projeto brumadinho-ufmg · a validação em campo, seja com o método do uso de vants ou por...

23
PROJETO BRUMADINHO-UFMG Página 1 de 23 CHAMADA PÚBLICA INTERNA INDUZIDA Nº 02/2019 MAPEAMENTO DE USO E COBERTURA DO SOLO NA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO FERRO- CARVÃO, BRUMADINHO-MG O Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho-UFMG convida comunidade acadêmica para submissão de propostas para desenvolvimento de atividades nos termos desta Chamada. 1. APRESENTAÇÃO 1.1. CONTEXTO DA CHAMADA Em 25 de janeiro de 2019, a Barragem I da Mina “Córrego do Feijão”, em Brumadinho, Minas Gerais, se rompeu. O fato ocasionou o falecimento e desaparecimento de 270 pessoas, além de uma série de consequências e impactos pessoais, sociais, ambientais, econômicos e em patrimônios por longa extensão territorial, em especial na Bacia do Rio Paraopeba. Em função do rompimento da Barragem da Mina “Córrego do Feijão” foram ajuizadas ações judiciais (autos 5000121-74.2019.8.13.0054, 5010709-36.2019.8.13.0024, 5026408- 67.2019.8.13.0024, 5044954-73.2019.8.13.0024) que tramitam perante o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte. No âmbito desses processos judiciais foi concebido o “Projeto de Avaliação de Necessidades Pós-Desastre do colapso da Barragem da Mina Córrego do Feijão”, aprovado em audiência e consolidado mediante o Termo de Cooperação Técnica nº 037/19, firmado entre a UFMG e o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte. 1.2. PROJETO BRUMADINHO-UFMG O “Projeto de Avaliação de Necessidades Pós-Desastre do colapso da Barragem da Mina Córrego do Feijão” (Projeto Brumadinho-UFMG) tem como objetivo geral auxiliar o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte a identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão. Os objetivos específicos do Projeto Brumadinho-UFMG são: identificar e avaliar as necessidades emergenciais, os impactos socioeconômicos, ambientais, na saúde, na educação, nas estruturas urbanas, no patrimônio cultural material e imaterial e nas populações ribeirinhas, dentre outros impactos, em escala local, microrregional, mesorregional e regional; e ainda apresentar as necessidades de recuperação e reconstrução em Relatório de Avaliação Consolidado e desenvolver Plano de Recuperação. O Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho-UFMG é responsável por elaborar chamadas públicas para seleção de Subprojetos e supervisionar a implementação e execução dos Subprojetos, para consecução dos objetivos gerais e específicos. 1.3. CHAMADAS PÚBLICAS E COMITÊ TÉCNICO CIENTÍFICO O Comitê Técnico Científico (CTC) do Projeto Brumadinho-UFMG coordenará as ações desenvolvidas para avaliação dos impactos do rompimento da Barragem I da Mina

Upload: others

Post on 07-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página1de23

CHAMADAPÚBLICAINTERNAINDUZIDANº02/2019MAPEAMENTODEUSOECOBERTURADOSOLONASUB-BACIADORIBEIRÃOFERRO-

CARVÃO,BRUMADINHO-MG

O Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho-UFMG convida comunidadeacadêmicaparasubmissãodepropostasparadesenvolvimentodeatividadesnostermosdestaChamada.

1. APRESENTAÇÃO

1.1. CONTEXTODACHAMADA

Em25de janeirode2019, aBarragem IdaMina “CórregodoFeijão”, emBrumadinho,Minas Gerais, se rompeu. O fato ocasionou o falecimento e desaparecimento de 270pessoas, além de uma série de consequências e impactos pessoais, sociais, ambientais,econômicoseempatrimôniosporlongaextensãoterritorial,emespecialnaBaciadoRioParaopeba.

Em função do rompimento da Barragem daMina “Córrego do Feijão” foram ajuizadasaçõesjudiciais(autos5000121-74.2019.8.13.0054,5010709-36.2019.8.13.0024,5026408-67.2019.8.13.0024,5044954-73.2019.8.13.0024)quetramitamperanteoJuízoda6ªVaradaFazendaPúblicadaComarcadeBeloHorizonte.Noâmbitodessesprocessos judiciaisfoi concebido o “Projeto de Avaliação de Necessidades Pós-Desastre do colapso daBarragemdaMinaCórregodoFeijão”,aprovadoemaudiênciaeconsolidadomedianteoTermodeCooperaçãoTécnicanº037/19,firmadoentreaUFMGeoJuízoda6ªVaradaFazendaPúblicadaComarcadeBeloHorizonte.

1.2. PROJETOBRUMADINHO-UFMG

O“ProjetodeAvaliaçãodeNecessidadesPós-DesastredocolapsodaBarragemdaMinaCórregodoFeijão”(ProjetoBrumadinho-UFMG)temcomoobjetivogeralauxiliaroJuízoda 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte a identificar e avaliar osimpactosdecorrentesdorompimentodaBarragemIdaMinaCórregodoFeijão.

Os objetivos específicos do Projeto Brumadinho-UFMG são: identificar e avaliar asnecessidades emergenciais, os impactos socioeconômicos, ambientais, na saúde, naeducação, nas estruturas urbanas, no patrimônio cultural material e imaterial e naspopulações ribeirinhas, dentre outros impactos, em escala local, microrregional,mesorregional e regional; e ainda apresentar as necessidades de recuperação ereconstruçãoemRelatóriodeAvaliaçãoConsolidadoedesenvolverPlanodeRecuperação.

O Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho-UFMG é responsável por elaborarchamadas públicas para seleção de Subprojetos e supervisionar a implementação eexecuçãodosSubprojetos,paraconsecuçãodosobjetivosgeraiseespecíficos.

1.3. CHAMADASPÚBLICASECOMITÊTÉCNICOCIENTÍFICO

O Comitê Técnico Científico (CTC) do Projeto Brumadinho-UFMG coordenará as açõesdesenvolvidas para avaliação dos impactos do rompimento da Barragem I da Mina

Page 2: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página2de23

CórregodoFeijão,emBrumadinho.AsatividadesserãodivididasconformeconcepçãodoCTC e realizadas mediante seleção de Subprojetos em “Chamadas” que tenhampertinênciacomosobjetivosconstantesnoProjetoBrumadinho-UFMG.

OsSubprojetosserãoavaliadoseselecionadospeloCTCdoProjetoBrumadinho-UFMGerecomendadosaoJuízo,quedecidirásobreacontratação.TodososSubprojetosaseremrealizados,incluindoestimativasdeprazoseorçamento,dependemdeaprovaçãodoJuízoparaexecução.Apósaprovação,osSubprojetosserãocontratadose implementadosporintermédio da FUNDEP e terão execução supervisionada pelo CTC do ProjetoBrumadinho-UFMG.

Emsetratandodeórgãoauxílio,eportanto,deconfiançadoJuízo,osSubprojetospodemseralteradosouaqualquertempoparalisadospordeterminaçãodoJuízo.

São financiáveisnoâmbitodosSubprojetos,alémdasbolsas,aaquisiçãoemanutençãode equipamentos, de material de consumo, de bases de dados, adequação de espaçofísico, despesas com serviços de terceiros diretamente relacionados com o projeto;passagensediárias;tudoconformeitem7dapresenteChamada.

Todososequipamentosadquiridos,bemcomoquaisquer itensconsumíveisadquiridosenãoutilizados,serãointegradosaoativodaUFMG.

Emfunçãodaspeculiaridadesdasituaçãoemqueédesenvolvido,poderáhaverseleçãodemaisdeumSubprojetoporChamada,acritériodoCTCdoProjetoBrumadinho-UFMGedoJuízo.

2. OBJETODACHAMADADESUBPROJETO

Trata-sedaproposiçãoparaarealizaçãodemapeamentosdeusoecoberturadosoloemtrês momentos distintos na bacia. Os mapeamentos deverão subsidiar os estudosdiagnósticosdos contextos anterior, imediatamente apóso rompimentodaBarragem I,em Brumadinho e atual. Os mapeamentos devem ser realizados considerando a áreadelimitada referente à sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Ferro-Carvão, com base nasbaciasottocodificadas(IGAM,2010),conformeapresentadonaFigura1.

