programa de pós-graduação em serviço social - ppgss · processo seletivo para mestrado e...

10
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS EDITAL DTAc nº 02/2018 Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 A Direção da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP, Campus de Franca/SP torna-se público que, no período de 03 a 21 de setembro de 2018, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de 2019 do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), Área de Concentração: “Serviço Social: Trabalho e Sociedade”. 1. Processo de Seleção O PPGSS disponibiliza o preenchimento de até 29 (vinte e nove) vagas, das quais 70% serão destinadas para Assistentes Sociais. Do total de vagas serão 17 (dezessete) para o Mestrado e 12 (doze) para o Doutorado. O Processo de Seleção compreenderá: 1.1 Para brasileiros: a) Inscrição e análise da documentação; b) Projeto de pesquisa; c) Currículo Lattes; d) Prova escrita de conhecimento; e) Entrevista presencial; f) Exame de Proficiência. 1.2 Para estrangeiros: a) Inscrição e análise da documentação; b) Pré-projeto de pesquisa; c) Curriculum Lattes; d) Entrevista presencial e/ou por via videoconferência; e) Domínio da língua portuguesa, a ser verificado na entrevista. 1.3 Cotas para pessoa autodeclarada: a) negra, sendo 1 (uma) vaga para o Mestrado e 1 (uma) vaga para o Doutorado; b) deficiente, sendo 1 (uma) vaga para o Mestrado e 1 (uma) vaga para Doutorado; c) estrangeira, advinda de países da América Latina e da África, sendo 1 (uma) vaga para o Mestrado e 1 (uma) vaga para o Doutorado. 1.4 As bolsas de estudo estarão sujeitas aos critérios e disponibilização das Agências de Fomento e do PPGSS. Não há garantia de concessão a todas/os interessadas/os, sejam cotistas ou não cotistas. 2. Inscrição 2.1 As inscrições serão efetuadas exclusivamente on line, no período de 03 a 21 de setembro de 2018, e o seu deferimento está condicionado ao recebimento, pela Seção Técnica de Pós-Graduação, de toda a documentação solicitada, conforme item 3. 2.2 A/o candidata/o deve acompanhar o andamento de todas as etapas, no site de inscrição: http://www.franca.unesp.br, no link da pós-graduação/serviço social. 2.3 No ato da inscrição deve realizar a opção pela linha de pesquisa e indicar apenas 1 (um) orientador/a, conforme Anexo 1. 2.4 Para a reserva de vaga nas Cotas, preencher a auto declaração, se for o caso, conforme Anexo 2. 2.5 Na inscrição a/o candidata/o com deficiência deve indicar as necessidades específicas de acessibilidade para garantir a sua participação nas etapas do processo seletivo, conforme Anexo 2. 2.6 Não serão aceitas e deferidas inscrições recebidas fora do prazo e/ou que não estejam acompanhadas de toda a documentação. 2.7 A documentação deverá ser entregue na Seção Técnica de Pós-Graduação até 21/09/2018, ou ser enviada pelos Correios (via SEDEX), desde que postada até 14/09/2018. a) Endereço para a entrega e/ou envio da documentação: Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 – Jardim Antonio Petráglia – CEP 14409-160. Franca/SP – Brasil.

Upload: ngokhue

Post on 19-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS · Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 ... 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS

EDITAL DTAc nº 02/2018 Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019

A Direção da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP, Campus de Franca/SP torna-se público que, no período de 03 a 21 de setembro de 2018, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de 2019 do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), Área de Concentração: “Serviço Social: Trabalho e Sociedade”. 1. Processo de Seleção O PPGSS disponibiliza o preenchimento de até 29 (vinte e nove) vagas, das quais 70% serão destinadas para Assistentes Sociais. Do total de vagas serão 17 (dezessete) para o Mestrado e 12 (doze) para o Doutorado. O Processo de Seleção compreenderá:

1.1 Para brasileiros:

a) Inscrição e análise da documentação; b) Projeto de pesquisa; c) Currículo Lattes; d) Prova escrita de conhecimento; e) Entrevista presencial; f) Exame de Proficiência.

