professor educaÇÃo especial – habilitaÇÃo...

21
www.pciconcursos.com.br V1_12/1/201616:31:06 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RS CONCURSO PÚBLICO Instruções Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante das provas e das normas que regem esse Concurso ou Processo Seletivo. 1. Atente-se aos avisos contidos no quadro da sala. 2. Seus pertences deverão ser armazenados dentro do saco plástico fornecido pelo fiscal. Somente devem permanecer em posse do candidato caneta esferográfica confeccionada em material transparente de tinta escura, azul ou preta de ponta grossa, documento de identidade, lanche e água, se houver. A utilização de qualquer material não permitido em edital é expressamente proibida, acarretando a imediata exclusão do candidato. 3. Verifique se o cargo constante na capa deste caderno é aquele para o qual realizou a inscrição. 4. Cada questão oferece 5 (cinco) alternativas de respostas, representadas pelas letras A, B, C, D e E, sendo apenas 1 (uma) a resposta correta. 5. Será respeitado o tempo para realização da prova conforme previsto em edital, incluindo o preenchimento da grade de respostas. 6. Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo, devendo assinar a Ata de Prova. 7. Nenhuma informação sobre o conteúdo das questões será dada pelo fiscal. 8. No caderno de prova, o candidato poderá rabiscar, riscar e calcular. 9. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados na data, descrita no Cronograma de Execução desse Concurso ou Processo Seletivo. 10. Certifique-se de que este caderno contém 65 (sessenta e cinco) questões. Caso contrário, solicite ao fiscal da sala a sua substituição. Boa prova! PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

Upload: buithu

Post on 16-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.pciconcursos.com.br

V1_12/1/201616:31:06

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/RSCONCURSO PÚBLICO

Instruções

Leia atentamente e cumpra rigorosamente as instruções que seguem, pois elas são parte integrante dasprovas e das normas que regem esse Concurso ou Processo Seletivo.

1. Atente-se aos avisos contidos no quadro da sala.

2. Seus pertences deverão ser armazenados dentro do saco plástico fornecido pelo fiscal. Somentedevem permanecer em posse do candidato caneta esferográfica confeccionada em material transparentede tinta escura, azul ou preta de ponta grossa, documento de identidade, lanche e água, se houver. Autilização de qualquer material não permitido em edital é expressamente proibida, acarretando aimediata exclusão do candidato.

3. Verifique se o cargo constante na capa deste caderno é aquele para o qual realizou a inscrição.

4. Cada questão oferece 5 (cinco) alternativas de respostas, representadas pelas letras A, B, C, D e E,sendo apenas 1 (uma) a resposta correta.

5. Será respeitado o tempo para realização da prova conforme previsto em edital, incluindo opreenchimento da grade de respostas.

6. Os dois últimos candidatos deverão retirar-se da sala de prova ao mesmo tempo, devendo assinar aAta de Prova.

7. Nenhuma informação sobre o conteúdo das questões será dada pelo fiscal.

8. No caderno de prova, o candidato poderá rabiscar, riscar e calcular.

9. Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados na data, descrita no Cronograma deExecução desse Concurso ou Processo Seletivo.

10. Certifique-se de que este caderno contém 65 (sessenta e cinco) questões. Caso contrário, soliciteao fiscal da sala a sua substituição.

Boa prova!

PROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃODEFICIÊNCIA MENTAL

www.pciconcursos.com.br

371_LP_NS_V3_14/1/201611:32:19

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

2

LÍNGUA PORTUGUESA

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Vivendo para o futuro

0102030405060708091011121314151617181920212223242526

Felizmente, a cada dia que passa mais gente começa a se ocupar em ter uma vida maissustentável. A pensar em conservar recursos para as próximas gerações que _____, e não só emsi. Na Suécia, um dos países mais desenvolvidos da Europa, sustentabilidade é um estilo de vida.Eles são os primeiros na Europa no consumo de comidas orgânicas, lideram na reciclagem delatinhas e garrafas PET (reciclam 88%), e estão na frente no uso de energias renováveis.

A gigante rede de vestuário sueca H&M, espalhada pelo mundo (estão por se instalar noBrasil), é líder mundial no uso de algodão orgânico para confeccionar suas roupas. O governosueco anunciou que vai investir R$ 240 milhões para pesquisas de tecnologias ambientais. EmEstocolmo, desde 2008 existe uma grande feira de roupas vintage. Não só lá, mas em toda aEuropa, o consumo de comidas orgânicas cresce 7% ao ano, lojas verdes lideram vendas, 40%dos móveis já são feitos de materiais reciclados, o mercado de roupas de “segunda mão” crescee se torna moda.

Muitas iniciativas privadas para poupar energia estão surgindo. Buscam criar modos devida que reduzam a emissão de dióxido de carbono, usando carros elétricos, casas verdes,agricultura urbana com cultivo vertical, que usa ______ água, energia e pesticidas. A ideia é queos prédios possam contribuir para encontrar soluções inteligentes para o clima e para demandasfuturas de alimentos. O aeroporto de Estocolmo já reduziu em 50% as emissões de poluentesgerados pelos aviões. Em várias cidades existem empreendimentos que pretendem reutilizar todaa sua energia até 2020. Campanhas e _______ para promover o uso de bicicletas, trens movidosà eletricidade gerada por água e vento, metrôs e ônibus públicos com 100% de energia verde,_____. Bairros inteiros sendo construídos em muitas cidades sem usar nada de combustível_____.

Hoje, sete em cada dez suecos querem viver em casas ecológicas, mesmo considerandoque poderão ter que pagar mais por isso.

E nós, o que estamos fazendo pelo planeta e por vidas mais saudáveis? O que estamosfazendo pelas próximas gerações? Quem sabe iniciamos o ano com ações sustentáveis?

(Fonte: Alfredo Fedrizzi, Zero Hora – 24-25dez2015 – texto adaptado)

QUESTÃO 01 – Sobre as ideias contidas no texto, avalie as assertivas que seguem, assinalando A,se estiveram de acordo com o texto, ou D, se em desacordo.

( ) De acordo com o primeiro parágrafo do texto, é possível inferir que, na Europa, a Suécia, por sermuito desenvolvida, é o único país que tem alto índice de consumo de comidas orgânicas devidoao fato de os ditames da sustentabilidade serem de caráter impositivo.

( ) No segundo parágrafo do texto, o autor faz um relato de todas as ações necessárias para que umpaís seja considerado sustentável no que se refere à necessidade de instalação de brechós e derestaurantes orgânicos para evitar a produção de novas peças de vestuário e o abuso no consumode alimentos.

( ) No terceiro parágrafo, o autor faz referência à emissão de poluentes, ao uso e ao reuso de energia,à necessidade de serem criadas outras formas de vida que venham de encontro às ideias desustentabilidade necessárias ao futuro do planeta e que prescindem da ação humana.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) A – A – A.B) A – D – A.C) D – D – A.D) A – D – D.E) D – D – D.

www.pciconcursos.com.br

371_LP_NS_V3_14/1/201611:32:19

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

3

QUESTÃO 02 – Em relação a determinadosvocábulos do texto, analise as afirmações queseguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, sefalsas.

( ) As palavras reciclagem, reciclam erenováveis (linhas 04 e 05) pertencem àmesma família de palavras, são, portanto,cognatas.

( ) O vocábulo confeccionar (l. 07) é formadopelo acréscimo de um prefixo e de um sufixoao radical -feccion.

( ) A palavra vintage (l. 09) constitui-se em umhibridismo.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) F – F – F.B) V – F – V.C) V – F – F.D) F – V – F.E) V – V – V.

