informativo rômulo veneroso

8
MOTIVO Petrobras e demais empresas convidadas não- comparecem a Audiência Pública na ALMG para explicar o não cumprimento do Protocolo de Intenções, assinado em 2005. Página 4 QUALIFICAÇÃO Secretário do Desenvolvimento visita Betim para conhecer a realidade de associações e ONGs que auxiliam na qualificação de pes- soas para uma nova opção de trabalho. Página 7 Esse é o nosso Trabalho INFORMATIVO GABINETE DEPUTADO ESTADUAL RÔMULO VENEROSO epresentar você. SOLUÇÃO Audiência Pública leva grevistas até a ALMG para discutir e encontrar soluções e novo am- biente para negociar, após quase 50 dias de paralisação no ensino em Betim. Página 5 Deputado Estadual Rômulo Veneroso e Governador de Minas Antônio Anastasia: parceria de resultados Página 2

Upload: romulo-veneroso

Post on 12-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Esse informativo contém descrições das atividades parlamentares realizadas neste ano. Aproveitem e façam boa leitura! Estamos representando você com transparência.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Rômulo Veneroso

MOTIVOPetrobras e demais empresas convidadas não-comparecem a Audiência Pública na ALMGpara explicar o não cumprimento do Protocolode Intenções, assinado em 2005.

Página 4

QUALIFICAÇÃOSecretário do Desenvolvimento visita Betimpara conhecer a realidade de associações eONGs que auxiliam na qualificação de pes-soas para uma nova opção de trabalho.

Página 7

Esse é o nosso Trabalho

INFORMATIVO GABINETE DEPUTADO ESTADUAL RÔMULO VENEROSO

epresentar você.

SOLUÇÃO

Audiência Pública leva grevistas até a ALMGpara discutir e encontrar soluções e novo am-biente para negociar, após quase 50 dias deparalisação no ensino em Betim.

Página 5

Deputado Estadual

Rômulo Veneroso e

Governador de Minas

Antônio Anastasia:

parceria de resultados

Página 2

Page 2: Informativo Rômulo Veneroso

22

INFORMATIVO - GABINETE DEPUTADO ESTADUAL RÔMULO VENEROSO

E D I T O R I A L

O deputado Rômulo Veneroso recebeu, nodia 20 de maio, o título de Cidadão Honoráriodo município de Florestal através da indicaçãodo vereador Sérgio Ribeiro de Oliveira. A sole-nidade aconteceu na Câmara Municipal,quando mais personalidades também se torna-ram florestalenses.

“Fico honrado e gratificado com essa defe-rência do povo de Florestal, através de sua Câ-mara Municipal, em reconhecimento aostrabalhos que prestamos como parlamentarpela Assembleia de Minas”, considerou o de-putado.

Cidadão de Florestal

R E C O N H E C I M E N T O

P A R T I C I P A Ç Ã O E M C OM I S S Õ E S

ITINERANTE

O deputado Rômulo Veneroso, a partir de agosto, co-locará seu Gabinete Itinerante para rodar. É a aproxi-mação do trabalho parlamentar junto ao povo. O seuobjetivo principal é aproximar o mandato parlamentarda população, indo até às comunidades ouvir o cida-dão, através das seguintes ações:Conhecer a realidade da comunidade visitada e ouviras suas reivindicações.Promover ações de conscientização sobre a conser-vação do meio ambiente, principalmente através dareciclagem do lixo.Proporcionar um fácil e rápido acesso dos cidadãos,associações e instituições às informações institucio-nais sobre as ações da ALMG.Esse é um projeto que tem o compromisso de levarserviços e informações até a população.

ALMG

O Gabinete do deputado Rômulo Veneroso na Assem-bleia Legislativa de Minas Gerais está sempre de portasabertas para receber o cidadão. Por lá têm passado ve-readores, prefeitos, lideranças municipais de associa-ções e ONGs, deputados federais, autoridades dasdiversas esferas de poder, que buscam no mandato par-lamentar, colocado à disposição, a parceria para melho-rar a qualidade de vida da população através de leis,audiências públicas, ações, obras, encaminhamentos nosetor saúde, educação, para contatos com órgãos go-vernamentais, enfim buscando soluções. Ao se elegerDeputado, Rômulo Veneroso assumiu o compromissode atender a todos, indistintamente.