1.2 Para estrangeiros: a) Inscrição e análise da documentação; b) Pré-projeto de pesquisa; c) Curriculum Lattes; d) Entrevista presencial e/ou por via videoconferência; e) Domínio da língua portuguesa, a ser verificado na entrevista.

1.3 Cotas para pessoa autodeclarada:

a) negra, sendo 1 (uma) vaga para o Mestrado e 1 (uma) vaga para o Doutorado; b) deficiente, sendo 1 (uma) vaga para o Mestrado e 1 (uma) vaga para Doutorado; c) estrangeira, advinda de países da América Latina e da África, sendo 1 (uma) vaga para o Mestrado e 1 (uma) vaga para o Doutorado.

1.4 As bolsas de estudo estarão sujeitas aos critérios e disponibilização das Agências de Fomento e do PPGSS. Não há garantia de concessão a todas/os interessadas/os, sejam cotistas ou não cotistas. 2. Inscrição 2.1 As inscrições serão efetuadas exclusivamente on line, no período de 03 a 21 de setembro de 2018, e o seu deferimento está condicionado ao recebimento, pela Seção Técnica de Pós-Graduação, de toda a documentação solicitada, conforme item 3. 2.2 A/o candidata/o deve acompanhar o andamento de todas as etapas, no site de inscrição: http://www.franca.unesp.br, no link da pós-graduação/serviço social. 2.3 No ato da inscrição deve realizar a opção pela linha de pesquisa e indicar apenas 1 (um) orientador/a, conforme Anexo 1. 2.4 Para a reserva de vaga nas Cotas, preencher a auto declaração, se for o caso, conforme Anexo 2. 2.5 Na inscrição a/o candidata/o com deficiência deve indicar as necessidades específicas de acessibilidade para garantir a sua participação nas etapas do processo seletivo, conforme Anexo 2. 2.6 Não serão aceitas e deferidas inscrições recebidas fora do prazo e/ou que não estejam acompanhadas de toda a documentação. 2.7 A documentação deverá ser entregue na Seção Técnica de Pós-Graduação até 21/09/2018, ou ser enviada pelos Correios (via SEDEX), desde que postada até 14/09/2018.

a) Endereço para a entrega e/ou envio da documentação: Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 – Jardim Antonio Petráglia – CEP 14409-160. Franca/SP – Brasil.

Page 2: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS · Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 ... 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS

b) Horário de funcionamento, das 10:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 16:00 horas, sendo que não haverá conferência e autenticação dos documentos no momento do recebimento. c) A documentação enviada pelos Correios não é responsabilidade do PPGSS, em caso de greve e/ou outros problemas que possam comprometer o Calendário do Processo Seletivo.

2.8 Não haverá devolução da taxa de inscrição, incluindo a/o candidata/o reprovada/o em cada etapa do processo seletivo. 3. Documentação Exigida 3.1 Cópia do comprovante de inscrição gerado pelo sistema on line da Unesp. 3.2 Cópia da Carteira de Identidade, RG (frente e verso) 3.3 Cópia do CPF, dispensado caso o número conste no RG 3.4 01 (uma) Foto 3 x 4 3.5 Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação para o Mestrado ou do Histórico Escolar do Mestrado para o Doutorado. 3.6 Cópia autenticada do Diploma de Graduação em Serviço Social ou áreas afins das Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Humanas, ou do Certificado de Conclusão de Curso e do Diploma de Mestrado para o candidato ao Doutorado. (Conferir as áreas afins na tabela disponível na página do PPGSS).