QUESTÃO 03 – Considerando o contexto, osentido, a acentuação gráfica e a concordânciagramatical, as lacunas das linhas 02, 15, 19, 21e 22 devem ser preenchidas, respectivamente,por:

A) verão – menas – projetos – biogáz – fossilB) viram – menos – progetos – biogaz – fóssilC) virão – menos – projetos – biogás – fóssilD) virão– menas – progetos – biogas – fóssilE) viram – menos – projetos – biogás – fóssil

QUESTÃO 04 – Considere as afirmações queseguem a respeito de determinados vocábulosdo texto:

I. construídos (l. 21) recebe acento gráfico emfunção da regra específica que determina aacentuação de hiatos, a fim de impedir aditongação.

II. O vocábulo líder (l. 07), sendo paroxítona,recebe acento gráfico pela mesma razãoque dólar e vômer.

III. Os vocábulos só e lá (l. 09) são acentuadosem virtude da mesma regra.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

Para responder à questão 05, considere oseguinte período, retirado do texto:

A ideia é que os prédios possam contribuir paraencontrar soluções inteligentes para o clima epara demandas futuras de alimentos. (l.15 a 17)

QUESTÃO 05 – Sobre o período acima, avalieas seguintes assertivas:

I. A parte sublinhada no fragmento acimarepresenta uma oração subordinada, cujaprincipal é ‘A ideia é’.

II. Caso ‘para que se encontre soluçõesinteligentes para o clima e para demandasfuturas de alimentos’ substituísse ‘paraencontrar soluções inteligentes para o climae para demandas futuras de alimentos’manter-se-ia a correção do período.

III. Desconsiderando-se aspectos de ordemsemântica, a forma verbal ‘possam’ poderiaser suprimida, desde que ‘contribuir’ fosseflexionado no pretérito imperfeito doindicativo, visando manter o tempo verbaloriginal.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e II.D) Apenas I e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 06 – Em relação ao período ‘Oaeroporto de Estocolmo já reduziu em 50% asemissões de poluentes gerados pelos aviões’(l. 17-18) são feitas as afirmações que seguem:

I. Caso o vocábulo emissões fosse passadopara o singular, apenas outra palavradeveria obrigatoriamente sofrer alteraçãopara fins de concordância.

II. A forma verbal reduziu encontra-se na vozpassiva.

III. O termo pelos aviões representa o agenteda passiva, responsável pela ação expressapelo verbo reduzir.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas I e II.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

www.pciconcursos.com.br

371_LP_NS_V3_14/1/201611:32:19

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

4

QUESTÃO 07 – Sobre o uso de pontuação notexto, analise as seguintes assertivas:

I. Desconsiderando-se a necessidade deadequação quanto ao uso de minúsculas, oponto final utilizado na linha 02 poderia sersubstituído por vírgula, sem provocarincorreção ao período, visto que separariatermos de mesma função sintática.

II. As duas vírgulas da linha 03 separam umaposto oracional.

III. As aspas usadas na linha 11 foram usadaspara marcar uma expressão de cunhodenotativo.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e II.E) Apenas II e III.

QUESTÃO 08 – Avalie as seguintes propostasde alterações em segmentos textuais:

I. A substituição de reduzam (l.14) porproduzam a redução provocaria alteraçãono período, considerando a regência dosubstantivo redução.

II. há substituiria adequada e corretamente aforma verbal existem (l. 18).

III. A substituição de torna (l. 12) portransforma não implicaria alteraçãoestrutural no período.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e II.E) Apenas II e III.

QUESTÃO 09 – Sobre o uso de pronomes notexto, afirma-se que:

I. O pronome Eles (l. 04) tem seu referente nalinha anterior a de sua ocorrência.

II. O pronome que (l. 14), classificado comorelativo, pode ser substituído por a qual,visto que seu referente é o vocábulo vida.

III. Na linha 19, o pronome possessivo suaindica possuído e possuidor: várias cidades(l. 18) e energia (l. 19), respectivamente.

IV. Na linha 25, o pronome pessoal nós insereo autor no enunciado.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.B) Apenas I e IV.C) Apenas I, III e IV.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 10 – Em relação ao último parágrafodo texto, é possível dizer que:

I. Trata-se de questionamentos direcionadossobre sustentabilidade e responsabilidadeem relação ao planeta e à própria vida dohomem.

II. Demonstra a preocupação do autor emrelação ao futuro do planeta e à própriaforma de vida que estamos levando.

III. Evidencia a necessidade de ações insípidase insipientes frente à questão dasustentabilidade.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas I e II.C) Apenas I e III.D) Apenas II e III.E) I, II e III.

www.pciconcursos.com.br

371_Leg_NS_V4_14/1/201613:28:19

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

5

LEGISLAÇÃO

QUESTÃO 11 – A Lei Orgânica do Município dePorto Alegre, ao versar sobre os princípios daAdministração Pública, estabelece que aadministração direta e indireta do Municípioobservará os princípios da legalidade, damoralidade, da impessoalidade, da publicidade,da economicidade, da razoabilidade, dalegitimidade e da participação popular. Assinalea alternativa que, de acordo com a referida Lei,evidencia um ato de publicidade do Município dePorto Alegre.

A) Marina, como cidadã porto-alegrense,participa anualmente das votações doorçamento participativo do Município.

B) A Prefeitura do Município de Porto Alegredivulga através do Portal Transparência aremuneração dos servidores, composto porvencimento básico/salário, vantagenstemporais e gratificações.

C) Porto Alegre, de acordo com as atuaispesquisas, está passando por um “arrocho”nas contas públicas.

D) O Excelentíssimo governador do Estado doRio Grande do Sul, mensalmente, tem ido àBrasília intervir junto à presidência o nãobloqueio das contas do Estado.

E) A Prefeitura do Município de Porto Alegreimplantou nos departamentos do PoderLegislativo ponto eletrônico para controle daassiduidade de seus servidores.

QUESTÃO 12 – Wagner é funcionário públicoestável do Município de Porto Alegre e estávisualizando o adicional por tempo de serviço. ALei Complementar Municipal nº 133/1985,referente ao Estatuto dos Funcionários Públicosdo Município de Porto Alegre, ao tratar dasvantagens, no que se refere ao adicional portempo de serviço, garante ao servidor o direitoa gratificação adicional por tempo de serviço:

I. Ao completar quinze anos de serviçopúblico.

II. Ao completar vinte e cinco anos de serviçopúblico.

III. De quinze por cento sobre o vencimento ouremuneração ao completar quinze anos deserviço público.

IV. De vinte e cinco por cento sobre ovencimento, ou remuneração, ao completarvinte e cinco anos de serviço público.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas I e III.C) Apenas II e IV.D) Apenas III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 13 – Para os efeitos da Lei Municipalnº 6.151/1988, referente ao Plano de Carreirado Magistério Público Municipal, professor é ointegrante do Magistério com habilitaçãoespecífica para o exercício das atividadesdocentes. Ana é professora e membrointegrante do referido Magistério e receberá,dentro das prerrogativas legais, incentivo. Paraos efeitos da mencionada Lei, incentivo, é:

A) O aconselhamento prestado ao servidor daárea da educação quanto a sua fundamentalimportância na formação do cidadão.

B) Estímulo dado ao professor especialista emeducação para impressão das práticaspedagógicas na sua postura e conduta comprofissionais da área e alunos.

C) A forma de conferir ao professor, ouEspecialista em Educação, retribuiçãosegundo a respectiva qualificação profissionalem cursos e estágios de formação,aperfeiçoamento ou especialização semdistinção das séries escolares em que atuem.

D) A motivação do servidor da área da educaçãoa repassar para o corpo docente os incentivosà leitura que recebera nas formaçõesadicionais promovidas pela rede deeducação.

