professor pns-p2 ciências...

12
Professor PNS-P2 Ciências Humanas TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS, A FRASE DE ROBERTO SHINYASHIKI PARA EXAME GRAFOTÉCNICO “É importante dar o nosso amor independentemente do que encontramos como reação.” BOA PROV A! www.funcab.org VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL ESTÁ EM ORDEM. CASO CONTRÁRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL. RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAIS PARA MARCAR SEU CARTÃO DE RESPOSTAS. ATENÇÃO DURAÇÃO DA PROVA: 3 horas e 30 minutos. ESTE CADERNO CONTÉM 40 (QUARENTA) QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DE RESPOSTA – A, B, C, D e E – CONFORME DISPOSIÇÃO ABAIXO. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO para T J06 CÓDIGO EDITAL Nº 003/SGA/SEE ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE Disciplinas Quantidade de questões Valor de cada questão História 07 3 Geografia 07 3 Filosofia 03 3 Sociologia 03 3 - Conhecimentos Pedagógicos 20 2

Upload: lyngoc

Post on 09-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Professor PNS-P2 Ciências Humanas–

TRANSCREVA, EM ESPAÇO DETERMINADO NO SEU CARTÃO DE RESPOSTAS,A FRASE DE ROBERTO SHINYASHIKI PARA EXAME GRAFOTÉCNICO

“É importante dar o nosso amor independentemente do que encontramos como reação.”

BOA PROVA!www.funcab.org

VERIFIQUE SE ESTE MATERIAL ESTÁ EM ORDEM. CASOCONTRÁRIO, NOTIFIQUE IMEDIATAMENTE O FISCAL.

RESERVE OS 30 (TRINTA) MINUTOS FINAISPARA MARCAR SEU CARTÃO DE RESPOSTAS.

ATENÇÃO

DURAÇÃO DA PROVA: 3 horas e 30 minutos.

ESTE CADERNO CONTÉM 40 (QUARENTA) QUESTÕESDE MÚLTIPLA ESCOLHA, CADA UMA COM 5 ALTERNATIVAS DERESPOSTA – A, B, C, D e E – CONFORME DISPOSIÇÃO ABAIXO.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO paraTJ06

CÓDIGO

EDITAL Nº 003/SGA/SEE

ESTADO DO ACRESECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE

DisciplinasQuantidade de

questõesValor de cada

questão

História 07 3

Geografia 07 3

Filosofia 03 3

Sociologia 03 3

- Conhecimentos Pedagógicos 20 2

02FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

HISTÓRIA

“Os antigos combatentes do mesmo regimento sereúnem periodicamente em jantares onde evocam aslembranças da guerra, essas histórias de homens.Muitos são os que ficaram alquebrados por essesanos de horror, incapazes de se readaptar a uma vidacivil que, alguns anos depois, sofrerá o abalo daGrande Depressão. Para uma unidade que descia deVerdun, bastava a metade dos caminhões que tinhamsido necessários para a ida. É a lembrança indelévelque entretém as insônias e alimenta os pesadelos. Elogo fica claro que esta não foi a última guerra. Em1923, há o golpe de Munique.”

O golpe de Munique, também conhecido comoPutsch da Cervejaria, está inserido no contexto doperíodo entre Guerras e das consequências daPrimeira Guerra Mundial. O referido golpe estáassociado à:

A) ascensão de Hitler e do Nazismo.B) grande marcha de Mao Tsé-tung.C) guerra civil espanhola.D) marcha sobre Roma de Mussolini.E) morte de Franz Ferdinand.

(VINCENT, Gérard. Guerras ditas, Guerras silenciadas e oenigma identitário., in: . São Paulo:Companhia das Letras, 2009, p.187.)

História da Vida Privada

Questão 01 Leia os textos e responda.

“Foi bonita a festa, páFiquei contenteAinda guardo renitenteum velho cravo para mim.

Já murcharam tua festa, páMas certamenteEsqueceram uma sementen’algum canto de jardim.”