Page 3: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página3de23

FIGURA1-Limitedasub-baciadoRibeirãoFerro-Carvão

2.1. OBJETIVOGERAL

Identificar,diagnosticareavaliar(inclusive,quantitativamente)osusosmúltiplosdosolo,napaisagemdasub-baciadoRibeirãoFerro-Carvão,apartirdaclassificaçãode imagensde satélite, anterior e pós-rompimento da Barragem I, em observação às possíveisdinâmicasnoespaçoenotempo.

2.2. OBJETIVOSESPECÍFICOS

A. Identificaremapearasáreasimpactadaspelodesastre,apartirdaclassificaçãodeimagens, para a sub-bacia do Ribeirão Ferro-Carvão, em três cenários: antes dorompimento (com imagem de dezembro de 2018 ou anterior ao 25/01/2019),imediatamenteapósorompimento(após25janeirode2019,comimagemparaoreferidomês) e atual (com imagemparaomêsdeexecuçãodessa chamada,noverãode2019-2020);

B. Realizar a etapadiagnósticoe subsidiaromonitoramentodas condiçõesda sub-bacia,comfinsdecontribuirparaaproposiçãodeaçõesdereparação;

C. Elaborar mapeamento, com relatórios, que apresentem um mapa do contextoanteriorao rompimento;outro, imediatamenteapósodesastreeumterceiro,oqual trate do período atual (período de realização dessa chamada, no verão de2019-2020), demodo a demonstrar o espectro de uma continuidade espacial etemporal,dasdinâmicasdadasnasubbacia;

D. Elaborarrelatóriosparcial(com30diasdeprojeto,apósaassinaturadocontrato)e final (passados 60 dias da assinatura do contrato) que sirvam comomemorialdescritivo dos processos utilizados para os mapeamentos de uso e cobertura,

Page 4: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página4de23

comoformadecontribuircomoacervodeestudosrelacionadosaorompimentodaBarragemI,paraoProjetoBrumadinho-UFMG;

E. Criarbasededadosemformatosvetorial(dotiposhapefile)ematricial,incluindoos seus respectivos metadados, elaborados e utilizados durante todos osmapeamentos (tanto para os dados primários, quanto para os secundários quetenhamsidousados).

F. Contabilizar, cadaáreadas classes, quantificando-asemárea, emhectarese emmetros quadrados, demonstrados nas tabelas de atributos dos projetos, emplanilhasenosrelatórios.

2.3. METODOLOGIAEPROCEDIMENTOSASEREMOBSERVADOS

Omapeamentodeusoecoberturadosolodeveráserrealizadoemtrêsfrentes,afimdecomporaperspectivaespaço-temporaldocomportamentodeusosmúltiplosnasub-baciadoRibeirãoFerro-Carvão.

Assim, deverá haver mapeamentos, com produção cartográfica e imagética, para assituações anterior e posterior ao rompimento da Barragem I, daVale, emBrumadinho.Dessa forma, configura-se como instrumento para o reconhecimento, diagnóstico emonitoramento dessa área, para orientar as ações relacionadas à tomada de decisãoquantoàspropostasdemedidasreparadorasparaaárea.

Osmapeamentosdeverãocontemplar:1-ousoecoberturaanterioraorompimento(dez.2018 e/ou até 24/jan./2019); 2 - imediatamente após o rompimento (considerardisponibilidadedeimagensnodiadorompimento,25/01/2019e/ouatéaentradadomêssubsequente,comdatade01°/02/2019);e3-ummapeamentoemdataatual,compatívelcomoperíododerealizaçãodessachamada,noverãode2019-2020.

ParabalizarasatividadesrelacionadasaoSistemasdeInformaçãoGeográfica,sobretudo,do Geoprocessamento, do Sensoriamento Remoto e do Processamento Digital deImagens, os mapeamentos devem ser realizados utilizando-se de imagens de altasresoluções espacial (até 3m) e espectral, contendo bandas multiespectrais,pancromáticas,doespectrodovisíveledo infravermelho,cujosos temposde revisitaedisponibilidade de imagens sejam curtos (em poucos dias). A responsabilidade pelaaquisição destas imagens será do proponente selecionado para esta chamada,observandooitem7.1.

Somente em primeiras tomadas (estudos preliminares e testes) poderão ser usadasimagensdosatéliteSentinel,emsuamissãoS-2(Level2A),daAgênciaEspacialEuropeia(European Space Agency - ESA) com a finalidade de treinamento de algoritmos elevantamentosdosgruposdeclassesdepixel.Ouseja,paraosmapeamentosdeusoecobertura que deverão ser apresentados, é obrigatório o atendimento à condiçãocolocadanoparágrafoanterior:usodeimagensdealtaresoluçãoespacialeespectral,asquaisdeverãoseradquiridas.

Paraocasodessesestudospreliminaresetambémdosmapeamentosfinais,composiçõessimples de imagens, que sirvam comobasemap, deverão ser feitas em “cor verdadeiraRGB”e/ouem“falsacorRGB”.

Outras composições e processamentos, feitos com as imagens adquiridas de altaresolução, auxiliares ao trabalho do analista geoespacial e ambiental, baseadas emmetodologias de referência para a análise ambiental, que valorizem o processo de

Page 5: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página5de23

classificação, devem compor os mapeamentos e serem apresentados e descritos emrelatórios, nos produtos de cada mapeamento. São operações tais como: índices devegetação, realcedevegetação, realcedesolo, composiçõesem infravermelho,usosdefiltragens de frequências espaciais, operações com histogramas, os realces de misturaespectral, as classificações das imagens, inspeções visuais e correções vetoriais,refinamentos de padrões, apuração da amostragem, checagem e correção de imagensnubladas, validaçãodasmatrizes, avaliaçãoda acurácia das classificações realizadas e opós-processamento, dentre outros. Os critérios deverão ser descritos, justificados erelatados.

Como forma de validação em campo dos mapeamentos, os mesmos poderão serrealizados como uso de imagens adquiridas e processadas, em software específico,porsobrevoo com Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), contemplando todas ascaracterísticas do terreno. De posse das imagens, realizar os procedimentos eprocessamentos necessários para o seu melhor uso (indicar modelo do drone e dosoftware para ortorretificações emosaicagens necessárias). Equipamentos como esse eprogramas,seusados,deverãoseradquiridospelovencedordachamada.

Avalidaçãoemcampo,sejacomométododousodeVANTsouporamostragem,comosolicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é obrigatória,devendoserdescritonosrelatóriosparcialefinal.

A validação da classificação pode ser realizada pelo índice Kappa (Congalton & Green,1999)1, e/ouqualqueroutrométodoquepermita avaliar a acuráciadomapeamento.Avalidaçãodaclassificaçãotambéméobrigatória,complementaràetapadecampo.

ValordoKappa Concordância

K≤0 Péssimo

0,0<K≤0,2 Ruim

0,2<K≤0,4 Razoável

0,4<K≤0,6 Bom

0,6<K≤0,8 MuitoBom

0,8<K<1,0 Excelente

Osmapeamentosdevemservalidadosemcampo,nasub-baciahidrográficadoRibeirãoFerro-Carvão, objeto das análises. Para isso, realizar verificação para a conferência denível de acurácia satisfatório que a atenda a precisão domapeamento que deverá serigualousuperiora80%(≥80%).Emcampo,achecagemdevebasear-seemamostragemaleatória,quetenhacomoreferênciaoconjuntodeclassesdacoletadepixelssubmetidasao processo de classificação supervisionada, em software. Esta amostragem aleatóriadeveconter100(cem)pontos.Quandodanãopossibilidadedeestarnopontoamostrado,1CONGALTON,R.G.;GREEN,K.AssessingtheAccuracyofRemotelySensedData:PrinciplesandPractices.NovaYork,BocaRaton:LewisPublishers,137p.,1999.