BETIM

A aproximação do mandato parlamentar com a população e lideranças se dá, também, através do Gabinete Re-gional em Betim. O escritório regional facilita a interação com o Gabinete na Assembleia de Minas e com o Gabi-nete Itinerante, complementando as ações desenvolvidas pelo deputado Rômulo Veneroso e facilitando o acessoao parlamentar. O Gabinete está preparado para receber todas as demandas e encaminhá-las adequadamente,buscando as soluções rápidas e que facilitem a vida do cidadão, principalmente ao enfrentar trâmites burocráticose no desenvolvimento e condução das ações interligadas ao mandato parlamentar.

Regional de BetimRua Santa Cruz, 593 - Centro - CEP 32 600-305 - Tel (31) 3596-1315

Assembleia Legislativa de Minas GeraisRua Rodrigues Caldas, 30 Conjunto. 107Bairro Santo Agostinho - 32.190-921 BH - MGtel:(31) 2108-5410 Telfax: (31)2108-5411e-mail [email protected]

G A B I N E T E S

Informativo de Gabinete Impresso do DeputadoEstadual Rômulo VenerosoMaio 2011Assembleia Legislativa de Minas GeraisRua Rodrigues Caldas, 30 Conjunto. 107Bairro Santo Agostinho32.190-921 Belo Horizonte MG

tel:(31) 2108 54 10 Telfax: (31)2108 5411e-mail [email protected]

Jornalista: Maria Antonieta AndradeEstágiaria: Suzana Costa Gráfica: SC Editora Gráfica LTDATiragem: 50 mil

E X P E D I E N T E

Comissão Especial Indicação de Solanda Steckelberg Silva para a Fundação Clóvis Salgado -relator

Efetivo:

Comissão de Cultura Comissão Especial Indicação de SolandaSteckelberg Silva para a Fundação Clóvis Salgado Comissão Especial Indicação de Marcílio César deAndrade para o CETEC Comissão Especial Indicação de Camilo Fraga Reispara a Agência de Desenvolvimento da RegiãoMetropolitana de BH / Agência RMBH

Suplente:

Comissão de Participação Popular – desde23/02/2011Comissão de Minas e Energia – desde 23/02/2011Comissão Especial Indicação de Jorge AndréPeriquito para o cargo de Presidente da Utramig

“Prestar contas é o que uma pessoa devefazer quando está a cuidar de alguma coisaque não lhe pertence. Prestar contas é dizerao dono o que fizeste com aquilo que ele teconfiou, para receber a recompensa por tuasatitudes.”

Assim, é que estou aqui para prestar con-tas aos meus eleitores desses primeiros mesesde minha ação parlamentar, nesta nova Le-gislatura na Assembleia Legislativa de MinasGerais. Tomei posse em fevereiro, graças àação do Governador Antônio Anastasia queconvidou para o seu secretariado o deputadoestadual Agostinho Patrus Filho, que assu-miu a Secretaria de Estado de Turismo.

O Partido Verde manteve na ALMG asua Bancada de seis deputados e eu pude as-sumir como primeiro suplente com os 36.642votos que obtive. Orgulho-me dos cerca de28 mil votos que os Betinenses me deram eagradeço a todos aqueles que confiaram eavalizaram o trabalho que realizei.

Minas Gerais hoje mostra para o Brasilque com uma gestão diferenciada é capaz decrescer com sustentabilidade. Nosso Estadovoltou a ser referência para o país na polí-tica, na economia, na indústria e seus índi-ces são melhores que os nacionais. É oresultado de um trabalho sério desenvolvidoao longo dos últimos anos e que tem o pros-seguimento com o Governador Anastasia e abase de sustentação da qual o PV faz parte eapoia na Assembleia onde nós parlamenta-res votamos os projetos de iniciativa do Go-verno que estão transformando a vida dosmineiros.

Caros eleitores de Betim e de Minas Ge-rais, o debate de ideias e as necessidades denossa gente, nossos municípios, prefeitos, ve-readores e lideranças políticas e comunitá-rias, tem pautado o nosso rumo e a nossavontade de realizar mais cresce a cada dia.

Representar você. Esse é o nosso trabalho.Mãos à obra.

