profissão de fé e 1ª comunhão 2012 v1

6
17 de Junho de 2012 Paróquia de Stª Maria de Rendufinho Festa da Eucaristia Nome: __________________________________________

Upload: rendufinho

Post on 25-Jul-2015

7.871 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Profissão de Fé e 1ª Comunhão 2012 V1

17 de Junho de 2012

Paróquia de Stª Maria de Rendufinho

Festa da Eucaristia

Nome: __________________________________________

Page 2: Profissão de Fé e 1ª Comunhão 2012 V1

Cântico de Entrada

Hoje é: dia de festa Na casa do Senhor, Na casa do Senhor. Hoje é: dia de festa Na casa do Senhor

1. Nós crianças, somos felizes em Ti Senhor E sempre cataremos o Teu amor. 2. Nós crianças, te saudamos por este dia E sempre viveremos a Tua alegria.

Saudação Inicial (Após o cortejo de entrada os pais, pela ordem indicada, dirigem-se para a árvore e colocam uma folha) Ambientação Catequista 1 - Reunimo-nos com alegria na casa do Senhor para participarmos nesta celebração acompanhando estas meninas e meninos no dia em que vão comungar pela primeira vez. Este dia é para eles muito importante. Que esta Eucaristia seja verdadeiramente um encontro com esse grande e vosso amigo que se chama Jesus Cristo. Catequista 2 - Hoje, também nesta celebração, unimo-nos a dois adolescente na sua Profissão de Fé. André e Rúben querem afirmar diante de todos nós, que são crentes. Querem comprometer-se a seguir e a assumir os compromissos dos seus pais e padrinhos no dia do seu Batismo. Vamos proclamar com eles a nossa fé e a alegria de sermos filhos de Deus e irmãos em Jesus Cristo. Ato Penitencial Para celebrarmos dignamente esta Eucaristia, arrependamo-nos dos nossos pecados e recebamos o perdão.

Senhor, tende piedade de nós. R/ Senhor, tende piedade de nós.

Cântico Final Cristo vive em mim, Aleluia! Cristo vive em mim. Óh! Que maravilha é, se Cristo vive em mim! 2. Cristo vive em ti, Aleluia! 3. Cristo vive em nós, Aleluia!

Page 3: Profissão de Fé e 1ª Comunhão 2012 V1

2. Homens novos lutando em esperança, caminhantes, seden-tos da verdade; Homens novos, sem freios nem cadeias, homens livres que exi-gem liberdade.

Oração Senhor nosso Deus, tanto amastes o mundo que nos enviaste Jesus. Ele é o vosso rosto humano a revelar-nos o vosso amor. Fazei que a nossa fé transfigure toda a nossa vida, e então seremos testemunhas vivas de Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convos-co na unidade do Espírito Santo.

R/ Amen.

Entrega do “Diploma” Como recordação desta Festa da Eucaristia e da Profissão de Fé, antes de terminar, vai ser entregue a cada criança e adolescente uma espécie de diploma. Não ficamos “diplomados” em fé mas comprome-temo-nos a que seja ela a dar o sentido às nossas vidas. Entrega dos diplomas

Bênção final Impondo as mãos Deus Pai, que tanto nos amou que nos deu a Jesus Cristo, vos aben-çoe. R/ Amen. Jesus Cristo, que no Pão da Eucaristia nos dá a sua vida nova e feliz, vos abençoe. R/ Amen. Espírito Santo, que nos dá força para viver segundo o Evangelho, vos abençoe. R/ Amen. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. R/ Amen.

