projeto ste e olimpiadas de histÓria

10
1 Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria Estadual de Educação Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAIS E PROFESSORES DE HISTÓRIA

Upload: milhoranca

Post on 14-Jun-2015

539 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO STE e OLIMPIADAS DE HISTÓRIA

1

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Secretaria Estadual de Educação

Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza

PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAIS E PROFESSORES DE HISTÓRIA

Nova Andradina-MS

Page 2: PROJETO STE e OLIMPIADAS DE HISTÓRIA

2

Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza

PROJETO: STE E OLIMPIADAS DE HISTÓRIA

Projeto desenvolvido no 2º semestre do ano letivo de 2009 pelos professores: Fernando, José Marcelo, Marina, Kennedy e Eloisa da Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza.

Nova Andradina-MS

Page 3: PROJETO STE e OLIMPIADAS DE HISTÓRIA

3

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................04

Justificativa........................................................................................04

Público Alvo......................................................................................04

Objetivos: Gerais e Específicos .......................................................05

Ações................................................................................................05

Metodologia......................................................................................06

Cronograma de Execução................................................................07

Avaliação.........................................................................................08

Page 4: PROJETO STE e OLIMPIADAS DE HISTÓRIA

4

1. INTRODUÇÃO

A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita de estudar e debater a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens e textos.

Serão cinco fases online e uma fase final com premiação, disputadas por equipes compostas por até 3 estudantes e um professor de história.

Muitas escolas já têm incluído, no seu planejamento pedagógico, o tema das Olimpíadas. Esse tema torna-se tão atraente que ultrapassa a sala de aula e acaba por envolver toda a escola e até a comunidade. Isso é muito bom porque as Olimpíadas, por suas características, abrem importantes janelas para o conhecimento do mundo em que vivemos: seus povos, suas culturas, suas histórias e suas geografias.

Porém, para que esse projeto tenha sucesso, fazem-se necessários o envolvimento, o compromisso e a criatividade da equipe escolar. As atividades aqui sugeridas ganham a identidade da escola pela ação conjunta entre professores–alunos e entre estes e toda a comunidade escolar.

2. JUSTIFICATIVA

As olimpíadas de história como todas outras que acontece nas escolas estimula os alunos, a competição é saudável, mas não deve ser o foco principal desses concursos. “No caso da educação, ela não pode ser uma disputa pura, precisa envolver o maior número possível de alunos e a formação de professores para causar uma reflexão sobre a prática em sala de aula”.

A melhoria da aprendizagem é um dos resultados que essas competições podem trazer o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que funciona como um termômetro da qualidade da educação, já mostrou esses efeitos. E qundo associado à tecnologia como a olimpíadas de história onde os alunos em grupo online competiram com os alunos do Brasil todo, Graças a investimentos feitos em tecnologia nas escolas.

3. PÚBLICO ALVO Professores Regentes de História

Professores da STE;

Coordenadores;

Diretores da Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza;

Page 5: PROJETO STE e OLIMPIADAS DE HISTÓRIA

5

4. OBJETIVOS4.1 - OBJETIVOS GERAIS

Tradicionalmente, as Olimpíadas científicas têm contemplado as ciências exatas e naturais. No Brasil, já são conhecidas a Olimpíada Brasileira de Matemática, a de Química, a de Biologia, a de Robótica, entre outras.

Estudar e conhecer a história do Brasil pode ser um desafio estimulante e enriquecedor. É nisso que ao propor uma Olimpíada Nacional em História do Brasil.

O principal objetivo das olimpíadas é ser um instrumento de estímulo e educação científica para os jovens tanto em escolas públicas. Além de funcionar como instrumento de identificação de talentos, ela cria um ambiente acadêmico que estimula os estudantes de forma positiva, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.

4.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. O objetivo com a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é trazer para o âmbito das ciências humanas este tipo de atividade que estimula o conhecimento e o pesquisa, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafio construtivo. O conhecimento histórico é sem dúvida é extrmamente importantes para a nossa formação pessoal e profissional, e fundamental na constituição da cidadania.

As olimpíadas incentivam o uso adequado da Sala de Tecnologias Educacionais valorizando o processo de ensino-aprendizagem;

5. AÇÕES

1- Divulgação das Olimpíadas história junto aos professores regentes

2- Divulgação aos alunos e formação das equipes

3- Inscrição das equipes na STE.

4- Orientações dos professores da STE na ajuda as equipes com relação a internet e login.

Page 6: PROJETO STE e OLIMPIADAS DE HISTÓRIA

6

6. METODOLOGIA

As provas serão realizadas todas na STE da escola para que os professores de história responsáveis pelas equipes auxiliem junto com os profssores da ste no que for nescsssario.Os participantes da Olimpíada devem se organizar em equipes compostas por três estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do ensino fundamental ou no ensino médio, orientados por um professor de história. O mesmo professor pode orientar mais de uma equipe, mas um aluno não pode participar de mais de uma equipe.

A composição das equipes é decidida pelos participantes, desde que obedecendo a composição de um professor e três estudantes. Elas podem ter todos os estudantes da mesma série (por exemplo, todos os três estudantes pertencerem ao segundo ano do ensino médio), dois estudantes da mesma série e um de outra, ou um estudante de cada série (por exemplo, um estudante do oitavo ano – antiga sétima série, um estudante do nono ano – antiga oitava série e um estudante do terceiro ano do ensino médio).

A equipe ao se inscrever receberá um código de inscrição único, escolherá um login e uma senha para acessar e fazer as provas on-line das primeiras 5 fases da Olimpíada. É de inteira responsabilidade dos participantes lembrar o login e a senha escolhidos, bem como o código de inscrição. Apenas os participantes poderão conhecer o login e senha de sua equipe, ficando sujeitos à desclassificação aqueles que compartilharem estas informações com qualquer outra pessoa.

Cada fase é composta por questões de múltipla escolha, e por tarefas determinadas. Dentre as alternativas de múltipla escolha, os participantes deverão selecionar apenas uma, ou seja, aquela que acharem mais pertinente como resposta.

Page 7: PROJETO STE e OLIMPIADAS DE HISTÓRIA

7

7. CRONOGRAMA

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO MÊS INÍCIO TÉR. PROF. RESP.

1- Inscrições

Setembro 01/09 15/09

MarinaFernandoJosé MarceloKennedyEloisa

2- Primeira fase

Setembro 16/09 21/09MarinaFernandoJosé MarceloKennedyEloisa

3- Segunda fase

Setembro 22/09 28/09

MarinaFernandoJosé MarceloKennedyEloisa

4- Terceira fase

Outubro 29/10 05/10

MarinaFernandoJosé MarceloKennedyEloisa

4- Quarta fase

Outubro 30/10 12/10

MarinaFernandoJosé MarceloKennedyEloisa

5- Quinta fase

Outubro 13/10 19/10

MarinaFernandoJosé MarceloKennedyEloisa

6- Final Novembro 20/11 21/11MarinaFernandoJosé MarceloKennedyEloisa

Page 8: PROJETO STE e OLIMPIADAS DE HISTÓRIA

8

8. AVALIAÇÃO Como as olimpíadas de história não são obrigatórias e tem um custo aos participantes todos que participaram já terão uma nota pela participação.

Eles serão avaliados pela seriedade e busca por resultados.

Não é necessário ser campião para tirar a nota dez mas sim participar com a intenção e reresponsabilidade de chegar a final.