E) A forma de incentivar por meio de influênciae exemplo o corpo discente da instituição deensino.

www.pciconcursos.com.br

371_Leg_NS_V4_14/1/201613:28:19

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

6

QUESTÃO 14 – De acordo com a LeiComplementar Municipal nº 478/2002, referenteao Regime Próprio de Previdência Social dosServidores do Município de Porto Alegre, aescolha do Diretor-Geral da Previdência Socialdos Servidores do Município dar-se-á dentre osservidores detentores de cargo de provimento:

I. Efetivo estáveis.II. Efetivo inativos do Município.

III. Eletivo pela expressa incompatibilidade decompetência do antigo ocupante do cargo.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e III.E) I, II e III.

QUESTÃO 15 – A Constituição Federal doBrasil, ao tratar da proteção do salário dostrabalhadores urbanos e rurais, determina, sobforma de Lei, que é constituído crime a retençãosalarial de forma dolosa. A referida proteçãosalarial faz parte do capítulo da ConstituiçãoFeral que trata:

A) Dos princípios fundamentais.B) Dos direitos e deveres individuais e coletivos.C) Da organização político-administrativa.D) Dos direitos sociais.E) Da administração pública.

www.pciconcursos.com.br

371_LegEsp_NS_V3_14/1/201611:35:19

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

7

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

QUESTÃO 16 – Paulo tem quinze anos e estárepetindo pela terceira vez a quarta série. Seuhistórico revela mais duas reprovações naterceira série. Seus pais já foram chamadospara conversar sobre essas reprovações, masnão houve retorno por parte deles. Segundo oECA, nesse caso, o estabelecimento de ensinodeverá comunicar esse fato:

A) Ao Conselho Estadual de Educação.B) Ao Conselho Tutelar.C) À Prefeitura Municipal.D) À 1ª Coordenadoria Regional da Educação.E) Ao Ministério da Educação.

QUESTÃO 17 – Camila tem sete anos, écadeirante e tem dificuldade motora. Estáingressando na primeira série da escola próximaa sua casa. Para que Camila consiga ter umavida escolar próspera é preciso que o Estadoassegure a ela:

I. Ensino fundamental, obrigatório egratuito, inclusive para os que a ele nãotiveram acesso na idade própria.

II. Atendimento educacional especializado àspessoas com deficiência,preferencialmente na rede regular deensino.

III. Progressiva extensão da obrigatoriedade egratuidade ao ensino médio.

IV. Atendimento em creche e pré-escola àscrianças de zero a oito anos de idade.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I.B) Apenas IV.C) Apenas I e III.D) Apenas I, II e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 18 – O Plano Nacional de Educaçãotraça objetivos e metas para o ensino no Paísem todos os níveis para serem cumpridos até2024. Dentre essas metas, temos a de número4, que fala sobre a universalização doatendimento escolar aos estudantes comdeficiência, transtornos globais dodesenvolvimento e altas habilidades naeducação básica para a população na faixa de:

A) Três a dezesseis anos de idade.B) Quatro a dezessete anos de idade.C) Quatro a dezoito anos de idade.D) Cinco a dezesseis anos de idade.E) Cinco a dezessete anos de idade.

QUESTÃO 19 – Uma das metas do PlanoNacional de Educação é ofertar a educação emtempo integral em, no mínimo, ______ dasescolas públicas, de forma a atender, pelomenos, ______ dos alunos da educação básica.

Assinale a alternativa que preenche, correta erespectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) 40% – 30%B) 45% – 50%C) 50% – 25%D) 60% – 50%E) 70% – 100%

QUESTÃO 20 – De acordo com a Lei deDiretrizes e Bases da Educação Nacional, aoferta de educação especial tem início na faixaetária de:

A) Zero a quatro anos de idade.B) Zero a seis anos de idade.C) Um a sete anos de idade.D) Zero a oito anos de idade.E) Dois a sete anos de idade.

QUESTÃO 21 – Ainda de acordo com a LDB, ossistemas de ensino assegurarão aos educandoscom deficiência, transtornos globais dodesenvolvimento e altas habilidades ousuperdotação:

I. Currículos, métodos, técnicas, recursoseducativos e organização específicos, paraatender às suas necessidades.

II. Aceleração para aqueles que não puderematingir o nível exigido para a conclusão doensino fundamental e para ossuperdotados.

III. Professores com especialização adequadaem nível médio ou superior, paraatendimento especializado, bem comoprofessores do ensino regular capacitadospara a integração desses educandos nasclasses comuns.

IV. Acesso restrito aos benefícios dosprogramas sociais suplementaresdisponíveis para o respectivo nível doensino regular.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas I e III.D) Apenas II e IV.E) Apenas I, III e IV.

www.pciconcursos.com.br

371_LegEsp_NS_V3_14/1/201611:35:19

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

8

QUESTÃO 22 – De acordo com a LDB, naeducação infantil, a carga horária mínima anualserá de:

A) 600 (seiscentas) horas, distribuída por ummínimo de 150 (cento e cinquenta) dias detrabalho educacional.

B) 600 (seiscentas) horas, distribuída por ummínimo de 180 (cento e oitenta) dias detrabalho educacional.

C) 700 (setecentas) horas, distribuída por ummínimo de 180 (cento e oitenta) dias detrabalho educacional.

D) 800 (oitocentas) horas, distribuída por ummínimo de 180 (cento e oitenta) dias detrabalho educacional.

E) 800 (oitocentas) horas, distribuída por ummínimo de 200 (duzentos) dias de trabalhoeducacional.

QUESTÃO 23 – De acordo com o Plano Viversem Limites, o Programa Escola Acessíveldisponibiliza recursos financeiros às escolaspúblicas por meio de qual programa parapromoção de acessibilidade arquitetônica?

A) Dinheiro Direto na Escola.B) Dinheiro para Acessibilidade.C) Escola com Dinheiro.D) Dinheiro Acessível na Escola.E) Dinheiro Direto na Acessibilidade.

QUESTÃO 24 – O Pronatec tem como objetivoprincipal expandir e democratizar a educaçãoprofissional e tecnológica no País. De acordocom o Programa Viver Sem Limites, é garantidoàs pessoas com necessidades especiais:

A) Número de vagas exclusivas para inscrição.B) Vagas do Pronatec que poderão ser

acessadas por pessoas com deficiência deacordo com o tipo de curso disponível.

C) Vagas do Pronatec que poderão seracessadas por pessoas com deficiênciaindependente do ofertante, do curso e do tipode deficiência.

D) Cursos do Pronatec, somente através deseleção, para as pessoas com necessidadesespeciais.

E) Vagas do Pronatec, porém elas são limitadasao curso escolhido.

QUESTÃO 25 – De acordo com o MEC, emDireito à Educação, na educação especial, asescolas devem acolher todas as crianças,independente das suas condições físicas,emocionais, intelectuais, entre outras. Nessaperspectiva, o desafio da educação é:

I. Assegurar um ensino de qualidade quebeneficie os alunos com deficiência e comaltas habilidades/superdotação.

II. Assegurar para que as escolas promovam aparticipação e a aprendizagem de todos.

III. Definir uma proposta pedagógica queassegure recursos e serviços deatendimento educacional especializado,organizados institucionalmente para apoiara educação nas classes comuns.

IV. Garantir a escolarização e promover odesenvolvimento da potencialidade dosalunos com necessidades educacionaisespeciais.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.B) Apenas III e IV.C) Apenas I, II e IV.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

www.pciconcursos.com.br

371_ConPed_NS_V4_14/1/201613:29:34

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

9

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

QUESTÃO 26 – Segundo Libâneo, a corrente dapedagogia progressista, ou pedagogia crítico-social, defende o ponto de vista de que aprincipal contribuição da escola para ademocratização da sociedade está na difusão daescolarização para todos, ou seja:

A) A formação cultural e científica nas mãos dopovo como instrumento de luta para a suaemancipação.

B) A formação técnica como meio deempregabilidade.

C) A formação tradicional como forma demanter a ordem.

