programação de março: escola de jardinagem

20
Programação Mensal março Escola de jardinagem

Upload: secretaria-municipal-do-verde-e-do-meio-ambiente

Post on 05-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Programação de atividades de março da UMAPAZ - Escola de Jardinagem.

TRANSCRIPT

Programação Mensal março

Escola de jardinagem

O Programa de Oficinas e Palestras da Escola Municipal de Jardinagem visa incrementar a oferta de educação não-formal oferecida pela Escola, através de uma programação mensal de oficinas e palestras, com duração média de 3 horas cada uma, trabalhando temas relacionados à jardinagem e destinados aos munícipes em geral. A programação é atualizada e divulgada através de seu informativo eletrônico, na página da Escola na Internet (www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem) e no mural na sede da UMAPAZ , na última semana de cada mês.

3

• As inscrições são feitas por e-mail, mediante o envio dos dados do formulário disponível no link “inscrição” de cada evento;

• Observe a data de início das inscrições de cada atividade. Só serão aceitas inscrições a partir deste dia;

• Em caso de dúvida, ligar para o Programa de Oficinas e Palestras, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, através do telefone : (11) 5539-5291;

• Para receber a programação por e-mail, escreva para: [email protected]

aconteceu

Aconteceu no dia 26 de fevereiro das 9 às 12 horas, no Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem, Oficina de Orquideas, realizadas com plantas trazidas pelos participantes.

Nesta atividade foram passadas noções de manejo e cultivo de orquídeas, dicas precisosas de como cuidar da planta.

5

Estamos vivendo um dos verões mais quentes e secos, o que pode ser constatado pelas médias de temperaturas e chuvas registradas para a cidade de São Paulo. Em dezembro de 2013 choveu aproximadamente 28% da média histórica para este mês e em janeiro de 2014 choveu 34% da média normal. Segundo a Sabesp, a média de chuva para fevereiro é de 202mm, mas até o momento o acumulado foi de apenas 54mm. Janeiro de 2014 entra para a história de São Paulo como o mês mais quente desde 1943.

Os reservatórios do Sistema Cantareira que abastecem cerca de 10 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo atingiram hoje (24/02/14) o

DICA DO MêS:

menor nível já registrado - 17, 1% de volume de água armazenado. Mesmo que as águas de março fechem o verão (de preferência caindo na região das nascentes dos rios que abastecem o Sistema, nos Municípios de Camanducaia, Extrema, Sapucaí-Mirim, Joanópolis e Nazaré Paulista) com índices próximos dos normais, a situação desses mananciais continuará crítica, o que poderá levar a um racionamento com previsão de falta de água, ainda para este ano.

Então, hoje mais do que em qualquer outro momento, devemos fazer a nossa parte e adotar medidas para racionalizar o uso da água e ter um consumo consciente. Vamos lembrar algumas dicas:

Vamos economizar água!!!

No ambiente doméstico:

•Combater todo e qualquer Vazamento

•Reduzir os tempos de banho (desligar o chuveiro para ensaboar-se)

•Economizar água ao escovar os dentes, lavar louças, ...

•Substituir válvulas hidras por vasos sanitários com caixas acopladas;

•Evitar lavar pisos, quintais, calçadas e carros (quando necessário, usar baldes ao invés de mangueiras);

•Reaproveitar as águas de máquinas de lavar, para lavagem de pisos;

•Instalar sistemas de aproveitamento de água das chuvas (direcionar águas de telhados e calhas para cisternas) para uso em lavagens e irrigação de jardins.

Nos jardins:

•Em dias quentes e secos, irrigar as plantas no final da tarde ou à noite;

•Molhar a terra e não a planta;

•Utilizar regadores ao invés de mangueiras;

•Proteger o solo com cobertura morta (folhas secas, palhas, aparas de grama, serragem de madeira, etc.);

•Adubar as plantas com húmus ou composto orgânico (melhoram a infiltração e retenção de água no solo);

•Em novos plantios, escolher espécies mais rústicas (menos exigentes em água e nutrientes);

•Proteger os jardins dos ventos fortes, usando quebra-ventos (os ventos ressecam o solo e o ambiente).