“Embora ocorressem esmagadoramente no TerceiroMundo, as revoluções da década de 1970 formaramum conjunto geográfica e politicamente maldistribuído.Começaram, muito surpreendentemente, na Europa,com a derrubada, em abril de 1974, do regimeportuguês, do mais longevo sistema direitista docontinente.”

A Música de Chico Buarque de Holanda e o texto deHobsbawm estão relacionados ao fato histórico:

A) ascensão do regime salazarista.B) crise do Timor Leste.C) fim do regime doApartheid.D) revolução Bolchevique.E) revolução dos Cravos.

(CHICO BUARQUE DE HOLANDA, Tanto Mar.)

(HOBSBAWM, Eric. . São Paulo: Companhiadas Letras 2010, p. 436.)

A Era dos Extremos

Questão 02

03FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Leia o texto.

“O texto final da Constituição de 1891 consideroueleitores ‘os cidadãos maiores de 21 anos’, que sealistassem na forma da lei. João Barbalho julgou queo fato de não ter sido aprovada qualquer dasemendas dando direito de voto às mulheresimportava na exclusão destas, em definitivo, doeleitorado.”

Sobre o sufrágio feminino no Brasil é correto afirmar:

A) A conquista deste direito é anterior ao regimerepublicano e remonta à Constituição de 1824.

B) Desde 1891, as mulheres com formaçãoacadêmica podiam votar e candidatar-se àCâmara dos Deputados.

C) Foi definido pelo Código Eleitoral de 1932, queestabeleceu como eleitor o cidadão maior de21 anos sem distinção de sexo.

D) Foi definido pelo Código Eleitoral de 1932somente para as mulheres que possuíssemformação acadêmica.

E) O voto feminino foi oficializado pela Constituiçãodo Estado Novo, mas seu exercício só foipossível em 1946.

(BARBALHO, João. . Rio deJaneiro: Lytho-Typographia, 1902. p. 291).

Constituição Federal brasileira

Questão 05

Leia o texto.

“O São Francisco lá pra cima da BahiaDiz que dia menos dia vai subir bem devagarE passo a passo vai cumprindo a profecia do beatoque dizia que o sertão ia alagarO sertão vai virar mar, dá no coraçãoO medo que algum dia o mar também vire sertão.”

A expressão “O sertão vai virar mar” está associada auma personagem de um importante movimentomessiânico do início da República brasileira.

O personagem referido é:

A) João Cândido.B) Beato José Maria.C) Antonio Conselheiro.D) Marcílio Dias.E) Barão de Drumond.

(Sobradinho. Sá e Guarabyra.)

Questão 06

“Na casa do branco, o negro tomou gosto pelaazeitona, pelos queijos e pelas linguiças. E passou acomer doces, o que não fazia na África. E os brancos,ainda que com muita relutância, foram-se rendendoaos quitutes ameríndios, africanos e mestiços – aomoquém de peixe, ao vatapá, ao amendoim torrado[...] cuscuz de milho e ao milho assado. Muitos delesadquiriram o gosto por estes pratos ainda crianças.”

A diversificada gastronomia brasileira possibilitacompreender a formação étnica e cultural do país, namedida em que assimilou outras influências étnicas eculturais no decorrer da sua história.

A partir do texto e da afirmação que o sucede,pode-se afirmar que o Brasil é uma nação:

A) mestiça com influência africana, indígena,europeia e da imigração oriental.

B) mestiça com predominância da cultura africana.C) na qual a imigração destruiu a mestiçagem e

favoreceu a predominância do europeu.D) na qual a maciça presença africana no Brasil

superou as influências europeias na cultura.E) predominantemente de etnia e cultura europeia,

sem outras influências culturais.

(COSTA E SILVA, Alberto. População e Sociedade, 2014,in:Schwarrcz, Lilia Moritz (Direção).

,vol.1, Rio de Janeiro: Objetiva/FundaciónMapfre, 2014, p.53.)

