prova enfermeiro ebserh/univasf 2014 - rômulo passos · de 15 de março de 2012, _____ são os...

19
24/04/2015 1 Prova Enfermeiro EBSERH/UNIVASF 2014 26. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) “Região de Saúde é o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde”. Assinale a alternativa correta ao trecho acima apresentado. a) Lei nº 8.142/90 b) Lei nº 8.080/90 c) Decreto nº 7.179/10 d) Decreto nº 7.508/11 e) Resolução COFEN nº 358/2009

Upload: vantuyen

Post on 02-Dec-2018

241 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

24/04/2015

1

Prova Enfermeiro

EBSERH/UNIVASF

2014

26. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) “Região de Saúde é o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde”. Assinale a alternativa correta ao trecho acima apresentado.

a) Lei nº 8.142/90

b) Lei nº 8.080/90

c) Decreto nº 7.179/10

d) Decreto nº 7.508/11

e) Resolução COFEN nº 358/2009

24/04/2015

2

27. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) O ______________ criado pelo Ministério da Saúde vem realizar a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial para assistência, acompanhamento e reintegração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais com história de longa internação psiquiátrica (dois anos ou mais de internação). Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) Programa “De Volta para Casa”

b) Programa “Mais Perto de Você”

c) Programa “Academia da Saúde”

d) Programa “Melhor em Casa”

e) Programa “Olhar Brasil”

28. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em todo o mundo 249.007 casos novos de hanseníase foram diagnosticados em 2008. O Brasil contribui com 39.047 (15,7%) desses casos, de acordo com os dados oficiais do Ministério da Saúde (MS). Assinale a alternativa correta, sobre o tema.

a) O resultado negativo da baciloscopia exclui o diagnóstico da doença.

b) A baciloscopia é um exame complementar ao diagnóstico da doença.

c) A baciloscopia é um procedimento de difícil execução e de alto custo.

d) A baciloscopia é um procedimento realizado somente em ambiente hospitalar.

e) A baciloscopia é realizada por meio de punção venosa.

24/04/2015

3

29. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)

( ) Todo evento que surge após a vacinação é, inicialmente, a ela relacionado, o que se denomina associação temporal. Significa dizer que, até se confirmar a verdadeira causa, o sinal ou sintoma estará temporariamente associado à vacinação. ( ) A técnica de preparo e de aplicação das vacinas não podem ocasionar eventos adversos. ( ) Não é responsabilidade do enfermeiro informar sobre os eventos adversos mais comuns ou esperados das vacinas a serem aplicadas e sim responsabilidade do médico. ( ) As vacinas de bactérias e vírus vivos atenuados injetáveis podem ser aplicadas no mesmo dia.

e) V, F, F, V

30. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) Um dos três eixos do Pacto pela Saúde é o Pacto pela Vida e, entre as prioridades básicas enumeradas, está à redução da mortalidade materna e infantil. Um dos componentes para a execução dessa prioridade é a redução das taxas de transmissão vertical do HIV. Assinale a alternativa correta sobre o tema. a) A carga viral não é um dos fatores associados ao risco de transmissão vertical do HIV e não auxilia na definição de via de parto.

b) A infecção pelo HIV não eleva o risco de desenvolvimento de tuberculose ativa em indivíduos com tuberculose latente.

24/04/2015

4

30. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014)

c) As vacinas com vírus vivos não devem ser realizadas durante a gestação. Estão contraindicadas a vacina tríplice viral e a vacina contra a varicela.

d) A transmissão do HIV por via intra útero é maior no 1º trimestre da gestação.

e) A vacina para tétano e difteria é contraindicada em gestantes soropositivas para o HIV.

31. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da sercreção e/ou da ação da insulina (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1999). Assinale a alternativa correta sobre o tema. a) Excesso de peso (IMC > 19 kg/m²) é um fator de risco para DM.

b) Diabetes gestacional é um estado de hiperglicemia, detectado pela primeira vez no puerpério.

24/04/2015

5

31. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014)

c) O exame dos pés não é um dos aspectos relevantes do exame físico da pessoa com DM.

d) O controle glicêmico estrito não previne a neuropatia clínica.

e) As úlceras no pé da pessoa com DM podem ter um componente isquêmico, neuropático ou misto.

32. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) Assinale a alternativa correta sobre o a HAS:

a) A partir de 90 mmHg de pressão sistólica (OS) e de 55 mmHg de pressão diastólica (PD), o risco para eventos cardiovasculares aumenta de forma constante.

b) Na suspeita de Hipertensão do Avental Branco, recomenda-se a realização de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial ou Monitorização Residencial de Pressão Arterial, para confirmar ou excluir o diagnóstico.

24/04/2015

6

32. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014)

c) O uso de cigarro e bebidas com cafeína nos 30 minutos precedentes da aferição da PA não interfere nos valores.

d) O escore de Framinghan não deve ser utilizado para classificar os graus de risco cardiovascular e auxiliar na definição de condutas.

e) Indivíduos que não praticam atividade física ou indivíduos sedentários não apresentam um risco de desenvolver HAS.

33. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) A estomaterapia é uma especialidade (pós graduação latu sensu) da prática do enfermeiro – instituída no Brasil em 1990 – voltadas para a assistência às pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências anal e urinária, nos seu aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação em busca da melhoria da qualidade de vida. (Estatuto SOBEST). Em relação a estoma intestinal e urinário, assinale a alternativa correta. a) É de competência do enfermeiro realizar a demarcação do local onde será implantado o futuro estoma.

b) O médico é o único profissional que poderá fazer teste de sensibilidade aos equipamentos, se pertinente.

24/04/2015

7

33. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) c) O auxiliar de enfermagem é o profissional que deverá realizar a visita para avaliar as condições do estoma e da ferida operatória, do efluente, a presença de complicações e condições do equipamento a fim de prescrever os cuidados. d) É exclusivo do médico orientar quanto ao ato operatório, ao preparo prévio em geral, o estoma, aos equipamentos coletores, aos programas públicos de assistência e a Associação de Estomizados. e) O enfermeiro não poderá prescrever os equipamentos apropriados ao estoma sem anormalidade, bem como os tratamentos de estromaterapia quando houver presença de complicações (ex. dermatites, retração, prolapsos etc).

34. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) Uma das tendências para o gerenciamento de serviços de enfermagem é a inclusão de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades sobre custos, como mais uma ferramenta a ser utilizada nos processos decisórios. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Curso-benefício é a relação entre os cursos e os resultados reais ou potenciais de um procedimento, tratamento ou um programa de saúde, expressos em valores manetários.

II. Produtividade é a relação entre a quantidade de produtos ou serviços produzidos e a quantidade de recursos utilizados.

III. Orçamento constitui-se em um instrumento eficaz de previsão e controle organizacional em relação aos gastos, custos e às receitas esperadas, num determinado período.

24/04/2015

8

35. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) Ao planejar e implementar a assistência de modo sistematizado, seguro e com qualidade, a equipe de enfermagem garante sua responsabilidade junto ao cliente assistido. Com suas necessidades diagnosticadas, as ações são direcionadas, os cuidados são devidamente prescritos e os resultados são avaliados (COFEN, 2009). Analise as afirmativas abaixo: ( ) A fase de coleta de dados de enfermagem é um processo deliberado, sistemático e contínuo realizado com auxílio de métodos e de técnicas variadas. ( ) A fase de formulação dos diagnósticos de enfermagem compreende o processo de interpretação e de agrupamento dos dados coletados, sua elaboração não exige competência intelectual, interpessoal e técnica.

35. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) ( ) O planejamento da assistência de enfermagem é um dos meios que o enfermeiro dispõe para aplicas seus conhecimentos técnico-científicos e humanos na assistência ao paciente e caracterizar a prática profissional. ( ) As anotações de enfermagem fornecem dados que subsidiarão o enfermeiro no estabelecimento do plano de cuidados/prescrição.

e) V, F, V, V

24/04/2015

9

36. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) É facilmente possível verificar, na prática, que o objeto do trabalho em saúde só pode ser tratado de forma coletiva (Carmagnani, 2011). Assinale a alternativa correta. a) A proposta do trabalho em equipe multiprofissional ganhou ênfase no Brasil e partir do ano de 2010, antes não havia a necessidade de se discutir sobre esse tema.

b) O trabalho em equipe se refere a um único processo de trabalho, e não ao agrupamento de diferentes processos de trabalho, constituídos em uma cadeia complexa de prestação de serviços.

36. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014)

c) Além de fazer parte de uma equipe multiprofissional, a enfermagem realiza o processo de seu trabalho específico em equipe, em que existe interdependência e complementariedade das ações, mas também divisão e hierarquização das atribuições de tarefas.

d) Na equipe de enfermagem há quatro categorias profissionais: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem e o atendente de enfermagem.

e) A adoção do trabalho em equipe não pode influenciar no aumento da qualidade e da produtividade da assistência em saúde.

24/04/2015

10

37. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) De acordo com a Resolução do COFEN nº 358/2009 a “realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem”, corresponde a seguinte fase na Sistematização da Assistência de Enfermagem: ___________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. a) Planejamento de enfermagem

b) Implementação

c) Coleta de dados de enfermagem

d) Diagnóstico de enfermagem

e) Avaliação de enfermagem

38. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) Segundo a Resolução – RDC nº 15, de 15 de março de 2012, __________________ são os produtos fabricados a partir de matérias primas e conformação estrutural, que permitem repetidos processos de limpeza, preparo e desinfecção ou esterilização. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. a) Produtos para saúde passíveis de processamento.

b) Produtos para saúde crítico de conformação complexa.

c) Produto para saúde de conformação não complexa.

d) Processamento de produto para saúde.

e) Produtos para saúde não críticos.

24/04/2015

11

39. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, no Brasil, na cem cerca de três milhões de crianças ao ano, das quais 98% em hospitais. Sabe-se que a maioria delas nascem com boa vitalidade, entretanto manobras de reanimação podem ser necessárias de maneira inesperada, sendo essencial o conhecimento e a habilidade em reanimação neonatal para todos os profissionais que atendem ao recém-nascido em sala de parto. Assinale a alternativa correta. a) A avaliação da coloração da pele e mucosas do RN ainda é utilizada para decidir procedimentos na sala de parto.

b) Somente o boletim de Apgar poderá ser utilizado para determinar o início da reanimação e as manobras a serem instituídas no decorrer do procedimento.

39. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014)

c) A Organização Mundial da Saúde recomenda que o aleitamento materno seja iniciado após doze horas de vida.

d) O contato pele a pele com a mãe imediatamente após o nascimento não reduz o risco de hipotermia em recém-nascido de termo, com boa vitalidade.

e) A Frequência Cardíaca é o principal determinante da decisão de indicar as diversas manobras de reanimação.

24/04/2015

12

40. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) A _________________ “Aprova e adota o Manual de Procedimentos para Padronização das Rotinas de Atendimento aos Profissionais de Enfermagem e dá outras providências”. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. a) Resolução COFEN nº 0447/2008

b) Resolução COFEN nº 0447/2013

c) Resolução COFEN nº 0447/2000

d) Resolução COFEN nº 0447/1998

e) Resolução COFEN nº 0447/2005

41. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) “As ______________________ são espaços institucionais destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde em níveis correspondentes. São vitais para o exercício do controle social, pois estabelecem diretrizes para a atuação dos conselhos de Saúde nas três esferas de governo”. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) Comissão Intergestores Tripartite

b) Comissões Intergestores Bipartites

c) Conferências de Saúde

d) Conselhos de Gestão Participativa

e) Conselhos de Saúde

24/04/2015

13

42. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) O Index de Independência nas Atividade Básicas de Vida Diária (AVD) de Sidney Katz é um dos instrumentos mais utilizados para avaliar as AVD. Avalia a independência no desempenho de seis funções classificando as pessoas idosas como independentes ou dependentes

a) Tomar banho, vestir-se, ir ao banheiro, transferência, continência e alimentação.

b) Independência completa, supervisão, estímulo, assistência mínima, assistência moderada e assistência máxima.

c) Dependência total, preparo, banhar-se, alimentação, visão e controle do esfíncteres.

d) Comunicação, cognição social, transferência, locomoção, autocuidado e supervisão.

e) Alimentação, visão, controle de esfíncteres, dependência total, supervisão e estímulo.

43. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) A Portaria nº 4.279, de 30 de Dezembro de 2010, estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Tal documento considera a necessidade de definir os fundamentos conceituais e operativos essenciais ao processo de organização da Rede de Atenção à Saúde, bem como as diretrizes e estratégias para sua implementação. Assinale a alternativa correta. a) A Rede de Atenção à Saúde caracteriza-se pela formação de relações verticais entre os pontos de atenção com o centro de comunicação na Atenção Primária à Saúde (APS), pela centralidade nas necessidades em saúde de uma população.

b) A Rede de Atenção à Saúde não considera a Regionalização como uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão.