D) O aluno deve submeter-se aos métodos daescola para a sua escolarização.

E) A escolarização deve ser uma tendênciapedagógica libertária.

QUESTÃO 27 – De acordo com González, noâmbito pedagógico, a educação se dirige a todapessoa como _______________________, atodas as suas dimensões, entendendo que nãoé possível considerá-la por elementos_______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta erespectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) pedagogia – supérfluosB) globalidade – isoladosC) integralidade – especiaisD) ideologia – superficiaisE) filosofia – isolados

QUESTÃO 28 – De acordo com Macedo, alógica da exclusão apoia-se na lógica dasclasses, ou seja, crianças ou pessoas em geralque não se encaixem em certos critérios estãofora e, portanto, entregues à própria sorte.Nesse sentido, analise as seguintes assertivassobre o termo classificação:

I. É uma forma de organização ou raciocínioque coloca os iguais, os que tem os mesmoscritérios, em um mesmo lugar.

II. É, portanto, reunir pessoas, objetos quetenham uma propriedade comum.

III. É necessário e bom, o problema é seu usopolítico nas visões educacionais.

IV. Não é uma fonte de conhecimento.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas IV.C) Apenas II e IV.D) Apenas I, II e III.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 29 – Um professor de Ciências da 7ªsérie criou um grupo de estudos paradesenvolver um projeto de conscientização douso adequado da água na comunidade escolar.O objetivo do professor era fazer com que osalunos, além de pesquisarem sobre o tema,tomassem para si a responsabilidade de educara comunidade sobre o uso consciente da água.Segundo Libâneo, esse professor utilizou dapedagogia crítico-social dos conteúdos, queconsiste:

I. Na integração dos aspectosmateriais/formais do ensino e articulá-loscom os movimentos concretos tendentes àtransformação da sociedade.

II. Na transmissão enquanto transferência deconhecimento.

III. Na produtividade, na eficiência e norendimento.

IV. No trabalho docente devendo sercontextualizado histórico e socialmente,ou seja, articulando ensino e realidade.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas II e III.D) Apenas I, II e IV.E) I, II, III e IV.

www.pciconcursos.com.br

371_ConPed_NS_V4_14/1/201613:29:34

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

10

QUESTÃO 30 – A percepção do mundo ésempre uma reconstrução, estamos todossujeitos ao erro e a ilusão. É um problema detodos e cada um deve levá-lo em conta desdemuito cedo e explorar as possibilidades de erropara ter condições de perceber a realidade.Segundo Morin, a esse saber ele denomina:

A) As cegueiras do conhecimento.B) Ensinar a identidade terrena.C) Enfrentar as incertezas.D) Ensinar a condição humana.E) Ensinar a compreensão.

QUESTÃO 31 – O Projeto de Ensino-Aprendizagem está atrelado a uma concepçãode educação, que por sua vez está relacionadaàs concepções de conhecimento e de currículo.Segundo Vasconcellos, essas concepções devemconstar:

A) No Plano de Aula.B) Na Legislação da Escola.C) No Plano de Curso.D) No Regimento Interno da Escola.E) No Projeto Político-Pedagógico da Escola.

QUESTÃO 32 – Segundo Gadotti, uma escolaautônoma é aquela:

I. Capaz de resistir ao poder instituído peloEstado.

II. Capaz de instituir novas relações sociais.III. Capaz de buscar a inovação e as

experimentações pedagógicas.IV. Que constrói seu regimento próprio.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III e IV.D) Apenas I, II e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 33 – A lógica da inclusão é definidapela compreensão, ou seja, por algo interno aum conjunto e que lhe dá sentido. Com basenessa afirmação, Macedo define relação como:

A) Uma correspondência existente entreconjuntos não vazios.

B) Uma forma de interagir, de organizar oconhecimento ou de pensar o que quer queseja na perspectiva do outro.

C) Um conceito do âmbito da sociologia epsicologia que significa uma relação entreduas ou mais pessoas.

D) Formação, avaliação e desenvolvimento decompetências.

E) Relacionamento entre indivíduos ou nointerior de um grupo social.

QUESTÃO 34 – Segundo Gonzalez, revisando aliteratura existente em diferentes épocas emrelação à didática, observa-se que aspreocupações desta sempre giraram em tornode atividades principais, quais sejam:

I. Aprender.II. Transmitir.

III. Ensinar.IV. Informar.

Quais estão INCORRETAS?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas II e IV.D) Apenas I, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 35 – Muitas são as questões queafetam atualmente o trabalho do docente no seudia a dia. A primeira que considera-se deespecial importância pode ser assim formulada:“entre saberes e culturas: o que ensinar?”.Segundo Candau, a identidade docente temestado fortemente ancorada:

A) No domínio de um conhecimento totalmentetécnico.

B) No domínio de um conhecimento múltiplo doqual o docente é considerado protagonista.

C) Em um conhecimento fraco onde ele deveriaser o especialista.

D) No domínio de um conhecimento específicodo qual o docente é considerado especialista.

E) Em um conhecimento global do qual não temdomínio do tema.

www.pciconcursos.com.br

371_ConPed_NS_V4_14/1/201613:29:34

Execução: FundatecNÍVEL SUPERIOR

11

QUESTÃO 36 – Ainda segundo Candau, seestamos convocados a “reinventar a escola” eque nesse processo o papel do educador écentral, trata-se então de conceber esseprofissional da educação como um agente:

A) De mudança.B) Motivador.C) Sociopolítico.D) De inovação.E) Sociocultural.

QUESTÃO 37 – Segundo Perrenoud, o ensinocertamente persegue objetivos, mas não demaneira mecânica e obsessiva. Eles intervêmem três estágios. Com base nessa afirmativa,relacione a Coluna 1 com a Coluna 2.

Coluna 11. Planejamento Didático.2. Análise a posteriori.3. Avaliação.

Coluna 2( ) Quando se trata de controlar os

conhecimentos adquiridos pelos alunos.( ) Identificação dos objetivos trabalhados nas

situações em questão, de modo a escolhê-los e dirigi-los com conhecimento de causa.

( ) Quando se trata de delimitar o que sedesenvolveu realmente e de modificar asequência das atividades propostas.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) 1 – 2 – 3.B) 3 – 1 – 2.C) 2 – 3 – 1.D) 3 – 2 – 1.E) 1 – 3 – 2.

QUESTÃO 38 – A solidariedade e o senso deresponsabilidade são estreitamentedependentes do sentimento de justiça. Oprofessor deve dominar “técnicas de justiça”globalmente aceitas, sabendo que haverá aquiou ali uma nota em falso. Segundo Perrenoud,esse profissional deve desenvolver a seguintecompetência:

A) Utilizar novas tecnologias.B) Informar e envolver os pais.C) Envolver os alunos em sua aprendizagem e

em seu trabalho.D) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da

profissão.E) Administrar sua própria formação

continuada.

QUESTÃO 39 – Segundo Gasparetto, o termoServiço de Tecnologia Assistiva significa:

A) Qualquer serviço que diretamente assiste àpessoa com deficiência, visando que elaconheça, escolha, compre e utilize um oumais recursos específicos.

B) Serviços específicos que a pessoa comdeficiência adquire sem restrições.

C) Serviço para pessoas com deficiência, masainda não utilizado devido a suacomplexidade.

D) Serviço tecnológico, com restrições aosdeficientes visuais.

E) Qualquer serviço que diretamente assiste àuma pessoa com deficiência, onde hádisponível apenas um tipo de recurso paraser utilizado.

