programação sesc sorocaba - março 2011

28
1

Upload: sesc-sorocaba

Post on 11-Feb-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Programação SESC Sorocaba - Março 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

1

Page 2: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

2

O SESC – Serviço Social do Comércio é uma instituição de caráter privado, de âmbito nacional, criada em 1946 por iniciativa do empresariado do comércio de bens e serviços, que

a mantém e administra. Sua finalidade é a promoção do bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural de seu público prioritário e da comunidade em geral. Constitui

o público prioritário do SESC: o trabalhador nas áreas de comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, os trabalhadores aposentados nesses setores, ou ainda aqueles que se encontrem desempregados,

mas exerceram, há menos de 12 meses, atividades em empresas comerciais de bens e serviços.

PRÉ-MATRÍCULA PELA INTERNETUma facilidade a mais para comerciários e seus dependentes! Ganhe tempo, faça sua pré-matrícula pela Internet, acessando o site: www.sescsp.org.br. Após o cadastramento é só comparecer ao SESC com seus documentos, confirmar sua matrícula e retirar seu cartão*. *Verifique no site a taxa e os documentos necessários para matricular-se.

MATRÍCULAO cartão de matrícula é seu passaporte para o SESC.Podem matricula-se os empregados em empresas do comércio de bens, serviços e turismo, tais como: lojas, bares, restaurantes, hotéis, hospitais e consultórios particulares, escolas e faculdades particulares, emissoras de rádio e televisão, jornais, postos de gasolina, supermercados, entre outras. Dependendo da disponibilidade de vagas, o SESC abre também espaço à inscrição de outras pessoas (usuários). Para matricular-se no SESC, são necessários os seguintes documentos:

TRABALHADOR NAS ÁRES DE COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMOCarteira de trabalho e documento de identidade.

APOSENTADOS NO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMOCarteira de trabalho, carta de concessão da aposentadoria e documento de identidade.

DESEMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMOCarteira de trabalho com o último registro comprovando estar desempregado há menos de 12 meses e documento de identidade.

DEPENDENTES DE TRABALHADORES, APOSENTADOS OU DESEMPREGADOS(COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO)Pais do titular – documento de identidade;Cônjuge – certidão de casamento e documento de identidade;Filhos e enteados menores de 21 anos ou até 24 anos, caso estudantes em nível superior, solteiros e dependentes economicamente dos pais – certidão de nascimento ou RG; originais ou cópias de comprovante de matrícula ou pagamento recente de mensalidade em curso superior; declaração do Imposto de Renda do titular ou documento que comprove ser dependente em plano de saúde do titular.

USUÁRIOSTitular – documento de identidade;Dependentes:Cônjuge – certidão de casamento e documento de identidade;Filhos até 21 anos – certidão de nascimento ou documento de identidade.

Matrícula

Page 3: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

3

Especial Lá Na Lona 4

Música 8

Circuito SESC de Dança 11

Teatro 12

Cinema e vídeo 13

Corpo e Expressão 17

Esportes 16

Terceira Idade 18

Saúde e Alimentação 18

Infantil 22

Acesse também o portal do SESC SP e confira a programação de todas as unidades

www.sescsp.org.br

Siga o Sesc Sorocaba no Twittertwitter.com/sescsorocaba

Sociedade e Cidadania 20

Turismo Social 23

Infantil 22

Agenda 26

Page 4: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

4

LÁ NA LONA

Para comemorar o Dia do Circo, instituído no dia 27 de março, o SESC Sorocaba realiza uma programação para todas as idades e para toda a família, com atividades que contemplam tanto a força e a tradição da história das famílias circenses, quanto uma leitura contemporânea do circo-teatro e das acrobacias aéreas.De 12 a 26Indicação: LivreGrátis

Meu Chapéu é o CéuCia. Instrumento de VerDuas lavadeiras desajeitadas se en-tregam às brincadeiras de lavar, vestir e passar as roupas que compõem o cenário do espetáculo de acrobacias aéreas ao ar livre. “Meu Chapéu é o Céu” leva para as ruas uma narrativa alegre e feminina, com uma mistura de linguagens que permeiam o universo das acrobacias, do clown e do circo-teatro. A presença de um ser encantado que, em meio às mágicas e as bagun-ças, interage com as lavadeiras, resol-vendo e promovendo os conflitos, traz um universo onírico para o espetáculo. Com roteiro e direção de Leo Sykes, diretora do grupo de circo-teatro Udi Grudi, “Meu Chapéu é o Céu” é um espetáculo para todas as idades.Dia 12. Sábado, às 18hLocal: Parque dos EspanhóisRua Campos Salles, s/n – Vila AssisGrátis

EspetáculosCr

édito

: D

ivul

gaçã

o

Page 5: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

5

O Básico do CircoNúcleo PavanelliO espetáculo foi criado após uma pesquisa sobre o circo no Brasil e no mundo e faz uma homenagem aos grandes palhaços. Com números circenses, música ao vivo e improvisação, os atores prendem a atenção do público divertindo-os, pois a trama é de fácil assimilação. O “Básico do Circo” remete o público aos circos antigos que chegavam nas ci-dades convidando-o para assistir ao espetáculo. A troupe chega com pernas de pau, laço, malabares e sua charanga – banda circense - cantando chulas

