proteÇÃo de mÁquina virtual vmware€¢ desligando cada máquina virtual convidada antes do...

21
PROTEÇÃO DE MÁQUINA VIRTUAL VMWARE DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC

Upload: vandang

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PROTEÇÃO DE MÁQUINA VIRTUAL VMWARE

DELL POWERVAULT DL 2000 BASEADO EM TECNOLOGIA SYMANTEC

Proteção de máquina virtual VMware

2 Outubro de 2008

O PowerVault DL2000 – baseado na tecnologia da Symantec Backup Exec – oferece a única solução de backup em disco totalmente integrada do setor, com software instalado de fábrica. Em conjunto, a Dell e a Symantec desenvolveram essa oferta para fornecer a você recursos mais fáceis de gerenciamento do ambiente de backup em disco. É a maneira ideal para que qualquer departamento de TI obtenha restaurações e backups mais rápidos e confiáveis. Além disso, a ferramenta simplifica o backup e a recuperação de ambientes virtuais baseados em VMware, integrando-se com o VMware Virtual Center, o VMware Consolidated Backup e o VMware Converter. Atualmente, a virtualização de servidores está tornando-se rapidamente uma tecnologia padrão em vários data centers. Embora a VMware aumente significativamente a utilização de hardware por meio da virtualização de servidores, o Virtual Infrastructure (ESX) 3 do VMware apresenta novos problemas relacionados à proteção e à recuperação de ambientes virtuais. Os dados criados e utilizados em máquinas virtuais não são menos importantes do que os dados localizados em uma única máquina física. Este documento descreve várias abordagens que podem ser usadas para servir de auxílio ao VMware ESX Server 3.x e seus componentes subjacentes que usam o Backup Exec for Windows Servers e o Agent for VMware Virtual Infrastructure (AVVI). Este documento também apresenta as vantagens e desvantagens relativas de cada método.

Proteção de máquina virtual VMware

3 Outubro de 2008

À medida que a consolidação de servidores continua a acelerar, colocar números cada vez maiores de máquinas virtuais ‘Convidadas’ VMware em um único ambiente virtualizado, planejar o backup, a restauração e a recuperação de desastres do ambiente virtual é um requisito essencial para o gerenciamento de sua infraestrutura virtual. O Virtual Infrastructure 3 (VI 3) da VMware tornou-se rapidamente um padrão do setor para as organizações que procuram virtualizar seus ambientes de TI. As empresas estão se tornando dependentes do backup eficiente e da rápida recuperação de seus sistemas virtuais e dos sistemas de host em que são executados para manter a produtividade dos negócios e as economias de custo proporcionadas pela virtualização de servidores. Isso inclui não apenas as máquinas virtuais Convidadas, mas também os aplicativos que foram instalados nessas máquinas, como Microsoft Exchange, SQL e SharePoint Server. Um servidor ESX perdido pode afetar a produtividade durante muitas horas, ou até mesmo muitos dias, em vários departamentos, enquanto o administrador de TI se esforça para recuperar o ambiente virtual e as máquinas virtuais Convidadas individuais. Os administradores que procuram proteger o respectivo ambiente VMware entendem rapidamente a frustração e o tempo envolvido com tecnologias de backup que não foram desenvolvidas especificamente para ambientes virtuais de proteção. Administradores e empresas que não tiveram a experiência de recuperar máquinas virtuais Convidadas usando ferramentas básicas de backup e recuperação enfrentarão várias limitações para recuperar seus dados rapidamente com essas ferramentas de backup mais antigas, que foram projetadas apenas para sistemas físicos, incluindo:

• A necessidade de instalar um agente de backup em cada máquina virtual Convidada ou diretamente no servidor ESX

• Normalmente, a recuperação de um único arquivo exige uma longa restauração de toda a máquina virtual Convidada

• Backups separados para recuperação de sistema vs de arquivo individual • Deixar máquinas virtuais Convidadas off-line durante o backup para protegê-las

completamente • Preocupações quanto ao fato de garantir que aplicativos executados nas máquinas

virtuais Convidadas possam ser recuperados • Necessidade de usar produtos de backup separados para máquinas físicas vs

máquinas virtuais Tradicionalmente, esse problema foi superado com o uso dos utilitários VMware, os quais permitem que aplicativos de software de backup de terceiros executem backups no ESX Service Console das máquinas virtuais Convidadas. Infelizmente, executar backups dinâmicos ou “Remotos” de máquinas virtuais Convidadas em execução, usando esses utilitários pode exigir o uso de scripts e ferramentas baseadas em Linux, o que normalmente exige experiência com scripts de Linux. Além disso, esses tipos de backups no servidor ESX podem colocar uma carga de desempenho adicional em todo o servidor ESX durante o backup, afetando todas as máquinas virtuais Convidadas nesse servidor ESX e todos os usuários conectados a essas máquinas. A execução de um backup remoto pode ser algo difícil ou impossível de ser gerenciado manualmente e, certamente, esse processo não será econômico se não for centralizado e puder ser utilizado pela equipe necessária. O VMware Virtual Infrastructure 3 apresenta uma nova tecnologia, o VMware Consolidated Backup (VCB), para ajudar a superar alguns desses desafios encontrados com os métodos de backup tradicionais de máquinas virtuais. Ele também apresenta alguns desafios de backup e recuperação próprios que precisam ser considerados para todos os ambientes que planejam implementá-lo, incluindo:

