programa de segurança alimentar e nutricional · agroprocessamento, poupança e crédito rotativo....

2
SAN Durante os últimos cinco anos de implementação de intervenções direccionadas às crianças órfãs e vulneráveis (COVs), a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), tem desenvolvido as suas actividades com as organizações baseadas na fé e com os Comités Comunitários de Protecção a Criança (CCPCs) nas Províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. A parceria entre a FDC e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem como prioridades, apoiar o Governo no fortalecimento da capacidade dos Comités Comunitários de modo a implementarem um sistema integrado de acompanhamento de casos na comunidade, visando facilitar o acesso à serviços básicos às famílias vulneráveis, complementados com serviços de registo de nascimento, apoio psicosocial, e programas de protecção social. O que a FDC tem estado a fazer em prol do SAN? 1. Tomando como ponto de partida o Plano de Acção Multissectorial para Redução da Desnutrição Crónica (PAMRDC), cujo objectivo é reduzir de 43% para 20% a malnutrição em crianças menores de 5 anos até 2020, a FDC tem estado a pilotar a sua agenda de apoio a produção, segurança alimentar e nutrição (PSAN) com enfoque em comunidades e grupos vulneráveis. 2. O programa está a ser pilotado a nível dos Comités Comunitários de Proteção à Criança (CCPC ́s), famílias acolhedoras, organizações de base comunitária (OCB ́s) e grupos chave dos programas de HIV e TB na FDC. Área de Actuação Piloto Nampula: Ribáuè Zambezia: Gurúè e Molumbo Manica: Mossurize e Machaze Área de Expansão Inhambane: Vilankulo Gaza: Chókwè Maputo: Matutuíne Período de Implementação 2015-2025 Áreas Prioritárias • Apoio a Produção Agrária • Agroprocessamento • Educação Nutricional • Poupança e Crédito Rotativo • Inclusão e Educação Financeira • Actividade de Geração de Renda • Fundos Competitivos Distritais Financiamento Financiado com fundos internos da FDC e orçado em $ 480 mill doláres americanos até 2025, operando com um orçamento anual de $ 60 mil doláres Doador: Fundos Próprios da FDC A melhoria da segurança alimentar e nutricional assim como da renda familiar no meio rural moçambicano, onde a agricultura é a principal actividade socioeconómica, irá depender largamente da existência de capacidade local para desenhar e operacionalizar unidades de produção familiar climática (CSA) e nuticionalmente (NSA) inteligentes. No actual contexto das mudanças climáticas, a FDC acredita que intervenções integradas e viradas para melhoria da adaptabilidade do pequeno agricultor familiar são necessárias, com especial destaque para a nutrição. Programa de Segurança Alimentar e Nutricional No âmbito da melhoria da adaptabilidade de grupos vulneráveis, a FDC treinou, desde 2016, cerca de 225 CCPC ́s em matéria de educação nutricional, agroprocessamento, poupança e crédito rotativo. A FDC também formou cerca de 90 membros de OCB ́s em Nampula, Zambézia e Manica, para advocar sobre SAN a nível local.

Upload: hathuan

Post on 02-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programa de Segurança Alimentar e Nutricional · agroprocessamento, poupança e crédito rotativo. A FDC também formou cerca de 90 membros de OCB ́s em Nampula, Zambézia e Manica,

+

SAN

Durante os últimos cinco anos de implementação de intervenções direccionadas às crianças órfãs e vulneráveis (COVs), a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), tem desenvolvido as suas actividades com as organizações baseadas na fé e com os Comités Comunitários de Protecção a Criança (CCPCs) nas Províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. A parceria entre a FDC e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem como prioridades, apoiar o Governo no fortalecimento da capacidade dos Comités Comunitários de modo a implementarem um sistema integrado de acompanhamento de casos na comunidade, visando facilitar o acesso à serviços básicos às famílias vulneráveis, complementados com serviços de registo de nascimento, apoio psicosocial, e programas de protecção social.

O que a FDC tem estado a fazer em prol do SAN?

1. Tomando como ponto de partida o Plano de Acção Multissectorial para Redução da Desnutrição Crónica (PAMRDC), cujo objectivo é reduzir de 43% para 20% a malnutrição em crianças menores de 5 anos até 2020, a FDC tem estado a pilotar a sua agenda de apoio a produção, segurança alimentar e nutrição (PSAN) com enfoque em comunidades e grupos vulneráveis.

