projecto _os luvinhas

7
PROJECTO “Os Luvinhas” "O jogo de futebol na actualidade é, indiscutivelmente a modalidade desportiva de maior impacto na sociedade, sendo resultado da sua popularidade e da sua universalidade. Todavia, é importante contrastar que a literatura do futebol, quer ao nível da bibliografia, quer ao nível de estudos de investigação aplicada, não ocupa um lugar tão primordial dentro do contexto desportivo, como o que é conferido ao próprio jogo. Esta constatação deve-se fundamentalmente ao abismo demasiado profundo entre a realidade actual do jogo e as fontes que procuram explicar a sua lógica interna." (Castelo, 1996) Tal como a sociedade, o Futebol tem evoluído ao longo da sua história. À semelhança das outras modalidades desportivas colectivas, esta evolução atingiu, nos últimos anos, níveis muito acentuados devido ao desenvolvimento verificado nos diferentes factores que influenciam o rendimento no Futebol (Esteves, 2000). … O Gr moderno está obrigado a intervir no plano técnico - táctica e na organização geral da equipa quer no ataque, quer na defesa. Esta intervenção faz-se, por exemplo, com a solicitação frequente do jogo de pés (quando os seus companheiros se encontram pressionados pelo adversário) ou jogando como libero (dando profundidade ao sector defensivo). Perante este cenário, o Gr moderno terá de se adaptar, alterando os seus hábitos e apostar numa formação que vá de encontro às exigências das tarefas e funções que desempenha no Futebol moderno (Cabezon, 1997). Nos dias de hoje o guarda-redes já não serve só para defender bolas, com as alterações nas leis de jogo, com a aposta dos clubes em treinadores de guarda-redes que melhoraram a sua qualidade de treino os guarda-redes são hoje os primeiros avançados da sua equipa. O guarda-redes é hoje quase um jogador de campo, muito mais participativo no jogo, é o último no aspecto defensivo mas está também presente em todas as fases do jogo, sejam defensivas ou ofensivas, um lançamento rápido de contra- ataque pode dar a vitória a sua equipa. Por vezes não se dá atenção as suas acções mas eles podem colocar algumas acções tácticas ofensivas como um ataque

Upload: marco-pereira

Post on 08-Aug-2015

12 views

Category:

Sports


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Projecto  _os luvinhas

PROJECTO

“Os Luvinhas”

"O jogo de futebol na actualidade é, indiscutivelmente a modalidade desportiva de maior impacto na sociedade, sendo resultado da sua popularidade e da sua universalidade. Todavia, é importante contrastar que a literatura do futebol, quer ao nível da bibliografia, quer ao nível de estudos de investigação aplicada, não ocupa um lugar tão primordial dentro do contexto desportivo, como o que é conferido ao próprio jogo. Esta constatação deve-se fundamentalmente ao abismo demasiado profundo entre a realidade actual do jogo e as fontes que procuram explicar a sua lógica interna." (Castelo, 1996)

    Tal como a sociedade, o Futebol tem evoluído ao longo da sua história. À semelhança das outras modalidades desportivas colectivas, esta evolução atingiu, nos últimos anos, níveis muito acentuados devido ao desenvolvimento verificado nos diferentes factores que influenciam o rendimento no Futebol (Esteves, 2000).

… O Gr moderno está obrigado a intervir no plano técnico - táctica e na organização geral da equipa quer no ataque, quer na defesa. Esta intervenção faz-se, por exemplo, com a solicitação frequente do jogo de pés (quando os seus companheiros se encontram pressionados pelo adversário) ou jogando como libero (dando profundidade ao sector defensivo).

Perante este cenário, o Gr moderno terá de se adaptar, alterando os seus hábitos e apostar numa formação que vá de encontro às exigências das tarefas e funções que desempenha no Futebol moderno (Cabezon, 1997).

Nos dias de hoje o guarda-redes já não serve só para defender bolas, com as alterações nas leis de jogo, com a aposta dos clubes em treinadores de guarda-redes que melhoraram a sua qualidade de treino os guarda-redes são hoje os primeiros avançados da sua equipa.O guarda-redes é hoje quase um jogador de campo, muito mais participativo no jogo, é o último no aspecto defensivo mas está também presente em todas as fases do jogo, sejam defensivas ou ofensivas, um lançamento rápido de contra-ataque pode dar a vitória a sua equipa.Por vezes não se dá atenção as suas acções mas eles podem colocar algumas acções tácticas ofensivas como um ataque elaborado, como por exemplo a saída de um canto em que o GR defende a bola e executa a saída de bola mediante o aspecto táctico treinado durante a semana, outra das suas acções é o contra-ataque, quantas vezes um pontapé longo e preciso executado com rapidez não apanha a equipa adversária desprevenida, outras das suas acções pode ser as temporizações, como o GR está muitas vezes com a bola e dependendo da situação de jogo, por ex. se está a vencer, pode realizar contemporizações ofensivas, aguentando o máximo possível a bola ganhando assim preciosos segundos ou então esperar que a sua equipa se posicione adequadamente no terreno de jogo.