Page 6: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página6de23

paraconferência,porlimitaçãodesegurançanaáreadorompimento,realizaravalidaçãoempontomaispróximo.CadachecagemdaamostragemfeitaemambienteSIGdeveserapresentada em tabulação comos pares de coordenadas, identificação e descrição dospontos,juntoderelatóriofotográficoqueelucidecadaponto.

Deverãoserdelimitadasasclassesespectrais,pixelapixele/ouporregiões,comaquisiçãodeamostrasemsoftwaredeambienteSIG,osdiferentestiposdeuso,antes,pósdesastreeatual/contemporâneo,apartirdotreinamentosupervisionado,comvistasàclassificaçãomultiespectral.A seleçãodasamostrasdeveserpuraediversae reunidasemgrupodepixels,paraacriaçãodocontexto,ematençãoàinterpretaçãovisualdaimagemutilizadaeaospréepósprocessamentosdessas.A confusãoentreas classesdeve sermínimaeaceitável,expressacomdesempenhoeconfusõesmédiasnasmatrizesdeclassificação.

São classes obrigatórias para os mapeamentos: pousio, cobertura vegetação nativa,vegetaçãodensae vegetação rasteira, reserva legal, pastagem,plantios agrícolas (e suadiversidade,fruticultura,horticultura,seidentificáveis,porsensoriamento),soloexposto,áreasocupadaspelamineraçãoeoutrasatividades industriais,oespalhamentoda lamade rejeito, áreas consolidadas como manchas urbanas e de comunidades/povoados,acessosecirculação,corposd’água.Odesmembramentodessasclasses,emsubclasses,ea inclusão de outras, conforme o analista defina e justifique como potenciais para asanálises espaciais, devem estar descritas em relatório. Identificar, também, as áreas depreservaçãopermanente(APPs).Todasessasáreasdeverãoserquantificadas,emtabelasdeatributoseplanilhascompatíveiscomoExcel,paratodososmapeamentos(anterior,apósorompimentoeoatual)-verotópico17doitem2.4.

Para cada uma das classes, deve-se apresentar quantitativo de área, nas tabelas deatributos, do raster e do vetor, além de exportar os conteúdos dessas tabelas paraplanilhas de extensões compatíveis com o Excel. Além dos quantitativos de cada área,apresentarasoperaçõesdesoma,percentuaisegráficos,paraostrêscenários.

Aspropostasdeestudosedepesquisasdevemterumcarátermultidisciplinarsemprequepossível. Os resultados dos estudos serão disponibilizados para outros estudos e serãoutilizados nas diversas avaliações, além de serem parte do Relatório de AvaliaçãoConsolidadoereferênciaparaodesenvolvimentodoPlanodeRecuperação.Portanto,oproponente deverá ter uma abordagem multidisciplinar e percepção da relação destapesquisacomoconjuntodeatividadesdoProjetoBrumadinho-UFMG

Os dados geoespaciais produzidos devem estar de acordo com as normas e padrõespreconizados pela INDE (https://inde.gov.br/NormasPadroes). Os arquivos de estruturavetorialdevemestardisponíveis,preferencialmente,emformatoshapefile.JáosarquivosdeestruturamatricialdevemadotaroformatoTaggedImageFileFormat(.tiff).OSistemadeReferênciaGeodésicoutilizadonaproduçãodosdadosgeoespaciaisdeveráadotaroSistemadeReferênciaGeocêntricoparaasAméricasdoano2000(SIRGAS2000),sejaparao sistema de coordenadas geográficas ou em planas. Os arquivos contendo os dadosgeoespaciais devem vir acompanhados dos seus respectivos metadados, atendendo osrequisitosdaResoluçãoCONCARnº1de2009.

2.4. PRODUTOS

Os dados geoespaciais produzidos devem estar de acordo com as Normas e Padrõespreconizados pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Os arquivos de

Page 7: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página7de23

estruturavetorialdevemestardisponíveis,preferencialmente,emformatoshapefile.JáosarquivosdeestruturamatricialdevemadotaroformatoTaggedImageFileFormat(.tiff),como exposto. O Sistema de Referência Geodésico utilizado na produção dos dadosgeoespaciais deverá ser o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas do ano2000 (SIRGAS2000). Os arquivos contendo os dados geoespaciais devem viracompanhados dos seus respectivosmetadados, atendendo os requisitos da ResoluçãoCONCARnº001de2009.

Sãoprodutosaentregar,comcorrespondênciaaessachamada:

1. Plano Preliminar de Trabalho para a execução das tarefas, contendofundamentação, referenciais metodológicos e de materiais, especificação dosprodutos (e possíveis compras necessárias, como as imagens de satélite) eapresentarocronogramadasatividadesaseremdesenvolvidas(planejamentodasatividades de gabinete e de campo) e das entregas dos produtos (osmapeamentos).

2. Planejamento do levantamento de pontos amostrais em campo, para fins devalidação da classificação (e, se necessário, também para o treinamento doalgoritmodeclassificação).

3. Fluxograma das relações do trabalho da equipe que fará os mapeamentos,incluindotodososbolsistas.

4. Apresentação do fluxograma com conexão das etapas realizadas para acomposiçãodaproduçãocartográficademandadanessachamada.

5. Arquivos vetoriais, em formato shapefile, com metadados e a expressão dosatributos em tabulação elaborada no Excel, correspondente a todos os arquivosgerados durante os processamentos realizados, incluindo temporários(treinamentos)efinais,afimdecomporbasededadosquepermitaaconsultaeformaçãodeinventárioreferenteaosmapeamentos.

6. Apresentar, no planejamento, a sistematização da organização das pastas quecompõemasbasesdedadosvetoriaisematriciaisqueserãoentregues.

7. Relatório Técnico nos formatos Word e Portable Document Format (PDF) queapresentemedescrevamtodasasetapasrealizadas,desdeacompradeimagens,definição dasmetodologias de classificação, pontos amostragem, dentre outros,contendotodoopercursodefluxodetrabalho;omesmoseaplicaparaassaídasde campoempreendidaspelo analistaeequipedeanalistas.Anexaredescreverrelatóriofotográfico,georreferenciadodasaçõesemcampo.

8. Arquivos.gtm,.grm,.kml,.kmz,.gpxe.dbx,quaissejamquecomponhampontosetrilhasdecampo,préviosecoletados in loco, comomemóriadecoordenadasoupontos amostrais visitados e estudados em campo, exportados de aparelhos delocalizaçãoGPS.

9. Arquivos matriciais, raster, originais, adquiridos por VANT e por satélite, comreferência das datas de coleta e aquisição e suas respectivas fontes, comcomposiçãodemetadados,comaidentificaçãodasbandas,resoluções,sistemadeprojeção,datumeatributos,emcomposiçãodebancodedados.

10. Arquivosmatriciais, rasterprocessadosepós-processadosduranteaclassificaçãodeimagenserelativosaomapeamento.

11. Arquivos-fonte relativos aos procedimentos, processos,método emetodologias,árvores de decisão, matrizes de confusão, resultados das etapas de acuráciaindividual e global ede todososprocessosenvolvidos, associadosaos softwares

Page 8: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página8de23

utilizadospeloanalistaparaasetapasdeclassificação,processamentodigitaldasimagenseparaomapeamento.

12. Memorial descritivo de todas as etapas desenvolvidas. Relatórios parcial(decorrido 30 dias de projeto, a partir da assinatura do contrato) e final dessememorial(contados60diasdaassinaturadocontrato).

13. Apresentaçãodalicençadecadasoftwareutilizadoparatodososprocessamentos.Quandodousodesoftwarelivre,caracterizá-locomaatribuiçãodoscréditosaosdesenvolvedores e/ou da plataforma que o disponibilizou, informando versões,uso de plug-ins, complementos e em qual ou quais sistemas operacionaisinstaladoseutilizados.

