projeto de recuperação final 1ª série em · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b)...

15
Projeto de Recuperação FINAL1ª Série EM PORTUGUÊS Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados no próximo ano. Como estudar (estratégia): O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir às videoaulas dos assuntos indicados. O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de: 1 prova com 20 questões (valor:10,0) Matéria a ser estudada (conteúdo): PORTUGUÊS GRAMÁTICA VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 4 12 Sujeito 4 13 Pronomes 4 14 Morfossintaxe dos pronomes 5 15 Adjetivo 5 16 Numeral 5 17 Termos Relacionados aos nomes 5 18 Verbo 6 20 Emprego das formas verbais 6 23 Termos Relacionados ao verbo LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ESTUDAR 1. “Ele é o homem/ Eu sou apenas uma mulher”. Nesses versos, reforça-se a oposição entre os termos homem e mulher. a) Identifique os recursos linguísticos utilizados para provocar esse reforço. b) Explique por que esses recursos causam tal efeito. 2. Lembrando que o artigo sempre se refere a um substantivo e concorda com ele em gênero e número, indique a alternativa em que o anão é um artigo:

Upload: ngotuong

Post on 19-Jan-2019

263 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM

PORTUGUÊS

Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que serão trabalhados no próximo ano.

Como estudar (estratégia):

O aluno deverá refazer os exercícios dados em sala e realizar a lista de exercícios. Deverá, também, refazer as provas aplicadas como forma de rever o conteúdo de maneira prática e assistir às videoaulas dos assuntos indicados.

O conteúdo descrito abaixo será avaliado por meio de:

1 prova com 20 questões (valor:10,0)

Matéria a ser estudada (conteúdo): PORTUGUÊS – GRAMÁTICA

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

4 12

Sujeito

4 13

Pronomes

4 14

Morfossintaxe dos pronomes

5 15

Adjetivo

5 16

Numeral

5 17

Termos Relacionados aos nomes

5 18

Verbo

6 20

Emprego das formas verbais

6 23

Termos Relacionados ao verbo

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ESTUDAR

1. “Ele é o homem/ Eu sou apenas uma mulher”. Nesses versos, reforça-se a oposição entre os termos homem e mulher. a) Identifique os recursos linguísticos utilizados para provocar esse reforço. b) Explique por que esses recursos causam tal efeito. 2. Lembrando que o artigo sempre se refere a um substantivo e concorda com ele em gênero e número, indique a alternativa em que o “a” não é um artigo:

Page 2: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM a) Raras eram as pessoas que conheciam a cidade. b) “Tão calma é a chuva que se solta no ar.” (Fernando Pessoa) c) “Conta a lenda que dormia/Uma princesa encantada.” (Fernando Pessoa) d) “A hora é suave para a minha dor.” (Fernando Pessoa) e) Ele jamais fez referências a amigos nem a inimigos. 3. a) Complete as frases com os pronomes EU ou MIM: I. Vou comprar aquela casa para _________.

II. Preciso de um financiamento para __________ comprar aquela casa.

III. Faltam quinze dias para _____________ entrar de férias.

IV. Aquelas flores são para __________.

V. Eles viajaram ante de ___________.

b) Julgue o emprego dos pronomes nas orações a seguir em CERTO (C) ou ERRADO (E) de acordo com a gramática normativa. Explique o erro das alternativas erradas.

I. ( ) Ele disse que era para mim comprar aquele livro.

II. ( ) Comprei um casaco para mim, caso faça frio no avião.

III. ( ) Apesar de não quererem, eles concordaram conosco.

IV. ( ) Para mim, basta uma semana de viagem; depois volto ao trabalho.

V. ( ) O dono do cão chamou-o com firmeza, já que não parava de correr.

4. a) Reescreva o período a baixo, substituindo cada pronome em destaque por outro de sentido equivalente: “Tais eram as ideias que me iam passando pela cabeça, vagas e turvas, à medida que o mouro rolava convulso.” b) Classifique os pronomes destacados no item a. 5. Leia o trecho de um diálogo:

- Já são quase duas da manhã e o Sérgio ainda não dormiu. - Deixa o menino em paz. Ele também tem seus problemas. - Mas não são horas de tocar música. Pode acordar os vizinhos. - _________é o que menos me preocupa – murmurou ela.

(Adaptado de Érico Verissimo. O tempo e o vento. São Paulo: Círculo do Livro, s/d , p.109)

O pronome que preenche adequadamente a lacuna é o demonstrativo a) Esse b) isto c) essa d) isso e) aquela 6. Leia o texto abaixo, de Rubem Braga:

Page 3: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM

Tomo meu café com pão dormido, que não é tão ruim assim. E enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando:

- Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? "Então você não é ninguém? ". Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a

campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era: e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: "Não é ninguém, não senhora, é o padeiro". Assim ficara sabendo que não era ninguém...

Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo.

(In: "Ai de ti, Copacabana." 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964, pp. 44,45)

a) Que sentido assume o pronome indefinido NINGUÉM no texto acima? b) Quando esse pronome indefinido é usado na função sintática de sujeito, a dupla negação pode ou não ocorrer. Justifique essa afirmativa, exemplificando-a. (Escreva as duas frases)

7. Encontramos pronome indefinido em: a) "Muitas horas depois, ela ainda permanecia esperando o resultado." b) "Foram amargos aqueles minutos, desde que resolveu abandoná-las." c) "A nós, provavelmente, enganariam, pois nossa participação foi ativa." d) "Havia necessidade de que tais ideias ficassem sepultadas." e) "Sabíamos o que você deveria dizer-lhe ao chegar da festa."

8. Observe as seguintes sentenças.

• Admiro muito a obra de Tarsila do Amaral.

• Tarsila do Amaral pintou o quadro Abaporu.

A alternativa em que os dois períodos anteriores estão adequadamente reunidos por meio de um pronome relativo é: a) Admiro muito a obra de Tarsila do Amaral, da qual pintou a obra Abaporu. b) Admiro muito a obra de Tarsila do Amaral, que pintou o quadro Abaporu. c) Admiro muito a obra de Tarsila do Amaral, cuja pintou o quadro Abaporu. d) Admiro muito a obra de Tarsila do Amaral, com cuja pintou a obra Abaporu. e) Admiro muito a obra de Tarsila do Amaral cuja que pintou o quadro Abaporu.

9. Substitua o termo em destaque pelo pronome adequado, colocando-o após o verbo:

a) As águas transparentes ofereceram UM BOM ESPETÁCULO.

b) Voltei a procurar A URSA MENOR.

c) Os tubarões atacam OS OBJETOS BRANCOS.

d) Ao ver, porém, AS LUZES me levantei.

e) Comunicamos a ordem AOS FUNCIONÁRIOS. 10. O uso do pronome átono no início das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos a seguir. PRONOMINAIS

Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro

(ANDRADE, Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988.)

Page 4: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM “Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens ( .. ).”

(CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980.)

Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, infere-se que ambos: a) condenam essa regra gramatical. b) acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra. c) criticam a presença de regras na gramática. d) afirmam que não há regras para uso de pronomes. e) relativizam essa regra gramatical. 11. Leia atentamente o trecho da canção abaixo:

Telegrama Eu tava triste, tristinho Mais sem graça Que a top model magrela Na passarela Eu tava só, sozinho! Mais solitário que um paulistano Que um canastrão

Na hora que cai o pano Tava mais bobo Que banda de rock Que um palhaço Do circo Vostok... [...] (Zeca Baleiro. Telegrama. Intérprete: Zeca Baleiro. In: Petshop mundo cão. Abril, 2002)

a) Nos versos acima, há um adjetivo que não sofre flexão de gênero. Identifique-o. b) Explique o sentido que o autor buscou, no primeiro verso, ao repetir o adjetivo na forma diminutiva. c) Reescreva as frases modificando o grau dos adjetivos e locuções adjetivas de acordo com o indicado entre parênteses.

I. Estava mais sem graça que a top model na passarela. (comparativo de igualdade) II. Estava mais bobo... (superlativo absoluto analítico) 12. Leia o texto abaixo:

O primeiro passo na Lua foi dado com um pé tamanho 41. Esse era o tamanho da bota azul do astronauta estadunidense Neil Armstrong, então com 38 anos, o primeiro homem a descer em solo lunar, no dia 20 de julho de 1969, às 23h56min31s (hora de Brasília). O passo foi dado com o pé esquerdo. Ao pisar na Lua, com o coração batendo 156 vezes por minuto, Neil Armstrong disse a célebre frase: “Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade”. Calcula-se que 1,2 bilhão de pessoas acompanharam esse momento pela TV no mundo inteiro. [...] Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua, fincaram ali uma bandeira metálica dos Estados Unidos e colocaram uma placa junto à perna do módulo lunar, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano Richard Nixon: “Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz em nome de toda a humanidade”.

(10 curiosidades sobre o homem na Lua. Guia dos Curiosos)

a) A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, havendo, entre ambos, uma relação objetiva, de proximidade, de pertencimento. Que expressão composta por numeral cardinal faz referência metonímica ao astronauta Neil Armstrong? b) Retire do texto:

Dois fragmentos com numerais ordinais.

Dois fragmentos com numerais cardinais.

