protocolo de certificação de estabelecimento rural -...

9
1 Protocolo de Certificação de Estabelecimento Rural - Brasil 2019

Upload: others

Post on 01-Feb-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 1

    ProtocolodeCertificaçãodeEstabelecimentoRural-Brasil

    2019

  • 2

    Índice

    1. Introdução 32. Condiçõesparaserumestabelecimentomembro 4

    2.1.1. Casosespeciais 43. SolicitaçãoparasermembrodaAlianzadelPastizal 54. VisitadeCertificação 5

    4.1. ÁreasdeCamponativo 54.1.1. CampoNATURAL 64.1.2. CampoMELHORADO 64.1.3. CampoNATURALIZADO 6

    5. Confecçãodomapadapropriedade 65.1. Perímetrodapropriedade 75.2. Potreirosdecamponativo 75.3. Áreasdecamponativo 7

    6. ElaboraçãodoLaudodeCampoNativo 77. Documentofinaldacertificação 89.Monitoramentodabiodiversidade 810.Gestãodocadastrodemembros 9

  • 3

    1. IntroduçãoCom o objetivo de integrar a produção rural com a conservação da

    biodiversidade no bioma Pampa, foi criada no ano de 2006 a Alianza delPastizal,uma iniciativasul-americanaparaaconservaçãodoscamposnaturaisdo Cone Sul. Nos quatro países de atuação (Brasil, Argentina, Uruguai eParaguai), a Alianza conta com diversas organizações que compartilham suaVisão,entreindústrias,sindicatosrurais,instituiçõesdepesquisaeassociaçõesdeprodutoresrurais,trabalhandodiretamentecomprodutoresnoRioGrandedoSul.EntreasatividadesatuaisdaAlianzaestáodesenvolvimentodeumseloambiental,certificandosistemasdeproduçãoemcondiçõescompatíveiscomaconservação dos campos nativos. A Alianza busca fomentar estratégiasarticuladas com diversos setores governamentais e não-governamentais paraestimular o crescimento agropecuário e florestal sustentável, promovendo odesenvolvimentosocial,crescimentoeconômico,conservaçãodosecossistemasnaturais,juntocomseusbenseserviçosambientais.

    1.1. MissãoAlianzadelPastizalConservaroscamposnativosesuabiodiversidadenoConeSuldaAméricadoSul através de ações coordenadas entre os quatro países (Uruguai, Paraguai,BrasileArgentina)eossetoresdasociedade(produtoresrurais,representaçõesda sociedade civil, academia e os governos), como parte de umdesenvolvimentoharmoniosoesustentáveldaregião.

    1.2. Objetivos• Reunir critérios, metas e ações de diversos setores sociais (conservação

    Ambiental,produçãoagropecuária,academia,pesquisa,extensão,política).• Criar consciência e compromisso na sociedade acerca da relevância da

    conservação dos atributos naturais dos campos nativos e suas atividadesruraisassociadas.

    • Promoveraidentificação,investigaçãoepublicaçãocientíficademétodoseprocessosprodutivosconservacionistas.

    • Promover e estimular boas práticas rurais para o manejo produtivoconservacionista.

    • Estimular a formação e capacitação de técnicos capazes de transferirconhecimentos eboaspráticas paraomanejoprodutivo conservacionistaaosprodutores.

    • Certificarprodutosruraisquecontribuamparaaconservaçãodoscamposnativosesuabiodiversidade.

  • 4

    • Desenhar,consolidareexecutarprojetosdeconservaçãoeusosustentáveldoscamposnativosdaregião.

    • Atuar como uma plataforma de administração de projetos de terceiros,compatíveiscomoespíritodaAlianza.

    • Contribuir com o estabelecimento de Políticas de Estado (em distintosníveis, municipal, estadual, federal e regional) para a conservação doscamposnativos,suabiodiversidadeeaspráticasruraissustentáveis.