QUESTÃO 40 – De acordo com Gasparetto, orecurso tem como objetivo aumentar, manterou melhorar as capacidades funcionais daspessoas com deficiência. Esses recursos podemser:

I. Computadores.II. Softwares.

III. Brinquedos.IV. Hardwares.V. Recursos para mobilidade reduzida.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.B) Apenas II e IV.C) Apenas I, III e V.D) Apenas III, IV e V.E) I, II, III, IV e V.

www.pciconcursos.com.br

371_CE_543_V3_13/1/201618:03:54

Execução: FundatecPROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

12

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 41 – Uma das questões relevantesque tem sido levantada atualmente no mote daeducação inclusiva é em relação àaprendizagem de estudantes com deficiênciamental/intelectual. Sobre o tema, Martínez eTacca (2011) reúnem artigos que compartilhamreflexões e estudos de pesquisadores doassunto. Considerando as ideias defendidas naobra, analise as assertivas abaixo:

I. A aprendizagem é compreendida como umprocesso interativo, no qual convergemdiferentes formas de subjetividade social.

II. O entendimento do processo deaprendizagem da pessoa com deficiênciamental requer um paradigma nivelador eque estabeleça a comparação entre aaprendizagem de estudantes com e semdeficiência.

III. As relações sociais que sustentam assituações de ensino e aprendizagem podemsignificar diferentes possibilidades para osujeito que aprende.

IV. Pessoas com deficiência são sujeitos quedeveriam ser pensados nas muitaspossibilidades que têm para aprender e sedesenvolver; o que significa desenvolverestratégias para que o conhecimentoproduzido socialmente seja colocado deforma acessível a todas as pessoasindistintamente.

V. É preciso enfrentar os mitos e preconceitossobre a impossibilidade de aprender emalunos com deficiência mental, sobretudoaqueles que tem origem em laudosaligeirados e pouco explicativos realizadospor alguns profissionais da área da saúde.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas III.C) Apenas I e II.D) Apenas II, III e IV.E) Apenas I, III, IV e V.

QUESTÃO 42 – Luciana Pacheco Marques, naobra “Professor de alunos com deficiênciamental: concepções e prática pedagógica”mostra o “funcionamento discursivo” dosprofessores de alunos com esse tipo dedeficiência. Para tanto, reapresenta asconcepções de deficiência mental cristalizadasao longo da história, tomando como referênciaa classificação de Fonseca (1995). Em relação aessas concepções, analise as assertivas abaixo,assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas:

( ) As habilidades mentais, sensoriais emotoras do indivíduo decorrem daquantidade e da qualidade das trocasefetuadas entre o indivíduo e o meioambiente. Esse é o fundamento daconcepção interacionista de inteligência.

( ) A concepção preformista caracterizou-sepela atribuição das causas da deficiência aforças sobre-humanas. Os atributosmentais, sensoriais e motores do homemseriam, nessa perspectiva, dádivas oucastigos de Deus.

( ) O envolvimentalismo predominou ao longodo século XIX. Essa concepção apoia-se nacorrente inatista, segundo a qual, oconhecimento se origina na influência diretado meio ambiente.

( ) Segundo a concepção predeterminista dadeficiência mental, as causas dadefectologia e da normalidade estariamdeterminadas pelo substrato biológico doindivíduo.

( ) As concepções preformistas einteracionistas advogam que nem o meioambiente nem o substrato orgânico teriamqualquer influência no fato de uma pessoaser ou não deficiente.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) F – F – F – V – V.B) V – V – V – F – V.C) F – V – F – F – V.D) V – V – F – V – F.E) F – F – V – V – F.

www.pciconcursos.com.br

371_CE_543_V3_13/1/201618:03:54

Execução: FundatecPROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

13

QUESTÃO 43 – A obra “Educação Especial:diálogo e pluralidade”, organizada por Baptista,Caiado e Jesus (2010), apresenta umacoletânea de textos que abordam, entre outrosassuntos, a abordagem histórico-cultural e apesquisa em educação especial. Considerando avisão defendida pelos pesquisadores, todas asalternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

A) A aprendizagem é um processo partilhado,relacional, que ocorre nas condiçõesconcretas de vida das pessoas, possibilitandoa constituição dos sistemas funcionaiscerebrais.

B) Achados de diversas pesquisas tendem amostrar que, para a escola, a imagem doaluno especial é marcada por umaexpectativa de limites e impossibilidades.

C) É no coletivo que a criança irá ativar eexercitar as funções psicológicas próprias eencontrará a fonte do desenvolvimento dasfunções psicológicas superiores, em especiala criança com deficiência mental.

D) O desenvolvimento psicológico resulta dasíntese entre os aspectos biológicos epsicossociais, admitindo a plasticidadecerebral, transformando os sujeitosenvolvidos por meio das suas diferentesformas de relações sociais.

E) Na perspectiva histórico-cultural, o queocorre após o nascimento não é tãoimportante para o desenvolvimento eaprendizagem humana quanto ascaracterísticas internas, genéticas ouconstitutivas.

QUESTÃO 44 – Tradicionalmente, a educaçãoespecial em nosso País tem se organizado como______________________ substitutivo àescolarização, oferecido em______________________. Atualmente, osnovos marcos legais e políticos reposicionam aeducação especial, que passa a ser umamodalidade de ensino que realiza o atendimentoeducacional especializado, disponibiliza______________________ e orienta quanto asua utilização no processo de ensino eaprendizagem em turmas comuns do ensinoregular.

Assinale a alternativa que preenche, correta erespectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) atendimento educacional especializado –instituições especializadas – recursos eserviços

B) ensino especial – instituições especializadas– atendimento clínico

C) modalidade de ensino – escolas comuns –reforço escolar aos estudantes comdeficiência

D) atendimento educacional especializado –escolas comuns – recursos e serviços

E) modalidade de ensino – escolas comuns –ensino de Libras

www.pciconcursos.com.br

371_CE_543_V3_13/1/201618:03:54

Execução: FundatecPROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

14

QUESTÃO 45 – Relacione a Coluna 1 àColuna 2, associando os diferentes estágios aacontecimentos marcantes e a concepçõesacerca da evolução histórica do conceito dedeficiência mental, conforme os estudos dePessotti (1984).

Coluna 11. Estágio teológico.2. Estágio metafísico.3. Estágio científico.

Coluna 2( ) Investigação mais rigorosa da deficiência

mental, que acompanha o grande avançodas ciências naturais e da filosofiahumanística.

( ) Começa a delinear-se por volta de 1534,com a distinção entre “loucos” e “idiotas”.

( ) Educação Especial para deficientes mentaise avanço científico na explicação dadeficiência mental.

( ) A visão organicista e a especulação médicasão características marcantes desseestágio.

( ) Resultante da expansão do cristianismo portoda a Europa. Deus é o centro de todas ascoisas, portanto, as causas para adeficiência mental eram atribuídas àresponsabilidade divina.

A ordem correta do preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) 3 – 2 – 2 – 1 – 2.B) 2 – 2 – 2 – 3 – 1.C) 3 – 3 – 1 – 2 – 1.D) 3 – 2 – 3 – 2 – 1.E) 1 – 3 – 1 – 2 – 2.

QUESTÃO 46 – Jannuzzi (2006) analisa aevolução do conceito de deficiência no Brasil.Uma das ideias defendidas pela pesquisadora éque a educação do deficiente apresenta umarelação direta com o modo de organização dasociedade. Assinale a alternativa INCORRETAem relação ao pensamento da autora.

A) Quando a economia era de base rural e otrabalho produtivo eminentemente braçal, aspessoas com deficiência não eram vistascomo um problema para a sociedade, já queconseguiam se adequar ao modo de produçãoda época.

B) A educação do deficiente apresenta,historicamente, uma estrita relação com omodo de organização da sociedade. Issosignifica que, conforme evolui oconhecimento científico, mais as pessoasdeficientes são reconhecidas em suasingularidade.

