projeto integração - portalcgsync.com.br · o presente manual descreve os principais tópicos da...

24
Projeto Integração Copyright 2011. Todos os direitos reservados. Control Informática. Versão 2.0 Gerada em 31/10/2011 Retaguarda e Parametrização Implementação, parâmetros, configuração e preparação de ambiente Frente Tabelas Corporativas

Upload: dinhtuyen

Post on 02-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Projeto Integração

Copyright 2011. Todos os di rei tos reservados .Control Informática .Versão 2.0 Gerada em 31/10/2011

Retaguarda e ParametrizaçãoImplementação, parâmetros, configuração e preparação de ambiente

Frente Tabelas Corporativas

2Projeto Integração - Frente tabelas Corporativas

Índice

Capítulo I Introdução

Capítulo II Glossário

Capítulo III Fluxo Operacional

Capítulo IV Preparação de Ambiente

................................................................................................................................... 61 Antes da implantação - Aspectos de negócio

................................................................................................................................... 62 Dados que serão Migrados para a nova Base

................................................................................................................................... 73 Tabelas participantes do Projeto

................................................................................................................................... 74 MasterCross

Capítulo V Execução

................................................................................................................................... 81 Tipos de Controle

................................................................................................................................... 92 Execução do DE -> PARA

................................................................................................................................... 213 Pontos de Atenção

Capítulo VI Cadastro de tabelas corporativas

................................................................................................................................... 221 Cadastros controlados pelo Fabricante

................................................................................................................................... 232 Solicitação de Cadastros

................................................................................................................................... 243 Importação de Cadastros

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 3

1 Introdução

O presente manual descreve os principais tópicos da implementação do projeto Integração -Frente tabelas corporativas.

O projeto Integração foi dividido em 2 fases:

Durante a primeira fase foram selecionados os fornecedores oficiais de software para ogrupo Schincariol em função de seu porte, estrutura e tecnologia utilizada. Nesta fase osfornecedores oficiais executaram adaptações em seus aplicativos de forma a garantir oatendimento aos pré-requisitos mapeados pela Schincariol. Nesta fase a Control jáapresentava um percentual de compatibilidade em torno de 90% do necessário, sendo queos 10% restantes foram preparados e entregues dentro do prazo estabelecido, tornando-se aControl a única homologada a conseguir realizar este feito.

Na segunda fase o ERP Control sofreu mais alterações no sentido de atender ao novomodelo de gestão de informações dos distribuidores. Nesta fase foram definidas algumastabelas que passaram a ser de domínio da Schincariol e todas essas tabelas foram alteradasde forma a se padronizar a codificação, tamanho e formato dos campos entre o SAP e o ERPControl.

Este manual trata exclusivamente da segunda fase do projeto.

PALAVRAS CHAVE: Atualização, ERP Control, Tabelas corporativas, SAP, Integração, Controlede faixas

Atenciosamente

Equipe de ProjetosControl Informática Ltda.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 4

2 Glossário

Este capítulo descreve os principais termos utilizados neste manual.

S.F.A.: Acrônimo de Sales Force Automation ou Automação de força de vendas, trata-se deum software especialmente escrito para utilização em dispositivos móveis.

P.D.A.: Personal digital assistants ou Assistente Pessoal Digital, é um computador dedimensões reduzidas, dotado de grande capacidade computacional, também conhecidocomo PalmTop.

E.R.P.: Enterprise Resource Planning ou SIGE - Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, noBrasil, é o termo que descreve uma série de atividades de gestão empresarial suportadas poraplicações de IT. Estas são compostas de muitos módulos, incluindo planejamento deproduto, compras, estoque, relacionamento com fornecedores, atendimento ao cliente eacompanhamento de pedidos.

SAP: É um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) transacional, produto principal daSAP AG, uma empresa alemã.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 5

3 Fluxo Operacional

Este capítulo descreve os processos envolvidos na implementação do projeto Integração.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 6

4 Preparação de Ambiente

Este capítulo descreve os pré requisitos necessários para a implementação do projetoIntegração nas revendas do grupo Schincariol.

4.1 Antes da implantação - Aspectos de negócio

A chegada do consultor Control na revenda deve ser precedida de algumas providênciastomadas entre a Control, o grupo Schincariol e a distribuidora. São elas:

1. Tipo de controle de tabelas que será utilizado: Definido entre a Schincariol e oRevendedor.

2. Envio do cadastro de produtos: Solicitado pela CIA e remetido pelo revendedor aFábrica. Para atender essa solicitação estamos utilizando o relatório VDCGJR01 -Cadastros / Produtos / Relat Produtos / 01. Rel Geral Produtos .