Adão Luiz Castanheiro Martins

Eng. Agrônomo | UMAPAZ 1

7

A FLOR DO MÊS

Nomes populares: Resedá, Árvore--de-natal, Julieta, Extremosa

Arbusto lenhoso originário da Índia, normalmente conduzido como árvore de pequeno porte, atingindo cerca de 4m de altura.

Espécie muito utilizada na arborização urbana, sob fiação elétrica aérea e passeios com no mínimo 2m de largura. Possui sistema radicular pivotante e profundo.

Não muito exigente quanto à fertilidade do solo, rústica e suporta bem as podas de formação

e adequação, quando realizadas no seu período de repouso.

Florescimento – no período da primavera e verão, em panículas (cachos de flores) densas, de coloração branca, rósea ou azulada, nas pontas dos ramos.

Seu plantio deve ser realizado em locais de sol pleno e bem ventilado, para que seja evitado o ataque de doenças fúngicas em suas folhas.

Adão Luiz Castanheiro MartinsEng. Agrônomo | UMAPAZ 1

ResedáLangestromia indica

9

CURSOSSerão realizadas 12 turmas em 2014, destinadas à munícipes

maiores de 14 anos, alfabetizados e interessados em aprender técnicas básicas de jardinagem e preservação do

meio ambiente.

Apostila do curso disponível no link: apostila do curso de jardinagem

Curso Municipal de Jardinagem

O Curso Municipal de Jardinagem é aberto a funcionários e munícipes em geral e destina-sea ensinar técnicas básicas de jardinagem e preservação do meio ambiente.

>>turma 486:Início: 10 de marçoTérmino: 9 de maioDias da semana: Segundas, quartas e sextasHorário: 9h às 11h30

>>turma 487:Início: 11 de marçoTérmino:03 de junhoDias da semana: Terças e quintas-feirasHorário: 14h às 16h30

>>turma 488:Início: 17 de marçoTérmino: 16 de maioDias da semana: Segundas, quartas e sextas-feirasHorário: 14h às 16h30

11

atividades

Objetivo: Apresentar aos participantes técnicas de cultivo de plantas em locais de pouco espaço – drenagem, preparo do substrato, seleção e preparo de mudas, semeaduras etc. Haverá enfoque especial sobre o uso de recipientes alternativos. Facilitador: Juscelino Nobuo Shiraki (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1). Público focalizado: Todos os interessados.Vagas: 40 alunos (por ordem de inscrição, mínimo 20 pessoas para realização do evento).

Dia: 11 de março, quinta-feiraHorário: das 8h30 às 11h30Local: Sede UMAPAZ, sala 3.Endereço: Escola Municipal de Jardinagem UMAPAZ-1 – Av. IV Centenário, s/n. Portão 7A.

PALESTRA HORTA VERTICAL

Clique aqui para fazer a sua inscrição(inscrições a partir do dia 03/03 às 9h)

13

Objetivo: Apresentar aos interessados noções básicas sobre poda de plantas floreiras em vasos e arbustos em jardinsFacilitador: Oswaldo Barreto Carvalho (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1)Público focalizado: Todos os interessados. Vagas: 40 (por ordem de inscrição)

Dia: 18 de março, terça-feiraHorário: das 9h às 12hLocal: Sede UMAPAZ, sala 3Endereço: Escola Municipal de Jardinagem UMAPAZ-1 – Av. IV Centenário, s/n. Portão 7A.

PALESTRA SOBRE PODA

Clique aqui para fazer a sua inscrição(inscrições a partir do dia 10/03 às 9h)

Objetivo: Divulgar a diversidade da flora da mata Atlântica de São Paulo. Apresentação das famílias mais representativasFacilitador: DR. Ricardo José FrancischettiPúblico focalizado: Todos os interessadosVagas: 40 (por ordem de inscrição)

Dia: 21 de março, terça-feiraHorário: das 14h às 16hLocal: Sede UMAPAZ, sala 2Endereço: Escola Municipal de Jardinagem UMAPAZ-1 – Av IV Centenário, s/n. Portão 7A.