    2. Condiçõesparaserumestabelecimentomembro ParaumapropriedadefazerpartedaAlianzadelPastizal–Brasilprecisaestar em acordo com os requisitos do protocolo de certificação que sãoauferidosporumtécnicocertificadorhabilitado,inloco,duranteoprocessodecertificação da propriedade rural. Neste documento estão as condiçõesreferidas:

    1.Propriedaderuralemcondiçõeslegaleadministrativadeacordocomas legislações trabalhistas e ambientais municipais, estaduais e federais, sobcumprimento de procedimentos, registros, resoluções e normas nacionaisvigentes, com o devido plano sanitário da fazenda respaldado por umprofissionaleoregimetrabalhistadosempregadosemregra.2.AdesãonominaldotitulardoestabelecimentoàVisãoeMissãodaAlianzadelPastizal(disponívelemwww.alianzadelpastizal.org.br).3. Acesso livre dos animais à fontes de água e sombra suficientes, comcondiçõesestruturaisquegarantamobem-estaranimal.4.Alimentaçãoanimalàbasedepastocomumlimitedetolerânciadeaté30%deconcentrados,ouoequivalente–nadietadoanimal–a1%dopesovivo,emausênciatotaldealimentaçãoemconfinamentonosistemadeprodução.5.Aomenos50%dasuperfície totaldapropriedadecomcoberturadecamponativo.

    2.1.1. CasosespeciaisApropriedadequenãocumpreocritério5aindapodesercertificadase

    estiverenquadradaemalgumdoscritériosaseguir:1.Aomenos40%decamponativo,desdequeaáreaabsolutadecampo

    nativosejadeaomenos1000ha;2. Propriedades que possuam mais que 30% de mata nativa e/ou

    banhados e a área restante (descontando toda área de mata nativa e/oubanhados)sejade,aomenos,50%decamponativo.

    Nocaso1acertificaçãodapropriedadeficacondicionadaàparticipação

    doprodutorouresponsávelemumGrupodeProdutoresAlianzadasuaregião,

  • 5

    ou a receber assessoria técnica para que seja realizado um trabalho derecuperaçãodeáreasdecamponativo.

    3. SolicitaçãoparasermembrodaAlianzadelPastizal O produtor que tem interesse de que seu estabelecimento rural sejamembrodaAlianzadelPastizalrealizaumcadastroonline,queestádisponívelno site www.alianzadelpastizal.org.br (Anexo 1), onde responde algumasperguntasreferenteàpropriedadeemotivaçãoparasermembrodaAlianzadelPastizalBrasil.Cadaprodutor,aopreencheroformulário,recebeumcódigodeprodutorqueoacompanharásempre,sejasuapropriedadecertificadaounão.Comocadastrorealizadoeomapade localizaçãodapropriedade,oprodutorrecebeumtécnicoqueédestacadopararealizaravisitadecertificação.

    4. VisitadeCertificação O estabelecimento rural recebe a visita de um técnico certificador daAlianza del Pastizal que, acompanhado do produtor ou algum responsável,percorreasáreasque,segundooprodutor,podemserconsideradasdecamponativo.O técnicoverificaemcadapotreiro seomesmopodeserenquadradoemaomenosumadascategoriasdecamponativoqueestãodescritasaseguir.Nomomentodavisita tambéméaplicadoumquestionário (Anexo2),ondeoprodutor,ouresponsável,respondeinformaçõesbásicasdapropriedade,tantodeusodosolocomoderebanho.Essasinformaçõesdodocumentosão,então,de responsabilidade do produtor ou responsável que respondeu ao técnico.Durante a visita de certificação são verificados também alguns documentoscomprobatóriosdepossedapropriedadeeanimais,sendoeles:

    1.Matrículasdosimóveisdasáreasdeclaradaspeloprodutor;2. Contrato de arrendamento ou cedência onde conste amatrícula do

    imóvel,quandohouver;3.Talãodeprodutorrural(Inscriçãoestadual).Essesdocumentosdevemserregistradoscomfotografianomomentoda

    visita. Quaisquer informações que não possam ser confirmadas pelo técnicohabilitado no momento da visita, devem ser enviadas (escaneado oufotografado) à secretaria. Estes documentos são indispensáveis para que sejaconcretizadaacertificaçãodoestabelecimentorural.

    Em propriedades com áreas de campo não lindeiras, considerar a áreatotalseestãonomesmosistemadeproduçãoecomasinscriçõesestaduaisnomesmomunicípio.

    4.1. ÁreasdeCamponativo São consideradas áreas de campo nativo as que possuam uma

  • 6

    frequênciadeespéciesnativas (sejamelasdesejadasou indesejadasdopontode vista forrageiro) acima de 50%. Não entram na soma as áreas com umafrequênciamaiorque30%dearbóreasnemáreasalagadasquecorrespondamamaisde5%daáreadopotreiro.Nessascondições,asáreasaindasãodivididasem três categorias, conforme a intervençãoque a área sofreu, sendo: camponativoNATURAL, camponativoMELHORADOe camponativoRESTAURADO.Segueabaixoosdetalhamentosdecadacategoria.