3. Validação do cadastro de ocorrências: Valida se todas as ocorrências que irá utilizar narevenda já estão cadastradas pela Fábrica.

4. Validação do cadastro de natureza de operação: Valida se todas as ocorrências que iráutilizar na revenda já estão cadastradas pela Fábrica.

5. Validação do cadastro de Produtos: Valida se todos os produtos que irá utilizar narevenda já estão cadastradas pela Fábrica.

4.2 Dados que serão Migrados para a nova Base

Em função da troca de códigos de produtos, ocorrências, natureza de operação os dados dadistribuidora não serão migrados integralmente.De acordo com as premissas do projeto, serão migrados obrigatoriamente os seguintesdados do sistema:

· Cadastro de Clientes· Cadastro de Vendedores· Comodatos em aberto e Baixados· Títulos do contas a receber em aberto e baixados· Títulos do contas a pagar em aberto e baixados

De forma opcional podem ser migrados os arquivos de pedidos, romaneios e notas fiscais(Mês atual + 2 meses anteriores), porém, essa operação requer execução de DE -> PARA deprodutos de forma mais complexa e planejada. No modelo executado durante o piloto estesdados não foram migrados.

Executando uma migração sem pedidos, romaneios e notas fiscais o sistema somente podeser colocado em produção na virada do mês e sem nenhum acerto de contas ou baixa detítulos pendentes. No modelo onde os pedidos, romaneios e notas fiscais são migrados esseprocesso pode ocorrer em qualquer momento.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 7

4.3 Tabelas participantes do Projeto

As seguintes tabelas participam do projeto Integração - Frente Tabelas corporativas:

4.4 MasterCross

Em função da atualização do tamanho de alguns campos no sistema de gestão seránecessário instalar a nova versão do Mastercross / Action presente na revenda.

Para isso entre em contato com o departamente de Bussines Inteligence da Control paramaiores detalhes sobre a instalação do Mastercross / Action em sua empresa.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 8

5 Execução

Este capítulo descreve os passos necessários para a implementação do projeto Integraçãonas revendas do grupo Schincariol.

Como pré requisito para execução se faz necessário que o ERP Control já esteja na versãoCTRA0014A.arj

O Projeto Integração criado pela fábrica consiste uma total organização dos cadastrosrelacionados ao faturamento , principalmente o cadastro de produtos, principal assunto doprojeto, igualando assim esses cadastros do sistema da fábrica com os cadastros doSistema Control na distribuidora.

Os cadastros serão alinhados ao sistema da fábrica, facilitando o entendimento em todas astransações existentes entre fábrica x distribuidor. Uma vez criada esta organização , fica emmodo seguro e protegido , os cadastros relacionados ao projeto, não permitindo nenhumrevendedor trabalhar em outro ambiente com dados ou cadastros diferentes do que foiestipulado no que diz respeito aos códigos de produtos e mercadorias do fabricante.

5.1 Tipos de Controle

O Projeto Integração na distribuidora , pode-se adaptar em dois tipos de controle

Plano A - Controle Total - (Onde a Fábrica controla 100% do cadastro).

É exportado a partir da fábrica inicialmente os cadastros relacionados ao projeto , e aoimportar no revendedor que está sujeito a este regime, fica bloqueado e protegido estescadastros, não sendo permitido inclusões e alterações do mesmo.

Plano B - Contole Parcial - (É estipulado uma faixa definida para a fábrica e outra para adistribuidora).

É exportado a partir da fábrica inicialmente os cadastros relacionados ao projeto , e aoimportar no revendedor que está sujeito a este regime, fica “parcialmente” bloqueado eprotegido estes cadastros, não sendo permitido a Inclusão/Alteração dos códigosestipulados em uma faixa numérica definida pela fábrica , mas fica aberto para orevendedor a utilização dos códigos após esta faixa definida pela fábrica.

Como foi dito na preparação de ambiente, o tipo de controle a ser utilizado deve ser tratadoentre a Schincariol e o revendedor. Por default, a fábrica estipulou que todos osdistribuidores utilizarão o modelo de controle total.

Sendo Controle Total ou Controle Parcial, após a conversão dos dados de todos os módulosdeverá ser executada a troca dos códigos no sistema, conhecida como DE -> PARA.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 9

5.2 Execução do DE -> PARA

Seja total ou parcial , segue abaixo as regras a serem seguidas no seu passo a passo , paraa execução da troca de códigos.