Rômulo Veneroso.

PrestandoContas

Page 3: Informativo Rômulo Veneroso

INFORMATIVO - GABINETE DEPUTADO ESTADUAL RÔMULO VENEROSO

A posse de Rômulo Veneroso foi conce-dida pela Assembleia Legislativa de MinasGerais no dia 02 de fevereiro. Com ele, Del-vito Alves (PTB) também assumiu a vaga desuplente de deputado. A posse aconteceu emReunião Especial no Plenário conduzidapelo presidente da ALMG, deputado DinisPinheiro (PSDB), e pelo 1º secretário, depu-tado Dilzon Melo (PTB). Lideranças, prefei-tos, amigos e os familiares do parlamentarprestigiaram a solenidade e aplaudiram aBanda de Música da Academia de Bombei-ros de Minas Gerais.

Rômulo Veneroso tem 52 anos e é for-mado em Engenharia Civil. Assumiu o cargo

de vereador por quatro mandatos consecuti-vos em Betim. Em 1995, tornou-se presidenteda Câmara, onde desenvolveu um trabalhode moralização do poder público. Em 2003,reassumiu a Presidência, cargo que exerceutambém entre 2005 e 2006. Em seu terceiromandato, licenciou-se para comandar a Se-cretaria Municipal de Governo por dois anos(2001/2002). Na ALMG, seu primeiro man-dato foi de 2007 a 2011, em 2008 foi candi-dato à prefeitura de Betim quando obtevecerca de 86.486 votos, mais de 47% do elei-torado, ficando em segundo lugar. Agoraestá no 2º mandato como Deputado Esta-dual, período de 2011 a 2015.

Reunião Especial no Plenário

P O S S E

33

Pablo Presidente do PV de Agua Comprida

Lourival e Jaime Tales de Betim

Sinara (Abacir), Rato (Gerson), Deputado

Rômulo Vaneroso e Neide (Ponto de Contato)

Deputado Rômulo Veneroso, a esposa

Marcilene e as filhas Ciele e Rafaela

Valdemar Roberto e Deputado Rômulo VenerosoZé Butão de São Joaquim de Bicas, Galego e Dina de Betim

Deputado Delvito Alves, Presidente Dinis Pinheiro e Deputado Rômulo Veneroso

Osvander, presidente do PV Betim

e vereador Pãozinho de Betim

Juninho, Deputado Rômulo Veneroso, vereadores

Adriano Brasil e Xodó de Brumadinho

Page 4: Informativo Rômulo Veneroso

44

INFORMATIVO - GABINETE DEPUTADO ESTADUAL RÔMULO VENEROSO

Atendendo a solicitação do deputado RômuloVeneroso a Comissão de Turismo, Indústria, Co-mércio e Cooperativismo da Assembleia Legisla-tiva programou para o dia 31de maio a audiênciapública para ouvir diversos representantes de em-presas privadas e a Petrobras sobre a desistênciada instalação de um Polo Acrílico em Ibirité, aolado da Refinaria Gabriel Passos, trazendo inú-meros benefícios para Betim e região metropoli-tana de Belo Horizonte. A audiência não ocorreuporque os representantes das empresas não com-pareceram."Lamentavelmente os convidados nãoatenderam ao chamado da sociedade para dar ex-plicações sobre suas ações", enfatizou o deputadoRômulo Veneroso - "Os cidadãos foram deixadosde lado, talvez não mereçam considerações apósesperar todos esses anos pela promessa não cum-prida lavrada no ato de assinatura do protocolode intenções homologado pela Petrobras", afir-mou.O Governador Antonio Anastasia mantémconversas com a Petrobras e empresários parainstalar a planta no Estado. As notícias dizem que,segundo o governador, estão sendo negociadospara as próximas semanas encontros com repre-sentantes da estatal e de empresas do setor petro-químico, para tentar atrair o aporte para Minas.A ideia é reverter o quadro. "Para o nosso Go-vernador é necessário uma participação mais efe-tiva da Petrobras, especialmente no sentido depossibilitar a implantação de uma indústria pe-troquímica. Por isso, ele e a Secretária DorothéaWerneck, insistem em conversar com a empresa",analisa Veneroso.