História do BrasilNação:1808-2010

Questão 03

De acordo com as Orientações Curriculares daSecretaria de Estado de Educação e Esportes doAcre, o ensino de História tem por objetivo:

A) estimular a fixação de datas, nomes e fatoshistóricos indispensáveis à preparação paraexames nacionais e concursos públicos, visandoà formação profissional do aluno.

B) estimular os alunos a se tornarem agentes doprocesso histórico por eles vivenciado e, aomesmo tempo, produtores de conhecimentohistórico.

C) priorizar a preparação para o ENEM e para osvestibulares através da fixação de técnicas econhecimentos essenciais.

D) reproduzir conhecimentos históricos, tomando oaluno como agente passivo e depositário doconhecimento.

E) reproduzir fatos históricos em ordem cronológicacom especificidade na cultura contemporânea.

Questão 04

04FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Historicamente, os países industrializados têm sidoresponsáveis pela maior parte das emissões globaisde gases do efeito estufa. Os Estados Unidos é o paíslíder na emissão desses gases. Entretanto, naatualidade, vários países em desenvolvimento, entreeles China, Índia e Brasil, também se posicionamentre os grandes emissores. Mesmo assim, numabase , os países em desenvolvimentocontinuam tendo emissões mais baixas do que osindustrializados. Com dados de 2005, o Brasil seapresenta como o quarto maior emissor de gases doefeito estufa.

Entre as causas da elevada emissão de gasesrealizada pelo Brasil, a principal é:

A) investimento em novas usinas nucleares.B) incentivo à indústria automobilística.C) desmatamento promovido por queimadas.D) aumento do uso de biocombustíveis.E) construção de aterros sanitários controlados.

per capita

Fonte:<www.ipam.org.br>. Adaptado.

Questão 09

Segundo o Atlas Geográfico Escolar do IBGE, oEstado do Acre possui, em grande parte do seuterritório, o clima equatorial úmido. O fator climáticofundamental para a formação do referido clima noAcre é:

A) latitude.B) orogênese.C) pluviosidade.D) posição longitudinal.E) pressão atmosférica.

Questão 10

Leia o texto.

“Conhecido comoNavegante negroTinha a dignidade de umMestre-sala [...]Rubras cascatas jorravamDas costasDos santos entre cantosE chibatas [...]Salve o navegante negroQue tem por monumentoAs pedras pisadas do cais.”

A música de João Bosco está associada a umimportante movimento de marinheiros ocorrido noBrasil em 1910. O movimento e seu líder são:

A) Revolta da Chibata – João Cândido.B) Revolta daArmada – Saldanha da Gama.C) Revolta do Cruzador – Custódio de Melo.D) Revolta do Potemkin – João Batista.E) Revolta do Encouraçado Minas Gerais – Eduardo

Wandenkolk.

(Adaptado de João Bosco. Mestre-Sala dos Mares.)

Na década de 1980, o professor Jurandyr Ross, combase no Projeto RADAM Brasil, realizou uma novaclassificação do relevo brasileiro baseado em trêspi lares: morfoestrutura, morfoescultura emorfoclimática. Nessa nova classificação, o Brasil foidividido em 28 unidades de relevo, sendo que todasse enquadram em três tipos de relevos gerais. Sãoeles:

A) planaltos, planícies e depressões.B) serras, montanhas e cordilheiras.C) escudos cristalinos, planaltos e planícies.D) crátons, depressões e bacias oceânicas.E) bacias sedimentares, crátons e cordilheiras.

Questão 07

Questão 08

GEOGRAFIA

05FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Nas últimas décadas, a organização espacial domundo vem sendo marcada pela formação dosdenominados Blocos Econômicos. Da UniãoEuropeia ao Nafta, passando pelo Mercosul e aAssean, os blocos econômicos possuem diferentestipologias, quantidade de países, bem comopossuem diversos estágios de evolução. Os blocospossuem inclusive diferentes objetivos, muitoembora alguns possam ser destacados como sendocomuns a todos os blocos econômicos constituídos.Das alternativas seguintes, a que indica o benefíciobuscado por todos os países integrantes de um blocoeconômico é:

A) melhorias no sistema de recebimento deimigrantes.