14. Relatóriotécnicofinalcontendoohistóricocompletodosprojetos,emmeiodigitale impresso,comosmapase imagens impressosemformatoseescalaadequada(incluindo grandes formatos, iguais ou superiores ao A2) para uso nos estudosposteriores do Comitê Técnico-Científico. Apresentar a fundamentação teórica,seleções metodológicas, objetivos pretendidos e alcançados, resultados ediscussões.

15. Entrega dosmapas gerados em todos os processos emapas finais, em formatodigital, com as extensões de saída apropriadas (exemplos: .geotiff, .jpg, .jp2),sendoqueaentregaemformato.pdf,éobrigatória.

16. Cálculodetodasáreascorrespondentesàcadaclasseusadaparaosmapeamentosdeusoecobertura,definidosnessachamadanoitem2.3.

17. Entregaemmídiadigitalenuvemdosarquivosdetodososprojetosgerados,emcada software trabalhado, que atestem a composição da realização de todas astarefas constantes e descritas no relatório final e nos memoriais apresentadosmensalmente,tratando-sedecomplementoaobancodedadosdesenvolvido.

2.5. PRAZOS

Todososresultadosdeverãoserentreguesapósacontagemde60(sessenta)diascorridosda data de assinatura do contrato entre as partes. O relatório parcial deve serapresentadocontados30diasdaassinaturadocontrato,afimdeconferirconhecimentosobreoandamentodastarefasdesenvolvidasparaoprojetodostrêsmapeamentos.

3. REQUISITOSPARACANDIDATURA

Poderãoserproponentes:

a)DocentesdoQuadroPermanenteemefetivoexercícionaUFMG;ou

b)DocentesdoQuadroPermanenteemefetivoexercícionaUFMGemparceriacomoutrasInstituiçõesdeEnsinoePesquisaouseuspesquisadores.

Emqualquerhipótese, aCoordenaçãodoSubprojetodeveestara cargodeDocentedaUFMGerespeitadoomínimodedoisterçosdepessoasvinculadasàUFMG,conformeart.6º, §3º, do Decreto nº 7.423/2010 e art. 3º da Resolução 01/2011 do ConselhoUniversitário.

Os participantes da proposta deverão ter o currículo Lattes/CNPq atualizado, incluindoinformaçõessobreatividadesrelacionadasaoobjetoeobjetivosdachamada.

Page 9: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página9de23

4. IMPEDIMENTOS PARA COORDENAÇÃO OU PARTICIPAÇÃO EM EQUIPEEXECUTORADOSUBPROJETO

Em função das peculiaridades do Projeto Brumadinho-UFMG, são impedidos deCoordenarouparticipardaequipeexecutoradoSubprojetotodoaqueleque:

a) figura como parte ou amicus curiae nos processos indicados no item 1 destaChamada, ou em processos movidos contra quaisquer das partes ou amicuscuriae nos processos indicados no item 1 desta Chamada, relacionados com orompimentodaBarragemdaMina“CórregodoFeijão”;

b) interveio comomandatário ou auxiliar de qualquer natureza de quaisquer daspartesouamicuscuriae indicadas item1destaChamada,ematos relacionadoscomorompimentodaBarragemdaMina“CórregodoFeijão”,ouoficioucomoperitoouprestoudepoimentocomotestemunhanestecaso;

c) for cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, emlinharetaoucolateral,atéoterceirograu, inclusive,dequalquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada,doJuízoedemembrosdoCTCdoProjetoBrumadinho-UFMG;

d) formulou pedidos relacionados com o rompimento da Barragem da Mina“Córrego do Feijão” a quaisquer das partes ou amicus curiae descritos item 1destaChamada,em juízoou foradele;ouainda, sejacônjugeoucompanheiro,ouparente,consanguíneoouafim,emlinharetaoucolateral,atéoterceirograu,dequemtenhaformuladopedidosrelacionadoscomorompimentodaBarragemdaMina“CórregodoFeijão”aquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada,emjuízoouforadele;

e) forsóciooumembrodedireçãooudeadministraçãodequaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada;

f) for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de quaisquer das partes ouamicuscuriaedescritositem1destaChamada;

g) sejaempregadooutenhaqualquerrelaçãodesubordinaçãooudependênciacomquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada;

h) prestouserviçosrelacionadoscomorompimentodaBarragemdaMina“Córregodo Feijão” a quaisquer das partes ou amicus curiae descritos item 1 destaChamada;

i) sejacônjuge,companheiroouparente,consanguíneoouafim,emlinharetaoucolateral, até o terceiro grau, inclusive, de advogados ou representantes daspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada;

j) tiver em curso a ação contra quaisquer das partes ou amicus curiae descritositem1destaChamada,ouseuadvogado;

k) foramigo íntimoou inimigodequaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada,bemcomodeseusadvogados;

l) recebeupresentesdepessoasquetivereminteressenacausaantesoudepoisdeiniciadooprocesso,queaconselharalgumadaspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamadaacercadoobjetodacausaouquesubministrarmeiosparaatenderàsdespesasdolitígio;

Page 10: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página10de23

m) tivercomocredoroudevedor,deseucônjugeoucompanheirooudeparentesdestes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive, quaisquer das partes ouamicuscuriaedescritositem1destaChamada

n) tiver interesse direto no julgamento dos processos em favor de quaisquer daspartesouamicuscuriaedescritositem1destaChamada.

5. SUBMISSÃODAPROPOSTAECRONOGRAMA

CadaproponentepoderáparticipardeapenasumapropostaparaapresenteChamada.

Aspropostasdeverãoconter:

a) descriçãodasetapaseatividadesaseremdesenvolvidas;

b) sequênciaecronogramadasetapaseatividades;

c) programaçãodedespesas,aquisiçãodeequipamentoseserviçosdeterceiros;e

d) programaçãodeentregaderelatóriosparciais,finaisedeapresentações;

e) definiçãodeindicadoresdecumprimentodeatividadesefases.

As propostas de Subprojeto da presente chamada deverão ser acompanhadas dosrespectivosPlanosdeTrabalhocontendoidentificaçãodoobjetoaserexecutado,metasaserematingidas,etapasoufasesdeexecução,planodeaplicaçãodosrecursosfinanceiros,cronogramadedesembolso,previsãodeinícioefimdaexecuçãodoobjeto,bemassimdaconclusão das etapas ou fases programadas e de outra documentação pertinente,conforme o caso, aplicando-se no que couber o disposto no §1º do art. 116, da Lei nº8.666/93.

O Coordenador será responsável pela autorização de despesas junto à FUNDEP epessoalmenteresponsávelpelaautenticidadedasinformaçõesedocumentosanexados.

Adocumentaçãoapresentadanãopoderá ser alterada, suprimidaou substituídaapósafinalização do prazo de inscrição. Todavia, é condição de validade da proposta acomprovação de submissão do Subprojeto ao correspondente Departamento ouCongregaçãodeUnidadedaUFMG,sendoaaprovaçãofinaldessasinstânciasobrigatóriaparaimplementaçãodoSubprojetojuntoàFUNDEP.

Nãoserãoaceitassubmissõesefetuadascomdocumentação incompleta,nem inscriçõesforadoprazodeterminadonestaChamada.

As propostas com seusdocumentos complementares deverão ser submetidospormeiodo endereço eletrônico [email protected], conforme cronogramadescritonoquadroabaixo.

CRONOGRAMA

APRESENTAÇÃODEPROPOSTAS ATÉ28/11/2019

RESULTADOPRELIMINAR ATÉ02/12/2019

INTERPOSIÇÃODERECURSO ATÉ12/12/2019

RESULTADOFINAL ATÉ16/12/2019

Page 11: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página11de23

6. AVALIAÇÃODASPROPOSTAS

AspropostasserãoavaliadascolegiadamentepeloCTCdoProjetoBrumadinho-UFMG.

6.1. COMITÊTÉCNICOCIENTÍFICO

O julgamento e a classificação de propostas são atos exclusivos do Comitê Técnico-Científico (CTC) doProjetoBrumadinho-UFMG,quepoderádesclassificar propostas emdesacordocomestaChamada.