Preparação de ambiente – PLANO A e PLANO B:

1. Verificar espaço disponível em disco rígido (requisito: o triplo do tamanho da pasta SOF).2. Isolar a CPU da rede afim de não ter interferência de outros usuários.3. Esvaziar a pasta SOF \ TEMP pois o de-para trabalha com ela.4. Copiar arquivos GEGETRXX.DAT e GEGETRXX.VIX e em seguida colar os mesmos na

SOF\GENW.5. Ajustar o sistema Operacional para não haver Hibernação ou Proteção de tela.6. Obter a relação completa dos cadastros envolvidos no projeto com TI responsável.7. Acessar o Verifica Cria arquivos por período em todos os módulos evitando o erro FS 39.8. Orientar o mesmo no preenchimento de cadastro do de-para.9. Backup completo da pasta SOF.

Procedimentos de troca – PLANO A e PLANO B

1. Acessar o Vendas:MENU: ESPECIAIS / CONSULTA FAIXAS RESTRITAS (DE/ATÉ) FABRConferir as faixas estipuladas pela fábrica. No primeiro acesso o sistema irá apresentar oerro abaixo:

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 10

Após a atualização CTRA0014 são inseridos no menu especiais dois novos programas, referente àtransferencias dos códigos e a consultas das faixas definidas pelo fabricante.

Conforme imagem acima, é visualizado o nome dos arquivos referente a este menu.

TR – TransferenciaFR – Faixas restritas

Ambos salvos na pasta SOF \ GENW

Para inicio da execução da troca de códigos , é necessário que o GEGETR esteja na pasta GENW

2 - Cadastro do DE -> PARA:

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 11

Ao acessar o menu Transferencia de códigos , será exibido a relação dos dados que tiveram mudanças emseu layout na versão nova CTRA0014 e deverão ser trocados com a execução deste de-para.

Para iniciar o cadastro de-para , é necessário atualizar o arquivo GEGETR.dat de acordo com a base de dadosdo revendedor. Inicialmente o arquivo está vazio , contendo apenas a l ista dos dados para troca conformeimagem abaixo , mas o mesmo deverá ser atualizado afim de ser padronizado e criado a origem da troca doscódigos de acordo com os dados do revendedor. Em resumo , será criado o DE-PARA dentro do GEGETR ocódigo ORIGEM e DESTINO iguais.

Para iníciar o DE-PARA , selecione o registro e dê um “enter” para abrir a segunda tela.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 12

Nesta segunda tela , é visualizado os cadastros atuais e que serão trocados todos com o preenchimento doCódigo DESTINO.Dois cliques para acessar a tela.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 13

Após o preenchimento do Código de destino, já é possível executar a troca, cl icando no botão ExecutarTROCA.Obs. Só pode executar a troca , desde que todo cadastro de de-para esteja preenchido o novo código dedestino. Para assim garantir a integridade da troca em todo histórico de movimentação.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 14

Após isso será exibida a tela abaixo:

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 15

Clicando em OK será exibida a tela abaixo:

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 16

Caso o programa de troca , encontre algum arquivo corrompido , bloqueado , ou com erro fs 39 por não tersido convertido , o De-para é finalizado no mesmo instante, exibindo a mensagem acima.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 17

Esta tela é da consulta do VUTIL32 pelo menu especiais , e estando com uma base totalmente insegura ecorrompida , a mesma não será executada a troca pelo de-para.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 18

Com a base l impa e organizada , o de-para é executado até exibir a mensagem acima.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 19

Legenda DE-PARA

Fase Atual – É exibido uma descrição de qual histórico de movimentação está sofrendo atrocaTotal de Fases – Exibe o total de históricos de movimentação para a troca do referido cód.Arquivo ORIGEM – Arquivo Layout CTRA0014 convertido mas sem o código novoArquivo DESTINO – Arquivo Layout CTRA0014 convertido mas com o código novo Arquivo BACK-UP – Cópia fiel do arquivo origem antes da troca

Ordem de execução para cada fase a para todos os arquivos: O programa de troca de códigos efetua umabackup do arquivo original na pasta do sistema SOF \ TEMP , o mesmo adiciona o nome de BKP-*.*

Em seguida é criado uma outra cópia do arquivo origem , mas com o nome NOVO-*.* e este arquivo novo queserá trocado dentro do mesmo, os cógidos de acordo com os dados do de-para.