Escrava IsauraCirco-Teatro GuaraciabaO Circo-Teatro Guaraciaba, em comemoração aos seus 65 anos, apresenta o espetáculo “Escrava Isaura”, baseado no romance de Bernardo Guimarães. Sucesso nos palcos dos circos-teatro e, posteriormente, na televisão brasileira e em outros países, a história da escrava branca foi montada pelo Guaraciaba pela primeira vez em 1949 e a partir dali se-guiu como um dos espetáculos do repertório do circo. Foi remontado com o apoio da LINC (Lei de Incentivo à Cultura) em 2010, obe-decendo aos cenários, adereços e figurinos da época. Iniciado pelo palhaço Pirolito, Antonio Malhone e por Adalberto Fernandes, o Circo Guaraciaba nasceu em São Paulo, no ano de 1946. No final de 1960 chega a Sorocaba e arma sua lona às margens do Rio Sorocaba, permanecendo na cidade por tempo suficiente para que muitas famílias do Circo fixassem residência. Atualmente, o Guaraciaba en-volve alguns dos artistas veteranos e a nova geração, numa troca de experiência, talento e generosidade.Dia 25. Sexta, às 20hLocal: Biblioteca Infantil MunicipalRua da Penha, 673 - Centro* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Um dia Com a Família Burg Família BurgO espetáculo é uma apresentação que traz a força do circo tradicional numa leitura contemporânea, pas-sando pela sensibilidade do olhar do clown, sempre em contato direto com o público, aberto ao jogo e ao improviso. O espetáculo conta com números clás-sicos de palhaço e ainda números da modalidade circense “Dandis”, muito comum nos circos. Para completar, outra atração clássica dos circos: uma simpática burrinha, a Filomena, na verdade um in-crível boneco em tamanho natural, manipulado por dois atores. A “Família Burg” é formada pelos irmãos Hugo Burg Cacilhas e Ivens Burg Cacilhas, e pela atriz Joana de Toledo Piza, mestra em Artes pela Uni-camp. Desde 2007, o trio reúne sua experiência teatral ao treinamento acrobático com a tradicional família circense dos “Brede”, residente em Campinas.Dia 26. Sábado, às 16hLocal: Biblioteca Infantil MunicipalRua da Penha, 673 – Centro* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

em um cortejo pelas ruas. A história tem início com o ensaio da nova bailarina do circo, desastra-da e trapalhona, que conquista de cara o coração dos dois palhaços que fazem de tudo para con-quistá-la. O dono do circo fica furioso, mas não vendo outra solução, atua como juiz da “luta de boxe” dos palhaços onde, é claro, ninguém vence!Dia 19. Sábado, às 16hLocal: Biblioteca Infantil MunicipalRua da Penha, 673 - Centro* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 6: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

6

Oficina de Iniciação ao CircoCom a Cia. Instrumento de VerO contato com o circo é uma forma estimulante e atraente de conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância de realizar exercícios físicos. As técnicas circenses utilizadas são: acrobacia de solo, lira, tecido e trapézio.Indicação: de 5 a 16 anosDia 12. Sábado, às 14hLocal: Parque dos EspanhóisRua Dr. Campos Salles, s/n – Vila Assis* Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Oficinas

Palhaço AcrobataCom a Família BurgA oficina trabalha, através de uma dinâmica intensa e bem-humorada, exercícios de desenvolvimento do palhaço e noções básicas de acrobacia de solo, utilizando ao máximo a disposição e presteza das crianças quando o assunto é brincar, movimentar o corpo e desafiar o desconhecido!Indicação: de 5 a 16 anosDia 26. Sábado, às 14hLocal: Biblioteca Infantil MunicipalRua da Penha, 673 - Centro* Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

LÁ NA LONA

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 7: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

7

As memórias do circo-teatro em SorocabaCom artistas do Circo GuaraciabaIntegrantes da velha guarda do Circo Guaraciaba comandam este bate-papo sobre a memória do circo-teatro em Sorocaba.Dia 25. Sexta, às 14hLocal: Biblioteca Infantil MunicipalRua da Penha, 673 - Centro* Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Bate-papo

Circo em rede e políticas públicasCom Joelma Costa, da ASFACI (Associação de Famílias e Artistas Circenses)A facilidade de acesso à internet é um dos elementos capazes de democratizar a comunicação, um direito humano. No universo do circo, a criação da lista virtual Circomunicando é ferramenta de suma importância na aproximação, organização, debate e participação na construção de conjunto de medidas encaminhando diretrizes e ações à categoria. Esse fenômeno virtual interferiu significativamente na melhoria da qualidade de vida de circenses. Joelma Costa é nascida em circo, cientista social, diretora circense e palhaça. Fundadora da Associação de Famílias e Artistas Circenses (Asfaci) e da lista de discussão virtual Circomunicando.Dia 25. Sexta, às 18hLocal: Biblioteca Infantil MunicipalRua da Penha, 673 - Centro* Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Page 8: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

8

MúsicaSem pensar, nem pensarSérgio Molina e Miriam Maria – Espetáculo musical com letras inéditas de Itamar AssumpçãoEntre 2002 e 2003, Itamar Assumpção escreveu uma série de letras especialmente para o com-positor Sergio Molina musicar e chegar ao pú-blico na voz da cantora Miriam Maria. O desejo de Itamar foi atendido, dando origem ao espe-táculo que leva o nome da canção “Sem pen-sar, nem pensar”. Letras como Infinitos Sons e Estranha Idéia mostram a verve do composi-tor, sempre instigante e inusitada, pronta para desconstruir o cotidiano e sublimar o amor. Ao vivo, o espetáculo conta com um tratamento vi-sual especial e cuidado com os figurinos, com destaque para a projeção de vídeo-cenário or-ganizada pelo designer gráfico Luciano Pessoa.