Os Subprojetos serão avaliados e selecionados do Comitê Técnico-Científico (CTC) doProjeto Brumadinho-UFMGe, os aprovados, recomendados ao Juízo, que decidirá pelacontrataçãoeexecução.

TodososSubprojetosaseremrealizadosdependemdeaprovaçãodoJuízoparaexecução,incluindoestimativasdeprazoseorçamento.Aprovadospelojuízo,osSubprojetosterãoexecuçãosupervisionadapeloCTC.

O CTC é composto pelos Profs. ClaudiaMayorga (Ciências Humanas), Fabiano TeodoroLara (Ciências Sociais Aplicadas), Ricardo Machado Ruiz (Ciências Sociais Aplicadas),EfigêniaFerreiraeFerreira(CiênciasdaSaúde);AdrianaMonteirodaCosta(Geociências);Claudia Carvalhinho Windmöller (Química Ambiental), Carlos Augusto Gomes Leal(CiênciasAgrárias)eGustavoSimões(Engenharia).

6.2. AVALIAÇÃOESELEÇÃO

Comocondiçãoparaavaliaçãodaproposta,seráverificadaaconsistênciadocumental.

Aspropostasserãoanalisadasemtrêsetapas:

6.2.1 Enquadramento: as propostas submetidas serão analisadas pelo Comitê Técnico-Científico (CTC)doProjetoBrumadinho-UFMGparaverificarseatendemaostermosdopresenteEdital.Estaetapaéeliminatória.

6.2.2 Mérito: cada proposta enquadrada será analisada quanto ao mérito técnico,científico, relevância,estruturaçãoeadequaçãometodológica,orçamentoequalificaçãodaequipe,eseráclassificadaemordemdeprioridade.Aspropostasserãoclassificadaserecomendadasaojuízoporordemdeclassificação.

6.1.3Homologação: as propostas recomendadas e classificadas na etapa anterior peloComitê Técnico-Científico (CTC) doProjeto Brumadinho-UFMG, serão encaminhadas aojuízo,quedecidirásobreacontrataçãodeumaoumaisclassificadas,quandohouver.

6.3Oscritériosdejulgamentodaspropostasapresentadassão:

6.3.1Consistência,mérito,viabilidadedoconteúdoeadequaçãodametodologiadaproposta;

6.3.2CompetênciaeexperiênciapréviadosCoordenadoresnaáreadoSubprojetoproposto;

6.3.3QualificaçãodaequipeparaexecuçãodoSubprojeto;

6.3.4Plano(s)detrabalho(s)do(s)bolsista(s);

6.3.5ViabilidadedeexecuçãodoSubprojeto;

Page 12: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página12de23

6.3.6Adequaçãodosaparelhos,equipamentoseespaçofísico,previstoseorçadosparaofuncionamentoeoperacionalizaçãoefetivadoSubprojeto;

6.3.7Adequaçãodocronogramafísico-financeiroedoorçamentoproposto;

O resultado será divulgado pelo endereço eletrônico, e por email diretamente aoCoordenadordosprojetosindicadosaojuízoparacontratação.

7. ITENSFINANCIÁVEIS

A proposta deverá conter orçamento detalhado, com valor total estimado, que serávinculanteparaexecuçãodoSubprojeto.

7.1. Serão financiados, desde que compatíveis com o objetivo da presente Chamada edevidamentejustificados,osseguintesitensdedespesa:

a) equipamentosematerialpermanente;

b) materialdeconsumo(incluindoaquisiçãodelivros);

c) serviçosdeterceiros;

d) software;

e) passagensediárias,conformevaloresdefinidospeloDecretono6.907/2009;

f) bolsas,conformetabelaabaixo;

g) manutençãodeequipamentos;

h) despesasacessóriasdeimportação;

i) despesasoperacionais.

7.2 Não serão financiados recursos destinados à publicação de artigos em revistas eparticipaçõesemeventos.

7.3Os valoresdasBolsasparaCoordenadores, Professorese Estudantes vinculadosaosSubprojetossãoosseguintes:

Código Categoria ValorMáximo

P1 ProfessorPesquisador/ExtensionistaSênior R$9.866,77

P2 ProfessorPesquisador/ExtensionistaDoutor R$9.373,43

P3 Pós-DoutoradoSênior R$8.880,09

P4 Pós-DoutoradoJúnior R$8.386,75

P5 ProfessorPesquisador/ExtensionistaouTécnicoMestre R$7.893,42

P6 Professor Pesquisador/Extensionista ou TécnicoGraduado R$7.400,08

D1 BolsistaEstudantedeDoutorado R$6.314,74

M1 BolsistaEstudantedeMestrado R$4.420,32

IX BolsistaEstudantedeGraduação/Iniciação R$1.458,71

Page 13: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página13de23

P1 - Professor Extensionista/Pesquisador Sênior é Pesquisador com experiência etrajetória acadêmica equivalente ou superior à de Professor Titular em UniversidadesFederais.

P2-ProfessorExtensionista/PesquisadorDoutoréPesquisadorcomtrajetóriaacadêmicaequivalenteàdeProfessorAdjuntoouAssociadoemUniversidadesFederais.

P3-Pós-DoutoradoSênioréDoutordiplomadohámaisdecincoanos.

P4-Pós-DoutoradoJúnioréDoutordiplomadohámenosdecincoanos.

P5-ProfessorPesquisador/ExtensionistaouTécnicoMestreéespecializadovinculadoaoprojetocomMestradoouDoutoradoconcluídoantesdoiníciodoperíododabolsa.

P6 -ProfessorPesquisador/ExtensionistaouTécnicoGraduadoéespecializadovinculadoaoprojetocomformaçãoemnívelsuperiorconcluídaantesdoiníciodabolsa.

D1 - Bolsista Estudante de Doutorado é estudante regular de Curso de Doutorado deProgramadePós-Graduaçãoreconhecido.

M1 - Bolsista Estudante de Mestrado é estudante regular de Curso de Mestrado deProgramadePós-Graduaçãoreconhecido.

IX-BolsistaEstudantedeGraduação/IniciaçãoéestudanteregulardeCursodeGraduaçãodenívelsuperior(bacharelado,licenciaturaoutecnólogo)reconhecido.

8. ATRIBUIÇÕESDOSCOORDENADORES

SãoatribuiçõesdoCoordenadordoSubprojetoselecionado:

a) Responsabilizar-se pela execução das atividades do Subprojeto, conformepropostoecontratado(AnexoI).

b) Responsabilizar-sepelaalocaçãodetodososrecursosdoprojeto.

c) Constituir a equipe de execução do Subprojeto, observando os impedimentosconstantesdoitem4dapresenteChamada.

d) Coordenar,orientaresupervisionaraequipedoSubprojeto.

e) Coordenar,orientaresupervisionaraexecuçãodeserviçosterceiroscontratadospeloSubprojeto.

f) Responsabilizar-sepelaelaboraçãoderelatórioseapresentaçãoderesultados.

g) Responsabilizar-sepeloatendimentodasdemandasdoComitêTécnico-CientíficodoProjetoBrumadinho-UFMGedoJuízo.

9.DISPOSIÇÕESGERAIS

ParainscriçãoénecessáriaacomprovaçãodesubmissãodoSubprojetoaoDepartamentocorrespondente,conformenormasinternasdaUFMG.Éobrigatória,paraacontrataçãoeimplementaçãodoSubprojeto,asaprovaçõesdapropostapelaCâmaraDepartamentaleCongregaçãodaUnidadeouestruturasequivalentes.OSubprojetodeveráserregistrado

Page 14: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página14de23

no Sistema de Informação da Extensão (SIEX) disponível no endereço eletrônicowww.ufmg.br/proex.

Os subprojetos, quandoapresentadospordocentes/pesquisadoresdaUFMG, subsumir-se-ãoàsdisposiçõesdaResolução10/95doConselhoUniversitáriodaUFMG:

Art.9º–Dototaldovalordaprestaçãodeserviços,umpercentualde2%(dois por cento) será destinado à Universidade, para as atividades defomentoacadêmicoedeformaçãoetreinamentoderecursoshumanos.