B) facilidades na obtenção da tecnologia nuclear.C) investimentos diretos nos setores militares.D) utilização de uma moeda mais fortalecida.E) expansão do mercado consumidor.

Questão 11

Ao longo dos séculos, uma das grandespreocupações dos povos era conhecer os diferentesespaços. Os cartógrafos, por exemplo, tinhamposição de destaque nas viagens do períododenominado de Grandes Navegações. Atualmente, aevolução das técnicas de representação cartográficapermite um melhor conhecimento do espaçoterrestre. Entre as técnicas a seguir, a que possuimaior eficiência no acompanhamento de uma massade ar, ou mesmo de um furacão, é:

A) projeção cônica.B) cartas topográficas.C) fotografias aéreas.D) imagens de satélites.E) mapas por anamorfose.

Questão 12

O mapa a seguir apresenta uma das divisõesregionais do Brasil, elaboradas na segunda metadedo século XX. Essa divisão leva em consideraçãoprincipalmente o seguinte aspecto:

A) bacias hidrográficas.B) sistemas de fuso horário.C) espécies vegetais e animais.D) índice de desenvolvimento humano.E) características e potencialidades econômicas.

Questão 13

Historicamente campo e cidade eram espaçostotalmente diferentes e com ínfimas conexões. Oespaço do campo era considerado atrasado e oespaço da cidade era o moderno. Tal divisão vemsendo, ao longo das últimas décadas, pouco a poucodesconstruída, pois as conexões entre campo ecidade são cada vez mais fortes, promovendoinclusive características urbanas no campo evice-versa. Entre os setores a seguir, o principalresponsável por essas novas relações espaciais é:

A) rizicultura.B) agroindústrias.C) produção orgânica.D) extrativismo vegetal.E) exploração petrolífera.

Questão 14

06FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

FILOSOFIA

A preocupação com o conhecimento verdadeirosempre esteve no centro do debate filosófico. Acercado problema do conhecimento, é correto afirmar quea verdade:

A) é uma questão de opinião e persuasão, paraSócrates.

B) não pode ser alcançada senão através dassensações, de acordo com Platão eAristóteles.

C) varia de um lugar para outro, sendo estabelecidaapenas por convenção ou costume, de acordocom os sofistas.

D) só existe no divino, não podendo sercontemplada pelo homem, sob condição alguma,de acordo com SantoAgostinho.

E) é inata e só pode ser alcançada por meio dométodo dedutivo ou matemático, segundoFrancis Bacon.

logos

Questão 15

À relação que se estabelece entre o sujeitocognoscente e o objeto a ser conhecido dá-se o nomede conhecimento. Este é um produto do pensamentoe pode ser alcançado de diferentes modos. Assim, écorreto afirmar que:

A) a intuição é um tipo de conhecimentodemonstrável ou que pode ser provado.

B) a ciência e a filosofia buscam o conhecimentoobjetivo da realidade, em nada se diferenciandouma da outra.

C) o senso comum não é fonte de conhecimento, jáque se baseia em crenças e valores.

D) o conhecimento transforma a realidade, assimcomo transforma o sujeito cognoscente.

E) o conhecimento é tanto mais fiel ou próximo darealidade quanto mais abstrato ele for.

Questão 16

Ao longo de sua história, as funções da arte sãopensadas de diferentes maneiras pela Filosofia. ÉINCORRETO afirmar que a arte:

A) tem por finalidade marcante representar umaspecto da realidade exterior, no Renascimento.

B) se destina a promover valores (sociais, morais,religiosos ou políticos), na Idade Média.

C) busca romper com a universalidade e aracionalidade, a partir da segunda metade doséculo XX.

D) visa exprimir a genialidade ou o espírito criativodo artista, entre meados do século XVIII emeados do século XIX.se destina a exprimir as emoções ou ossentimentos do artista, naAntiguidade grega.

