promoção de saúde e desenvolvimento na administração...

6
Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida Universidade de Brasília PROMOçãO DE SAúDE E DESENVOLVIMENTO NA ADMINISTRAçãO PúBLICA FEDERAL Plano de Curso Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Upload: others

Post on 20-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Promoção de Saúde e deSenvolvimento na adminiStração ...moodle.cead.unb.br/segep/pluginfile.php/630/mod... · Leituras dirigidas, tarefas em grupo, fóruns de discussão e trabalho

Centro de Educação a Distância da Universidade de BrasíliaGrupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida

Universidade de Brasília

Promoção de Saúde e deSenvolvimento na

adminiStração Pública Federal

Plano de curso

Ministério doPlanejamento,

Orçamento e Gestão

Page 2: Promoção de Saúde e deSenvolvimento na adminiStração ...moodle.cead.unb.br/segep/pluginfile.php/630/mod... · Leituras dirigidas, tarefas em grupo, fóruns de discussão e trabalho

2

Educação para Aposentadoria: Promoção de Saúde e Desenvolvimento na Administração Pública Federal

ementa:

Aposentadoria, desenvolvimento adulto e saúde no envelhecimento. Fatores de risco e de pro-teção à qualidade de vida na aposentadoria. Bases teóricas, formatos, planejamento e avaliação de Programas de Educação para Aposentadoria. Temas norteadores de Programas em Educação para Aposentadoria: identidade, carreira, saúde, funções cognitivas, redes sociais, família, espiri-tualidade, lazer e projeto de vida.

objetivos:

Capacitar os servidores que atuam nas áreas de saúde e gestão de pessoas para aplicação de conhecimentos sobre promoção da saúde, desenvolvimento humano, envelhecimento e traba-lho saudável, visando ao planejamento, à execução e à avaliação dos programas de educação e preparação para aposentadoria.

conteúdo programático:

O conteúdo do curso será distribuído em 19 semanas, sendo uma semana de ambientação, se-guida de 17 unidades:

Ambientação: Princípios da EaD e a Plataforma Moodle

Capacitação dos alunos no ambiente do curso - Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Modo de funcionamento, ferramentas, formas de acessos aos conteúdos, tipos de atividades planejadas.

Unidade 1 – Prevenção e Promoção da Saúde Mental e Políticas Públicas sobre Edu-cação para Aposentadoria e Envelhecimento Ativo

Principais fundamentos da prevenção e promoção da saúde mental. Políticas de pro-moção à adaptação à aposentadoria: Envelhecimento Ativo (Organização Mundial de Saúde); Política Nacional de Atenção ao Idoso; Estatuto do Idoso; Subsistema Integra-do de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

Unidade 2 – Modelos Teóricos que Fundamentam os Programas de Educação para Aposentadoria

Perspectiva do Desenvolvimento Adulto de Baltes; Resiliência; Modelo Transteórico de Mudança: processos e estágios de mudança.

Unidade 3 – Aposentadoria: Crise ou Liberdade?

Preditores de uma aposentadoria bem-sucedida. Fatores de risco e de proteção: ca-racterísticas individuais, psicossociais e organizacionais.

Plano de curso

Page 3: Promoção de Saúde e deSenvolvimento na adminiStração ...moodle.cead.unb.br/segep/pluginfile.php/630/mod... · Leituras dirigidas, tarefas em grupo, fóruns de discussão e trabalho

3

Plano de Curso

Unidade 4 – Manejo de Grupos Psicoeducativos

Definição de grupos psicoeducativos; Usos e eficácia; Planejamento de grupos psicoe-ducativos; O processo grupal; Fatores terapêuticos do grupo; Habilidades do facilita-dor de grupos; Ética no trabalho com grupos.

Unidade 5 – Formatos de Programas de Educação para a Aposentadoria

Relações entre Educação para Aposentadoria, prevenção e promoção de saúde; For-mato Continuado; Formato Intensivo; Formato Breve.

Unidade 6 – Planejamento e Avaliação de Programas de Educação para Aposentadoria

Compreensão do contexto organizacional; Preparação do projeto inicial; Qualificação dos orientadores; Adequação do programa às necessidades específicas da organiza-ção; Execução do programa.

Unidade 7 – Identidade, Valores e Novas Perspectivas Profissionais

Conceito de Identidade; Relação entre valores, objetivos e identidade; Diferença en-tre trabalho e emprego; Ferramentas para auxiliar na identificação de novas perspec-tivas profissionais.

Unidade 8 – Funções Cognitivas e Envelhecimento

Cérebro e envelhecimento; Alterações cognitivas em idosos; Estratégias de memória; Recomendações para intervenção.

Unidade 9 – Pense Saudável na Aposentadoria

Alimentação saudável: aposentadoria e hábitos alimentares, estratégias de mudança de comportamentos alimentares; Atividade física e saúde mental: risco e benefícios para aposentadoria e envelhecimento ativo; Sexualidade na aposentadoria: aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais; Recomendações para intervenção.

