programa da disciplina ta i 2013

2
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I Diretor: Prof. Irineu Gomes, M. SC. Coordenador: Profº Jolson Gonzaga, M. SC. Professor(a): WELINGTON DA SILVA VIEIRA CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO CARGA HORÁRIA ANO/SEMESTRE LETIVO CSA 1000 04 80 h/a 2013/02 EMENTA: Estudo da Administração como ciência social aplicada. A evolução do pensamento administrativo, desenvolvimento de estratégias adequadas para obtenção dos níveis de eficiência e eficácia individual e organizacional. Fundamentos da Administração. OBJETIVOS: 1. Fornecer conceitos básicos necessários ao estudo da Administração; 2. Capacitar para a interpretação dos fatos administrativos, fundamentados nas teorias de Administração; 3. Propiciar conhecimentos necessários para a interpretação da realidade organizacional; 4. Capacitar o aluno para compreensão do processo administrativo em seus aspectos básicos. METODOLOGIA As aulas são conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos definidos para a disciplina. Para isso, são utilizadas diversas técnicas de ensino-aprendizagem que se alternam em função do assunto tratado na aula. O professor deve ser visto como um orientador dos alunos e não como um expositor permanente da matéria, pois a transmissão pura e simples dos seus conteúdos traz resultados bem menores ao aprendizado do que a discussão destes. Portanto, é solicitado trabalho de pesquisa realizado em sala de aula, discussão em grupos e apresentação dos trabalhos. Os alunos deverão realizar Atividades Externas da Disciplina – AED, com carga horária de 08 horas, que serão desenvolvidas por meio de pesquisas de campo junto às organizações locais com o objetivo de propiciar-lhes o envolvimento com o processo de pequisa, ao tempo de permitir que conheçam e entendam as práticas de gestão utilizadas pelas empresas. Os participantes agrupados em equipes de estudo devem apresentar os resultados das atividades realizadas, discutindo e expondo os assuntos na forma de preleções e/ou outras técnicas de ensino adequadas. As atividades externas à disciplina comporão a nota final do semestre, podendo corresponder a até 20% da avaliação N2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Fundamentos da Administração 1.1. Objeto de Estudo da Administração 1.2. Funções do Administrador 1.3. Empresas e o Ambiente 1.4. Antecedentes Históricos da Administração 2. Teorias da Administração 2.1. Abordagens Clássicas 2.1.1. Teoria da Administração Científica 2.1.2. Teoria Clássica da Administração 2.1.3. Teoria da Burocracia 2.1.4. Teoria das Relações Humanas 2.2. Outras Teorias Contemporâneas 2.2.1. Teoria Neoclássica 2.2.2. Teoria Estruturalista 2.2.3. Teoria Comportamental CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Upload: marcos-eterno-cunha

Post on 24-Jun-2015

96 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Programa da disciplina ta i   2013

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁSDEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

PROGRAMA DE DISCIPLINA

DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I

Diretor: Prof. Irineu Gomes, M. SC. Coordenador: Profº Jolson Gonzaga, M. SC.

Professor(a): WELINGTON DA SILVA VIEIRA

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO CARGA HORÁRIA ANO/SEMESTRE LETIVO

CSA 1000 04 1º 80 h/a 2013/02

EMENTA:

Estudo da Administração como ciência social aplicada. A evolução do pensamento administrativo, desenvolvimento de estratégias adequadas para obtenção dos níveis de eficiência e eficácia individual e organizacional. Fundamentos da Administração.

OBJETIVOS:

1. Fornecer conceitos básicos necessários ao estudo da Administração;2. Capacitar para a interpretação dos fatos administrativos, fundamentados nas teorias de Administração;3. Propiciar conhecimentos necessários para a interpretação da realidade organizacional;4. Capacitar o aluno para compreensão do processo administrativo em seus aspectos básicos.