E)

Questão 17

SOCIOLOGIA

As transformações por que passou o mundo dotrabalho na era moderna se tornaram objeto degrande interesse da Sociologia. NÃO figura entreessas transformações:

A) a divisão altamente complexa do trabalho.B) a separação entre o local de trabalho e o lar.C) o controle absoluto do trabalhador sobre as

diferentes etapas do processo produtivo.D) a produção em massa, como substituta do

trabalho manual ou artesanal de pequena escala.E) a interdependência econômica entre setores

produtivos distintos.

Questão 18

07FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

A palavra cultura agrega múltiplas concepções:cultura nacional, cultura popular, cultura erudita ou deelite, cultura de massa, cultura alternativa oucontracultura, cultura de classe. Sob esse aspecto, éINCORRETO o que se afirma em:

A) A música sertaneja do interior do Brasil e os ditos“sambas de raiz” dos morros cariocas sãoexpressões típicas da cultura de massa.

B) A oposição entre cultura popular e cultura eruditaestá centrada nas contradições sociais de classe,segundo estudiosos marxistas.

C) Aexpressão “subcultura” é usada para designar aparte de um conjunto cultural mais vasto, no qualse integram as culturas de classe.

D) A contracultura ou cultura alternativa enfatiza anatureza e a espiritualidade.

E) A cultura erudita ou de elite está associada àscamadas sociais média e alta, embora sejatransformada pela indústria cultural para oconsumo de massa.

Questão 19

Surgida originalmente nas cidades da Grécia antiga,a ideia de cidadania ganhou força no século XVIII,como resultado das revoluções liberais que puseramabaixo o mundo do Antigo Regime. É correto afirmarque nas sociedades modernas:

A) a cidadania prevê o direito de os cidadãosparticiparem, diretamente, das decisões deEstado.

B) os cidadãos são, classicamente, as pessoas quevivem dentro da mesma comunidade nacional.

C) a igualdade de status político e civil, estabelecidavia cidadania, sobrepujou as desigualdadesmateriais de classe social.

D) a condição de cidadão confere aos indivíduosdireitos (civis, políticos e sociais) e não deveres.

E) os direitos culturais figuram entre os direitos decidadania observados pelo sociólogo inglêsThomas H. Marshall.

Questão 20

Sobre o Planejamento Escolar são feitas asseguintes afirmações:

I. É uma tarefa docente que inclui a previsão dasatividades didáticas em termos de suaorganização e coordenação em face dosobjetivos propostos.

II. A revisão e adequação dos objetivos propostosno decorrer do processo de ensino tambémfazem parte do planejamento.

III. O planejamento depende unicamente dadinâmica externa do processo de ensino eaprendizagem, isto é, das condições sociais eculturais da escola.

Está(ão) correta(s):

A) II, apenas.B) III, apenas.C) I e II, apenas.D) II e III, apenas.E) I, II e III.

Questão 21

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Quanto ao planejamento, pode-se dizer que há trêsmodalidades que são articuladas entre si. São elas:

A) a avaliação, o planejamento em si e o planopolítico pedagógico.

B) o plano da escola, o plano de ensino e o plano deaulas.

C) o plano da escola, a avaliação e o plano políticopedagógico.

D) o plano de aulas, a avaliação e a pesquisa.E) a avaliação, a pesquisa e a metodologia.

Questão 22

08FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Sobre a organização e estruturação didática da aula,pode-se afirmar:

I. Aestruturação da aula é um processo que implicainflexibilidade e rigorosidade em relação aosconteúdos e materiais.

II. O trabalho docente, sendo uma atividadeintencional e planejada, requer estruturação eorganização a fim de que sejam atingidos osobjetivos do ensino.

III. A indicação de etapas do desenvolvimento daaula significa que todas as aulas devam seguirum esquema rígido e complexo.

Somente está(ao) correta(s):

A) I.B) II.C) III.D) I e II.E) II e III.