A possibilidade de o Estado perder o inves-timento contradiz o protocolo de intenção assi-nado entre a Petrobras e o governo de Minasem 2005. No documento, a estatal previa in-vestimentos da ordem de US$ 1,01 bilhão na

modernização e ampliação da capacidade derefino da Regap e na construção do polo acrí-lico, integrado à refinaria.

"Chegaram a anunciar convênios com prefei-turas para capacitação de mão de obra. No totalseriam cerca de 2.800 empregos. É necessário sedar uma explicação à população dos municípiosenvolvidos, às empresas que começaram a se pre-parar e até aqueles que começaram a investir,acreditando em tudo que foi anunciado. Somos osegundo estado que mais consome combustível nopaís e não podemos permitir que a nossa refinariaseja colocada em segundo plano, esquecida, e setransforme em uma distribuidora de combustí-veis”, conclamou o deputado.

Rômulo não se dá por vencido - "Confiamosno nosso Governador Anastasia e sabemos que eleconduzirá esse processo. Mas queremos ouvir daPetrobras e de todos os envolvidos explicaçõescondizentes com um investimento desse porte. Nãose assina um protocolo de intenções dessa magni-tude e depois simplesmente ele é repassado e todosficam a ver navios. É preciso dar uma explicaçãoa quem de direito".

Justificando a apresentação do requerimentopara a Audiência Pública o deputado Veneroso sa-lientou - "Ao apresentarmos esse Requerimento econvidarmos todas as partes envolvidas para umdebate público a Assembleia de Minas cumpriu oseu papel de fazer a interlocução entre os seus re-presentantes e os seus representados, buscandomaior transparência para as questões propostas".

As empresas convidadas foram a Petrobras, aBraskem, a Elekeiroz e a Basf. Além das prefeitu-ras de Betim e Ibirité. O único representante pre-sente foi o secretário municipal de Finanças,Planejamento e Gestão de Betim. Será marcadanova data para a reunião.

O Polo Petroquímico e os 2 mil 800 empregos evaporaram

A U D I Ê N C I A P Ú B L I C A : E M B U S C A D E N O V A S O P O R T U N I D A D E S

Deputados Ulysses Gomes,

Rômulo Veneroso e Tenente

Lúcio, na Comissão na ALMG

Page 5: Informativo Rômulo Veneroso

55

INFORMATIVO - GABINETE DEPUTADO ESTADUAL RÔMULO VENEROSO

Atendendo requerimento do deputado RômuloVeneroso a Assembleia de Minas promoveu au-diência pública para ouvir todas as partes inte-ressadas na greve da educação em Betim quechegou à casa dos 50 dias.O deputado Rômulo Ve-neroso deixou claro que a sua intenção era aten-der as solicitações que até ele chegaram atravésde pais de alunos, alunos, professores e funcioná-rios públicos envolvidos com a educação que nãoencontravam mais em Betim, ambiente para oacordo necessário ao fim do movimento e queatendesse ambas as partes: professores e prefei-tura. O município tem 61 mil alunos, dos quais 43mil no ensino fundamental.No correr da audiênciapública falaram a diretora do SindUte, Denise dePaula Romano, que fez um histórico do movi-mento e das reivindicações, o representante dospais, Gilberto Eustáquio Gomes da Silva, falandosobre os direitos que a Constituição Federal ga-rante aos trabalhadores, bem como a DeclaraçãoUniversal dos Direitos Humanos e prestando totalapoio ao movimento, e pelo Comando de Greve, oProfessor Alaor José Duarte Souza, que levou anotícia de um possível entendimento, pois a partirda convocação da audiência pública a prefeituraabrira novas negociações e cedera em algunspontos.A secretária municipal de Educação deBetim, Sandra Angélica Castro Gomes, fez um his-tórico da administração municipal para mostrarque as contas públicas e a lei de ResponsabilidadeFiscal não permitiam avançar além do que já es-tava proposto e que por estarem no limite já ha-viam sido alertados pelo Tribunal deContas.Rômulo Veneroso prontamente rebateu asalegações da secretária de Educação, avaliando

que os professores ficaram anos sem aumento e ti-veram seus salários atualizados em recente admi-nistração do prefeito Carlaile e agora, nos últimosanos, mais uma vez foi necessário recorrer ao ins-trumento da greve e, ao que parecia, para o anode 2012 também o movimento grevista voltará,diante da incapacidade de gerência da prefeiturae recomendou um 'choque de gestão' para que ascontas do município se estabilizem e seja possívelatender ao funcionalismo.