Las Rositas O grupo argentino composto por Cecilia Palma (violão), Gabriela Palma (violino) e Ana Belén Disandro (piano) surgiu em 2007 com objetivo de propor interpretações modernas de um dos gêneros mais caracteristicos da Argentina, o Tango. Um espetáculo emotivo de impecável interpretação instrumental cheio de frescor e força expressiva das três jovens integrantes. Conjunto revelação do Festival de Cosquin em 2009 (principal festival de folclore argentino) e ganhadoras do concurso “Segunda Selección de Conjuntos Orquestales de Tango”, de Buenos Aires. Dia 10. Quinta, às 20hLocal: Sala FUNDECRua Brigadeiro Tobias, 73 - CentroCapacidade: 239 lugaresIndicação: 12 anos* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Fragmentos recortados dos textos de Itamar As-sumpção são reelaborados em forma de poesia visual projetada, contribuindo também de forma criativa para a iluminação do espetáculo, assim como para uma maior apreensão dos versos. Completam a banda Clara Bastos (contra-baixos), Mariô Rebouças (piano acústico) e Priscila Brigante (bateria).Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - 2010.Dia 3. Quinta, às 20hLocal: Sala FUNDECRua Brigadeiro Tobias, 73 - CentroCapacidade: 239 lugaresIndicação: 12 anos* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Page 9: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

9

Ana CostaIndicada como melhor cantora no voto popular do Prêmio TIM de Músi-ca 2007, a cantora, compositora e instrumentista carioca Ana Costa apresenta em Sorocaba canções do segundo álbum, “Novos Alvos”, lançado em 2010 pela gravadora Biscoito Fino, além de músicas que a intérprete leva pela primeira vez aos palcos como “Quando o samba veio me buscar”, de Moacyr Luz e Roberto Didio, “Diz nos meus olhos”, de Zélia Duncan e Guerra Peixe e “Palavras não Falam”, de Mariana Aydar. Dia 11. Sexta, às 20hLocal: Sala FUNDECRua Brigadeiro Tobias, 73 - CentroCapacidade: 239 lugaresIndicação: 12 anos* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Marina de la RivaMarina é brasileira que tem sangue cubano. Seu trabalho mistura ritmos e sonoridades diversas, em um repertório que vai do baião ao bolero, do samba ao jazz, com releituras de clássicos da música dos dois países. Em sua carreira dividiu os palcos com grandes nomes, que sempre dedicaram admiração pela bela morena de voz encantadora.Já em seu primeiro trabalho, Marina conquistou o prêmio APCA de revelação feminina (categoria música popular) e foi indicada ao prêmio Tim de Música para disco de língua estrangeira (categoria especial).A carioca une a sonoridade dos gêneros cubanos com um suingue genuinamente nacional. Neste show reafirma suas origens unindo a musicalidade brasileira quando interpreta “Aos Pés de Santa Cruz”, de Marino Pinto e Zé da Zilda, “Pedacito de Cielo”, do pianista cubano Frank Domingues e “Bloco do Prazer”, de Moraes Moreira e Fausto Nilo.Dia 18. Sexta, às 20hLocal: Teatro Municipal Teotônio VilelaAv. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/n. - Paço MunicipalCapacidade: 435 lugaresIndicação: 12 anos* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 10: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

10

Márcia MahLançamento do DVD Lá lá iaCom vinte anos de carreira, dois CDs como intérprete e participação em concertos sin-fônicos e peças teatrais, a cantora Márcia Mah revela nesse trabalho uma nova faceta, desenvolvida através da pesquisa musi-cal e literária, marcando sua estreia como compositora. Norteada por uma estética que evidencia o simples, alia som e imagem em um retrato colorido de timbres e ritmos que dialogam com o canto e a dança. A escolha dos arranjos segue o mesmo conceito, ao privilegiar instrumentos de couro e cordas, compondo com a plasticidade orgânica do figurino e do cenário que remetem a atmos-fera alegre e delicada das festas do interior. A diversidade de gêneros presentes no rep-ertório denotam o gosto pela mistura de tudo que vem da tradição da música popular, do baião a valsa-choro, passando pelo samba e o aboio. Neste show de lançamento do DVD, a apresentação contará com todos convidados que participaram da gravação, entre eles o violeiro Ricardo Anastácio, o Quarteto Pererê, o Núcleo de cultura popular Leão da Vila e os bailarinos da Cia Lacyle Arcanjo. Dia 19. Sábado, às 20hLocal: Teatro Municipal Teotônio VilelaAv. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/n. - Paço MunicipalCapacidade: 435 lugaresIndicação: 12 anos* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Iniciação ao CantoCom Márcia MahDia 12. Sábado, às 14hLocal: Sala FUNDECRua Brigadeiro Tobias, 73 - CentroCapacidade: 239 lugares* Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Música

Oficina

Créd

ito:

Álva

ro M

estr

e Ra

mos

Page 11: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

11

AdoniranBallet StagiumNeste ano, o Ballet Stagium completa 40 anos. O SESC SP apoia essa comemoração realizando um circuito pela capital e interior, com o espetáculo que homenageia Adoniran Barbosa, em celebração ao artista, cujo centenário completou-se no ano passado. Adoniran foi um dos ícones da música brasileira, que em suas composições retrata o cotidiano da população urbana de São Paulo e as mudanças causadas na cidade pelo progresso. A Companhia conta de forma brejeira e humorada a história da cidade de São Paulo, seu progresso e suas dificuldades, embalados pela trilha do compositor.Direção Teatral: Marika GidaliCoreografia: Décio OteroMúsicas: Adoniran Barbosa (Saudosa Maloca, Bom Dia Tristeza, Tiro ao Álvaro, As Mariposa, Trem das Onze, Mensagem, Viaduto Santa Efigênia e Iracema). Dia 20. Domingo, às 19hLocal: Teatro Municipal de SorocabaAv. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/n. - Paço MunicipalCapacidade: 435 lugaresIndicação: 12 anos* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Circuito SESC de Dança

