programas de gestÃo grÁfica sÉrie tg - notifier.es · para ligar o transmissor de mensagens...

4
Honeywell Life Safety Iberia, s.l. DESCRIÇÃO: O programa gráfico TG- Notifier permite gerir de forma fácil e rápida qualquer incidência que se verifique numa ou várias centrais de incêndios que estejam a ser supervisionadas pelo computador onde se instale a aplicação de gestão Terminal Gráfico TG. A partir do programa de gestão TG, pode ser efectuada uma leitura do estado de cada sensor e módulos de entrada ou saída, pelo que se conhece, de forma imediata, se estão em alarme, avaria, anulado, etc. No caso dos módulos de controlo e sirenes, pode efectuar-se uma activação ou silenciá-los. Todas as centrais analógicas possuem uma porta de comunicações série RS232, através da qual se efectua a transmissão de eventos ao programa de gestión. Esta ligação pode ser directa à porta série do computador de gestão (15 metros de acordo com a norma RS232C ) ou dependendo da central e a sua versão de software, a ligação pode ser efectuada através do protocolo IP através da própria red (LAN) da Intranet da empresa a qualquer ponto geográfico dentro da referida rede. Numa porta série RS232 do computador, pode ligar um transmissor de mensagens SMS (referência TG-GSM) que envia os eventos seleccionados (alarmes, avarias, anulados, ...) aos telemóveis GSM indicados. A aplicação permite seleccionar, por tipo de evento, até 5 números de telemóvel, que receberão mensagens até 160 caracteres, onde se indica o evento, equipamento, incidência, endereço, data e hora. O programa possuí até 128 níveis de acesso configuráveis individualmente para cada um dos utilizadores, limitando as possíveis actuações. A opção de simulação permite seleccionar um ou vários eventos e simular a sua actuação para visualizar as mudanças de plano ou posição do equipamento. A aplicação TG-Notifier permite realizar ligações entre planos. Em caso de alarme ou avaria, o program muda para o plano onde se encontra posicionado o equipamento ou ao plano inicial marcando o caminho a seguir para chegar ao ponto. No TG-Notifier também se podem posicion, vias de evacuação, etc. nos planos. É sinalizado o estado em que se encontram e se proporciona informação adicional que optimiza a gestão dos alarmes e avisos de incêndio. CARACTERÍSTICAS R equerimentos Mínimos de PC Pentium III, 1Ghz, 1Gb RAM. Disco duro de 80 Gb. Unidade de DVD para instalar a aplicação. (Recomenda-se DVD-W gravador para cópias de segurança). Porta paralela DB25 para colocar a chave de protecção (já disponível em USB). Porta série RS232 para ligar a central ou centrais directamente (2 mínimo na AM2020/ AFP1010 e INA). Toda a informação contida neste documento pode ser modificada sem aviso prévio PROGRAMAS DE GESTÃO GRÁFICA SÉRIE TG Opcionalmente, uma porta série RS232 DB9 para ligar o transmissor de mensagens TG-GSM. Rato e opcionalmente, placa de som com colunas. Placa de rede no caso de ligação à central via IP. Sistema operativo Windows 98 (Consulte a Notifier para outros sistemas operativos). HC-DT-D100P Ed. 1

Upload: trankiet

Post on 28-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROGRAMAS DE GESTÃO GRÁFICA SÉRIE TG - notifier.es · para ligar o transmissor de mensagens TG-GSM. • Rato e opcionalmente, placa de som com colunas. • Placa de rede no caso

Hon

eyw

ell L

ife S

afet

y Ib

eria

, s.l.

Hon

eyw

ell L

ife S

afet

y Ib

eria

, s.l.