Cristo, tende piedade de nós. R/ Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. R/ Senhor, tende piedade de nós. Oração Oremos. Senhor Jesus Cristo, tão maravilhoso é o vosso amor para connosco que quisestes ficar no meio de nós como alimento e fortaleza. Ajudai-nos a fazer da comunhão um encontro convosco como um amigo se encontra com o maior amigo, aquele que nos pode tornar verdadeiramente felizes. Vós que viveis com o Pai na unidade do Espírito Santo. R/ Amen. (Beijar a Pia Batismal pelos catequizandos que fazem a sua Profissão de Fé como gesto simbólico)

Glória 1ª Leitura - Ez 17,22-24

Leitura da profecia de Ezequiel

Eis o que diz o Senhor Deus: «Do cimo do cedro frondoso, dos seus ramos mais altos, Eu próprio arrancarei um ramo novo e vou plantá-lo num monte muito alto. Na excelsa montanha de Israel o plantarei e ele lançará ramos e dará frutos e tornar-se-á um cedro majestoso. Nele farão ninho todas as aves, toda a espécie de pássaros habitará à sombra dos seus ramos. E todas as árvores do campo hão-de saber que Eu sou o Senhor; humilho a árvore elevada e elevo a árvore modesta, faço secar a árvore verde e reverdeço a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço». Palavra do Senhor Todos - Graças a Deus

Page 4: Profissão de Fé e 1ª Comunhão 2012 V1

Salmo - Salmo 91 (92)

Refrão: É bom louvar-Vos, Senhor. 2ª Leitura - 2 Cor 5,6-10

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos: Nós estamos sempre cheios de confiança, sabendo que, enquanto habitarmos neste corpo, vivemos como exilados, longe do Senhor, pois caminhamos à luz da fé e não da visão clara. E com esta confiança, preferíamos exilar-nos do corpo, para irmos habitar junto do Senhor. Por isso nos empenhamos em ser-Lhe agradáveis, quer continuemos a habitar no corpo, quer tenhamos de sair dele. Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que receba cada qual o que tiver merecido, enquanto esteve no corpo, quer o bem, quer o mal. Palavra do Senhor Todos - Graças a Deus

Aleluia A semente é a palavra de Deus e o semeador é Cristo: quem O encontrar permanecerá para sempre.

Evangelho - Mc 4,26-34

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como.

Santo (Neste momento, enquanto se canta o Santo, as crianças que vão fazer a 1ª Comunhão dirigem-se para o altar e ficam junto do sacerdote até comungarem.) Pai Nosso Cântico de Comunhão

Comei do pão, bebei do vinho, quem vem a mim não terá fome. Comei do pão, bebei do vinho, quem crê em mim não terá sede. 1. Eu sou o pão da vida, o pão que desceu do céu. 2. S’ alguém comer deste pão, viverá p’ra eternidade. 3. O pão que desceu do céu é p’ra dar a vida ao mundo. 4. Em verdade Eu vos digo: Quem crê em mim… tema vida eterna.

Ação de Graças (As crianças nesta altura já ocupam os seus lugares iniciais) Agora vamos fazer muito silêncio. Fechemos os olhos e pensemos no amor de Jesus para connosco. Ele está connosco e nós estamos com Ele. Ele fez de nós a sua casa. Com Ele assim tão perto de nós, seremos bons e felizes. Digamos-lhe baixinho: «Jesus, eu amo-Te». Momento de silêncio Cântico: (Enquanto o coro e assembleia cantam as crianças da 1ª Comunhão e da Profissão de Fé vão, de forma ordenada, colocar o coração na árvore)

Dá-nos um coração, grande para amar, Dá-nos um coração, forte para lutar. 1. Homens novos, criadores da história, construtores da nova humanidade; Homens novos que vivem a existência como risco dum longo caminhar.

Page 5: Profissão de Fé e 1ª Comunhão 2012 V1

7. Por intercessão da Virgem Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, para que nos ajude sempre a imitá-la e a aumentar o nosso amor por ela, oremos irmãos. Senhor, Nosso Deus, fonte de toda a vida e de todo amor, que nos fizestes vossos filhos e templos do Espírito Santo, fortalecei-nos con-tra seduções do mundo e conservai-nos fiéis ao nosso batismo com a graça de Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

R/ Amen. Cântico de Ofertório

Para o Teu altar a nossa oferta aqui vai são para Ti Pão e vinho meu Deus e meu Pai 1. Aceita a nossa oferta Qu’é feita d’alegria O pão e o vinho E o nosso dia-a-dia 2. Estamos em família No altar em comunhão Aceita esta oferta Do nosso coração.