Oficina de Dança Contempo-rânea com Marika GidaliAs oficinas provocam o corpo espectador ao movimento e ao autoconhecimento, além da oportunidade para vivenciar o trabalho corporal realizado pela companhia nos seus processos de criação.Dia 20. Domingo, às 10hLocal: Teatro Municipal de SorocabaAv. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/n. - Paço MunicipalIndicação: 12 anos* Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Bate-PapoApós o espetáculo, um bate papo sobre a Dança Contemporânea e sobre o processo de criação do espetáculo. Com Marika Gidali e bailarinos da Cia. Stagium.Dia 20. Domingo, após o espetáculo Local: Teatro Municipal de Sorocaba Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/n. - Paço Municipal

Créd

ito:

Arna

ldo

J. G

. Tor

res

Page 12: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

12

Teatro

Prêt-à-Porter 10As performances Prêt-à-Porter expõem a síntese do método para o ator, desenvolvido pelo diretor Antunes Filho, por meio da apresentação de cenas “naturalistas”, além de explanações sobre as téc-nicas interpretativas e a ideologia que fundamentam o trabalho. São cenas totalmente criadas pelos atores, que se encarregam de encontrar o tema, desenvolvê-lo através de improvisações, realizar a dramaturgia e se auto-dirigir. As performances do Prêt-à-Porter representam, portanto, introdução a novo conhecimento da criação dramática que, sendo um novo paradigma, solicita dos atores do grupo a revisão de conceitos sobre a arte do ator, da dramaturgia e da própria encenação.Produção Executiva: Emerson Danesi e Geraldo MárioProd. Figurinos e objetos de cena: Rosangela RibeiroCoordenação Geral: Antunes FilhoElenco: Geraldo Mario, Marcelo Szpektor, Marcos de Andrade, Nara Chaib Mendes, Natalie Pascoal e Patrícia Carvalho.Dia 26. Sábado, às 20hLocal: Usina CulturalMargem direita do Rio Sorocaba – Travessa da Rua Padre Madureira Capacidade: 120 lugaresIndicação: 16 anos* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Créd

ito:

Emid

io L

uisi

Page 13: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

13

CineCafé O SESC Sorocaba, em parceria com a Oficina Cultural Grande Otelo, apresenta o CineCafé. O projeto contempla a exibição de um curta-metragem seguido de um longa-metragem, além de um bate-papo ao final de cada sessão, mediado pelo produtor e cineasta Marcelo Domingues. Filmes consagrados, clássicos, alternativos e contemporâneos integram o acervo exibido ao público.Local: Oficina Cultural Grande OteloPraça Frei Baraúna, s/n – CentroIndicação: 14 anosGrátis

Mutum(Dir: Sandra Kogut, BRA, 2007, 95 min.)Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mun-do, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.Antes, será exibido o curta “Josué e o pé de macaxeira” (Dir: Diogo Pereira Viegas, BRA)Dia 4. Sexta, às 19h

Cinema e Vídeo

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 14: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

14

Cinema e Vídeo

Trilogia das Cores – A Fraternidade é Vermelha(Dir: Krzysztof Kieslowski, FRA, 1994, 100 min.)Valentine está dirigindo seu carro de volta para casa, quando atropela uma cachorra em seu caminho. Com o endereço na coleira, ela leva o animal ferido a seu dono. É assim que ela fica conhecendo a pessoa que iria alterar o curso de sua vida: um juiz aposentado, que termina seus dias espionando as conversas telefônicas de seus vizinhos. Por trás deste estranho comportamento está o enigma de um homem cujo motivo vital é tomar posse da intimidade das pessoas e acompanhar passo a passo o desenrolar de seus destinos. Kieslowski fecha a sua impecável trilogia inspirada na bandeira França com uma história de redenção, compaixão e perdão sobre a comunicação entre os homens.Antes, será exibido o curta “Carreto” (Dir: Daniel Ribeiro, BRA)Dia 18. Sexta, às 19h

Whyski(Dir: Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll, URU, 2004, 94 min.)Jacobo é um homem de 60 anos que vive sozinho desde a morte de sua mãe. Desde então sua única alegria na vida é a pequena fábrica de meias que possui. Marta é uma mulher de 48 anos que é o braço direito de Jacobo na fábrica, onde trabalha como supervisora. Marta e Jacobo possuem uma espécie de dependência mútua, apesar dos assuntos entre eles sempre ficarem em torno de trabalho. Até que um dia Herman, o irmão de Jacobo, avisa que irá visitá-lo em Montevidéu. Herman não vai a Montevidéu há mais de 20 anos, tendo faltado até mesmo ao funeral de sua mãe, sendo que também tem uma pequena fábrica de meias, localizada no Brasil. Essa visita irá mudar a rotina da vida dos três.Antes, será exibido o curta “Recife frio” (Dir: Kleber Mendonça, BRA)Dia 11. Sexta, às 19h

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 15: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

15

Oficina de Criação de Trilha Sonora para Filmes MudosO processo de composição de trilhas sonoras baseia-se em temas únicos para cada filme, a partir de uma célula-mãe que se multiplica em outros pequenos temas e permite variações para cada personagem ou cena. Nesta oficina, propõe-se aos participantes a criação coletiva e a execução de efeitos sonoros, diálogos e trilha para um trecho do filme expressionista alemão Nosferatu. O resultado deste processo criativo em conjunto será exibido na programação do CineCafé, no dia 25, sexta, às 19h. A oficina será ministrada pelo grupo Gargântua, que desde sua formação, em 1997, elabora acompanhamentos musicais para filmes silenciosos.Dias 24 e 25. Quinta, às 18h e sexta, às 19h (exibição)*Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