Page 5: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM 13. a) Observe as frases a seguir e explique por que, na primeira, o verbo está no plural, mas, na segunda, está no singular. I. A motorista e a dona do carro compareceram à delegacia para registrar queixa. II. A motorista e dona do carro compareceu à delegacia para registrar queixa. b) Reescreva as frases “Vende-se casas” e “Fazem dois anos que mudamos” fazendo as correções necessárias. 14. No que diz respeito à forma verbal “roubaram”, no segundo balão da charge, podemos dizer que: a) possui um sujeito indeterminado, por isso, o verbo está na terceira pessoa do plural. b) faz parte de uma oração sem sujeito, uma vez que o verbo é impessoal. c) tem como núcleo de seu sujeito simples a palavra “giz”. d) possui sujeito simples que, no caso, é o termo “professora”. e) seu sujeito é a palavra “ética”, em negrito no balão anterior. 15. Leia os fragmentos a seguir:

Fragmento 1 Havia um menino diferente dos outros meninos: tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça

pelada. Os vizinhos mangavam dele e gritavam: - Ó pelado! [...] - Seria melhor se me deixassem quieto, disse Raimundo, baixinho. Encolheu-se e fechou o olho direito...

(Graciliano Ramos. Alexandre e outros heróis. São Paulo: Record, 1991. P. 99-101)

Fragmento 2 No dia seguinte, Menino de Asas retornou da escola tão triste que se esqueceu de fazer uso das asas. Caminhava desajeitadamente na areia quente, como um pássaro esquisito. Contou que nenhuma criança comparecera à aula. Ficara sozinho na classe, alisando com a ponta das asas os bancos solitários.

(Homero-Homem. Menino de asas. São Paulo: Ática, 1989. P.9)

a) Transcreva, de um dos fragmentos acima, um verbo empregado no modo subjuntivo. Em seguida, indique em que tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do fragmento 2. Indique em que pessoa, número, tempo e modo elas se encontram. c) Em nossas aulas, vimos que as formas nominais do verbo podem desempenhar também a função de nome. Retire de um dos fragmentos acima uma forma nominal no gerúndio que tenha valor de advérbio. d) Complete as lacunas, colocando o verbo no tempo e modo pedidos:

Nesse tempo eu não ________________ mais nela. (pensar – pretérito imperfeito do indicativo).

Não sendo meu costume dissimular ou esconder nada, ________________ nesta página o caso do muro.

(contar – futuro do presente do indicativo)

Sempre nos ________________ aquele aproveitamento da vida. (faltar – pretérito mais-que-perfeito do

indicativo)

Eu não ________________ a noite inteira (cantar – futuro do pretérito do indicativo)

Duvido que ele ________________ nesta semana. (voltar – presente do subjuntivo)

Page 6: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM 16. Leia o texto abaixo:

Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamente Todos os meses, são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O lixo acumulado na rodovia pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito a até causar acidentes. a) Levando em conta as vozes verbais, explique a relação entre o sujeito e a ação expressa pela locução verbal no título do texto. Em sua resposta, indique em que voz está essa locução verbal. b) Releia: “Todos os meses, são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo”. Como ficaria essa frase na voz passiva sintética? c) Na oração “O lixo acumulado na rodovia pode impedir o escoamento da água”, em que voz está a locução verbal “pode impedir”? 17. Observe a última estrofe do poema “A mulher e a casa”, de João Cabral de Melo Neto. exercem sobre esse homem efeito igual ao que causas: a vontade de corrê-la por dentro, de visitá-la. Fazendo a análise morfossintática da última estrofe, pode-se afirmar que, em “visitá-la”,: a) o verbo é intransitivo. b) o “la” é objeto indireto. c) o acento agudo é facultativo. d) o “la” é complemento nominal. e) o “la” é pronome oblíquo e assume a função de objeto direto. 18. A preposição DE pode preceder diferentes tipos de funções sintáticas, por exemplo, objeto indireto, como na frase “Eu preciso de você”. O termo destacado também exerce a função de objeto indireto em: a) A construção de novas casas deve ser uma prioridade no governo atual. b) Necessitamos de novas casas para abrigar a população. c) A necessidade de novas casas não pode ser esquecida pelo governo. d) A banca de madeira quebrou completamente. e) A mesa de madeira está no outro cômodo. 19. Leia os versos a seguir:

Não me escutas, Jatir! nem tardo acodes

À voz do meu amor, que em vão te chama!

Tupã! lá rompe o sol! do leito inútil

A brisa da manhã sacuda as folhas!

(Gonçalves Dias)

Observe as afirmações a seguir:

I. Trata-se de um lamento por um amor não-correspondido, que se expressa em figuras de rejeição, como LEITO INÚTIL.

II. O adjunto adverbial relacionado ao verbo chamar atenua a ideia da inutilidade da espera amorosa, que subsidia todo o texto.

