colocado em Z.

15 Um solenoide é constituído de N espiras circulares de raio R, muito próximas uma das outras. O solenoide se estende ao longo de um comprimento L>>R, conforme a figura abaixo.

Usando a lei de Ampére e argumentos físicos razoáveis, é possível mostrar que o campo magnético no interior do solenoide tem módulo:

(A) 4 o

NB i

Lπµ=

(B) 2 o

NB i

Lµ=

(C) oN

B iL

µ=

(D) o

NB R i

Lµ=

onde µo é a constante de permeabilidade do vácuo.

16 Considere as quatro equações de Maxwell:

1. . / oE d A q ε=∫ur urur

2. . 0B d A =∫ur urur

3. . /BE d s d dtφ=−∫ur urr

4. 0 0 0. /B d s i d dtEµ µ ε φ= +∫ur urr

Quais dessas equações precisariam ser modificadas se polos magnéticos fossem descobertos?

(A) somente 1.

(B) somente 2.

(C) somente 2 e 3.

(D) somente 2 e 4.

17 A partir do Modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio, o comprimento de onda λ de um fóton, que é emitido quando um átomo de hidrogênio sofre uma transição de nu = 5 para nl = 2, é:

(A) 5440 Χ.

(B) 4340 Χ.

(C) 3930 Χ.

(D) 2860 Χ.

Dados: Constante de Rydberg R = 1.09678 x 10-3 Χ-1, potencial de ionização do hidrogênio E0 = 13.6 eV. 18 A função de onda em três dimensões para uma

partícula livre, dada por ( . )( , ) i k r wtk

r t Aeψ −=r r

r

r, é

autofunção do operador momento e da Hamiltoniana da partícula livre com os respectivos autovalores:

(A) r

hk e 2 2

2k

mh

(B) r

hk e 2 2kh

(C) 2k

m

rh e

2 2

2k

mh

(D) hkr

e 2hk

m

r

19 Para um dado estado quântico n do oscilador harmônico, o produto das incertezas da posição e momento é dado por:

(A) 0x p∆ ∆ =

(B) x p∆ ∆ =h

(C) x p n∆ ∆ =h

(D) 1( )2x p n∆ ∆ = +h

6

20 Uma partícula encontra-se em um poço de potencial dado por V(x) = 0 se |x| < a e V(x) = +∞ se |x| > a, como na figura abaixo:

O Espectro de energia da partícula é:

(A) 2 2 2

22nE

n maπ= h

(B) 2 2 2

28nEn ma

π=h

(C) 2 2 2

28 nE

n maπ= h

(D) 2

2E mn= h

21 Um reator produz um radionuclídeo de constante de desintegração λ numa taxa de produção de P nuclídeo/segundo, durante o intervalo de tempo de t = 0 a t = T. No instante T toda a amostra produzida é retirada do reator. Nesse instante, sua abundância N(t) é:

(A) ( / ) TN P e λλ −=

(B) ( / )(1 )TN P e λλ −= +

(C) ( / )(1 )TN P e λλ −= −

(D) ( / )(1 )T TN P e eλ λλ − −= −

22 Os elétrons emitidos no decaimento β- possuem um espectro de energia contínuo, por que:

(A) o nêutron original possui um espectro contínuo.

(B) um neutrino pode carregar energia.

(C) o elétron emitido é livre.

(D) O núcleo residual pode ter qualquer energia.

23 A figura abaixo apresenta um gráfico da energia de ligação média por nucleon cobrindo a faixa de números de massa.

De acordo com esta figura, considere as afirmações: I Os núcleos do grupo do ferro (Cr, Mn, Fe, Co e Ni)

apresentam alta estabilidade nuclear. II A queda da curva para números de massa grandes

significa que estes são propensos a reações de fusão nuclear.

III Esta curva demonstra um efeito de saturação das forças nucleares.

IV Quando um núcleo pesado emite uma partícula alfa, ele transforma-se em outro de maior energia de ligação.

É correto afirmar que: (A) todas as afirmações estão corretas. (B) apenas as afirmações II, III e IV estão corretas. (C) apenas as afirmações I, II e III estão corretas. (D) apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.

24 Uma partícula com momento angular de spin h /2 é chamada de:

(A) fermion.

(B) boson.

(C) lepton.

(D) hadron.

- Matemática

25 Dados dois vetores $A = 2i+3j+kur

$ $ e

$B = -4i+2j+kr

$ $ . O ângulo φ formado entre eles é:

(A) φ = 10,1o.

(B) φ = 79,9o.

(C) φ = 100o.

(D) φ = 110o.

7

26 Dados os vetores $C = 3i+2j+kr

$ $ e

$D = -4i+j+2kr

$ $ . O vetor formado pelo produto

vetorial E = C x Dr r r

é:

(A) $E = 3i-5j+11kr

$ $ .