O Gabinete do Dr. Caligari(Dir: Robert Wiene, ALE, 1921. 71min.)Além de um dos maiores expoentes do cinema expressionista alemão, “O Gabinete do Dr. Caligari” é um clássico do terror. O filme mostra a história de um hipnotizador, o Dr. Caligari, que ganha a vida apre-sentando, de cidade em cidade, o sonâmbulo Cesare, que supostamente está em sono ininterrupto há muito tempo. A chegada dos dois a um pequeno vilarejo coincide com uma misteriosa sequência de assassinatos. Antes, será exibido um trecho do longa-metragem “Nosferatu – Uma Sinfonia do Horror” (Dir.: F. W. Murnau, ALE, 1922. 94min.).Dia 25. Sexta, às 19hSessão especial com acompanhamento musical ao vivo

EspecialCr

édito

: D

ivul

gaçã

o

Page 16: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

16

EsportesLocal: Parque dos EspanhóisRua Dr. Campos Salles, s/nº - Vila AssisGrátis

Clube do PedalGrupo de ciclismo orientado que pretende incentivar a apropriação da malha cicloviária do município, a mo-bilidade urbana, o turismo local, o lazer, a diversão e a melhoria da qualidade de vida, além de estimular o uso de uma alternativa de transporte sustentável.Dias 24 e 31. Quintas, 18h30Ponto de Encontro: Carreta OdontoSESC Rua Barão de Piratininga, 544. Jardim Emília.

Esporte para AdolescentesAtividades que estimulam a experimentação de diferentes modalidades, possibilitam o aprimoramento de habilidades e capacidades diversas com o objetivo de ampliar a cultura esportiva.Indicação: A partir de 13 anosTerças e Quintas, às 15hGrátis

Esporte CriançaAtividades apresentadas de forma lúdica, através de esportes diferenciados, jogos pré-desportivos e brincadeiras que estimulam ha-bilidades variadas e um primeiro contato com diversas modalidades esportivas.Indicação: De 5 a 12 anosSábados, às 10hGrátis

Crianças e Adolescentes Aulas Abertas

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

>>>>>>>>>

Page 17: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

17

Vivências CorporaisAulas dinâmicas e divertidas desenvolvidas com base nas diversas manifestações do universo ginástico, mesclando trabalho aeróbio, localizado e elementos do treinamento funcional, com o intuito de ampliar o nível de condicionamento físico dos participantes, além de es-timular a integração e as relações interpessoais.Quartas e Sextas, às 19h e às 20h

Local: Salão do Parque dos EspanhóisRua Dr. Campos Salles, s/nº - Vila AssisGrátis

Corpo e Expressão

Aulas Abertas

Danças CircularesUtilizando-se de danças tradicionais, danças folclóricas e criações contemporâneas, as danças circulares buscam um resgate da expressão simbólica do corpo. Por meio de movimentos simples, mas com profundos significa-dos, utilizando-se, geralmente, a formação circular, esta atividade promove um intenso trabalho de socialização, de coordenação e de expressão corporal.Sábados, às 10h

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

>>>>>>>>>

Page 18: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

18

Vivências Corporais Aulas abertas com o objetivo de melhorar a autonomia dos participantes, através de exercícios de alongamento, equilíbrio, relaxamento, dança, condicionamento entre outras, propiciando a melhora da saúde e qualidade de vida dos participantes.Terças e Quintas, às 15h

Esporte Aulas abertas com o objetivo de aumentar a prática esportiva nos grupos de idosos, através de diversos esportes estudados por técnicos do SESC SP, propiciando integração e consciência corporal.Quartas, às 15h

Local: Clube dos ComerciáriosRua Trinidad, 302 – Jd. AméricaGrátis

Chá das CincoTerceira Idade

Atendimento odontológico para trabalhadores no comércio e serviços e seus dependentes.Terça a sexta das 13h às 21h30 / Sábados das 9h15 às 17h45Informações e agendamento: Central de Atendimentos do SESC Sorocaba.Atendimento das consultas: Rua Barão de Piratininga, 544.

Saúde e Alimentação

OdontoSESC

Page 19: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

19

“Ser” mulher na Terceira IdadeCom Dra. Maria Alice, Geriatra formada pela USPUma conversa sobre o envelhecimento da mulher e como antever seus resultados, mantendo o corpo e a mente em bom funcionamento, com dicas para manter a saúde na terceira idade.Dia 30. Quarta, às 17hLocal: Biblioteca Infantil MunicipalRua da Penha, 673 – Centro* Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Projeto mensal que alia o conceito da socialização ao da reflexão. Partindo de uma perspectiva educativa, a atividade propõe encontros onde os idosos da comu-nidade reúnem-se para refletir sobre temas propostos por eles – por meio de palestras e discussões - con-templando assim três importantes conceitos do TSI, a participação, a socialização e a reflexão.

As memórias do circo-teatro em SorocabaCom artistas do Circo GuaraciabaIntegrantes da velha guarda do Circo Guaraciaba comandam este bate-papo sobre a memória do circo-teatro em So-rocaba.Dia 25. Sexta, às 14hLocal: Biblioteca Infantil Munici-palRua da Penha, 673 – Centro* Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Sarau Literário “Canteiros de Poemas” Mulheres! O sarau “Canteiro de Poemas” – Mulheres!”, com a participação de Laura Campanér e André Calixto, reúne trabalhos de poetisas e poetas brasileiros, numa homenagem às mulheres do mês de março. Entre os poemas escolhidos estão “Canteiros”, de Cecília Meireles, e “Milagres de Santa Luzia”, de Cora Coralina. Num contraponto com os poemas estão canções de Dolores Duran, Maysa e Rita Lee. Dia 16. Quarta, às 17hLocal: Biblioteca Infantil MunicipalRua da Penha, 673 – Centro* Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendi-mento do SESC Sorocaba.