O parlamentar majoritário no município lem-brou ainda que a prefeitura não estava se movi-mentando para aumentar a arrecadação e citoucomo exemplo o cancelamento do protocolo de in-tenções assinado com a Petrobras e para o qual

também solicitara audiência pública para que apetrolífera explicasse porque levou para a Bahiaum empreendimento que geraria empregos erenda para Betim, Ibirité e região e a prefeituraaté agora não se manifestara sobre o assunto.AComissão de Educação da ALMG, através de seupresidente deputado Bosco, se colocou à disposi-ção para acompanhar as negociações. No dia se-guinte à audiência pública a greve chegou ao fim.A Assembleia cumpriu o seu papel de ser inter-mediária e mediadora, desta vez num caso inédito,trazendo a discussão municipal para um fórum es-tadual, mas a representação parlamentar traduzexatamente essa capacidade de atender aos an-seios da população.

Audiência Pública determina fim da greve na Educação

E D U C A Ç Ã O

Deputado Rômulo fala aos professores e servidores da Educação de Betim na ALMG

Professores e servidores de Betim lotaram o auditório na Comissão de Educação da ALMG

Page 6: Informativo Rômulo Veneroso

66

INFORMATIVO - GABINETE DEPUTADO ESTADUAL RÔMULO VENEROSO

O deputado estadual Rômulo Veneroso e o pre-sidente da Câmara Municipal de Betim, vereadorNehemias Araújo(PV) participaram de uma au-diência com o deputado e Secretário de Estado deDefesa Social, Lafayette de Andrada, onde a pautafoi a violência em Betim. Trataram também daconstrução de uma nova sede para o 33º Batalhãoda Polícia Militar, que hoje funciona na ex-resi-dência do traficante Fernandinho Beira Mar, que

cumpre pena numa penitenciária federal. “Temosque proporcionar melhores condições de trabalhopara a PM. Além da nova sede, é preciso novosinvestimentos, só assim acredito que o índice decriminalidade baixará”, explicou o deputado quesolicitou ainda a implantação de mais um bata-lhão para Betim. O encontro aconteceu no gabi-nete do Secretário, na Cidade Administrativa, natarde do dia 6 de abril.

Defesa Social: visita pela segurança

S E G U R A N Ç A

A Frente Parlamentar do Cooperativismo(Frencoop-MG) da Assembleia Legislativa deMinas Gerais foi relançada no dia 14 de abril, noSalão Nobre. A frente está completando 14 anosde existência no Legislativo e tem caráter supra-partidário . O atual presidente é o deputado An-tônio Carlos Arantes (PSC). Para ele, o PIB docooperativismo é bastante expressivo no Brasil;cooperativismo não gera somente empregos, geraoportunidades.

O deputado Rômulo Veneroso também parti-cipa da Frencoop e acredita que esse é o melhormeio para se encontrar soluções para o bem

comum - “Brevemente traremos a esta Casa Le-gislativa assunto de interesse de várias cooperati-vas”, informou.

Cooperativismo gera oportunidades

G E R A Ç Ã O D E O P O R T U N I D A D E S

Valorizando a identidade, a memória e o patrimônio

C U L T U R A

Ao se preparar para a Copa do Mundode Futebol em 2014, uma das maiores de-mandas de Belo Horizonte e da Região Me-tropolitana de Belo Horizonte são hotéispara receber os turistas. Acompanhando doempresário do ramo hoteleiro e de constru-ção civil, José Roberto Marcelino, o depu-tado Rômulo Veneroso visitou o deputado esecretário de Estado do Turismo, AgostinhoPatrus Filho. Durante o encontro, o empre-sário apresentou projeto de construção doHotel Paternon, que será instalado emBetim. A infraestrutura do estabelecimentocontará com 400 apartamentos, centro deconvenções, restaurante, espaço fitness comSPA, área de lazer com piscina e sala dejogos, scoth bar, estacionamento e trilha eco-lógica. A previsão é de que o hotel seja inau-gurado no primeiro semestre de 2013. OSecretário Agostinho Patrus ficou entusias-mado e disse que os investimentos no setordarão vida nova ao setor turístico e de ne-gócios na região metropolitana.