a) Se estrangeira/o, apresentar cópia do diploma de Graduação e Histórico Escolar, acrescidos do diploma de Mestrado e respectivo Histórico Escolar, no caso de candidata/o ao Doutorado, diploma de Graduação obtido no exterior revalidado, segundo a legislação vigente; o diploma de Mestre, obtido no exterior, somente poderá ser aceito com o devido reconhecimento oficial, segundo a legislação vigente; b) A/o candidata/o ao Curso de Mestrado que não possuir diploma ou documento equivalente de conclusão de curso de Graduação poderá se inscrever condicionalmente, desde que apresente documento da Instituição de Ensino Superior atestando que poderá concluí-lo antes da data fixada para matrícula. O Diploma ou comprovante de conclusão do curso de Graduação deverá ser apresentado no ato da matrícula; c) A/o candidata/o ao Curso de Doutorado que não possuir o diploma de Mestrado poderá apresentar cópia da Ata de Defesa da Dissertação de Mestrado; apenas serão aceitos diplomas/documentos de cursos de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES; d) A/o candidata/o que, no período do Processo Seletivo, ainda não tenha realizado a defesa da Dissertação, deverá apresentar documento comprobatório do Programa de Pós-Graduação de origem, com a informação da data da realização da banca e a devida anuência do/a orientador/a. No ato da matrícula, a/o candidata/o que não apresentar o documento de defesa Mestrado, não poderá realizar a matrícula.

3.7 Currículo Lattes, impresso diretamente da Plataforma Lattes, com o registro das atividades dos últimos 3 (três) anos, com a cópia de todos os comprovantes, organizados de acordo com a sequência do formulário; os comprovantes devem ser encadernados em um único espiral, e não precisam ser autenticados. 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto pertinente e vinculado à área de concentração do Programa, com recorte na Linha de Pesquisa do Programa e do/a Orientador/a, conforme Anexo 1. Deve ser impresso 1 (uma) via em papel A 4, digitado em fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5 cm, com mínimo de 15 e máximo de 20 laudas. A elaboração do projeto deve atentar para as seguintes normas:

a) Resumo (máximo 20 linhas); b) Palavras-chave (de 3 a 5); c) Introdução; d) Justificativa e fundamentação teórica; e) Objetivos; f) Metodologia; g) Cronograma de execução; h) Resultados esperados; i) Referências.

3.9 Comprovante original de pagamento de taxa de inscrição no valor de R$90,00 (noventa reais), recolhida por meio de depósito bancário nominal nas seguintes opções:

a) Banco do Brasil – Agência 6520-X – Conta Corrente 300561-5; b) Seção Técnica de Finanças da UNESP de Franca/SP.

Page 3: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS · Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 ... 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS

c) A pessoa estrangeira, residente no exterior, será isenta do pagamento da taxa de inscrição. 4. As etapas do processo seletivo serão as mesmas para todas/os as/os candidatas/os, guardadas as especificidades descritas a seguir: 4.1 Os candidatos em sistema de reserva de cotas concorrem entre si e apenas para a vaga na qual se candidataram, de acordo com o previsto neste Edital. 4.2 Em caso de inexistência ou desistência Da/o candidata/o autodeclarada/o, a vaga será preenchida por outra/o candidata/o a que se aplica a reserva de cotas, seguindo a ordem de classificação, de acordo com o previsto neste Edital. 4.3 As vagas por meio de cotas que não forem preenchidas, poderão ser disputadas pelas/os demais candidatas/os. 4. Do Processo Seletivo O processo de seleção compreenderá as seguintes etapas:

a) Análise e deferimento da documentação – eliminatória. b) Análise do Pré-Projeto de Pesquisa – eliminatória. c) Prova Escrita – eliminatória, sem consulta, até 4 páginas no máximo, e com duração de 3 (três) horas, conforme lista de pontos divulgada com 24 horas de antecedência. d) Exame de Proficiência em Idioma estrangeiro – não eliminatória. e) Avaliação do Currículo Lattes – classificatória. f) Entrevista – classificatória, com 2 docentes do PPG para a arguição do Pré-Projeto de Pesquisa.