• O gerenciamento de “scripts” do VCB trabalhosos e complicados para a integração com produtos de backup existentes

• A instalação de “módulos de integração” do VCB proprietário que exigem instalação e testes adicionais

• Backups separados para recuperação de sistema vs de arquivo individual para recuperar um único arquivo de um .vmdk

Este documento tenta discutir esses tópicos, mostrar como o Backup Exec pode ajudar a lidar com esses desafios exclusivos e, por fim, fornecer informações suficientes aos administradores de forma que seja possível tomar uma decisão sobre qual solução do Backup Exec é a correta para eles.

DESAFIOS DE BACKUP E RECUPERAÇÃO DO VMWARE VIRTUAL INFRASTRUCTURE 3

Proteção de máquina virtual VMware

4 Outubro de 2008

Ao planejar seus procedimentos de backup e recuperação para um sistema de servidor ESX, você deve identificar os itens que precisam ser tratados para a recuperação em seu ambiente antes que uma recuperação seja necessária. Normalmente, com o Virtual Infrastructure 3 (VI3) da VMware, os principais componentes que precisam ser considerados para backup são (consulte a Figura 1: Arquitetura do VMware Virtual Infrastructure 3 ESX):

• Discos virtuais • Arquivos de configuração de máquina virtual • A configuração do sistema de servidor ESX propriamente dito

VISÃO GERAL DA ARQUITETURA VMWARE

Figura 1: Arquitetura do VMware Virtual Infrastructure (ESX) 3

Proteção de máquina virtual VMware

5 Outubro de 2008

Conforme já discutido anteriormente neste documento, embora a virtualização possa fornecer maior flexibilidade e utilização do servidor, ela também apresenta desafios exclusivos de backup e recuperação. Existem várias maneiras de configurar o Backup Exec para proteger ambientes VMware com maior segurança. Antes de planejar seus processos de backup e recuperação de seu ambiente virtual, considere primeiro várias questões, incluindo:

• Você deseja fazer o backup de máquinas virtuais individuais como clientes normais, para recuperação de aplicativo e de arquivo, ou deseja fazer o backup dos arquivos .vmdk subjacentes, em que as máquinas virtuais estão baseadas, somente para uma recuperação de sistema ou volume completo?

• Enquanto o backup de uma máquina virtual está sendo realizado, qual é o impacto no desempenho causado em máquinas virtuais adicionais hospedadas no mesmo servidor físico ESX 3 durante o backup?

• Quais são as vantagens/desvantagens relativas de cada uma dessas técnicas de backup?

• Quais são as vantagens/desvantagens relativas em termos de recuperação do servidor ESX e das máquinas virtuais convidadas?

• Como você executaria uma recuperação de desastres de uma máquina virtual Convidada inteira?

• Uma combinação desses métodos de backup faz sentido para o meu ambiente? Levando esses problemas em conta, falaremos desses métodos em detalhes e, posteriormente, forneceremos um gráfico de comparação neste documento.

LIDANDO COM OS DESAFIOS DE BACKUP E RECUPERAÇÃO DO VMWARE VI3

Proteção de máquina virtual VMware

6 Outubro de 2008

• Backups tradicionais em nível de agente • Instalação do Linux Agent no servidor ESX • Integração do VCB em nível de script básico

Backup tradicional em nível de agente Neste método, você está tratando basicamente cada máquina virtual como se fosse um sistema físico tradicional. Em cada caso, um Backup Exec Remote Agent precisará ser adquirido e instalado em cada máquina virtual Convidada (consulte a Figura 2: Instalação de Backup Exec Agents em máquinas virtuais Convidadas VMware). Vantagens do backup tradicional de máquinas virtuais convidadas em nível de agente As máquinas virtuais aparecerão para o Backup Exec como sistemas físicos normais. As restaurações dos dados contidos nas máquinas virtuais Convidadas são realizadas da mesma forma como em qualquer trabalho de restauração padrão do Backup Exec.