Chá das Cinco

Especial

Terceira Idade

Page 20: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

20

Oficinas de máscaras de CarnavalUtilizadas por diversas culturas em rituais religiosos, festejos e manifestações artísticas, as máscaras foram incorporadas às folias carnavalescas em diferentes lugares do mundo, de Veneza ao Brasil. Nesta atividade, os alunos construirão suas próprias máscaras em um resgate lúdico desses acessórios.Dias 1, 2 e 3. Terça, quarta e quinta, às 9h30, às 10h30, às 13h e às 14h

Sociedade e Cidadania

Basquete: Conhecer brincandoEquipe da Liga Sorocabana de Basquete – LSBEssa será uma grande oportunidade para os alunos dos ensinos fundamental e médio vivenciarem re-gras e técnicas do basquetebol, tudo de forma in-terativa e descontraída. Após a prática, a garotada poderá assistir a um jogo de apresentação com a presença de jogadores profissionais da equipe LSB.Dia 15. Terça, às 8h30 e às 13h30

SESC Escola

Espetáculo“Dos Velhos Carnavais”Com o grupo Ateliê Teatro. Uma cantora, um músico e dois atores apresentam diversas músicas car-navalescas, tendo como pretexto o encontro de um Pierrot e, ao invés da tradicional Colombina, uma Bailarina. Ao final, o público é convidado a cair na folia em um divertido baile de marchinhas.Dia 4. Sexta, às 10h e às 13h

Uma programação especialmente voltada às escolas das redes pública e particular de ensino de Soro-caba e região. Escolas interessadas em receber o programa podem agendar uma visita técnica do SESC ou obter mais informações em nossa Central de Atendimentos.* Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 21: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

21

Orientação sobre Saúde BucalEspecialistas em odontologia do SESC Sorocaba realizarão atividades educativas com foco na saúde bucal, a partir da orientação sobre escovação e cuidados com a boca. Dia 18. Sexta, às 9h e às 14h

Vivências CircensesNo dia 27 de março comemora-se o Dia do Circo. Como parte das atividades especiais programadas em celebra-ção a essa data, os alunos terão a oportunidade de viven-ciar experiências com aparelhos circenses como bambolês, claves, aros e bolas.Dias 22, 23, 24 e 25. Terça, quarta, quinta e sexta, às 8h30 e às 13h

Cultura Popular – Ritmos Tradicionais do CarnavalMostrar que a trilha sonora carnavalesca vai muito além do samba e das marchinhas é o objetivo do Núcleo de Cultura Popular Leão da Vila nesta atividade, em que serão apresen-tados ao público ritmos como o frevo, o afoxé e o samba rural.Dias 29. Terça, às 10h e às 14h

Cinema & VídeoSerá exibido o filme “Língua - Vidas em português” (Dir. Victor Lopes, BRA/PORT, 2004. 91min. Indicação: livre). Filmado em seis países (Portugal, Moçambique, Índia, Bra-sil, França e Japão), este documentário apresenta histórias da língua portuguesa e sua permanência entre culturas variadas do planeta, a partir do cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes.

Orquestra DidáticaA Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) foi fundada em 1949. O projeto “Orquestra Didática” pre-tende apresentar a crianças e jovens o mundo da música clássica, e consiste na execução de trechos de músicas folclóricas e eruditas e no ensinamento das técnicas utilizadas pelos músicos, a partir dos seguintes naipes (grupos instrumentais) da orquestra: Cordas, Metais, Percussão e Madeiras.Dias 16 e 30. Quartas, às 10h e às 13h30

Intervenção SESC no Meio Ambiente

Prática de realização de palestras, filmes, documentários, plantio de mudas de árvores e outras inter-venções, dirigidas pelo SESC So-rocaba nas escolas, com o objetivo do alerta e da preservação do meio ambiente.

Conhecendo o Mundo AnimalAtividade onde os participantes terão contato com diversos animais, aprendendo sobre suas características, seu habitat e outras curiosidades.Dia 17. Quinta, às 10h e às 13h

Page 22: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

22

Espetáculo músico-teatral

Infantil

“Dos Velhos Carnavais”Ateliê TeatroUma cantora, um músico e dois atores apresentam diversas músicas carnavalescas, tendo como pretexto o encontro de um Pierrot e, ao invés da tradicional Colombina, uma Bailarina. Ao final, o público é convidado a cair na folia em um divertido baile de marchinhas.Dia 5. Sábado, às 16hLocal: Biblioteca Infantil MunicipalRua da Penha, 673 – Centro* Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 23: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

23

O SESC SP vê o Turismo Social como parte do contexto de educação perma-nente, funcionando como instrumento instigador da consciência histórica, ecológica e comunitária dos viajantes, das localidades e culturas visitadas. Entrar no universo do outro, com res-peito e interesse, nos faz crescer como cidadãos cultural e socialmente.

Os valores poderão ser parcelados em até 08 vezes mensais e con-secutivas, sendo o mínimo de R$ 30,00 (trinta reais) por parcela.

Os preços indicados nos roteiros são os menores valores e variam conforme o tipo de acomodação escolhida (tripla, dupla ou individual) e / ou a categoria da matrícula no SESC.

Todos os roteiros incluem acompanha-mento de guia credenciado pelo Minis-tério do Turismo, transporte, seguro de acidentes pessoais e, conforme o des-tino, lanche, almoço, ingressos e pas-seios. Podem participar matriculados e não matriculados no SESC.