C) Em uma sociedade predominantementeagrícola, em que apenas um contingentemínimo da população era escolarizado, aeducação do deficiente praticamente nãoexistia, e as poucas experiências seconcentravam basicamente no ensino detrabalhos manuais, na tentativa de garantir-lhes meios de subsistência e, dessa forma,isentar o Estado de uma futuraresponsabilidade para com essas pessoas.

D) A partir da década de setenta, asorganizações filantrópicas e as campanhaspela causa da deficiência se consolidaram noPaís. Nesse contexto, a escolarização dodeficiente ganhou valor, tendo em vista odesenvolvimento do País e a produtividade doindivíduo.

E) Mesmo com a legalização do modelo deintegração do indivíduo com necessidadesespeciais no ensino regular, erapredominante a atuação do setor privado nosserviços educacionais de atendimento aodeficiente – inclusive de caráter filantrópico –reforçando a ideia de educação para camadasmais favorecidas.

www.pciconcursos.com.br

371_CE_543_V3_13/1/201618:03:54

Execução: FundatecPROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

15

QUESTÃO 47 – Pedro Henrique é um meninocom deficiência mental e tem 9 anos. No ano de2015, ele foi incluído em uma escola comum darede regular de ensino, na classe da professoraPatrícia, no segundo ano do ensinofundamental. Até então, frequentava somente oatendimento educacional especializado em umaescola especial. A professora Patrícia entendeque todos os alunos devem estudar juntos, emturmas heterogêneas, independentemente deter ou não deficiência, e tem se esforçado parapraticar a educação inclusiva. As alternativasabaixo referem-se a ações da professora Patríciae da gestão da escola em relação ao aluno PedroHenrique. Analise essas ações, considerando aPolítica Nacional de Educação Especial naPerspectiva da Educação Inclusiva/2008,assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A professora Patrícia encaminhou o alunopara o atendimento educacionalespecializado no turno inverso ao daescolarização na classe comum.

( ) A professora desenvolveu, juntamente comseus colegas professores e com a gestão,um projeto para ser implementado naescola, com foco na formação deprofessores para o atendimento educacionalespecializado e de demais profissionais daeducação para a inclusão escolar.

( ) A escola de Patrícia enfrenta algumasbarreiras para a implementação dainclusão. Uma delas é a falta deprofissionais para atuar na sala de recursosmultifuncionais com o atendimentoeducacional especializado. A soluçãoencontrada pelos gestores foi convencer apsicóloga da escola a fazer esseatendimento.

( ) A professora tem buscado, de diferentesformas, garantir a participação da família dePedro Henrique e da comunidade, noprocesso de inclusão escolar do aluno.

( ) Como Pedro Henrique não estavaacostumado com a dinâmica da escolacomum, a professora Patrícia optou porfazer uma inclusão gradativa, em que, nasprimeiras semanas, o aluno frequentava asala de aula apenas 3 dias por semana epoderia sair mais cedo se estivessedesinteressado pela aula.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – F – V – F.B) V – F – V – V – F.C) V – V – F – F – V.D) F – F – V – V – F.E) F – V – V – F – V.

QUESTÃO 48 – A Lei nº 13.146/2015 – LeiBrasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência(Estatuto da Pessoa com Deficiência) – destina-se, conforme seu Art. 1º, “a assegurar e apromover, em condições de igualdade, oexercício dos direitos e das liberdadesfundamentais por pessoa com deficiência,visando à sua inclusão social e cidadania”.Assinale a alternativa INCORRETA em relação aoArt. 28 do Cap. IV – Do direito à educação, quetrata da incumbência do poder público deassegurar, criar, desenvolver, implementar,incentivar, acompanhar e avaliar:

A) Sistema educacional inclusivo em todos osníveis e modalidades, bem como oaprendizado ao longo de toda a vida.

B) Projeto pedagógico que institucionalize oatendimento educacional especializado,assim como os demais serviços e adaptaçõesrazoáveis, preferencialmente no mesmoturno da escolarização.

C) Adoção de medidas individualizadas ecoletivas em ambientes que maximizem odesenvolvimento acadêmico e social dosestudantes com deficiência, favorecendo oacesso, a permanência, a participação e aaprendizagem em instituições de ensino.

D) Adoção de práticas pedagógicas inclusivaspelos programas de formação inicial econtinuada de professores e oferta deformação continuada para o atendimentoeducacional especializado.

E) Oferta de profissionais de apoio escolar.

QUESTÃO 49 – As barreiras da deficiênciamental ___________ muito das barreirasencontradas nas demais deficiências. Trata-sede barreiras referentes à maneira de lidar como saber em geral, fato que refletepreponderantemente na ________________.(...) Para a pessoa com deficiência mental, aacessibilidade não depende de_________________ ao sujeito, mas tem a vercom a saída de uma posição passiva eautomatizada diante da aprendizagem para oacesso e apropriação ativa do próprio saber.(MEC, 2007).

Assinale a alternativa que preenche, correta erespectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) não diferem – memorização do conhecimentoescolar – suportes internos

B) não diferem – adaptação ao conhecimentoescolar – suportes externos

C) diferem – construção do conhecimentoescolar – suportes externos

D) diferem – memorização do conhecimentoescolar – suportes internos

E) diferem – aprendizagem – suportes internos

www.pciconcursos.com.br

371_CE_543_V3_13/1/201618:03:54

Execução: FundatecPROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

16

QUESTÃO 50 – No contexto educacional, osvocábulos “integração” e “inclusão”, ao mesmotempo em que se assemelham, possueminserções diferentes e posicionamentos teórico-metodológicos divergentes. A partir dosconceitos de Mantoan (2003) analise asseguintes assertivas e assinale V, severdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na integração escolar, o aluno tem acessoàs escolas por meio de um leque depossibilidades educacionais, que vai dainserção nas salas de aula do ensino regularao ensino em escolas especiais.

( ) A inclusão questiona não somente aspolíticas e a organização da educaçãoespecial e da regular, mas também opróprio conceito da integração. Ela éincompatível com a integração, pois prevê ainserção escolar de forma radical, completae sistemática de todos os alunos nas salasde aula do ensino regular.

( ) O objetivo da integração não é inserir umaluno, ou um grupo de alunos que já foianteriormente excluído, e o mote dainclusão, ao contrário, é o de não deixarninguém no exterior do ensino regular,desde o começo da vida escolar.

( ) Na integração escolar, nem todos os alunoscom deficiência cabem nas turmas deensino especial, pois ocorre uma seleçãoprévia dos que poderão ser inseridos e aescola, então, passa a realizar mudançaspara essa inserção.

( ) No “especial da educação”, a inclusão é umaprovocação cuja intenção é melhorar aqualidade do ensino das escolas, atingindotodos os alunos que fracassam em suassalas de aula.

A ordem correta de preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – F – F – V.B) F – F – F – V – V.C) F – F – V – V – V.D) V – F – F – V – F.E) V – V – V – F – F.

QUESTÃO 51 – O atendimento educacionalespecializado decorre de uma nova concepçãoda Educação Especial, sustentada legalmente, eé uma das condições para o sucesso da inclusãoescolar dos alunos com deficiência. (MEC,2007). Nesse sentido, analise as assertivasabaixo:

I. A deficiência mental constitui um impassepara o ensino na escola comum e para adefinição do atendimento educacionalespecializado, devido à complexidade doseu conceito e à grande quantidade evariedade de abordagens do mesmo.

II. O atendimento educacional especializadoexiste para que os alunos possam aprendero que é diferente dos conteúdos curricularesdo ensino comum e que é necessário paraque possam ultrapassar as barreirasimpostas pela deficiência.

III. O atendimento educacional especializadonão é ensino particular. Ele pode serconcebido como uma forma de reforçoescolar, que irá possibilitar ao alunoacompanhar os conteúdos desenvolvidos nasala de aula comum.