(B) $E = 3i+5j-11kr

$ $ .

(C) $E = 3i-5j-5kr

$ $ .

(D) $E = i-5j+11kr

$ $ .

27 A derivada da função 21f(x) =

(cos 2 x) é:

(A) 3

1g(x) = - (cos 2 x)(- sen 2 x)

(cos 2 x)

(B) 4

4g(x) = - (cos 2 x)(- sen 2 x)

(cos 2 x)

(C) 3

4g(x) = - (cos 2 x)(sen 2 x)

(cos 2 x)

(D) 4

2g(x) = - (cosx)(- senx)

(cos 2 x)

28 O resultado da integração de

2/3f(x) = (3x + 5 cosx) dx∫ é:

(A) -1/3

2 x + 5cosx

(B) -1/3

2 x + 5senx

(C) 5/39

x + 5 cosx5

(D) 5/39

x + 5senx5

29 Um ponto se move ao longo do gráfico de y = x3, de modo que sua abscissa x varia à razão de 2 unidades por segundo. Quando x = 3, a taxa de variação da ordenada y (em unidades por segundo) é:

(A) 24

(B) 34

(C) 44

(D) 54

30 O intervalo de números x que satisfaz totalmente a desigualdade |x| ≤ 5 é:

(A) -5 ≤ x ≤ 5

(B) -5 ≤ x ≤ 0

(C) 0 ≤ x ≤ 5

(D) x ≤ 5

31 A função f(x) = 1/x (definida para x ≠ 0) tem o seguinte aspecto:

(A)

(B)

(C)

(D)

32 Dada a sequência

1( 1)

n

n

+−, pode-se dizer que ela é:

(A) monótona.

(B) não-monótona.

(C) crescente.

(D) decrescente.

8

- Inglês

Leia o texto abaixo e responda às questões 33, 34, 35 e 36.

The Twins Paradox

The special theory of relativity covers phenomena such as the slowing down of clocks and the contraction of lengths in moving reference frames as measured by a stationary observer. An intriguing consequence of time dilation is the so-called twins paradox. Consider an experiment involving a set of twins named Speedo and Goslo. When they are 20 yr old, Speedo, the more adventuresome of the two, sets out on an epic journey to Planet X, located 20 ly from the Earth. Furthermore, his spaceship is capable of reaching a speed of 0.95c relative to the inertial frame of his twin brother back home. After reaching Planet X, Speedo becomes homesick and immediately returns to the Earth at the same speed 0.95c. Upon his return, Speedo is shocked to discover that Goslo has aged 42 yr. Speedo, on the other hand, has aged only 13 yr. At this point, it is fair to raise the following question - which twin is the traveler and which is really younger as a result of this experiment? From Goslo’s frame of reference, he was at rest while his brother traveled at a high speed. But from Speedo’s perspective, it is he who was at rest while Goslo was on the high-speed space journey. According to Speedo, he himself remained stationary while Goslo and the Earth raced away from him on a 6.5-yr journey and then headed back for another 6.5 yr. This leads to an apparent contradiction. Which twin has developed signs of excess aging? To resolve this apparent paradox, recall that the special theory of relativity deals with inertial frames of reference moving relative to each other at uniform speed. However, the trip in our current problem is not symmetrical. Speedo, the space traveler, must experience a series of accelerations during his journey. As a result, his speed is not always uniform, and consequently he is not in an inertial frame. He cannot be regarded as always being at rest while Goslo is in uniform motion because to do so would be an incorrect application of the special theory of relativity. Therefore, there is no paradox. During each passing year noted by Goslo, slightly less than 4 months elapsed for Speedo. The conclusion that Speedo is in a noninertial frame is inescapable. Each twin observes the other as accelerating, but it is Speedo that actually undergoes dynamical acceleration due to the real forces acting on him. The time required to accelerate and decelerate Speedo’s spaceship may be made very small by using large rockets, so that Speedo can claim that he spends most of his time traveling to Planet X at 0.95c in an inertial frame. However, Speedo must slow down, reverse his motion, and return to the Earth in an altogether different inertial frame. At the very best, Speedo is in two different inertial frames during his journey. Only Goslo, who is in a single inertial frame, can apply the simple time-dilation formula to Speedo’s trip. Thus, Goslo finds that instead of aging 42 yr, Speedo

ages only2 1/2

2(1 ) (42 ) 13v yr yrc

− = . Conversely,

Speedo spends 6.5 yr traveling to Planet X and 6.5 yr returning, for a total travel time of 13 yr, in agreement with our earlier statement.