III. O nome do amado é apresentado em tom de queixa por meio do vocativo do verso 1.

IV. No verso 4, há a sugestão de que a espera não foi inútil pois durou um dia inteiro.

Page 7: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM

Aponte a alternativa correta quanto à relação do texto com as afirmações anteriores.

a) Todas as afirmações estão corretas. b) Todas as afirmações estão incorretas. c) Apenas I e II estão corretas. d) Apenas I e III estão corretas. e) Apenas IV está incorreta.

20. Quanto à natureza semântica (de significado) e sintática (de relação gramatical) dos elementos presentes no texto, há, a seguir, apenas uma alternativa errada. Assinale-a. a) O termo “de idosos” caracteriza o substantivo “abrigo”, funcionando como adjunto adnominal deste. b) “de doações” é complemento do verbo “precisa”, denominando-se objeto indireto, por ser introduzido por preposição. c) Sintaticamente, no anúncio, os termos “O segredo” e “Nosso objetivo” exercem a mesma função. d) “Chegar”, “compartilhar” e “doar”, na última linha do texto do anúncio, são todos verbos de ligação. e) “ser uma rede de solidariedade” e “apoiar instituições de diversos segmentos divulgando as suas necessidades” indicam as finalidades para a existência do grupo.

Matéria a ser estudada (conteúdo): PORTUGUÊS – LITERATURA

VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO

3 8 Arcadismo

3 10 e 11 Romantismo no Brasil: poesia (3 fases poéticas)

4 12 Romantismo no Brasil: Prosa indianista (José de Alencar)

4 13 Romantismo no Brasil: Prosa urbana (José de Alencar)

4 14 Realismo-Naturalismo na Europa (características)

5 17 Machado de Assis: conto “O Espelho”

5 18 Naturalismo no Brasil (características)

5 19 Naturalismo no Brasil (Aluísio Azevedo)

Page 8: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM

- Romantismo: Livro obrigatório “Senhora”, de José de Alencar.

- Realismo: Conto “O Espelho”, de Machado de Assis.

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA ESTUDAR

1. Onde estou? Este sítio desconheço: Quem fez diferente aquele prado? Tudo outra natureza tem tomado; E em contemplá-lo tímido esmoreço. Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço De estar a ela um dia reclinado. Ali em vale um monte está mudado: Quanto pode dos anos o progresso! Árvores aqui vi tão florescentes, Que faziam perpétua a primavera: Nem troncos vejo agora decadentes. Eu me engano: a região esta não era: Mas que venho a estranhar, se estão presentes Meus males, com que tudo degenera! *sítio: lugar (Cláudio Manuel da Costa. "Sonetos (VlI)". In: RAMOS, Péricles Eugênio da Silva (Intr., sel. e notas): POESIA DO OUTRO - ANTOLOGIA. São Paulo: Melhoramentos,

1964, p. 47.)

O estilo neoclássico, fundamento do Arcadismo brasileiro, de que fez parte Cláudio Manuel da Costa, caracteriza-se

pela utilização das formas clássicas convencionais, pelo enquadramento temático em paisagem bucólica pintada

como lugar aprazível (agradável), pela delegação da fala poética a um pastor culto e artista, pelo gosto das

circunstâncias comuns, pelo vocabulário de fácil entendimento e por vários outros elementos que buscam adequar a

sensibilidade, a razão, a natureza e a beleza. Dadas essas informações,

a) indique qual a forma convencional clássica em que se enquadra o poema.

b) o lugar onde o eu lírico se encontra continua aprazível (agradável)? Justifique sua resposta por meio de um trecho do texto.

2. Texto 1 Alguém há de cuidar que é frase inchada Daquela que lá se usa entre essa gente Que julga, que diz muito, e não diz nada. (Cláudio Manuel da Costa) Texto 2 Irás a divertir-te na floresta, sustentada, Marília, no meu braço; aqui descansarei a quente sesta, dormindo um leve sono em teu regaço. (Tomás Antônio Gonzaga)

Page 9: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM a) Os dois textos servem de exemplo para quais temas clássicos difundidos pelos árcades? b) Justifique sua resposta.

3. Abaixo você tem dois trechos de poemas do Romantismo brasileiro. Identifique a que geração pertence cada um dos trechos e justifique sua resposta com elementos dos mesmos.