Secretário de Turismootimista com crescimento hoteleiro

T U R I S M O

Recebido pela diretora de Operações, ElbeBrandão, ex-deputada estadual, Rômulo Venerosofez visita ao Sebrae quando se encontrou tambémcom os diretores Luiz Márcio Pereira, diretor Téc-nico e o diretor Superintendente Dr Afonso MariaRocha.

O Deputado faz parte da Frente Parlamentarda Micro e Pequena Empresa na Assembleia Le-

gislativa e busca subsídios para levar para aplicarnos municípios onde atua, pois acredita na má-xima do Sebrae que diz “Independentemente dotamanho da empresa, é necessário estabelecermetas, parâmetros e estratégias para que ela sedesenvolva. É importante ter um plano que dire-cione as ações tomadas no presente como meio deatingir as metas traçadas para o futuro”.

Rômulo visita Sebrae

P L A N E J AM E N T O

O secretário de Estado de Turismo de

Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho,

o empresário José Roberto Marcelino (à esq.)

e o Deputado Estadual Rômulo Veneroso (à dir.)

Membro da Comissão de Cultura, o de-putado Rômulo Veneroso, tem trabalhadopara o estímulo ao desenvolvimento cultu-ral, à valorização e à difusão do conjuntodas manifestações culturais mineiras, a po-lítica de proteção do patrimônio cultural,quais sejam os bens de natureza material eimaterial que contenham referência à iden-tidade, à ação e à memória dos diferentesgrupos formadores da sociedade mineira.,como dizem os princípios da comissão. ODeputado procura relatar e aprovar os pro-jetos, requerimentos e dar encaminhamentoa todas as questões que dizem estímulo aodesenvolvimento cultural, à valorização e àdifusão do conjunto das manifestações cul-turais mineiras, como também preconiza oRegimento Interno da Casa.

Secretário Lafayette, Deputado Rômulo Veneroso e vereador Nehemias, em busca de soluções para a violência em Betim

Rômulo Veneroso acredita no cooperativismo

como forma de alavancaro o bem comum

Page 7: Informativo Rômulo Veneroso

77

INFORMATIVO - GABINETE DEPUTADO ESTADUAL RÔMULO VENEROSO

O deputado Rômulo Veneroso é membropermanente da Comissão de Cultura daALMG, mas foi escolhido como relator daComissão Especial para a sabatina da indi-cada pelo Governador Antonio Anastasiapara presidir a Fundação Clóvis Salgado:Solanda Steckelberg.

A função do relator é avaliar o curriculum doindicado e, através de um relatório, dizer a seuspares se o aprova ou não para o cargo. Esta ava-

liação se dá através de perguntas sobre a funçãoque irá exercer, sobre o trabalho e o projeto de ad-ministração para a presidência do órgão ao qualestá se candidatando. Solanda recebeu parecer fa-vorável do deputado Rômulo Veneroso, que foiaprovado. Segundo o artigo 62 da ConstituiçãoEstadual, cabe à Assembleia aprovar, previa-mente, por voto secreto e maioria simples, apósarguição pública, a escolha de titulares de algunscargos públicos.

Presidente do Palácio das Artes é sabatinada

O Governador Antonio Anastasia indicouJorge André Periquito para a presidência daUtramig – Fundação de Educação para oTrabalho de Minas Gerais, cujo objetivo éser instituição de referência na Educaçãoprofissional. O indicado foi sabatinado naAssembleia Legislativa através de ComissãoEspecial e foi aprovado em sua arguição.

Para o deputado Rômulo Veneroso, queparticipou da sabatina, Jorge Periquito

reúne as melhores qualidades para desenvol-ver à frente da presidência da Utramig umtrabalho que contribua para a visão da em-presa de ser instituição de referência na edu-cação profissional, obtendo reconhecimentode excelência em todos os serviços prestadosà sociedade. Periquito explicou que os prin-cipais desafios da Utramig são a expansãodos cursos técnicos e a valorização dos pro-fessores da fundação.