Questão 23

Segundo o entendimento de que “cada aula é umasituação didática específica, na qual objetivos econteúdos se combinam com métodos e formasdidáticas, visando fundamentalmente propiciar aassimilação ativa de conhecimentos e habilidadespelos alunos.”

, a melhor definição de aula seria:

A) toda situação didática na qual se põem objetivos,conhecimentos, problemas, desafios, com finsinstrutivos e formativos, que incitam crianças,jovens e adultos a aprender.

B) uma situação expositiva, ministrada porprofessor, que repassa conhecimento e instrui osalunos quanto ao melhor modo de realizar tarefasdeterminadas por ele e pelos materiais didáticos.

C) um momento de trabalho em que o professortransmite ideias, conhecimentos e os alunosescutam e absorvem o conteúdo.

D) um conjunto uniforme e homogêneo de alunosque se agrupam em torno de um professor,detentor do saber maior.

E) um conjunto de ações e procedimentospreviamente planejados pelo professor e postosem execução, independente dos resultadosobtidos e do contexto de cada situação.

(LIBÂNEO, J.C. . São Paulo: Cortez,2009, p. 178)

Didática

Questão 24

A melhor definição de incentivo à aprendizagemencontra-se em:

A) conjunto de forças externas que impulsionam oaluno a atingir os objetivos estipulados peloprofessor.

B) combinação de forças externas e internasdirecionadas pelo professor que levam o aluno aperceber seus objetivos e compreender osconteúdos passados, independente do contextoem que estes se encontram.

C) conjunto de estímulos que despertam nos alunosa sua motivação para aprender, de forma quesuas necessidades, interesses e desejos sejamcanalizados para as tarefas de estudo.

D) realização de tarefas com vistas à aprendizageme à disciplina do aluno com pouca ou nenhumaintervenção do professor.

E) conjunto de métodos e tarefas que, indicadospelo professor, permitem a realização plena dotrabalho docente e a transmissão rígida deconteúdos com a finalidade de garantir odesenvolvimento intelectual.

Questão 25

O Contrato didático pode ser definido como:

A) um conjunto de regras determinadas peloprofessor e pela escola que devem ser cumpridaspelos alunos.

B) regras e atitudes determinadas pela escolaem seu Projeto Político Pedagógico e em seuRegulamento Interno.

C) um documento com regras e atitudes que deveser assinado pelos pais ou pelos alunos maioresde idade que regulamenta o comportamento dosalunos na escola e em sala de aula, com vistas apunições efetivas, caso seja desrespeitado.

D) um conjunto recíproco de comportamentosesperados entre alunos e professor, sendomediados pelo saber, auxiliando na análise dasrelações professor, aluno e saber.

E) uma atitude docente que define que somente osalunos podem determinar o que desejamaprender e como as aulas devem serministradas.

Questão 26

09FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

São funções do planejamento escolar, EXCETO:

A) explicitar princípios, diretrizes e procedimentosdo trabalho docente que assegurem a articulaçãoentre as tarefas da escola e as exigências docontexto social e do processo de participaçãodemocrática.

B) expressar os vínculos entre o posicionamentofilosófico, político pedagógico e profissional e asações efetivas que o professor irá realizar na salade aula, através de objetivos, métodos e formasorganizativas do ensino.

C) assegurar a racionalização, organização ecoordenação do trabalho docente, de modo quea previsão das ações docentes possibilite aoprofessor a realização de um ensino dequalidade e evite a improvisação.

D) atualizar o conteúdo do plano sempre que forrevisto, aperfeiçoando-o em relação aosprogressos feitos no campo de conhecimentos,adequando-os às condições de aprendizagemdos alunos, aos métodos, técnicas e recursos deensino que irão sendo incorporados naexperiência cotidiana.

E) facilitar a preparação de aulas, de forma a mantera unidade dos conteúdos, com vistas à formaçãode turmas homogêneas, possibilitando aexclusão de alunos que não acompanhem asaulas propostas.

Questão 27

Deve-se registrar como uma das principaisqualidades profissionais do professor:

A) manter a disciplina em sala de aula a qualquercusto.