Art.10–Dototaldovalordaprestaçãodeserviços,ummínimode10%(dez por cento) será destinado à Unidade Acadêmica ou ÓrgãoSuplementar.

A execução e os resultados do Subprojeto deverão seguir compromissos éticos e deconfidencialidade (Anexo II), incumbindo ao Coordenador Principal a estrita vigilânciaquantoaosseustermosportodosvinculadosaoSubprojeto.

O Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho-UFMG designará um ou maismembrosparasupervisãodaexecuçãodoSubprojeto.IncumbeaoCoordenadorPrincipaldo Subprojeto informar previamente e possibilitar o acompanhamento adequado dasatividades desenvolvidas no âmbito do Subprojeto pelo(s)membros do CTC designadosparaasupervisão.

O Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho-UFMG terá acesso, paraacompanhamentoesupervisão,aoambientedaexecuçãofinanceira-orçamentária,queéderesponsabilidadedoCoordenadorPrincipaldoSubprojetojuntoàFUNDEP.

O Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho-UFMG, supervisionará e avaliaráSubprojetoimplementadoemcadaumadasetapaspropostas.

Sempre que solicitado, o Coordenador principal deverá prestar os esclarecimentosrequeridospeloCTCarespeitodequaisqueraspectosrelativosaoandamentodoprojeto.

O CTC poderá, de ofício ou por determinação do juízo, reajustar o cronograma físico-financeirotendocomobaseaanálisedecorrentedasupervisãoedaavaliaçãodasações.

OCTCacompanharáaexecuçãoSubprojetosem todas as suas fases.Os indicadoresdecumprimento de atividades e fases propostos serão considerados, mas nãoexclusivamente,podendooutroselementosrelevantesserlevadosemconsideração.

AsubmissãodepropostasaestaChamadaimplicaaaceitaçãodetodososseustermos.

OscasosnãoprevistosnestachamadaserãoresolvidospeloCTC.

ANEXOI–Contrato

ANEXOII–TermoÉticoedeConfidencialidade

Page 15: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

Página15de23

ANEXOI–Contrato

Contrato de Prestação de Serviços que entre sicelebramaUniversidadeFederaldeMinasGerais,pormeio da Faculdade de XXXXXXXXXX e a FundaçãoXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

AUniversidadeFederal deMinasGerais –UFMG,autarquia federal de regimeespecial,inscrita no CNPJ sob o nº 17.217.985/0001-04, sediada na Avenida Antônio Carlos, nº6.627, em Belo Horizonte/MG, doravante denominada simplesmente Contratante, pormeio da Faculdade XXXXXXXXXXXXXX, neste ato representado pelo seu DiretorXXXXXXXXXXXX, residente e domiciliado nesta capital, e aFundaçãoXXXXXXXXXXXXX,inscritanoCNPJsobonºXXXXXXXXXXXXXX, sediadanaAv.AntônioCarlos6.627.,aquirepresentadaporseuProf.XXXXXXXXXXXXXXXXXX,residenteedomiciliadonestacapital,doravante denominada simplesmente Contratada, celebram o presente contrato deprestaçãodeserviços,baseadonasLeisFederaisnº8.666,de21deJunhode1993,enº8.958, de 20 de Dezembro de 1994, regulamentada pelo Decreto nº 7.423, de 31 dedezembrode2010,queseregerápelascláusulasecondiçõesseguintes:

CLÁUSULAPRIMEIRA–DOOBJETO

Constitui objeto deste instrumento a contratação da Fundação de Desenvolvimento daPesquisa – FUNDEP com a finalidade de dar apoio ao Subprojeto “Construção,manutençãoealimentaçãodeplataformainterativa”,relativoao“TermodeCooperaçãoTécnicanº037/19-00,firmadoentreaUniversidadeFederaldeMinasGerais–UFMGeoJuízo da 6ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, cominterveniênciadaFundaçãodeDesenvolvimentodaPesquisa–FUNDEP”.

ParágrafoÚnico-OapoioaserprestadopelaContratadaconsistenaexecuçãodosserviços,cujas especificações, condições, forma e prazos constam no Subprojeto mencionado,parteintegrantedopresentecontrato.

CLÁUSULASEGUNDA–DOREGIMEDEEXECUÇÃO,DIREITOSEOBRIGAÇÕESDASPARTES

Osserviçosoracontratadosreger-se-ãopelasseguintescondições:

ParágrafoPrimeiro-ÉvedadoàContratadasubcontratar,notodoouemparte,osserviçosoracontratados.

ParágrafoSegundo-ÉvedadoàContratadaquefamiliardeagentepúblicopresteserviçosnoórgãoouentidadeemqueesteexerçacargoemcomissãooufunçãodeconfiança.

ParágrafoTerceiro-SãoobrigaçõesdaContratada:

I - prestar os serviços na forma e condições definidas no presente instrumento e emconformidadecomasOrdensdeServiçodequetrataoincisoI,doParágrafoQuarto,daCláusulaSegunda,responsabilizando-sepelasuaperfeitaeintegralexecução;

Page 16: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

Página16de23

II- receber e administrar os recursos destinados à execução do Subprojeto, em contabancáriaespecíficaeindividualizadaparaapresentecontratação;

III-responsabilizar-sepelorecolhimentodeimpostos,taxas,contribuiçõeseoutrosencargosporventura devidos em decorrência da presente contratação, apresentando osrespectivoscomprovantesaosetorcompetentedaContratante;

IV - responsabilizar-se pela contratação, fiscalização e pagamento do pessoal porventuranecessárioàexecuçãodoobjetodopresentecontrato;

V-aplicarnomercadofinanceiro,pormeiodeinstituiçõesoficiais,osrecursosadministradoscombasenopresente instrumento,devendoposteriormenteempregá-los, junto comorespectivo rendimento, exclusivamente na execução do Subprojeto de que trata aCláusulaPrimeira,observandoaprescriçãodoitem4.2,daCláusulaQuarta,doTermodeCooperaçãoTécnicanº037/19-00,firmadoentreaUniversidadeFederaldeMinasGerais– UFMG e o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de BeloHorizonte,emqueaContratadafiguracomointerveniente;

VI - restituir ao Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de BeloHorizonte,aofinaldocontrato,eventualsaldoremanescente,monetariamentecorrigidoeacrescidodosrendimentospercebidos,observandoaprescriçãodoitem4.6,daCláusulaQuarta, do Termo de Cooperação Técnica nº 037/19-00, firmado entre a UniversidadeFederaldeMinasGerais–UFMGeoJuízoda6ªVaradaFazendaPúblicaeAutarquiasdaComarcadeBeloHorizonte,emqueaContratadafiguracomointerveniente;

VII–recolher,mediantedepósitonacontaúnicadoTesouroNacional/UFMG–contanº...,agência nº ..., código identificador nº ..., até o ... (...) dia útil do mês subsequente àarrecadação,osvalores resultantesdaaplicaçãododispostonaResoluçãonº10/95,doConselhoUniversitário;

VIII-responderpelosprejuízoscausadosàContratante,emrazãodeculpaoudolodeseusempregadosouprepostos;

IX - respeitar e fazer comque seupessoal cumpra as normas de segurança do trabalho edemaisregulamentosvigentesnoslocaisemqueestiveremtrabalhando;

X - facilitar,por todososmeiosaoseualcance,aamplaação fiscalizadoradaContratante,atendendoprontamenteàssolicitaçõesporelaapresentadas;

XI-responsabilizar-sepelaguardadosdocumentosrelativosaopresenteinstrumento;

XII-observarrigorosamenteodispostonoDecretonº8.241,de21demaiode2014,noquetange à aquisição de serviços, materiais e equipamentos necessários à execução doSubprojetoreferidonacláusulaPrimeiradestecontrato;

XIII-transferir,deimediato,àContratante,aposseeusodosmateriaisdeconsumoebensduráveisadquiridosparaexecuçãodoSubprojetoreferidonaCláusulaPrimeira;