DESCRIÇÃO:

O programa gráfico TG- Notifier permite gerir de forma fácil e rápida qualquer incidência que se verifique numaou várias centrais de incêndios que estejam a ser supervisionadas pelo computador onde se instale a aplicaçãode gestão Terminal Gráfico TG.A partir do programa de gestão TG, pode ser efectuada uma leitura do estado de cada sensor e módulos de entradaou saída, pelo que se conhece, de forma imediata, se estão em alarme, avaria, anulado, etc. No caso dos módulosde controlo e sirenes, pode efectuar-se uma activação ou silenciá-los.Todas as centrais analógicas possuem uma porta de comunicações série RS232, através da qual se efectuaa transmissão de eventos ao programa de gestión. Esta ligação pode ser directa à porta série do computadorde gestão (15 metros de acordo com a norma RS232C ) ou dependendo da central e a sua versão de software,a ligação pode ser efectuada através do protocolo IP através da própria red (LAN) da Intranet da empresa aqualquer ponto geográfico dentro da referida rede.Numa porta série RS232 do computador, pode ligar um transmissor de mensagens SMS (referência TG-GSM) queenvia os eventos seleccionados (alarmes, avarias, anulados, ...) aos telemóveis GSM indicados. A aplicaçãopermite seleccionar, por tipo de evento, até 5 números de telemóvel, que receberão mensagens até 160 caracteres,onde se indica o evento, equipamento, incidência, endereço, data e hora.O programa possuí até 128 níveis de acesso configuráveis individualmente para cada um dos utilizadores,limitando as possíveis actuações.A opção de simulação permite seleccionar um ou vários eventos e simular a sua actuação para visualizar asmudanças de plano ou posição do equipamento.A aplicação TG-Notifier permite realizar ligações entre planos. Em caso de alarme ou avaria, o program mudapara o plano onde se encontra posicionado o equipamento ou ao plano inicial marcando o caminho a seguir parachegar ao ponto.No TG-Notifier também se podem posicion, vias de evacuação, etc. nos planos. É sinalizado o estado em quese encontram e se proporciona informação adicional que optimiza a gestão dos alarmes e avisos de incêndio.

CARACTERÍSTICAS

Requerimentos Mínimos de PC• Pentium III, 1Ghz, 1Gb RAM.• Disco duro de 80 Gb.• Unidade de DVD para instalar a aplicação.

(Recomenda-se DVD-W gravador para cópias desegurança).

• Porta paralela DB25 para colocar a chave deprotecção (já disponível em USB).

• Porta série RS232 para ligar a central ou centraisdirectamente (2 mínimo na AM2020/ AFP1010 e INA).

Toda a informação contida neste documento pode ser modificada sem aviso prévio

PROGRAMAS DEGESTÃO GRÁFICA

SÉRIE TG

• Opcionalmente, uma porta série RS232 DB9para ligar o transmissor de mensagensTG-GSM.

• Rato e opcionalmente, placa de som comcolunas.

• Placa de rede no caso de ligação à centralvia IP.

• Sistema operativo Windows 98 (Consulte aNotifier para outros sistemas operativos).

Os equipamentos da instalação podem ser posicionados emplanos BMP em diferentes formatos (640 x 480; 800 x 600 ou1024 x 768 pixels) dependendo da configuração do monitor.A representação dos sensores e módulos de entrada e saídapode ser efectuada utilizando a vasta livraria de iconesincluiída com a aplicação ou através de formas geométricas,podendo realçar uma área do plano se existe uma alteraçãode estado num equipamento. Nos planos da instalação,podem ser colcados botões de mudança de plano, contadoresde alarmes, avarias, anulados, etc. Opcionalmente, podehabilitar a indicação do endereço físico de cada equipamento.

O programa dispõe da opção de visualização rápida doestado dos equipamentos do loop. Nesta Janela, é indicadoa condição actual dos 99 sensores e 99 módulos de entradae saída. Seleccionando o equipo seleccionado, podemosaceder ao seu posicionamento no plano ou modificar a suaprogramação.

No caso de alarme ou qualquer outro evento, poderemosrealizar uma representação gráfica, em tempo real, dacondição do sensor. Desta forma, poderemos verificarrapidamente a evolução do alarme e realizar actuações sobreos módulos de sirene, inclusivamente antes da central iniciaro processo de evacuação.

O histórico, de capacidade ‘ilimitada’ (depende do disco durodo computador), regista qualquer tipo de incidência e guardao nome do utilizador activo em cada momento. O utilizadorpode assocair um relatório da actuação realizada e visualizá-lo posteriormente no histórico. No histórico de eventos,podem ser realizados filtros por data, hora, equipamentos,zonas, tipo de evento, etc. Os eventos de alarme sãoindicados na cor seleccionada (por defeito vermelho).Igualmente, cada evento pode ter uma cor distinta parafacilitar a sua visualização posterior.