Page 10: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM I Descansem o meu leito solitário Na floresta dos homens esquecida, À sombra de uma cruz, e escrevam nela: – Foi poeta – sonhou – e amou na vida. – Sombras do vale, noites da montanha Que minha alma cantou e amava tanto, Protegei o meu corpo abandonado, E no silêncio derramai-lhe canto! II Ontem plena liberdade, A vontade por poder... Hoje... cúm’lo de maldade Nem são livres para... morrer... Prende-os a mesma corrente – Férrea, lúgubre serpente – Nas roscas da escravidão. E assim roubados à morte, Dança a lúgubre coorte Ao som do açoite... Irrisão!... 4. As questões a e b referem-se ao texto a seguir, retirado de Senhora, de José de Alencar. Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões. Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa. Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante. Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor? Afirma o texto acima que Aurélia era rica e formosa. Considerando o romance como um todo, sabemos que a personagem referida nem sempre foi rica, apesar de formosa. Preterida num primeiro momento por Fernando Seixas, grande amor de sua vida, mas contumaz caça-dotes, Aurélia acaba se casando com ele. Pergunta-se: a) O autor utiliza a linguagem poética no trecho acima? Justifique sua resposta por meio de uma frase. b) Pode-se afirmar que a descrição de Aurélia no trecho se enquadra nas características da literatura romântica? Explique sua resposta. 5. As novas tendências que se opuseram no meado do século XVIII aos ideais neoclássicos, preludiando o Romantismo, refletem um estado de espírito inconformista em relação ao intelectualismo, ao absolutismo, ao convencionalismo clássico, ao esgotamento das formas das formas e temas então dominantes. A imaginação e o sentimento, a emoção e a sensibilidade, conquistam aos poucos o lugar que era ocupado pela razão. Com isso, “a noção de natureza e seus corolários – a bondade natural, a pureza da vida em natureza, a superioridade da inspiração natural, primitiva, popular – atraem cada vez mais o interesse e o pensamento dos homens”.

(COUTINHO, Afrânio. “Introdução à Literatura no Brasil”. 18.ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.) a) Estudando a relação entre contexto histórico e a literatura, percebe-se que as mudanças estéticas são impulsionadas pelas mudanças no pensamento. Com base nesse trecho e no que você já estudou até o momento, destaque e comente qual filósofo do movimento iluminista exerceu a maior influência para o movimento romântico, b) Segundo o texto, qual foi um dos motivos para a ascensão da estética romântica na Europa?

6. Os dois textos pertencem à obra O guarani, publicada em 1857, que é considerada um marco na prosa

romântica brasileira.

Page 11: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM

Texto I Mas o inimigo caiu no meio deles, subitamente, sem que pudessem saber se tinha surgido do seio da terra, ou se tinha descido das nuvens. Era Peri. Altivo, nobre, radiante da coragem invencivel e do sublime heroismo de que já dera tantos exemplos, o indio se apresentava so em face de duzentos inimigos fortes e sequiosos de vingança. Caindo do alto de uma árvore sobre eles, tinha abatido dois; e volvendo o seu montante como um raio em torno de sua cabeça abriu um circulo no meio dos selvagens.

ALENCAR, Jose de. O Guarani. São Paulo: Martin Claret, 2002.

Texto II D. Antonio, vendo a resolução que se pintava no rosto do selvagem, tornou-se ainda mais pensativo; quando, passado esse momento de reflexão, ergueu a cabeça, seus olhos brilhavam com um raio de esperança. Atravessou o espaço que o separava de sua filha, e, tomando a mão de Peri, disse-lhe com uma voz profunda e solene: - Se tu fosses cristão, Peri!... O indio voltou-se extremamente admirado daquelas palavras. - Por que?... perguntou ele. - Por que?... disse lentamente o fidalgo. Porque se tu fosses cristão, eu te confiaria a salvação de minha Cecilia, e estou convencido de que a levarias ao Rio de Janeiro, a minha irmã.O rosto do selvagem iluminou-se; seu peito arquejou de felicidade; seus lábios tremulos mal podiam articular o turbilhão de palavras que lhe vinham do intimo da alma. - Peri quer ser cristão! exclamou ele. D. Antonio lançou-lhe um olhar úmido de reconhecimento. - A nossa religião permite, disse o fidalgo, que na hora extrema todo o homem possa dar o batismo. Nos estamos com o pe sobre o túmulo. Ajoelha, Peri! O indio caiu aos pes do velho cavalheiro, que impos-lhe as mãos sobre a cabeça. - Se cristão! Dou-te o meu nome. Peri beijou a cruz da espada que o fidalgo lhe apresentou, e ergueu-se altivo e sobranceiro, pronto a afrontar todos os perigos para salvar sua senhora.

ALENCAR, Jose de. O Guarani. São Paulo: Martin Claret, 2002.

a) A partir da leitura do texto I, aponte uma característica da prosa romântica de José de Alencar. Em seguida, transcreva um trecho que a comprove. b) Os romances indianistas fazem parte de um projeto de valorização da cultura nacional que coloca o indígena como símbolo de nacionalidade e nativismo. Considerando essa afirmação, pode-se dizer que, no texto II, prevalece a cultura indígena? Justifique sua resposta.