XIV - formalizar doação à Contratante, sem qualquer encargo, dos bens e equipamentosadquiridos para execução do Subprojeto, observado o disposto na Cláusula Sexta doTermo de Cooperação Técnica nº 037/19-00, firmado entre a Universidade Federal deMinasGerais–UFMGeoJuízoda6ªVaradaFazendaPúblicaeAutarquiasdaComarcadeBeloHorizonte,emqueaContratadafiguracomointerveniente;

XV – ressarcir à Contratante no caso de uso de bens e serviços próprios da instituiçãoapoiada,paraexecuçãodoSubprojetoaqueserefereaCláusulaPrimeira;

Page 17: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

Página17de23

XVI - solucionar, judicialmente ou extrajudicialmente, quaisquer litígios com terceiros,decorrentes da execução deste contrato. Na hipótese de a Contratante ser condenadasubsidiariamente,caberáaestadireitoderegressocontraaContratada;

XVII-apresentarprestaçãodecontasematé30diasapósotérminodavigênciacontratual,emconformidadecomodispostonoincisoII,doart.3º,daLei8.958/94;

XVIII - sem prejuízo da prestação de contas final prevista no inciso anterior, havendoprorrogaçãoda vigência contratual, apresentar prestaçãode contas parcial, referente àexecuçãodoobjetodo contrato e à utilizaçãodos recursosdisponibilizadosnoperíodoinicialmenteacordado.

ParágrafoQuarto:SãoobrigaçõesdaContratante:

I – expedir as Ordens de Serviço necessárias à execução das atividades previstas noSubprojetoaqueserefereocaputdaCláusulaPrimeira;

II-acompanharefiscalizaraexecuçãofísico-financeiradoSubprojetoapoiado;

III-receberosserviçosoracontratados,apósocumprimentodaobrigação:

a) provisoriamente, por meio do responsável, mediante termo circunstanciado, assinadopelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita da Contratada sobre otérminodoserviço;

b)definitivamente,ematé90dias,nostermosdaalínea“b”,doincisoI,doart.73,daLeinº8.666/93.

IV-elaborarrelatóriofinal,nostermosdo§3º,doart.11,doDecretonº7.423/2010.

CLÁUSULATERCEIRA-DACOORDENAÇÃO/FISCALIZAÇÃO

A Contratante indica como Coordenador Prof. XXXXXXXXXXXX do Subprojeto“XXXXXXXXXXXXXXXXXX” que acompanhará os serviços da Contratada e o Prof.XXXXXXXXXXXXXXXcomofiscal,diretamenteoupormeioderesponsável(is)indicado(s)na forma do art. 67, da Lei nº 8.666/93, o(s) qual (is) poderá (ão) adotar as medidasnecessáriasaofielcumprimentodascláusulascontratuais.

ParágrafoÚnico–AindicaçãodenovoCoordenadordoSubprojeto,casosefaçanecessária,dispensaacelebraçãodetermoaditivo,podendoserformalizadaporatodaautoridadecompetentedaContratante,mediantejustificativaejuntadadarespectivadocumentaçãoaosautosdoprocessorelativoaopresentecontrato.

CLÁUSULA QUARTA – DA REMUNERAÇÃO RELATIVA AOS CUSTOS OPERACIONAISINCORRIDOSNAEXECUÇÃODOCONTRATO

AContratada fará jusà importânciadeR$ ... (...), a títulode remuneraçãopelos custosoperacionais por ela incorridos, decorrentes do apoio ao Subprojeto a que se refere aCláusulaPrimeira.

Parágrafo Primeiro – A importância acima integra o orçamento do Subprojeto a que serefereaCláusulaPrimeira,erespeitaodispostoitem9.3daCláusulaNonadoTermode

Page 18: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

Página18de23

Cooperaçãotécnicanº037/19-00,firmadoentreaUniversidadeFederaldeMinasGerais– UFMG e o Juízo da 6ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de BeloHorizonte,emqueacontratadafiguracomointerveniente.

ParágrafoSegundo–Aremuneraçãoaqueserefereocaputseráefetuadanoprazode ...(fixar)dias,acontardaapresentaçãodaNotaFiscal/Faturaaoservidor/setorcompetentedaContratante,queatestaráa sua conformidade comoRelatóriodeServiçosaque serefereoparágrafoseguinte.

Parágrafo Terceiro – O Relatório mencionado no parágrafo anterior visa comprovar aadequadautilizaçãodosrecursosdisponibilizados,aefetivaprestaçãodosserviçosovalordosrespectivoscustosoperacionais,deacordocomoestabelecidonopresentecontratoe deverá ser encaminhado ao servidor/setor competente da Contratante comperiodicidadenãoinferiora30(trinta)dias,paraadevidaanáliseeaprovação.

ParágrafoQuarto–NahipótesedenãoestaraNotaFiscal/FaturaemconformidadecomoRelatório de Serviços, será procedida a sua devolução à Contratada para as devidascorreções,contandooprazoparapagamentoapartirdesuareapresentação.

Parágrafo Quinto – A remuneração de que trata esta cláusula será efetivada mediantetransferência de recursos da conta bancária específica do Subprojeto para a conta dacontratada, cujo valor da parcela será apurado em conformidade com o disposto noParágrafoTerceiroacima,sendovedada,portanto,asuaapropriaçãoantecipada.

CLÁUSULAQUINTA-DADOTAÇÃOORÇAMENTÁRIA

As despesas decorrentes deste Contrato correrão por conta da seguinte dotaçãoorçamentária: Elemento de Despesa ___________________, Programa de Trabalho______Fontederecursos__________.

CLÁUSULASEXTA–DOSVALORESDOSUBPROJETO

Encontram-se especificados no Subprojeto de que trata a Cláusula Primeira os valoresnecessáriosàsuaexecução,contendo,dentreoutroselementos,asuafontee/ouorigem,bemcomoaformaeocronogramadecomoserãodisponibilizadosàcontratada.

ParágrafoPrimeiro: -OSubprojeto referidonacláusulaprimeiradeste instrumentopossuivalortotalorçadodeR$000.000,00(...),valorestequecontemplaosrecursosdestinadosàsuarealização,inclusiveaquelesaqueserefereacláusulaquarta,supra.

CLÁUSULASÉTIMA-DADISPENSADOPROCEDIMENTOLICITATÓRIO

O presente contrato é firmado comdispensa de licitação, nos termos do inciso XIII, doartigo24,daLeinº8.666/93,combinadocomoartigo1º,daLeinº8.958/94,vinculando-seaoProcessodeDispensadeLicitaçãon°23072.XXXXXX/XXXX-XX

CLÁUSULA OITAVA - DA OBRIGAÇÃO DE MANTER AS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARACONTRATAÇÃO

A Contratada obriga-se a manter, durante toda a execução do contrato, emcompatibilidadecomasobrigaçõesoraassumidas, todasascondiçõesexigidasparasua

Page 19: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

Página19de23

contratação.

CLÁUSULANONA-PUBLICIDADE

Caberáàcontratanteprovidenciarapublicaçãodoextratodopresentecontrato,noprazoestabelecidonoParágrafoÚnico,doart.61,daLeinº8.666/93.

Parágrafoúnico:ParaefeitodepublicaçãodoextratodesteinstrumentonoDiárioOficialdaUnião,erespectivolançamentonosistemadecontroleegestãodecontratosdoGovernoFederal,considerar-se-áovalordocontratocomosendodeR$000.000,00(...)consoanteodispostonoparágrafoúnicodacláusulasexta.

CLÁUSULADEZ–DAVIGÊNCIA

O presente contrato terá vigência de xxx meses a contar da data de sua assinatura,podendoserprorrogadonostermosdoincisoII,doartigo57daLeinº8.666/93.