A descrição dos equipamentos pode ser recibida directamentea partir da central, utilizando a opção importação global, ouproceder a uma importação pontual se foi modificado só umou vários equipamentos na central. Desta forma, o utilizadornão deve voltar a introduzir a descrição de um equipamentobem como a sua zona no programa.

HC

-DT-

D10

0P E

d. 1

HC

-DT-

D10

0P E

d. 1

Page 2: PROGRAMAS DE GESTÃO GRÁFICA SÉRIE TG - notifier.es · para ligar o transmissor de mensagens TG-GSM. • Rato e opcionalmente, placa de som com colunas. • Placa de rede no caso

Hon

eyw

ell L

ife S

afet

y Ib

eria

, s.l.

Hon

eyw

ell L

ife S

afet

y Ib

eria

, s.l.

TOPOLOGIASExistem diferentes topologias para a ligação entre centrais e o programa de gestão:1. Ligação directa entre a a porta série RS232 da central (DB9) e a porta série RS232 do computador de

gestão. Esta ligação permite ligar um número de centrais igual ao número de portas série existentes nocomputador. O número de portas série RS232 pode ser ampliado utilizando conversores RS232 paraUSB. Se a distância entre a central e o computador supera a indicada pela norma EIA-232C (15 metros),podem ser utilizados amplificadores de RS232, alcançando distâncias superiores a vários kilómetros.

4. Ligação de várias centrais directamente à porta série, outras via IP e transmissão de eventos a várioscomputadores dentro da mesma rede corporativa (Intranet). Nesta topologia existe um computador‘master’ que recebe a informação de todas as centrais e a envia a outros computadores da mesmarede. A partir de qualquer computador, podem ser realizadas as mesmas operações que poderiam serfeitas a partir do computador master. O Histórico de eventos de todas las centrales pode ser partilhadopor todos os computadores ou ter um histórico independente em cada computador, guardando só oseventos quando estiver operativo. Igualmente, pode partilhar a configuração e os planos de todos osequipamentos ou ter uma configuração independente para cada computador.

Transmissão dos eventosselecciondados das centrais atelemóveis como mensagensSMS até 160 caracteres.

Podem ser ligados vários computadores degestão secundária em qualquer ponto da redecorporativa da empresa (Intranet).

Cada evento pode activar ummensagem de audio (Wav) oude video previamente guardado

Podem ser associados ficheiros de video indicandoo caminho a seguir para chegar ao equipamentoou ao caminho de evacuação.