IV. A escola (especial e comum), aodesenvolver o atendimento educacionalespecializado, deve oferecer todas asoportunidades possíveis para que o aluno,nos espaços educacionais em que oatendimento acontece, seja incentivado ase expressar, pesquisar, inventar hipótesese reinventar o conhecimento livremente.

Quais estão corretas?

A) Apenas I, III e IV.B) Apenas II, III e IV.C) Apenas I, II e IV.D) Apenas I, II e III.E) I, II, III e IV.

www.pciconcursos.com.br

371_CE_543_V3_13/1/201618:03:54

Execução: FundatecPROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

17

QUESTÃO 52 – Quanto ao atendimentoeducacional especializado para estudantes comdeficiência mental, analise as assertivas abaixoe assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A acessibilidade não depende de suportesexternos ao sujeito, mas tem a ver com asaída de uma posição passiva eautomatizada diante da aprendizagem.

( ) Deve privilegiar o desenvolvimento e asuperação de seus limites intelectuais,exatamente como acontece com as demaisdeficiências.

( ) É um direito de todos os estudantes comdeficiência mental, que estejam emprocesso de escolarização.

( ) Pode ser substitutivo à escolarização, desdeque o nível de desenvolvimento cognitivo doestudante não lhe permita progredir nosestudos.

A ordem correta do preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – F – V – F.B) F – V – F – V.C) V – V – V – F.D) V – F – F – F.E) F – F – V – F.

QUESTÃO 53 – A pesquisadora Roseli Albinodos Santos, em obra organizada por Bueno,Mendes e Santos (2008), apresenta umapesquisa sobre as trajetórias escolares de ex-alunos de uma classe especial para deficientesmentais. Entre as conclusões a que chegou emseu estudo, estão as seguintes, EXCETO:

A) Sem desconsiderar as marcas que adeficiência acarreta, os sujeitos seconstituem como tal nas suas relaçõessociais.

B) As práticas metodológicas de organização efuncionamento das classes especiaisinvestigadas não tinham como eixofundamental a valorização do saber escolar.

C) Para que o aluno possa progredir na carreiraescolar, parece que ele precisa comprovarque não possui limitações.

D) Paradoxalmente, a classe especial, quedeveria garantir a superação das dificuldadese o retorno ao ensino regular, funciona comomecanismo eficiente de inclusão escolar.

E) As dificuldades apresentadas pelos alunos noprocesso de escolarização são atribuídassomente às suas caraterísticas específicas eas práticas escolares não são levadas emconsideração.

QUESTÃO 54 – A escola em que a professoraAna Rita leciona possui alguns alunos comdeficiência incluídos nas salas de aula comum.Um deles, Gustavo, possui deficiência mental eé seu aluno no 3º ano do ensino fundamental.Os estudos de Pletsch e Glat (2012) lançam luzno processo de inclusão escolar de alunos comdeficiência mental, que podem favorecer areflexão e a prática da professora Ana Rita.Assinale a alternativa que NÃO reflete aconcepção das autoras e, sendo assim, nãocontribui para o fortalecimento da ação docentena perspectiva da inclusão.

A) É de fundamental importância o trabalhocolaborativo entre o especialista da EducaçãoEspecial e o professor regente da turmacomum em que estão matriculados alunoscom deficiência intelectual.

B) O desenvolvimento de práticas educacionaisinclusivas com alunos com deficiência mentaltem como ponto de partida o diagnósticoclínico. Esse instrumento é essencial paranortear e garantir êxito ao trabalhopedagógico.

C) Mais do que reestruturar práticas e/ou proporajustes no currículo – o que é comumentesugerido pelas políticas públicas – é precisodisponibilizar conhecimentos teórico-práticose suporte aos profissionais da Educação paraque possam realizar mediações pedagógicasque favoreçam o processo de ensino eaprendizagem de todos os alunos, sobretudodaqueles que apresentam necessidadeseducacionais especiais.

D) Uma educação efetiva “de fato e de direito”de alunos com deficiência intelectual emcontexto inclusivo necessita de umatransformação na cultura escolar.

E) É preciso desviar o foco da dificuldade deaprendizagem como um problema intrínsecodo aluno, para compreendê-la como fruto dasinterações sociais e pedagógicasestabelecidas em sala de aula.

www.pciconcursos.com.br

371_CE_543_V3_13/1/201618:03:54

Execução: FundatecPROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

18

QUESTÃO 55 – Em “Inclusão escolar: pontos econtrapontos”, Prieto e Mantoan (2006)abordam a questão da inclusão escolar,analisando-a a partir de pontos polêmicos econtrovertidos, que vão desde as inovaçõespropostas por políticas educacionais e práticasescolares que envolvem o ensino regular eespecial até as relações entre inclusão eintegração escolar. Em relação às ideiasdesenvolvidas na obra, analise as assertivasabaixo:

I. Diante da democratização do ensino, nossosistema educacional tem vivido muitasdificuldades para equacionar uma relaçãocomplexa, que é a de assegurar uma escolade qualidade para todos.

II. Os conhecimentos sobre o ensino de alunoscom necessidades educacionais especiaisprecisam ser do domínio dos especialistas enão dos demais profissionais da educação.

III. As escolas especiais devem ensinar o que édiferente da base curricular nacional, masque possibilite ao aluno com deficiência aaprendizagem desses conteúdos quandoincluídos nas turmas comuns de ensinoregular.

IV. As escolas especiais devem ensinar a basecurricular nacional, possibilitando, assim,aos alunos com deficiência, a aprendizagemdesses conteúdos quando incluídos emturmas comuns de ensino regular.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e IV.B) Apenas I e III.C) Apenas I, II e III.D) Apenas II, III e IV.E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 56 – A inclusão de estudantes comdeficiência mental/intelectual na rede regular deensino demanda não apenas a matrícula ou apermanência física junto aos demaisestudantes, mas o provimento de acessibilidadenecessária para que o estudante possa sebeneficiar do currículo escolar. Para o êxitodesse processo, é desejável as seguintesatitudes, EXCETO:

A) Percepção das necessidades especiais doestudante.

B) Atuação em equipe (professor da sala de aulacomum e do atendimento educacionalespecializado).

C) Inserção das ações inclusivas no projetopolítico-pedagógico.

D) Avaliação clínica e encaminhamento àsclasses especiais para realização doatendimento educacional especializado.

E) Formação de professores para atuar na salade aula comum e no atendimento educacionalespecializado.

QUESTÃO 57 – Relacione a Coluna 1 à Coluna2, associando o atendimento educacionalespecializado nos modelos da integração e dainclusão escolar e a atuação dos professores.

Coluna 11. Atendimento educacional especializado no

modelo da integração escolar.2. Atendimento educacional especializado no

modelo da inclusão escolar.

Coluna 2( ) Redução do tempo de participação dos

alunos com deficiência em sala de aula.( ) Perspectiva educacional.( ) Perspectiva clínica.( ) Reforço escolar.( ) O objetivo é a promoção da acessibilidade

ao currículo escolar.

A ordem correta do preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) 1 – 1 – 1 – 2 – 1.B) 1 – 2 – 1 – 1 – 2.C) 2 – 2 – 1 – 1 – 1.D) 1 – 2 – 2 – 2 – 2.E) 2 – 1 – 2 – 1 – 1.

www.pciconcursos.com.br

371_CE_543_V3_13/1/201618:03:54

Execução: FundatecPROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

19

QUESTÃO 58 – É objetivo da Política Nacionalde Educação Especial na Perspectiva daEducação Inclusiva (MEC, 2008):

A) Acesso, participação e aprendizagem dosalunos com deficiência, transtornos globaisdo desenvolvimento e altashabilidades/superdotação nas escolasregulares, orientando os sistemas de ensinopara promover respostas às necessidadeseducacionais especiais.