Apresentação dos dons

Vela - Oferecemos-Te, Senhor, esta vela, símbolo da fé que nos guia e ilumina. Bíblia e Catecismos - Oferecemos-Te, Senhor, a nossa caminhada de fé, de três e sete anos. Pedimos-Te coragem para a vivermos de forma plena. Galhetas - Oferecemos-Te, Senhor, este vinho e esta água que se vão transformar no Teu sangue derramado por nós. Hóstias - Oferecemos-Te, Senhor, este pão e nele Te damos toda a nossa vida. Pedimos-Te que o convertas no Teu Corpo para alimento das nossas vidas.

A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita». Jesus dizia ainda: «A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer, e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra». Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos. Palavra da Salvação R/ Glória a Vós, Senhor.

Apresentação dos jovens

Catequista: Senhor padre: Nós, catequistas do sétimo ano de catequese, pedimos que que estes jovens sejam admitidos à Profissão de Fé. Eles, ao longo do ano, foram descobrindo Jesus Cristo e o seu Evan-gelho. Recusam uma vida banal e triste; querem seguir Cristo, cami-nho, verdade e vida. Sabem que com Cristo a sua alegria será com-pleta. E contam para isso com a força do Espírito. Sacerdote: E vós, catequistas, garantis que estão preparados para fazerem a profissão de Fé? Catequista: Tanto quanto nos é dado saber, garantimos.

Page 6: Profissão de Fé e 1ª Comunhão 2012 V1

Sacerdote: Jovens, estais admitidos à Profissão de Fé. Bendigamos ao Senhor. R/ Graças a Deus. Homilia

Renunciação e Credo A partir de hoje somos cristãos não porque alguém nos batizou sem pedir a nossa opinião, mas por uma opção livre. A nossa fé é uma adesão consciente, convicta e alegre a Jesus Cristo ressuscitado e à sua Igreja viva. Recordando o vosso batismo, convido-nos a renunciar ao pecado e a professar a vossa fé. Fazei-o de velas acesas, símbolo da luz de Cris-to. (A catequista acende a luz do círio pascal e transmite-a aos jovens.) Renunciais a toda a maldade para viverdes uma vida digna, livre, nobre, grande e bela? R/ Sim, renuncio. Renunciais a todo o egoísmo para serdes acolhedores, amigos, capa-zes de perdoar, disponíveis para servir? R/ Sim, renuncio. Renunciais a toda a indiferença religiosa para viverdes como amigos de Deus, cheio de ternura e misericórdia? R/ Sim, renuncio. Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra? R/ Sim, creio. Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está sentado à direita de Deus? R/ Sim, creio.

Credes no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna? R/ Sim, creio. Esta é a nossa fé. Esta é a fé que nos gloriamos de professar em Jesus Cristo Nosso Senhor. R/ Amen. Oração Universal Irmãos, invoquemos a misericórdia do Senhor para todos os presen-tes, para a nossa comunidade paroquial e para todos os batizados que são a Igreja Santa de Deus e digamos com confiança: R/ Ouvi-nos, Senhor. 1. Pelo Papa Bento XVI, pelos bispos e sacerdotes para que saibam apontar a todos os homens de boa vontade o caminho certo da salva-ção, oremos irmãos. 2. Pelos mensageiros do Evangelho, para que o levem, com alegria, a toda a parte e deem sempre bom testemunho de Cristo, oremos irmãos. 3. Pelos jovens que fazem a Profissão de Fé e crianças que fazem a sua primeira comunhão, para que, com a ajuda da graça de Deus, sejam fiéis aos compromissos hoje assumidos, oremos irmãos. 4. Pelos pais e padrinhos, para que se comprometam a continuar a formar e educar na fé com o exemplo e testemunho da própria vida, oremos irmãos. 5. Pelo nosso pároco, pelos catequistas que preparam e transmitem a riqueza da Palavra de Deus, fazendo-nos crescer nas verdades da fé, oremos irmãos. 6. Pelos adolescentes, jovens e por aqueles que os acompanham, para que todos cresçam cada vez mais no conhecimento e no amor ao Evangelho, oremos irmãos.