Unidade 10 – Relacionamentos Familiares e Conjugais na Aposentadoria

Família e a qualidade das relações: papel do participante no contexto familiar atual e futuro, a família como fator protetivo, desenvolvimento de habilidades sociais nas relações familiares; Recomendações para intervenção.

Unidade 11 – Rede Social

A rede social como preditor do envelhecimento/aposentadoria bem-sucedida; Víncu-los com a família, amigos, comunidade, colegas de trabalho e demais agentes sociais; Recomendações para intervenção.

Unidade 12 – Autonomia Financeira

Autoconhecimento financeiro; Autocontrole financeiro; Educação financeira na famí-lia; Organização do orçamento familiar; Investimentos rumo à qualidade de vida na aposentadoria; Recomendações para intervenção.

Page 4: Promoção de Saúde e deSenvolvimento na adminiStração ...moodle.cead.unb.br/segep/pluginfile.php/630/mod... · Leituras dirigidas, tarefas em grupo, fóruns de discussão e trabalho

4

Educação para Aposentadoria: Promoção de Saúde e Desenvolvimento na Administração Pública Federal

Unidade 13 – (Re)descobrindo o Lazer na Aposentadoria

O conceito e os tipos do lazer; Vivências de lazer na aposentadoria; Direitos e barrei- ras para viver momentos de lazer; Educação para o lazer; Recomendações para inter-venção.

Unidade 14 – Espiritualidade

Definição e dimensões da espiritualidade; Espiritualidade e saúde mental; Espirituali-dade no ciclo de vida; Recomendações para intervenção.

Unidade 15 – Projeto de Vida

Projeto de vida e bem-estar na aposentadoria; Valores como guias para projetos de vida; Ação comprometida e implementação de projetos de vida; Encerramento de intervenções continuadas em educação para aposentadoria; Recomendações para intervenção.

Unidade 16 – A Pesquisa em Programas de Educação para Aposentadoria

Estudos de avaliação de necessidades; Estudos de desenvolvimento de programas e avaliação de processo; Estudos de avaliação de eficácia; Estudos de avaliação de efe-tividade; Estudos de difusão.

Unidade 17 – Realização de Trabalho Final

O aluno deverá desenvolver e aplicar, em seu órgão de origem, uma intervenção bre-ve de Educação para Aposentadoria, utilizando os procedimentos abordados durante o curso. Esta aplicação será descrita em um relatório final.

estratégias de ensino:

Leituras dirigidas, tarefas em grupo, fóruns de discussão e trabalho de campo.

estratégias de avaliação:

Participação do aluno em fóruns de discussão, comunicação com seus tutores, acessos e fre-quência à plataforma de ensino. Realização de tarefas de aplicação da aprendizagem. Redação de relatório final.

Os alunos que obtiverem aprovação nos módulos, de acordo com as regras estabelecidas no pro-jeto pedagógico, receberão o certificado de extensão emitido pela UnB.

Page 5: Promoção de Saúde e deSenvolvimento na adminiStração ...moodle.cead.unb.br/segep/pluginfile.php/630/mod... · Leituras dirigidas, tarefas em grupo, fóruns de discussão e trabalho

5

Plano de Curso

bibliografia básica:

Murta, S. G., França, C. L. & Seidl, J. (2014). Programas de Educação para Aposentadoria: Como Planejar, Executar e Avaliar. Brasília: CEAD/UnB.

bibliografia complementar:

Duarte, V. C. & Melo-Silva, L. L (2009). Expectativas diante da aposentadoria: Um estudo de acompanhamento em momento de transição. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10, 45-54.

França, L. H., & Carneiro, D. (2009). Programas de preparação para a aposentadoria: Um estudo com trabalhadores mais velhos em Resende (RJ). Revista Brasileira de Geriatria e Gerontolo-gia, 12(3), 429-448.

França, C. L. & Murta, S. (no prelo). Fatores de Risco e de Proteção na Adaptação à Aposentadoria. Psicologia Argumento, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR.

Menezes, G. & França, L. H. (2012). Preditores da decisão da aposentadoria por servidores públicos federais. Revista Psicologia: Organização e Trabalho, 12, 315-328.

Oliveira, C., Torres, A. R. & Albuquerque (2009). Análise do bem estar psicossocial de aposentados de Goiânia. Psicologia em Estudo, 4, 749 – 757.

Soares, D. H., & Costa, A. (2011). Aposent-Ação: Aposentadoria para Ação. 1ª Ed. São Paulo: Vetor.

Zanelli, J. C., Silva, N., & Soares, D. H. P. (2010). Orientação para aposentadoria nas organizações de trabalho: Construção de projetos para o pós-carreira. Porto Alegre: Artmed.

Page 6: Promoção de Saúde e deSenvolvimento na adminiStração ...moodle.cead.unb.br/segep/pluginfile.php/630/mod... · Leituras dirigidas, tarefas em grupo, fóruns de discussão e trabalho

Ministério doPlanejamento,

Orçamento e Gestão