7. Leia o trecho a seguir, que se refere ao romance “O primo Basílio”, de Eça de Queirós, e responda às perguntas. ... tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!

a) Considerando apenas o excerto apresentado, é possível perceber que se trata de uma obra do Realismo? Por quê? b) Justifique sua resposta com um trecho. 8. Os trecho a seguir é de O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo: Era um pobre-diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro, como escova, barba e bigode do mesmo teor; muito macilento, com uns óculos redondos que lhe aumentavam o tamanho da pupila e davam-lhe à cara uma expressão de abutre, perfeitamente de acordo com seu nariz adunco e com a sua boca em lábios: viam-se lhe ainda todos os dentes, mas, tão gastos, que pareciam limados até ao meio. Andava sempre de preto, com um guarda-chuva

Page 12: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM debaixo do braço e um chapéu de Braga enterrado nas orelhas. Fora em seu tempo empregado de comércio, depois corretor de escravos; contava mesmo que estivera mais de uma vez na África negociando negros por sua conta. Atirou-se muito às especulações; durante a guerra do Paraguai ainda ganhara forte, chegando a ser bem rico; mas a roda desandou e, de malogro em malogro, foi-lhe escapando tudo por entre as suas garras de ave de rapina. E agora, coitado, já velho, comido de desilusões, cheio de hemorróidas, via-se totalmente sem recursos e vegetava à sombra do Miranda, com quem por muitos anos trabalhou em rapaz, sob as ordens do mesmo patrão, e de quem se conservara amigo, a princípio por acaso e mais tarde por necessidade.

a) Por que podemos afirmar que a descrição acima do personagem é tipicamente naturalista? b) Copie um pequeno trecho que justifique sua resposta.

AS QUESTÕES 9 E 10 REFEREM-SE AO CONTO “O ESPELHO”, DE MACHADO DE ASSIS.

9. Leia o trecho abaixo extraído do conto “O Espelho”, de Machado de Assis, e responda às questões. Quatro ou cinco cavalheiros debatiam, uma noite, várias questões de alta transcendência, sem que a disparidade dos votos trouxesse a menor alteração aos espíritos. A casa ficava no morro de Santa Teresa, a sala era pequena, alumiada a velas, cuja luz fundia-se misteriosamente com o luar que vinha de fora. Entre a cidade, com as suas agitações e aventuras, e o céu, em que as estrelas pestanejavam, através de uma atmosfera límpida e sossegada, estavam os nossos quatro ou cinco investigadores de coisas metafísicas, resolvendo amigavelmente os mais árduos problemas do universo. Por que quatro ou cinco? Rigorosamente eram quatro os que falavam; mas, além deles, havia na sala um quinto personagem, calado, pensando, cochilando, cuja espórtula no debate não passava de um ou outro resmungo de aprovação. Esse homem tinha a mesma idade dos companheiros, entre quarenta e cinquenta anos, era provinciano, capitalista, inteligente, não sem instrução, e, ao que parece, astuto e cáustico. Não discutia nunca; e defendia-se da abstenção com um paradoxo, dizendo que a discussão é a forma polida do instinto batalhador, que jaz no homem, como uma herança bestial; e acrescentava que os serafins e os querubins não controvertiam nada, e, aliás, eram a perfeição espiritual e eterna. Como desse esta mesma resposta naquela noite, contestou-lha um dos presentes, e desafiou-o a demonstrar o que dizia, se era capaz. Jacobina (assim se chamava ele) refletiu um instante, e respondeu: - Pensando bem, talvez o senhor tenha razão.

a) O Dicionário Eletrônico Houaiss define ironia como a “figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender; uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser empregado, para definir ou denominar algo”. Destaque do texto acima uma passagem em que se utiliza a ironia, recurso bastante utilizado por Machado de Assis em suas obras. b) É possível afirmar que Jacobina se coloca acima dos outros personagens? Justifique sua resposta por meio de um trecho que a comprove.

10. Considerando o conto “O Espelho”, de Machado de Assis, responda às questões abaixo:

a) Apresente a teoria do personagem Jacobina a respeito da duplicidade da alma humana. b) O que fez o autor para que o personagem protagonista ficasse sozinho durante um tempo suficiente para descobrir a sua alma exterior?

AS QUESTÕES de 11 a 14 REFEREM-SE AO LIVRO “SENHORA”, de José de Alencar.