2. O programa está a ser pilotado a nível dos Comités Comunitários de Proteção à Criança (CCPC ́s), famílias acolhedoras, organizações de base comunitária (OCB ́s) e grupos chave dos programas de HIV e TB na FDC.

Área de Actuação PilotoNampula: RibáuèZambezia: Gurúè e Molumbo Manica: Mossurize e Machaze

Área de ExpansãoInhambane: Vilankulo Gaza: Chókwè Maputo: Matutuíne

Período de Implementação2015-2025

Áreas Prioritárias

• Apoio a Produção Agrária• Agroprocessamento• Educação Nutricional• Poupança e Crédito Rotativo• Inclusão e Educação Financeira• Actividade de Geração de Renda• Fundos Competitivos Distritais

FinanciamentoFinanciado com fundos internos da FDC e orçado em $ 480 mill doláres americanos até 2025, operando com um orçamento anual de $ 60 mil doláres

Doador:Fundos Próprios da FDC

A melhoria da segurança alimentar e nutricional assim como da renda familiar no meio rural moçambicano, onde a agricultura é a principal actividade socioeconómica, irá depender largamente da existência de capacidade local para desenhar e operacionalizar unidades de produção familiar climática (CSA) e nuticionalmente (NSA) inteligentes.

No actual contexto das mudanças climáticas, a FDC acredita que intervenções integradas e viradas para melhoria da adaptabilidade do pequeno agricultor familiar são necessárias, com especial destaque para a nutrição.

Programa de Segurança Alimentar e Nutricional

No âmbito da melhoria da adaptabilidade de grupos vulneráveis, a FDC treinou,desde 2016, cerca de 225 CCPC ́s em matéria de educação nutricional, a g r o p r o c e s s a m e n t o , poupança e crédito rotativo.A FDC também formou cerca de 90 membros de OCB ́s em Nampula, Zambézia e Manica, para advocar sobre SAN a nível local.

Page 2: Programa de Segurança Alimentar e Nutricional · agroprocessamento, poupança e crédito rotativo. A FDC também formou cerca de 90 membros de OCB ́s em Nampula, Zambézia e Manica,

Resumo

Fortalecimento dos Comités Comunitários de Protecção da CriançaDurante os últimos cinco anos de implementação de intervenções direccionadas às crianças órfãs e vulneráveis (COVs), a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), tem desenvolvido as suas actividades com as organizações baseadas na fé e com os Comités Comunitários de Protecção a Criança (CCPCs) nas Províncias de Maputo, Gaza e Inhambane. A parceria entre a FDC e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem como prioridades, apoiar o Governo no fortalecimento da capacidade dos Comités Comunitários de modo a implementarem um sistema integrado de acompanhamento de casos na comunidade, visando facilitar o acesso à serviços básicos às famílias vulneráveis, complementados com serviços de registo de nascimento, apoio psicosocial, e programas de protecção social.

2013

– 2

017

RESULTADOSMFA, Masters of Fine Arts in Advertising Implementado um sistema integrado de gestão e acompanhamento de casos na comunidade, através dos Comités Comunitários capacitados em três provincias; monitorados os resultados relacionados com melhoria do bem-estar e do acesso aos serviços sociais básicos das crianças vulneráveis; acelerada a integração de crianças em famílias de acolhimento e sua formalização; efectuado e disseminado o mapeamento dos actores intervenientes no sector, nas 3 Províncias.

2013

– 2

017

POR QUE INVESTIR NAS CRIANÇAS?Fazer educação é como cultivar uma floresta: você planta árvores e leva tempo até atingir o objetivo final. Mas, para haver floresta, é preciso plantar árvores, cultivá-las e protegê-las de ameaças.

Um contributo ao fortalecimento económico das comunidades e melhoria da saúde das crianças

ContactoFundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), Av. 25 de Setembro, Edifício Time Square, Bloco 2, Caixa Postal 4206 Maputo, Moçambique

Telefone:+ 258824184630; E-mail: [email protected]; Website: www. fdc.org.mz

APOIO

Objectivos O projecto visa garantir um sistema funcional de gestão e acompanhamento de casos na comunidade, assegurando que crianças em situação de vulnerabilidade sejam referidas aos serviços relevantes (protecção, apoio legal, alimentação e nutrição, saúde, apoio psicossocial, habitação, educação e fortalecimento económico, etc.), e que seja feito um acompanhamento regular e contínuo.

ActividadesCapacitação dos membros dos comités comunitários; monitoria e acompanhamento dos resultados relacionados com a melhoria do bem-estar das crianças e do acesso aos serviços sociais básicos das crianças vulneráveis;