MÉTODOS DE BACKUP TRADICIONAIS DO VMWARE VIRTUAL INFRASTRUCTURE (ESX) 3

Figura 2: Instalação de Backup Exec Agents em máquinas virtuais Convidadas VMware

Proteção de máquina virtual VMware

7 Outubro de 2008

Instalar um agente em cada um dos sistemas de máquinas virtuais Convidadas pode ter um custo muito elevado para várias organizações quanto à parte financeira e ao desempenho de E/S no servidor ESX. Os licenciamentos existentes do Backup Exec aplicam-se a ambientes VMware. O Backup Exec e seus agentes são licenciados por servidor, sejam eles servidores físicos ou virtuais. Por exemplo, no caso de três máquinas virtuais convidadas executando o Windows 2003, a proteção por um Backup Exec Media Server exigiria:

• 1 licença do Backup Exec for Windows Servers Media Server • 3 licenças do Backup Exec Agent for Windows Systems (AWS) (as licenças Agent

for Windows Systems incluem uma licença Continuous Protection Agent e uma licença Remote Agent for Windows Systems)

DESVANTAGENS DE BACKUP EXEC AGENTS EM BACKUPS DE MÁQUINAS VIRTUAIS CONVIDADAS

Figura 3: Instalação do RALUS no VMware ESX 3 Service Console

MÉTODO DE BACKUP E RECUPERAÇÃO DO SERVICE CONSOLE DE ARQUIVOS .VMDK COM O RALUS

É possível instalar o Remote Agent for Linux and Unix Servers (RALUS) do Backup Exec for Windows Servers diretamente no ESX 3 Service Console para proteger os arquivos .vmdk e .vmx nos sistemas de arquivos suportados pela VMware, incluindo EXT3 e VMFS. (consulte a Figura 3: Instalação do RALUS no VMware ESX 3 Service Console)

Proteção de máquina virtual VMware

8 Outubro de 2008

É preciso muito cuidado ao fazer o backup desses arquivos para certificar-se de que o backup seja feito de uma maneira consistente, garantindo que os arquivos restaurados não sejam corrompidos. Antes de fazer o backup dos arquivos vmdk, todas as operações de E/S nesses arquivos devem ser interrompidas. Isso pode ser feito:

• Desligando cada máquina virtual convidada antes do backup • Executando instantâneos das máquinas virtuais que possam ser usadas para

backup Esses comandos podem ser usados automaticamente pelo Backup Exec em uma tarefa de backup como um comando de pré/pós-tarefa. Para obter a documentação completa de todos os comandos vcbMounter e vcbRestore, consulte a documentação do ESX em www.vmware.com Observação: o agente RALUS do Backup Exec for Windows Servers requer o ESX 3 ou posterior e não será instalado nem funcionará corretamente em um servidor ESX 2.x. Backup do ESX Service Console propriamente dito Normalmente, o Service Console propriamente dito (excluindo arquivos .vmx e .vmdk) não é alterado sempre. Portanto, não é necessário que o backup do sistema operacional do Service Console ocorra com frequência. Além disso, versões do ESXi nem mesmo incluem mais o Service Console. No entanto, no caso de uma falha de sistema do ESX, as operações de restauração dos arquivos de configuração do Service Console poderiam ser facilitadas se um backup atual do Service Console estivesse disponível. Como um ponto de esclarecimento, o backup do Service Console descrito nesta seção normalmente não incluiria os arquivos .vmx e .vmdk associados a um sistema operacional convidado. Esses arquivos seriam protegidos separadamente, como mencionado na seção anterior deste documento (Método de backup e recuperação do Service Console de arquivos .VMDK com o RALUS).

DESVANTAGENS DE BACKUPS COM O RALUS NO SERVICE CONSOLE

A prática tradicional de colocar agentes de backup na máquina virtual para executar backups diários aplica uma carga extra no servidor ESX e pode afetar o desempenho desse servidor ESX e de todos os usuários conectados às máquinas virtuais hospedadas por esse servidor ESX.

BACKUP DO VMWARE CONSOLIDATED BACKUP (VCB) EM NÍVEL DE SCRIPT BÁSICO

Proteção de máquina virtual VMware

9 Outubro de 2008

Para uma ampla variedade de máquinas virtuais do servidor ESX, o VCB pode realizar dois tipos de backups separados dos dados das máquinas virtuais Convidadas.

Nível de arquivo • Esse tipo de backup do VCB fará com que todo o conteúdo do sistema de arquivos

dos arquivos .vmdk seja montado como diretório local (isto é, ponto de montagem) no servidor proxy Windows 2003 do VCB, que pode então ser protegido pelo Backup Exec por meio de um backup normal do sistema de arquivos do servidor proxy do VCB.

Nível de imagem • Esse tipo de backup do VCB resultará em cópias de instantâneos dos

arquivos .vmdk da máquina virtual sendo feitas dos volumes VMFS do servidor ESX 3 para o servidor proxy Windows 2003 do VCB como imagens de arquivos de disco .vmdk completas.