COM2

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

impresora

GSM

COM1

Ethernet

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

FUEGOANULADO

C EN TRA L AN A LÓ GICA ID 50Cu mp le EN5 4-2/4 19 97

Fec ha de fa br icac ión 19 99

FALLO

REARME

PRUEBA FALLO ALIMENTACIÓN

ZUMBADOR INTERNO FALLO DE TIERRA

MODO RETARDADO

RELÉ ANULADO

FALLO DE SIRENA

ALIMENTACIÓN SIRENAS SILENCIADAS

PLANTA EN ALARMA FALLO DE SISTEMA

SIRENAS ANULADAS

SILENCIARZUMBADOR

SILENCIAR/REACTIVAR

FIN RETARDO/EVACUACIÓN

4 6

00..9

31

1

7

5 ☯

98

2

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16ZONA D E FUEGO

ZON A FALLOANU LAR/PRUEBA

RS232 RS232 RS232 RS232

IP IP IP IP

GSM

impressora

Ethernet

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

FUEGOANULADO

CEN TR A L ANA LÓ GICA ID 50C umple EN54-2 /4 1997

Fec ha de fabricac ión 1999

FALLO

REAR ME

PRUEBA FALLO ALIMENTACIÓN

ZUMBADOR INTERNO FALLO DE TIERRA

MODO RETARDADO

RELÉ ANULADO

FALLO DE SIRENA

ALIMENTACIÓN SIRENAS SILENCIADAS

PLANTA EN ALARMA FALLO DE SISTEMA

SIRENAS ANULADAS

SILENCIARZUMBADOR

SILENCIAR/REAC TIVAR

FIN RETARDO/EVAC UACIÓN

4 6

00..9

31

1

7

5

98

2

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16ZON A D E FUEGO

ZON A FALLOANULAR/PRU EBA

RS232 RS232 RS232 RS232

IP IP IP IP

GSM

impressora

FUEGOANULADO

C ENTRA L AN A LÓ G IC A ID 50Cumple EN54-2 /4 1997

Fec ha de fabricación 1999

FALLO

REAR ME

PRUEBA FALLO ALIMENTACIÓN

ZUMBADOR INTERNO FALLO DE TIERRA

MODO RETARDADO

RELÉ ANULADO

FALLO DE SIRENA

ALIMENTACIÓN SIRENAS SILENCIADAS

PLANTA EN ALARMA FALLO DE SISTEMA

SIRENAS ANULADAS

SILENC IARZUMBADOR

SILENC IAR/REACTIVAR

FIN RETAR DO/EVAC UACIÓN

4 6

00..9

31

1

7

5 ☯

98

2

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16ZONA D E FUEGO

ZONA FALLOANU LAR/PRU EBA

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

RS232

RS232

COM1

COM2

Ethernet2. Ligação até 10.000 centrais via IP, utilizando o conversor de RS232 a RJ45 (IP) da Notifier, referênciaTG-IP1 para redes que funcionem a 10/100 Mhz. Neste caso, o computador reciberá toda a informaçãoatravés da sua placa de rede RJ45.

Ethernet

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

FUEGOANULADO

C EN TRA L ANA LÓ GIC A ID 50Cu mp le EN5 4-2/4 19 97

Fech a de fab rica c ió n 19 99

FALLO

REARME

PRUEBA FALLO ALIMENTACIÓN

ZUMBADOR INTERNO FALLO DE TIERRA

MODO RETARDADO

RELÉ ANULADO

FALLO DE SIRENA

ALIMENTACIÓN SIRENAS SILENCIADAS

PLANTA EN ALARMA FALLO DE SISTEMA

SIRENAS ANULADAS

SILENCIARZUMBADOR

SILENC IAR/REACTIVAR

FIN RETARDO/EVACUACIÓN

4 6

00..9

311

7

5 ☯

98

22 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Z ONA D E FUEGO

Z ON A FALLOANU LAR/PRU EBA

RS232 RS232 RS232 RS232

IP IP IP IP

GSM

impressoraFUEGO

ANULADO

C EN TRA L ANA LÓ GIC A ID 50Cu mp le EN5 4-2/4 19 97

Fech a de fab rica c ió n 19 99

FALLO

REARME

PRUEBA FALLO ALIMENTACIÓN

ZUMBADOR INTERNO FALLO DE TIERRA

MODO RETARDADO

RELÉ ANULADO

FALLO DE SIRENA

ALIMENTACIÓN SIRENAS SILENCIADAS

PLANTA EN ALARMA FALLO DE SISTEMA

SIRENAS ANULADAS

SILENCIARZUMBADOR

SILENC IAR/REACTIVAR

FIN RETARDO/EVACUACIÓN

4 6

00..9

311

7

5 ☯

98

22 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Z ONA D E FUEGO

Z ON A FALLOANU LAR/PRU EBA

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

RS232

RS232

COM1

COM2

3. Ligação de várias centrais directamente à porta série, outras via IP

LAN sin cableWIRELESS 802.11

Transmissão dos eventos aagendas electrónicascompatíveis. WIRELESS802.11

LAN sin cableWIRELESS 802.11

LAN sin cableWIRELESS 802.11

LAN sin cableWIRELESS 802.11

HC

-DT-

D10

0P E

d. 1

HC

-DT-

D10

0P E

d. 1

Page 3: PROGRAMAS DE GESTÃO GRÁFICA SÉRIE TG - notifier.es · para ligar o transmissor de mensagens TG-GSM. • Rato e opcionalmente, placa de som com colunas. • Placa de rede no caso

Hon

eyw

ell L

ife S

afet

y Ib

eria

, s.l.

Hon

eyw

ell L

ife S

afet

y Ib

eria

, s.l.

TOPOLOGIASExistem diferentes topologias para a ligação entre centrais e o programa de gestão:1. Ligação directa entre a a porta série RS232 da central (DB9) e a porta série RS232 do computador de

gestão. Esta ligação permite ligar um número de centrais igual ao número de portas série existentes nocomputador. O número de portas série RS232 pode ser ampliado utilizando conversores RS232 paraUSB. Se a distância entre a central e o computador supera a indicada pela norma EIA-232C (15 metros),podem ser utilizados amplificadores de RS232, alcançando distâncias superiores a vários kilómetros.