Utramig: Periquito na Comissão especial

S A B A T I N A S

O secretário de Estado de DesenvolvimentoSocial, deputado Wander Borges, atendendo aconvite do deputado Rômulo Veneroso, foi a Betimfazer uma visita a algumas entidades e Ongs queatendem à comunidade betinense.

No Salão do Encontro ele foi recebido pelafundadora e presidente, Dona Noemi Gontijo. Du-rante o passeio o secretário conheceu os progra-mas educacionais da instituição e as oficinasartesanais de geração de trabalho e renda. “Estouconhecendo os projetos sociais de Betim para quepossamos retomar as parcerias. Em todos os pro-jetos os investimento são no ser humano, na for-mação do cidadão, com o objetivo de buscar afelicidade”, destacou.

Acompanhados do deputado federal CarlailePedrosa, Wander Borges e Rômulo Veneroso visi-taram também a ONG Ponto de Contato que

presta serviços no setor social, com cursos de qua-lificação profissional. A Missão Ramakrisna commais de 50 anos na área de profissionalização naregião de Vianópolis, tem fábrica de tela, fábricade macarrão, oficina mecânica de carro e artesa-nato, escola de música para jovens, dentre outrasatividades. Passando ainda pela Abacir, o Secre-tário Wander conheceu o trabalho no social e naqualificação profissional onde oferecem cursosgratuitos de corte de cabelo, pintura, culinária,informática e bordados. Para Rômulo Veneroso apresença do secretário de Desenvolvimento Socialem Betim, visitando as entidades que prestam re-levantes serviços à comunidade, é garantia deaproximação do setor com o Governo e com quempode contribuir para que a qualificação profis-sional tenha melhores condições através da par-ceria governamental.

Secretário visita entidades em Betim

S O C I A L

Está em tramitação o projeto de lei que sub-meterá as instalações de Estações de Tratamentode Esgoto – ETEs, ao processo de licenciamentoambiental junto ao órgão ambiental competente,apresentado pelo deputado Rômulo Veneroso nesteano. O que significa que , quando a lei vigorar, asETEs em funcionamento deverão instalar equipa-

mentos de controle de odores em até dois anos.Além disso, para a obtenção de Licença Préviapara a instalação da ETE o empreendedor deverárealizar audiência pública, garantindo a partici-pação da população que será afetada com a obrae apresentar no seu projeto a previsão de equipa-mentos de controle de odores.

Projeto de Lei prioriza meio ambiente e participação da população

ME I O AM B I E N T E

Mais perto de você

Agoravocês já podem acompanhar minhas atividades, dia-riamente, pelas redessociais. Para me seguirem pelo twitter,o perfil é @DepRomulo. E também temos o Facebook,onde me encontram pelo perfil Romulo Veneroso. Façacontato comigo, também, pelas redes sociais.

Rômulo Veneroso.

@ D E P R OMU L O

O secretário de Desenvolvimento Social,

Wander Borges, visita a Abacir

Secretáriol Wander Borges com D. Noeme,

Salão do Encontro, e os Deputados

Rômulos Veneroso e Carlaile Pedrosa

Solanda, presidente da Fundação

Clóvis Salgado e o Deputado Rômulo Veneroso

Rômulo Veneroso e Jorge Periquito,

presidente da Utramig

Page 8: Informativo Rômulo Veneroso

88

INFORMATIVO - GABINETE DEPUTADO ESTADUAL RÔMULO VENEROSO

Em consonância com o propósito do Direcio-namento Estratégico 2020 e com a diretriz doPoder Legislativo estadual para o biênio 2011-2012, a nova logomarca, com uma base reforçada,enfatiza a solidez do Parlamento mineiro e con-sagra a participação popular.

Atualizada graficamente, a marca mantém asua inspiração em uma das mais conhecidas e im-portantes obras do artista plástico Amílcar deCastro – a escultura que fica em frente ao Palácioda Inconfidência, na Praça Carlos Chagas, co-nhecida como “Praça da Assembleia”, região

Centro-Sul de Belo Horizonte. A nova marca pre-serva da escultura os elementos visuais “triân-gulo” e “círculo” e a sua cor.