É possível fazer esses backups em nível de arquivo ou em nível de imagem em um servidor separado do servidor ESX (isto é, “fora do host”), usando uma máquina centralizada com Windows 2003 como o servidor “Proxy” do VCB fora do host. O VCB é então usado pelo Backup Exec, por meio de “scripts” de pré/pós-tarefa, durante um backup de um servidor ESX, para executar o backup em nível de arquivo ou em nível de imagem (ou uma combinação deles) das máquinas virtuais convidadas, exportando os dados do nível de arquivos ou os dados completos do nível de imagem (arquivos .vmdk, .vmx e .log) para o servidor proxy Windows 2003 fora do host. (consulte a Figura 4: Configuração de backup do servidor proxy do VCB)

VANTAGENS DE BACKUPS DO VCB EM NÍVEL DE SCRIPT BÁSICO

Figura 4: Configuração de backup do servidor proxy do VCB

Proteção de máquina virtual VMware

10 Outubro de 2008

É importante entender que tanto os backups do VCB em nível de imagem quanto os em nível de arquivo devem ser executados separadamente para que seja possível obter um backup completo de uma máquina virtual Convidada e uma recuperação de arquivos individual. Esse processo de “duas etapas” resulta no dobro de tempo de backup, no dobro de armazenamento de dados de mídia de backup em fita ou em disco e no dobro de tempo do administrador de backup para garantir que os dois backups sejam executados com êxito. Além disso, você deve baixar, instalar, configurar e gerenciar os scripts do VCB criados pelo VMware para que o Backup Exec execute essas funções. Você pode obter o VCB e os módulos de interoperabilidade do VCB especificamente para o Backup Exec diretamente da VMware em http://www.vmware.com/download/download.do?downloadGroup=VCB

DESVANTAGENS DE BACKUPS DO VCB EM NÍVEL DE SCRIPT BÁSICO

Figura 5: Configuração do Backup Exec AVVI

MELHORIA NO BACKUP E NA RECUPERAÇÃO DO VMWARE VIRTUAL INFRASTRUCTURE (ESX) 3

O Backup Exec Agent for VMware Virtual Infrastructure (AVVI) aproveita as vantagens do VCB, como o backup fora do host, além de acabar com alguns dos desafios da implementação de uma solução de backup baseada em VCB e em script. Melhorias foram feitas em várias áreas principais que vão além da integração em nível de script do VCB básico, incluindo:

• Integração com APIs principais da VMware para garantir que “scripts” do VCB ou “módulos de integração” não sejam necessários

• Eliminação de backups do VCB separados para recuperação de sistema vs de arquivo individual para recuperar um único arquivo dentro de um arquivo .vmdk

• Proteger aplicativos que reconhecem o **VSS, como Exchange, SQL ou SharePoint, como parte de toda a máquina virtual Convidada (**consulte a seção Práticas recomendadas abaixo)

O AVV não requer que “agentes” sejam instalados no ESX e que nada seja configurado para que ocorram backups do VCB. Todo o suporte necessário para a execução de backups do VMware Virtual Infrastructure está incluído. (Consulte a Figura 5: Configuração do Backup Exec AVVI)

Proteção de máquina virtual VMware

11 Outubro de 2008

RECURSOS E BENEFÍCIOS DO BACKUP EXEC AVVI

Recursos do AVVI Benefícios

Integrado com o VMware Virtual Infrastructure 3 (VI3)

Suporta todas as principais tecnologias da VMware e integra-se a elas, incluindo VCB, VirtualCenter, VMotion, VMware Converter, ESX/ESXi e VMware Tools.

Integração “sem script” do VCB com o Backup Exec

O AVVI está integrado diretamente no console do Backup Exec e não requer “scripts” do VCB ou “módulos de integração” para proteger um ambiente VMware.

Backup de máquina virtual Convidada “sem agente”

É possível fazer backups sem a instalação de um Backup Exec Agent nas máquinas virtuais Convidadas ou no servidor host ESX.

Licenciamento e preços simplificados

Uma única licença do AVVI pode proteger todas as máquinas virtuais Convidadas do Windows e do Linux em um servidor ESX. Basta adquirir uma licença do AVVI para cada servidor ESX em seu ambiente. Uma única licença do AVVI inclui a capacidade de proteger um número ilimitado de máquinas virtuais Convidadas no host ESX.

Tecnologia de restauração granular (GRT) incorporada

A tecnologia GRT incluída proporciona a capacidade de restaurar pastas e arquivos individuais dentro da máquina virtual Convidada sem restaurar toda essa máquina (*apenas máquinas Windows Convidadas)

Proteção de aplicativos via VSS

Ao proteger toda a máquina virtual Windows Convidada, o AVVI pode fornecer proteção de aplicativos por meio do Serviço de Cópia de Sombra de Volume (VSS) da Microsoft. Isso permite que o servidor e o aplicativo inteiros sejam recuperados juntos.

Recursos de restauração em qualquer lugar

Restaure máquinas virtuais Convidadas para seus locais originais ou locais de armazenamento de dados alternativos, incluindo a especificação de diferentes nomes de máquina virtual e de rede virtual para serem usados após a restauração.