Quando é encontrado um erro na execução da troca , deverá o usuário acessar a pasta SOF \ TEMP e esvaziara mesma , pois serão feitos todos os BKP na mesma. Caso não encontre nenhum problema durante a troca eaparecer a mensagem acima , então deverá o usuário prosseguir com todas as trocas até o término de tudo.

O programa assim , apaga o arquivo original , e renomeia o arquivo NOVO-*.* para o seu devido nomecorrespondente.

Obs. Não deverá existir nenhum arquivo com nome NOVO dentro da pasta SOF, se existir é devido o mesmoter passado por algum problema anterior e que não terminou a cópia.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 20

Ao encerrar a execução do DE -> PARA será exibida a tela abaixo:

Após a execução do DE -> PARA verifique se todos os ítens foram substituídos com sucesso.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 21

5.3 Pontos de Atenção

Antes da execução do DE -> PARA existem certos procedimentos que devem ser adotadospara garantir que os dados foram migrados corretamente.

São eles:

1. Organização

Antes de executar o DE -> PARA você deve garantir que os dados não estejam corrompidosexecutando o vutil no sistema. Após certificar-se de que não existem dados corrompidosvocê poderá iniciar a fase de execução de DE -> PARA.

2. Atenção

A chave de uma correta execução é a atenção aos detalhes. Certifique-se de que verificoutodos os pontos possíveis para garantir o sucesso da execução do DE -> PARA. Lembre-se, oprocesso é demorado, então, certifique-se de que está utilizando a máquina com maisrecursos da empresa, se possível o servidor e que nenhum usuário estará utilizando osistema no momento da execução.

3. Planejamento

O bom planejamento previne problemas futuros. Antes de iniciar o DE -> PARA execute umaanálise nos dados que serão trocados e verifique se existem códigos concorrentes, ou seja,códigos que já existem no sistema atual e que devem ser migrados para o novo.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 22

6 Cadastro de tabelas corporativas

Este capítulo descreve os passos necessários para solicitação de cadastros junto aofabricante.

Com a entrada em produção do projeto Integração - Frente Tabelas corporativas, algunscadastros serão efetuados pelo fabricante e remetidos aos distribuidores. Será necessáriosolicitar ao fabricante estes cadastros e importá-los na revenda.

6.1 Cadastros controlados pelo Fabricante

Os seguintes cadastros são passíveis de controle pelo fabricante após a implementação doprojeto Integração:

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 23

6.2 Solicitação de Cadastros

A solicitação de cadastros de quaisquer dado que seja controlado pela CIA deve serrealizado com antecedência, de forma que você possa receber o novo cadastro em tempohábil.

Recomendamos os seguintes pontos:

· Antes de solicitar o cadastramento de qualquer ítem verifique se ele já não estádisponível;

· Tenha em mãos os dados necessários para identificação do produtos junto a CIA;· Atente para questões tipo cor, sabor, tamanho, embalagem e quantidades;· Certifique-se de que os dados constantes de sua solicitação são suficientes para execução

do cadastro;

Considerando os pontos acima, você deverá solicitar ao seu Gerente de Operações daSchincariol as informações sobre que área será responsável por esse cadastramento.

OBS: A CONTROL NÃO REALIZA CADASTRAMENTO, ALTERAÇÃO,INCLUSÃO OU EXCLUSÃO DE NENHUM DADO CONTROLADO VIATABELAS CORPORATIVAS, APENAS O FABRICANTE TEM ACESSO AESSA TAREFA ASSIM COMO PROVIDENCIAR O SEU ENVIO EIMPORTAÇÃO. AS SOLICITAÇÕES DE CADASTRAMENTO, ALTERAÇÃO,INCLUSÃO OU EXCLUSÃO DE QUALQUER DADO CONTROLADO PELOFABRICANTE DEVE SER DIRECIONADA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE AOFABRICANTE.

Projeto Integração - Frente Tabelas Corporativas 24

6.3 Importação de Cadastros

Após a solicitação dos cadastros o fabricante deverá executar o cadastramento e remeterpor e-mail até o revendedor.Após recebê-lo proceda sa seguinte forma:

Você deverá criar a pasta ?:\SOF\REVENDAS\9999\IMP (onde ? é o seu drive de rede e 9999é o diretório padrão, não altere para o número da licença!)Salve o arquivo recebido no diretório acima. Atenção, caso receba o arquivo compactadodescompacte-o nesta pasta.Entre no sistema de vendas e o arquivo será importado conforme tela abaixo:

Após a importação verifique se os dados solicitados foram importados corretamente.