5. Da Classificação 5.1 A nota final da/o candidata/o será a média das notas obtidas em cada uma das etapas do processo seletivo. 5.2 Somente serão classificadas/os as/os candidatas/os que atingirem a média final de 7 (sete) a 10 (dez) pontos. 5.3 A classificação das/os candidatas/os aprovadas/os será realizada em ordem decrescente de acordo com as médias finais obtidas. 5.4 Somente serão selecionadas/os as/os candidatas/os que, pela ordem de classificação, preencherem o número de vagas oferecidas. 5.5 Em caso de desistência de candidata/o selecionada/o na data da matrícula, poderá ser chamado o/a primeiro/a da lista de espera, respeitando-se a ordem de classificação. 5.6 Em caso de empate na nota final, os critérios para desempate obedecerão a seguinte ordem:

a) Maior nota no pré-projeto de pesquisa; b) Maior nota na prova escrita; c) Maior nota no curriculum; d) Na classificação final, 70% das vagas serão destinadas aos Assistentes Sociais.

6. Exame de Proficiência 6.1 O exame de proficiência não terá caráter eliminatório; caso a/o candidata/o não seja aprovado/a, poderá comprovar a proficiência até no máximo 6 (seis) meses após o ingresso no Programa, de acordo com Regulamento vigente do PPGSS, Resolução Unesp nº42 de 12/06/2015, disponível no site. É vedada a utilização de rascunho ou de dicionários, inclusive eletrônicos, sob pena de eliminação. A prova terá duração de até 2 (duas) horas para cada idioma. 6.2 Para a verificação da proficiência será exigido para o Curso de Mestrado 1 (um) idioma estrangeiro e para o Curso de Doutorado 2 (dois) idiomas estrangeiros, indicados pela/o candidata/o, dentre: espanhol, francês, inglês ou italiano. 6.3 A verificação da proficiência em idioma estrangeiro será expressa por tradução de um texto do idioma indicado pela/o candidata/o, avaliado pelos conceitos: A (excelente), B (bom), C (regular) e D (deficiente). Serão aprovados/as aqueles/as que obtiverem os conceitos: A, B e C. Somente serão avaliados os exames de proficiência das/os candidatas/os que forem aprovadas/os no processo seletivo. 6.4 O/a candidato/a estrangeiro/a prestará adicionalmente exame de proficiência em Língua Portuguesa, exceto aqueles oriundos de países lusófonos.

Page 4: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS · Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 ... 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS

6.5 Poderá ser dispensada a/o candidata/o que comprovar aprovação em exame de proficiência realizado no prazo máximo de 5 (cinco) anos, em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecido pela CAPES, ou apresentar Certificado emitido por Instituição credenciada. O pedido de dispensa do exame de proficiência deverá ser entregue na Seção Técnica de Pós-Graduação no ato da inscrição, conforme anexo 3. 7. Calendário do Processo Seletivo Datas Etapas 03 a 21/09/18 Inscrição. 24 a 27/09/18 Análise e deferimento da documentação. 28/09/18 Divulgação do resultado do deferimento das inscrições, após às 16h. 01 a 10/10/18 Análise do Projeto de Pesquisa e do Currículo Lattes. 19/10/18 Divulgação do resultado do Projeto de Pesquisa, após às 16h. 22/10/18 Divulgação da lista de Pontos para a Prova Escrita, às 9h. 23/10/18 Prova Escrita, das 9h às 12h, no Anfiteatro II. 23/10/18 Prova de Proficiência, às 14h, no Anfiteatro II. 24/10 a 30/10/18 Avaliação da Prova Escrita. 01/11/18 Resultado da Prova Escrita, às 16h. 06/11/18 Divulgação da Entrevista, com data, horário e local. 09 a 14/11/18 Entrevista, com candidatas/os aprovadas/os. 30/11/18 Divulgação do Resultado Final, às 16h. 11/03/19 Matrícula das/os candidatas/os aprovadas/os. 8. Matrícula das/os Aprovadas/os A matrícula das/os candidatas/os aprovadas/os inclui as seguintes atividades:

a) 04 a 12/03/2019 – Elaboração do Plano Didático Pedagógico para o ano letivo de 2019; a/o candidata/o aprovada/o deverá estabelecer contato com a/o orientadora/or para elaboração do Plano, obrigatório, em Formulário disponível no site, que deverá ser entregue no ato da matrícula, devidamente preenchido e assinado. b) 11/03/2019 às 13h30 – Matrícula e Reunião com a Coordenação e o Conselho do PPGSS. c) 11/03/2019 às 19h30 – Aula Magna do PPGSS, no Anfiteatro II. Obs: A/o candidata/o que não comparecer em todas as atividades será considerada/o desistente.

9. Disposições finais 9.1 Durante a realização das provas, não será permitido utilizar aparelhos eletrônicos de qualquer espécie, inclusive aqueles que possibilitem a comunicação com o ambiente externo à sala de realização das provas, bem como, consultar qualquer tipo de material impresso, implicando na eliminação da/o candidata/o. 9.2 Ao realizar a inscrição a/o candidata/o indica o conhecimento e concordância com as normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento. 9.3 A Comissão de Seleção é soberana quanto à decisão no processo de seleção, não cabendo recurso e revisão de notas. 9.4 A média mínima para aprovação no processo seletivo, será 7 (sete); entretanto, o PPGSS reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas. 9.5 As/os candidatas/os não aprovadas/os poderão retirar seus documentos, na Seção Técnica de Pós-Graduação, no período de 02 a 29/03/2019. A documentação não poderá ser retirada fora deste período. O material não retirado será eliminado após esta data. 9.6 Os eventuais casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção, e se necessário ouvido o Conselho do PPGSS.

Page 5: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS · Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 ... 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS

ANEXO 1

LINHAS DE PESQUISA, DOCENTES E EIXOS TEMÁTICOS

Linha de Pesquisa 1

Serviço Social e Mundo do Trabalho Nível

Gustavo José de Toledo Pedroso Teoria Crítica; Preconceito e Discriminação; Filosofia e Teoria Social; Indústria Cultural; Marxismo.

Doutorado e Mestrado

Helen Barbosa Raiz Engler Relações de Trabalho; Mentalidades; Pesquisa; Identidade.

Doutorado

Rosalinda Chedian Pimentel

Trabalho e Economia; Trabalho e Responsabilidade Social. Mestrado

Linha de Pesquisa 2

Serviço Social, Formação e Trabalho Profissional Nível

Adriana Giaqueto Jacinto

Dimensão Educativa no Serviço Social; Política de Assistência Social; Educação inclusiva para a pessoa com deficiência.

Doutorado e Mestrado

Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira

Formação e Trabalho Profissional em Serviço Social; Estágio Supervisionado; Ensino Superior e Trabalho Docente.

Doutorado e Mestrado

Josiani Julião Alves de Oliveira

Trabalho e Sociedade; Educação; Pesquisa; Envelhecimento.

Mestrado

Maria José de Oliveira Lima Serviço Social; Trabalho Profissional; Gestão Social; Educação Inclusiva para a Pessoa com Deficiência.

Doutorado e Mestrado

Nayara Hakime Dutra Oliveira Famílias; Formação e Trabalho Profissional; Serviço Social e o Sistema Sócio jurídico.

Doutorado e Mestrado

Linha de Pesquisa 3

Estado, Sociedade e Políticas Sociais Nível

Andréia Aparecida Reis de Carvalho Liporoni

Política Social; Seguridade Social; Saúde; Assistência Social; Participação Social; Controle Social.

Doutorado

Dagoberto José Fonseca Identidade; Populações Africanas e Afro-Brasileiras; Diversidade; Religião; Corpo; Direitos e Movimentos Sociais.

Mestrado

Fernanda de Oliveira Sarreta Política de Saúde; Sistema Único de Saúde; Trabalho do Assistente Social na Saúde; Educação Permanente em Saúde.