24/04/2015

14

43. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014)

c) A organização da Rede de Atenção à Saúde tem a Atenção Primaria a Saúde como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede, sendo que esta não se apresenta como um mecanismo de superação da fragmentação sistêmica sem uma função resolutiva dos cuidados primários.

d) A Rede de Atenção à Saúde é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

e) Todos os pontos de atenção a saúde não são igualmente importantes para que se cumpram os objetivos da Rede de Atenção à Saúde e não se diferenciam pelas distintas densidades tecnológicas que os caracterizam.

Zona de transformação

24/04/2015

15

44. (HU-UNIVAS/EBSERH/IBFC/2014) Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) O colo do útero apresenta uma parte interna, chamada de endocérvice revestido por uma camada única de células cilíndricas produtora de muco, ou seja epitélio escamoso e estratificado.

44. (HU-UNIVAS/EBSERH/IBFC/2014)

b) O colo do útero apresenta uma parte externa, chamada de ectocervice, revestida por um tecido de várias camadas de células planas, ou seja o epitélio colunar simples.

c) Na infância e no período pós-menopausa, geralmente, a junção escamocolunar situa-se fora do canal cervical.

24/04/2015

16

44. (HU-UNIVAS/EBSERH/IBFC/2014)

d) Os Cistos de Naboth são estruturas císticas com significado patológico, estes cistos são resultado da obstrução das glândulas epiteliais, sendo precursoras do câncer do colo do útero.

e) É na zona de transformação que se localizam mais de 90% das lesões precursoras ou malignas do colo do útero

45. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) ________________ é a vibração da parede torácica que é sentida acima do tórax quando a pessoa fala, geralmente é maior nas áreas paraesternal ou intraescapular. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. a) O Enfisema subcutâneo

b) O Frêmito

c) O dreno de tórax

d) A hiperinsuflação do tórax

e) O pneumotórax

24/04/2015

17

46. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) Muitos termos são usados na prática da enfermagem, o significado dos mesmo é muito importante para a identificação de sintomas e evolução das doenças. O termio “Hematemese” significa:

a) Secreção mucosa nos olhos

b) Presença de sangue na urina

c) Vomito com sangue

d) Todo e qualquer corrimento crônico mucopurulento.

e) Inflamação das glândulas mucosas

47. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) Um paciente grave na Unidade de Terapia Intensiva foi diagnosticado com infecção generalizada. Sua pressão arterial está muito baixa e não consegue ser mantida sem o uso de drogas vasoativas. Assinale a alternativa correta: a) Trata-se de um choque séptico

b) Trata-se de um choque cardiogênico

c) Trata-se de um choque hipovolêmico

d) Trata-se de um choque neurogênico

e) Trata-se de um choque pulmonar

24/04/2015

18

48. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) O paciente com doença renal crônica terminal necessita de terapia de substituição renal, essas terapias podem ser realizadas no domicílio ou em clínicas/hospitais. A terapia de substituição renal em que o ensino ao autocuidado é uma ferramenta crucial para o sucesso do tratamento é a __________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) Hemodiálise

b) Diálise Peritoneal

c) Transplante renal

d) Hemodiafiltração

e) Plasmaférese

49. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) A desfiblilação é a cardioversão elétrica são procedimentos terapêuticos que salvam vidas e seu uso não se limita apenas aos profissionais da área da saúde. Assinale a alternativa correta. a) Devem-se desfibrilar as taquicardias sinusais e as fibrilações ventriculares.

b) Devem-se desfibrilar as taquicardias ventriculares e as fibrilações atriais.

c) Devem-se desfibrilar as taquicardias sinusais e as fibrilações atriais.

d) Devem-se desfibrilar as taquicardias ventriculares e as fibrilações ventriculares.

e) Devem-se desfibrilar as taquicardias atriais e as fibrilações ventriculares.

24/04/2015

19

50. (HU-UNIVASF/EBSERH/IBFC/2014) A ___________ dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) Resolução – RDC 154 de março de 2007

b) Resolução – RDC 50 de fevereiro de 2002

c) Resolução – RDC 17 de março de 2013

d) Resolução – RDC 15 de março de 2012

e) Resolução – RDC 11 de março de 2013

Obrigado! www.romulopassos.com.br