B) Acesso, participação e aprendizagem dosalunos com deficiência, dificuldadesacentuadas de aprendizagem, dislexia etranstornos globais do desenvolvimento nasescolas regulares, orientando os sistemas deensino para promover respostas àsnecessidades educacionais especiais.

C) Acesso, participação e aprendizagem dosalunos com dificuldades acentuadas deaprendizagem, condutas típicas, transtornode déficit de atenção/hiperatividade e altashabilidades/superdotação nas escolasregulares, orientando os sistemas de ensinopara promover respostas às necessidadeseducacionais especiais.

D) Acesso, participação e aprendizagem dosalunos com dificuldades acentuadas deaprendizagem, condutas típicas e altashabilidades/superdotação nas escolasregulares, orientando os sistemas de ensinopara promover respostas às necessidadeseducacionais especiais.

E) Acesso, participação e aprendizagem dosalunos com deficiência, dificuldadesacentuadas de aprendizagem e transtornosglobais do desenvolvimento nas escolasregulares, orientando os sistemas de ensinopara promover respostas às necessidadeseducacionais especiais.

QUESTÃO 59 – A dificuldade em diagnosticar adeficiência mental tem levado a uma série derevisões do seu conceito. (MEC, 2007).Conforme o documento supracitado, dentre asassertivas abaixo, assinale V, se verdadeiras, ouF, se falsas, considerando as justificativas paraas dificuldades no estabelecimento dodiagnóstico da deficiência mental:

( ) O diagnóstico da deficiência mental não seesclarece por supostas categorias e tipos deinteligência.

( ) Teorias psicológicas desenvolvimentistas,como as de caráter sociológico eantropológico, têm posições assumidasdiante da deficiência mental, mas aindaassim não se conseguiu fechar um conceitoúnico que dê conta dessa intrincadacondição.

( ) O diagnóstico diferencial entre doença edeficiência mental é bem mais fácil de serfeito com crianças pequenas em idadeescolar.

( ) A deficiência mental se esgota na suacondição orgânica e/ou intelectual e, porisso, não pode ser definida por um únicosaber.

A ordem correta do preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – F – V – F.B) V – V – F – V.C) V – V – F – F.D) F – V – V – V.E) F – F – V – F.

www.pciconcursos.com.br

371_CE_543_V3_13/1/201618:03:54

Execução: FundatecPROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

20

QUESTÃO 60 – Sabe-se que é um direitogarantido pela Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional (Lei nº 9.394/1996) a ofertada educação especial enquanto deverconstitucional do Estado, devendo ter início naEducação Infantil, na idade de zero a cinco anos.Retomando a LDB nº 9.394/1996, Capítulo V,Art. 59 e seus incisos, os sistemas de ensinoassegurarão aos educandos com necessidadesespeciais:

I. Currículos, técnicas, recursos educativos,terminalidade específica, professores comespecialização adequada em nível médio ousuperior para o atendimento especializado,entre outros.

II. Recursos educativos, programas de reforçoescolar, professores com especializaçãoadequada em nível médio ou superior parao atendimento especializado, educaçãoespecial para o trabalho, entre outros.

III. Currículos, métodos, técnicas, recursoseducativos, terminalidade específica,professores com especialização adequadaem nível médio ou superior para oatendimento especializado, atendimentoclínico, educação especial para o trabalho,acesso igualitário aos benefícios dosprogramas sociais suplementaresdisponíveis para o respectivo nível doensino regular, entre outros.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.B) Apenas II.C) Apenas III.D) Apenas I e II.E) Apenas I e III.

QUESTÃO 61 – Alunos com deficiência mentaldesafiam a escola comum em seu propósito deassegurar participação e aprendizagem a todosos estudantes. Considerando estudos epesquisas atuais sobre educação inclusiva,analise as assertivas abaixo e assinale V, severdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Estudantes com deficiênciamental/intelectual têm uma maneiraprópria de lidar com o saber, que nãocorresponde ao que a escola preconiza.

( ) Estudantes com deficiênciamental/intelectual têm dificuldade deconstruir conhecimento como os demais ede demonstrar a sua capacidade cognitiva,especialmente nas escolas que mantêm ummodelo de ensino conservador.

( ) A terminologia “necessidades educacionaisespeciais” contribui para superar a confusãoentre casos de deficiência mental e outrosque apenas apresentam problemas naaprendizagem, por razões muitas vezesdevidas às próprias práticas escolares.

( ) O professor, na perspectiva da educaçãoinclusiva, não ministra um “ensinodiversificado” somente para alguns alunos.Ele prepara atividades diversas para seusalunos (com e sem deficiência mental) aotrabalhar um mesmo conteúdo curricular.

A ordem correta do preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – F – F.B) F – F – F – V.C) F – F – V – F.D) V – V – F – V.E) V – F – V – V.

www.pciconcursos.com.br

371_CE_543_V3_13/1/201618:03:54

Execução: FundatecPROFESSOR EDUCAÇÃO ESPECIAL – HABILITAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL

21

QUESTÃO 62 – Segundo a Convenção da ONUsobre os Direitos das Pessoas com Deficiência,os Estados Partes reconhecem o direito daspessoas com deficiência à educação e, paraefetivar esse direito, sem discriminação e combase na igualdade de oportunidades,assegurarão sistema educacional inclusivo emtodos os níveis, bem como o aprendizado aolongo de toda a vida, com objetivos específicos.Diante disso, analise as seguintes assertivas eassinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pleno desenvolvimento do potencialhumano e do senso de dignidade eautoestima, além do fortalecimento dorespeito pelos direitos humanos, pelasliberdades fundamentais e pela diversidadehumana.

( ) Máximo desenvolvimento possível dapersonalidade, dos talentos e dacriatividade das pessoas com deficiência,assim como de suas habilidades físicas eintelectuais.

( ) Exclusão do sistema educacional geralsomente sob alegação de deficiênciasevera.

( ) A participação efetiva das pessoas comdeficiência em uma sociedade livre.

A ordem correta do preenchimento dosparênteses, de cima para baixo, é:

A) F – V – F – V.B) F – F – V – V.C) V – V – F – V.D) V – V – V – F.E) V – F – V – F.

QUESTÃO 63 – Assinale a alternativa que serefere ao conceito de adaptação curricular naperspectiva da educação inclusiva.

A) É realizada pelo próprio aluno e testemunhaa sua emancipação intelectual.

B) Significa um recorte dos conteúdos escolaresconforme o nível intelectual da pessoa comdeficiência.

C) Funciona como reguladora externa darealidade.

D) Reforça o caráter substitutivo da educaçãoescolar.

E) O aspecto agravante dessa prática adaptativaé supor que os alunos com deficiência mentalsó aprendem no concreto.

QUESTÃO 64 – Os processos de aprendizagemda leitura e da escrita por estudantes comdeficiência mental são semelhantes aosdaqueles considerados normais sob muitosaspectos, entre eles:

I. Letramento.II. Dimensão desejante.

III. Expectativas do entorno.IV. Nível de dificuldade.V. Interações escolares.

Quais estão INCORRETOS?

A) Apenas I.B) Apenas IV.C) Apenas II e III.D) Apenas IV e V.E) Apenas I, III e IV.

QUESTÃO 65 – Sobre a avaliação doatendimento educacional especializado paraestudantes com deficiência mental, éINCORRETO dizer que:

A) Tem o objetivo de conhecer o ponto departida e o de chegada do aluno, no processode conhecimento.

B) Não é tão importante para o professor sabero que o aluno não sabe quanto saber o queele já conhece de um determinado assunto.

C) Faz parte do processo de ensino e deaprendizagem, de forma contínua.

D) Procura-se conhecer não apenas osprogressos, mas também as estratégias detrabalho utilizadas pelos alunos.

E) Tem o objetivo de identificar o limite dopotencial cognitivo do aluno.