Integrado com o Backup Exec para permitir a proteção de sistemas físicos e virtuais

O Backup Exec AVVI pode detectar automaticamente seu ambiente virtual VMware próximo ao seu ambiente físico para fornecer a proteção contínua de ambos.

Proteção de máquina virtual VMware

12 Outubro de 2008

Depois que a licença do Agent for VMware Virtual Infrastructure tiver sido instalada no servidor do Backup Exec, a interface fácil de usar do Backup Exec poderá comunicar-se com o VirtualCenter da VMware ou com servidores ESX individuais para orientar os administradores pelo processo de identificação dos hosts ESX necessários, dos grupos e das máquinas virtuais Convidadas para um processo rápido e simples de backup e recuperação. (Consulte a Figura 6: Detecção e seleção de máquinas virtuais convidadas)

UTILIZAÇÃO DO BACKUP EXEC AGENT FOR VIRTUAL INFRASTRUCTURE (AVVI)

Figura 6: Detecção e seleção de máquinas virtuais convidadas Toda a máquina virtual Convidada e todos os seus componentes necessários são automaticamente selecionados para backup, incluindo os arquivos .vmdk, .vmx, .log e .nvram dessa máquina (consulte a Figura 7: Proteção das máquinas virtuais convidadas).

Figura 7: Proteção das máquinas virtuais convidadas

Proteção de máquina virtual VMware

13 Outubro de 2008

Quando surgir a necessidade de recuperar uma máquina virtual Convidada inteira, basta navegar pelos seus sistemas de máquinas virtuais Convidadas protegidos no console do Backup Exec a fim de restaurar toda a máquina ou arquivos .vmdk individuais. (Consulte a Figura 8: Restauração das máquinas virtuais convidadas)

Figura 8: Restauração das máquinas virtuais convidadas

Proteção de máquina virtual VMware

14 Outubro de 2008

Também é possível usar a tecnologia GRT incorporada do Backup Exec para permitir a recuperação individual de arquivos/pastas de um arquivo .vmdk sem a necessidade de executar um backup separado deles. (Consulte a Figura 9: Restauração de arquivos e pastas individuais)

Figura 9: Restauração de arquivos e pastas individuais

Proteção de máquina virtual VMware

15 Outubro de 2008

É possível restaurar os backups de volta aos seus locais originais ou para locais alternativos, incluindo armazenamentos de dados alternativos, servidores host ESX, com diferentes nomes de máquina virtual e para diferentes redes virtuais. (Consulte a Figura 10: Restauração para locais originais ou alternativos)

Figura 10: Restauração para locais originais ou alternativos

Proteção de máquina virtual VMware

16 Outubro de 2008

A tabela a seguir fornece uma comparação dos métodos da VMware descritos neste documento.

GRÁFICO DE COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE BACKUP DA VMWARE

Recurso Backup Exec Agent for VMware Virtual

Infrastructure (AVVI)

Backup de máquina virtual Convidada em nível de agente

Backup em nível de

proxy fora do host do VCB com script

Backup do Service

Console via RALUS***

Integrado com estrutura de backup do VMware VCB

SIMSIM O suporte à estrutura do VCB da VMware foi integrado ao console de backup sem a necessidade de módulo de script ou integração

NÃO Não há suporte integrado para a estrutura do VCB da VMware quando agentes são instalados nas máquinas virtuais Convidadas

NÃO Requer módulos de integração ou scripts separados para suporte ao VCB da VMware como scripts de pré/pós-tarefa

NÃO Não há suporte para a estrutura do VCB da VMware

Recuperação em nível de pasta e de arquivo individual a partir de um backup em nível de imagem de etapa única de uma máquina virtual convidada (.vmdk)

SIMSIM O AVVI usa a tecnologia GRT do Backup Exec para fazer a recuperação. Arquivos individuais, diretórios ou volumes inteiros podem ser restaurados sem que se restaure o arquivo .vmdk inteiro da máquina virtual Convidada

NÃO Arquivos individuais, diretórios ou volumes inteiros apenas poderão ser selecionados para restauração de uma máquina virtual Convidada quando um Backup Exec Agent tiver sido usado para backup

NÃO Arquivos individuais, diretórios ou volumes inteiros apenas poderão ser selecionados quando tiver sido executado um backup do VCB separado em nível de arquivo, de duas etapas

NÃO É preciso restaurar o arquivo .vmdk inteiro. Não é possível restaurar arquivos individuais do .vmdk separadamente

Integrado com o VMware VirtualCenter

SIMSIM O AVVI pode comunicar-se diretamente com o VirtualCenter da VMware para detectar e exibir automaticamente seu ambiente VMware

NÃO Arquivos individuais, diretórios ou volumes inteiros apenas poderão ser selecionados para restauração de uma máquina virtual Convidada quando um Backup Exec Agent tiver sido usado para backup