4. Ligação de várias centrais directamente à porta série, outras via IP e transmissão de eventos a várioscomputadores dentro da mesma rede corporativa (Intranet). Nesta topologia existe um computador‘master’ que recebe a informação de todas as centrais e a envia a outros computadores da mesmarede. A partir de qualquer computador, podem ser realizadas as mesmas operações que poderiam serfeitas a partir do computador master. O Histórico de eventos de todas las centrales pode ser partilhadopor todos os computadores ou ter um histórico independente em cada computador, guardando só oseventos quando estiver operativo. Igualmente, pode partilhar a configuração e os planos de todos osequipamentos ou ter uma configuração independente para cada computador.

Transmissão dos eventosselecciondados das centrais atelemóveis como mensagensSMS até 160 caracteres.

Podem ser ligados vários computadores degestão secundária em qualquer ponto da redecorporativa da empresa (Intranet).

Cada evento pode activar ummensagem de audio (Wav) oude video previamente guardado

Podem ser associados ficheiros de video indicandoo caminho a seguir para chegar ao equipamentoou ao caminho de evacuação.

COM2

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

impresora

GSM

COM1

Ethernet

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

FUEGOANULADO

C EN TRA L AN A LÓ GICA ID 50Cu mp le EN5 4-2/4 19 97

Fec ha de fa br icac ión 19 99

FALLO

REARME

PRUEBA FALLO ALIMENTACIÓN

ZUMBADOR INTERNO FALLO DE TIERRA

MODO RETARDADO

RELÉ ANULADO

FALLO DE SIRENA

ALIMENTACIÓN SIRENAS SILENCIADAS

PLANTA EN ALARMA FALLO DE SISTEMA

SIRENAS ANULADAS

SILENCIARZUMBADOR

SILENCIAR/REACTIVAR

FIN RETARDO/EVACUACIÓN

4 6

00..9

31

1

7

5 ☯

98

2

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16ZONA D E FUEGO

ZON A FALLOANU LAR/PRUEBA

RS232 RS232 RS232 RS232

IP IP IP IP

GSM

impressora

Ethernet

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

FUEGOANULADO

CEN TR A L ANA LÓ GICA ID 50C umple EN54-2 /4 1997

Fec ha de fabricac ión 1999

FALLO

REAR ME

PRUEBA FALLO ALIMENTACIÓN

ZUMBADOR INTERNO FALLO DE TIERRA

MODO RETARDADO

RELÉ ANULADO

FALLO DE SIRENA

ALIMENTACIÓN SIRENAS SILENCIADAS

PLANTA EN ALARMA FALLO DE SISTEMA

SIRENAS ANULADAS

SILENCIARZUMBADOR

SILENCIAR/REAC TIVAR

FIN RETARDO/EVAC UACIÓN

4 6

00..9

31

1

7

5

98

2

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16ZON A D E FUEGO

ZON A FALLOANULAR/PRU EBA

RS232 RS232 RS232 RS232

IP IP IP IP

GSM

impressora

FUEGOANULADO

C ENTRA L AN A LÓ G IC A ID 50Cumple EN54-2 /4 1997

Fec ha de fabricación 1999

FALLO

REAR ME

PRUEBA FALLO ALIMENTACIÓN

ZUMBADOR INTERNO FALLO DE TIERRA

MODO RETARDADO

RELÉ ANULADO

FALLO DE SIRENA

ALIMENTACIÓN SIRENAS SILENCIADAS

PLANTA EN ALARMA FALLO DE SISTEMA

SIRENAS ANULADAS

SILENC IARZUMBADOR

SILENC IAR/REACTIVAR

FIN RETAR DO/EVAC UACIÓN

4 6

00..9

31

1

7

5 ☯

98

2

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16ZONA D E FUEGO

ZONA FALLOANU LAR/PRU EBA

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

RS232

RS232

COM1

COM2

Ethernet2. Ligação até 10.000 centrais via IP, utilizando o conversor de RS232 a RJ45 (IP) da Notifier, referênciaTG-IP1 para redes que funcionem a 10/100 Mhz. Neste caso, o computador reciberá toda a informaçãoatravés da sua placa de rede RJ45.