Doutorado e Mestrado

Hilda Maria Gonçalves da Silva Políticas públicas; Educação; Acesso ao ensino médio; interface educação e serviço social.

Doutorado

Maria Cristina Piana Políticas Sociais; Família; Infância e Adolescência; Educação; Serviço Social e Trabalho Social.

Doutorado e Mestrado

Nanci Soares

Envelhecimento; Políticas Públicas e Sociedade. Mestrado

Page 6: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS · Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 ... 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS

ANEXO 2

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO 2019

Deve ser preenchido e entregue na inscrição, com a documentação. Eu, ___________________________________________________________________, informo que minha opção é pela: ( ) Linha de Pesquisa 1 – Mundo do Trabalho e Serviço Social ( ) Linha de Pesquisa 2 – Serviço Social, Formação e Trabalho Profissional ( ) Linha de Pesquisa 3 – Estado, Sociedade e Políticas Sociais Pré-Projeto de Pesquisa: Título: ____________________________________________________________________ Indicação da/o Orientador/a: __________________________________________________ Formação: ( ) Assistente Social ( ) Outra Formação Qual(s)? __________________________________________________________________ Necessidade específica para a realização das provas: Qual(s)? _________________________________________________________________ Cota Para Pessoa Autodeclarada: ( ) Negra ( ) Deficiente ( ) Estrangeira Franca, _____ de setembro de 2018. ____________________________________ Assinatura

Page 7: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS · Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 ... 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS

ANEXO 3

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE DISPENSA EM IDIOMA ESTRANGEIRO - PROCESSO SELETIVO 2019

À Comissão Organizadora do Processo Seletivo 2019 - PPGSS Nome:_____________________________________________________________________________________, R.G.___________________, CPF.____________________, candidata/o ao Processo Seletivo 2019 – do Programa de Pós-graduação em Serviço Social, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP/ Franca, para o curso de ( ) Mestrado /( ) Doutorado, vem requerer o aproveitamento de proficiência em idioma estrangeiro (idioma):______________, Instituição:___________________________________________, aprovado no ano de _________. Anexar cópia de aprovação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecido pela CAPES ou apresentar certificado de aprovação de proficiência emitido por Instituição credenciada. Termos em que Pede deferimento. Franca, _____/_____/_______. _____________________________ Assinatura

Manifestação da Comissão:

Data ____/_____/_________.

( ) Favorável

( ) Contrário

Page 8: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS · Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 ... 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS

ANEXO 4

REFERÊNCIAS PARA A PROVA ESCRITA

ABEPSS. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social. RESOLUÇÃO Nº 15, de 13 de março de 2002. ______. Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social: sobre o processo de implementação. Revista Temporalis, n. 14. São Luiz (MA), jul-dez 2007. ABESS. Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social. Diretrizes curriculares e pesquisa em serviço social. CADERNOS ABESS n. 8. São Paulo: Cortez, 1998. ______. Ensino em Serviço Social: pluralismo e formação profissional. CADERNOS ABESS, n. 04. São Paulo: Cortez, 1995. ABREU, M. SERVIÇO SOCIAL E A ORGANIZAÇÃO DA CULTURA. São Paulo: Cortez, 2002. ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa. Desafios do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo. SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE, São Paulo, Cortez, n. 91. 2007. AMMANN, S. B. A produção científica do Serviço Social no Brasil. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, v. 14, 1984. ANTUNES, R. OS SENTIDOS DO TRABALHO. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999. BARROCO, M. L. B.. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: CFESS/ABEPSS. SERVIÇO SOCIAL: direitos sociais e competências profissionais - Brasília: CEFESS, ABEPSS, 2009 (unidade II, seção 2.3, p.165-184) ______ ; TERRA, S. H.. Código de Ética do/a Assistente Social Comentado. CFESS (organizador). São Paulo: Cortez Editora, 2012. BARROSO, L. R. Judicialização, ativismo judicial e legitimidade democrática. ATUALIDADES JURÍDICAS, n. 4, jan/fev-2009, Brasília: OAB. Disponível em http: //www.oab.org.br/oabeditora. BEAUVOIR, S. A VELHICE: realidade incômoda. São Paulo: Difusão Europeia, 1997. BOURGUIGNON, J. A. A particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social. KATÁLYSIS. Florianópolis: UFSC, v. 10, 2007. BEHRING, E. R. Expressões políticas da crise e as novas configurações do estado e da sociedade civil. CFESS, ABEPSS. SERVIÇO SOCIAL: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/UnB. Brasília. 2009. ______; BOSCHETTI, I. POLÍTICA SOCIAL: fundamentos e história. São Paulo: Cortez Editora, 2006. BRAVO, M. I. S.; VASCONCELOS, A M.; GAMA, A de S.; MONNERAT, G. L. (Org.). SAÚDE E SERVIÇO SOCIAL. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: UERJ, 2004. CFESS, ABEPSS. SERVIÇO SOCIAL: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/UnB. Brasília. 2009. CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS DO/A ASSISTENTE SOCIAL EM QUESTÃO. 1.ed revisada e ampliada. Brasília, 2012. ______; PARÂMETROS PARA ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA DE SAÚDE. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. CFESS: 2010. ______; PARÂMETROS PARA ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. CFESS: 2010. CHAUI, M. BRASIL: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. CARVALHO, M.C.B. (Org.) A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA EM DEBATE. 2. ed. São Paulo: EDUC/Cortez, 1997. COUTINHO, C. N. A DUALIDADE DOS PODERES: Estado, revolução e democracia na teoria marxista. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. ENGELS, F. A ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE E DO ESTADO. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. FRIGOTTO, G. A IMPRODUTIVIDADE DA ESCOLA IMPRODUTIVA. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1999. GUERRA, Y. Projeto profissional crítico: estratégia de enfrentamento das condições contemporâneas da prática profissional. SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE n. 91, São Paulo: Cortez Editora, 2007. ______. A formação profissional frente aos desafios da intervenção e das atuais configurações do ensino público, privado e a distância. SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE, n. 104, São Paulo: Cortez, 2010. HADDAD, E. G. de M. A IDEOLOGIA DA VELHICE. São Paulo: Cortez, 1986.

Page 9: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS · Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 ... 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS

HORKHEIMER, M; ADORNO, T. (orgs.). TEMAS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA. São Paulo: Cultrix, 1973. IAMAMOTO, Marilda Vilela. O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998. ______. SERVIÇO SOCIAL EM TEMPO DE CAPITAL FETICHE. São Paulo: Cortez, 2007. ______; A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE, São Paulo, Cortez, n 120. 2014. KOIKE, M. M. Formação profissional em serviço social: exigências atuais. SERVIÇO SOCIAL: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. LUKÁCS, G. HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. MARTINS, E.B.C. EDUCAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL: elo para construção da cidadania. Ebook. Editora Unesp, 2012. MARX, K. CRÍTICA DA FILOSOFIA DO DIREITO DE HEGEL. 3 ed. São Paulo: Boitempo, 2013. ______. O CAPITAL. Crítica da economia política. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013. MARTINELLI, M. L. SERVIÇO SOCIAL: identidade e alienação. 16. ed. São Paulo, Cortez, 2011. MIOTO, R.C.T.; CAMPOS, M.S.; CARLOTO, C.M. (orgs). FAMILISMO, DIREITOS E CIDADANIA – contradições da política social. São Paulo: Cortez, 2016. MOTA, A E. (Org.). SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006. NETTO, J. P.. DITADURA E SERVIÇO SOCIAL. Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17. Ed. São Paulo: Cortez, 2015. ______. CAPITALISMO MONOPOLISTA E SERVIÇO SOCIAL. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. ______. Capitalismo e barbárie contemporânea. ARGUMENTUM. Vitória (ES). V. 04 n. 01, p. 202 – 222, jan/jun 2012. ______. Crise do capital e consequências societárias. SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE. São Paulo, n. 111, p. 413-429, jul./set. 2012 PEREIRA, P. A. POLÍTICA SOCIAL: temas e questões. São Paulo: Cortez, 2011. NOGUEIRA, M. A. UM ESTADO PARA A SOCIEDADE CIVIL: temas críticos e políticos da gestão democrática. 2.ed. . São Paulo: Cortez, 2005. OLIVEIRA, C. A.H.S. Estágio supervisionado curricular em serviço social: elementos para reflexão. TEMPORALIS, n.17, Brasília: ABEPSS, 2009. PAIVA, S. de O.C. ENVELHECIMENTO, SAÚDE E TRABALHO NO TEMPO DO CAPITAL. São Paulo: Cortez, 2014. PEREIRA. Larissa Dahmer; FERREIRA, Andreza Telles dos Santos; SOUZA, Andréa Cristina Viana. Análise comparativa entre a expansão dos cursos de serviço social Ead e presenciais. TEMPORALIS, n. 27, Brasília, jan/jul 2014. RAICHELIS, Raquel. Proteção Social e o Trabalho do Assistente Social: tendências e disputas na conjuntura da crise mundial. SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE, São Paulo, Cortez, n 116. 2013. RIZZINI, I.; PILOTTI, F. A ARTE DE GOVERNAR CRIANÇAS: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009. SAVIANI, D. A NOVA LEI DA EDUCAÇÃO – LDB: trajetórias, limites e perspectivas. 5.ed. São Paulo: Autores Associados, 1999. SCOTT,J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. REVISTA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v.2, n. 16, p. 5-22, jul/dez. 1990. SERAFIM, M. P.; DIAS, R. de B. Análise de política: uma revisão da literatura. CADERNOS DE GESTÃO SOCIAL, v. 3 (1), p. 121-134, jan/jun. 2012. SETUBAL, A. A. PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL: utopia e realidade. São Paulo: Cortez, 2005. SILVA, A da S. A GESTÃO DA SEGURIDADE SOCIAL BRASILEIRA: entre a política pública e o mercado. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. SIMÔES, C. TEORIA & CRÍTICA DOS DIREITOS SOCIAIS: o estado social e o estado democrático de direito. São Paulo: Cortez, 2013. SOARES, A.C.N. MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA: narrativa e percurso ideológico. Franca: UNESP-FHDSS, 2002. (Série Dissertações e Teses, n. 8). SOUZA FILHO, R.. GESTÃO PÚBLICA E DEMOCRACIA: a burocracia em questão. 2.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013. TEIXEIRA, J. B.; BRAZ, M. O Projeto Ético-Político do Serviço Social. CFESS, ABEPSS. SERVIÇO SOCIAL: direitos sociais e competências profissionais. CEAD/UnB. Brasília. 2009.

Page 10: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS · Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em Serviço Social de 2019 ... 3.8 Projeto de Pesquisa, fundamentado sobre assunto

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS

TEIXEIRA, S. M. ENVELHECIMENTO E TRABALHO NO TEMPO DO CAPITAL: implicações para a proteção social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008. VITALE, M. A. F; ACOSTA, A.R. (orgs). FAMÍLIA, REDES, LAÇOS E POLÍTICAS PÚBLICAS. 6. ed., São Paulo: Cortez, 2015. WANDERLEY, M. B. Formação Profissional no contexto da reforma do sistema educacional. CADERNOS ABESS/CEDEPSS, São Paulo, nº 08, p.7-18, 1998. ______; BOGUS, L. M. M.; YAZBEK, M. C. DESIGUALDADE E QUESTÃO SOCIAL. 4.ed. São Paulo: EDUC, 2013. YAZBEK, M. C.; RAICHELIS, R.; MARTINELLI, M. L. O Serviço Social brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa de direitos. SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE nº 95. Edição Especial Serviço Social – memória e história. São Paulo: Cortez Editora, 2008.