projeto de lei do vereador daniel luiz do psdb de paulo afonso bahia 2

4
8/4/2019 Projeto de Lei do VEREADOR DANIEL LUIZ DO PSDB DE PAULO AFONSO BAHIA 2 http://slidepdf.com/reader/full/projeto-de-lei-do-vereador-daniel-luiz-do-psdb-de-paulo-afonso-bahia-2 1/4 CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO - Estado da Bahia - PROJETO DE LEI Nº. ____ /2011. “ Dispõe sobre a criação do pólo agroindustrial de Paulo Afonso,bem como regulamenta as condições para disposição de incentivos fiscais para geração de emprego e renda no município de Paulo Afonso. ” A Câmara Municipal de Paulo Afonso, no uso de suas atribuições legais, aprova: Artigo 1º. Fica criado o pólo agro industrial de Paulo Afonso, cuja finalidade é permitir a atração e implantação de pequenas , medias e grandes empresas agroindustriais no município de Paulo Afonso,com recursos e dotações orçamentárias de programas de incentivo do governo federal e parcerias público privadas,inclusive com agro industrias estrangeiras, deste que não estejam impedidas por dispositivo de lei Federal. Parágrafo Primeiro: A prefeitura do município de Paulo Afonso providenciará a delimitação da área física, cujo terreno deverá ser previamente aprontado em lotes, com destinação a construção das edificações das agroindústrias que se habilitarem. Parágrafo segundo: As pequenas empresas agro industriais, micro e pequenos empresários terão prioridade na implantação de suas agro industrias; desde que previamente orientados pelo SEBRAE e órgãos municipais destinados ao desenvolvimento de infra estrutura sócio,econômica e financeira do município, mediante expedição de relatório técnico de viabilidade econômica.

Upload: cecilio-almeida-matos

Post on 07-Apr-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projeto de Lei do VEREADOR DANIEL LUIZ DO PSDB DE PAULO AFONSO BAHIA 2

8/4/2019 Projeto de Lei do VEREADOR DANIEL LUIZ DO PSDB DE PAULO AFONSO BAHIA 2

http://slidepdf.com/reader/full/projeto-de-lei-do-vereador-daniel-luiz-do-psdb-de-paulo-afonso-bahia-2 1/4

CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO

- Estado da Bahia -

PROJETO DE LEI Nº. ____ /2011.

“ Dispõe sobre a criação do pólo

agroindustrial de Paulo

Afonso,bem como regulamenta

as condições para disposição de

incentivos fiscais para geração

de emprego e renda no

município de Paulo Afonso. ”

A Câmara Municipal de Paulo Afonso, no uso de suas atribuições legais,aprova:

Artigo 1º. Fica criado o pólo agro industrial de Paulo Afonso, cuja finalidade épermitir a atração e implantação de pequenas , medias e grandes empresasagroindustriais no município de Paulo Afonso,com recursos e dotações orçamentáriasde programas de incentivo do governo federal e parcerias público privadas,inclusivecom agro industrias estrangeiras, deste que não estejam impedidas por dispositivo delei Federal.

Parágrafo Primeiro: A prefeitura do município de Paulo Afonso providenciará adelimitação da área física, cujo terreno deverá ser previamente aprontado em lotes,com destinação a construção das edificações das agroindústrias que se habilitarem.

Parágrafo segundo: As pequenas empresas agro industriais, micro e pequenosempresários terão prioridade na implantação de suas agro industrias; desde quepreviamente orientados pelo SEBRAE e órgãos municipais destinados aodesenvolvimento de infra estrutura sócio,econômica e financeira do município,mediante expedição de relatório técnico de viabilidade econômica.

Page 2: Projeto de Lei do VEREADOR DANIEL LUIZ DO PSDB DE PAULO AFONSO BAHIA 2

8/4/2019 Projeto de Lei do VEREADOR DANIEL LUIZ DO PSDB DE PAULO AFONSO BAHIA 2

http://slidepdf.com/reader/full/projeto-de-lei-do-vereador-daniel-luiz-do-psdb-de-paulo-afonso-bahia-2 2/4

Artigo 2º. O Poder executivo municipal ,mediante estudos prévios a seremrealizados no prazo de 100 dias da publicação da presente Lei, determinará quais osincentivos fiscais que poderão ser concedidos ás empresas investidoras que sehabilitarem a implantarem-se no município, junto ao pólo agro industrial.

Artigo 3º. Os lotes localizados e delimitados na área do pólo agro industrial serãofornecidos em regime de comodato pelo prazo de 15 anos, renovados por mais 15anos, não podendo ser emprestado, cedido, permutado, vendido ou negociado a que

título for.

Artigo 4º. Compete a Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico Socialenvidar esforços junto ao governo do estado e federal com fim de estimular a vindade agroindústrias para o município, devendo inclusive manter contato direto comdiretores executivos e empresários, a título de convite, visando atrair e implantar omaior número possível de agro industrias no município de Paulo Afonso.

Parágrafo único: Dentro da dotação orçamentária estabelecida para fins depublicidade do município,o poder executivo municipal, deverá lançar campanhapublicitária e midiática noticiando a criação do Pólo agroindustrial do município de

Paulo Afonso, visando o incentivo da classe empresarial empreendedora,inclusivecom a criação e colocação na internet de um sítio de divulgação, cadastramento eorientação dos candidatos interessados.

Artigo 5º. A área destinada deverá ser correspondente á 200 metros quadrados paracada empresa, para o número máximo, inicial de 15 empresas, totalizando então3.000 m² (três mil metros quadrados),devidamente loteados,com estrutura propíciapara receber as agroindústrias, tais como instalações de água,luz e gás.