Na obra do artista plástico mineiro há uma placaexplicativa onde se lê que “o triângulo dá passagemà representação popular e aponta o caminho daconstrução democrática; o círculo simboliza aaliança sociedade-Poder Legislativo, fonte sínteseda vontade geral”. Na nova logomarca, esse con-ceito também foi preservado, já que as alteraçõesgráficas têm o objetivo de atualizar a marca, massem ruptura com a ideia original.

O slogan também foi atualizado e passa a ser:“Assembleia de Minas – poder e voz do cidadão”.

O deputado Rômulo Veneroso esteve presenteno lançamento e congratulou-se com o presidenteDinis Pinheiro, “A participação popular atravésdas audiências públicas e demais eventos apro-xima o povo e as suas demandas da Casa e de seusparlamentares, tornando a sua representaçãomuito mais legítima, o triângulo expande pelabase, e a base é o povo de Minas representadopela ALMG”, afirmou.

A diretriz central da ALMG para o biênio2011/2012 desdobra-se em dez prioridades, dasquais o presidente deputado Dinis Pinheiro des-tacou as seguintes: o fortalecimento das comis-sões como espaço de participação da sociedade;a interiorização e a regionalização das ações doParlamento mineiro; o uso de novas tecnologias;e a adequação dos espaços físicos da ALMG paraampliar a interação com os cidadãos.

A essas prioridades correspondem projetosque integram o Direcionamento Estratégico daALMG, iniciado em junho de 2010 com um con-junto de metas para os dez anos seguintes.

No discurso do dia 31 de maio, Dinis Pinheirolistou alguns resultados que a ALMG espera atin-gir com tais projetos: desenvolvimento do portalde monitoramento e avaliação de políticas públi-cas na internet; o lançamento de coletâneas deleis estaduais sobre educação e saúde; a implan-tação do projeto Cidadania Ribeirinha, com açõesvoltadas para a população do Vale do Rio SãoFrancisco; as ações de valorização da memóriado Legislativo mineiro; o início das obras de re-qualificação da Praça da Assembleia; a adequa-ção da infraestrutura física da ALMG ao acessode pessoas com deficiência; e o lançamento da TVAssembleia em sinal aberto.

O presidente afirmou que essas diretrizes eesses projetos vão se refletir, também, nos eventosinstitucionais da Casa, com destaque para o Se-minário Legislativo Políticas públicas para a er-radicação da pobreza e a redução dasdesigualdades, a ser realizado no segundo semes-tre deste ano. Como etapas preparatórias para oseminário, a ALMG vai promover o Ciclo de De-bates Estratégias para a superação da pobreza,em 9 e 10 de junho, e 11 audiências públicas nointerior.

Dinis Pinheiro disse, ainda, que o concurso deredação “Eu, minha cidade e os 300 anos doCiclo do Ouro em Minas”, lançado pela Assem-bleia em parceria com a Secretaria de Estado deEducação, insere-se nessa mesma dinâmica de in-teração com o cidadão.

O presidente falou que as diretrizes para ospróximos dois anos buscam manter a ALMG emsintonia com as mudanças da sociedade. Ele lem-brou que esse processo iniciou-se com a promul-gação da Constituição Mineira de 1989, e tevesequência nas décadas seguintes, tornando a As-sembleia referência de atuação institucional emtodo o País. Destacou também as gestões dos de-

putados Antônio Júlio, Mauri Torres, AlbertoPinto Coelho e Doutor Viana à frente da Casa.

No fi m do pronunciamento, diversos deputa-dos pediram a palavra com o objetivo de parabe-nizar Dinis Pinheiro pelo discurso e colocar-se àdisposição para o cumprimento das diretrizesanunciadas pelo presidente.

O deputado Rômulo Veneroso acredita que otrabalho do presidente e a ação dos demais par-lamentares contribuirão de forma decisiva paraque a Assembleia fique ainda mais aberta e re-ceptiva para aquele que é a sua razão de ser: opovo de Minas Gerais, e será cada vez mais umeco de seus anseios. (AI ALMG)

O triângulo dá passagem à representação popular

Fortalecendo as comissões como espaço para o cidadão

D I R E C I O N AM E N T O E S T R A T É G I C O

Presidente Dinis Pinheiro da Tribuna explica que o biênio 2011 a 2012 terá 10 prioridades