11. Com base na leitura e análise do livro “Senhora”, assinale a alternativa correta:

a) A obra conta a história de Fernando Seixas e Amélia, divididos entre o amor verdadeiro e o casamento por

interesse financeiro. b) O romance é dividido em quatro partes. c) Não há divisão em capítulos. d) O final do livro é totalmente realista, pois o casal se separa. e) Aurélia é frágil e, por isso, adoece de amor.

Page 13: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM 12. Assinale a alternativa incorreta em relação à obra:

a) Aurélia, apesar de rica, detestava o dinheiro. Julgava-o causador de infortúnios, quando mal empregado.

b) A linguagem é romântica, com descrições exageradas do cenário e dos personagens, sobressaindo o excesso de adjetivos.

c) O romance é narrado na primeira pessoa.

d) A história começa pelo meio.

e) Abreu, apesar de falar em suicídio, não o cometeu.

13. Assinale a alternativa que não relaciona corretamente personagem-característica.

a) Aurélia: Jovem bonita, de origem humilde e personalidade forte. b) Lemos: Fez proposta para agenciar Aurélia para outros homens. c) Seixas: Ia casar-se com Adelaide por trinta contos de réis. d) Dr. Torquato: Casou-se com Aurélia. e) Abreu: Jovem e rico, desencantou-se da vida por causa de Aurélia.

14. Dadas as seguintes características do Romantismo, podemos afirmar que estão presentes na obra Senhora:

1. Predomínio da emoção sobre a razão.

2. Retorno ao passado.

3. Sentimento de nacionalidade.

4. Culto da natureza.

5. Idealização da mulher.

6. Exagero na caracterização dos personagens.

a) Todas.

b) Todas, exceto a 2.

c) Todas, exceto a 2 e a 6.

d) Todas, exceto a 2, 3 e 4.

e) Todas, exceto a 3 e a 6.

15. Sobre o Realismo brasileiro, é correto afirmar: a) Foi uma estética pouco significativa no painel literário brasileiro, pois ficou afastado dos problemas nacionais, questão bastante trabalhada pelo Romantismo. b) Teve grande influência do lluminismo francês, daí o aspecto libertário de alguns romances de nossos escritores realistas, como Machado de Assis e Raul Pompéia. c) Deu especial importância à questão cultural, buscando as raízes da cultura brasileira no folclore e nos costumes do povo. d) Sua tendência a retratar a realidade com objetividade e imparcialidade está pautada nos postulados filosóficos e científicos que alcançaram grande popularidade no final do século XIX, como o positivismo e o darwinismo. e) Embora na prosa houvesse um afastamento dos ideais estéticos do movimento romântico, que o antecedeu, o Parnasianismo, contraparte poética do Realismo no contexto brasileiro, não conseguiu se desvencilhar do sentimentalismo e de alguns temas preferidos do Romantismo, como o índio e o escravo, explorando-os com frequência. 16. Leia o texto abaixo, retirado de O Cortiço, e faça o que se pede: Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. […].

Page 14: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sangüínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 15. ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-29.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma possível leitura do fragmento citado: a) No texto, o narrador enfatiza a força do coletivo. Todo o cortiço é apresentado como um personagem que, aos poucos, acorda como uma colmeia humana. b) O texto apresenta um dinamismo descritivo, ao enfatizar os elementos visuais, olfativos e auditivos. c) O discurso naturalista de Aluísio Azevedo enfatiza nos personagens de O Cortiço o aspecto animalesco, mas também a sua vitalidade e energia naturais, oriundas do prazer de existir. d) Por meio da descrição do despertar do cortiço, o narrador apresenta os elementos introspectivos dos personagens, procurando criar correspondências entre o mundo físico e o metafísico. e) Observa-se, no discurso de Aluísio Azevedo, uma preocupação em apresentar elementos descritivos que comprovem a sua tese determinista. 17. A guerra franco-prussiana de 1870 inspirou romances de diferentes categorias. A obra, porém, de maior fôlego sobre o tema foi sem dúvida o romance La Débâcle, de Émile Zola. Este autor documentou-se antes de escrever sobre a derrota do exército francês. O iniciador da literatura naturalista consultou diversas testemunhas do conflito. No século XIX, a história não representava mais simplesmente um pano de fundo para os romances, mas se tornava protagonista.