PALESTRA FLORA DA MATA ATLÂNTICA: DIVERSIDADE

Clique aqui para fazer a sua inscrição(inscrições a partir do dia 13/03 às 9h)

15

Objetivo: Apresentar conhecimentos básicos sobre solo e adubação de plantasFacilitador: Mário do Nascimento Júnior (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1)Público focalizado: Todos os interessados.Vagas: 40 (por ordem de inscrição) Dia: 25 de março, terça-feiraHorário: das 9h às 11hLocal: Sede UMAPAZ, sala 3Endereço: Escola Municipal de Jardinagem UMAPAZ-1 – Av IV Centenário, s/n. Portão 7A

PALESTRA ADUBAÇÃO NA JARDINAGEM

Clique aqui para fazer a sua inscrição(inscrições a partir do dia 17/03 às 9h)

16

Objetivo: Apresentar aos interessados noções básicas sobre ecologia e manejo de plantas aquáticas. Serão abordados temas tais como a definição do grupo vegetal; sua importância para o ecossistema aquático, formas de monitoramento e controle em grandes lagosFacilitador: Dra. Miriam H B Falótico (Bióloga e Pedagoga/UMAPAZ-1)Público focalizado: Todos os interessadosQuantidade de vagas: 40 vagas

Dia: 28 de março, sexta-feiraHorário: das 14h às 17hLocal:Sede UMAPAZ, sala 2Endereço: Escola Municipal de Jardinagem UMAPAZ-1 – Av. IV Centenário, s/n. Portão 7A

PALESTRA PLANTAS AQUÁTICAS: ECOLOGIA E MANEJO

Clique aqui para fazer a sua inscrição(inscrições a partir do dia 20/03 às 9h)

Se você tem dúvidas de como cuidar de sua planta ou se ela apresenta algum tipo de doença, NÃO HESITE

EM CONSULTAR O PROGRAMA DE ATENDIMENTO AS PLANTAS (PAP)! Através do e-mail papjardim@

prefeitura.sp.gov.br e do telefone (11) 5539-5291 você poderá esclarecer suas dúvidas ou até mesmo agendar

uma visita para obter orientações mais adequadas.

VOCÊ NO PAP!

Enviada por: NELSON JOSE VERGNE DE ABREU

Gostaria de algumas sugestões de flores que não fossem muito exigentes para jardim com terra argilosa.

PAP Responde:

Se seu solo for muito argiloso, antes de efetuar qualquer plantio, será interessante adicionar areia grossa lavanda (a mesma que compramos em casa de materiais de construção) na proporção de 20 l/m2. De solo e adubar com composto orgânico ou húmus de minhoca (10 a 20 l/ m2.) Quanto às espécies, existem plantas floríferas que alcançar diversos tamanhos e você deve optar pelas espécies perenes:- forrações (geralmente de 15-50 cm): Jacinto (alstroemeria), vinca, maria-sem- vergonha, mini- rosas, margarida-branca, gazânias, lírio-amarelo, bulbine (cebolinha de jardim).- arbustos (até 1,5m de altura): alamanda amarela/roxa, lantana, gengibre-azul, azaléia, sálvia-vermelha. Tumbergia arbustiva, bela-emília, ixora.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Escola de Jardinagem

Adão Luiz Castanheiro Martins

(Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1).

19

A Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem é uma unidade da UMAPAZ, Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde 1975, o seu objetivo é ministrar cursos e oficinas relacionadas à jardinagem e ao paisagismo, tornando estes elementos de sensibilização à educação ambiental, ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Departamento de Educação AmbientalUniversidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de PazDiretora: Maria José de Andrade FilhaEscola Municipal de Jardinagem - UMAPAZ 1 Diretor: João Castro JúniorRedação e revisão do informativo mensal: Adrielle Bune (Graduando), Amanda Fittipaldi (Graduando) Rosa Maria de Araujo (AGPP) e Oswaldo Barreto de Carvalho (Engº Agrônomo). | UMAPAZ 1 Coordenação de Arte: Silvia Glueck | UMAPAZ-GProjeto Gráfico: Gabriela Fernandes Gomes| UMAPAZ-G

Escola de JardinagemUMAPAZ 1Av. IV Centenário, 1268 - Parque Ibirapuera11 5572-1004 | 11 5574-0420