33 Assinale a alternativa correta em acordo com o texto:

(A) Ao regressar da viagem, Speedo possui a idade de 33 anos e Goslo 42 anos.

(B) Pelo fato de Speedo ter viajado a uma alta velocidade (0.95c), sentiu-se enfermo e decidiu voltar imediatamente para casa.

(C) O tempo para Speedo teria passado mais lentamente quando comparado a alguém que estivesse na Terra.

(D) O texto descreve um paradoxo de uma viagem que, ao contrário de durar 6,5 anos, teria durado 13 anos, segundo a teoria da relatividade.

34 A partir do texto podemos afirmar que um postulado básico da teoria da relatividade é:

(A) Espaçonaves que viajam a altas velocidades tornam-se menores em relação àquelas que estão em repouso.

(B) As leis da física são as mesmas em todos os referenciais inerciais.

(C) Relógios em movimento funcionam mais lentamente em relação àqueles que estão em repouso.

(D) O espaço é relativo.

35 Assinale a alternativa FALSA:

(A) A teoria da relatividade especial aborda o efeito da contração de comprimento, sugerindo que objetos em movimento têm um comprimento menor do que quando estão em repouso.

(B) Uma análise preliminar do problema pelo referencial de Speedo poderia indicar que ele estaria em repouso enquanto Goslo viajava em alta velocidade.

(C) Speedo possuiria 33 anos ao regressar da viagem.

(D) O Planeta X estaria a 20 trilhões de quilômetros da Terra.

36 O paradoxo teria ocorrido por que:

(A) Speedo não estaria num referencial inercial, devido às forcas que agiam sobre ele.

(B) os dois irmãos nunca estiveram realmente em referenciais inerciais.

(C) é impossível que um irmão gêmeo possa envelhecer mais rápido que o outro.

(D) não é possível calcular acelerações na Relatividade Restrita.

9

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS 37 Junto ao Artigo 10º da Lei no 8.080, de 1990, os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde do que lhes correspondam. No seu parágrafo primeiro, aplica-se aos consórcios administrativos intermunicipais um certo princípio, e os respectivos atos constitutivos disporão sobre sua observância. Esse princípio mencionado nesse parágrafo é o:

(A) da direção única. (B) da livre concorrência. (C) da executividade. (D) da corroboração intermunicipal 38 Segundo a Norma Operacional da Assistência à Saúde 01/2002, a base territorial de planejamento da atenção à saúde, definida pela secretaria estadual de saúde, considerando as características demográficas, socioeconômicas, geográficas, sanitárias, epidemiológicas e oferta de serviços, entre outras, corresponde ao conceito de: (A) município – polo. (B) região de saúde. (C) módulo assistencial de saúde. (D) município – sede. 39 O conjunto de propostas regulamentado na Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS SUS/2001 assume a regionalização como macroestratégia fundamental para o aprimoramento do processo de descentralização na implantação do SUS. Acerca da NOAS-SUS/2001, é correto afirmar que: I em cada estado, as Secretarias Estaduais de Saúde

devem promover um processo de planejamento integrado entre as Secretarias Municipais de Saúde que resulte em um Plano Diretor de Regionalização.

II a estratégia de ampliação da Atenção Básica parte da identificação de um conjunto de ações necessárias para uma atenção adequada aos problemas de saúde, mais frequentes na maior parte do território brasileiro, bem como da necessidade de garantir que essas ações sejam ofertadas com qualidade e efetividade no âmbito municipal, o mais próximo possível do local de residência dos usuários.

III do ponto de vista do modelo assistencial, um eixo importante para a ampliação e qualificação da Atenção Básica é a estratégia de Saúde da Família.

IV o conceito de Atenção Básica Ampliada se relaciona ao conjunto de ações do primeiro nível de atenção em saúde, que deve ser ofertado por todos os municípios do País, em seu próprio território, com qualidade e suficiência para sua população.

Assinale a opção cuja sequência está correta: (A) I e III, somente. (B) I, III e IV, somente. (C) II e IV, somente. (D) I, II, III e IV.

40 Sobre o câncer de mama, assinale a alternativa INCORRETA: (A) A amamentação, a prática de atividade física e a

alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a um menor risco de desenvolver esse tipo de câncer.

(B) Mulheres que apresentam mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 têm 85% de chance de desenvolver câncer de mama antes dos 70 anos de idade.

(C) Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama (com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau), recomendam-se o exame clínico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos.

(D) As recomendações do Ministério da Saúde para detecção precoce e diagnóstico desse câncer são baseadas no Documento de Consenso para Controle do Câncer de Mama, de 2004, que considera como principais estratégias de rastreamento um exame mamográfico, pelo menos a cada ano, para mulheres de 50 a 69 anos, e o exame clínico anual das mamas, para mulheres de 40 a 49 anos.