NÃO Arquivos individuais, diretórios ou volumes inteiros apenas poderão ser selecionados quando tiver sido executado um backup do VCB separado em nível de arquivo, de duas etapas

NÃO É preciso restaurar o arquivo .vmdk inteiro. Não é possível restaurar arquivos individuais do .vmdk separadamente

Backup sem agente de máquinas virtuais Convidadas

SIMSIM O AVVI permite que o Backup Exec comunique-se diretamente com o VirtualCenter ou com servidores ESX individuais para fornecer proteção de máquinas virtuais Convidadas sem instalar um agente no ESX ou na máquina virtual Convidada

NÃO O backup de máquina virtual Convidada individual exige que um agente seja instalado em cada máquina virtual Convidada

SIMSIM Fornece backup básico sem exigir que um agente seja instalado em cada máquina virtual Convidada

NÃO Exige que o agente seja instalado no ESX Service Console (o que não é possível com o ESXi) e não descarrega a E/S do backup

Processamento de backup fora do host

SIMSIM O AVVI usa o VCB da VMware para descarregar tarefas de backup de sistemas do servidor ESX em um ou mais servidores proxy do VCB de backup dedicados, o que reduz a carga nos sistemas do servidor ESX

NÃO No momento, backups fora do host não são suportados com backups em nível de agente de máquinas virtuais Convidadas

SIMSIM Fornece suporte a backup do VCB em nível de script básico para backups fora do host

NÃO Backups dos arquivos .vmdk e .vmx com o agente RALUS devem ser feitos no host, no servidor VMware ESX 3, para um servidor Backup Exec remoto

*** O Backup Exec Remote Agent for Linux\Unix Servers (RALUS) não suporta ESX 2.x. Ele é compatível apenas com servidores ESX 3.x.

Proteção de máquina virtual VMware

17 Outubro de 2008

A tabela a seguir fornece uma comparação dos métodos da VMware descritos neste documento.

GRÁFICO DE COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE BACKUP DA VMWARE (CONT.)

Recurso Backup Exec Agent for VMware Virtual

Infrastructure (AVVI)

Backup de máquina virtual Convidada em nível de agente

Backup em nível de

proxy fora do host do VCB com script

Backup do Service

Console via RALUS***

Suporte a aplicativos incluído

SIMSIM O AVVI incluiu suporte ao VSS para proteger aplicativos com reconhecimento de VSS (como Microsoft Exchange, Microsoft SQL, Microsoft SharePoint etc) ao proteger toda a máquina virtual Convidada

SIM Backups de aplicativos estão disponíveis por meio do Backup Exec Agent correspondente, quando instalado na máquina virtual Convidada que executa o aplicativo

SIM O VCB 1.5 suporta o backup ou a recuperação de dados de aplicativos on-line que vai além de um backup do sistema de arquivos com falha de consistência do arquivo .vmdk

NÃO Atualmente, o RALUS não suporta o backup ou a recuperação de dados de aplicativos on-line que vai além de um backup do sistema de arquivos com falha de consistência do arquivo .vmdk

Utiliza o VMware Converter para restaurações personalizadas de máquinas virtuais Convidadas

SIMSIM O AVVI utiliza o VMware Converter para restaurar o backup de máquinas virtuais Convidadas para seu local original ou alternativo com diferentes nomes de máquina virtual e/ou diferentes redes

NÃO A integração do VMware Converter não está disponível

SIM Uma SAN é necessária para executar backups do proxy fora do host do VCB

NÃO A integração do VMware Converter não está disponível

Utiliza o VMware Converter para restaurações personalizadas de máquinas virtuais Convidadas

SIMSIM O AVVI utiliza o VMware Converter para restaurar o backup de máquinas virtuais Convidadas para seu local original ou alternativo com diferentes nomes de máquina virtual e/ou diferentes redes

NÃO A integração do VMware Converter não está disponível

SIM Uma SAN é necessária para executar backups do proxy fora do host do VCB

NÃO A integração do VMware Converter não está disponível

Backups on-line de máquinas virtuais Convidadas

SIMSIM O AVVI utiliza o VCB da VMware para comunicar-se com o VirtualCenter ou com servidores ESX individuais a fim de executar backups on-line fora do host de máquinas virtuais Convidadas

SIM É possível instalar o Backup Exec Agent for Windows Servers (AWS) e o Backup Exec System Recovery 7.0 Option (BESRO) na máquina virtual Convidada para fazer backups on-line sem a necessidade de desligamento

SIM O VCB permite backups on-line de máquinas virtuais Convidadas

SIM O Backup Exec Remote Agent for Linux and Unix (RALUS) pode usar as ferramentas vcbMounter e vcbRestore da VMware para executar backups on-line de máquinas virtuais Convidadas

Suporta todas as configurações de armazenamento de dados da VMware

SIMSIM O AVVI pode suportar todas as infraestruturas de armazenamento de dados atuais da VMware, incluindo SAN, iSCSI, NBD/NFS e armazenamento de dados local

NÃO Não é necessária uma SAN para executar backups em nível de agente de cada máquina virtual convidada

SIMSIM O script do VCB pode suportar várias infraestruturas de armazenamento de dados, incluindo SAN, iSCSI, NBD/NFS e armazenamento de dados local

NÃO É possível restaurar pastas públicas diretamente por backups habilitados para o GRT do Backup Exec para locais originais ou locais redirecionados.