As inscrições serão realizadas enquan-to houver vagas nos roteiros. Progra-mação sujeita a alterações ou a cancelamentos.

Para mais informações dos rotei-ros e valores para outras catego-rias contate a Central de Atendi-mento.

Passeios a cidades próximas a Sorocaba, cada uma com um atrativo diferente: festas tradicionais, flores e frutas, natureza exuberante, história e cultura.

Turismo Social

Excursões Rodoviárias

Passeios de 1 dia

SESC ITAQUERA – Exposição Energia16/4. Sábado, saída às 7h30 Visita monitorada à Exposição Energia, que tem o objetivo de oferecer ao visitante a oportunidade de refletir sobre o significado, a importância e a compreensão dos fatores que determinam a relação energia / homem presente em nosso cotidiano. Inclui visita aos espaços do SESC Itaquera, lanche e almoço.Valores por pessoa a partir de:Comerciários: R$ 72,00Usuários: R$ 83,00Inscrições abertas. Vagas limitadas.

MARÇO

17 a 20 – Rio de Janeiro (RJ) Conhecer o Rio de Janeiro é uma experiência inesquecível. Local de cenários deslumbrantes, como as praias de Ipanema, Copacabana e Barra da Tijuca, e dos cartões postais do país, Pão de Açúcar e Cristo Redentor, agora uma das 7 maravilhas do mundo, o Rio é o berço da bossa nova, terra do samba e antiga capital da colônia, do império e da república, preservando muito da história e arquitetura daquela época. Meia pensão. Hospedagem no SESC Copacabana.Valores por pessoa em apartamento duplo a partir de:Comerciários: R$ 607,00Usuários: R$ 698,00Inscrições abertas. Vagas limitadas.

Page 24: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

24

Turismo SocialABRIL

14 a 17 – Parati (RJ)Considerada Patrimônio Histórico Nacional, Parati é uma bela cidade colonial que preserva até hoje suas ruas de calçamento de pedras “pé-de-moleque”, monumentos históricos e culturais, além de manter a tranquilidade das cidades do interior. Inclui passeio pela cidade com visita ao centro histórico e o Alambique Engenho D’Ouro (antigo engenho de aguardente e fazenda de café). Inclui: hospedagem na Pousada Villas de Paraty, com meia pensão. Valores por pessoa em apartamento triplo a partir de:Comerciários: R$ 581,00Usuários: R$ 668,00Inscrições abertas. Vagas limitadas.

14 a 20 - Bertioga (SP)No município de Bertioga, primeira cidade do Litoral paulista, o SESC mantém um dos maiores centros de férias e lazer do país, com capacidade para hospedar aproximadamente mil pessoas por dia. O SESC Bertioga conta com completa infraestrutura de lazer e recreação, dispondo de ginásio de esportes, cancha de bocha, quadras de tênis e poliesportivas, pista de caminhada, campo de futebol, mini-campo, biblioteca, parque aquático, salas de jogos e cinema, além de lanchonete e pista de dança. Uma equipe especializada programa e desenvolve atividades diárias de recreação e lazer, inclusive na praia. Inclui: hospedagem no Centro de Férias e Lazer – SESC Bertioga com pensão completa.Valores por pessoa em apartamento duplo a partir de:Comerciários: R$ 518,00Usuários: R$ 752,00Inscrições abertas. Vagas limitadas.

21 a 24 – FERIADO - Caxambu com São Tomé das Letras (MG)Caxambu é uma das estâncias hidrominerais mais famosas do país, por ser a única a concentrar em um só local, 12 fontes de água mineral com propriedades químicas diferentes umas das outras, além de ser uma cidade acolhedora como todas as cidades mineiras. Passeio pelas cidades de Baependi e São Tomé das Letras. Inclui: hospedagem no hotel União, com pensão completa.Valores por pessoa em apartamento triplo a partir de:Comerciários: R$ 758,00Usuários: R$ 872,00Inscrições abertas. Vagas limitadas.

21 a 28 – Araxá (MG) e Caldas Novas (GO)A cidade de Araxá, terra de dona Beija que se tornou famosa por suas atitudes corajosas e pelo prestígio que possuía entre os políticos do Império, é conhecida também pelas águas terapêuticas. A cidade de Caldas Novas tem como atrativos suas águas quentes que fluem de um dos maiores mananciais hidrotermais do mundo. O lugar possui infraestrutura privilegiada, com extensa área verde, parque aquático e quadras poliesportivas. Inclui: hospedagens no SESC Pousada de Araxá e no SESC Caldas Novas, com pensão completa.Valores por pessoa em apartamento triplo a partir de:Comerciários: R$ 766,00Usuários: R$ 881,00Inscrições abertas. Vagas limitadas.

Page 25: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

25

Temporada de Férias Sesc Bertioga

Próximas ExcursõesPara efetuar sua inscrição para estada no SESC Bertioga, com condução própria, você pode se informar sobre períodos dispo-níveis e prazos pessoalmente, em qualquer unidade do SESC, ou pela Internet, em nosso portal: www.sescsp.org.br

3 a 5/6 – Monte Verde - MG22 a 26/6 – Blumenau - SC

MAIO

7 a 8 – Águas de São Pedro (SP)Passeios pela cidade de Águas de São Pedro, um dos meno-res municípios brasileiros, que proporciona o encontro com fontes de águas medicinais, e à cidade de Piracicaba com visitas ao Parque do Mirante, Parque da Rua do Porto, salto do rio Piracicaba, passarela pênsil e Catedral de Santo Antônio. Inclui: hospedagem no Hotel Jerubiaçaba em Águas de São Pedro e passeios, com pensão completa.Valor a ser definido. Vagas limitadas.