    4.1.1. CamponativoNATURALÉconsideradoocampoemestadonaturalourelativamentenatural,no

    qualacomunidadeherbáceaestádominadapordiferentesespéciesnativasdafamíliadasgramíneas (Poaceae) equeéutilizadacomobaseparaaatividadepastoril,semintervençãodearadoououtroequipamentoagrícoladeremoçãosuperficialesemaplicaçõesmassivasdeherbicidas.

    4.1.2. CamponativoMELHORADO Campo nativo enriquecido com espécies herbáceas forrageiras, nativasouexóticas, introduzidassemousodeherbicidas,aindaquecomumníveldeimplantaçãoquenãoresultaexcludenteoconjuntodeespéciesnativas,equeparececomum“camponativo”,aomenosnoverão.

    4.1.3. CamponativoRESTAURADO Áreas em recuperação após uma remoção anterior que pode ter sidomecânica (agricultura ou florestamento) ou química (tratamento comherbicida). A restauração pode ser espontânea ou induzida por distintosmétodos,eemqualquercaso,ocampopossuiascaracterísticasdeumcamponativo, com predominância de espécies nativas ao menos no período defloração.

    5. Confecçãodomapadapropriedade As informaçõescoletadasnomomentodecertificaçãoacamposervemde subsídioparaaelaboraçãodomapadapropriedade.A ferramentapadrãoparaconfecçãodomapaseráoGoogleEarth.Otécnicoresponsávelpelavisitadecertificaçãodeveráconfeccionaromapacomospolígonosdaáreatotaldapropriedade, dos potreiros de campo nativo (onde encontram-se as áreas decampo nativo geral, campo nativomelhorado e campo nativo naturalizado) edasáreasdecamponativo.Osdetalhamentosdecores,descriçõese legendasdosmapasestãodetalhadosemanexo(Anexo3).

  • 7

    5.1. Perímetrodapropriedade Compreendetodaaáreadosistemadeproduçãodapropriedaderural,sejam as áreas arrendadas ou particulares. As áreas que fazem parte desseperímetro devem ter suas matrículas e/ou contratos de arrendamentoapresentadosdurante a visitade certificação, sendoosnúmerosdematrículapreenchidospelotécniconoquestionárioeasmatrículasregistradascomfoto.

    5.2. PotreirosdecamponativoOs potreiros (subdivisões) onde estão as áreas de campo nativo são

    identificados e contornadosnoGoogle Earthpara identificaçãodos limitesdeáreasdentrodapropriedade.

    5.3. Áreasdecamponativo Os polígonos que contém as áreas de campo NATURAL, campoMELHORADOecampoNATURALIZADOsãoosutilizadosparaquantificaraáreade campo nativo na propriedade, sendo excluídas destes as áreas de matasnativaseaguadas(açudesebarragens)quesuperem5%dopotreiro.

    6. ElaboraçãodoLaudodeCampoNativo É no laudo de campo nativo onde o técnico que realiza a visita decertificaçãoregistraasprincipaisinformaçõesparadeterminarseapropriedadepode,ounão,sercertificada.Estedocumentoéderesponsabilidadedotécnicoquevisitouapropriedadeeestáembasadonavisitaenasmediçõesrealizadasatravés da elaboração do mapa no programa Google Earth Pro. Nestedocumento(Anexo4)estãolistados:I. Todos os potreiros que foram considerados de campo nativo nomeadosconformeaorientaçãodoprodutor/responsável;II.Acategoriadecampoquefoiconsideradoparaopotreiro,tendoemvistaasregrasestabelecidasnoitem5(natural,melhoradoounaturalizado);III. Se a área possui algum tipo de ameaça (presença de invasoras, solodescobertoou sobrepastejo) quepode, semalmanejada, fazer comqueestadeixedesercamponativofuturamente;IV. Os hectares de campo nativo de cada potreiro, através da medição peloprogramaGoogleEarthPro;V.Ascoordenadasgeográficasdecadapotreirodecamponativo;VI. Elencar as cinco espécies vegetais predominantes de cada potreiro, sejamelasforrageirasounão,nativasouexóticas. Com as informações acima e a área do perímetro da propriedade éobtido,nestelaudo,opercentualdecamponativoeototaldeáreadecamponativoameaçada.