CLÁUSULAONZE-DASPENALIDADES

Odescumprimento,pelaContratada,dequaisquercláusulase/oucondiçõesestabelecidasnopresenteinstrumentoensejaráaaplicação,pelaContratante,dassançõesconstantesnosartigos86e87daLeinº8.666/93,asaber:I-advertência;II-suspensãododireitodelicitareimpedimentodecontratarcomaAdministraçãopeloperíododeaté24meses;III-multade10%dovalorcontratado,pelanãoprestaçãodosserviços;IV -multa de 1%, por dia de atraso na prestação do serviço ou parte deste, calculadasobreorespectivovalor;V -multade5%sobreovalordocontrato,pordescumprimentodecláusulacontratual,excetoaprevistanoincisoIII;VI -multade5%pelaprestaçãodos serviços foradasespecificaçõesestabelecidaspelaContratante, aplicada sobre o valor correspondente ao item ou parte do item a serprestado;VII-declaraçãodeinidoneidadeparalicitaroucontratarcomaAdministraçãoPública.CLÁUSULADOZE-DARESCISÃO/DIREITOSDAADMINISTRAÇÃOOcorrendoassituaçõesprevistasnosarts.77e78daLeiFederalnº8.666/93,opresenteContratopoderáserrescindidonaformaprescritaemseuart.79.Parágrafo Único - A inexecução total ou parcial do Contrato, prevista no art. 77supramencionado,ensejarásuarescisão,semprejuízodaaplicaçãodassançõescabíveisedasconseqüênciasprevistasnoart.80dareferidaLei.

CLÁUSULATREZE-DOFORO

Nos termosdo inciso I, doartigo109,daConstituiçãoFederal,o foro competenteparadirimir dúvidas ou litígios decorrentes deste contrato é o da Justiça Federal, SeçãoJudiciáriadeMinasGerais.

Page 20: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

Página20de23

E, por estarem de acordo, as partes firmam o presente instrumento em duas vias, napresençadastestemunhasabaixo.BeloHorizonte,dede.

Prof.XXXXXXXXXXDiretorXXXXXXXXXXXXX

Prof.XXXXXXXXXXXXXPresidentedaXXXXXXXX

Testemunhas1.________________________(Fundação)2.__________________________(CoordenadordoSubprojeto)

Page 21: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página21de23

ANEXOII–TermoÉticoedeConfidencialidade

Termo Ético e de Confidencialidade a ser firmadopor todas pessoas físicas ou jurídicasque de qualquer forma trabalharem no Subprojeto “Construção, manutenção ealimentaçãodeplataformainterativa”.

(NOMECOMPLETOEDADOSDEIDENTIFICAÇÃODAPESSOA),(funçãonoProjeto),(nomeounúmerodeidentificaçãodosubprojeto),declaraesecompromete:

a)amantersigilo,tantoescritocomoverbal,ou,porqualqueroutraforma,detodososdados, informações científicas e técnicas e, sobre todos os materiais obtidos com suaparticipaçãonoSUBPROJETOounoPROJETODEAVALIAÇÃODEPÓSDESASTRE;

b) a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento, em hipótese alguma, aterceiros,dedados,informaçõescientíficasoumateriaisobtidoscomsuaparticipaçãonoSUBPROJETO ou no PROJETO DE AVALIAÇÃO DE PÓS DESASTRE, sem a préviaautorização;

d)quetodososdocumentos,inclusiveasideiasparanoSUBPROJETOounoPROJETODEAVALIAÇÃO DE PÓS DESASTRE, contendo dados e informações relativas a qualquerpesquisasãodepropriedadedaUFMG;

e)quetodososmateriais, sejammodelos,protótipose/ououtrosdequalquernaturezautilizadosnoSUBPROJETOounoPROJETODEAVALIAÇÃODEPÓSDESASTREpertencemàUFMG.

O declarante tem ciência de que as atividades desenvolvidas serão utilizadas em açõesjudiciaismovidaspeloMINISTÉRIOPÚBLICODOESTADODEMINASGERAISepeloESTADODEMINASGERAIS,representadopelaAdvocaciaGeraldoEstado-AGE,estandotambémhabilitados no polo ativo dos processos, como amici curiae, o MINISTÉRIO PÚBLICOFEDERAL,DEFENSORIAPUBLICADOESTADODEMINASGERAIS,DEFENSORIAPUBLICADAUNIÃOEMMINASGERAISeaADVOCACIAGERALDAUNIÃO–AGU,contraaVALES.A.(autos 5000121-74.2019.8.13.0054, 5010709-36.2019.8.13.0024, 5026408-67.2019.8.13.0024,5044954-73.2019.8.13.0024)quetramitamperanteoJuízoda6ªVaradaFazendaPúblicadaComarcadeBeloHorizonte.

O declarante presta compromisso de imparcialidade no desenvolvimento de suasatividades,empregando toda suadiligência como impõeoart. 157,doCPC,declarandoexpressamenteque:

a) NÃOÉcônjuge,companheiroouparenteemlinhareta,oucolateralatéoterceirograu,demembrosdoComitêTécnico-CientíficodoProjetoBrumadinho-UFMG;

b) NÃO figura como parte ou amicus curiae nos processos indicados acima, ou emprocessos movidos contra quaisquer das partes ou amicus curiae nos processosindicadosacima, relacionados como rompimentodaBarragemdaMina “CórregodoFeijão”;

Page 22: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página22de23

c) NÃOinterveiocomomandatárioouauxiliardequalquernaturezadequaisquerdaspartesouamicuscuriae indicadasacima,ematosrelacionadoscomorompimentoda Barragem da Mina “Córrego do Feijão”, ou oficiou como perito ou prestoudepoimentocomotestemunhanestecaso;

d) NÃOÉ cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneoou afim, emlinha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer das partes ouamicus curiae descritos acima, do Juízo e de membros do CTC do ProjetoBrumadinho-UFMG;

e) NÃO formulou pedidos relacionados com o rompimento da Barragem da Mina“Córregodo Feijão” a quaisquer das partes ouamicus curiae descritosacima, emjuízo ou fora dele; ou ainda, seja cônjuge ou companheiro, ou parente,consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, de quemtenha formulado pedidos relacionados com o rompimento da Barragem daMina“Córregodo Feijão” a quaisquer das partes ouamicus curiae descritosacima, emjuízoouforadele;

f) NÃOÉsóciooumembrodedireçãooudeadministraçãodequaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima;

g) NÃOÉherdeiropresuntivo, donatárioouempregadordequaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima;

h) NÃOÉempregadooutenhaqualquerrelaçãodesubordinaçãooudependênciacomquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima;

i) NÃO prestou serviços relacionados com o rompimento da Barragem da Mina“CórregodoFeijão”aquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima;

j) NÃOÉcônjuge,companheiroouparente,consanguíneoouafim,emlinharetaoucolateral,atéoterceirograu,inclusive,deadvogadosourepresentantesdaspartesouamicuscuriaedescritosacima;

k) NÃOtememcursoaaçãocontraquaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima,ouseuadvogado;

l) NÃOÉamigoíntimoouinimigodequaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima,bemcomodeseusadvogados;

m) NÃOrecebeupresentesdepessoasquetivereminteressenacausaantesoudepoisdeiniciadooprocesso,queaconselharalgumadaspartesouamicuscuriaedescritosacima acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender àsdespesasdolitígio;

n) NÃOTEMcomocredoroudevedor,deseucônjugeoucompanheirooudeparentesdestes,emlinharetaatéoterceirograu,inclusive,quaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima;

o) NÃOTEMinteressediretonojulgamentodosprocessosemfavordequaisquerdaspartesouamicuscuriaedescritosacima.

Page 23: PROJETO BRUMADINHO-UFMG · A validação em campo, seja com o método do uso de VANTs ou por amostragem, como solicitado a seguir, ou outro qualquer complementar à amostragem, é

PROJETO BRUMADINHO-UFMG

Página23de23

O presente Termo tem natureza irrevogável e irretratável, e o seu não cumprimentoacarretará todos os efeitos de ordem penal, civil e administrativa contra seustransgressores.

BELOHORIZONTE,DATA.

NOMECOMPLETO

DADOSDEIDENTIFICAÇÃODAPESSOA