Ethernet

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

FUEGOANULADO

C EN TRA L ANA LÓ GIC A ID 50Cu mp le EN5 4-2/4 19 97

Fech a de fab rica c ió n 19 99

FALLO

REARME

PRUEBA FALLO ALIMENTACIÓN

ZUMBADOR INTERNO FALLO DE TIERRA

MODO RETARDADO

RELÉ ANULADO

FALLO DE SIRENA

ALIMENTACIÓN SIRENAS SILENCIADAS

PLANTA EN ALARMA FALLO DE SISTEMA

SIRENAS ANULADAS

SILENCIARZUMBADOR

SILENC IAR/REACTIVAR

FIN RETARDO/EVACUACIÓN

4 6

00..9

311

7

5 ☯

98

22 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Z ONA D E FUEGO

Z ON A FALLOANU LAR/PRU EBA

RS232 RS232 RS232 RS232

IP IP IP IP

GSM

impressoraFUEGO

ANULADO

C EN TRA L ANA LÓ GIC A ID 50Cu mp le EN5 4-2/4 19 97

Fech a de fab rica c ió n 19 99

FALLO

REARME

PRUEBA FALLO ALIMENTACIÓN

ZUMBADOR INTERNO FALLO DE TIERRA

MODO RETARDADO

RELÉ ANULADO

FALLO DE SIRENA

ALIMENTACIÓN SIRENAS SILENCIADAS

PLANTA EN ALARMA FALLO DE SISTEMA

SIRENAS ANULADAS

SILENCIARZUMBADOR

SILENC IAR/REACTIVAR

FIN RETARDO/EVACUACIÓN

4 6

00..9

311

7

5 ☯

98

22 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Z ONA D E FUEGO

Z ON A FALLOANU LAR/PRU EBA

MUTEBUZZER

EXTENDDELAY

END DELAY/EVACUATE

SILENCE/RESOUND RESET

DAY MODE FIRE O/PDISABLE

CHANGETABS

ZONES INALARM

FIRE O/P ACTIVE

PRE-ALARM

SYSTEM FAULT

SOUNDER FAULT/DISABLED

FIRE O/P FAULT/DISABLED

DAY MODE

DELAYS ACTIVE

NON-FIRE ACTIVE

DISABLEMENT

TESTPOWER

RS232

RS232

COM1

COM2

3. Ligação de várias centrais directamente à porta série, outras via IP

LAN sin cableWIRELESS 802.11

Transmissão dos eventos aagendas electrónicascompatíveis. WIRELESS802.11

LAN sin cableWIRELESS 802.11

LAN sin cableWIRELESS 802.11

LAN sin cableWIRELESS 802.11

HC

-DT-

D10

0P E

d. 1

HC

-DT-

D10

0P E

d. 1

Page 4: PROGRAMAS DE GESTÃO GRÁFICA SÉRIE TG - notifier.es · para ligar o transmissor de mensagens TG-GSM. • Rato e opcionalmente, placa de som com colunas. • Placa de rede no caso

Hon

eyw

ell L

ife S

afet

y Ib

eria

, s.l.

Hon

eyw

ell L

ife S

afet

y Ib

eria

, s.l.

DESCRIÇÃO:

O programa gráfico TG- Notifier permite gerir de forma fácil e rápida qualquer incidência que se verifique numaou várias centrais de incêndios que estejam a ser supervisionadas pelo computador onde se instale a aplicaçãode gestão Terminal Gráfico TG.A partir do programa de gestão TG, pode ser efectuada uma leitura do estado de cada sensor e módulos de entradaou saída, pelo que se conhece, de forma imediata, se estão em alarme, avaria, anulado, etc. No caso dos módulosde controlo e sirenes, pode efectuar-se uma activação ou silenciá-los.Todas as centrais analógicas possuem uma porta de comunicações série RS232, através da qual se efectuaa transmissão de eventos ao programa de gestión. Esta ligação pode ser directa à porta série do computadorde gestão (15 metros de acordo com a norma RS232C ) ou dependendo da central e a sua versão de software,a ligação pode ser efectuada através do protocolo IP através da própria red (LAN) da Intranet da empresa aqualquer ponto geográfico dentro da referida rede.Numa porta série RS232 do computador, pode ligar um transmissor de mensagens SMS (referência TG-GSM) queenvia os eventos seleccionados (alarmes, avarias, anulados, ...) aos telemóveis GSM indicados. A aplicaçãopermite seleccionar, por tipo de evento, até 5 números de telemóvel, que receberão mensagens até 160 caracteres,onde se indica o evento, equipamento, incidência, endereço, data e hora.O programa possuí até 128 níveis de acesso configuráveis individualmente para cada um dos utilizadores,limitando as possíveis actuações.A opção de simulação permite seleccionar um ou vários eventos e simular a sua actuação para visualizar asmudanças de plano ou posição do equipamento.A aplicação TG-Notifier permite realizar ligações entre planos. Em caso de alarme ou avaria, o program mudapara o plano onde se encontra posicionado o equipamento ou ao plano inicial marcando o caminho a seguir parachegar ao ponto.No TG-Notifier também se podem posicion, vias de evacuação, etc. nos planos. É sinalizado o estado em quese encontram e se proporciona informação adicional que optimiza a gestão dos alarmes e avisos de incêndio.

CARACTERÍSTICAS

Requerimentos Mínimos de PC• Pentium III, 1Ghz, 1Gb RAM.• Disco duro de 80 Gb.• Unidade de DVD para instalar a aplicação.

(Recomenda-se DVD-W gravador para cópias desegurança).

• Porta paralela DB25 para colocar a chave deprotecção (já disponível em USB).

• Porta série RS232 para ligar a central ou centraisdirectamente (2 mínimo na AM2020/ AFP1010 e INA).

Toda a informação contida neste documento pode ser modificada sem aviso prévio

PROGRAMAS DEGESTÃO GRÁFICA

SÉRIE TG

• Opcionalmente, uma porta série RS232 DB9para ligar o transmissor de mensagensTG-GSM.

• Rato e opcionalmente, placa de som comcolunas.

• Placa de rede no caso de ligação à centralvia IP.

• Sistema operativo Windows 98 (Consulte aNotifier para outros sistemas operativos).

Os equipamentos da instalação podem ser posicionados emplanos BMP em diferentes formatos (640 x 480; 800 x 600 ou1024 x 768 pixels) dependendo da configuração do monitor.A representação dos sensores e módulos de entrada e saídapode ser efectuada utilizando a vasta livraria de iconesincluiída com a aplicação ou através de formas geométricas,podendo realçar uma área do plano se existe uma alteraçãode estado num equipamento. Nos planos da instalação,podem ser colcados botões de mudança de plano, contadoresde alarmes, avarias, anulados, etc. Opcionalmente, podehabilitar a indicação do endereço físico de cada equipamento.

O programa dispõe da opção de visualização rápida doestado dos equipamentos do loop. Nesta Janela, é indicadoa condição actual dos 99 sensores e 99 módulos de entradae saída. Seleccionando o equipo seleccionado, podemosaceder ao seu posicionamento no plano ou modificar a suaprogramação.

No caso de alarme ou qualquer outro evento, poderemosrealizar uma representação gráfica, em tempo real, dacondição do sensor. Desta forma, poderemos verificarrapidamente a evolução do alarme e realizar actuações sobreos módulos de sirene, inclusivamente antes da central iniciaro processo de evacuação.

O histórico, de capacidade ‘ilimitada’ (depende do disco durodo computador), regista qualquer tipo de incidência e guardao nome do utilizador activo em cada momento. O utilizadorpode assocair um relatório da actuação realizada e visualizá-lo posteriormente no histórico. No histórico de eventos,podem ser realizados filtros por data, hora, equipamentos,zonas, tipo de evento, etc. Os eventos de alarme sãoindicados na cor seleccionada (por defeito vermelho).Igualmente, cada evento pode ter uma cor distinta parafacilitar a sua visualização posterior.

A descrição dos equipamentos pode ser recibida directamentea partir da central, utilizando a opção importação global, ouproceder a uma importação pontual se foi modificado só umou vários equipamentos na central. Desta forma, o utilizadornão deve voltar a introduzir a descrição de um equipamentobem como a sua zona no programa.

HC

-DT-

D10

0P E

d. 1

HC

-DT-

D10

0P E

d. 1