*** O Backup Exec Remote Agent for Linux\Unix Servers (RALUS) não suporta ESX 2.x. Ele é compatível apenas com servidores ESX 3.x.

Proteção de máquina virtual VMware

18 Outubro de 2008

O Backup Exec Agent for VMware Virtual Infrastructure destina-se a acomodar as necessidades de implantações grandes e pequenas – sejam de um único host ESX ou de um ambiente gerenciável do VirtualCenter, sólido e de vários hosts ESX. Ele é licenciado simplesmente por host ESX.

LICENCIAMENTO DO BACKUP EXEC AGENT FOR VMWARE VIRTUAL INFRASTRUCTURE

Cenários Ambiente do cliente Licenciamento

Proteger 3 (três) hosts ESX com 18 (dezoito) máquinas virtuais Convidadas no total

3 (três) sistemas de host ESX com 18 (dezoito) máquinas virtuais Convidadas compartilhadas, sendo que 10 (dez) executam o Windows e 8 (oito) executam o Linux

Quantidade: 3 licenças do Backup Exec Agent for VMware Virtual Infrastructure.

**Nota: nenhuma licença do Agent for Windows Systems ou do Agent for Remote Linux/Unix Servers é necessária para nenhuma máquina virtual Convidada hospedada no host ESX protegido e licenciado. No entanto, a recuperação em nível de aplicativo ou em nível de aplicativo granular requer um aplicativo Backup Exec ou um Database Agent separado. Consulte a Seção de proteção de dados integrados abaixo

Para suportar o Backup Exec AVVI, são necessários os seguintes componentes: • VMware ESX 3.0.2, 3.0.3, 3.5 ou posterior • VMware Converter 3.0.3 ou posterior • VMware VirtualCenter 2.5 ou posterior • VMware VCB 1.1, 1.5 ou posterior • Máquinas virtuais Convidadas precisam ter o VMware Tools instalado • Para obter as informações mais atuais, consulte a lista de compatibilidade de

software do Backup Exec em www.backupexec.com

AVVI SYSTEM REQUIREMENTS

Proteção de máquina virtual VMware

19 Outubro de 2008

A instalação do AVVI é simples e não envolve a instalação de nenhum software no servidor ESX. A seção a seguir descreve quais componentes do Backup Exec e do VMware Virtual Infrastructure são instalados e onde isso ocorre. (Consulte a Figura 11 abaixo: Locais de instalação do software Backup Exec AVVI)

• Um ou mais sistemas proxy de backup executando o Microsoft® Windows 2003 SP1 ou posterior, com conectividade de rede ao VirtualCenter Server que gerencia seu cluster ESX (ou ao sistema do servidor ESX caso você não esteja usando o VirtualCenter e possua apenas um sistema de servidor ESX) e que contém um adaptador do barramento do host (HBA) Fibre Channel.

• Para melhor desempenho, recomenda-se que o Backup Exec for Windows Servers seja instalado no servidor proxy Windows 2003 do VCB para executar os backups dos dados exportados de servidores ESX 3

• O software VCB 1.1 ou posterior da VMware deve ser instalado no servidor proxy Windows 2003 do VCB

• O VMware Converter 3.0.3 pode ser instalado no servidor proxy do VCB ou em outro local do Windows que possa ser acessado pelo servidor do Backup Exec

• Para proteger aplicativos com reconhecimento de VSS, como Exchange, SQL, SharePoint e Active Directory, um provedor de VSS do Backup Exec pode ser instalado na máquina virtual Convidada. Esse provedor de VSS está no CD do Backup Exec. Como alternativa, o VCB 1.5 também inclui um componente de VSS que pode ser usado no lugar do fornecido com o Backup Exec AVVI. É importante garantir que ambos não sejam usados juntos. Para obter mais detalhes sobre a instalação do componente de VSS, consulte o Guia dos Administradores do Backup Exec.

LICENCIAMENTO DO BACKUP EXEC AGENT FOR VMWARE VIRTUAL INFRASTRUCTURE

Figura 11: Locais de instalação do software Backup Exec AVVI

Proteção de máquina virtual VMware

20 Outubro de 2008

Configuração do backup • Para melhor desempenho, recomenda-se que o Backup Exec for Windows Servers

seja instalado no servidor proxy Windows 2003 do VCB para executar os backups dos dados exportados de servidores ESX 3. Se o Backup Exec for instalado em um servidor separado do servidor proxy do VCB, o Backup Exec for Windows Servers ou o Backup Exec for Windows Servers Agent for Windows Systems (AWS) deverá ser instalado no servidor proxy Windows 2003 do VCB.