Parágrafo único: Os contratos serão firmados de forma a garantir e assegurar que aagroindústria se comprometa a permanecer instalada no pólo agroindustrial peloperíodo mínimo de 6 anos, sob pena de multa contratual correspondente a 20% dosvalores atualizados para implantação da infra-estrutura do projeto,além das garantiastrabalhistas legais as quais estarão vinculadas.

Artigo 6º. As agroindústrias instaladas deverão formar e capacitar a mão deobra local, bem como garantir e assegurar que 60% das vagas de empregosejam destinadas preferencialmente ao moradores pauloafonsinos. Sendoque dos 60%das vagas destinadas; 25% deverão ser reservadas aoprograma “primeiro emprego” ,para jovens que não tenham até os 23 anosde idade experiência alguma com registro em carteira profissional.

Artigo 7º. O poder executivo municipal, através da secretaria dedesenvolvimento econômico e social incentivará com material didático epublicitário correspondente que pequenos e médios empreendedorespossam aderir a iniciativa de implantação de agroindústrias locais,desdeque sem ônus para a municipalidade.

Artigo 8º. A área a ser escolhida deverá ser junto a zona rural, em condições defácil acesso ao centro e à zona urbana, inclusive com disponibilidade de transportecoletivo para tal.

Page 3: Projeto de Lei do VEREADOR DANIEL LUIZ DO PSDB DE PAULO AFONSO BAHIA 2

8/4/2019 Projeto de Lei do VEREADOR DANIEL LUIZ DO PSDB DE PAULO AFONSO BAHIA 2

http://slidepdf.com/reader/full/projeto-de-lei-do-vereador-daniel-luiz-do-psdb-de-paulo-afonso-bahia-2 3/4

Parágrafo único: Escolhida a área rural para implantação e instalação do póloagroindustrial de Paulo Afonso, a referida área deverá ser reservada e as obras deinfra estutura somente deverão ser iniciadas, quando assinados 3 contratos comagroindústrias.

Alínea a: Enquanto não forem assinados os contratos permanecerá a áreareservada, com o fim a qual se destina, devendo o poder público manter placa desinalização e informação no local da área estabelecida.

Artigo 9º. O poder executivo municipal terá o prazo de 120 dias, improrrogáveis,após a publicação da presente lei , para instalar o presente pólo agroindustrial dePaulo Afonso.

Artigo 6º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação Sala das Sessões, em 19 de setembro de 2011.

Daniel Luiz da Silva

- Vereador -

  JUSTIFICATIVAS:

Dentre as atribuições do Poder legislativo municipal encontra-se as funções elementares

de fiscalizar o poder executivo além é claro, de votar leis. O poder público municipal também tem por finalidade promover o desenvolvimento econômicolocal, viabilizando e incentivando a implantação de fabricas, indústrias, empresas e o comerciolocal; é fator preponderante.

A situação de desemprego que se instalou no município desalentando os munícipes e causandosério dano social á comunidade local.

Sendo assim, um projeto que autorize a criação de um pólo agro industrial, é antes de tudo suprapartidário e não tem referencia de identidade política, ainda mas na política local, a cidade , sem

dúvidas precisa de empregos e de idéias inovadoras que possibilitem a geração de emprego erenda, sem deixar de ressaltar que a cidade conta com excelente infra-estrutura bancária, dentreos quais bancos oficiais como Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal,todos com projetos voltados para o homem do campo.

A criação do pólo de agro industria é perfeitamente o casamento das necessidades do homem docampo , o produtor com o empresário empreendedor, cujo resultado final nada mais será do queelevação dos índices de IDH- Índice de Desenvolvimento Humano ; bem como desenvolvimentoeconômico.

Page 4: Projeto de Lei do VEREADOR DANIEL LUIZ DO PSDB DE PAULO AFONSO BAHIA 2

8/4/2019 Projeto de Lei do VEREADOR DANIEL LUIZ DO PSDB DE PAULO AFONSO BAHIA 2

http://slidepdf.com/reader/full/projeto-de-lei-do-vereador-daniel-luiz-do-psdb-de-paulo-afonso-bahia-2 4/4

Com exceção do comércio local, a cidade vive praticamente dos órgãos públicos nelainstalados,dentre os quais a CHESF, porém nenhuma oportunidade real de geração de empregoe renda foi efetivamente elaborada até a presente data.

Quer queira quer não a zona rural ainda é de suma importância para contribuição dodesenvolvimento econômico, a prova disto são as feiras livres realizadas e que movimentam o ocomercio rural local.

Forçosamente a instalação de agroindústrias no município, junto á zona rural trará por legado alogística, inclusive de maior recuperação da BA210 e quiçá do próprio aeroporto, atualmenteentregue ás moscas. E sem muita serventia, se não para os políticos e grandes empresáriosdonos de aeronaves,

Por tais justificativas, entendo ser oportuno a criação do referido pólo agroindustrial e, quecristalinamente é perfeitamente constitucional o presente projeto de Lei,haja vista não gerar parao poder executivo municipal custo algum, sem a garantia firmada contratualmente de no mínimo03 agroindústrias;ale do que não fere dispositivo de lei federal ou estadual e nem se arvora asuprimir instancias legais superiores. Em contrário, o presente projeto encontra respaldo emprojetos governamentais já existentes, dentre os quais o de incentivo á produção agro industrial e

empreendedorismo dos governos estaduais e federais.

 

Paulo Afonso Bahia, 16 Setembro de 2011.