B) fornecer lista de exercícios a serem realizadoscomo tarefa de casa.

C) estabelecer uma ponte entre as tarefascognitivas (objetivos e conteúdos) e ascapacidades dos alunos para enfrentá-las.

D) proporcionar o ensino do saber predeterminado,sem alteração de conteúdos, independente dacapacidade dos alunos ou de suas experiênciasprévias.

E) garantir a transmissão do conhecimento somentepara uma turma homogênea e apta a aprenderconteúdos novos.

Questão 28

Julgue as assertivas abaixo e as ligações que elasestabelecem entre si.

I. Os agrupamentos produtivos nascem quando osestudantes têm habilidades próximas, masdiferentes.

Assim,II. eles têm a chance de complementar o que já

sabem individualmente e avançar juntos.

A) A primeira e a segunda afirmativas estãocorretas, mas a segunda não justifica a primeira.

B) A primeira está correta, mas a segunda estáincorreta.

C) A primeira está incorreta, mas a segunda estácorreta.

D) Ambas estão corretas e a segunda justifica aprimeira.

E) Ambas estão incorretas.

Questão 29

Em relação ao agrupamento produtivo, pode-se dizerque agrupar os alunos deve ser uma ação intencionale planejada, baseada em três aspectos. São eles:

A) o conhecimento dos alunos sobre o que sepretende ensinar, as características pessoaisdos alunos e a clareza do objetivo da atividadeproposta.

B) o conhecimento do professor sobre o conteúdo,as características da escola e o tipo demetodologia a ser aplicada em sala.

C) as características pessoais do aluno, ascaracterísticas profissionais do professor, o tipode escola.

D) a metodologia utilizada pelo professor, ascaracterísticas do ambiente, a vontade do aluno.

E) a vontade do aluno, as características pessoaisdo aluno, o conteúdo a ser trabalhado.

Questão 30

10FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Segundo Jean Piaget (1970), Lev SemenovichVygostky (2010) e Emilia Ferreiro (2004), a prática demontar os agrupamentos produtivos é muitosignificativa, pois a sala de aula é composta:

A) de forma homogênea.B) de forma heterogênea.C) por níveis de aprendizagem.D) por níveis de conhecimento.E) por meritocracia.

Questão 31

O artigo 37 da LDB, Lei nº 9.394/1996, indica que aEducação de Jovens eAdultos será destinada:

A) a jovens a partir dos 15 anos e adultos após os25 anos.

B) a jovens e adultos a partir dos 20 anos.C) a todos os que desejarem cursar, independente

da idade.D) àqueles que não tiveram acesso ou continuidade

de estudos no ensino fundamental e médio naidade própria.

E) àqueles alunos indicados pela unidade escolarou pelo Conselho Tutelar que necessitam demedidas socioeducativas.

Questão 32

A Educação de Jovens e Adultos deverá articular-se,preferencialmente com o(a):

A) Ensino Médio regular.B) Ensino Fundamental regular.C) Ensino de línguas.D) Educação a distância.E) Educação profissional.

Questão 33

A Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010, que instituiDiretrizes Operacionais para a Educação de Jovens eAdultos nos aspectos relativos à duração dos cursose idade mínima para ingresso nos cursos de EJA;idade mínima e certificação nos exames de EJA; eEducação de Jovens e Adultos desenvolvida pormeio da Educação a Distância, indica, em seu art. 4º,quanto à duração dos cursos presenciais de EJAparao Ensino Médio que:

A) deve ficar a critério dos sistemas de ensino, aduração do curso.

B) a duração mínima deve ser de 1.200 (mil eduzentas) horas.

C) a duração máxima deve ser em torno de1.000 (mil) horas.

D) 1.600 (mil e seiscentas) horas é a duraçãomínima para o curso presencial.

E) 1.500 (mil e quinhentas) horas é a duraçãomáxima para o curso presencial.