  • 8

    Asáreasquenomomentodavisitadecertificaçãonãosãoconsideradascamponativomasque,comaçõesdemanejoadequadas,podemvirasomarnaárea de campo nativo também são relacionadas neste laudo, especialmentequando o desejo do produtor é de aumentar suas áreas de campo nativoatravésderecuperaçãoe/oureconversãodecampo.

    7. Documentofinaldacertificação Aofinaldoprocesso,comasinformaçõesfornecidaspeloprodutoreasconstatadas pelo técnico nomomento da visita, bem como a elaboração dosmapasdapropriedadeeo consequente laudode camponativo, é geradoumextratocomasprincipaisinformaçõesdapropriedade(anexo5).Esseextratoéconferidoeassinadopelotécnicoquerealizouoprocessodecertificaçãoepeloprodutorruralouresponsável.

    Este documento é a comprovação de que o estabelecimento rural émembro daAlianza e que o proprietário e/ou arrendatário concorda com amissão e visão da Alianza del Pastizal, bem como com a veracidade dasinformaçõescontidasnodocumentoenamanutençãodoenquadramentodoestabelecimentonasnormasdesteProtocolodeCertificação8.AtualizaçãodecadastroeRevalidaçãodaCertificação

    Anualmente todos os estabelecimentos membros deverão realizar aatualização cadastral online, informando as alterações ocorridas noestabelecimento em relação ao cadastro anterior. A verificação daconformidadedasinformaçõesérealizadapelaequipetécnicadaAlianzadelPastizal,inloco,sobagendamentoprévioeporamostragem,em25a50% do quadro de estabelecimentos certificados, conformedisponibilidade de recursos em cada ano. Poderão também seremutilizadasas ferramentasdemonitoramentodebiodiversidade (item9.),conformedefiniçõesdaequipetécnicadaAlianza,emfunçãoderegiãoecaracterísticasdoestabelecimento.

    9.Monitoramentodabiodiversidade

    Anualmentesãorealizadosmonitoramentosdebiodiversidadeparaavaliaroimpacto da conservação do campo na conservação e flora e fauna. Aspropriedades que fazemparte do quadro demembros daAlianza del Pastizal

  • 9

    devemestardisponíveisparaarealizaçãodessesestudos,desdequeagendadoscomantecedênciaeconsentimentodoproprietário.

    O monitoramento de aves segue metodologia desenvolvida junto àFundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e está servindo de base para odesenvolvimento do Índice de Conservação de Aves, que posteriormentepassaráaserumadasferramentasutilizadasparaverificaçãodaconservaçãodabiodiversidadejuntoaoquadrodeestabelecimentoscertificados.

    Omonitoramento da vegetação campestre e seu status de conservação érealizado através da ferramenta Índice de Conservación de Pastizales (ICP),realizado por técnicos treinados para a aplicação deste levantamento. Ametodologia de amostragem para que se consiga uma informaçãorepresentativa do quadro demembros da Alianza del Pastizal ainda deve serdefinidapelaequipetécnicadaMesaDiretivaNacional.

    10.Gestãodocadastrodemembros Todas informações coletadas durante o processo de certificação doestabelecimentoruralestãoemumabasededadosonlineeatualizada.Mesmopropriedadesquenão sejamaprovadasouque, emalgummomentopediramdesligamento,permanecemcomseucódigodeprodutorAlianza, comvistasàmanutenção de um histórico demovimentações. Em casos de revalidação dacertificação, as informações antigas permanecem armazenadas, construindouma memória da evolução da propriedade rural no que tange a sistema deproduçãoeaçõesdeconservaçãodabiodiversidade.Alémdabasededadosemformato de planilha, todas as informações do produtor permanecem noarmazenamento online, como fotos da propriedade, consultorias realizadas,análisesdesolo,projeto,etc., sendooacesso restritoàequipedaAlianzadelPastizal. Os técnicos habilitados para realizar certificações de propriedadeassinam um documento de compromisso com a confidencialidade dasinformações, estando vetado o uso destas para qualquer outro fim oudisponibilizaçãodeinformaçõesdeprodutoresaoutrasentidades.Cadatécnicotemacessoapenasàs informaçõesdapropriedadeaoqual foidestacadopararealizaravisitadecertificaçãoeduranteoreferidoprocesso,apósoenviododocumentos nenhuma informação pode ser alterada. A Alianza del Pastizaltambémsecomprometeemnãodisponibilizaras informaçõesdosprodutoressemoprévioacordoentreAlianzadelPastizaleprodutoresmembros(nocasodenovosprojetosdearrecadaçãoderecursoseounovosnegóciosdeprodutosdaAlianza).