• Ao executar backups em nível de imagem do VCB, deve-se tomar cuidado para garantir que exista espaço em disco suficiente no servidor proxy do VCB para todos os arquivos .vmdk que serão copiados diretamente para ele para o backup fora do host.

• Não use o Symantec Backup Exec VSS Provider e o VCB 1.5 VSS Requester juntos no mesmo sistema de máquina virtual Convidada. Apenas instale um ou outro.

• Backups habilitados para VSS via VCB de máquinas virtuais Convidadas que contêm aplicativos, como Microsoft Exchange, SQL, SharePoint e AD, NÃO têm o objetivo de substituir backups em nível de aplicativos/bancos de dados tradicionais por meio de agentes de aplicativos/bancos de dados do Backup Exec. Backups do VCB com VSS habilitado não suportam métodos de backup em nível de aplicativos/bancos de dados Completos, Incrementais ou Diferenciais. Os seguintes métodos de backup do Backup Exec suportados com backups de VSS do VCB são backups de CÓPIA que não truncam arquivos de registro do aplicativo ou fornecem recuperação granular do aplicativo.

• Para backups de SAN, o servidor proxy do VCB fora do host precisará ser zoneado adequadamente para visualizar os LUNs de VMFS utilizados pelos servidores ESX. O VCB montará um arquivo VMDK de máquina virtual em um diretório no servidor Windows do VCB centralizado e permitirá o backup do conteúdo do VMDK.

• Para evitar problemas associados a instantâneos, os backups devem ser programados durante períodos de atividade de E/S relativamente baixa na máquina virtual. Reduzir o número de backups simultâneos (e, por sua vez, instantâneos do VCB) também pode ajudar nessa situação.

• Atualize para a versão mais recente do VMware Virtual Infrastructure. Isso inclui a versão mais recente do ESX Server, do Virtual Center Server e do VCB Framework. Normalmente, as versões mais recentes dos componentes do Virtual Center possuem melhorias que aprimoram a confiabilidade do instantâneo do VCB.

• Depois que um instantâneo do VCB é criado, os dados são transferidos do armazenamento de dados da máquina virtual para o ponto de montagem do proxy de backup. A velocidade de conclusão do processo de instantâneo pode ser significativamente aprimorada se houver cuidado para garantir que o caminho de dados do armazenamento de dados ao ponto de montagem do instantâneo seja o mais rápido possível. O ponto de montagem do instantâneo deve ser configurado com o máximo de dispositivos dedicados possível.

• Atualmente, os discos RDM não são suportados por backups do VCB e serão automaticamente ignorados.

Restaurações

• O VCB não fornece recurso de restauração direta a máquinas virtuais Convidadas individuais. Um Backup Exec Agent for Windows Systems (AWS) deve ser instalado na máquina virtual Convidada de destino para executar restaurações habilitadas para GRT de arquivos e pastas individuais. Ou uma restauração alternativa de cliente pode ser executada em um compartilhamento do Windows, e os arquivos restaurados podem ser acessados e transferidos para a máquina virtual por meio desse compartilhamento.

• A recuperação granular de arquivos e pastas individuais de um arquivo .vmdk funciona melhor ao restaurar a partir de um backup baseado em disco. Embora a recuperação granular de um backup baseado em fita seja suportada, ela exige o armazenamento temporário de todo o arquivo .vmdk em um local em disco durante a restauração, que depois é removido. Para recuperar todo o arquivo .vmdk, verifique se há espaço em disco suficiente no local de armazenamento temporário especificado nas propriedades da restauração do trabalho.

PRÁTICAS RECOMENDADAS DE PROTEÇÃO DE DADOS DA VMWARE COM O BACKUP EXEC

Proteção de máquina virtual VMware

21 Outubro de 2008

RESUMO

A virtualização de servidores passou rapidamente a um status de missão crítica em várias empresas; portanto, manter sua alta disponibilidade e proteger seus dados não é uma opção, mas uma exigência dos negócios. Consequentemente, o backup e a recuperação, incluindo a recuperação de desastres completa, estão entre os processos mais críticos de data centers que contêm servidores virtualizados. O Backup Exec apresenta uma variedade de novos e eficientes recursos para proteger seu ambiente VMware como parte de sua estratégia de backup geral, além de manter a facilidade de uso que fez dele a solução escolhida por milhares de administradores de TI há mais de 15 anos.

ESTE INFORME OFICIAL É APENAS PARA FINS INFORMATIVOS E PODE CONTER ERROS TIPOGRÁFICOS E IMPRECISÕES TÉCNICAS. O CONTEÚDO É FORNECIDO COMO ESTÁ, SEM GARANTIAS EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS DE QUALQUER TIPO.