17 a 27 – Missões Jesuíticas - BRA / ARG / RSAs ruínas das missões jesuíticas de San Ignacio Miní na Argentina, de Trinidad no Paraguai e de São Miguel no Rio Grande do Sul são Patrimônios Mundiais reconhecidos pela UNESCO. As reduções jesuíticas como são conheci-das, fazem parte da história mundial, devido ao trabalho realizado pelos jesuítas junto aos índios guarani. Inclui: hospedagens nos hotéis Tirol (Treze Tílias / SC), Santo Ân-gelo Turis Hotel (Santo Ângelo / RS), Júlio César (Posadas / Argentina), Hotel SESC Campestre (Porto Alegre / RS), Alven Palace Hotel (Joinville / SC) e passeio pelas cidades de Treze Tílias, Porto Alegre, Encarnación (Paraguai), San Ignacio (Argentina), Santo Ângelo e São Miguel (com par-ticipação no Espetáculo de Luz e Som nas Ruínas de São Miguel e visita ao Santuário de Caaró), com meia pensão.Valores por pessoa em apartamento triplo a partir de:Comerciários: R$ 1.910,00 Usuários: R$ 2.197,00Inscrições a partir de 15/3. Vagas limitadas.

25 a 29 - Bertioga (SP)Valores por pessoa em aparta-mento duplo a partir de:Comerciários: R$ 437,00Usuários: R$ 618,00Inscrições a partir de 15/3. Vagas limitadas.

26 a 29 – Curitiba (PR)Curitiba, conhecida como capital ecológica, é o melhor destino cultural da região sul do país, oferecendo vários pontos turísticos para visitação. Um dos motivos é devido a grande diversi-dade de imigrantes que contribuiu com suas tradições para o desenvolvimento cultural da cidade. Valor a ser definido. Vagas limita-das.

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 26: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

26

Agenda

Quinta

Quarta

Sábado

Sexta

Dia 1Esporte para Adolescentes, às 15h

Dia 15Esporte para Adolescentes, às 15h

Dia 22 Esporte para Adolescentes, às 15h

Dia 29 Esporte para Adolescentes, às 15h

Dia 16 Terceira Idade – Especial: Sarau Literário “Canteiros de Poemas” Mulheres!, às 17h

Dia 30Terceira Idade – Chá das Cinco, às 17h

Dia 3Esporte para Adolescentes, às 15hMúsica: Sem pensar, nem pensar, às 20h

Dia 10Esportes para Adolescentes, às 15hMúsica: Las Rositas, às 20h

Terça

Dia 4CineCafé – Mutum, às 19h

Dia 11CineCafé – Whyski, às 19hMúsica: Ana Costa, às 20h

Dia 18CineCafé – Trilogia das Cores – A Fraternidade é Vermelha, às 19hMúsica: Marina de la Riva, às 20h

Dia 25Especial LÁ NA LONA – Bate-papo: As memórias do circo-teatro em Sorocaba, às 14hTerceira Idade – Especial – As memórias do circo-teatro em Sorocaba, às 14hEspecial LÁ NA LONA – Bate-papo: Circo em rede e políticas públicas, às 18hCineCafé – O Gabinete do Dr. Caligari, às 19hCinema e Vídeo - Especial: Oficina de Criação de Trilha Sonora para Filmes Mudos, às 19hEspecial LÁ NA LONA – Espetáculo: Escrava Isaura, às 20h

Dia 5 Esporte Criança, às 10hInfantil – Espetáculo músico-teatral: “Dos Velhos Carnavais”, às 16h

Dia 12Esporte Criança, às 10hOficina: Iniciação ao Canto com Márcia Mah, às 14hEspecial LÁ NA LONA – Oficina de Iniciação ao Circo, às 14hEspecial LÁ NA LONA – Espetáculo: Meu Chapéu é o Céu, às 18h

Dia 19Esporte Criança, às 10hEspecial LÁ NA LONA – Espetáculo: O Básico do Circo, às 16hMúsica: Márcia Mah, às 20h

Dia 26Esporte Criança, às 10hEspecial LÁ NA LONA – Oficina Palhaço Acrobata, às 14hEspecial LÁ NA LONA – Espetáculo: Um dia Com a Família Burg, às 16hTeatro: Prêt-à-porter 10, às 20h

Dia 20Circuito SESC de Dança – Oficina de Dança Contemporânea com Marika Gidali, às 10hCircuito SESC de Dança – Espetáculo: Adoniran, às 19hCircuito SESC de Dança – Bate-papo, após o espetáculo

Domingo

Dia 17Esporte para Adolescentes, às 15h

Dia 24Esporte para Adolescentes, às 15hCinema e Vídeo - Especial: Oficina de Criação de Trilha Sonora para Filmes Mudos, às 18hClube do Pedal, às 18h30

Dia 31Esporte para Adolescentes, às 15hClube do Pedal, às 18h30

Page 27: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

27

Page 28: Programação SESC Sorocaba - Março 2011

28

APOIO:

SESC SOROCABAAv. Washington Luiz,446Jd. Emilia - CEP 18031-000Tel.: (15) 3332.9933Fax: (15) [email protected]

IMPR

ESSO

9912236379-DR/SPM/SPISESC SP

Impresso Fechado, pode ser aberto pela ECT

Uso exclusivo do CorreioAusente

Falecido

Recusado

Mudou-se

/ / _______________

Endereço Insu�ciente

Não existe o nº indicado

Desconhecido

Outro (especi�car)

RESPONSÁVEL