METODOLOGIA

As aulas são conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos definidos para a disciplina. Para isso, são utilizadas diversas técnicas de ensino-aprendizagem que se alternam em função do assunto tratado na aula. O professor deve ser visto como um orientador dos alunos e não como um expositor permanente da matéria, pois a transmissão pura e simples dos seus conteúdos traz resultados bem menores ao aprendizado do que a discussão destes. Portanto, é solicitado trabalho de pesquisa realizado em sala de aula, discussão em grupos e apresentação dos trabalhos.Os alunos deverão realizar Atividades Externas da Disciplina – AED, com carga horária de 08 horas, que serão desenvolvidas por meio de pesquisas de campo junto às organizações locais com o objetivo de propiciar-lhes o envolvimento com o processo de pequisa, ao tempo de permitir que conheçam e entendam as práticas de gestão utilizadas pelas empresas. Os participantes agrupados em equipes de estudo devem apresentar os resultados das atividades realizadas, discutindo e expondo os assuntos na forma de preleções e/ou outras técnicas de ensino adequadas.As atividades externas à disciplina comporão a nota final do semestre, podendo corresponder a até 20% da avaliação N2.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Fundamentos da Administração1.1. Objeto de Estudo da Administração1.2. Funções do Administrador1.3. Empresas e o Ambiente1.4. Antecedentes Históricos da Administração

2. Teorias da Administração2.1. Abordagens Clássicas2.1.1. Teoria da Administração Científica 2.1.2. Teoria Clássica da Administração2.1.3. Teoria da Burocracia2.1.4. Teoria das Relações Humanas2.2. Outras Teorias Contemporâneas2.2.1. Teoria Neoclássica2.2.2. Teoria Estruturalista2.2.3. Teoria Comportamental

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

A nota final será atribuída mediante acompanhamento contínuo, na disciplina, por meio de provas e testes, exercícios em sala de aula ou em casa, estudos de casos e pesquisa bibliográfica.As avaliações serão organizadas em dois conjuntos, constando em cada um, no mínimo três avaliações, sendo que cada uma dessas avaliações será o resultado uma ou mais atividades acadêmicas.A avaliação do aproveitamento acadêmico será expressa em graus numéricos de zero a dez (0 a 10), computados até a primeira casa decimal.Serão realizadas durante o semestre letivo, a fim de assegurar o processo de acompanhamento do (a) aluno (a), no mínimo, 6 (seis) avaliações que irão compor a nota final.A nota da avaliação interdisciplinar, regulamentada pela PUC Goiás, corresponderá a 10% da nota N2, e será atribuída conforme resultado da prova a ser aplicada no mês de Junho a todos os alunos do primeiro período.A nota das Atividades Externas da Disciplina (AED) será atribuída com base em relatório a ser produzido e apresentado pelo discente com fundamento na pesquisa de campo por ele realizada, podendo corresponder a até 20% da nota N2;A nota final da disciplina será resultante da média ponderada das notas dos conjuntos, conforme a seguinte expressão: NF = 0,4N1 + 0,6 N2Será considerado aprovado o (a) aluno (a) que obtiver a frequência mínima de 60 presenças e nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos.BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Page 2: Programa da disciplina ta i   2013

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: Makron Books, McGraw-Hill do Brasil, 1993.MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000.MEGGINSON, Leon C. et al. Administração - Conceitos e Aplicações. São Paulo: Harbra, 1998.SILVA, Reinaldo O. Teorias da Administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CAMPOS, Edmundo. Sociologia da Burocracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. São Paulo: Campus, 1999._________. Administração - Teoria, processo e prática. São Paulo: Makron Books, 2000.DRUCKER, Peter. Prática de administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 1981.ETZIONE, Amitai. Organizações Complexas. São Paulo: Atlas, 1967_________. Organizações Modernas. São Paulo: Pioneira, 1975.FAYOL, Henri. Administração industrial e geral. São Paul: Atlas, 1997.FERREIRA, Ademir Antônio et ali. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira, 1997.MARCH, James e SIMON, Herbert A. Teoria das organizações. Rio de Janeiro: FGV, 1972.MOTTA, Fernando C. P. Introdução à organização Burocrática. São Paulo: Brasiliense, 1986.

SLOAN, Alfred. Meus Anos com a General Motors. São Paulo: Negócio, 2001. TAYLOR, Frederick W. Princípios de Administração Científica. São Paulo: Atlas, 1998.WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.