(www.linhaseveredas.blogspot.com. Ana Luiza Bedê, 01/07/2010)

No caso do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, a influência de um Zola naturalista revelou-se sobretudo no fato de o narrador a) mostrar que as características individuais dos trabalhadores sobrepõem-se às injunções do meio social. b) desenvolver teses socialistas, abrindo novas perspectivas para a ascensão das camadas populares. c) criar personagens que, a despeito das condições precárias de vida, tornam-se líderes revolucionários. d) explorar a profunda e terna poesia que se oculta sob a aparente crueza da vida miserável. e) subordinar a conduta das personagens à ação determinante do meio pelo qual são moldadas. 18. Relacione os trechos da obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, às características realistas/naturalistas seguintes que predominam nesses trechos e, a seguir, marque a alternativa CORRETA: 1. Detalhismo. 2. Crítica ao capitalismo selvagem. 3. Zoomorfização. ( ) “(...) possuindo-se de tal delírio de enriquecer, que afrontava resignado as mais duras privações. Dormia sobre o balcão da própria venda, em cima de uma esteira, fazendo travesseiro de um saco de estepe cheio de palha.” ( ) “Era um pobre-diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro como escova, barba e bigode do mesmos teor; muito macilento, com uns óculos redondos que lhe aumentavam o tamanho da pupila e davam-lhe à cara uma expressão de abutre, perfeitamente de acordo com o seu nariz adunco e com a sua boca sem lábios: (...)” ( ) “E seu tipo baixote, socado, de cabelos à escovinha, a barba sempre por fazer (...) Era um pobre diabo caminhando para os setenta anos, antipático, muito macilento.” a) 2, 1, 3

Page 15: Projeto de Recuperação FINAL 1ª Série EM · tempo verbal do subjuntivo ele está conjugado. b) Observe as formas verbais “comparecera” e “ficara”, presentes no final do

Projeto de Recuperação FINAL– 1ª Série EM b) 1, 3, 2 c) 3, 2, 1 d) 2, 3, 1 e) 1, 2, 3 19. No enredo do conhecido conto O espelho, de Machado de Assis, quatro homens discutem questões transcendentes e ouvem a tese, defendida por uma quinta personagem, de que o ser humano possui duas almas, uma interior e outra exterior, a última sujeita a mudar de natureza e de estado. Para justificar seus argumentos, conta que, aos vinte e quatro anos, ao se tornar alferes, teve sua vaidade incentivada por uma velha tia. Esta, orgulhosa da posição do sobrinho, colocou no quarto um enorme espelho, através do qual ele admirava a si mesmo fardado. Em virtude do episódio, ele diz: – O alferes eliminou o homem. Durante alguns dias as duas naturezas equilibraram-se; mas não tardou que aprimeira cedesse à outra; ficou-me uma parte mínima de humanidade. Aconteceu então que a alma exterior, que era dantes o sol, o ar, o campo, os olhos das moças, mudou de natureza, e passou a ser a cortesia e os rapapés da casa, tudo o que me falava do posto, nada do que me falava do homem. Depois de recordarmos o resumo do enredo, é correto afirmar, em relação à fala citada em itálico, que a) a patente de alferes trouxe muitas responsabilidades ao jovem, as quais abalaram sua saúde emocional, tornando-o inseguro de sua masculinidade. b) no trecho, todas as lembranças da juventude da personagem são descritas com o máximo de pormenor. c) a personagem vivenciou uma experiência de dupla personalidade, durante a qual teve sua humanidade reduzida. d) o processo de mudança de natureza, narrado no fragmento, se refere ao fato de que o jovem precisou esquecer o passado para poder assumir sua nova vida, agora alicerçada em outro patamar. e) o processo de mudança de natureza a que se refere a personagem é o fato de que sua alma exterior passou a desejar o reconhecimento público, o que a identificava, cada vez mais, com o posto de alferes, e não com o ser humano que era. 20. Em O espelho, de Machado de Assis, o personagem principal relata aos amigos um fato de sua vida que o fez refletir sobre a alma humana. O narrador o introduz da seguinte forma: Vai senão quando, no meio da noite, sucedeu que este casmurro usou da palavra, e não dois ou três minutos, mas trinta ou quarenta. A conversa, em seus meandros, veio a cair na natureza da alma[...].

(PROENÇA FILHO, Domício. Os melhores contos de Machado de Assis 15. ed. São Paulo: Global, 2004. p. 26.)

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo em relação ao conto aqui referido. ( )Jacobina, o personagem principal, aos vinte e cinco anos, foi nomeado alferes e esse acontecimento transformou completamente a sua vida. ( )A conclusão a que chega o personagem principal é de que não há uma alma humana, mas duas: uma que representa o exterior e outra que representa o interior. ( )A natureza da alma humana era um consenso entre os amigos que conversavam naquela noite, e a história do alferes serviu de exemplo para fundamentar suas convicções. ( )Ao final da narrativa, Jacobina olha-se no espelho e, não mais conseguindo se enxergar, tem a ideia de vestir a farda. Isso lhe possibilita reencontrar sua alma exterior. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) VFVF b) FVVV c) VVFV d) VFFF e) FVFV