Page 2: Projecto  _os luvinhas

Com a evolução que o futebol sofreu ao longo dos últimos anos, as responsabilidades do Guarda-redes aumentaram, assim se alterando a forma de ocupar a área ou mesmo a participação no lançamento de contra ataques.

Existem, para mim requisitos importantes que um guarda-redes deve ou deverá procurar adquirir na sua formação. São estas (divididos por áreas e por ordem decrescente de importância):

Pessoais (Personalidade, carácter,…)

1. Liderança2. Valentia3. Decisão4. Força Psicológica5. Equilíbrio6. Comunicação

Neurológicas (comportamentos onde o cérebro e os membros coexistem e tornam-se num só, resposta do corpo às ordens cerebrais)

1. Agilidade2. Coordenação3. Percepção Espaço-temporal4. Agressividade5. Velocidade de reacção6. Velocidade de execução7. Acrobacia

Físicas Antropométricas:

1. Velocidade2. Elasticidade3. Flexibilidade4. Instantaneidade

Podemos então dizer que no treino do G.R. há três aspectos essenciais a considerar:

- O treino físico;- O treino táctico e psicológico e;- O treino técnico.

Estes três aspectos devem ser relevantes na formulação de um projecto que visa a formação específica de um Guarda-redes.

    Cuesta (2001) propõe os seguintes elementos com determinantes para um modelo de planificação de treino com jovens, sendo fundamental que o treinador esteja consciente de que não existe uma solução única e universal e que se pode programar correctamente de várias maneiras:

Determinar etapas e fases que se adaptem ao momento evolutivo e que conduzam ao domínio do jogo através da obtenção de êxitos sucessivos;

Page 3: Projecto  _os luvinhas

Propor objectivos e conteúdos para cada fase; Definir o momento de aplicação e a respectiva duração; Seleccionar os métodos adequados; Eleger as formas de avaliação; Prever mecanismos de correcção e adaptação do processo.

Page 4: Projecto  _os luvinhas

Proposta de evolução por escalões

CARACTERÍSTICAS (próprias da idade)

TÉCNICA: exercícios TÁCTICA: o jogo, as decisões FÍSICA: o quanto se pode esticar a corda PSICOLÓGICA: o erro, a motivação, a força mental AJUDA no treino: o papel do treinador de Guarda-redes

Segundo Hugo Soares:

Departamento de GR + Modelo de GR + Metodologia de treino =

Guarda-Redes de Qualidade

Organização metodológica + Treino adaptado à idade =

Guarda-Redes de Qualidade

Perante tudo o que foi abordado ao longo deste documento, pretendo implementar um Departamento de Guarda-Redes que englobará uma filosofia. Essa filosofia será:

Modelo de Guarda – Redes Modelo de Metodologia Organização Método O jogo como referência para a evolução do Guarda-Redes Técnica/Táctica/Física/Psicológico tornam-se num só elemento Análise do jogo moderno para preparar o treino Auto-Avaliação para evoluir, analisando

Toda esta filosofia estará em sintonia com o próprio modelo implementado nos escalões de formação.

Page 5: Projecto  _os luvinhas

MODELO DE METODOLOGIA

A formação dos guarda-redes realizar-se-á de uma forma evolutiva dividida em 3 etapas. Essas etapas constam e estão devidamente apropriadas mediante a condicionante física e psicológica das diferentes faixas etárias. Assim sendo, o Modelo de Metodologia que proponho é:

FASE 1

GESTOS TÉCNICOS DE BASE

OBJECTIVOS

- Colocação do Gr na baliza (Posição básica);

- Colocação das mãos na bola (Recepção: Alta, média, baixa)

- Quedas para ambos os lados (Recepção em queda; Alta, média, baixa com

encaixe/Desvios: mãos e pés;); Saídas (Deslocamento: frontal, lateral e respectiva

mancha)

- Reposição da bola em jogo (Reposição: mãos e pés)

F A S E 3

G E S T O S T É C N I C O S G R A U E L E V A D O

F A S E 2

G E S T O S T É C N I C O S G R A U E L E V A D O

F A S E 1

G E S T O S T É C N I C O S D E B A S E

Page 6: Projecto  _os luvinhas

FASE 2

GESTOS TÉCNICOS GRAU MÉDIO

OBJECTIVOS

- Aperfeiçoamento das capacidades adquiridas na FASE 1.

- Defesa a Cruzamentos (1º poste, 2º poste; bola Alta, média, baixa)

- Defesa a bolas paradas (construção da Barreira, posicionamento defensivo e

orientação espacial, defesa de penalties)

- Atacante adversário isolado com a bola dominada ainda fora da área ou nos seus

limites

- Bola no Campo do Adversário (comportamento)

- Comunicação com a equipa

FASE 3

GESTOS TÉCNICOS GRAU ELEVADO

OBJECTIVOS

- Aperfeiçoamento das capacidades adquiridas na FASE 1 e 2.

- Adversidades externas (Clima, estado do terreno, dimensões do terreno)

- Dar ao atleta indicações mais aproximadas ao Futebol profissional.