Questão 34

Segundo o art. 9º da Resolução nº 3, de 15 de junhode 2010, a idade mínima para o desenvolvimento daEJAcom mediação da EAD é de:

A) 15 (quinze) anos completos para o segundosegmento do Ensino Fundamental e 18 (dezoito)anos completos para o Ensino Médio.

B) 18 (dezoito) anos completos para o segundosegmento do Ensino Fundamental e 21 (vinte eum) anos completos para o Ensino Médio.

C) 18 (dezoito) anos para os Ensinos Fundamental eMédio.

D) 21 (vinte e um) anos para os EnsinosFundamental e Médio.

E) 25 (vinte e cinco) anos para os EnsinosFundamental e Médio.

Questão 35

11FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

“Por que não estabelecer uma ‘intimidade’ entre ossaberes curriculares fundamentais aos alunos e aexperiência social que eles têm como indivíduos?”

Nesse sentido, para concordar com a indagaçãoretórica de Paulo Freire, pode-se dizer que ensinarexige:

A) competência do educador.B) inflexibilidade quanto ao planejamento de aulas.C) respeito aos saberes dos educandos.D) conhecimento de todas as coisas.E) comun icação apenas dos con teúdos

cientificamente determinados.

(FREIRE, Paulo. . São Paulo: Paz eTerra, 2004, p. 30).

Pedagogia da Autonomia

Questão 36

São saberes necessários à prática docente,EXCETO:

A) reflexão crítica sobre a prática.B) corporeificação das palavras pelo exemplo.C) aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de

discriminação.D) criticidade.E) autoritarismo.

Questão 37

O professor da EJA requer especificidades paratrabalhar com seu público-alvo, que já traz para a salade aula uma leitura articulada do mundo .

Nesse sentido, a ação do professor que trabalha coma Educação de Jovens e Adultos consiste, sobretudo,em:

A) estimular no educando a consciência crítica desi e do mundo, habilitando-o com osconhecimentos científicos e sociais acumuladospela civilização humana e necessários para esteobjetivo.

B) medir o grau de aprendizado do aluno para queele possa se integrar na sociedade como umapessoa capaz.

C) aplicar testes, provas e tarefas que irão treinar oeducando, permitindo que ele seja inserido nomundo do trabalho de forma a não encontrarentraves provocados pelo desconhecimento.

D) promover aprendizagem efetiva dos conteúdosrigidamente selecionados para que o sujeitoaprendiz possa ser inserido no mercado detrabalho, uma vez que o educando se encontra àmargem desse mercado.

E) não permitir a flexibilidade dos conteúdos e dametodologia a ser utilizada, porque é importanteque a EJAseja semelhante ao ensino regular.

(Freire, 1996)

Questão 38

A Educação de Jovens e Adultos no Acre vemrealizando projetos que atendem alunos que nãoconcluíram o Ensino Fundamental ou Médio,atendendo às dimensões do desenvolvimento, daautorrealização, da inclusão social e da inserção nomundo do trabalho. Seus fundamentos baseiam-seem:

A) rompimento de fronteiras entre o ensino técnico eo mundo do trabalho e preparação para aformação seriada.

B) preparação para o trabalho e formação seriada.C) formação seriada e articulação da educação com

o mundo do trabalho.D) formação integral e exclusão do mundo do

trabalho.E) formação para o exercício da cidadania e a

articulação da educação ao mundo do trabalho.

Questão 39

12FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt

Os cursos de EJA, especialmente no Acre, podemacontecer:

A) somente em escolas públicas da rede estadualem todo o Estado.

B) somente em escolas públicas e em algumasescolas privadas cedidas à comunidade.

C) somente em espaços alternativos, unidadesprisionais e centros de medidas socioeducativas.

D) somente em escolas públicas, escolas privadas eespaços alternativos de centros urbanos.

E) escolas públicas e rurais da rede estadual emtodo o Estado, em espaços alternativos cedidospelas comunidades urbanas ou rurais (igrejas,associações, empresas particulares, instituiçõespúblicas), unidades prisionais e nos centros demedidas socioeducativas.

Questão 40